segunda-feira, 30 de março de 2015

PEGADA HÍDRICA

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ÉRICO VERÍSSIMO







MARGARET MOCELINI
















PEGADA HÍDRICA




















Três Passos-RS,

2015


MARGARET MOCELINI













PEGADA HÍDRICA










Projeto de ação direcionado a intervenção da Pegada Hídrica.
Usos ocultos da água.

















Três Passos-RS,

2015



DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME DO PROJETO: Pegada Hídrica
AREA DE ABRANGÊNCIA:
Estudantes do Curso Normal Turmas 10, 20 e 30.
ESCOLA
Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo
DIRETOR DA ESCOLA
Alci Finatto
COORDENADORA DO CURSO NORMAL
Fátima Bavaresco

IDENTIFICAÇÃO DA CORDENAÇÃO DO PROJETO:

O projeto será coordenado pela Professora de Biologia Margaret Mocelini e desenvolvido por todos os Professores do Curso Normal.

IDENTIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES E ENTIDADES ENVOLVIDAS NA AÇÃO
A pesquisa e ação serão das turmas 10, 20 e 30 do Curso Normal e a Instituição Escolar.
EQUIPE DE TRABALHO
Professores e alunos do Curso Normal Turma 10, 20 e 30 envolvendo a Entidade Escolar.
                 


















SUMÁRIO


INTRODUÇÃO................................................................................................5



1
TEMA ....................................................................................................5

2
DELIMITAÇÃO DO TEMA.....................................................................5

3
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA..........................................................5

4
HIPÓTESE.............................................................................................6

5
OBJETIVO GERAL................................................................................6

5.1
OBJETIVOS ESPECÍFICOS.................................................................6

6
JUSTIFICATIVA....................................................................................7

7
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................7

8
MÉTODO..............................................................................................11

9
CRONOGRAMA...................................................................................12

10
 ORÇAMENTO ....................................................................................12

11
REFERÊNCIAS...................................................................................13






































INTRODUÇÃO

Sabe-se que as atividades desencadeadas pelos seres humanos são de consumir e poluir uma extensa quantidade de água e a maior parte do uso desta ocorre na produção agrícola, industrial e doméstica. Este consumo está sempre associado a atividades como irrigação, refrigeração, higiene pessoal, limpeza e processamento que vem de uma multiplicidade de atividades poluentes independentes. O total de consumo está relacionado com o tipo e a quantidade que o conjunto de seres vivos consome e, também, a estrutura da economia global fornecedora dos diversos bens de consumo e serviços. 
Percebe-se que há pouca abordagem quanto aos recursos hídricos sobre o consumo e prática da gestão hídrica, bem como a poluição da água ao longo de toda a cadeia de produção e abastecimento dos produtos de consumo. Isso gera, assim, pouca conscientização sobre produção e o abastecimento destes.
Para tanto, o uso oculto da água em produtos pode ajudar na compreensão global da água doce e na quantificação dos efeitos do consumo e do comércio na utilização destes recursos hídricos, gerando, dessa forma, um novo comportamento frente a este bem tão precioso do planeta Terra.
Este último se encontra desconectado entre os maiores consumidores “seres humanos” e só pode ser conectado se for analisado o processo de produção do produto utilizado, desde as origens até seu abastecimento. Isso pode gerar novas estratégias de gestão para este recurso, já que, a partir disso, será reconhecido que não somos apenas usuários diretos da água, mas também confraternizamos como usuários indiretos e, portanto, desencadear mudanças imediatas.
Afinal, a pegada hídrica de um produto se apresenta como indicador do uso da água que aprecia, não apenas o seu uso direto, mas o volume de água utilizado para produzi-lo, medida ao longo de toda a cadeia produtiva geográfica e temporalmente auxiliando na compreensão sobre como atividades e produtos interagem com a escassez e a poluição da água e seus impactos. “Vivemos em um mundo descartável”, tudo se aperfeiçoa em tempo rápido e vamos formando os grandes amontoados de lixo sem prestar atenção que tudo isso gera grande gasto hídrico.



1 TEMA
Pegada Hídrica
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Pegada hídrica em alguns produtos de consumo humano.



3 PROBLEMA DE PESQUISA
Qual a compreensão que a comunidade escolar apresenta frente à pegada hídrica e a sustentabilidade?
4 HIPÓTESE
Acredita-se que a comunidade escolar desconhece a questão de  sustentabilidade hídrica.



5 OBJETIVO GERAL

Quantificar a pegada hídrica de produtos ou de determinadas áreas avaliando a sustentabilidade ambiental, social e econômica destes, bem como, verificar de que forma as atitudes humanas podem vir a se tornar mais sustentáveis sob o ponto de vista hídrico para que a comunidade escolar tenha acesso a estas informações.


 5.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Pesquisar a história da Pegada Hídrica
- Diferenciar os tipos de Pegada Hídrica
- Analisar o impacto ambiental quanto à produção e consumo dos produtos em relação aos países emergentes e desenvolvidos.
- Quantificar a pegada hídrica de empresas.
- Avaliar a sustentabilidade ambiental, social e econômica da pegada hídrica da Indústria de Laticínios Santo Antônio.
- Verificar as atividades humanas relacionando com a poluição da água
- Descrever as informações obtidas em nível de conhecimento e compreensão sob o ponto de vista hídrico
- Quantificar a pegada hídrica do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo
- Promover atitudes de economia quanto à pegada hídrica da Instituição.
                    

6 JUSTIFICATIVA
Sabe-se que as atividades humanas consomem e poluem uma enorme quantidade de água. Em uma escala global, a maior parte do uso da água ocorre na produção agrícola, mas há, também, volumes consideráveis de água consumida e poluída pelos setores industriais e domésticos. Estes podem estar consorciados a atividades específicas como irrigação, higiene pessoal, limpeza, refrigeração e processamento.
Tem-se prestado pouca atenção ao fato de que, no final, o total de consumo de água e geração de poluição está relacionado com o que e quanto a comunidade consome, além da estrutura da economia global que é fornecedora do pluralismo de bens de consumo e serviço.
Até então, existe pouca abordagem na ciência e na prática de gestão de recursos hídricos sobre o consumo e poluição da água ao longo de toda uma cadeia de produção e abastecimento. Esse fato contribui para a pouca conscientização das características de uma produção. O que chama atenção, pois a sua cadeia de abastecimento vem a influenciar fortemente no consumo e poluição da água, que está sempre associada com um produto final de consumo.
Portanto, visualizar o uso oculto da água em produtos pode ajudar no entendimento de caráter global da água doce e na quantificação dos efeitos do consumo e do comércio, na utilização dos recursos hídricos. Esse aperfeiçoamento irá auxiliar para que os conhecimentos dos recursos hídricos não permaneçam desconectados dos seres humanos, sendo, estes, os principais consumidores, auxiliando, assim, para uma atitude de respeito e economia dos produtos explorados e utilizados.

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
 A pegada hídrica é um indicador do uso da água que considera não apenas o seu uso direto por um consumidor ou produtor, mas, também, seu uso indireto, abrangendo toda a apropriação dos recursos hídricos. Sendo assim, analisar e estudar a pegada hídrica de um produto e o volume de água utilizado para produzi-lo, medida ao longo de toda a cadeia produtiva, passa a ser um indicador multidimensional, que mostra os volumes de consumo de água por fonte e os volumes de poluição pelo seu tipo. 

Segundo Hoekstra, 2009, a pegada hídrica é um indicador da apropriação de água doce (em m3/ano), desenvolvido em analogia pegada ecológica, que é um indicador do uso do espaço biologicamente produtivo (em ha). Para se ter uma ideia do que significa o tamanho da pegada hídrica é necessário compará-la com os recursos hídricos disponíveis (também expressos em m3/ano), assim como é necessário comparar a pegada ecológica com o espaço biologicamente produtivo, disponível (em ha). Essencialmente, a avaliação de sustentabilidade da pegada hídrica visa comparar a pegada hídrica humana com o que a Terra pode suportar de modo sustentável.
Percebe-se, nesta colocação os conflitos existentes entre o cuidado e a economia de nossos produtos. A consciência que devemos ter em nossas ações diárias como seres humanos que somos e vivemos em uma época de “tudo descartável”. Despertar no aluno essas questões intrigantes de preservar e economizar em tudo, pois cada produto que descartamos usufruiu muito gasto hídrico afetando de alguma forma o Planeta. Quando mergulhamos neste tema, no entanto, descobrimos que há muitas questões e muita complexidade envolvidas. A sustentabilidade, por exemplo, tem distintas dimensões (ambiental, social, econômica); os impactos podem ocorrer em níveis diferentes (impactos primários, secundários) e a pegada hídrica tem cores distintas (azul, verde e cinza).
A pegada hídrica azul é um indicador do uso que dizima a água doce superficial ou subterrânea. O termo se refere a quatro casos distintos: quando a água evapora; quando a água é incorporada ao produto; quando a água não retorna a mesma bacia hidrográfica, mas sim escoa para outra bacia ou para o oceano; quando a água não retorna no mesmo período; por exemplo, quando é retirada em um período de seca e retorna em um período de chuvas. (HOEKSTRA, 2008. p. 79).

A pegada hídrica azul mede a quantidade de água disponível que é consumida em um determinado período (em outras palavras, a que não retorna imediatamente para a mesma bacia). Dessa forma, ela fornece uma medida da quantidade de água azul consumida pelo homem.
Portanto, o uso dizimado é comparado à evaporação que pode ser relacionada à produção e inclui a água que evapora no processo de armazenamento, o transporte, o processamento, a coleta e o lançamento em canais de drenagem e de estações de tratamento de esgotos.
Em suma, o uso consuntivo da água não significa que ela desaparece, pois esta permanecerá dentro do ciclo e retornará sempre para algum lugar.

A pegada hídrica verde é um indicador do uso da água verde por parte do homem a qual se refere à precipitação no continente que não escoa ou não repõe a água subterrânea, mas é armazenada no solo ou permanece temporariamente na superfície do solo ou na vegetação. Eventualmente, essa parte da precipitação evapora ou é transpirada pelas plantas. (HOEKSTRA, 2008. p.77).

