domingo, 12 de abril de 2015

Viagem de estudos Parque GOOD FISH

Alunos e professora de Ciências da Natureza dos 2º Anos do Ensino Médio Politécnico-Turmas 210, 211, 212 e 213 do Turno da Manhã, do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos, realizaram no dia 10 de abril, viagem de estudos para o Parque Aquático Good Fish – Coronel Barros.
Esta viagem teve como finalidade a análise de diversos ambientes naturais e transformados presentes neste Parque, que se dedicam em cumprir atividades de anatomia, lazer, conservação e educação ambiental.
O Parque Ecológico Good Fish, oferece diversas atividades, dentre elas, citam-se algumas que os alunos participaram: Anatomia do porco; Trilha manhã; Riacho; Cipó do Tarzan; Slack line; Falsa baiana; Surf; Atividade banhado; Ponte das três cordas; Passeio do macaco; Túnel; Subir e descer lona com água (78m); Tirolesa; Rapel.
Iniciando os trabalhos da manhã, após um belo café oferecido pelo proprietário Paulo e Família foram convidados a participar da dessecação do porco (Sus domesticus) por ser este animal um mamífero semelhante anatomicamente e morfologicamente com o homem (Homo sapiens). Tivemos a participação de alunos voluntários, auxiliando o trabalho e fazendo demonstrações como, por exemplo: através de um tubo de caneta introduzido pelos brônquios; soprar, para compreender melhor o processo da respiração e os movimentos do diafragma e músculos intercostais; compreender as partes do coração, suas artérias e veias, bem como todo o processo de deslocamento do sangue no corpo e analisar os calibres dos vasos; observar a disposição e conformação dos órgãos internos e analisar o deslocamento e sequências da distribuição dentro do animal; verificação da vesícula biliar e fígado; sistema urinário; sistema nervoso com observação da glândula hipófise, considerada a mestre do corpo por ser responsável pela produção de vários tipos de hormônios; observação do olho, suas partes. E, várias foram as interferências como compreensão de traumatismo, paraplégico, tetraplégico, infarto do miocárdio, fumantes analisando a cor do pulmão do animal, catarata no olho do porco...Em seguida fomos convidados pelos monitores Evandro, Marcos e Raquel a seguir uma trilha com vários momentos intervindo cada um deles, com participação do conhecimento dos alunos. Cita-se dentre todas as paradas a organização do jardim oriental; rosa dos ventos; nascentes; túnel para sentir um pouco como é a vida de uma pessoa com deficiência visual... Abordaram-nos com muitas surpresas!
Após um delicioso banho, fomos agraciados com um saboroso almoço e, em seguida partimos para a tirolesa, rapel e uma partidinha de futebol.
Para encerrar o dia de estudos mais um banho e uma saborosa galinhada no disco.
Todos ficaram encantados com o que vimos, assistimos, participamos e experimentamos.



























































































36 comentários:

  1. No almoço da viagem de estudos ao parque aquático Good Fish, foram servidos alimentos que nos proporcionaram energia para o dia inteiro. Como carne de frango, que é uma boa fonte de proteína magra que contém nutrientes essenciais tais como vitaminas, minerais e aminoácidos e tem uma quantidade de gorduras saturadas muito menor do que a carne bovina.
    Também havia carboidratos na refeição, a massa e o arroz; que estão relacionados com o fornecimento de energia imediata para a célula, também possuem uma função estrutural, atuando como o esqueleto de alguns tipos de células, como por exemplo, a celulose e a quitina, que fazem parte do esqueleto vegetal e animal, respectivamente. Os carboidratos participam da estruturas dos ácidos nucléicos (RNA e DNA), sob a forma de ribose e desoxirribose, que são monossacarídeos.
    E o indispensável, a salada, havia salada de batata, e de folhas verdes, como o agrião, a alface e a rúcula. A salada tem extrema importância, pois são alimentos ricos em fibras, e as fibras contribuem para o bom funcionamento do intestino ajudando na digestão e na absorção do colesterol e da glicose. Além disso, são fontes de vitaminas e sais minerais que ajudam nas funções do nosso organismo, proporcionando melhorias a saúde, inclusive no combate as doenças.

