segunda-feira, 13 de maio de 2013

Idiograma: Organizando os Cromossomos Humanos

O objetivo desta atividade é a montagem de um idiograma humano normal. O trabalho será parecido ao de citogeneticistas, que montam idiograma dos pacientes para descobrir eventuais problemas em seus cromossomos. Em vez de usar fotos dos cromossomos, como fazem os citogeneticistas, usaremos desenhos, para simplificar o trabalho de identificação.
                                                                                                          (Amabis e Martho/ Editora Moderna)
Atividade desenvolvida na aula de quinta-feira, dia 16 de maio; quando fomos participar do Encontro do Curso Normal em Humaitá.
Registrar com imagens o trabalho feito.
Alguns fizeram em casa para adiantar o trabalho.












Turmas 210 e 211 do Politécnico manhã













20 comentários:

  1. A montagem desse idiograma humano foi uma ótima experiência para poder observar melhor como são os cromossomos humanos e como eles são distribuídos e organizados em grupos.
    Começamos a atividade em sala de aula e terminamos em casa, sendo que no início tivemos um pouco de dificuldade, mas depois tudo foi ficando mais claro e o trabalho foi muito importante para nos acrescentar conhecimento.
    Obrigada Profe, bjs!

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    1. Você é uma menina muito especial, esforçada e dedicada em tudo... continue. Bj lindaaaaa

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  2. A construção deste idiograma do cariótipo foi um grande auxilio para enriquecer nosso conhecimento em relação a estrutura genética de nos seres humanos, podendo assim estabelecer um melhor estudo de cada fenômeno ocorrente durante o processo de formação dos principais pares de cromossomos que formam as características de cada individuo e podem estabelecer uma forma de relacionar se somos idênticos ou possuímos características de nossos pais e avós. Foi muito prazeroso esta construção de trabalho prático, além de reavaliar nossos conhecimentos, podemos adquirir mais e estabelecer uma ponte entre entre nós seres humanos e ciência, através dos estudos da biologia.

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    1. Lindona! Fico feliz em ter oportunizado esse trabalho de tão grandioso resultado. Bj querida

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  3. Mesmo eu tendo me perdido na hora da colagem valeu a pena, pois vimos de perto vários pares de cromossomos, fora as pesquisas e explicações durante a aula, realmente se eu me esquecer quantos pares o corpo humano tem irei utilizar esse material.

    Terminei este trabalho em casa pois, tive um pequeno problema de vazamento de cola em meu material e tive que refazelo em casa porem, e uma forma diferente e pratica para intendermos melhor nosso Dna.

    Flavio Cruz -210

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  4. Realizar esse trabalho foi muito interessante, apesar de também ter me confundido um pouco na hora colar, porém junto com meu namorado Éderson Dieter, conseguimos fazer um ideograma dos cromossomos humanos. Com isso, podemos entender como são nossos cromossomos e o processo que é feito antes de nascermos. Bjs de seus alunos Maiara Schmitt e Éderson Dieter.

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  5. Montar esse Idiograma foi muito bom para clarear nossas ideias sobre o assunto que parece ser um tanto complicado, tivemos dificuldades no começo mas depois fomos entendendo melhor nosso DNA, realizar essa tarefa foi de extrema importância para podermos entender como funciona a estrutura genética do nosso corpo! Profe obrigada por nos proporcionar aulas agradáveis e com ideias tão boas. Isadora e Nataly - Turma 210

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  6. Com a presente aula foi possível compreendermos melhor como funciona a nossa estrutura genética, podendo ficar mais claro pra nós como são formados os pares de cromossomos, ficando possível perceber também que as anomalias que ocorrem nestes cromossomos é que formam as diferentes síndromes, como a síndrome de Down.
    Foi possível perceber também como ocorre a distribuição e organização destes cromossomos.
    Bruna Dickel e Camila Gonzatto - 312

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  7. Foi uma atividade complicada de se fazer, porque são 23 pares de cromossomos, e todos eram muitos parecidos. Mas, com a ajuda de livros, conseguimos resolver. Assim com essa atividade deu para perceber que o muda entre um par de cromossomos ao do outro é os braços e o centrômero que são quatros: o metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico e telocêntricos. Aprendemos também que se ocorrer alguma alteração em algum par de cromossomos ocorre uma síndrome, que são várias.
    Abraços...
    NOMES: ADRIANA E DAIANE.
    TURMA:312

