BARALHO DOS SISTEMAS HUMANOS
Este Projeto Baralho dos Sistemas Humanos será desenvolvido pelos alunos do 2º Ano Politecnico do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo e Turma 20 do Curso Normal - Três Passos R/S.
Após o estudo dos Sistemas
Humanos; grupos compostos por cinco alunos deverão produzir 10 cartas
seguindo os dados determinados na aula de Biologia Integrada entre
professora e alunos.
Após esta produção, enviar pelo email da professora.
Será feita uma seleção de
todos os trabalhos; a melhor carta em termos de informação, será a
escolhida para a produção deste jogo que segue as informações:
OBJETIVOS
O BARALHO DOS SISTEMAS HUMANOS tem a
finalidade de facilitar o estudo dos diversos sistemas, órgãos, funções,
doenças e curiosidades de uma maneira divertida, que garanta aos alunos:
• o reconhecimento do sistema digestório,
circulatório, respiratório e excretor em um contexto de aprendizagem
significativa.
• o relacionamento entre a descrição
da morfologia, anatomia e as imagens dos órgãos e sistemas.
• o desenvolvimento de um pensamento
estratégico de seleção de informações próprias de cada sistema, reunindo os
dados relevantes e descartando aqueles não relacionados.
MANUAL
O BARALHO DOS SISTEMAS HUMANOS possui
40 cartas, divididas em 4 conjuntos de 10 cartas, sendo cada conjunto representado
por um sistema.
• Sistema Digestório
• Sistema Circulatório
• Sistema respiratório
• Sistema excretor
Em cada conjunto as cartas estão
numeradas de 1 a 10, sendo que algumas delas possuem imagens de alguns órgãos dos
sistemas com suas funções e as outras contém doença e curiosidades específicas
dos respectivos sistemas.
Número de jogadores
O BARALHO SISTEMAS HUMANOS deve ser
aplicado para grupos de 4 alunos.
Modo de jogar
1. Embaralhar as cartas.
2. Distribuir para cada jogador 10
cartas. Cada jogador deve manter as cartas na sua mão de forma a ocultá–las dos
adversários.
3. Em cada rodada, cada jogador
deverá passar uma de suas cartas para o jogador à sua esquerda.
Todos os jogadores deverão passar
suas cartas simultaneamente. Dessa forma, a carta recebida só pode ser passada
na rodada seguinte.
Quem ganha o jogo?
Ganha o jogo quem conseguir reunir
primeiro as 10 cartas referentes ao seu conjunto do sistema.
Desafio e Enigma do
Jogo
O desafio colocado ao jogador é o de
conseguir reunir, antes dos demais participantes, o conjunto de 10 cartas relacionadas
a um determinado sistema de sua própria escolha.
O enigma está no fato dos jogadores
não terem conhecimento da escolha do sistema feita pelo adversário.
Este trabalho do baralho foi bem divertido de fazer. É uma nova maneira de se aprender um conteúdo tão complexo como o do sistema digestório. É até uma maneira mais fácil, pois você ao mesmo tempo em que esta jogando, esta aprendendo. Foi muito importante o auxilio da professora em algumas partes, mas agora com o baralho do sistema digestório será muito mais fazer o do sistema circulatório. É só jogar...!
ResponderExcluirA idéia era aplicar uma nova forma de ver o conteúdo e poder trabalhar uma metodologia diferenciada que contribuísse para o conhecimento. Parabéns pelo seu trabalho e contribuição.
ExcluirFoi muito legal de fazer o baralho, no início um pouco de dificuldade por ser a primeira vez, mas com auxílio da professora conseguimos realizar esta tarefa. Eu creio que esta maneira de estudo é muito mais divertida, legal e eficiente, porque ninguém gosta muito de ficar estudando, lendo, relendo e desta forma podemos estudar de uma forma mais divertida e deliciosa, simplesmente jogando.
