terça-feira, 25 de junho de 2013

Transmissão da vida, ética e manipulação gênica



O QUE SERÁ TRABALHADO?
- Compreender que a ação de genes se dá pelo controle da síntese de proteínas.
- Caracterizar o gene como um segmento de DNA delimitado por sequências específicas de bases nitrogenadas: região promotora e região de término da transcrição.
- Compreender o papel de cada um dos tipos de RNA (RNAm, RNAt e RNAr) no processo de síntese de proteínas.
- Compreender a organização descontínua dos genes eucarióticos, distinguindo íntrons e éxons.
- Conhecer os princípios básicos da manipulação genética e algumas de suas principais aplicações, como identificação de pessoas pelo DNA e clonagem molecular.
- Compreender como os conhecimentos genéticos podem ser aplicados na produção de biotecnologia e no diagnóstico e prevenção de doenças hereditárias.
- Explicar, em linhas gerais, o que são organismos transgênicos e compreender as polêmicas que envolvem os possíveis benefícios e prejuízos da manipulação genética.
- Utilizar conhecimentos de genética molecular relativos a técnicas modernas e manipulação dos genes, de modo a compreender temas polêmicos da atualidade, como a utilização de organismos transgênicos, a clonagem de seres vivos, o aborto terapêutico, a geneterapia etc., e participar da discussão sobre esses temas.
- Estar informado sobre as metas e os resultados do Projeto Genoma Humano, explicando suas possíveis aplicações em benefício da humanidade.
- Valorizar os conhecimentos de genética de modo a reconhecer as chances de certas características serem herdadas e utilizar esses conhecimentos para compreender situações reais, como a herança dos grupos sanguíneos, a determinação do sexo na espécie humana e a prevenção e o tratamento de certas doenças nos casos de incompatibilidade genética.
- Conceituar genótipo e explicar sua relação com o fenótipo.
- Caracterizar alelos como formas diferentes de um mesmo gene e conceituar os seguintes termos: alelo dominante, alelo recessivo, indivíduo homozigoto, indivíduo heterozigoto e ausência de dominância.
- Compreender como a segregação dos cromossomos homólogos na meiose determina a separação (segregação) dos alelos de um gene.
- Aplicar conhecimentos relativos à segregação de um par de alelos e à probabilidade na relação de problemas envolvendo cruzamentos.
  PARA QUÊ?
-Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humana, percebendo seus papéis nos processos de reprodução e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
- Apropriar-se de conhecimentos da Biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções biotecnológicas.
- Reconhecer a importância dos estudos aprofundados sobre cromossomos e genes para o diagnóstico e o tratamento de doenças causadas por alterações cromossômicas, relacionando positivamente o conhecimento científico com a melhoria das condições da vida humana.
COMO?
-Lendo e interpretando textos informativos.
- Realizando atividades, pesquisando e organizando apresentações dos temas sorteados por grupos.
- Analisando vídeos e debatendo as informações trazidas pelos grupos.
QUAIS CONTEÚDOS?


- Como se expressam os genes.
- Melhoramento genético.
- Aconselhamento genético.
- A genética molecular e suas aplicações
- Desvendando genoma humano.
- A importância de Mendel para a genética.
- Ligação gênica e mapeamento cromossômico.
- Organismos geneticamente Modificados.
- Fertilização In'Vitro.
- Clonagem.
- Células Tronco.
- Agrotóxicos interferem no cariótipo humano?
- Terapia gênica.
- Aberrações cromossômicas.
- Mutações cromossômicas




18 comentários:

  1. Nosso trabalho foi sobre os Agrotóxicos ( João Pretto, Tiago Matheus e Willian Rocha )
    A principio os agrotóxicos foram criados na primeira guerra mundial e usados com arma química na segunda guerra mundial,com o fim desta,começou a ser usado como defensivo químico .O primeiro agrotóxico foi o composto orgânico DDT,na época não se tinha conhecimento sobre os danos que se poderia causar.
    Alguns produtos como os pesticidas são utilizados contra pragas animais ou vegetais prejudiciais ao ser humano e a plantas cultivadas. Combatem a endemias, como o controle da dengue, febre amarela, controle de chagas e a pragas na lavoura,pragas essas que vem a cada ano se modificando e ficando mais fortes, acredita-se que sua alteração venha de adaptação ,pois a praga só é vencida quando controlada em densidade populacional, quando a 'população' de pragas é aceitável ;
    Também falamos da parte da proteção que é pouco seguida pelos agricultores e manuseio dos venenos pois não existe orientação e falta conhecimento do que fazer com resíduos e embalagens .O governo brasileiro nunca fez valer a lei de agrotóxicos que, entre outros aspectos, proíbem a comercialização de produtos que sejam cancerígenos, mutagênicos e teratogênicos(mal formação) ,sobre as infecções que podem ser agudas,subagudas e crônicas; além dos tipos de Agrotóxicos e suas faixas vermelha,amarelo,azul e verde ; e sobre o Brasil,que é o maior consumidor de Agrotóxicos do mundo. Abraços Prof Marga .

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    1. Interessante ainda... Imaginamos um caminhão que tomba e despeja seu produto em um determinado local. Imediatamente é isolada toda a área. Para onde iria??? No mesmo local Terra. Matando-nos aos poucos e não imediatamente. Ab linda e parabéns pelo grupo.

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  2. Nosso grupo fez o trabalho sobre células troncos, que no caso são consideradas um verdadeiro tesouro, pois elas podem originar outras células que podem curar diversas doenças. Hoje as células são um assunto muito discutido entre os cientistas, políticos e demais pessoas. A função dela é principalmente para produzir células e tecidos para repor aquelas que estão doentes ou destruídos. Existe varias definições para isso, tem a totipotentes que produz todas as células embrionárias e extra embrionárias, as pluripotentes que é usada para se referir a uma célula tronco que tem potencial de se diferenciar em qualquer uma das três camadas germinativas (endoderma, mesoderma e ectoderma), as multipotentes que produzem células de várias linhagens; oligopotentes que podem produzir células dentro de uma única linhagem e a unipotente que produzem um único tipo celular maduro. Nosso grupo pesquisou tudo e compartilhou isso com a turma, nao gerando nenhuma dúvida sobre o trabalho..

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    1. Maria Eduarda vou considerar esta escrita somente pra você ou postou em nome do grupo?
      Achei muito bacana a forma que conduziram o debate de células tronco e trouxeram uma bela pesquisa. Parabéns pela apresentação. Bj linda

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  3. As Aberrações Cromossômicas

    As Aberrações cromossômicas são alterações estruturais (perda de pedaços ou inversões) ou alterações numéricas (falta ou excesso) de cromossomos nas células.

    As Aberrações cromossômicas numéricas incluem os casos em que há aumento ou diminuição do número do cariótipo normal da espécie humana, enquanto as aberrações cromossômicas estruturais incluem os casos em que um ou mais cromossomos apresentam alterações de sua estrutura.

    Sendo as numéricas classificadas em dois grandes grupos:

    Euploidias: São alterações que se referem ao conteúdo genômico total do indivíduo, ou seja, todos os seus cromossomos são duplicados (Diploidia – condição normal) ou todos são triplicados (triploidia) e assim por diante.
    Aneuploidias: Há um aumento ou diminuição de um ou mais pares de cromossomos, mas não de todos, como por exemplo:
    - Trissomia (três cromossomos homólogos, sendo o normal apenas dois);
    - Monossomia (apenas um cromossomo não acompanhado de seu homólogo).

    Já as alterações estruturais ocorrem por:

    Deleção – resultando em desequilíbrio cromossômico por perda de segmentos (genes), normalmente em razão da quebra de algum filamento do DNA ou por crosing-over desigual em homólogos desalinhados.
    Inversão - é a ocorrência de duas quebras em um cromossomo unifilamentoso durante a interfase, e eventual inclusão em posição invertida no fragmento restante do cromossomo.
    Translocação – quando dois cromossomos sofrem quebras e o seguimento de cada um é transferido (soldado) para a estrutura do outro cromossomo.

    Ana L. Bruna F. Sandro S. Thais D. 211

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    1. Isso mesmo. Qualquer ser humano poderá ter filhos com síndromes já que é um comportamento voltado a separação das cromátides. Ab com carinho a este grupo que fez uma bela colocação.