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  2. Lembrando que o café da manhã foi servido com frutas da propriedade como a banana, por exemplo, sem contar dos diferentes tipos de pães, presunto, queijo, sucos, iogurte, café com leite, geleias e, todos repetiram até sentirem-se bem nutridos para o desafio. Após o café, um espaço de tempo para a aula de anatomia e depois ir a luta para gastar a energia sendo produzida internamente. Muito organizado e planejado cada ação.

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  3. Realmente foi um ótimo passeio. Todas as atividades que nos proporcionaram foram de grande proveito nosso. Tivemos vários desafios ao longo desse dia, muitos deles como enfrentar nossos medos, preocupações e aflições. Um exemplo bem claro disso foi o túnel que tivemos que passar no início da trilha. Nós, seres humanos, temos cinco sentidos que são essenciais para nossa sobrevivência. São eles: audição, olfato, paladar, tato e a visão. Pela audição captamos e ouvimos sons. Pelo olfato, temos a capacidade de identificar cheiros. Pelo paladar, sentimos os sabores. Através do tato, pegamos algo, sentimos os objetos, o calor ou o frio e, pela visão, vemos as coisas que estão ao nosso redor, observamos contornos, formas, cores e muitos outros. São eles que propiciam nosso relacionamento e integração com o ambiente em que vivemos. O túnel era enorme e lá dentro tinham coisas que nos faziam ficar com medo. Não se enxergava nada, então tudo que encontrávamos no caminho era um mistério, o que nos fazia muitas vezes imaginar coisas supérfluas e enganos, coisas que na verdade não existiam. Quando tivemos que passar pelo túnel, tivemos a mesma sensação de uma pessoa que não possui a visão. Com isso, afetaram-se também nossos outros sentidos. Sem a visão, nossa audição e tato, por exemplo, se alteraram, ficando mais difícil ainda identificar o que nos rodeava. Durante essa atividade, ouvimos vários gritos, e algumas pessoas até choraram e passaram mal, devido ao espaço apertado, úmido e escuro. É uma ótima experiência para aprendermos a enfrentar nossos medos e entender a importância dos sentidos em nossa vida. Foi um excelente dia para todos nós, adoramos todas as atividades e o cuidado e compromisso dos trabalhadores!
    Isabela, turma 211.

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    1. Segundo SCHOLL (1993), a criança deficiente visual cresce e se desenvolvem de forma semelhante àquelas que enxergam devido ao crescimento ser sequencial e as etapas poderem ser identificadas. Porém, apresenta diferenças, cada criança se desenvolve de acordo com seu ritmo e potencialidades, apesar da limitação visual. Ainda assim, as semelhanças entre todas as crianças são maiores do que as diferenças.
      FRAIBERG (1978) comenta mais especificamente sobre o desenvolvimento do bebê cego, afirmando que esse é muito semelhante ao daquele que enxerga, por agir por reflexos, de maneira automática constrói seus primeiros hábitos ou esquemas de ação do corpo, exceto os relativos à visão. Lentamente aperfeiçoa os esquemas de segurar, coordenar, sugar, apreender e de sorrir.
      É por meio da visão que a criança estabelece suas primeiras relações com o meio e percebe formas, tamanho, distância, posição e localização de objetos. A falta da visão poderá acarretar à criança grandes prejuízos se ela não for mediada em seu contato e interação com o mundo. Segundo GREGORY (1989:92), a visão é o único sentido capaz de unificar, estruturar e organizar todas as outras percepções em um todo significativo.
      Estamos na era da cidadania e devemos oferecer a todos os deficientes, indistintamente, a oportunidade de serem pessoas conscientes, ativas, reflexivas, críticas e preparadas para desempenharem seus papéis pessoais e sociais.