ResponderExcluirPrecisamos ler muito, reler e buscar de várias maneiras... Este é o desafio de quem vai longe... Acredito em você. Abraço
ExcluirFoi muito legal a ideia de fazer o baralho sobre o sistema digestório, assim estamos aprendendo mais sobre o mesmo , pelo jeito mais simples e prático que é jogando. A ajuda da professora foi de muita importância para todos os grupos,explicando o passo a passo de cada carta. Com certeza esse foi um modo muito divertido de aprender o conteúdo sobre o sistema digestório. Desse modo foi mais simples aprender jogando, do que ler várias vezes sobre o sistema e não entender muita coisa. O trabalho foi de muita importância para mim.
ResponderExcluirMas precisamos ler, ler, ler... e ouvir o que as palavras querem dizer. A leitura é fundamental para a construção de uma idéia; como o baralho, por exemplo. Bj linda
ExcluirA ideia de fazer os baralhos foi muito boa,com o primeiro baralho feito já ajudou para aprender coisas que não sabia sobre o sistema digestório.
ResponderExcluirTivemos algumas dificuldades no começo mas com a prof nos auxiliando conseguimos fazer,depois de pronto os baralhos jogamos e aprendemos nos divertindo.
São formas diferentes de construir o conhecimento. Fico feliz se este trabalho veio a contribuir na aprendizagem. Este era um dos objetivos : Entender melhor sobre um conteúdo trabalhado. Ab
ExcluirO trabalho sobre as cartas é incrível, pois através delas os alunos estão compreendendo ainda mais conteúdo já visto em aula com a professora de biologia Margaret. Montando este jogo sabemos que iremos adquirir um estudo ainda mais aprofundado. O grupo achou importante, considerando um modo interessante de interagimos uns com os outros e com a matéria vista. Debatemos o assunto com cada componente, sendo assim, o entendimento foi de total sucesso e a participação na aula ficou mais completa.
ResponderExcluirGrupo de Biologia: Vitória, Natalia, Suéli, Tandara & Maria Eduarda.
Teve participação de todos. Quando nos desarmamos e ficamos prontos para trabalhar as informações a fim de construir o conhecimento tudo é compreesivel e de fácil entendimento. Bj linda
Excluiresse projeto da construção de baralho sobre os sistemas do nosso corpo foi uma ideia ótima, pois além de estarmos aprendendo estaremos nos divertindo. Os conceitos se tornam mais fáceis através de um jogo. Além de trabalharmos a nossa criatividade ao construirmos esse baralaho. A profe nos auxiliando nas aulas também é muito bom, pois temos vários trabalhos a serem feitos e ajuda sempre é bem vinda. Ótima a ideia do baralho adorei. estudando e se divertindo!
ResponderExcluirO objetivo foi alcançado devido a união e participação de todos. Bj querida
ExcluirA construção dos baralhos foi de suma importância, já que, através deles nosso grupo pôde relembrar os conceitos aprendidos em sala de aula de uma forma mais simples e divertida. Além disso, o trabalho nos viabilizou uma interação entre os membros do grupo e entre os sistemas trabalhados. Parabéns pela ideia Profe!
ResponderExcluirEm nome do grupo: Éderson, Kássia, Letícia, Natane e Maiara.
Tudo é possível quando nos dedicamos e assumimos o papel de estudar de diversas formas até atingir o objetivo. Parabéns pelo grupo que tem se mostrado determinados e cautelosos em todas as cobranças; que bom que eu sou professora de vocês... bjbjjbj
ExcluirDiante de mais um trabalho feito por este projeto (baralho dos sistemas humanos), conclui que o mesmo foi de extrema importância para a nossa aprendizagem, e também mais uma modo de trabalharmos com as crianças em sala de aula. Este recurso que utilizamos chama muito atenção, pois trabalhamos o conteúdo de uma forma diferente e agradável. É uma forma pratica e boa de fazer, e de resultado tivemos a aprendizagem!
