quinta-feira, 27 de junho de 2013

AULA PRÁTICA: VISUALIZAR CÉLULA VEGETAL E ANIMAL.






O QUE SERÁ TRABALHADO?

- Reconhecer a existência de uma realidade invisível aos olhos, o mundo microscópico, que pode ser investigado cientificamente e incorporado às nossas visões e explicações do mundo.
- Compreender a célula como uma entidade tridimensional, constituída de diferentes organelas que funcionam de maneira integrada no metabolismo celular.
- Relacionar as principais diferenças estruturais entre células procarióticas e eucarióticas e identificar os grupos de seres vivos em que cada grupo de células ocorre.
- Identificar, em esquemas e fotografias, as diferentes partes das células, tais como: membrana plasmática, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, mitocôndria, plasto, centríolo, cílio e flagelo.
- Confeccionar esquemas, desenhos e modelos de células, representando as diferentes organelas estudadas e identificando-as com setas e legendas explicativas.
- Associar corretamente a estrutura e a função principal de cada uma das organelas celulares estudadas.
- Explicar e descrever as trocas da membrana com o meio.
- Descrever a organização geral da membrana e a relação com o todo.
- Conhecer a composição molecular básica da membrana plasmática, compreendendo o significado do modelo do mosaico fluido que explica sua estrutura e propriedades.
- Compreender os princípios físico-químicos que regem a difusão e a osmose, aplicando-os para explicar processos que ocorrem em células vivas.
- Compreender como os processos de difusão simples, difusão facilitada e transporte ativo contribuem para a entrada ou saída de substâncias na célula.
- Compreender e esquematizar os processos de endocitose (fagocitose e pinocitose) e de exocitose, respectivamente responsáveis pela entrada e saída de partículas da célula. 
- Reconhecer o núcleo das células eucarióticas como o centro de controle das atividades celulares.




PARA QUÊ?

- Compreender, na história do descobrimento das células, como o desenvolvimento das técnicas citológicas contribuiu para o avanço do conhecimento sobre as células.
- Associar o interior de uma célula viva a um micro-mundo, complexo e ativo, reconhecendo-o como o nível de organização em que se manifesta o fenômeno da vida.

-Reconhecer que os seres vivos são constituídos por partículas minúsculas semelhantes às encontradas em qualquer outro tipo de matéria, o que ressalta nossa identidade com os componentes não-vivos do universo.

- Reconhecer a importância da reprodução celular para a origem, o crescimento e o desenvolvimento de qualquer ser vivo – e, portanto, para perpetuação da própria vida.

COMO?


-A célula ANIMAL E VEGETAL observada ao microscópio óptico;

- Partes fundamentais da célula;

-Características gerais da membrana plasmática e organização molecular;

- Passagem de substâncias pela membrana plasmática (transporte ativo, difusão facilitada e transporte passivo);

- Endocitose e exocitose;

- Envoltórios externos à membrana plasmática;

- Citoplasma (organização geral das células eucarióticas e procarióticas).

- Organelas celulares e funções;

- Citoesqueleto e movimento celular.

 


17 comentários:

  1. Objetivo: Visualizar a célula vegetal e a célula animal e elencar as diferenças entre elas.
    Material utilizado: Lâmina e lamínula, folha da planta elodea, célula da mucosa bucal, corante azul de metileno, microscópio e televisão.
    Procedimentos 1: Pegar a lâmina do microscópio e colocar a folha de elodea, colocar também uma gota d'água em cima da lâmina junto com a folha e fixar a lamínola em cima da folha e da gota d'água.
    Conclusão após a observação: aumentando o foco em 150% visualizamos a membrana plasmática, que tem centenas de milhares de cloroplastos e dentro deles há clorofila que nos permite essa visualização por ter a cor verde. Após o foco foi aumentado 400% e com isso pode-se observar as células, o espaço entre elas, os cloroplastos dentro das células, dentro dos quais há a clorofila que por sua vez contém magnésio que dá a coloração verde.
    Também visualizamos uma colônia de paramécio, que é um protozoário, bem como um alimento da 1ª cadeia alimentar. Os protozoários se movimentavam no momento em que os observamos.
    Procedimento 2: Esfregou-se o céu da boca, pôs a mucosa na lâmina, colocou o corante azul de metileno e a lamínola por cima. O corante azul de metileno foi que possibilitou as observações.
    Conclusão após a observação: Como o núcleo tem muitas moléculas o corante adere a essas moléculas possibilitando a visualização do núcleo. Observamos também que a célula dos vegetais tem parede celular formada de celulose, diferentemente da célula animal. Além disso, observamos que a célula animal e vegetal também se diferenciam em sua forma, sendo que a célula vegetal tem formato mais quadradinho, uma vez que contém celulose e cloroplastos que a célula animal não possui.