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  4. Esta viagem, sem sombra de dúvidas, foi produtiva em diversos sentidos. Nela tivemos a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e, entre eles, podemos apontar como a natureza está ligada constantemente à espécie humana. Exemplificando isto, temos como amostra o resultado da argila em nossa pele, que a nutre, limpa e hidrata. A mesma é utilizada de modo comercial, presente em cosméticos e produtos farmacêuticos. O meio natural está diretamente conectado com as nossas filosofias de vida, em relação aquilo em que o ambiente que vivemos diz sobre nossa mentalidade. Com a experiência no Parque Good Fish, compreendemos como cada canto de um jardim ou detalhes de uma decoração podem influenciar no nosso bem estar e, principalmente, o quanto cada um tem seus significados e particularidades. A jardinagem apresentada no início da trilha foi inspirada no jardim oriental, elemento que compõe boa parte do que chamamos da "beleza natural" do parque visitado. Filosóficos e também simbólicos, os elementos que formam a natureza possuem tanto a capacidade de influenciar nossos pensamentos, como também a crença que seguimos e cultuamos. Sendo assim, foi possível entender sobre esse lado que diversas pessoas pouco conhecem porém, que tem grande importância. Essa conexão entre homem e natureza é mais cultivada na China, e acreditar nisso é sair da posição antropocêntrica, de que o homem domina os fenômenos e recursos naturais. Qualquer pessoa é capaz de perceber que no contato dos pés com o chão ou um banho de chuva tem o poder de nos transmitir uma sensação de leveza imediata. O cenário urbano, por sua vez, corta muito daquilo que se vê no meio do mato - por exemplo. Desde o início fomos criados de modo estrutural, sendo cobrados o tempo todo e vivendo de forma mais rígida, algo que é inexistente na natureza. Nela nos largamos deste ideal e ficamos livres para a espontaneidade e simplicidade que o meio natural traz. Já dizia Anne Frank: "O melhor remédio para os amedrontados, solitários e infelizes é sair, ir a um local em que possam ficar a sós, com o céu, a natureza e Deus. Só então você pode sentir que tudo é como deveria ser, e o que Deus deseja a felicidade das pessoas em meio à beleza e à simplicidade da natureza. Enquanto isso existir – e deve existir para sempre -, sei que haverá consolo para toda tristeza, em qualquer circunstância."

    Yasmin, turma 211.

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    1. Yasmin!
      Percebo que você destaca sobre os jardins orientais, os quais mostram a fascinação pela forma e arranjo paisagístico que os povos da região do Japão, China e arredores organizam seus espaços particulares. São países que têm grande população e o problema de espaço é uma característica comum a todos eles. Com um pequeno espaço conseguem criar recantos de grande encanto, propiciando lugares para meditação e estar. Têm grande senso estético e com pouco dizem muito. Eles têm árvores e arbustos, principalmente. Plantas herbáceas algumas e nenhuma anual de estação. As árvores e muitos arbustos têm, na maioria das vezes, folhas caducas, que caem no outono deixando o tronco desnudo, verdadeira escultura viva. Devemos imaginar de que com a neve cobrindo tudo as plantas entram em dormência e aguardam a primavera para brotar e encher tudo novamente de vegetação.

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  5. Não pude comparecer a viagem ao parque aquático good fish, mas como a maioria dos colegas foram, fiquei muito bem informada, além de muita diversão que podemos notar pelas fotos que estão acima, tiveram muito aprendizado. Essa foi uma oportunidade ótima, com certeza os que foram, viram e fizeram coisas que não haviam feito antes, pelo visto teve muitas arividades. Tudo isso graças a Professora Margaret Mocelini! acredito que todos os que foram gostariam de ir outra vez, só ouvi elogios desta viagem, desde o café da manhã até a janta.. Quero parabenizar a professora por dar essa oportunidade para os alunos, que mostrou ter muita responsabilidade e muito carinho por nós. e Tambem agradecer a todos que foram e nos trouxeram tudinho! Parabéns!!! :D Júlia Kerber Alves, turma 211.

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    1. Julia! Lembramos de todos vocês, em todos os momentos... Percebo a beleza da mídia em nossas vidas! Compartilhamos conhecimentos e junto adquirimos novas informações. Ab

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  6. Foi um ótimo passeio. La pode-se perceber como precisamos da natureza e como ela é bela, nos divertimos muito. Durante o dia pede-se participar de varias atividades legais como o slack line que é um esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. Também conhecido como corda bamba "linha folgada". O Slack line é indicado para todas as idades. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slack line como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slack line. O slack line possui muitos benefícios físicos e também mentais. Destacando o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como os maiores benefícios do slack line.

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  7. Achei bacana que alguns corpos conseguiram ter o equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, andando e fazendo manobras por cima.

