terça-feira, 24 de setembro de 2013

O CURIOSO MUNDO ANIMAL



Trabalho que terá sequência no ano de 2014

Projeto
O CURIOSO MUNDO ANIMAL


O que será trabalhado?
- Observação das semelhanças e diferenças entre os animais.
- Reconhecimento da imensa diversidade dos seres vivos na natureza.
- Identificação de alguns critérios de classificação dos seres vivos.
-Noções sobre a reprodução animal e a metamorfose de alguns deles.
- Curiosidades de cada grupo (Invertebrados e vertebrados).
- Anatomia e fisiologia dos diferentes filos .
Como?
- Lendo e interpretando textos.
- Pesquisando na internet artigos relacionados ao tema.
- Observando e registrando as conclusões.
- Promovendo discussões em sala de aula.
- Usando o lúdico (jogos).
Para quê?
- Adquirir atitudes de respeito e compreensão para com os seres vivos e seus ambientes.
- Usar o intercâmbio de ideias como fonte de construção do conhecimento.
Avaliação
Distribuição de tarefas por grupo de cada filo animal, destacando anatomia, fisiologia e habitat.
Produzir jogos: animal/bioma; quebra-cabeças; dominó de diferentes formas; bingo dos animais; cartas com diferentes aprendizados ...















































domingo, 15 de setembro de 2013

Passeio de Estudos PUC e JARDIM BOTÂNICO



Viagem de Estudos no Museu da PUC e JARDIM BOTÂNICO
Acompanharam as turmas as Professoras Simone Regina Renz; Micheli Dal Magro; Dilse Neckel e Margaret Mocelini.
Turmas 210, 211, 312, 311, 310, 314 2013/09.
No Ensino da Biologia, muitas vezes predomina uma visão transmissiva dos conhecimentos. Nessa visão transmissiva, a biologia produz saberes; esses saberes chegam “prontos” para o aluno, por meio dos textos didáticos. Assim, para refletir, sobre vários conceitos da Biologia mostram-se desenhos e fotografias que ilustram os acontecimentos e as origens de diversos termos científicos. Ou seja, o conhecimento científico já aparece pronto e acabado para o aluno. Muitas vezes, só depois que ele “aprendeu” nesses textos didáticos é que ele é convidado a olhar, observar à sua volta, investigar o que está acontecendo. O nível de interação dos alunos com a ideia da investigação científica, colocando-o como protagonista, como investigador, nem sempre é garantida nessa abordagem e, portanto, ele pode não conseguir compreender a natureza da investigação científica, e se distancia do modo de as ciências produzirem saberes. Assim, uma boa maneira de se ensinar biologia é tentar, na sala de aula, criar condições para que esse movimento investigativo do cientista aconteça. As atividades deste passeio procuram aproximar-se o máximo possível dessa forma de estudar.
O aluno foi colocado como investigador; convidado a falar sobre o que sabe, a construir suas hipóteses, verificá-las e buscar novos conhecimentos partindo de seus próprios conhecimentos. Nesse movimento investigativo; o qual o passeio oportunizou (PUC, Planetário, Jardim Botânico e Acampamento Farroupilha), fez com que o aluno interagisse a construísse conhecimentos.