Nota-se que nem toda a água verde pode ser absorvida pelas culturas, pois sempre haverá evaporação de água do solo. Ainda nem todas as áreas e períodos do ano são adequados para o crescimento de culturas.
Logo, segundo Hoekstra, 2006, a pegada hídrica verde é o volume da água da chuva consumido durante o processo de produção, relevantes para produtos agrícolas e florestais como: grãos, madeira. Essa corresponde ao total de água da chuva que sofre evapotranspiração, dos campos e plantações, mais a água incorporada nos produtos agrícolas e florestais colhidos.

A pegada hídrica cinza de uma etapa do processo é um indicador do grau de poluição da água que pode estar associado à etapa do processo. E definida como o volume de água necessário para assimilar a carga de poluentes baseado nas concentrações em condições naturais e nos padrões ambientais existentes. O conceito de pegada hídrica cinza surgiu do reconhecimento de que o tamanho da poluição hídrica pode ser expresso em termos de volume de água necessário para diluir os poluentes de forma que eles se tornem inócuos. (HOEKSTRA, 2008. p.81).


Considerando a pegada hídrica cinza, percebe-se que ela se refere ao volume de água necessário para diluir os poluentes de modo que a qualidade da água, em seu estado natural, seja mantida acima dos padrões mínimos de qualidade aceitáveis.
Os estudos de pegada hídrica podem ter vários propósitos e podem ser aplicados em diferentes contextos. Cada um deles requer uma análise específica que permitirá alternativas diferentes em relação às suposições usadas. Pode-se avaliar a pegada hídrica de diferentes entidades, por isso, este projeto reflete, primeiramente, na pesquisa de produtos de consumo e, após estudos aprofundados, na visita à Indústria de Laticínios Santo Antônio e outras indústrias e, posteriormente analisar os usos ocultos da água no Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos, RS.
 Dessa forma, acredita-se ser importante começar especificando qual a pegada hídrica de interesse.
Segundo Hoekstra, 2008, a melhor maneira de avaliar a sustentabilidade da pegada hídrica total em uma área geográfica é fazê-lo considerando a área de uma bacia hidrográfica. No âmbito dessa unidade hidrológica, é possível comparar, de maneira razoável, a pegada hídrica verde ou azul com a disponibilidade de água verde ou azul ou, ainda, a pegada hídrica cinza com a capacidade disponível de assimilação de resíduos. Além disso, as questões referentes à alocação justa e eficiente dos recursos hídricos são mais relevantes na escala das bacias. A sustentabilidade da pegada hídrica dentro de uma bacia pode ser analisada sob três perspectivas diferentes: ambiental, social e econômica. Para cada uma das perspectivas, existem alguns ‘critérios de sustentabilidade’ a ser considerada. Um critério de sustentabilidade indica quando uma pegada hídrica, em uma bacia hidrográfica, não pode mais ser considerada sustentável.
Sustentabilidade ambiental: A qualidade da água deve permanecer dentro de certos limites. Indicadores destes limites são os ‘padrões de qualidade da água em seu estado natural’, acordados pelas pessoas. Além disso, os rios e fluxos de água subterrânea devem permanecer dentro de certos limites comparados aos do escoamento natural a fim de preservar os ecossistemas que dependem de rios e águas subterrâneas, bem como as comunidades que dependem destes ecossistemas. No caso dos rios, as chamadas ‘demandas de vazão ambiental’ definem os limites para as alterações no escoamento, do mesmo modo que os padrões de qualidade da água em seu estado natural definem os limites para a poluição (RICHTER, 2010, p.72).

Percebe-se, neste caso da água verde, que as ‘demandas ambientais de água verde’ definem os limites para o consumo humano.

Sustentabilidade social: Uma quantidade mínima de água doce disponível no planeta precisa ser alocada para as ‘necessidades básicas do homem’; mais precisamente, um suprimento mínimo de água de uso doméstico, ou seja, para beber, lavar e cozinhar e uma alocação mínima de água para a produção de alimentos, para assegurar alimentos suficientes para todos. Estes critérios implicam que somente a fração de água disponível remanescente, após as retiradas de água para atender as demandas ambientais e as necessidades básicas do homem, pode ser alocada para usos ‘não essenciais’. Um suprimento mínimo de água para beber, lavar e cozinhar precisa ser assegurado em nível de bacia hidrográfica. (RICHTER, 2010, p. 72).

Nota-se, neste caso de que deve ser assegurada, em nível mundial, uma mínima quantidade de água na produção de alimentos, pois as comunidades que vivem nas bacias não são necessariamente autossuficientes em termos de alimentos, sendo estes garantidos pela importação.


Sustentabilidade econômica: Do ponto de vista econômico a água precisa ser alocada e utilizada eficientemente. Os benefícios de uma pegada hídrica (verde, azul ou cinza) que resulta do uso da água para um determinado fim devem ser superiores ao custo total referente a essa pegada hídrica, incluindo externalidades e custos de oportunidades. Do contrário, a pegada hídrica é insustentável. Quando a pegada hídrica verde, azul ou cinza de uma bacia não atende a algum dos critérios de sustentabilidade ambiental, social ou econômica, a pegada hídrica não pode ser considerada ‘geograficamente sustentável’. (RICHTER, 2010, p.72).


            Percebe-se, que quando a pegada hídrica verde, azul ou cinza de uma bacia não se complementa aos critérios de sustentabilidade ambiental, social ou econômica, a pegada hídrica não pode ser avaliada geograficamente como sustentável.






8 MÉTODO
O local escolhido para desenvolver esta atividade didática interativa e de pesquisa científica será o Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, localizado na Rua Gaspar Silveira Martins, nº 1415 no município de Três Passos- RS. Essa Instituição atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio Politécnico, bem como o Curso Normal e o Técnico em comércio. Apresenta um número de aproximadamente 1.200 alunos e 86 professores e funcionários.

Os participantes deste projeto serão os alunos e professores do Curso Normal turmas 10, 20 e 30.
Para divulgação desta ideia serão produzidas camisetas que deverão ser vendidas pelas alunas do Curso Normal e Professora responsável. Também serão trabalhadas atividades exploratórias, nas disciplinas de didáticas do Curso Normal, como: teatro, cantigas, poesia, histórias com fantoche e varal, produção de parlendas, etc.
            O Projeto terá início em abril de 2015 com a pesquisa da Pegada Hídrica de produtos. Dando continuidade em 2016 com analise da Indústria Laticínio Santo Antônio e em 2017 estudar a pegada hídrica da Instituição Escolar.
Para coleta de dados, serão utilizadas pesquisas: Via internet, biblioteca, revistas, artigos científicos, entre outras.

9 CRONOGRAMA

.
ATIVIDADES

Mar.
2015
Abr.
2015
Maio
2015
Agos
2015
Set.
2015
Out.
2015
Nov.
2015
Dez.
2015
Pesquisa pegada hídrica
X
X
x





Apresentação de um produto

x
x





Produção das camisetas

X
x
x
x



Divulgação do Projeto e venda das camisetas

x
X
x
x



Aplicação das atividades


x
X
x
x
x

Socialização da primeira etapa do Projeto






x

Organização das atividades para o próximo ano







x


10 ORÇAMENTO
           
            O valor das camisetas será por conta de cada aluno que quiser fazer a aquisição para divulgação do Projeto. As vendas das mesmas serão divulgadas em toda a Comunidade Escolar no valor de R$ 25,00. Estas terão um pequeno valor de acréscimo para o caixa; reserva esta, que oportunizará o pagamento nas viagens do próximo ano.



REFERÊNCIAS
Hoekstra, A. Y. (2006) ‘The global dimension of water governance: Nine reasons for global arrangements in order to cope with local water problems’, Value of Water Research Report Series No 20, UNESCO-IHE, Delft, Netherlands, Disponível em: Acesso em: Março de 2015.

Hoekstra, A. Y. (2008a) ‘Water neutral: Reducing and offsetting the impacts of water footprints’, Value of Water Research Report Series No 28, UNESCO-IHE, Delft, Netherlands Disponível em:<www.waterfootprint.org/Reports/Report28-WaterNeutral.pdf>Acesso em: Março de 2015

 Hoekstra, A. Y. (2008b) ‘The relation between international trade and water resources management’, in K. P. Gallagher (ed) Handbook on Trade and the Environment, Edward Elgar Publishing, Cheltenham, pp116–125

Hoekstra, A. Y. (2008c) ‘The water footprint of food’, in J. Forare (ed) Water For Food, The Swedish Research Council for Environment, Agricultural Sciences and Spatial Planning, Stockholm, pp49–60

Hoekstra, A. Y. (2009) ‘Human appropriation of natural capital: A comparison of ecological footprint and water footprint analysis’, Ecological Economics, vol 68, no7, pp1963–1974
Richter, B. D. (2010) ‘Re-thinking environmental flows: From allocations and reservesto sustainability boundaries’, River Research and Applications, vol 26, no 8,pp1052– 1063




















69 comentários:

  1. Nome: Mateus Alencar Ferronato
    Turma: 110

    Ao concluir minhas pesquisas aprendi que:
    O consumo de água para fabricar produtos passava despercebido pela população, por exemplo, no Brasil o consumo anual é de 2027 metros cúbicos.
    Afim de alertar a população mundial sobre esse consumo uma organização chamada Water Footprint e seus parceiros criaram um medidor chamado Pegada Hídrica.
    Pegada Hídrica é uma indicador que mede o consumo de água gasto, esse indicador busca conscientizar as pessoas sobre o consumo ''oculto'' de água.
    Entre as áreas que mais gastão água em suas produções esta a agricultura (entre 65% a 70%), chegando a gastar 17 mil litros para produzir 1 kg de carne de boi, em seguida a industria (24%) e uso doméstico (entre 8% e 10%).
    Alem disso a Pegada Hídrica é divida em três tipos:
    Pegada Hídrica Verde: Esta relacionada à água das chuvas.
    Pegada Hídrica Azul: Esta relacionada à água dos rios e lagos.
    Pegada Hídrica Cinza: É a que mede o volume necessário para despoluir a água até ficar aceitável.
    Além da Pegada Hídrica a Water Footpint apresentou outros projetos como, criar uma lei que obriga-se os fabricantes a por rótulos mostrando a quantidade de água gasta para a fabricação, na tentativa de alertar a população e reduzir a escassez de água que chega a afetar 2,7 bilhões de pessoas, pelo menos um mês por ano, segundo a organização.
    Assim concluímos que a maioria da população não sabe da quantidade de água gasta na fabricação de alimentos, roupas, etc, e devemos conscientiza-las para ter um futuro melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus!
      Poderia postar o link que você pesquisou. Achei interessante esta colocação que destaca na escrita. Ab

      Excluir
  2. Jean H. Kochenborger, Turma 110
    Minha conclusão sobre o assunto Pegada Hídrica, é que ela é uma forma de medir o volume total de água utilizada seja para fabricar um alimento ou mercadoria, todo o processo, desde o início é calculado.
    Uma carne de boi de 1kg é usado 17 mil e 100 litros de água e a manteiga seria em torno de 18 mil litros de água. Essa seria a expressão “água oculta”, que pouca gente sabe, mas deveriam ter em mente, que quase tudo que temos, ou usamos é feito, de alguma forma, com a utilização da água doce do planeta em que vivemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos despertar ideias que vem a contribuir para preservação e cuidado.

