Este trabalho foi desenvolvido
no ano de 2007, ele chegou para acrescentar um pouco da minha alegria em
administrar um pedaço de chão. Foi um trabalho voluntário. Convidamos um grupo de
alunos que gostariam de contribuir para embelezar o pátio da escola já que a
Secretaria de Educação não dispunha de horas para isso. Também contei com o apoio de meus colegas professores e Direção. Qual não foi nossa surpresa, de repente tínhamos um grupo de seguidores voluntários e foi um sucesso. A Professora Taciana Catani minha parceira inseparável de todas as horas; Maria Luiza Cecconi com o Alceu que conseguiram para nós o grupo de teatro de Caxias... As bolsas confeccionadas...
Muitas lembranças que ainda iremos comemorar.
Foram muitas atividades para que esse trabalho se realizasse. Encontrávamos todas as tardes, nas segundas-feiras para desempenhar este trabalho que perdurou por dois anos. Tive o apoio de toda a Entidade Escolar e de muitos empresas e entidades ligadas a melhorar este ambiente. Meu Diretor e colegas que tanto auxiliaram...
Muitas lembranças que ainda iremos comemorar.
Foram muitas atividades para que esse trabalho se realizasse. Encontrávamos todas as tardes, nas segundas-feiras para desempenhar este trabalho que perdurou por dois anos. Tive o apoio de toda a Entidade Escolar e de muitos empresas e entidades ligadas a melhorar este ambiente. Meu Diretor e colegas que tanto auxiliaram...
Nossa que bela
lembrança.
Para quem quiser
acompanhar...
Instituto Estadual
de Educação Professora Irmã Teofânia
Garibaldi R/S
PROJETO
ARBORIZAÇÃO TEOFÂNIA
OBJETIVO GERAL
Valorizar as áreas existentes na escola
para que haja conservação e preservação do ambiente, tendo em vista o papel
vital que a ação humana tem sobre o meio e que este tem na busca de uma melhor
qualidade de vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Sensibilizar para a
preservação ambiental, resgatando valores, modificando hábitos e atitudes, pela
e para a escola x sociedade;
-Resgatar o significado do papel da escola
na vida do aluno, para que este se sinta integrado e responsável pelo espaço em
que interage;
- Recuperar áreas degradadas no
ambiente escolar, empreendendo ações de transformação e construindo relações de
cooperação no grupo;
-Compreender a cadeia de relações
e interdependências que se estabelecem entre as mais variadas formas de vida e
os elementos indispensáveis a sua existência;
-Buscar integração com entidades
públicas, privadas, não governamental e civil, para possível ajuda quanto à organização
e recursos financeiros.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se pelo fato de sabermos
que a Escola é um potencial meio para a formação de uma nova visão de mundo,
pois é um local de interações e “é na interação que se constrói o
conhecimento”.
A Educação Ambiental abrange o ser
humano como um todo, ou melhor, compreende a natureza em sua complexidade de
relações e inter-relações nas quais o homem é apenas um de seus integrantes,
dessa forma, a educação desempenha um papel fundamental, pois é potencial formadora
de opiniões, conceitos e modos de interpretar e agir no mundo.
Esta prática salienta uma reflexão
sobre o que esta atividade representa no contexto imediato e no futuro;
atribuindo assim, maior responsabilidade, reflexão e sistematização ao trabalho
desenvolvido.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
►Fazer
um levantamento do ecossistema local, da vegetação e do substrato.
►Estudos
dos locais do Pátio da escola e entender dos possíveis plantios;
►Pesquisas
sobre: nome popular, nome científico, porte, adubação, iluminação, covas,
frutificação, pragas, doenças, regas, quantidade de frutos, época de
frutificação, floração e forma de cultivo das espécies;
►Fazer
levantamento do número e do custo individual para aquisição de mudas;
►
Buscar informações quanto às árvores nativas do Rio Grande do Sul, que se encontra
em extinção;
►Entender
do porque de se introduzir frutíferas nativas e árvores ornamentais exóticas;
►Analisar
a importância ecológica de cada espécie;
►Palestras
instrucionais sobre as técnicas de plantio de mudas e manejo da área em
reflorestar;
►Far-se-ão
as covas dentro dos dados buscados e, providenciar-se-á a adubação e o plantio,
juntamente em parceria com alunos
voluntários das primeiras etapas do turno da manhã e voluntários da comunidade
escolar.