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  8. A montagem deste idiograma foi muito importante, pois pôde nos fornecer vários esclarecimentos em relação aos cromossomos humanos, especificamente os cariótipos. Nesse trabalho, questões em relação aos cariótipos, genoma, células diplóides, autossomos e cromossomos sexuais puderam ser tiradas. Entender como cada indivíduo possui suas características em geral foi muito legal e, esse conhecimento certamente será levado para nossas vidas.
    A atividade foi iniciada em aula e concluída pela maioria em casa, já que foram 23 pares de cromossomos unidos, alguns não tão distintos.
    Encontrei algumas dificuldades para fazer o trabalho no início, mas conforme montado alguns pares, tudo ficou mais simples. Com certeza se tirou muito proveito do mesmo.
    Obrigado profe, Abraços !!!


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  9. A montagem desse idiograma foi de extrema importância, antes parecia algo bem complicado, de difícil compreensão, mas depois disso tudo ficou muito mais fácil de ser entendido.
    Alguns foram difíceis de ser identificados pelos tamanhos praticamente iguais, mas todos os 23 foram montadas de forma correta e entendida a diferença entre um par de cromossomos e outro, que são os braços e o centrômero que são quatros: o metacêntrico, acrocêntrico, submetacêntrico e telocêntricos.
    E também apenas uma mudança nesses cromossomos já ocasiona muitas mudanças, muitas síndromes.

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  10. Com a montagem desse idiograma conseguimos entender mais sobre o conteúdo, pois foi um pouco complicado, os cromossomos pareciam ser muito iguais, e era preciso muita atenção para fazer tudo correto. Também entendemos mais sobre os nossos cromossomos, compreendemos que o que muda neles são os braços e os centrômeros . Compreendemos também que cada individuo possui características diferentes dos outros, e que ninguém é igual.

    Jordana e Tais Kurtz- 312

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  11. A montagem desse idiograma proporcionou o conhecimento de todos os cromossomos humanos, em suas diferenças de tamanho e centrômero. Foi ótimo podermos separá-los conforme supostas diferenças e após cola-los conforme semelhanças. Foi um pouco trabalhoso, mas foi muito bom, pois, poderemos usar essa atividade em estudos mais adiante, por isso, agora, toda a atividade é de grande importância. Isabela Michel, turma 211

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  12. A montagem do idiograma foi divertida e desafiadora. Pondo em prática o conteúdo aprendido, tivemos a missão de selecionar e identificar cada cromossomo, observando suas diferenças, como seu tamanho e onde o centrômero estava posicionado. De início nos pareceu uma tarefa complicada, entretanto conforme progredíamos, mais víamos como ela era fácil e incrível! O idiograma nos apresentou o conteúdo de forma ainda mais clara, nos fazendo relembrar sobre os cromossomos humanos, que carregamos sem nem perceber e são tão fantásticos. Com certeza é um conteúdo que levaremos para a vida toda, Profª Mocelini!

    Grupo (Turma 210): Natalia, Suéli e Vitória.

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  13. Foi bem legal montar o ideograma, fora que deu muita confusão com todos aqueles cromossomos. Conseguimos localizar o centrêmero, e foi bom aprender mais sobre os cromossomos humanos.

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  14. Foi bem divertido fazer esse traabalho,compreendemos melhor como funciona a nossa estrutura genética, podendo ficar mais claro pra nós como são formados os pares de cromossomos.
    Sandro L.
    211

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  15. Montagem do idiograma humano foi bom para podermos ver melhor como são os cromossomos como eles são distribuídos e organizados.Deu um pouco de trabalho e confusão para montar mas foi legal de fazer.

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  16. A montagem do idiograma foi uma ótima experiência, nos proporcionou conhecer todos os cromossomos humanos e suas diferenças, alem disso, ajudou muito a entender esse conteúdo por ser um pouco complicado. Foi um pouco complicado para montar, mas valeu a pena o esforço e dedicação.

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  17. Muito bom poder montar o ideograma, pois na prática deu pra entender muito mais como são os cromossomos do nosso corpo, pela atenção e pela responsabilidade de não errar nenhum par, saber diferenciar cada par, foi uma ótima experiência.

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  18. vcs que já fizeram podem me ajudar como montar um pois não tou conseguindo

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