ResponderExcluirBom saber que estamos juntas nessa linguagem EDUCAR. Ser professor é estar sempre em busca do conhecimento, não importa a forma; tentar sempre. Bj minha linda
ExcluirEsta sendo muito satisfatório, benéfico, inovador e divertido realizar esses trabalhos em relação ao projeto “baralho dos sistemas humanos”, sendo um jogo divertido e interessantíssimo de jogar, fazendo com que nos recordamos de muitos assuntos abordados em suas aulas. Tendo o intuito de fazer com que nós alunos compreendemos melhor sobre o assunto e ao mesmo tempo nos divertindo ao realiza-lo. Sem esquecer também que é mais uma de suas grandes ideias, para levarmos e usarmos em sala de aula com nossos futuros alunos, obrigada pelas ótimas ideias e que venham muitas outras...
ResponderExcluirBjs da Camila de O. Machado, turma: 20 (=
Camila de oliveira Machado danada você... Fico feliz em ler este depoimento seu pois, estamos envolvidos no Educar e para isso precisamos ter muiiitoooo conhecimento e para isso precisamos estudar, estudar... Então vamos lá. Bj linda
ExcluirA idéia da contrução do baralhos sobre os sistemas do nosso corpo está sendo muito bom para todos, pois, além de nós estarmos aprendendo vamos estar se divertindoo, isso favorece ao nosso conhecimento, é uma forma diferente para se aprender, pois estudar é bom, e fica melhor ainda quando podemos fazer duas coisas que gostamos como estudar e se divertir, a construção do baralho está sendo realizada de acordo com que a professora coloca nos grupo do facebook, e está sendo legal de realizá-lo é algo que nos ocupa a mente e nos distrau, isso faz com que o aluno interaja e tenha uma relação professor e aluno, com novas idéias, prospostas muito boas que continuamos a nos diverti e aprender. Caliane, turma 20.Curso Normal
ResponderExcluirÉ na interação que gera o conhecimento. Em seu depoimento percebe-se que está realmente envolvida. Não basta receber informações precisamos construir o conhecimento a partir delas. Você está conseguindo ter esta leitura. Parabéns linda
ExcluirMuito legal, essa ideia de ser confeccionado por nós alunos um jogo dos sistemas humanos, pois assim conseguimos compreender melhor os conceitos que quando estudados nos livros parecem tão complexos, agora se diverdindo, jogando, parece que tudo fica mais simples, então utilizando dos dois meios de conhecimento, livro, jogos, e ainda a explicação da professora, com certeza conquistaremos um grande nível de conhecimento. Tenho certeza também, que nós do Curso Normal, poderemos utilizar dessas ideias da profe Margaret para o nosso estágio, adequando ao conteúdo a ser estudado pelas crianças. Obrigada Profe, por se preocupar com nosso entendimento da matéria. !'
ResponderExcluirNa verdade, precisamos dar significado a tudo aquilo que realizamos. Essa diversão não teria sentido se cada um, não abordasse o sentido real da atividade e entendesse da importância de tal conhecimento destas informações.
ExcluirO baralho sobre o sistema Humano foi uma ideia muito criativa de sua parte professora Margaret, pois com ela conseguimos aprender melhor os tão complicados sistemas do nosso corpo que antes aprendíamos com a escrita, leituras e a explicação da professora, e assim se tornava mais complicado compreender o assunto, com esse baralho que estamos confeccionando se torna mais fácil e divertindo, pois enquanto estamos jogando ao mesmo tempo estamos aprende um conteúdo que antes não era tão fácil. Esse baralho também será de grande utilidade ao nosso estágio que a cada dia se aproxima mais, e agradeço a você profe por estar nos proporcionado a cada aula diferentes tipos de compreensão do conteúdo. Obrigada. TURMA: 20
ResponderExcluirNada disso teria sentido se vocês não contribuíssem para tal. Somos um grupo que estamos remando juntos... Então, tudo fica mais claro e belo porque conseguimos ver nossas dificuldades e trabalhar com elas. Bj querida
ExcluirA ideia proposta foi de grande importância para nós alunos, pois pesquisamos, lemos e interagimos de forma que aprenderemos mais facilmente os conceitos aonde em livros é muito mais complexo. Biologia para maioria de nossa turma, era algo complicado de ser compreendido, mas que com esse novo método foi algo mais fácil. Através do mesmo, nos divertíamos e aprendíamos, isso facilitou com que nos interessavam e dedicássemos.Assim como aluna do Curso Normal, vai ser algo útil e muito bem vindo, para futuramente ser utilizado com nossos alunos. Quero agradecer a você que se preocupou com o compreendimento de todos seus alunos. Obrigado! Aline Kautzmann, turma 20.