      Excluir
  3. Arthur Immich, turma 110.

    O termo "Pegada Hídrica surgiu em 2002, e foi criado para alertar o mundo sobre o consumo de água doce "invisível" utilizada para criação de produtos ou consumo própio. O maior consumo de água doce é na agricultura (de 65% a 70%) seguido pela indústria (24%) e uso doméstico (de 8% a 10%).
    Dividida em três tipo, Verde (Relacionada a chuvas), Azul (Água de rios, lagos e subterrânea) Cinza (É a que mede a quantia de água necessária para despoluir a água de modo aceitável).
    A sociedade vem sofrendo com o crescimento da população, da demanda por água, e o desmatamento ecológico, a pegada hídrica é importante pois a partir do momento em que a sociedade for capaz de medir em números a sua contribuição em relação ao consumo de água, será possível controlar de maneira eficaz as fontes de água doce do planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas seriam as respostas que temos, acredito que o problema Arthur será como vamos agir para preservar a água límpida.

      Excluir
  4. Gabriela Bratz Santos
    Turma 110
    Também conhecida como pegada de água, é um indicador do uso de água de forma direta ou indireta.
    É um método criado para medir a quantidade de água gasta na fabricação de um alimento ou mercadoria.
    Poucas pessoas estão cientes de quanto se gasta de água doce para a produção de alimentos e afins. Um exemplo é a produção de queijo que para obtermos 1 Kg, usamos 5280 litros de água doce. E para a obtenção de 100 gramas de chocolate, é necessário o uso de 2400 litros de água.
    Desse modo podemos concluir que o fato de não observarmos tais fatores, nos torna "vilões" do consumo exagerado de nossas fontes hídricas, tendo em vista que, não levamos em consideração os gastos domésticos.

    ResponderExcluir
  5. Guilherme Schuch,
    Turma 110

    A Pegada Hídrica é um indicador do uso da água que analisa seu uso de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor, também definida como o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos pelo indivíduo, comunidade ou produzidos pelas empresas.
    Pegada Hídrica está enraizado no conhecimento de que os impactos humanos nos sistemas de água doce podem estar ligados ao consumo humano, e que a questões como a escassez de água e a poluição podem ser melhores compreendidas e tratadas. A maior preocupação do indicador é pelo fato desse consumo ocorrer de duas formas: a direta, quando alguém abre a torneira para realizar alguma ação; ou a indireta, via aquisição de objetos de consumo, como roupas, produtos alimentícios, etc.
    No Brasil, o consumo de água é de 2027 metros cúbicos per capita ao ano e ainda tem 9% da sua pegada hídrica total fora das fronteiras do país, ou seja, exportamos água por meio de nossos produtos.
    A maior parte do uso é feito na agricultura, e veremos quantos litros de água são utilizados por itens do nosso cotidiano:
    130 litros de água são necessários para a quantidade de café equivalente a uma xícara do produto preparado.
    São necessários 1670 litros de água para 1 kg de arroz.
    Para fabricar 1 kg de queijo integral são necessários 940 litros de água.
    Com esta pesquisa pude concluir que não temos uma ideia muito ampla sobre quanta água é utilizada de forma invisível, indireta, e temos que olhar pelos dois lados e conseguir preservar a água que é algo que necessitamos muito.

    ResponderExcluir
  6. Vitória Bianchi, turma 110.
    O consumo de água no planeta está ligado as funções da água, tanto no cotidiano das pessoas, como na produção de produtos. A quantidade de água gasta para tais funções (produção de roupas, papel, alimentos, etc) é absurda, e boa parte da população não tem nem ideia disso. Depois de pesquisas da Water Footprint, organização que promove estudos relacionados a água, foi criada a Pegada Hídrica, que mede e analisa o total de água gasto para produção de produtos.
    Grande parte dessa água é usada na produção agrícola, destacando também um número significativo de volume de água consumida e poluída, usada nos setores industriais e domésticos.
    A maior preocupação é pelo fato desse consumo ocorrer de duas formas, a visível (abrir uma torneira, por exemplo), e a invisível (aquisição de objetos de consumo). E a preocupação parte dessa segunda forma, pois ela passa despercebida pelas pessoas. Então, com o objetivo de conscientizar a população, a Pegada Hídrica mostra o volume de água gasto em cada produto. Outra importante ideia da Water Footprint, é criar um projeto de lei que obrigue os fabricantes de mostrar nas embalagens dos produtos a água gasta.
    Tudo isso é feito com o objetivo de evitar a escassez de água, para evitar maiores problemas agora e futuramente, pois pelo menos um mês por ano, mais de 2,7 bilhões de pessoas sofrem com a falta de água.

    ResponderExcluir
  7. Bruna
    Turma 110

    O desperdício de água é enorme no Brasil. Tem gente que lava a calçada com água potável e não tem consciência disso. Mas isso é apenas um exemplo de tantos que temos hoje em dia, como levar meia-hora ou até mais em um banho, lavar a louça deixando sempre a torneira aberta, e até mesmo colocar a água que está fria fora e colocar outra água para esquentar, quando podemos aproveitar a mesma. Não acho que a água possa acabar, até porque, apenas 7% de toda a água do planeta é utilizada para o consumo, a maior parte da água de nosso planeta localiza-se nos oceanos, a água salgada, e se algum dia a água que é própria para o consumo humano acabar, poderemos ter locais com tratamentos de água salgada, para também poder ser utilizada para o consumo humano. Mas, em minha opinião, a água não tem como acabar, pois sempre vai chover, encher os rios, e depois parte da água dos mesmos, será evaporada, e voltará como chuva novamente, completando esse ciclo.
    Se pegarmos alguns alimentos que consumimos em maior quantidade, como por exemplo, um kg de carne bovina, a quantidade de litros de água usados em todo o processo da carne até ela chegar à nossa mesa, seria de 15.500 litros. Uma quantia enorme, mas maior ainda é a do chocolate, que todo mundo gosta, mas não tem ideia da quantidade de água usada até parar na sua mesa, o que seriam em torno de 24 mil litros de água. Essas quantidades enormes poderiam ser reduzidas, se reaproveitássemos a água utilizada, e também se tentássemos reduzir a quantidade de água usada. O fato da pessoa simplesmente reduzir o consumo, pode até reduzir essa quantidade de água utilizada, mas reduziria um valor quase que por total, insignificante. Precisamos sentir na pele os problemas para então, valorizarmos as soluções apresentadas. As empresas hoje, para sobreviverem, são obrigadas a sustentarem-se com uma sustentabilidade equilibrada, inovação em tecnologias, e empreendedorismo. Acredito nas mudanças de comportamento das pessoas em geral em relação à água, quando a escassez de água bater às suas portas, a falta nos obrigará a repensar o uso. Que possamos compreender as consequências de nossos atos hoje, acabar com o desperdício, e procurar economizar, porque sem água não há vida.

    ResponderExcluir
  8. Daiane Lopes, Turma 110
    Pegada hídrica é o volume de água usada durante a produção e consumo de bens e serviços, como o consumo direto e indireto no processo de produção. Um número significativo de consumo de agua é no setor agrícola, destaca-se também a poluição devido aos setores industriais e domésticos. O consumo de água está ligado no cotidiano das pessoas, como na produção de alimentos, roupas, papel e entre outros, a quantidade de água usada para esses meios é enorme e muitas vezes desproporcional. Por exemplo, para produzir um quilo de manteiga são gastos 18 mil litros de água. Podemos concluir que a pegada hídrica serve para conscientização e para que a água não passe despercebida pelas pessoas, que mostre a quantidade de água usada em cada produto.