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  8. É visivelmente perceptível o quanto de coisas importantes vocês adquiriram nessa viajem estão tofos de parabéns.
    Infelizmente não pude ter o previlégio de estar junto de meus colegas e amigos e claro da professora Margaret mocelini a qual dou também meus parabéns pelo motivo de abrir essa porta para o conhecimento aos meus colegas nessa elitrizante viajem.
    Achei interessante um trecho da publicação de uma das minhas colegas a qual fala a respeito da relação nítida e clara entre natureza e o nosso cotidiano, nossa filosofia de vida melhor dizendo.
    Gostaria de agradecer pelas imagens e pelas informações sobre a viajem com certeza me senti junto a vocês nessa jornada, simplesmente demais.
    Parabéns aqueles que superaram os seus medos que algumas das provas/atividades propostas traziam consigo, pois vocês desafiaram a si mesmos e descobriram coisas sobre vocês que até então tenho quase certeza de que não sabiam. Um exemplo disso a prova do túnel.
    Gostaria de ter comparecido e participado desse dia mas talvez um dia mesmo assim adorei as imagens.

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    1. Anderson! Você esteve sempre presente, muito comentamos de podermos compartilhar entre todos, mas respeitamos que nem tudo o que queremos acontece. Consideramos que no mundo de hoje a tecnologia nos favorece muito e juntos possamos alcançar os objetivos e de repente no próximo passeio possamos estar juntos. Ab

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  9. Para começarmos a trilha, paramos no Jardim Oriental, para receber informações sobre o mesmo e sobre o Parque Aquático Good Fish.
    O monitor Evandro nos informou que antes de ser um Parque para visitação de escolas, o Good Fish era um pesque-pague e só depois de a esposa do proprietário levar uma turma para lá, que se teve a ideia de fazer algo para escolas, grupos de estudos... Já sobre o Jardim Oriental, Evandro nos informou o significado de cada coisa que tinha nele.
    Primeiro, falou sobre os três pés de bambus que estavam atrás de nós, explicando eram um sinal de proteção, podendo passar por muitos tremores de terra e ao seu redor nada modificaria, por conta disso, as pessoas se abrigavam próximo ou até mesmo dentro dele. Após esta informação, descobrimos o porquê da ponte, a qual já tínhamos passado, ela e o arco (que não tinha no local) são formas que os povos orientais criaram para simbolizar a purificação, evolução e autocontrole dos próprios, significa que quando passarem por cima da ponte ou por dentro do arco, terão minimizado todas as coisas ruins para no dia viver só coisas boas, ou voltar de um dia tumultuado e não levar para dentro de casa, o que viveram de ruim. Havia também três pedras, postas bem na entrada, sendo que a maior significa o pai, a média a mãe e a menor a família, por isso, quando alguém estiver meditando, por exemplo, em frente a maior, estará adorando seu pai.
    Em seguida, paramos em outro ponto para sabermos como seria nossa trilha, e logo a frente já tivemos o primeiro desafio, passar por uma ponte estreita que era um tronco de árvore. Esta ponte passava por cima da nascente, que é muito protegida por árvores e arbustos, os quais servem para não deixar que resíduos e até os venenos das lavouras que tem ao redor do Parque irem parar nela. Dando continuidade, passamos por um “leve” banho de lama, onde os monitores pulavam no poço e jogavam lama em todos nós. Passamos pela lama, mas logo tivemos que nos sujar mais ainda, os monitores passaram argila em todo o nosso rosto, falando que para participar das próximas experiências teríamos que estar camuflados. Andamos mais um pouco, até chegarmos ao túnel dos sentidos, este que mexeu com nossos cinco sentidos: audição, olfato, paladar, tato e a visão. Depois, nos molhamos todos no riacho, pois segundo os monitores, ninguém sai seco da trilha do Good Fish. Passamos ainda pelo cipó do Tarzan, a ponte das 3 cordas e a falsa baiana, uma ponte com duas cordas. Por fim, descemos a lona de 78m.
    Acredito que para todos foi uma viagem inesquecível, com aprendizados e experiências que levaremos para a vida toda.