►Organizar
seminário para apresentação desta atividade integrada dos alunos da primeira
etapa;
►Verificar
resultados e analisar reformas para dar sequencia ao trabalho de embelezamento
ornamental da escola (jardinagem, canteiro de chás, trilhas com bancos).
RECURSOS UTILIZADOS
Recursos humanos: alunos, professores e comunidade escolar;
► Adubo
orgânico e terra de boa qualidade para preparo das covas;
Maquinário da municipalidade;
► Mudas
de plantas frutíferas, ornamentais, exóticas e nativas;
►
Ferramentas para covas e medidas para distribuição do espaço;
AVALIAÇÃO
Será constante.
Levar-se-á em
consideração mudança comportamental do aluno em relação a atitudes frente a
tarefas desenvolvidas e postura perante os colegas e o ambiente escolar.
Grupo de alunos
que auxiliaram no desenvolvimento do Projeto Arborização Teofânia.
Planejamento do grupo
PORTÃO DE ENTRADA
Conservar as árvores existentes e colocar ao lado da secretaria um grupo de três
árvores de mesma espécie, que contenha flores
e ramos frondosos, para destacar melhor a beleza na floração.
BOSQUE DAS FRUTÍFERAS
NATIVAS
Construir-se-á, como um local de
estudo, com árvores de espécies nativas de uso múltiplo que produzam flores e
frutas, assim possibilitando a atração de insetos variados ou mesmo pássaros e
morcegos que se identificam com determinada espécie arbórea.
AO REDOR DA QUADRA DE
ESPORTE
Árvores perenifólia, ereta e ramificada e árvores
caducifólias para manter o contraste dos ramos secos do inverno com as folhas
verdes douradas permanentes.
AO REDOR DO PÁTIO
Para embelezamento da cerca utilizar espécie de planta que
produza flores permanentes de diversas cores e apresentam pequeno porte.
VISÃO DA PAZ
Distribuir
diversas espécies de árvores exóticas e
nativas, em locais estudados, que produzam flores em diferentes épocas do ano,
para uma visão de paz e harmonia ao chegar no recinto escolar
ESPÉCIES ALEATÓRIAS
Analisando o pátio escolar verificou-se a grandeza de
disponibilidade de espaço para
reflorestamento.
Far-se-ão plantio de algumas espécies estudadas nestes
determinados locais.
ESTACIONAMENTO
Considerando que neste local deve haver sombreamento e
ornamentação, buscou-se uma árvore com crescimento rápido, de copa densa,
verde-escura em que se sobressaem suas flores de cor amarela e marrom.
ENTRE OS PRÉDIOS
Para embelezamento deste local, formaremos aléias do
arbusto “espirradeira”, por apresentar
uma bela exuberância de sua floração que quando deixada crescer livremente
atinge porte arbóreo. Quando podada
forma densa touceira.
PARQUINHO
Sabendo da importância do brincar com prazer; buscamos o
plantio de árvores para sombra, frondosas e muito ornamentais com crescimento
rápido.
PASSEIO
Para organização e embelezamento do passeio, que leva até o
portão de entrada próximo do estacionamento, no pátio da escola, pensou-se em
uma árvore de ornamentação com flores e de pequeno porte para que as raízes não
venham a alterar o calçamento da rua.
PESQUISA PARA ESCOLHER QUAIS ESPÉCIES COLOCAR EM CADA LUGAR ESTUDADO.
A ESCOLA ESTAVA FECHADA ERA DOMINGOOOOO.... QUE PENA MAS ....
PESQUISA PARA ESCOLHER QUAIS ESPÉCIES COLOCAR EM CADA LUGAR ESTUDADO.
REGISTROS DE ALGUNS MOMENTOS DO TRABALHO
MUITO TEMPO DEPOIS...
CONFRATERNIZAÇÃO...
PASSEI EM JANEIRO DE 2013 E ENCONTREI UM LINDO GINÁSIO ONDE ANTES TINHA O LIXÃO. CONSTRUÍDO PELA COMUNIDADE E PREFEITURA. TAMBEM ESPIEI AS ÁRVORES E ACHEI ELAS BEM GRANDINHAS...
A ESCOLA ESTAVA FECHADA ERA DOMINGOOOOO.... QUE PENA MAS ....
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