quarta-feira, 9 de abril de 2014

PROJETO: ALIMENTOS NOSSOS DE CADA DIA

A alimentação é uma das maiores preocupações de pais e responsáveis por crianças de todas as faixas etárias. Há uma grande procura por parte dessas pessoas por obter informações quanto à quantidade, qualidade, e há em contrapartida uma enorme exposição de informações por todos os tipos de mídia, veiculadas por anunciantes e fabricantes, nem sempre preocupados com a veracidade dessas informações. O objetivo deste  projeto é discutir, pesquisar, esclarecer e desmistificar algumas das dúvidas mais frequentes com relação à alimentação e nutrição, porém sem ter a pretensão de esgotar este assunto, que é muito amplo e complexo.
Um fato muito crítico é ter em mente que se desejamos ter saúde, devemos deixar o comodismo de lado e trabalhar diariamente na construção de hábitos saudáveis. É  nos conscientizarmos que um pacote de salgadinho e um refrigerante não substituem uma refeição, que quem pode orientar sobre o que é bom comer e o que não é, são os responsáveis pelas crianças e/ou nós mesmos como adultos.
Uma criança que desde a mais tenra idade tem uma alimentação saudável e bem balanceada, com todo a certeza, levará estes benefícios para o resto de sua vida.









A nutrição humana tem muitos componentes. Os macronutrientes são as proteínas, os carboidratos e as gorduras. Os micronutrientes são todos os demais componentes, inclusive vitaminas, eletrólitos e oligoelementos. Todos eles são vitais, sendo assim a ausência de qualquer um dos nutrientes será prejudicial e pode até mesmo causar grandes problemas.

terça-feira, 8 de abril de 2014

PARASITOLOGIA

ALUNOS DO 3° ANO POLITÉCNICO - ESTUDANDO DOENÇAS
O nível de saúde dos brasileiros é algo preocupante, pois está ainda bastante inferior aos padrões aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São várias as causas: rede hospitalar deficiente, falta de médicos  às populações mais carentes, precárias condições  de habitação, má nutrição, acrescentando-se ainda a ignorância ou desinformação geral da população. A distribuição geográfica torna mais sério o problema, pois, enquanto os estados mais desenvolvidos são, de certa forma,  privilegiados com investimentos e resultados mais otimistas, os mais atrasados sofrem séria deficiência.
É verdade que uma parcela da culpa pela situação atual é de quem representa o povo na administração pública. Entretanto, todos nós somos responsáveis por isso e devemos fazer a nossa parte como cidadãos: orientar e ajudar nossos irmãos mais carentes, que vivem sem recursos, na ignorância e à mercê das doenças.
Uma educação sanitária para a população poderia evitar a proliferação de muitas doenças.
A proteção das populações está baseada, fundamentalmente, na HIGIENE e na PROFILAXIA, que permitem, com o desenvolvimento da educação sanitária, que as pessoas preservem sua saúde.
Agora vamos pesquisar e nos orientar um pouco sobre esse tema.
Em andamento