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    1. Muito precisa sua escrita e o que mais chamou a atenção deste passeio foram as pedras do jardim. Pai, mãe e família. Precisamos da família sem ela nossa vida fica muito sem sentido. Tenho percebido muito desconsideração em relação a isso tudo e ali vemos a cultura oriental muito presente. Bj linda

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  10. Depois do café da manhã, nós nos dirigimos ao jardim da propriedade, onde foi nos proporcionado uma surpreendente e interessante aula sobre a anatomia do porco, este que é um animal que possui os órgãos internos muito parecidos com os dos seres humanos.
    Foi nos dada a oportunidade de participar na prática desta experiência, eu fui a primeira ajudante, cortando o tecido epitelial e adiposo do porco. Depois, com a participação dos meus colegas, foi puxada a língua e cortado o esôfago (onde passa o alimento) e a traqueia (onde passa o ar). Vimos o osso externo, que foi serrado, e os órgãos como o pulmão (que através de um cano de caneta foi enchido pelos alunos, para mostrar seu funcionamento), o coração, o diafragma, os rins, a vesícula biliar e o fígado, além do sistema circulatório. Olhamos, o pâncreas, o estômago, o véu da barriga (que segura os intestinos), o intestino grosso, o intestino delgado e a bexiga do porco. Vimos o sistema reprodutor. Em seguida a cabeça foi serrada ao meio e observamos o cérebro (que é menor do que o do humano), a hipófise (do tamanho de uma ervilha), também foi cortado o olho, e posto o líquido aquoso em cima de uma folha de jornal, funcionando como uma lente, depois examinamos a retina, e descobrimos que o porco estava com catarata, uma doença que prejudica a visão.
    Enfim, vivenciei diversas atividades fora do meu cotidiano, o que me levou a aprender muito.

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    1. A dissecação esteve mesmo maravilhosa, a partir dela iremos compreender melhor os sistemas humanos , já que carregamos características semelhante por sermos mamíferos. Foi de uma beleza inexplicável. Pela primeira vez eu também participei desta atividade prática e acrescentou muitas informações que se fizeram de outra forma de como eu imaginava. Os tecidos adiposo, muscular, conjuntivo... Muito legal. Bj querida

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  11. Ao chegarmos ao Parque Aquático Good Fish fomos recebidos com um carinho e um cuidado enorme, logo após sermos recebidos, fomos ao ambiente de alimentação para um belo café da manhã, com diversos alimentos, bem como, pão, rico em carboidrato o que nos proporcionou energia para o resto da manhã, teve também como complemento do pão, queijo e presunto como proteína, margarina, nata e banana que é rica em fibras, o que nos ajudou nos exercício durante todo o dia, e sem esquecer o maravilhoso leite com café que tivemos. Agradecemos de coração aos proprietários, e aos monitores que nos orientaram ao longo do dia, estava tudo maravilhoso, o cuidado e a atenção sobre nós foi espetacular.

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    1. Realmente Sara!
      Pela primeira vez que chego em um ambiente tão acolhedor e receptivo. Acredito que eles devem ter todo o conhecimento da nutrição. Aquele café era bem preciso, contemplava toda a questão de alimentos construtores, reguladores e energéticos. Sem contar do almoço com aquela massa e galeto; saladas diversas... E, a beleza do tratamento das pessoas para conosco. Devemos considerar sempre o todo.
      Ainda o acompanhamento no ônibus durante a noite até o adeus da partida!!! Muito bom. Bj minha linda

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  12. Acabei não podendo estar junto de meus colegas nesta viagem, as fotos e comentários me mostraram a oportunidade que perdi de estar nesse lugar maravilhoso, mas graças aos meus colegas consegui adquirir muito conhecimento.
    Achei muito interessante a mistura dos esportes radicais com as paisagens magnificas criadas pela natureza, sem falar do clima de tranquilidade que ela proporciona.
    A professora Margaret Mocelini está de parabéns por ter proporcionado aos seus alunos essa viagem que trouxe muito conhecimento e brincadeiras.
    Junior Schuck, turma 211

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    1. Junior te organize para que na próxima possamos estar juntos! Vou ficar aguardando por você. Ab

