sábado, 6 de julho de 2013

CURSO NORMAL VISITANDO A URI

Dando continuidade ao projeto de visitação aos laboratórios da URI(Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões) com Curso Normal Magistério Turmas 20 e 30 acompanhados pelas Professoras Fátima Bavaresco e Margaret Mocelini.
Agradecemos esta oportunidade de podermos participar com nossos alunos de uma gama tão grandiosa de informações, podendo assim contribuir em aula e analisar no concreto, auxiliando na a construção de novos saberes.

1. Uma viajem de estudos repleta de diversão, aprendizagem,coleguismo, parcerias, descobertas, aventuras em meio as lindas minas de Ametista. Aqueles que não foram, minhas condolências, perderam um grande passeio.Nós alunos da turma 30 esperávamos viajar, e fomos, que maravilha! Acompanhas dos divertidos alunos da turma 20, foi com certeza uma viajem bem alegre.As lindas das professores que nos acompanharam souberam agir como cabia a sua função, e melhor, foram nossas companheiras nos momentos oportunos para diversão. A recepção em ambos os lugares visitados, URI e Ametista, foram fantásticos, e saímos de lá com uma grande bagagem de conhecimento e ideias. Pudemos na viajem fazer uma nova leitura do que desejamos cursar, ou fazer a nova rota de férias com a família.Pena que perdi meu bombom que a prof Marga nos deu em uma aposta :p mas aguardo outro... na próxima viajem, que terá como destino os Sete Povos das Missões, vai ser outra grande lembrança.Abraços!

1. Sempre divertida... Quais experiências você presenciou na URI? Bj linda

2. O assunto aprendizagem nos remete a inúmeros sinônimos, afinal estamos cercados diariamente de oportunidades de adquirirmos conhecimento. E uma viajem de estudos é exatamente a aprendizagem que busca-se, tendo como ponto de chegada o conhecimento. A viajem para URI, e Ametista não foi diferente. Felizmente já tivemos aulas em estruturas que estudamos como deve ser o biblioteca, seguindo as normas, mas conhecer uma foi bem mais divertido, uma biblioteca que segue o padrão correto, bem iluminada, com saídas de emergências, livros catalogados, de grande ventilação, rampa e portas largas para cadeirantes,saída anti-furto, monitores e bibliotecários bem instruídos, lugares reservados para estudo, um imenso acervo bibliográfico, e ainda um pequeno museu de máquinas de escrever e livros da cidade de Frederico, com documentos sobre as primeiras famílias que formaram a região noroeste do Rio Grande do Sul. Logo mais tivemos a oportunidade de conhecer o laboratório de Ciências Biológicas, este por sua vez nos trouxe um assunto a ser estudado, um tanto polemico, que vem a ser cobras, peçonhentas ou não ? Encontram-se das duas, as peçonhentas são aquelas que tem a peçonha, o veneno, e ao morder largam este veneno na corrente sanguínea da vitima, as não-peçonhentas por sua vez são aquelas que possuem a peçonha, mas não conseguem injetá-lo na presa. Ainda a diferença quanto a forma, cores e tamanho entre elas, a peçonhenta é chata, triangular, bem destacada e tem olhos pequenos,enquanto a não-peçonhenta é estreita, longa e pouco destacada e com olhos grandes. Cobras são perigosas, assim como qualquer outro animal que precisar de defender e que vive diariamente buscando sua sobrevivência, mas não nos fazem mal algum se soubermos nos cuidar e se não invadirmos o espaço delas. O professor deste curso fez uma comparação que me marcou bastante, nos remeteu a realidade, que buscamos ignorar, disse-nos que cobras matam 10 vezes menos seres humanos do que o seu melhor amigo, o cão! Fica a dica de nos cuidarmos, tanto com o que costumamos falar sem conhecimento, e com nossos amigos caninos, que também nos oferecerem riscos.Particularmente tenho um tanto de receio quando cobras, mas estudá-las e entende-las é necessário, pois fazem parte do nosso eco sistema. A visita ao laboratório de anatomia foi fantástica e muito significativa, conhecer o corpo humano em sua parte inteira, ao vivo e a cores( cores desta vez somente marrom, devido ao formol que esta nestes corpos a mais de 10 anos, tempo em que os três cadáveres estão na URI) foi muito gratificante, um pouco assustador, afinal tínhamos a frente de nossos olhos, seres humanos mortos, e com seus corpos abertos, pele retirada(em parte), e pensar que um dia seremos o que eles são nesse momento. Estudar o corpo humano é fantástico(espero estudá-lo muito)órgãos e sistema é excepcionalmente magnífico, isso porque nos humanos somos uma vários fatores englobados em um único corpo, somos formados por tanto seguimentos, corpos minúsculos, que juntos formam este grande complexo: o ser humano. Estudar e conhecer o que somos e para onde vamos deveria ser um dos 10 seguimento da bíblia, pois só assim conseguimos entender melhor o que é vida, o que sou, e para que estou aqui. Isto a química também explica, afinal ela estuda a matéria, a qual esta presente em nossas vida 24 horas por dia, 7 dias da semana. E que matéria mais divertida de ser estudada, explorá-la é explorar o próprio sentido e formação da vida. Ainda mais quando temos em nossa classe um mestre tão competente como o que nos recebeu na URI, divertido e conhecedor, nos explanou uma ótima aula sobre bases ionizadas, a partir de experiências nos mostrou a formação de fogos de artifícios, que vem a ser um pavio dotado de combustão,de sais e de dióxido de carbono (CO2).As cores que vemos são as formas que cada átomo toma a seu gosto no momento da explosão. Um mundo a nossas volta, a ser explorado, e é apenas a partir do conhecimento e aprendizagem que isso será possível.