    NOMES:Lucas Deitos e Milena Corrêa
    TURMA:312

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  2. Conclusão e desenvolvimento vieram a contribuir com o objetivo da aula. Parabéns pelo conhecimento adquirido a partir desta prática. Percebo que ao fazer este trabalho (concreto) conseguiram entender o (abstrato) e assim possibilitar um entendimento melhor das divisões celulares e formação dos tecidos.Ab

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  3. CONCLUSÃO:
    Com esta aula prática ficou bem visível que existem estruturas únicas das células animais e outras únicas das células vegetais.
    A célula animal não possui parede celular nem cloroplastos, mas apresenta centríolos, diferentemente da célula vegetal. O núcleo é uma estrutura mais ou menos esférica que se encontra no interior da célula.
    Foi possível perceber que a célula vegetal tem sua forma retangular, enquanto as células animais possuem forma oval e arredondada.
    Célula da Mucosa Bucal - A visualização do núcleo e da membrana plasmática só foi possível de ser observada, pois foi adicionado o corante azul de metileno que se adere às moléculas que estão presentes no núcleo.
    Bruna Dickel e Camila Gonzatto - 312

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    1. Muito bem meninas percebo que o objetivo foi alcançado que era diferenciar célula animal de célula vegetal. Ab lindas

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  4. O objetivo dessa atividade foi de visualizar a célula vegetal e animal e identificar as diferenças. As materiais utilizados foram a lamina e lamínula (base para por o substrato),folha da planta elodéia, mucosa bucal, corante azul de metileno o microscópio e a tv.
    Procedimento 1: Célula vegetal.
    Foi colocado a folha de elodeia em cima da lâmina, após uma gota de corante azul para fixar a folha. A imagem foi aumentada em 250X,centenas e milhres de cloroplastos e dentro estava dentro a clorofila, que dá a coloração. Em 400x tivemos a visualização das bolsas de cloroplastos( pressão osmótica da célula faz com que os paraméssios se mexam), paraméssios é uma colônia de protozoários.
    Procedimento 2: Célula animal.
    Esfregou-se o dedo no palato bucal, colocou na lamina e o corante azul e a lamínula em cima.
    *O corante adere nas moléculas do núcleo, e a membrana plasmática é feito de gordura.
    *A célula só deu pra ver por causa do corante.
    *A célula animal é desfigurada.
    *A diferença entre a vegetal é que tem celulose e a animal não tem.
    Abraços;;;;s2
    Nomes: ADRIANA,DAIANE, JORDANA E TAÍS TAINARA.

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    1. Pressão osmótica fez com que os cloroplastos se deslocassem pelo citoplasma da célula. Já a imagem dos paramécios(protozoários unicelulares de água doce, neste caso) era parte externa pois estavam se deslocando pela superfície da folha da elódea e, assim conseguimos ver aquele grupo de seres unicelulares.
      Ao fazer o esfregaço na lâmina microscópica, distribuiu-se então as células retiradas da mucosa bucal. Neste caso, por não termos encontrado o palito de picolé, fiz eu, com meu próprio corpo para não expor ninguém a contaminação...haahahah
      Deveriam ter caprichado mais neste relato. Ab meus lindos

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  5. Nosso maior objetivo aula pratica de biologia foi visualizar células animais e vegetais e elencar as diferenças entre elas.No procedimento um pegamos a lamina e botamos a folha de elodea logo após acrescentamos uma gota de água na lamina,então fixamos a laminola na folha de elodea.Com isso conseguimos concluir e visualizamos a membrana plasmática que tem centenas de milhares de cloropastos e dentro deles tem clorofila que nós permitimos visualizar a cor verde (aumentando150x)Quando aumentamos 400x da para ver as células, o espaço entre elas e nos cloropastos dentro das células. Dentro há clorofila que contém magnésio que da cor verde.Ficamos muito felizes, pois visualizamos uma colônia de paramércio que é um protozoário e é alimento da primeira cadeia alimentar (eles estavam se movimentando). Quando a água vai saindo eles começam a se mexer.Já no procedimento dois esfregamos no céu da boca e botamos a mucosa na lamina, botou corante metileno e a lamina por cima com isso conseguimos ver o núcleo porque o núcleo tem muitas moléculas e também com isso o corante adere nas moléculas e é possível vermos o núcleo. a célula dos vegetais tem parede celular formada de celulose,já a animal não,também vimos que as formas são diferentes, a vegetal é mais quadrada
    Beijos profe Ana Julia,Gustavo Kehl,Luiza Krein

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  6. Fiquei muito feliz em ver aquela colônia de paramécios. Chegamos no objetivo que era a diferenciação celular e a visualização já que vocês ainda não haviam visto células. Bj linda e valeu pelo grupo.

