Projeto:
Planeta Água
O QUE SERÁ TRABALHADO?
-Distribuição
de água no planeta Terra.
-Reconhecimento
da importância da água para os seres vivos.
-Identificação
dos estados físicos da água e das mudanças de estado.
-Reconhecimento
das características da água potável e sua importância para a manutenção da
saúde.
-Explicação
do funcionamento das estações de tratamento.
-Principais
usos da água no cotidiano e as formas de poupá-la.
-Relação
entre o ciclo da água na natureza e as mudanças de estado físico.
-Formação
das chuvas e dos rios.
-Identificação
dos principais problemas de poluição que as águas dos rios, lagos, mares e
oceanos sofrem nos dias de hoje.
-Doenças
causadas pela água poluída e/ou contaminada
COMO?
-Realizando
atividades lúdicas, como desenhar e cantar.
-Lendo
e interpretando textos.
-Construindo
(filtro, maquetes etc.).
-Promovendo
discussões em sala de aula (desenvolvimento da oralidade).
-Pesquisando,
experimentando, passeando e registrando as observações.
PARA QUÊ?
-Desenvolver
na criança a consciência de que a quantidade de água doce indispensável ao
consumo humano é limitada e deve ser poupada e preservada.
-Evitar
doenças que são transmitidas através da água.
-Reconhecer
a ocorrência de ciclos na natureza.
AVALIAÇÃO
Será feita de forma contínua, mediante
relatórios individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos em cada
atividade. Neles serão registrado o interesse, o cumprimento de tarefas, a
participação no grupo e a assimilação dos conteúdos; e com a montagem da
exposição das pesquisas.
DICAS DE AÇÕES
-Permitir que as crianças expressem
suas ideias (auxílio globo terrestre)
-Localizar o Brasil, os mares e os
oceanos no globo; chamar a atenção para a localização dos hemisférios e apontar
a Linha do Equador (deixar claro que essa linha assim como os paralelos e
meridianos, são imaginários, criados, entre outras regiões, para facilitar a
localização na superfície terrestre).
-Construção (de maquete para reforçar
as proporções de água e de terra que recobrem o planeta).
-Conceito de solução (soluto;
solvente), experiências.
-Mistura homogênea (Coca-Cola;
solução líquida) e heterogênea (aliança; 75% de ouro e 25% de cobre: solução
sólida).
-Reconhecer que a água está presente
em todo o corpo dos seres vivos.
-Observar gráficos que mostram a
porcentagem de água existente em alguns órgãos do corpo humano.
-Trabalhar a desidratação; soro
caseiro; conservação de alimentos...
-Sugerir que escolham um ser vivo
para observar e identificar quais são as relações desse ser com o ambiente
físico e com os outros seres vivos; acrescentar descobertas e estabelecer as
relações (a água, o ar o solo e o sol).
Trabalhar a fotossíntese “energia”
consumidores, húmus, erosão...
-O que significa poluir? O que pode
ser feito para resolver o problema? (consciência de que é preciso conhecer o
problema para se fazer alguma coisa).
-Estações de tratamento de esgoto;
água tratada; coleta e correta destinação do lixo.
-Mudanças do estado físico da água.
Realizar experiências propostas na apostila e deixar as crianças chegarem às
conclusões.
-Trabalhar a música Planeta Água.
-Concluir com as crianças o que é
água potável.
-Buscar informações da poluição da
água, doenças...
PROCEDIMENTO DESTE PROJETO
Depois de todo esse debate, a turma 30 do curso normal irá fazer as pesquisas
para apresentar aos colegas e a professora formas de trabalhar este projeto que
será debatido na aula de Didática de Ciências.
Jéssica: Poesias
Ariane: Confecção de livrinhos
Kléber: Desenhos sobre o tema abordado
Suelen: Montar uma exposição na escola, com as atividades elaboradas com
os alunos; cartazes
Tamara: Música
Greici: Cruzadinhas e adivinhações
Veridiane: Dobraduras utilizando o tema
Isabel: Quebra-cabeças
Andrieli: Vídeos
Camila: Experiências sobre as mudanças de estado físico da água
Catiane: Doenças causadas pela água poluída e/ ou contaminada
Luciana: Estudo da água através da simples observação de fenômenos da
natureza, como a chuva, neve, geada, granizo...