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  4. Meu grupo pesquisou e apresentou um trabalho sobre terapia gênica. A terapia gênica ou genética envolve qualquer estratégia de introdução de uma informação genética em uma célula com o intuito de modificar o curso de uma doença. Os tipos mais comuns de terapia gênica são somática e germinal. Na terapia somática os genes terapêuticos afetam somente as células somáticas do indivíduo, não afetando gerações futuras. Na terapia germinal ha uma mudança definitiva da expressão gênica antes do nascimento. Com isso, vão ser alteradas as células germinais, os próprios gametas, o ovo fecundado, ou até o embrião ainda diferenciado.
    Realizar esse trabalho foi muito interessante, pois ficamos sabendo dos avanços da medicina para curar ou pelo menos amenizar doenças genéticas que antes não tinham cura. Abraços do grupo Maiara Schmitt, Éderson Dieter e Junior Schreeder. Turma 210.

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    1. Legal a conclusão. Essa engenharia genética está cada vez mais dedicada em buscar ampliar conhecimentos em experimentos para um entendimento melhorado no desenvolvimento humano.

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  5. Nosso trabalho fala sobre clonagem, um assunto bem polêmico que gera muitas dúvidas, enfim, tentamos resumir e espero que nossos colegas tenham entendido...

    Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo, vegetal ou animal.

    Clonagem Natural é aquela em que todos os seres são originados por reprodução assexuada e que não é preciso intervenção de células sexuais como, por exemplo, bactérias. Incluídos nos processos de clonagem natural, contam-se a:
    - Fragmentação – o organismo fragmenta-se desenvolvendo-se desses fragmentos outro ser (Exemplo: Estrela do mar).
    - Partenogénese – processo onde o óvulo se desenvolve originando um novo organismo sem que haja fecundação prévia (Exemplo: pulgão).
    - Bipartição – um ser divide-se em dois praticamente iguais desenvolvendo-se então dois seres (Exemplo: planaria).
    - Gemulação – no indivíduo formam-se gomos ou gemas que crescem e dão origem a novos indivíduos (Exemplo: Hidra).
    - Esporulação – formam-se células reprodutoras chamadas esporos, que ao germinarem, originam novos indivíduos (Exemplo: fungos).
    - Multiplicação vegetativa parte das plantas como as raízes, caules, folhas ou outras estruturas da planta originam novas plantas (Exemplo: Morangueiro).

    Clonagem induzida: A clonagem induzida em animais tem origem por um processo assexuado de divisão em que é retirado o núcleo do óvulo e insere-se este núcleo na célula adulta que se quer clonar.

    CLONAGEM TERAPEUTICA:
    A clonagem terapêutica é a capacidade de recriar células tronco que tem fins de produzir tecidos ou órgãos para transplante. Essa técnica é usada também, como por exemplo, na produção em escala comercial de insulina, que antigamente era usada a insulina de porcos e vacas em humanos, que havia a possibilidade de causar alergias.

    CLONAGEM REPRODUTIVA:
    É a reprodução de um ser vivo já existente, uma cópia exata a partir do DNA.
    É retirado o núcleo de um óvulo, nesse óvulo se implanta o núcleo de uma célula somática. Podendo então, virar um feto (clone) do ser vivo que doou o núcleo da célula somática.
    Essa técnica foi feita apenas em animais, pois por questões éticas e religiosas é proibido ser feito em seres humanos.
    Essa técnica tem apenas 3% de chance de dar certo.

    - Benefícios e malefícios da clonagem
    Muitos cientistas tem a esperança de que, em um futuro próximo, possam utilizar a clonagem para produzir partes de órgãos ou ainda órgãos inteiros, curando assim, muitas doenças e diminuindo muito a fila dos transplantes. O problema é o alto custo que este procedimento teria e, sendo assim poucas pessoas poderiam dispor deste recurso.

