segunda-feira, 27 de maio de 2013

Reprodução Celular Mitose

 SITUAÇÃO DE ESTUDO=DIVISÃO CELULAR
Justificativa
Divisão celular é mais um dos temas importantes do currículo do ensino médio, sendo pré-requisito indispensável para a compreensão mais aprofundada do fenômeno vida.Por isso, os processos de mitose e de meiose devem ser estudadas com certo grau de profundidade. Deve-se chamar a atenção para o fato da meiose ser composta por duas divisões celulares consecutivas, sendo a segunda rigorosamente semelhante à mitose.
Outra consideração importante é que, para a distribuição correta para os cromossomos homólogos para pólos opostos, eles têm de ficar unidos até o início da anáfase I : ela é necessária porque origina os quiasmas, que mantêm os homólogos unidos após o desaparecimento do complexo sinaptonêmico, um conjunto de fibras que se formam no zigóteno e que é responsável pelo emparelhamento cromossômico.
Deve-se enfatizar que todos os seres vivos dependem da divisão celular para existir, e que toda a vida existente no planeta é resultado da divisão das células.

Objetivo geral
Reconhecer a importância da divisão celular na origem, no crescimento e desenvolvimento de qualquer ser vivo, extrapolando essa importância para a perpetuação da própria vida.

 Objetivos didáticos
1- Reconhecer o papel da mitose na reprodução assexuada de organismos unicelulares e no crescimento e desenvolvimento dos organismos multicelulares.
2- Conhecer e identificar em esquemas e fotografias de células em divisão, as principais fases da mitose (prófase, metáfase, anáfase e telófase).
3- Justificar a necessidade da condensação dos cromossomos e da presença do fuso mitótico para a correta distribuição dos cromossomos para as células- filhas.
4- Distinguir a citocinese animal da citocinese vegetal.
5- Conhecer as principais subdivisões do ciclo celular, relacionando-as com a duplicação do DNA cromossômico.
6- Reconhecer a relação entre a meiose e a reprodução sexuada.
7- Conhecer e identificar em esquemas e fotografias de células em divisão, as principais fases da meiose(prófases I e II, metáfases I e II, anáfase I e II e telófases I e II).
8- Distinguir, em desenhos e fotografias, células em anáfase I da meiose de células em anáfase mitótica e em anáfase II da meiose.
9- Reconhecer que a meiose pode ocorrer em épocas diversas do ciclo de vida, nos diferente grupos de seres vivos.

TURMA 312 MANHÃ
















14 comentários:

  1. oi Profe, muito interessante esse trabalho, aprender de uma forma fácil e divertida sempre foi muito essencial. Aprendi a ver as principais fases da mitose, consegui diferenciar os tipos de citocinese,aprendi sobre o cicli celula, tambem a importancia da meiose na reprodução sexuada, as fases da meiose, entre muitas coisas.Esperom que realizamos mais dessas atividades, beijos.
    Jéssica Schirmann.

    ResponderExcluir
  2. Quando possível, contribuímos. O resultado depende da interação de cada um. Parabéns pra ti linda

    ResponderExcluir
  3. Com a tarefa da reprodução celular, consegui aprender mais sobre os dois tipos de reprodução: mitose e meiose.
    Consegui entender que nossas células estão se reproduzindo o tempo, tanto para a reposição de células motoras, quanto para a regeneração de estruturas e também para o crescimento do organismo.
    A professora nos passou os passos ocorridos na mitose e os explicou. O conteúdo é um pouco complicado, mas com esforço e dedicação estamos conseguindo compreende-lo e entender-lo.
    Obg Profe

    Gabriel Chaves 312 (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na reprodução celular mitose várias finalidades... já a meiose é fazer somente gametas (células haplóides).Com o passar das aulas veremos mais informções. Ab Gabriel

      Excluir
  4. Profe, adorei fazer o trabalho com massinhas! Eu particularmente aprendo melhor com formas diferenciadas por que são coisas que não saem da nossa cabeça. Gostei também por que pude ver as diferenças em casa fase através dos desenhos e isso facilita bastante na hora de lembrar o que ocorre em cada fase. Com certeza nenhum de nós vai esquecer de que as células fazem esse processo o tempo todo, para reposição das células, cicatrização e crescimento de organismos. O trabalho foi muito válido com toda certeza. Beijo profe (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Ana em ouvir na escrita de vocês que está sendo válido. Bj linda

      Excluir
  5. Boa noite professora! Achei muito interessante essas novas formas de executar as atividades sobre os conteúdos que estamos tendo. Consigo fixar as informações bem melhor. Acho muito interessante a sala toda interagir de forma descontraída, e, ao mesmo tempo, uma forma que faz com que tenhamos mais interesse ao que estamos aprendendo. Adquiri conhecimentos acerca das fases da mitose, e soube diferenciar os tipos de citonese, aprendi novamente sobre o ciclo da célula, sobre a importância da meiose na reprodução sexuada, e suas fases. É fantástico saber a rapidez que nossas células se reproduzem o tempo todo! Beijoss, Kellyn Figur.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Kellyn!
    Fico feliz de saber que você está construindo seu conhecimento a partir das práticas. Quanto a citocinese centrífuga ou centrípeta, também acho bacana esse diferencial entre células animais e vegetais. Ab

    ResponderExcluir
  7. oi, essa maneira de se aprende biologia é muito legal, pois com as massinhas a gente está se envolvendo totalmente com o assunto. As cores coloridas gravam em nossa cabeça e não esquecemos mais. É uma técnica simples, divertida, brincamos, mas, ao mesmo tempo estamos aprendendo.
    Com as cores da massinha deu para identificar melhor as fases da mitose, o que cada uma faz.
    Abraços.
    NOMES: Adriana e Daiane.

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz em saber que está dando para entender melhor o conteúdo. Bj lindas

    ResponderExcluir
  9. Com essa atividade conseguimos aprender mais sobre a reprodução celular. Fazer esse trabalho com as massinhas, além de aprendermos, nos divertimos bastante. Adquirimos muitos conhecimentos sobre mitose, prófase, metáfase, citocinese, anáfase, ciclo da célula, telófase, entre outras coisas. A mitose e a meiose possibilitam a formação de diferentes células. Nossas células estão se reproduzindo o tempo todo. Gostaríamos de ter mais atividades diferenciadas como essa. Beijo profe! Luiza, Ana Julia e Gustavo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que possível tento fazer atividades diferenciadas. Mas, precisamos ser verdadeiros existem temas que não tem como, é só na pesquisa que alguém já fez para podermos ter uma visão.Não temos tecnologias para tudo na nossa escola, mas ela já está bem melhor.
      Bj lindos.
      Mas olha; logo, logo vou vê-los em uma universidade onde os recursos serão outros e lá vocês irão se divertir muito mais. Com muito carinho

      Excluir
  10. Oi Profe! Gostei muito dessa nova forma de aprender o conteúdo, pois além de utilizarmos as massinhas, ao mesmo tempo, fazem com que chamem nossa atenção. Desse modo, pude entender mais claramente o conteúdo sobre mitose e esclarecer minhas dúvidas, pois tive algumas dificuldades para entender, onde pude observar as diferenças e observar mas aprofundadamente a Prófase, Anáfase, Telófase e Citocinese. Beijos, Natali Reigert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro queria dizer para sua colega Kellyn que ela foi muito legal no auxílio para sua postagem. Fico feliz pelo seu esforço e dedicação em contribuir com seu aprendizado. Bj linda

      Excluir