Jessica G: Fazer um estudo sobre a água da escola e da casa dos alunos,
onde pesquisem de onde vem a água que consomem, como são tratadas e para onde
vão quando descem pelo ralo.
Foi muito bom realizar esse projeto. Minha forma de trabalhar foi a música, e como cada vez mais se debate a questão de que a musicalização deve estar fortemente presente nas atividades rotineiras dos professores para com os alunos tanto da Educação Infantil como nos Anos Iniciais, me auxiliou para que já a introduzisse em meus planos de aula futuramente na aplicação do mini-estágio e o estágio. Foi muito produtivo e sem dúvida alguma nos concebeu muitos conhecimentos e aprendizagem .
ResponderExcluirParabéns pela sua apresentação. Estava organizada, preparada e dominou os conceitos exigidos do trabalho em questão. Bj linda! Continue...
ExcluirTrabalho muito interessante esse organizado pela professora Margarete Mocelinni, acho que como nós futuras professas devemos receber dicas para quando for nossa vez, saber se organizar e assim realizar um bom trabalho. Obrigada professora, adorei a iniciativa dos projetos, mais ainda com o tema que cada um sabe lidar. Que venham mais! Beijão
ResponderExcluirO grupo dos Profissionais da Educação do Curso Normal, planejam, estudam e juntos esperam muito de vocês: na formação, no trabalho... Que bom que nosso esforço é representado cautelosamente por vocês. Ab
ResponderExcluirProfessora Margarete, desculpa mas ocorreu um erro aí no nome, vou tentar arruma-lo, se não me engano havia mudado o nome, mas pelo jeito não. Jéssica Eckert
ExcluirFoi muito bom realizar esse projeto.O meu assunto que estudei foi “Estudo da água através da simples observação de fenômenos da natureza, como a chuva, neve, geada, granizo...” estudando todos esses fenômenos da natureza aprendi que podemos fazer junto com nossas crianças experiências, como a neve artificial que é muito fácil e divertida de fazer. Auxilio-me muito no meu mini-estágio e futuramente também no meu estágio com as series iniciais onde poderei dar mais ênfase nesses assuntos na sala de aula.
ResponderExcluirDevemos sempre lembrar de trabalhar esses conceitos mínimos, sempre utilizando experiências para que as crianças possam entender, compreender e socializar para formar seus conceitos.Bj Lu
ResponderExcluirSem dúvida foi muito bom e muito importante realizar este projeto que realmente me ajudará futuramente com os meus alunos e também os ajudará a entender de uma forma prazerosa que a água que nos está disponível pode e deve ser bem cuidada. O meu tema a ser trabalhado foi Doenças causadas pela água poluída e/ ou contaminada, que sem dúvida é necessário trabalhar com nossos alunos, pois através desse tema podemos fazer com que os cidadãos do futuro tendem a cuidar mais do lugar onde vivem, e também pensem nos outros cuidando assim, com mais carinho da água que bebem.
ExcluirEstou bastante curiosa para assistir os trabalhos. A partir deles terei uma posição da preparação de cada um (a) na contextualização do grande projeto. Bj
ExcluirPROJETO ÁGUA - MÚSICA
ResponderExcluirAluna: Tamara Cristiane Batista
Turma 30 – Curso Normal
Tempo de duração do projeto: 1 semana
OBJETIVOS:
Ouvir, refletir , discutir, e compreender a importância da água para a vida na Terra e a importância dos cuidados com o meio ambiente e sua preservação.
1° MOMENTO:
Ouvir a música: Planeta Água – Sandy e Junior
2° MOMENTO:
Ler de várias maneiras a letra da música (em grupo, individual, por parágrafos, etc.)