    - Ovelha Dolly
    A ovelha Dolly foi criada por pesquisadores escoceses, o primeiro mamífero clonado com sucesso no mundo, o procedimento foi feito a partir de células adultas, o núcleo de célula das glândulas mamárias de uma ovelha com a raça que possui a cabeça branca, que foi transferido para um oócito com núcleo removido de uma ovelha da raça que possui cabeça preta, Dolly foi gerada por uma ovelha de cabeça preta, mas nasceu exatamente igual a primeira (cabeça branca).
    Ela foi eutanasiada em 2003 em virtude de uma doença pulmonar irreversível, hoje se encontra empalhada em um museu em Edimburgo.
    - Isadora, Eduarda, Willian e Nataly. Turma 210.

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    1. Estive acompanhando depoimentos relacionados a fertilização no programa Na Moral de Pedro Bial no dia 08/08/2013 e lembrei da apresentação e debate da nossa aula. Um momento muito legal que agora podemos acompanhar para continuar o debate em outra ocasião. Bj lindos

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  6. Nosso grupo pesquisou sobre fertilização in vitro, podemos ver que hoje existe varias formas de uma mulher ter uma criança, e essa e uma, que consiste num esquema artificial, com grande chance de exito, porem esse método e utilizado em mulheres que apa rentão aos 40 a 45 anos de idade quando tem perda de 15 % de seus óvulos, porem a varias controversas deste método em alguns países e proibido essa pratica, pois a mulher ira engravidar mas ela não poderá escolher como vai ser a criança, pode usar como exemplos os deficientes, após o nascimento das crianças com algum tipo de doença, as mães teriam deixado ou botando pra adoção essas crianças pois não aceitam elas deficiente, isso percuti tanto em questão social como religiosa, que estão confrontando contra esse método até hoje.

    Assunto bastante interessante, alem de ocorrer bastante intrigas internacionais que torna bastante polemico esse metodo

    Grupo: Elias, Flavio , Vinicius

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    1. Devem prestar mais atenção nessa escrita. Olha a dedicação e o cuidado!
      Muito polêmico este tema e muito valioso quando vem a contribuir para auxiliar alguém. Mas veja, quando este ser resolver saber quem é seus pais? É muito intrigante. Comentei com os colegas do grupo do programa do Bial Na Moral este tema que ele coloca em debate. Foi muito interessante. Se quiserem compreender um pouco mais acessem. Foi no dia 08/08/2013.
      Ab queridos e vamos melhorar naquilo que fizemos, vocês têm condições... Estou de olho com carinho

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  7. Transgênicos
    São organismos, que mediante técnicas de engenharia (DNA recombinante, tecnologia bt), contém materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa organismos que possuem características novas ou melhoradas. Uma ou mais moléculas do DNA injetado incorporam-se aos cromossomos da célula-ovo, sendo transmitidas as células filhas quando o zigoto de divide. Nesse caso, todas as células do indivíduo conterão esse DNA. Quando o organismo transgênico se reproduzir, os genes incorporados serão transmitidos aos descendentes, como qualquer outro gene (transgênese nos animais).
    O primeiro transplante de genes bem-sucedido em animais foi realizado em 1981. Pedaços de DNA de coelho com gene da hemoglobina foram injetados em ovos de camundongos. Estes foram implantados no útero de fêmeas de camundongos, onde se desenvolveram.
    Os camundongos nascidos desses ovos tinham hemoglobina de coelho em suas hemácias. Isso mostrou que o DNA injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e foi transmitido de célula a célula, por meio das mitoses ocorridas no desenvolvimento embrionário. Quando os camundongos transgênicos foram cruzados, o gene do coelho incorporado ao seu genoma foi transmitido de geração a geração, segundo as leis básicas da herança. (JOSÉ MARIANO AMABIS; GILBERTO RODRIGUES MATHOS. Biologia. biologia das populações. 3° edição. São Paulo: Moderna, 2010. 137 p.)
    A principal aplicação dos organismos transgênicos ou geneticamente modificados se da na investigação científica. Um exemplo é aplicar em uma planta um gene de outra planta que possua um ciclo de vida maior. Assim pode se estudar as características dessa planta. A manipulação genética das mesmas é mais simples que a dos animais, uma vez que é relativamente fácil obter uma planta completa a partir de uma única célula geneticamente transformada.
    São produzidos através de organismos cujo embrião foi modificado em laboratório. Alguns dos motivos de modificação desses alimentos são para que as plantas possam resistir ás pragas e também a herbicidas. O mau uso destes também pode causar problemas ambientais. Em algumas técnicas são implantados fragmentos de DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos.
    É estimado que a área de cultivo deste tipo de alimento esteja com uma taxa de crescimento de 13% ao ano. Atualmente a área de cultivo já é de aproximadamente 100 milhões de hectares. Os principais produtores são os EUA, Canadá, Brasil, Argentina, China e a Índia. Até hoje ainda não se tem provas teóricas e nem práticas de que os alimentos transgênicos fazem mal a saúde.
    Em 1998 o investigador Árpád Pusztai e sua equipe lançaram um pânico na Europa, ao afirmar que a batata transgênica poderia ter efeitos ruins, quando presente na alimentação de ratos. Mas isso tinha se causado devido á inserção da lectina, que por si só pode ser tóxica.
    Grande parte das polemicas que surgiram devido aos alimentos transgênicos esta diretamente relacionada ao seu efeito na economia mundial. Países que se baseiam na genética clássica são contra as inovações dos alimentos transgênicos.
    Nos últimos anos os organismos transgênicos estão cada vez mais conhecidos entre a população, mesmo que algumas pessoas ou países sejam contras, suas áreas de cultivo são cada vez maiores. Na opinião do grupo não se deve julgar os transgênicos, já que os mesmos podem ajudar a evitar o excessivo uso de agrotóxicos nos alimentos.