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  7. Aula prática:
    Objetivo: visualizar célula animal e vegetal e verificar o que as difere.
    Materiais utilizados: -> Lâmina, lamínola -> Folha da planta elódea -> célula da mucose bucal -> Corante azul de metileno -> Microscópio.
    Procedimentos: Pegar a lâmina do microscópio, colocar a folha de elódea em cima, adicionar uma gota d'água e fixar a lamínola, levar no microscópio. Tivemos a seguinte imagem: uma célula aumentada em 100x. Com 250 de zoom visualizamos a membrana plasmática, só conseguimos visualizar porque tem centenas de milhares de cloroplastos, que contém clorofila, que nos permite visualizar em cores. Em 400x aumentado visualizamos os cloroplastos contendo clorofila com cor verde, aglomerados por causa da pressçao da água. Vimos também uma colônia de paramécios (protozoários, estão na água que é alimento da 1º cadeia alimentar). A professora esfregou o céu da boca, colocou na lâmina e adicionou corante, colocou a lamínola e pôs corante. Vimos uma célula, seu núcleo citoplasma... A célula vegetal tem a parede celular que protege a célula, feita de açúcar polisacarídeo celulosa. Com essa atividade conseguimos diferir a célula animal da vegetal, foi uma novidade pois nunca haviamos visto células. Grupo: Kellyn, Laura e Bruno

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    1. Grupo!
      Ao ver a célula e fazer as comparações, chegamos em conclusões de vários comportamentos existentes em cada uma, no seu particular, devido sua fisiologia... Agora vários questionamentos foram compreendidos. Microscopia é bom! Ab queridos

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  8. Conclusão: nosso grupo pode observar e aprender durante esta aula prática que tanto a célula vegetal como a animal possuem características únicas facilmente identificáveis que diferem umas das outras, como por exemplo, ao fato de a célula animal possuir centríolos, diferentemente da célula vegetal, sendo que essa última possui parede celular e cloroplastos, estruturas inexistentes na célula animal.
    Mucosa bucal: neste experimento sobre a lâmina colocamos a mucosa bucal retida do céu da boca, adicionado sobre ela o azul de metileno, substância essa que junto com o zoom nos permitiu visualizar melhor a célula, seu núcleo e citoplasma.

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    1. Componentes do grupo: Gabriel Chaves, Guilherme Dapper,Itamar Rodrigo, João Pacheco e Eu.

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    2. As células novas da planta também têm centríolos. Poderiam ter especificado mais . Grupo! Muito pobre de conteúdo para ser feito em um grupo de tantos responsáveis. Vamos fazer valer as experiências feitas e de nada terá valor se alguém trabalhar sozinho. Ab

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  9. Objetivo: observar célula vegetal e animal e elencar as diferenças entre elas.
    Material utilizado: lâmina, laminula, planta elodea, célula da mucose bucal, corante azul de metileno, microscópio e a TV.
    Procedimento 1: Foi pego uma lâmina do microscópio e uma folha de elodea, e acrescentamos uma gotinha de água na lamina e fixado a laminola na folha de elodea.
    Colocada a folha no microscópio e aumentando 100 vezes para nós visualizarmos, conseguimos ver a membrana e os cloropastos e dentro dele tem clorofila que vai para a membrana que da o pigmento.
    Depois disso foi aumentado 400 vezes e podemos ver um grande espaço entre as células, uma colônia de protozoários, e uma alga filamentosa.
    Procedimento da mucose bucal: a professora fez um esfregaço no palato bucal (céu da boca) e colocou lamínula e corante para poder enxergar as células.
    O corante adere a nas moléculas do núcleo pois tem muitas moléculas e a membrana plasmática é gordurosa, assim conseguimos enxergar então. A parede célular protege feita de celulose.
    A diferença das célular é que uma delas tem parede celular (vegetal) e a outra não (animal).
    JENIFER LAMB – 312

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    1. A proteção da membrana da célula animal é o glicocálix , já na vegetal é a parede celular; celulose(polissacarídio).
      Meio confuso o final. Na aula você poderá esclarecer essa escrita. Bj

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  10. Aula Prática
    Objetivo: visualizar a célula animal e vegetal e elencar as diferenças entre elas através do microscópio.
    Material Utilizado: lâmina, lamínula, folha da planta elodea, célula da mucosa bucal, corante azul de metileno, tv e microscópio.
    Procedimento 1: Colocamos na lâmina uma folha da planta elodea, que foi escolhida porque ela só tem uma camada de célula. Pingamos uma gota de água em cima da folha que irá fixar a lamínula em cima da folha, conseguimos ver, pois tem milhares de cloroplastos e dentro deles tem a clorofila que possui magnésio que da origem a cor verde. Podemos visualizar também uma colônia de protozoários que se chamam paramécios, e os vasos da nervura da folha que levam alimento para toda a planta.
    Procedimento 2: Mucosa Bucal
    Foi feito um esfregaço no palato da boca, pôs a mucosa da boca na lâmina e acrescentou o corante de magnésio para conseguir enxergar as células, a membrana plasmática é gordurosa, o corante adere nas moléculas do núcleo e devido a isso conseguimos ver.
    Conclusão: a célula vegetal tem parede celular formada de celulose e a animal não, a célula vegetal tem formato retangular e a célula vegetal tem seu formato oval.
    LINDIANARA SCHNEIDER 312

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    1. Nas células que observamos vimos dois tipos.Mas segundo pesquisas já foram vistos mais de trezentas formas de células. Bj querida

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