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias E matam a sede da população
Águas que caem das pedras No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Águas dos igarapés, onde Iara "mãe d'água"
É misteriosa canção Água que o sol evapora, pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas da inundação
Águas que movem moinhos São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
3° MOMENTO:
Realizar diversas atividades relacionadas a música, como por exemplo:
ATIVIDADE 1:
Questionar os alunos:
Quais as utilidades da água citadas na música?
Que outras utilidades a água possui?
Sugerir para que façam um desenho ou então se preferir elaborar um texto referente ao que nos diz a música.
ATIVIDADE 2:
Retirar da letra da música , palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
ATIVIDADE 3:
Pesquisar a distribuição de água e de terra no planeta.
Desenhe um círculo , divida-o conforme a quantidade de água e de terra de nosso planeta. O que você percebeu? Anote.
ATIVIDADE 4:
Comentar a seguinte citação:
A quantidade de água adequada para o consumo humano e de outros seres vivos é muito pequena em relação a quantidade de água no planeta. E a água é essencial para a vida na Terra.
ATIVIDADE 5:
Desafiar os alunos á elaborar um acróstico, usando palavras como: ÁGUA, PLANETA ÁGUA, DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22 de março).
Dádiva Divina essência da vida;
Intrigante mistério sua criação...
A água é a própria vida!
Mares e rios enriquecem o Planeta,
Unindo suas águas, preservando a vida.
Nascentes pequeninas seguem seu percurso...
Dadivosas vão se entregando em seu caminho solitário,
Invadindo matas e cortando terras, levando em seu longo cursar
A vida borbulhante até o alto mar ;
Lá é o seu lar!
Devemos preservar essas riquezas...
Antes que ela se acabe.
Á água é fonte da vida e dádiva Divina, que de
Graça recebemos e sem “ela” morremos.
Usar sem desperdiçar dever ser nosso lema...
A natureza... agradece!
ATIVIDADE 6 – ATIVIDADE DESAFIADORA:
Encenar a música - Planeta Água e realizar a apresentação (combinar).
VÍDEO:
Gotinha em Gotinha - http://www.youtube.com/watch?v=N9cwDz45_ik
OBSERVAÇÕES:
Exceto a atividade 2 e 5, as demais podem ser realizadas tanto com a Educação Infantil como com os Anos Iniciais, sendo feitas algumas alterações pelo professor devido ao nível de aprendizado de cada turma.
Tamara gostaria que escrevestes os objetivos da forma que apresentou o trabalho. Depois te escrevo. Bj linda
ResponderExcluirPROJETO ÁGUA- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA POLUÍDA OU CONTAMINADA
ResponderExcluirAluna: Catiane Thaís Abreu Tomm
Turma 30 - Curso Normal
Turma a ser aplicada: 4° ano
Duração do projeto: 2 semanas
Objetivos:
- Identificar as doenças que podem ser transmitidas pela água;
- Observar os cuidados a serem tomados para a prevenção dessas doenças;
- Observar as principais fontes de contaminação da água;
- Ler textos informativos sobre o assunto;
1° MOMENTO: Abordagem do professor, comentando sobre algumas doenças que são transmitidas pela água e seus agentes causadores.
Doenças elas que são:
- Diarréia infecciosa;
- Cólera;
- Leptospirose;
- Hepatite;
- Dengue;
2° MOMENTO: Conversação sobre o assunto, ouvindo as experiências dos alunos em relação ao conhecimento que eles já tem sobre as doenças;
3° MOMENTO: Leitura de alguns textos informativos (PANFLETOS, REVISTAS E JORNAIS) sobre como cuidar e/ou evitar ou ainda prevenir estas doenças. ( após esse momento da leitura proporcionar aos alunos um momento de atividade prática, fazendo com eles a filtração da água, que é muito simples:
Filtrando a água
Professor, depois de os alunos terem um conhecimento maior sobre o assunto, proponha para a turma a realização de uma atividade prática. Para tanto, os seguintes materiais devem ser providenciados:
Materiais necessários:
- Filme plástico
- Copo pequeno
- Travessa funda
- Colher
- Tesoura
- Fita adesiva
- Cubos de gelo
- Terra
- Água morna
Modo de preparar:
Ponha a terra na travessa. Junte a água morna e mexa com a colher. Ponha o copo no centro da travessa. A borda do copo deve ficar acima da água suja. Cubra a travessa com filme plástico e prenda-o com fita adesiva. Ponha os cubos de gelo no centro da cobertura de plástico. Espere um pouco. Gotas de água vão se formar na parte interna da cobertura e cair no copo.