    Em nome do grupo, Dieimison Caceres... (Ana, Daniel, Juliane e Sílvia)

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  8. Nosso trabalho falou sobre os transgênicos que são organismos geneticamente modificados (OGMs), aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético. O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica. Em 2003, foi publicado o decreto de rotulagem (4680/2003), que obrigou empresas da área da alimentação, produtores, e quem mais trabalha com venda de alimentos, a identificarem, com um “T” preto, sobre um triangulo amarelo, o alimento com mais de 1% de matéria-prima transgênica. Pode-se, com essa tecnologia, inserir vírus ou bactérias em milho e assim por diante. Ainda não existem normas apropriadas para avaliar os efeitos dos transgênicos na saúde do consumidor e no meio ambiente e há sérios indícios de que eles sejam prejudiciais. Os próprios médicos e cientistas ainda têm muitas dúvidas e divergências quanto aos riscos dessas espécies. Não existe um só estudo, no mundo inteiro, que prove que eles sejam seguros. Transgênicos, resumidamente, "são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original." Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante. A manipulação genética combina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais. Os alimentos transgênicos são modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro. Desde que os transgênicos chegaram clandestinamente ao Brasil, em 1997, o Greenpeace trabalhou para que o consumidor pudesse identificá-los e decidir se compraria ou não. Grupo: Adriano Winck, Bruno Eduardo, Isabela Michel e Tais Fernanda, turma 211

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  10. Transgênicos

    Os organismos geneticamente modificados (OGMs) são frutos da engenharia genética criada pela moderna biotecnologia. Um organismo é chamado de transgênico, quando é feita uma alteração no seu DNA - que contém as características de um ser vivo.
    O primeiro transgênico criado foi a bactéria Escherichia coli que sofreu adição de genes humanos para a produção de insulina na década de 1980.

    Pontos positivos:

    Aumento da produção
    Maior resistência às pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos)
    Resistência aos agrotóxicos
    Aumento do conteúdo nutricional
    Maior durabilidade e tempo de estocagem
    Maior resistência às oscilações do clima

    Pontos negativos:

    A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas
    Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas
    Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas
    Dúvidas quanto aos efeitos nos seres humanos, a médio e longo prazo

    A tabela a seguir, mostra a área plantada com transgênicos no mundo.

    Cultura 2001 %
    Soja 33,3 63
    Milho 9,8 19
    Algodão 6,8 13
    Canola 2,7 5
    Abóbora 0,1 1
    Mamão 0,1 1
    Total 52,6 (milhões 100
    de hectares)

    Alguns países que cultivam alimentos transgênicos:

    • Estados Unidos: melão, soja, tomate, algodão, batata, canola, milho.
    • União Europeia: tomate, canola, soja, algodão.
    • Argentina: soja, milho, algodão.


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