    ResponderExcluir
  9. Maria Luiza Weiss, turma 110.
    A água está sendo consumida em excesso, tanto para o próprio consumo quanto para produção de diversos produtos. A organização Water Footprint criou um indicador de água chamado pegada hídrica, tal serve para medir o total de água gasto direta e indiretamente, sendo para agricultura, setores domésticos, produção de alimentos.
    A organização também pensou na ideia de um projeto de lei, para que os fabricantes exponham na embalagem de seus produtos a quantia de água necessária na fabricação.
    Essas ideias surgem para tentar evitar a falta de água, que segundo um relatório da Water Footprint, atinge pelo menos 2,7 bilhões de pessoas.
    Tento em mente essa ideia, acho que deveríamos dar mais atenção a este projeto, de tal maneira a ser mais divulgada, grande parte da população sofre pela falta de água potável e isso também se deve a falta de cuidado com a água, como esbanjamentos desnecessários e outros diversos fatores.
    Referência: eCycle

    ResponderExcluir
  10. Eliandra Carvalho, turma 110.
    Não é novidade pra ninguém que o consumo de água tantos nos dias de hoje como antigamente, vem cada vez aumentando mais. Esse fator muitas vezes está ligado á importância e á grande função que a água nos proporciona, seja na produção de alimentos, roupas, papel etc. a maior preocupação disso tudo é que geralmente nunca percebemos o desperdício exagerado de água. Geralmente quando consumimos os produtos, não procuramos entender as quantidades de água usados para sua produção. Segundo dados do estudo da água feito pelo professor Maurício Waldman, a agricultura é a que mais gasta água (entre 65% e 70% do consumo), seguida pela indústria (24%) e pelo uso doméstico (entre 8% e 10%). Nos últimos anos vivemos um período de grande crise em relação ao crescimento e degradação ambiental, sendo necessária uma reflexão sobre os problemas causados por nós e a sua influência sob o meio ambiente. Segundo dados, cada brasileiro em média, gasta 187 mil litros de água por dia sem perceber, essa conta é feita somando toda a água utilizada para a produção de bens de consumo, e nas atividades cotidianas. Além disso para termos uma ideia só uma manteiga gasta em média, 18.000 litros de água.
    Assim, a pegada hídrica existe como alerta para o gasto oculto de água e busca conscientizar as pessoas que o consumo de água deve ser devidamente maneirado e propõe mostrar o volume de água gasto em cada produto, oferecendo opções ao consumidor de escolher pelo produto que se apresente como mais econômico e, como consequência, seja uma maneira de estimular fabricantes a reduzir, em seus processos de produção, o uso desse recurso tão importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante quando faz o análise dos gastos. Acredito que na escassez de água só pensamos no consumo particular do ser humano e não fizemos este análise do todo que necessitamos para sobreviver parte dela. Bj

      Excluir
  11. Nome:Douglas Medeiros da Silva
    Turma:110

    O consumo de água no planeta está ligado às diversas funções da água, tanto no cotidiano das pessoas, como na produção de alimentos, roupas, papel, alimentos e entre outros. E a quantidade de água usada para esses meios é enorme e muitas vezes desproporcional. Para produzir um quilo de carne bovina, por exemplo, são gastos 15,5 mil litros de água.
    A maior preocupação do indicador é pelo fato desse consumo ocorrer de duas maneiras:
    A direta: Que é quando alguém abre uma torneira.
    E a indireta: Quando alguém utiliza ela para lavar as roupas cozinhar os alimentos etc.
    A agricultura é, de longe, a que mais gasta água (entre 65% e 70% do consumo),
    seguida pela indústria (24%) e pelo uso doméstico (entre 8% e 10%).
    Por isso que e bom ter o indicar de uso da água para sabermos o gasto “oculto” de água e busca conscientizar as pessoas para que pare de gastar tanta água.
    Tudo isso é feito para que não ocorra falta de água para que não ocorra nenhum problema futuramente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta que devemos fazer:
      - Como vamos criar ações educativas para prevenção? Intrigante quando paramos e descobrimos o quanto a água significa e como podemos prosseguir para tê-la.

      Excluir
  12. Eduarda Gattermann Turma 110
    A Pegada hídrica propõe mostrar o volume de água gasto em cada produto, na tentativa minimizar o impactos futuramente, do consumo consciente dos gastos para produzir uma cerveja, carne de boi, roupas entre outros produtos, um exemplo é fazer um par de calça jeans é usada aproximadamente 10 mil litros.
    Tentar diminuir o seu impacto na natureza, conscientização do consumo mais responsável e consciente, que nós leva a concluir que daqui alguns anos não vai existir água potável para beber, cozinhar na produção de alimentos, papel, roupas de algodão, etc e afeta 2,7 bilhões de pessoas com a falta de água.

    ResponderExcluir
  13. Nome: Vinicius Bourscheid
    Turma: 110

    Pegada Hídrica

    Água um elemento muito importante da natureza, para mim e para vários seres vivos o mais importante "mas isso todo mundo sabe", mas a pergunta é porque este é o mais valioso e ao mesmo tempo o mais desvalorizado e mal cuidado?
    A resposta é bem simples, por existir "muita", por existir em grande quantidade e em grande abundancia. Por esses motivos as pessoas não conscientizam em poupar, as pessoas "nos" sabemos que um dia esta vai "acabar" mas mesmo assim não fazem grande coisas para ajudar a proteger a nossa principal fonte de vida.
    Quando digo "acabar" estou me referindo a água potável de fácil acesso que equivale apenas a 1% de toda água mundial, os outros 99 % são compostos de 97% de água salgada e 2% de Calotas polares "água doce" e água subterrânea muito profunda.
    O desperdício de água é muito grande, até em países ricos, mas onde é mais desperdiçado e menos aproveitado adequadamente é nos países médios e pobres. Os números são tão altos que até para duvidar caso não veja os números e os gráficos da água.
    Na minha pesquisa vou pegar como referencia nosso Brasil, um pais que não é rico e também não é pobre.
    Se pegarmos a cidade de Macapá como exemplo "ficamos de boca aberta, por tanto que é desperdiçado de água". Na pesquisa feita pelo fantástico consta que 72% de toda água potável da cidade de Macapá é extraviada, ou seja perdida em tubulações velhas, canos quebrados ou ligações clandestinas. Mas não é só isso, na pesquisa do tera ambiental " é com apenas um R" consta que 72% de toda sua água boa "água potável que não foi desperdiçada nos canos" é usado para irrigação, se fizermos uma conta matemática vemos que:
    100 - 72 = 28 % "Água potável que não é desperdiçada em tubulações."
    28/100 = 0,28 x 28 "porcentagem da água que não é usada na irrigação" = 7,84
    ENTÃO APENAS 7,84 % DE TODA ÁGUA COLETADA NA CIDADE DE MACAPÁ CHEGA A CASA DOS MORADORES. Se forem coletados 100.000 litros de água apenas 7.840 chegaram na casa dos moradores, isto é algo quase surreal.
    Se pegarmos outras cidades vimos que a distribuição de água para a população é muito pequena e muito desperdiçada.
    Para produzirmos 1 quilo de manteiga gastamos no total 18.000 litros de água, em um pedaço de carne de boi de 1 quilo gastamos cerca de 17.100 litros de água, do inicio da produção até concluirmos por completo.
    Caso tivéssemos que pagar por toda essa água nos alimentos 1 kg de manteiga custaria cerca de:
    Preço do metro cubico no RS: 56,85
    56,85/10000 = 0,005685 " Preço do litro de água da torneira"
    0,005685 x 18000 = 102,33
    Teríamos o custo de 102,33 reais só com a água.
    Caso fizemos a manteiga com água mineral o custo seria muito superior
    1,26 o litro de água mineral " Preço muito abaixo do que é cobrado em muitos mercados"
    1,26 x 18000 = 22680,00
    O custo da água da manteiga seria 22680,00 reais o kg.
    Bom esta foi minha conclusão sobre a pegada hídrica e o desperdício de água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocaste uma bela pesquisa da Cidade de Macapá. Teria como fazer este levantamento de dados com a nossa CORSAN?
      Fazer uma enquete de Três Passos?
      Outra situação é água "acabar". Eu diria água insípida, pois, água é um bem retornável. O problema é a poluição da mesma. Ab

      Excluir
  14. Nome: Lisiane Schneider
    Turma:110
    O consumo de água no planeta está ligado às diversas funções da água, tanto no cotidiano das pessoas, como na produção de alimentos, roupas, papel e entre outros. A pegada hídrica é definida como o volume de água total usada durante a produção e consumo de bens e serviços, a maior preocupação disso tudo é que geralmente nunca percebemos o desperdício exagerado de água. Geralmente quando consumimos os produtos, não procuramos entender as quantidades de água usados para sua produção. Segundo dados do estudo da água feito pelo professor Maurício Waldman, a agricultura é a que mais gasta água (entre 65% e 70% do consumo), seguida pela indústria (24%) e pelo uso doméstico (entre 8% e 10%). A produção de um quilo de carne bovina exige 15 mil litros de água e muitas pessoas não ligam talvez nem saibam que para fazer qualquer alimento você vai gastar muitos litros de água, a sociedade pensa que nunca vai acabar água, porque chove e a água da chuva vai para o tratamento e depois para o consumo, mas se der uma "seca “no brasil, todos vão ter um peso na consciência por não saber utilizar a água da forma e quantia exata, pois devemos estar preparados para enfrentar isso. Assim, a pegada hídrica existe como alerta para o gasto oculto de água e busca conscientizar as pessoas que o consumo de água deve ser devidamente maneirado e propõe mostrar o volume de água gasto em cada produto, oferecendo opções ao consumidor de escolher pelo produto que se apresente como mais econômico e, como consequência, seja uma maneira de estimular fabricantes a reduzir.

    ResponderExcluir
  15. Nome :Ramon Jahn Turma:110
    Sobre a Pegada Hídrica,eu entendi que a Pegada Hídrica é um indicador do uso da água que analisa seu uso de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor. A Pegada Hídrica de um indivíduo, comunidade ou empresa é definida como o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos pelo indivíduo, comunidade ou produzidos pelas empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portanto se fizeres uma pesquisa sobre algum tipo de produto e apontasse os resultados seria bem interessante. Ab

      Excluir
  16. Ana Laura Schmitt, turma 110.
    A água, tanto no cotidiano das pessoas quanto para produção de produtos, esta sendo consumida em grande excesso. De um lado, temos a necessidade de sobrevivência da população, de outro, aqueles que a consideram mercadoria altamente rentável. A quantidade de água gasta para esses produtos é absurda, e boa parte da população não tem ideia disso. Tendo isso em mente, a organização Water Footprint criou um indicador de agua, chamando assim, Pegada Hídrica, que serve para medir o total de água gasta direta e indiretamente em vários setores da agricultura, domésticos, produção de alimentos, roupas...
    Essa mesma organização pensou na ideia de um projeto de lei, para todos os fabricantes exporem a quantia de água gasta na embalagem de seus produtos. Assim mostrando o desperdício de água em vários casos e conscientizando para o uso adequado.
    ‘’ Cuide da água tratada que chega até você’

    ResponderExcluir
  17. Acredito que sua escrita contribui para a consciência do quanto o ser humano precisa estar voltado ao dia a dia, do comportamento de preservação. A água está presente em qualquer objeto de manuseio humano. Devemos perceber que não basta as regras que já decoramos: Feche a torneira, economize no banho, recolha a água da chuva... vai além...