O calor faz com que parte da água vire vapor, que sobe pelo ar. Tente aumentar a temperatura colocando a travessa no Sol. Quando o vapor da água atinge a cobertura, ele volta a se transformar em líquido.
Retire o copo. A água está limpa. A sujeira não vira vapor, e a água do copo fica limpa. Mas lembre-se: existem micro-organismos que podem ser transportados pelo vapor e ainda continuar contaminando a água. O ideal depois de retirar a sujeira é ferver a água para usá-la.
4° MOMENTO: Através de vídeos e de pesquisas, buscar compreender se realmente locais com saneamento básico baixo tendem a ter com mais frequência problemas com contaminação destas doenças;
(Uma boa atividade a se realizar neste momento seria dar uma volta com eles na quadra da escola e observar se há lixos e entulhos nas ruas e se a condição de saneamento básico é adequada).
5° MOMENTO: Trabalhar com os alunos a conscientização e a sensibilização dos mesmos através de vídeos onde mostram alguns problemas que as enchentes trazem para as populações e os riscos após sua passagem, trabalhando também a questão do lixo e dos entulhos nas ruas que podem agravar a questão destas doenças que são transmitidas facilmente pela água.
(Para que além da conscientização dos alunos, ocorra também a conscientização da população desafiar os mesmos a criarem uma história em quadrinhos em relação ao conhecimento que tiveram quanto ao trabalho realizado. Depois de prontos com a permissão dos alunos, pode-se expor na sala ou também fora dela).
Segue abaixo os links de alguns vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=hyuo_su_yBw
https://www.youtube.com/watch?v=ht2YSPsC_Vk
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php
ExcluirBela colocação e apresentação. Parabéns! Fez busca de informações que fizeram diferença na colocação de sua apresentação. Você acrescentou informações que foram fundamentais na construção do conhecimento. Essas atividades envolvem questões fundamentais para que a criança possa refletir e explorar. Bj
TRABALHANDO VÍDEOS TEMA: ÁGUA!
ResponderExcluirInstituto Estadual de Educação Érico Veríssimo
Andrieli Battú da Silveira
Turma 30
OBJETIVO
Analisar e compreender o ciclo da água, sua importância e a necessidade de economizá-la.
METODOLOGIA/ RECURSOS
Vídeos:
Água: O Mundo com ela... O Mundo sem ela.
O ciclo da água.
Turma da Mônica em: Economizar água.
Vídeo 1 :
ÁGUA: O MUNDO COM ELA... O MUNDO SEM ELA!
LINK : http://www.youtube.com/watch?v=OhDSOPxJMVU
O ciclo da água.
ATIVIDADE 1:Listar com os alunos as atividades cotidianas do seu dia, focando o USO DA ÁGUA, onde e como usam.
ATIVIDADE 2:Socializar as listas, comentar.
ATIVIDADE 3:Mostrar o vídeo.
ATIVIDADE 4:A partir deste, questionar se a água não esta presentes em mais aspectos da nossa vida. Montar um grande cartaz de recorte e colagem, com imagens onde a água esteja presente.
ATIVIDADE 5:Construir (escreve, recorte e colagem...) uma carta destinada para o futuro, deixada para filhos ou netos, de como seriam nossos dias sem água,daqui há 30/20 anos.
ATIVIDADE 6:Trabalhar a letra da música que há no vídeo, significado e contextualização.
ATIVIDADE 7:Montar com a turma um vídeo abordando o assunto em questão: ÁGUA! (combinar)
Vídeo 2:O CICLO DA ÁGUA.
LINK:http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws
ATIVIDADE 1:Socializar o vídeo.
ATIVIDADE 2:Trabalhar experiências que representem partes do ciclo da água.
ATIVIDADE 3:Montar em um papel pardo um grande ciclo da água, expor.