ResponderExcluirSer professor é também ter a humildade e a flexibilidade... Estamos juntos neste campo do conhecimento. Bj querida
ExcluirEm minha opinião este trabalho foi de extrema importância para nós alunos, pois com a construção deste trabalho conseguimos entender melhor o conteúdo que é trabalhado em sala de aula. Sabemos que muitos alunos tem dificuldade de compreensão dos conteúdos da matéria de Biologia,mas com a confecção deste baralho conseguimos ter um maior intendimento do conteúdo e assim aprofundando nossos conhecimentos sobre o mesmo. Achei muito produtiva a idéia da professora Margaret Mocelini porque além de compreendermos o conteúdo,nós, alunos do Curso Normal poderemos ocupar este baralho para a exposição de trabalhos do Curso Normal.Obrigada por proporcionar a nós este trabalho... Kely Caroline Gallert, turma 20!
ResponderExcluirA dificuldade existe até conseguirmos relacionar o concreto com o abstrato. Estamos tentando... Viagem de estudo na URI; pranchas do organismo humano; imagens da Web; manipulação de órgãos... Juntos, com vontade de aprender, vamos longe!
ExcluirA confecção dos baralhos está sendo muito interessante, pois relembramos o que aprendemos em aula, desta forma fixamos melhor o conteúdo. É é um modo fácil e divertido de aprender, adorei a atividade, parabéns professora Margaret pela sua criatividade.
ResponderExcluirParabéns Nataly pelo seu trabalho feito. Com objetivos claros e desejo de aprender; teremos , com certeza, grandes resultados. Bj
ExcluirA confecção do baralho foi ao mesmo tempo interessante e diferente, pois foi uma ótima maneira de aprendermos sobre o Sistema Digestório e muito eficaz por sinal! A ajuda da professora foi de extrema importância, pois sem a ajuda dela, não saberíamos como montar as cartinhas, inclusive eu montei um baralho do Sistema Digestório e do Circulatório próprio, pois tenho a intenção de guardá-los! Desculpa a demora em comentar sobre o baralho profe.
ResponderExcluirExistem prazos pra tudo. Mas, valeu seu comentário. Vou considerar a sua avaliação, tome cuidado para não ultrapassar as datas determinadas. Bj linda
ExcluirSimplesmente ótimo, pois é uma boa ideia pegar o conteúdo e resumir ele em partes e ainda mais colocar em cartas que por sinal é um modo diferente de aprender. No momento em que você se envolve com o trabalho fazendo essas atividades diferentes além de ser divertido de alguma forma não existe a possibilidade de não conseguir aprender nada, então isso é um crescimento evolutivo para as turmas.
ResponderExcluirQue bom ouvir desse resultado. Acredito também que quando nos envolvemos com o tema em pesquisa não existe a possibilidade do não entendimento. Parabéns pra você que busca sempre em querer buscar mais, aprender mais e construir seu conhecimento na interação. Abraço querido aluno. Continue...
ExcluirEsse baralho ajudara a intender melhor nosso sistema digestório principalmente as funções de cada órgão, em nosso corpo também tivemos algumas dificuldades no inicio, mas conseguimos enviar na data prevista, alem de ser um jogo legal e pratico e simples, para ajudar a estudar e saber opinar na sala de aula quando o assunto e tratado, obviamente alem dos demais problemas na confecção deste baralho e ele é uma forma simples mais de forma clara extremamente importante para nosso estudo, desculpe pela demora.
ResponderExcluirProfessora sobre o Elias, E o Vinicius não sei se eles postaram seus comentários, mas se não postaram poderia avaliar este comentário como o do grupo pois o Vinicius não tem internet.