    ResponderExcluir
  18. Carolina Stack de Morais, turma 110.
    A pegada hídrica é um conceito criado em 2002 no inst. De estudos da Água da Unesco visando estimas o consumo de água doce em produtos e serviços, considerando o uso direto do processo de produção e o indireto em suas várias etapas. O método permite que as empresas, comunidades, países e até indivíduos calculem a quantia que utilizam em determinadas atividades a partir dos dados de consumo de produtos e serviços. Isto é muito útil na tomada de decisões e pelo uso inteligente de um recurso escasso, ameaçado pela poluição, desmatamento e aquecimento global.
    O conceito pegada hídrica foi baseado em conceitos similares como: pegada de carbono que apura quanto um item gera de gases de efeito estufa e pegada ambiental, que levanta o quanto de área de solo ocupa numa atividade ou precisa para ser produzido( por exemplo m2 por kg de milho).

    ResponderExcluir
  19. Mateus Eric Henrichsen, turma 110
    Para quantificar o consumo e enxergarmos como utilizamos os recursos hídricos, a organização internacional sem fins lucrativos Water Footprint, criou o conceito Pegada Hídrica que quantifica a água usada ao longo de todo ciclo de uso em diferentes contextos. O conceito existe desde 2002, quando surgiu em Delf, na Holanda, inspirado na Pegada Ecológica, introduzida por William Rees e Matthis Wackemagel.
    A pegada hídrica pode ser considerada como um indicador abrangente da apropriação de recursos hídricos, ao conceito tradicional e restrito de captação de água. Mostra os volumes de consumo de água por fonte e os volumes de poluição pelo tipo de poluição.
    Sobre isso, podemos afirmar que pegada hídrica informa o nível de água que existe em objetos, roupas, alimentos, etc.. Números que nós nunca imaginaríamos.

    ResponderExcluir
  20. Gabriela Toquetto Dickel, turma 110

    A pegada hídrica é definida como o volume total de água utilizado durante a produção de bens e serviços, como o consumo direto de água pelos seres humanos. A água não é consumida só diretamente mas também indiretamente, nos processos de produção. Uso de água ocorre,na maioria das vezes , na produção agrícola, destacando também um número significativo de volume de água consumida e poluída, dos setores industriais e domésticos.
    "Por que esse cálculo é importante?", segundo Albano Henrique de Araújo, coordenador de Água Doce do Programa de Conservação da Mata Atlântica e das Savanas Centrais da The Nature Conservancy "Os valores encontrados para a Pegada Hídrica de produtos, países, pessoas e processos em geral podem ajudar toda a sociedade a compreender melhor a forma como estamos nos apropriando deste precioso recurso e, ao mesmo tempo, auxiliar no aperfeiçoamento dos processos de gestão da água, garantindo sua disponibilidade."
    As pegadas hídricas verde, azul e cinza medem diferentes tipos de apropriação da água, as mesmas são:
    A pegada hídrica verde está relacionada à água das chuvas, que é necessária para o crescimento das plantas.
    A pegada hídrica azul mede o volume das águas de superfície e subterrânea consumidas.
    Para a Pegada Hídrica cinza, consideramos o volume de água que é necessário para diluir um determinado poluente até que a água aonde este efluente foi lançado retorne às suas condições aceitáveis
    A humanidade nos últimos anos vem vivendo um período de grande crise em relação ao seu crescimento e devastação ambiental, sendo necessária uma reflexão sobre os problemas causados pela sociedade e suas ações sobre o meio ambiente.Devemos exigir métodos produtivos mais sustentáveis e eficientes ao mesmo tempo em que fazemos nossa parte nas ações do dia-a-dia.A Pegada Hídrica ressalta a extensão desses impactos e amplia a consciência sobre o nosso papel dentro deste sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal a atitude de medir o hídrico com cores. Interessante que cada cor reflete um comportamento de estudo e com certeza fazer acontecer métodos produtivos mais sustentáveis é a solução para fortalecer e ampliar o cuidado com o hídrico. Ab

      Excluir
  21. Janice Kerkhof
    Turma 110

    Em meados de 1990, William Rees e Matthis Wackemagel começaram um projeto denominado pegada ecológica, a qual tinha por intenção demarcar o consumo humano de água por cada pessoa. 12 anos mais tarde, um projeto similar, chamado Pegada Hídrica foi iniciado, dando origem ao pensamento fundamental de que a agua, bem comum, poderia ser demarcada para uso próprio ou fins econômicos em fabricas ou indústrias.

    É claro que não dá para listar todos os produtos que usamos diariamente, mas escolhi alguns produtos para mostrar o quanto consumimos no nosso dia a dia:

    Maçã – 70 litros, 1 kg de carne – 15,5 mil litros, Copo de cerveja (250 ml) – 75 litros, Fatia de pão de forma – 40 litros, 1 kg de queijo – 5 mil litros, 1 kg de carne de frango – 3,9 mil litros, Camisa de algodão – 2,7 mil litros, Xícara de café – 140 litros, Ovo – 200 litros, Taça de vinho – 120 litros, 1 litro de leite – 1000 litros, 1 folha de papel A4 – 10 litros, Par de sapatos de couro – 8 mil litros

    Minha conclusão a respeito das questões hídricas no Brasil e mais precisamente sobre a pegada hídrica: Acredito que precisamos repensar nossas escolhas e nossas ações principalmente no que se refere a utilização dos recursos. A economia de recursos é mais do que uma escolha e sim uma necessidade se quisermos desfrutar deste precioso bem nesta e nas futuras gerações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A economia de recursos é mais do que uma escolha e sim uma necessidade se quisermos desfrutar deste precioso bem nesta e nas futuras gerações".
      Devemos pensar longe... mas, acredito que este é o momento presente... nunca estivemos com tanta dificuldade e cada vez as pesquisas apontam negativamente sobre o uso inconsequente. Precisamos fazer nossa parte. Ab

      Excluir
  22. André Augusto Colombo, Turma 111.
    A pegada hídrica é de total relevância, pois muitas vezes nos objetos que usamos, e alimentos que consumimos a um uso elevado da água ou o seu desperdício, que não imaginamos. Temos que ter em mente que água deve ser reutilizada e poupada, pois ela já está ficando escassa, mas para isso devemos ter novas ideias e métodos inovadores e eficientes. Em algumas cidades em que faltam água estão cobradas taxas a mais quando há seu uso excessivo, este é um método eficiente e uma boa ideia pra gastar menos, mas não deveria ser usado apenas em períodos de falta de água, mas sim sempre, para que as pessoas continuem sendo conscientes. Concluí que a pegada hídrica nos alerta para um futuro próximo em que teremos grandes dificuldades em questão a água, e desde já devemos buscar soluções para as futuras dificuldades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante esta sua posição sobre a taxa cobrada... Acredito que seria uma forma bem legal de nos reeducarmos para o uso consciente já que o brasileiro só faz acontecer quando "mexe no bolso" infelizmente... Ab

      Excluir
  23. Amanda Rafaela Batista
    Turma 111
    De acordo com o criador do termo, o professor holandês Arjen Y. Hoekstra, do Instituto Unesco-IHE para a Educação de Água, a Pegada Hídrica é um indicador da utilização da água que analisa seu uso de forma direta e indireta, tanto da parte do consumidor quanto do produtor.
    Por exemplo: Depois de preparar arroz para o almoço, é difícil imaginar que para um quilo do alimento estar à mesa, 2.500 litros de água foram gastos.
    Para a produção de carne, o número é ainda maior: para cada quilo, são 15.400 litros de água. Nestes casos, a “conta” considera o volume de água usado para produzir algo desde a extração da matéria-prima até as mãos do consumidor.
    De acordo com as minhas pesquisas elaboradas, a minha conclusão é de que a pegada hídrica serve para nos orientar sobre o nosso consumo de água, que é um consumo muito exagerado se pararmos para refletir, podemos mudar isso se cada um fazer sua parte, mas não só pela falta de água, e sim para mantê-la para nossos filhos e netos daqui a mais alguns anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos tomar consciência e descobrir formas de prevenção no consumo deste "bem" como cita o aluno André e você Amanda complementa... Tudo o que fizemos necessariamente a água está presente. Ab

      Excluir
  24. Ana Paula Ritter, Turma 111
    A pegada hídrica e considerada como o uso total de água para produzir um certo objeto. Como por exemplo, para produzir 1kg de carne bonina, é necessário cerca de 15.500L de água. Desse modo podemos ver ela é muito importante mesmo sabendo que está em um grande número de decadência, por causa da poluição e pelo uso excessivo do mesmo. Hoje em dia a grande maioria tem consciência de que a água não acabará, mas pode faltar em algumas localidades. A população deveria ter uma reflexão sobre tudo que acaba ocorrendo por causa de alguns problemas causados pela sociedade (poluição, desperdício, não reaproveitamento...). Dessa forma podemos ver o quanto é importante a água, tanto como para o próprio consumo, como para produzir tudo aquilo que usamos e necessitamos no nosso dia a dia, como alimentos, roupas, objetos, etc. Grupos e associados que ajudam na consciência humana, em relação a água, é importante e que esperamos em que um dia todos podemos ver que a humanidade use a água de um modo sustentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas utilizam muita água para beber, cozinhar e lavar, mas ainda mais para a produção de alimentos, papel, roupas de algodão, etc. A Pegada Hídrica é um indicador do uso da água que analisa seu uso de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor. A Pegada Hídrica de um indivíduo, comunidade ou empresa é definida como o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos pelo indivíduo, comunidade ou produzidos pelas empresas. Thamara Urnau, turma- 111