ATIVIDADE 4:Fazer um passeio até a estação de tratamento da água.
Vídeo 3:
LINK:http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY
ATIVIDADE 1:Trabalhar a importância de economizar água.
ATIVIDADE 2:Montar técnicas e truques para economizar água, fazê-las em cartilhas que possam ser levadas para casa.
ATIVIDADE 3:Divididos em grupos pedir para que façam história com a Turma da Mônica, envolvendo a água, depois apresentá-las em teatro
ATIVIDADE 4:Fazer um passeio até residências, propriedades rurais, postos de combustíveis, entre outros, onde se tenho os processos de reutilização da água.
Adorei os vídeos que trouxe para apresentação do trabalho. Todos eficientes e interessantes para com o tema. A forma que colocou de como explorá-los foi ótima. Sempre atenta e cautelosa com tudo o que faz. Bj linda
ExcluirProjeto Água : Quebra- Cabeças
ResponderExcluirAluna: Isabel Diemer Widthauper
Turma :30
Professor(a): Margarete Mocelini
Escola :Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo
Objetivos :
- Reconhecer a água como um recurso natural e necessário á vida ;
- Identificar e educar as crianças por meio de quebra-cabeças para uso racional da água ;
- Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- Capacitar por meio de quebra –cabeças e visita a estação de tratamento o entendimento do ciclo da água e tratamento da mesma ;
Momentos :
1°Momento - Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. Após debate contar a Historia “Ciclo da Água “ de Cristina Quental e Mariana Magalhães .
2°Momento: Após discussão ,realizar pesquisas em sala de aula e em laboratório de informática sobre o tema.
3° Momento :A partir pesquisa determinada no 2°momento , realizar pesquisas de imagens para construção de quebra- cabeças .
4°Momento : Com os matérias em mãos cada aluno poderá confeccionar um quebra-cabeça com figuras referente a água , escolhidas pelas mesmas.
5°Momento : Após confecção finalizada dos quebra-cabeças ,organizar as crianças de forma lúdica e prazerosa para que as mesma possam brincar com os diferentes quebra –cabeças .
6°Momento : Utilizar os materiais de pesquisa restantes para confecção de painéis referentes ao desperdício e ciclo da água .
7°Momento : Visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição de lagos, e riachos, nascentes ... de nosso município ;
Isabel!
ResponderExcluirVocê tem me surpreendido a cada dia. Desde que tenho acompanhado seus anos escolares, nunca percebi alguém que tenha crescido em conhecimentos e estudos como você. Estou orgulhosa de sua apresentação e demonstração da sua vontade de buscar e fazer acontecer. Por isso e muito mais... parabéns e continue . bjbjbj
Projeto Água: Poesias
ResponderExcluirObjetivos:
Sensibilizar a criança aos seus sentimentos (amor, felicidade, tristeza,etc);
Compreender que não se pode haver o desperdício da água;
Desenvolver a importância da água para nossa vida;
Falar a fonologia das palavras corretas, que estará na poesia.
Como escolher poesias:
A criança gosta de coisas bonitas e motivadoras, por isso poesias curtas e que apresentem rimas com as palavras são as preferidas.
Se forem acompanhadas de suspiros, gritos, sustos, enfim, qualquer tipo de encenação, com certeza chamarão a atenção.
1º momento:
É necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso diversos recursos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Exemplos: vídeos, imagens, músicas, contação de histórias, dentre outros.
2º momento: Poesia Gotinha Clara
Água clarinha,
Que corre, que desce...
Que sobe, que cai!
Que é fumaçinha,
Que são pedrinhas.
Que muda de forma,
Constantemente.
Que sai das nuvens.
Que alegra as plantas.
Que sacia a sede,
De plantas e animais.
E a minha também.
Não falte jamais!
Cada uma das crianças, irá selecionar uma poesia que goste para declamar;
Organizar uma roda de conversa com a turma para ter diálogo.
Questionar quais foram as informações adquiridas a partir do seu conteúdo.