Obrigado.
Fico feliz que com este baralho deu para entender melhor o conteúdo. Quanto aos seus colegas de grupo, precisamos conversar e ouvi-los se realmente eles concordam com sua escrita e se participaram ativamente das atividades. Ab
ResponderExcluirAchamos incrível a ideia de produzirmos esse baralho pois é uma maneira tão fácil e divertida de aprendermos aquilo que nos foi ensinado em aula, e nos ajuda com aquilo que talvez não foi muito bem entendido. Quando precisávamos a professora sempre nos auxiliava com nossas dificuldades, nos dava ideia e também sempre corrigindo aquilo que necessitava. Agradecemos a você professora Margaret, pela iniciativa e pela oportunidade de proporcionar este jogo para todos seus alunos, para nos facilitar a entender melhor nosso corpo, e pela construção que nós somos. Beijos profe, em nome de Eduarda Bohn e Willian Hepp da turma 210.
ResponderExcluirObrigada de poder contar com alunos tão especiais Bj
ExcluirFoi muito boa essa ideia de produzir esse baralho sobre os sistemas humanos, pois esclareceu muitas dúvidas que tínhamos sobre cada sistema, os componentes e a função de cada um. Fazendo-os já adquirimos conhecimentos e jogando está sendo melhor ainda, com mais aprendizado. Por ser simples e fácil de jogar, acaba ensinando muito. Em nome do grupo: Daniel, Jonathan, Julio, Junior, Tiago. Turma: 210
ResponderExcluirEsse grupo!!!!!!!!!!!!!!
ExcluirFico feliz que o trabalho contribuiu para suprir as dificuldades. Um grande ab
o baralho nos ajuda a ter mais conhecimento sobre os sistemas como ele funciona e quais os órgãos a ideia foi boa de fazer o baralho assim nos esclarecemos nossas duvidas e jogar e medir nosso conhecimentos,as duvidas são esclarecidas,e nos anima a aprender mais ainda.
ResponderExcluirNOME:Renan Jahn TURMA:210
Fica muito mais fácil, aprender de forma animada,se apenas ficarmos em textos e teorias muitas vez pra alguns dificulta o entendimento, porem o trabalho do baralho para quem tinha dificuldades garanto que se pegar seus baralhos irão intender rapidamente o que esta sendo proposto, em minha opinião no começo foi complicado porem após a finalização pude ver o que realmente significava para nosso aprendizado.
ResponderExcluirGrupo: Flávio, Elias, Renan Jahn, Paola, Vinicius .-210 *_*
Quem diria que um jogo poderia nos relembrar um estudo todo? É isto que o baralho de sistemas humanos nos apresentou, de forma interativa e divertida. Através das cartas foi possível explorar a imaginação, jogando de diversas formas, adaptando para todos os jogos imagináveis e, ao mesmo tempo em que nos divertíamos, relembrávamos o conteúdo, em uma saudável competição para ver quem mais acertava ou quem completava um sistema primeiro. Foi uma diversão em sala de aula que nos proporcionou uma divertidíssima manhã com nossa turma e nossa Professora que, procurando não apenas nos ensinar sua matéria e lecionar, mas também interagir com seus alunos da melhor maneira possível, nos dando seu aprendizado e sabedoria. Obrigada, Profª Margareth, você é incrível!
ResponderExcluirGrupo (Turma 210): Natalia, Suéli e Vitória.
Sem contar que entregamos atrasado, foi muito bom montar esses baralhos, sobre os sistemas circulatório, digestório e do excretor. Saber também como funciona e tudo mais. E aprender o que cada um faz para o corpo.
ResponderExcluirConhecer todos os sistemas do nosso corpo foi muito bom, descobrir as doenças que existe em cada um deles, as curiosidades, sempre é necessário se aprofundar nos estudos sobre o corpo humano, e conhecer todos os sistemas deu pra perceber que quando pensamos que sabemos algo do nosso corpo, percebemos que temos muito o que aprender ainda.
ResponderExcluir