      Excluir
    2. A água é muito importante para o dia a dia, com ela realizamos muitas funções, e ela serve para produção de roupas, alimentos etc.
      O número de água utilizado para esse fatores são grandes, como o exemplo da Ana Paula sobre a carne bovina que se utiliza 15,5 litros de água.
      Minha conclusão foi que a pegada hídrica serve para nos mostrar o consumo exagerado de água, e como sabemos que a água é importante para nosso dia a dia, não devemos desperdiçar. Ana Flavia - 111

      Excluir
  25. Aluno: Vinícius Griebler
    Turma: 111
    A pegada hídrica é definida como o volume de água total usada durante a produção e consumo de bens e serviços, bem como o consumo direto e indireto no processo de produção.
    A pegada hídrica é um indicador do uso da água que analisa seu uso de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor. A pegada hídrica de um indivíduo, comunidade ou empresa é definada para produzir os bens e serviços consumidos pelo individuo, comunidade ou produzido pelas empresas.
    Até o abate para consumo um boi de três anos gasta em média: 1.300 kg de grãos, 7.200 kg de pasto - 3,069 milhões de litros de água.
    + 24 mil litros de água bebida
    +7 mil litros de água para serviço
    = 3,1 milhões de litros de água usada👇
    1 kg de carne consome 15,5 mil litros de água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante esta contabilidade que você pesquisou sobre a carne bovina. Achei muito legal poder acompanhar e compreender mediante esta pesquisa. Ab

      Excluir
    2. Aluno:Igor Mateus Wiethauper
      Turma:111
      Pegada Hídrica, que mede e analisa a quantidade de água gasta para fabricar um produto, além de aferir o consumo individual das pessoas em todo o mundo. No Brasil, o consumo de água é de 2027 metros cúbicos per capita ao ano e ainda tem 9% da sua pegada hídrica total fora das fronteiras do país, ou seja, exportamos água por meio de nossos produtos. A pegada é dividida em três tipos: a azul, que mede o volume das águas de rios, lagos e lençóis freáticos, usualmente utilizadas na irrigação, processamentos diversos, lavagens e refrigeração; a pegada hídrica verde, que se relaciona à água das chuvas, necessária ao crescimento das plantas; e a pegada hídrica cinza, que mede o volume necessário para diluição de um determinado poluente até que a água em que este efluente foi misturado retorne a condições aceitáveis, de acordo com padrões de qualidade estabelecidos

      Excluir
  26. Aluno : Diogo H. Kemerich
    turma : 111
    A pegada hídrica ou pegada de água é um conceito para estimar o consumo de água doce em produtos e serviços, considerando o uso direto no processo de produção e o
    indireto nas várias etapas da cadeia de suprimentos. O método permite que as empresas, comunidades, países e até indivíduos calculem o quanto de água consomem em
    determinadas atividades a partir dos dados de consumo de produtos e serviços. Isto pode ser útil na tomada de decisões e para embasar o esforço pelo uso inteligente de
    um recurso escasso, ameaçado pela poluição, desmatamento e aquecimento global.
    A pegada hídrica pode ser considerada como um indicador abrangente da apropriação de recursos hídricos, ao conceito tradicional e restrito de captação de água. Mostra os volumes de consumo de água por fonte e os volumes de poluição pelo tipo de
    poluição. Ela é medida em três tipos: pegada hídrica azul de um produto que refere-se ao consumo de água azul (superficial e subterrânea) ao longo de sua cadeia
    produtiva. A pegada hídrica verde que refere-se ao consumo de água verde (água de chuva, desde que não escoe). A pegada hídrica cinza refere-se à poluição e é
    definida como o volume de água doce necessário para assimilar a carga de poluentes, a partir de concentrações naturais e de padrões de qualidade da água existentes.
    É claro que não dá para listar todos os produtos que usamos diariamente, mas escolhemos alguns produtos para mostrar o quanto consumimos no nosso dia a dia:
    Maçã – 70 litros, 1 kg de carne – 15,5 mil litros, Copo de cerveja (250 ml) – 75 litros, Fatia de pão de forma – 40 litros, 1 kg de queijo – 5 mil litros, 1 kg de carne de frango – 3,9 mil litros

    ResponderExcluir
  27. Aluna:Sara Daniela Real Zügel
    Turma: 10
    A pegada hídrica é o indicador do uso da água que considera não apenas o seu uso direto por um consumidor ou produtor mas, também seu uso indireto. Ou seja é o volume de água utilizado para produzir um produto medido ao longo de toda a sua cadeia produtiva.Um exemplo é a produção do vinho, os estudos desenvolvidos pela 'Water Footprint Network" revelam que são necessários 125 litros de água para produzir uma taça de vinho. A pegada hídrica media global das uvas é de 610 Kg. Mas a questão é que se gastam 870 litros de água por cada litro de vinho, isso mesmo, tudo isso para um litro de vinho.As pesquisas estimam que o vinho tenha, em sua composição, aproximadamente duzentas substancias. Só de vitaminas, estão presentes A,B e C, alem de treze minerais essenciais. Os maiores países na produção de vinho produzem 80% de todo o vinho mundial são eles:
    1º-França
    2º-Itália
    3º-Espanha
    4º-EUA
    5º-Argentina
    6º-Austrália
    7º-Alemanha
    8º-África do Sul
    9º-Chile
    10º-Portugal

    ResponderExcluir
  28. Aluna: Vanessa Stroeher
    Turma: 10
    Pegada Hídrica na Produção do Caderno
    Este texto tem como finalidade descobrir qual a Pegada Hídrica de uma matéria, que no caso será o Caderno. E também como, do que e para que é feito.
    O caderno é um artigo domiciliar e escolar, geralmente usado por crianças e adolescentes em idade escolar. Por trás deste material, muito usado, mas pouco “lembrado” existe coisas espetaculares.
    Começamos então em descobrir, como é feito, muitos já se depararam com essa pergunta, mas nunca se aprofundaram mais no assunto, pois apenas sabem que é feito da árvore. Estão Certos, mas que tipo de árvore? Onde é encontrada? Como é feita a retirada para a produção?...Bem, é feito da madeira de uma árvore, chamada eucalipto, essa árvore se adapta a todas as condições climáticas. No Brasil, o cultivo do eucalipto iniciou-se em meados de 1909, pelo engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, o plantio dessa árvore, abrange extensas áreas, em Minas Gerais,cujo município de Itamarantiba. A folha é feita a partir da Celulose do Eucalipto. Na retirada dos elementos, para a produção há uma grande esquematização, primeiro, os pedacinhos retirados da madeira são colocados em um grande tanque para cozinhar,é adicionado também algumas substancias químicas.Após um tempo,tem-se uma pasta de celulose,essa pasta,passa por um procedimento de lavagem para retirada das impurezas.Após lavada,é levada para uma maquina chamada mesa plana,que irá transformar está pasta de celulose em uma folha contínua e lisa, sobre uma esteira rolante. No Brasil, cerca de 30% do papel vem do reaproveitamento.
    Agora então trataremos da sua Pegada Hídrica, como sabemos, a pegada hídrica é um indicador do uso da água que analisa seu uso de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor. É definido como volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens que utilizamos em nosso dia-a-dia. Em tudo existe uma Pegada Hídrica.
    Segundo o Instituto Akatu, instituição que estimula o consumo consciente, a produção de papel está entre os processos industriais que mais consomem água. Para entender o sistema industrial do setor, devemos saber que, é necessário 540 litros de água para produzir um quilo de papel.Já O Water Footprint Network(WFN),organização mundial empenha em promover o uso sustentável da água,afirma que em média,no mundo,para fazer uma folha de papel A4 são necessários 10 litros de água.
    Enfim, uma folha A4, tem 10 litros de água, ou seja, um caderno normal de 96 folhas tem 150 litros de água.

    ResponderExcluir
  29. Aluno:Gustavo Henrique Gaviraghi
    Turma:111
    Pegada Hidrica
    O consumo de água no planeta está ligado às diversas funções da água, tanto no cotidiano das pessoas, como na produção de alimentos, roupas, papel e entre outros. E a quantidade de água usada para esses meios é enorme e muitas vezes desproporcional. Para produzir um quilo de carne bovina, por exemplo, são gastos 15,5 mil litros de água, um pouco mais que os dez mil litros de água gastos para fazer um quilo de algodão. Esses são dados da Water Footprint, organização internacional sem fins lucrativos que promove estudos relacionados ao consumo de água.

    Essa organização criou um indicador de água chamado Pegada Hídrica, que mede e analisa a quantidade de água gasta para fabricar um produto, além de aferir o consumo individual das pessoas em todo o mundo. No Brasil, o consumo de água é de 2027 metros cúbicos per capita ao ano e ainda tem 9% da sua pegada hídrica total fora das fronteiras do país, ou seja, exportamos água por meio de nossos produtos. A pegada é dividida em três tipos: a azul, que mede o volume das águas de rios, lagos e lençóis freáticos, usualmente utilizadas na irrigação, processamentos diversos, lavagens e refrigeração; a pegada hídrica verde, que se relaciona à água das chuvas, necessária ao crescimento das plantas; e a pegada hídrica cinza, que mede o volume necessário para diluição de um determinado poluente até que a água em que este efluente foi misturado retorne a condições aceitáveis, de acordo com padrões de qualidade estabelecidos.

    ResponderExcluir
  30. Aluna: Jhenifer Fernanda Dörr
    Turma: 10
    A água é uma matéria muito importante e que se deve muita atenção, o ser humano, por exemplo, não sobreviveria sem água.
    Se cada pessoa fosse consciente do uso da água desde antigamente, poderia ser que não estaria faltando em alguns lugares agora. Porque agora que está em período de seca em vários locais eles se preocupam em poupar a água. Em todo planeta aproximadamente 1,1 bilhão de pessoas vivem sem a facilidade do acesso da água. Nos Estados Unidos em média cada pessoa utiliza cerca de 575 litros de água diária, no Brasil já é mais conscientes sendo assim 185 litros por pessoa, mas, o recomendado pela ONU é de 110 litros por pessoa.
    A pegada hídrica foi introduzida por Hoekstra em 2002, que é a totalidade da água doce consumida e poluída para a fabricação ou consumo de certo objeto, sendo agrícola ou industrial, durante o seu ciclo de produção.
    Como exemplo de pegada hídrica, usarei o chip de memória também conhecido como cartão de memória flash que é um dispositivo de armazenamento de dados. Nas fabricas é levado a serio a higiene, só pra se ter ideia, nessas fabricas é 100 vezes mais limpo do que numa sala de cirurgia. Eles passam por mais de 800 processos diferente e demoram mais de um mês para ficarem prontos. A Kingston então é a maior fabricante de cartões de memória do mundo sendo eleita em 2012 pela Gartner Research como a fabricante de unidades USB número 1 do mundo e também pela a iSuppli classifica a Kingston como o fabricante nº 1 do mundo de módulos de memória para o mercado de memórias de terceiros pelo décimo-primeiro ano consecutivo
    Então a pegada hídrica de 5 mil chips de memória equivalentes a 32 megabytes (aonde cada um pesa 2g), é usado 16 mil litros de água durante o seu processo de produção, sendo assim usado 3,5 litros para cada cartão de memória produzido.