Questionar:
- O que cada aluno achou da poesia;
- Percepção da importância da água para o mundo;
- Identificação de algumas atitudes contra o desperdício;
- O que mais chamou a atenção.
Em seguida, solicitar aos alunos que registrem suas descobertas e as sensações que tiveram ao ler a poesia.
É importante conversar com a turma sobre a importância de um estudo aprofundado sobre a água, para que possamos contribuir com a sua preservação.
Organizar os alunos e orientá-los a registrarem em uma folha, sua visão sobre a preservação da água.
3º momento: Poema: Água (José Paulo Paes)
- Questionar, se a criança toma muita água;
- Quanto tempo cada um demora ao banho.
Após, cada um irá fazer a Gotinha Clara em dobradura;
Em seguida todos iram tentar fazer um pequeno poema sobre a água;
Por último, desenvolver um vídeo, com a participação de todos, com o tema importância da água para nossa vida.
Estou muito feliz com os resultados! Parabéns pelo esforço e dedicação bjbjbbjbj
ExcluirProjeto:ÁGUA -EXPOSIÇÃO
ResponderExcluirSuelen Alana Eckert Loeblein
OBJETIVO ESPECÍFICO
Desenvolver nas crianças a consciência de que a quantidade de água doce disponível ao consumo humano é limitada e assim deve ser poupada e preservada.
Aprimorar seus conhecimentos em relação á água, ciclos da água, aonde a encontramos, e como podemos encontra-la.
HABILIDADES
Distribuição de água no planeta Terra;
Reconhecimento da importância da água para os seres vivos;
Identificação dos estados físicos da água e a mudança de estados;
Reconhecimento das características;
RECURSOS E MATERIAIS
EXPOSIÇÃO no ambiente escolar para que todos possam ver, escutar, tocar e aprender mais sobre o quanto dependemos e precisamos da água em nosso planeta, através da música, quebra cabeça, desenho, doenças transmitidas pela água poluída e contaminada, vídeos, dobraduras, experiências, maquetes, livros e poesias.
MÚSICA
Os alunos deverão cantar e até interpretar a letra da música Planeta Água.
QUEBRA CABEÇA
Fazer um quebra cabeça gigante e deixar disponível no chão (no pátio) para que as crianças montem e interagem com ele.
DESENHO
Fazer oficinas de desenhos, deixar disponível para as crianças diversos materias para que possam usar várias técnicas .
Expor os desenhos.
DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA
Confeccionar cartazes que trazem imagens, informações sobre como e
aonde contraímos as doenças e o que podemos fazer para evitar o contato.
Expor os cartazes pela escola.
VIDEOS
Mostrar o vídeo para as crianças, este deverá ser passado em um telão para que todos possam ter acesso a ele. (Pátio)
DOBRADURAS
Fazer uma oficina só de dobraduras,com o auxilio de alguma pessoa, as
crianças deverão fazer dobraduras de animais que encontramos no fundo do mar.
Expor estas dobraduras.
EXPERIÊNCIAS
Fazer diversas oficinas de experiências sobre o ciclo da água.
As fotos deverão ser expostas em um grande mural.
MAQUETES
Confeccionar em sala de aula maquetes, estas serão expostas pela escola
LIVRO
Depois de ser trabalhado em sala de aula, será feito um teatro com a participação dos alunos da turma para as demais crianças. O livro também deverá ficar exposto para todos.
AVALIAÇÃO
A obra num todo visual, empenho, entrega dentro do prazo estabelecido, entendimento e compreensão sobre os conteúdos trabalhados.
POESIA
Os alunos deverão declamar a poesia. Fazer desenhos, teatro, dança com o
propósito de interpretar a poesia.
EXPOSIÇÃO
Dentro da escola uma exposição aberta a comunidade.
Fazer o “Dia da Preservação da Água” com oficinas e apresentações de modo a ampliar o conhecimento de todos.
Gostei muito das apresentações, a sua exposição da forma de trabalhar maquetes foi bem interessante. Bj linda
ExcluirPROJETO DA ÁGUA - DESENHOS
ResponderExcluir•Objetivos Específicos
Habilidade de coordenação motora fina.