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  13. Durante esta viagem, aprendemos muitas coisas e nos divertimos bastante, por exemplo, quando fomos na tirolesa.
    A tirolesa se originou na região do Tirol, na Áustria e pode ser construída com cabos de aço ou com cordas. Uma coisa muito importante é a tensão (grandeza de força de tração exercida a uma corda) que faz com que não se forme uma “ barriga” no cabo, facilitando assim, a trajetória da pessoa em movimento.
    Fisicamente, quando um corpo for impulsionado na tirolesa, parte de seu peso vai estar direcionada para baixo e outra parte inclinada para a direção da corda, formando um ângulo reto. Neste caso, se a tirolesa tiver o comprimento de 288m (como a do passeio) e quisermos descobrir o peso utilizado, precisamos fazer a seguinte formula: P=sen x P.

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    1. Janine! Gostei de sua pesquisa. Contribuiu para sabermos um pouco mais sobre este esporte, inclusive sua origem e a física nesta situação descrita. Parabéns continue ab minha querida

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  14. Bom não pude estar junto dos meus colegas na viajem ao parque aquático good fish , mas pelas fotos e comentários pude perceber que esta viajem foi magnifica , agradeço aos meus colegas que foram que por eles pude adquirir conhecimentos .
    Principalmente a professora Margaret Mocelini quero parabenizar por ter apresentado uma viajem como está cheia de conhecimentos e diversão.
    Bruna Letícia Gallert Turma:211

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    1. Bruna!
      A viagem foi muito legal. Outras oportunidades irão acontecer...

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  15. A viagem ao Parque Aquático Good Fish foi maravilhosa, ao chegarmos lá nos recepcionaram muito bem, nos ofereceram um delicioso e maravilhoso café da manhã, para podermos realizar as atividades e desafios propostos durante todo o dia.
    No decorrer das atividades, teve uma que me marcou muito que era a falsa baiana, uma ponte com duas cordas ou seja uma travessia que consiste de duas cordas, uma onde é apoiado o pé e outra onde você se segura pela mão. Não é fácil de ser concluída por qualquer pessoa, pois exige muito equilíbrio e força física. É uma atividade que é complicada dependendo da corda pode machucar a mão, é preciso que se tenha em mente que acidentes acontecem em momentos de descuido, como por exemplo eu que cai um pequeno tombo mas não me feri, foi um tombo de nada, pois nunca havia praticado uma atividade desse porte, mas gostei da experiência, é sempre mais um desafio tentado e vencido com esforço e dedicação. Com certeza é diversão garantida, quero convidar a todas as pessoas que não participaram dessa atividade ainda a vencerem seus medos e encararem a “falsa baiana”, garanto que vai valer muito a pena, e vera que você é capaz de superar cada obstáculo proposto no seu dia a dia.
    Quero agradecer aos proprietários do Parque pelo dia pra lá de especial que nos proporcionaram, aos monitores que nos orientaram ao longo do dia, e os conhecimentos que obtemos depois daquele dia, sem sombras de duvidas muitos e muitos conhecimentos!!!
    Foi uma viagem maravilhosa, pra falar a verdade uma das melhores viagens da minha vida proporcionada pela queridíssima professora Margaret. Quero agradecer a dedicação, responsabilidade e muito carinho que você mostrou ter por nós, ameeii tudo!!!
    By: Mariéli Wecker, turma: 210

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    1. Mariéli!
      Você foi de uma enorme superação realmente. Assumiu atividades que eu me privei e te admirei muito naquele momento do desafio. Fez ver de que tudo vale a pena quando vivenciado de coração. Bj querida

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  16. or primeiro, gostaria de agradecer a oportunidade dada pela professora Margaret Mocelini, de podermos ir ao sítio goodfish, para a obtenção de novos conhecimentos. Segundo, gostaria de agradecer a meus colegas que foram a viaja, pois infelizmente não pude comparecer. Lendo os comentários acima, percebi que além de oferecer um espaço para o desenvolvimento pessoal do conhecimento, há um tratamento especial por parte dos proprietários, tornando o aprendizado além de mais fácil, algo prazeroso.