    ResponderExcluir
  31. Aluna: Ana Luiza Koch
    Turma: 10
    A Laranja e sua Pegada Hídrica
    Esse texto trata-se da pegada hídrica da laranja, mas também informa um pouco mais sobre a fruta.
    A laranja é um fruto produzido por uma árvore da família Rutaceae, chamada: laranjeira. É uma fruta híbrida que surgiu na antiguidade a partir do cruzamento da cimboa e da tangerina.
    O cultivo da laranja é muito importante para parte das economias de muitos países e regiões europeias, entre eles: Espanha, Itália, Roménia e a região do Algarve, em Portugal. Em outros continentes encontra-se uma produção significativa na África do Sul, Angola, Zimbabué, nos estados da Flórida e Califórnia, nos Estados Unidos, na América do Sul principalmente na Argentina e no Brasil, sendo este último o maior produtor do mundo, grande parte da produção se concentra em Itápolis, em São Paulo e no distrito Riverina , em Murray River, na Austrália.
    VALOR NUTRICIONAL
    Cada 100 g de laranja contém:
    +Calorias: 65 kcal
    +Proteínas: 0,6 g
    +Gorduras: 1 g
    +Cálcio: 45 mg
    +Potássio: 36 mg
    +Fósforo: 21 mg
    +Sódio: 13 mg
    +Enxofre: 11 mg
    +Magnésio: 8 mg
    +Fonte de vitamina C
    Como já foi dito, a pegada hídrica é um indicador que mede e analisa a quantidade de água gasta para fabricar um produto, que considera não somente seu uso direto por um consumidor ou produtor, mas também o seu uso indireto.
    Mas você sabe qual é a pegada hídrica da laranja?
    Em média, uma laranja (150 g) tem uma pegada hídrica de 80 litros de água, enquanto 1 litro de suco de laranja requer 1.020 litros de água por litro. Já um copo de suco (200 ml) consome 200 litros de água.

    ResponderExcluir
  32. Natália Schwade
    Turma:111
    A pegada hídrica é definida como o volume de água total usada durante a produção e consumo de bens e serviços, bem como o consumo direto e indireto no processo de produção. O uso de água ocorre, em sua maioria, na produção agrícola, destacando também um número significativo de volume de água consumida e poluída, derivada dos setores industriais e domésticos. Portanto, determinar a Pegada Hídrica é tornar possível a quantificação do consumo de água total ao longo de sua cadeia produtiva.
    Tipos de pegada hídrica:
    A pegada hídrica é dividida em três tipo: a azul, que mede o volume das águas dos rios, lagos e lençóis freáticos, a verde, que se relaciona as águas das chuvas, necessárias para o crescimento das plantas; e a cinza, que mede o volume de água necessário para diluir a poluição gerada durante o processo produtivo.

    ResponderExcluir
  33. Litiele Regina Roesler
    Turma:10
    A humanidade já o conhece há muito tempo,sendo descoberto pelos povos indianos, hoje tem grande utilidade para as donas de casa, apreciadores do café e principalmente para industrias alimentícias.
    O brasil é um dos maiores exportadores de açúcar.
    O açúcar obtido da Cana-de-Açúcar ou da Beterraba Açucareira. Tem sua pegada hídrica aproximada de 1500 litros d'água, sem contar a irrigação pois muitos canaviais não utilizam um sistema com medidas.
    Então 1500 litros d'água são utilizados a partir da colheita até sua etapa final.

    ResponderExcluir
  34. Nome: Mateus Maldaner Turma:111

    A pegada hídrica pode ser considerada como um indicador abrangente da apropriação de recursos hídricos, ao conceito tradicional e restrito de captação de água. Mostra os volumes de consumo de água por fonte e os volumes de poluição pelo tipo de poluição. Ela é medida em três tipos: pegada hídrica azul de um produto que refere-se ao consumo de água azul (superficial e subterrânea) ao longo de sua cadeia produtiva. A pegada hídrica verde que refere-se ao consumo de água verde (água de chuva, desde que não escoe). A pegada hídrica cinza refere-se à poluição e é definida como o volume de água doce necessário para assimilar a carga de poluentes, a partir de concentrações naturais e de padrões de qualidade da água existentes.

    ResponderExcluir
  35. Jessica Maria de Andrade
    Turma 10
    Pegada hídrica (A pegada hídrica é definida como o volume de água total usada durante a produção e consumo de bens e serviços)
    Pesquisas de algumas universidades mostram que para se produzir 1 litro de leite são utilizados 1.020 litros de água

    ResponderExcluir
  36. Nome:Carla Denise Schmiddel
    Turma:10

    A Pegada Hídrica é um indicador do uso da água, ou seja é o volume de água utilizado para produzir um produto medido ao longo de toda a sua cadeia produtiva.
    A Pegada Hídrica da Manteiga tem cerca de 18 mil litros de água para cada quilo de manteiga produzido.
    A vaca produz o leite e do leite é feito a manteiga.Da manteiga pode ser feito:bolachas,biscoitos,e alguns doces.

    ResponderExcluir
  37. Nome: Lucas Noschang Turma: 111


    A pegada hídrica é definida como o volume de água total usada durante a produção e consumo de bens e serviços, bem como o consumo direto e indireto no processo de produção. O consumo de água no planeta está ligado às diversas funções da água, tanto no cotidiano das pessoas, como na produção de alimentos, roupas, papel e entre outros. E a quantidade de água usada para esses meios é enorme e muitas vezes desproporcional. Para produzir um quilo de carne bovina, por exemplo, são gastos 15,5 mil litros de água, um pouco mais que os dez mil litros de água gastos para fazer um quilo de algodão. Podemos classificar a pegada hídrica em três tipos principais: verde, azul e cinza. A pegada hídrica verde diz respeito à água da chuva que evapora ou é adicionada ao produto durante o processo de produção. A pegada hídrica azul, por sua vez, relaciona-se com as águas superficiais ou subterrâneas que evaporam ou são agregadas ao produto ou ainda aquelas que são devolvidas ao mar ou jogadas em uma outra bacia. Já a pegada hídrica cinza diz respeito ao volume de água necessário para diluir a poluição gerada durante o processo produtivo. O conceito de pegada hídrica tem sido recentemente introduzido como importante indicador do consumo de água humano, na tentativa de minimizar os impactos ambientais. A água virtual tem sido uma solução parcial para os problemas de escassez de água, cujo conceito trata-se da importação que ocorre com os alimentos e produtos tornando-se uma fonte de água alternativa.

    ResponderExcluir
  38. Nome: Mercedes Priscila Elwanger
    Turma: 10
    A Pegada Hídrica é um indicador do uso da água de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor. A Pegada Hídrica é o valor total de água utilizado em todo o processo de produção de um produto. Para cada quilo de pão, que é um alimento consumido praticamente todos os dias, é cerca de 1608 l. estes resultados servem para repensar o uso deste recurso.

    ResponderExcluir
  39. Nome: Sandreli dos Santos Scherer
    Turma: 10

    A Pegada Hídrica é definida como o volume total da água usada durante a produção de um produto.
    Portanto resolvi escolher calça jeans, em que ela foi criada no ano de 1853 nos Estados Unidos por Oscar Levi Strauss.
    Depois no processo de criação tudo é escolhido e o modelo é criado, é feita a modelagem que vai servir de base para o corte. O tecido é colocado em mesas e é esticado em várias camadas depois é cortado por uma máquina, após o corte eles são marcados para que os costureiros saibam onde vai cada pedacinho. Depois algumas máquinas fazem os bordados que são necessários. Quando a calça jeans está pronta vai para lavanderia que da a cor na calça.
    Durante desse processo de produção é gasto aproximadamente 10 mil litros de água.