Interpretação do desenho
Analise de porcentagem de água em nosso corpo e no planeta
•Recurso e Materiais
Xerox de um desenho, borracha, Lápis de cor
•Técnica:
xerox, borracha, lápis de cor Pesquisa sobre a porcentagem de água no corpo humano e no planeta
•Como fazer
Primeiro escolhe um desenho
Tirar um xerox deste desenho
Passar a borracha no desenho, após colorir o desenho com lápis de cor
•Avaliação
Ver se a criança consegue interpretar um desenho
A habilidade de condenação motora fina ao desempenhar a tarefa executada Compreensão de porcentagem que existe em nosso corpo e no planeta
•Como Ira ser Realizado em sala de aula:
1ºMomento: após ser trabalhada a história da água (do trabalho da colega Ariane Vogt), procuram-se imagens referentes ao livro.
2ºMomento: Tira uma impressão preta e branca ou xerox da imagem escolhida, pega-se uma borracha e tenta se apagar o máximo da imagem, deixado somente os traços.
3ºMomento: Pintamos o desenho com lápis de cor.
Professora esse é o Projeto da Água do Kléber Augusto da Silveira
Aluna: Luciane Cássia Batista
ResponderExcluirTurma 30
Curso Normal
Didática da Ciências
Professora Margaret Mocelini
O estudo da água através da simples observação dos fenômenos da natureza,como a chuva, neve, geada, granizo...
OBJETIVOS
Conscientizar os alunos da importância desses fenômenos, mostrando para elas porque isso acontece.
Compreender o ciclo da água e as transformações de estados físicos que aparecem na natureza por meio da observação e de experiências.
TEXTO INFORMATIVO
Os meteorologistas dividem a atmosfera em diferentes camadas. Cada camada tem determinadas características no que se refere à temperatura e aos seus constituintes gasosos. A maioria dos fenômenos atmosféricos ocorre na camada mais próxima da superfície terrestre, que é a troposfera. O estado do tempo tem influência na nossa vida diária. A população em geral preocupa-se em ver na televisão o Boletim Meteorológico ou consultar, nos jornais diários, a página do “Tempo”. Atualmente, há um sistema mundial de previsão do estado do tempo que utiliza meios tecnológicos modernos. Assim, entre os meteorologistas de todo o Mundo, há um intercâmbio que lhes permite prever muitos fenômenos naturais que ocorrem na nossa atmosfera, tais como: Nuvens, nevoeiro, aguaceiros, chuva, geada, neve, granizo, trovoada, ventos, etc.
CHUVA
Atividades: vídeos e experiências com os alunos que mostram a importância e como se forma a chuva.
Questões de debate como :
o Podemos saber quando vai chover?
o Existe consequências da chuva? Quais?
o Porque esse fenômeno acontece?
NEVE
Trazer experiências de como se forma a neve;
Questão:
o Explicar que a neve não da só em uma época do ano.
o Quais os países que são frequentes a neve?
CELEIRAS
Trazer textos sobre o assunto: “Como se forma as geleiras”
Questões :
o Como se forma uma geleira;
o Onde e como elas se formam? Porque isso ocorre.
ORVALHO E GEADA
Observação de como se forma esses fenômenos através de textos poemas e imagens.
Através daí fazer um debate com questões como
o Porque isso ocorre ?
o Em que época e que região isso acontece?
o Poema:”Geada “
GRANIZO
Texto explicando o que é o granizo. ( como se forma o granizo )
Poemas:”Chuva de granizo”
Imagem;
Questões:
o Porque e como ocorre o granizo?
o Quem seriam os responsáveis por esse fenômeno.
Experimento de como se forma o granizo
o Material: -Frasco de vidro – Gelo – Sal – Tigela – Água
o Procedimento Experimental:
1- Parte o gelo aos bocadinhos.
2- Coloca os pedaços do gelo na tigela.
3- Mistura o sal com o gelo.
4- Deita água no frasco.
5- Coloca o frasco no interior do gelo.
6- Espera alguns minutos. Conseguiste fazer granizo? Como foi possível?
Beijos !!