    Luiz Grolli, 210

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  17. Oi Luiz!
    A viagem foi realmente muito bacana. Sentimos que não teve como todos participarem. Mas, valeu pelo apoio. Ab

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  19. Depois de ver todas essas fotos e comentários vi o quanto essa viajem foi divertida e importante.
    Fico triste por não poder ter participado dela, mas fico muito agradecida pela atenção de meus colegas em nos passarem todas as informações necessárias, a nós que não fomos, nos contando milhares de vezes sobre as atividades propostas.
    Garanto que todos que não foram ficaram muito curiosos para terem essas experiencias também, acho que isso além de nos ajudam em conhecimento, nas disciplinas escolares, nos ajuda na vida, além de nós mesmos nos desafiarmos nas atividades propostas pelo Good fish, vencemos nossos próprios medos e nós divertimos.

    Rossana Radin, 210

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  20. Pegada Hídrica
    Pegada hídrica é definida como o volume de água total usada durante a produção e o consumo de bens e serviços , bem como o consumo direto e indireto no processo de produção ou seja a PH (pegada hídrica) de um individuo , comunidade ou empresa é definida como o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumido pelo individuo.
    A maioria dos usos de água ocorre na produção agrícola destacando também um número significativo de volume de água consumida e poluída nos setores industrial e domésticos .
    Com a pegada hídrica podemos medir a quantidade de água usada na produção de qualquer coisa como de uma pizza ,de uma certa quantidade de carne , em uma xicara de café, do leite ,e até mesmo em um tênis .

    Nome:Poliana Diemer
    Turma :10

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  21. Pegada Hídrica
    Pegada hídrica é definida como o volume de água total usada durante a produção e o consumo de bens e serviços , bem como o consumo direto e indireto no processo de produção ou seja a PH (pegada hídrica) de um individuo , comunidade ou empresa é definida como o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumido pelo individuo.
    A maioria dos usos de água ocorre na produção agrícola destacando também um número significativo de volume de água consumida e poluída nos setores industrial e domésticos .
    Com a pegada hídrica podemos medir a quantidade de água usada na produção de qualquer coisa como de uma pizza ,de uma certa quantidade de carne , em uma xicara de café, do leite ,e até mesmo em um tênis .

    Nome:Poliana Diemer
    Turma :10

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  22. Poliana você postou em outro endereço. Arrumar... Ab

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  23. Além de nos proporcionar um dia de muitas aventuras, gostaria de agradecer a Prof.ª Margaret pela aprendizagem que tivemos, quando vimos a anatomia do porco, que é muito parecida com a nossa, seres humanos, e também na questão sobre alimentação, que foi muito importante, pois tivemos que ter bastante energia para cumprir todos os desafios propostos pelos monitores. Depois de um café da manhã muito energético saímos á fazer as atividades, primeiramente paramos no jardim oriental, onde nos ensinaram costumes sobre os mesmos, e a história do parque; então começamos a trilha. Logo de cara os monitores já nos deram um banho de lama, depois atividades envolvendo água, a trilha teve uma duração de aproximadamente duas horas. Ao meio dia também, uma alimentação muito energética, pois a tarde viriam as aventuras mais radicais, que eram a Tirolesa e o Rapel. Todos desceram na tirolesa com facilidade. Demonstrando sua coragem a professora Margaret foi a primeira a descer no Rapel e depois todos nós a seguimos. Mesmo desgastados, ainda deu tempo para uma partida de futebol. Depois da janta, todos arrumaram seus pertences e voltamos para a escola.

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  24. Eu não estive presente na viagem de estudos vi e ouvi varias coisas sobre a viagem, mas não é a mesma coisa se eu estivesse lá...Meus colegas falaram muito sobre os esportes radicais como o Rapel a Tirolesa. Também falaram bastante quando andaram na lama e quando desceram na lona. Creio que foi uma incrível experiência para quem foi, eu como não tive a mesma oportunidade que os outros fiz o meu papel de aluno e vim a aula. Mas tenho a certeza de que se eu tivesse uma segunda oportunidade eu não a dispensaria.

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  25. Infelizmente não foi possivel estar presente nessa viaja de estudo, pois estava com pé quebrado.... Ouvi de meus colegas tudo o que eles fizeram, e pelo que eles falaram foi muito divertido. Acredito que foi uma experiência inesquecivel para os que foram e eles aprederam muito com essa viajem de estudo. Espero na próxima estar presente e vivencia esses momentos junto com os outros aluno...

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