    ResponderExcluir
  40. A Pegada Hídrica é um indicador do uso da água que analisa seu uso de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor. A Pegada Hídrica de um indivíduo, comunidade ou empresa é definida como o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos pelo indivíduo, comunidade ou produzidos pelas empresas.
    Eu escolhi a pizza de Marguerita, onde o queijo mozzarella representa cerca de 50% do consumo total de água, a farinha de trigo, 44% e o molho de tomate cerca de 6%. A pegada hídrica varia de país para país. Na Itália, por exemplo, a redonda tem uma pegada média de 940 litros / kg, já na China, a pizza com os mesmos ingredientes tem uma pegada hídrica de 1370 litros / kg.
    Uma curiosidade é que algumas empresas o Brasil já fazem o cálculo de sua pegada hídrica, mostrando seu interessa com a prevenção do meio ambiente. Dentre essas empresas, destacam-se a Natura, Fibria e Ambev.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Aluna: Juliana Inês Urnau
    Turma: 10

    Água Virtual no Chocolate

    Todos os produtos que usamos e consumimos no decorrer de nossa vida, tem uma porcentagem de água, sendo em sua composição ou produção, esta água total utilizada em determinado produto, é a pegada hídrica, também conhecida como água virtual, água oculta, ou seja, é a água utilizada e contida no decorrer da produção do produto, “a água que não se vê”.
    A Pegada Hídrica é dividida em três grupos:
    - Pegada Hídrica Verde, que consiste na água da chuva, evaporada ou incorporada na produção;
    -Pegada Hídrica Cinza, que é o volume de água medido para diluir a poluição gerada na produção;e
    -Pegada Hídrica Azul, que é a água superficial e subterrânea, que está se referindo a perda de água disponível em uma baia hidrográfica. Essa água evapora, retorna a outra bacia, ou ao mar, ou é incorporada em um produto.
    Produtos muito conhecidos q pertencem ao nosso dia a dia podem possuir quantidades, de pegadas hídricas, muito curiosas. Um exemplo claro disso é o chocolate.
    Para a produção de 100 kg de chocolate é necessário 2.400 L de água doce, no decorrer de toda a produção, desde o cacau e dos outros ingredientes básicos, até estar pronto para o comércio.
    Os maiores produtores de cacau são Costa do Marfim, Gana e Nigéria, sendo que o Brasil está em 6ª colocação e em media a cada kg de grãos de cacau, há 20.000L de água.
    Como o cacau tem muito liquido, ao ser colhido, fica ao sol durante 8 dias para que uma porcentagem de água possa evaporar, e ao chegar as fabricas, é submetido a torrefação, em que o cacau perde a umidade.
    Depois de descascado e picado, o cacau vai ser moído e vai virar uma pasta, devido ao grande teor de gordura, essa pasta é prensada e se divide em dois produtos, a manteiga de cacau, e o bolo de cacau( que é mais sequinho) . Para a produção do chocolate tradicional, é usado esses dois produtos, mais o leite e o açúcar.
    A maior produtora de chocolate mundial é a HERSHEY’S , e o chocolate possui 98% de pegada hídrica verde, 1% de pegada hídrica azul e também 1% de pegada hídrica cinza.

    ResponderExcluir
  43. Nome:Gracieli Horst
    Turma:10 Magistério
    A Pegada Hídrica é um indicador do uso da água que analisa seu uso de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor. O uso de água ocorre, em sua maioria, na produção agrícola, destacando também um número significativo de volume de água consumida e poluída, derivada dos setores industriais e domésticos. Portanto, determinar a Pegada Hídrica é tornar possível a quantificação do consumo de água total ao longo de sua cadeia produtiva.
    Por exemplo eu fiz a pesquisa sobre a carne de frango. 1 kg 3700 mil litros de água.
    Ao concluir esse trabalho eu conclui que nós muitas vezes comemos, e utilizamos produtos e objetos e não temos a consciência pelo processo que esse produto passou.
    Opinião: Minha opinião foi que esse trabalho merece muita atenção pois passa para nós uma consciência muito madura, e majestosa.

    ResponderExcluir
  44. Nome :Jaine Dutra
    Aluna : 10
    O consumo de água no planeta está ligado às diversas funções da água, tanto no cotidiano das pessoas, como na produção de alimentos, roupas, papel e entre outros. E a
    quantidade de água usada para esses meios é enorme e muitas vezes desproporcional.Por exemplo para produzir um quilo de queijo são gastos 5,280 litros de água.
    A pegada é dividida em três tipos: a azul, que mede o volume das águas de rios, lagos e lençóis freáticos, usualmente utilizadas na irrigação, processamentos diversos, lavagens e refrigeração; a pegada hídrica verde, que se relaciona à água das chuvas, necessária ao crescimento das plantas; e a pegada hídrica cinza, que mede o volume necessário para diluição de um determinado poluente até que a água em que este efluente foi misturado retorne a condições aceitáveis, de acordo com padrões de qualidade estabelecidos.

    ResponderExcluir
  45. Pegada Hídrica
    Nome: Mariana Bavaresco Franciscon
    Turma 10

    Pegada Hídrica é todo o volume de água que foi utilizado para produzir determinado produto ao longo de sua cadeia produtiva, considerando não só apenas o seu uso direto, mas também seu uso indireto, desde seu princípio.
    De uma maneira simplificada, são os usos ocultos da água em nosso dia a dia.

    Algodão:
    Desde sua plantação nas lavouras e campos, até o produto final que compramos, o algodão passa por muitos estágios de produção e todos esses estágios provocam diferentes impactos nos recursos hídricos. Os estágios de produção, na maioria das vezes ficam localizados em lugares diferentes e o algodão é importado cru para seu processamento na indústria têxtil em outros países.
    Os recursos hídricos só serão encontrados se olharmos para a cadeia de abastecimento e rastrearmos a origem do produto. É preciso levar em consideração as etapas do processo de fabricação e os locais por onde ele passou.
    Para a fabricação de 1 kg de algodão, são necessários 10.000 litros de água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo colocação da colega Amanda Carolina; existem empresas voltadas em informar nos produtos todo o potencial hídrico explorado. Fazendo esse rastreamento que colocas na sua escrita. Ab

      Excluir
  46. Pegada Hídrica
    Nome: Laiana Victória Becker
    Turma:10

    O volume de água total usada durante a produção e consumo de bens e serviços, bem como o consumo direto e indireto no processo de produção é chamada de Pegada Hídrica. O uso de água ocorre, em sua maioria, na produção agrícola, destacando também um número significativo de volume de água consumida e poluída, derivada dos setores industriais e domésticos. Deste modo, determinar a Pegada Hídrica é tornar possível a quantificação do consumo de água total ao longo de sua cadeia produtiva. Para cada alimento, seja ele animal ou vegetal, precisa de uma certa quantidade de água para poder ser produzido.

    Cerveja

    Este bem natural (água) está presente em tudo, e em proporções maiores do que se pode imaginar. Para a fabricação de um litro de cerveja, são gastos, em média, 155 litros de água.
    Na faze agrícola da cerveja, ou seja, o cultivo da cevada é a etapa que se tem maiores gastos hídricos. Segundo uma pesquisa realizada (pela cervejaria SAB Miller e a ONG WWF em 2009), 98,3% do consumo de água na fabricação da cerveja está ligado à agricultura. Portanto, de toda a água usada na produção da cerveja, a utilizada no cultivo é MUITO maior do que a parte consumida no processo industrial dentro da cervejaria. Além Dos 155 litros de água usados para cada litro de cerveja produzida, tem também os gastos na produção do malte.

    -Para cada 250 ml de cerveja equivale a 75 litros de água.

    ResponderExcluir
  47. A pegada hídrica pode ser considerada como um indicador abrangente da apropriação de recursos hídricos, ao conceito tradicional e restrito de captação de água. Mostra os volumes de consumo de água por fonte e os volumes de poluição pelo tipo de poluição.
    Ela é medida em três tipos:
    -pegada hídrica azul de um produto que refere-se ao consumo de água azul (superficial e subterrânea) ao longo de sua cadeia produtiva.
    -A pegada hídrica verde que refere-se ao consumo de água verde (água de chuva, desde que não escoe).
    -A pegada hídrica cinza refere-se à poluição e é definida como o volume de água doce necessário para assimilar a carga de poluentes, a partir de concentrações naturais e de padrões de qualidade da água existentes.
    -A Maçã é um fruto que a necessita de clima frio para se desenvolver adequadamente.
    -É muito utilizada para a fabricação de sucos, doces e também da sidra (bebida alcoólica).
    -As variedades mais consumidas no Brasil são: fuji, gala, red, verde, melrose.
    INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:
    -Calorias 52
    -Lípidos 0,2 g
    -Gordura saturada 0 g
    -Gordura poliinsaturada 0,1 g
    -Gordura monoinsaturada 0 g
    -Colesterol 0 mg
    -Sódio 1 mg
    -Potássio 107 mg
    -Carboidrato 14 g
    -Fibra dietética 2,4 g
    -Açúcar 10 g
    -Proteína 0,3 g
    -1,5 gramas de fibras
    Mas você sabe qual a Pegada Hídrica da Maçã?
    Em média para a produção de UMA Maçã são utilizados 70 litros
    Para a produção de caixinha de suco de maçã são utilizados 1.140 litros, isso para cada caixinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando agirmos com consciência ecológica poderemos educadamente cuidar da pegada hídrica, analisando a sua colocação quanto a produção da caixinha, se fossemos cautelosos em consumir o fruto pouparíamos em muito os bens não renováveis...

      Excluir
  48. Aluna: Bruna Luiza Milani Corrente
    Turma: 10
    A Carne Bovina e sua Pegada Hídrica
    Texto falara sobre a pegada hídrica da carne bovina, e também suas utilidades.
    Carne bovina é a carne extraída dos bovinos, especialmente do gado doméstico. É uma das variedades de carne mais consumidas pelo Rio Grande do Sul.
    Produzida na agricultura com a criação de gado, desde um bezerro a alimentação é o próprio leite de vaca até aprender a consumir outro alimento como ração, pasto, grama…, A carne de um terneiro mais novo é macia, e já gado adulto geralmente é dura.
    É consumida de várias formas na alimentação dos seres humanos como pode ser cortada em bifes, em peças, desfiada ou moída servida em vários pratos.
    A pegada hídrica é o volume de água total usada durante a produção e consumo de bens e serviços, bem como o consumo direto e indireto no processo de produção.
    Um kg de carne bovina tem cerca de 17.100 litros de água, se ingerimos uma grande quantia, vamos está consumindo uma boa quantidade de água, que é necessários para o nosso bom funcionamento na digestão.

    ResponderExcluir
  49. Nome: Lucas Deitos
    Turma: 111
    Pegada Hídrica é todo o volume de água que foi utilizado para produzir determinado produto. De acordo com Water as pessoas utilizam muita água para beber, cozinhar e lavar, mas ainda mais para a produção de alimentos, papel, roupas de algodão, etc. A Pegada Hídrica é um indicador do uso da água que analisa seu uso de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor. A Pegada Hídrica de um indivíduo, comunidade ou empresa é definida como o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos pelo indivíduo, comunidade ou produzidos pelas empresas.
    Meu tema é sobre a camisa de algodão, uma camiseta de algodão, em média é usado 2.700 litros de água. Dessa forma, concluímos que a água é um dos recursos mais importantes e utilizados no mundo, não apenas para fazer comida ou beber, mas também para produzir objetos.

    ResponderExcluir