3. Parabéns pelo seu relato da experiência. Fantástico. Bj queridona

2. Nesta viagem para a URI e também para Ametista aprendemos e conhecemos sobre esses lugares, podemos perceber também que existem muitos lugares que estão próximo de nos e nós não conhecemos.
    Também foi muito bom esse passeio por que podemos nos divertir com a companhia dos alunos da turma 30, assim também conhecendo um pouco mais sobre seus estilos e personalidade, essa viagem foi muito divertida e agora é só esperar a próxima!

3. Nós alunos da Turma 30 esperamos muito para realizarmos uma viagem de estudos , e sem dúvida esta superou nossas expectativas . Fomos muito bem recebidos tanto na URI/FW como no Parque de Ametista. Particularmente me senti fascinada visitando a Biblioteca , os Laboratórios , o Curso de Ciências Biológicas (Bacharelado), a sala do Anatômico, as salas do Curso de Educação Física na Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões. No Parque de Ametista também , foi fantástico , realizamos um passeio para conhecer o espaço onde está localizado o parque e também a Mina , foi bom demais. Além das maravilhosas lembranças, dos diversos momentos de alegria e vários sorrisos, trouxemos conosco uma bagagem enorme de conhecimentos e aprendizados que com certeza levaremos para toda a vida. Gostaria de agradecer ás professoras Margaret Mocelini e Fátima Bavaresco por nos proporcionar esta experiência incrível.

1. Se puderes relatar as experiências que você participou nos laboratórios... Aguardando

4. Assim como esperávamos, aconteceu! Realizamos uma viajem incrível, onde adquirimos muito conhecimento e também presenciamos momento inexplicáveis.Na URI pudemos quase nos sentirmos em casa, pois a recepção foi muito alegre a acolhedora. A visita à Universidade foi muito proveitosa, pois pudemos conhecer um pouco de alguns cursos, a biblioteca, o salão de atos e também nos integrar mais no espaço universitário, que logo logo será o nosso espaço de aprendizagem mais específica. Já em Ametista contamos com muitas emoções, ao passearmos pelas minas e além de aprender um pouco da história da nossa região, também pudemos nos fascinar com a beleza das pedras existentes lá.
    Está sem dúvida foi uma ótima viajem, que nos deixou uma bagagem de conhecimento muito amplo e que foi muito proveitosa. Obrigada as professoras Margaret Mocelini e Fátima Bavaresco por nos oportunizar essa rica viajem! Até a próxima que está por vir. beijos

1. Relate um pouco deste conhecimento que você têm presenciado na URI. Aguardo.... Bj querida

5. Esta viajem foi muito especial, pois o conhecimento adquirido foi muito grande. Na URI tivemos a oportunidade de conhecer os laboratórios de química, biologia e anatomia, aonde ficamos deslumbrados com as experiencias e com o vasto conhecimento que aqueles profissionais possuem. Sem esquecer da grande e diversificada biblioteca que nos foi apresentada.
    Os passeios em Ametista do Sul foram maravilhosos,foi uma mistura de diversão e conhecimento, aonde tivemos a oportunidade de conhecer a maravilha que a natureza proporciona para o homem e também pudemos conhecer melhor a profissão de garimpeiro e também vários garimpos.
    Está viajem com certeza será inesquecível, beijos!

6. Esta viajem foi muito especial, pois o conhecimento adquirido foi muito grande. Na URI tivemos a oportunidade de conhecer os laboratórios de química, biologia e anatomia, aonde ficamos deslumbrados com as experiencias e com o vasto conhecimento que aqueles profissionais possuem. Sem esquecer da grande e diversificada biblioteca que nos foi apresentada.
    Está viajem com certeza será inesquecível, beijos!

1. Relatar o conhecimento e os procedimentos nos laboratórios os quais visitamos. Bj linda

7. Esta viajem de estudos nos levou a conhecer coisas maravilhosas,como a URI, grande universidade, conhecemos salas de aulas, laboratórios, ginásio de esporte, e também recebemos uma aulinha para conhecer mais sobre diferentes espécies de animais, que antes achávamos super agressivos. Seguindo nossa viajem, paramos em Ametista, fizemos um passeio pela mina, e quem teve a a chance de ir no museu, com certeza não se arrependeu, é grandioso o valor que tem estas pedras, não somente o valor em dinheiro, e sim, o valor que estas estão muito perto de nós, é um bem de nossa região, que infelizmente muitos de nós ainda não havia conhecido. Em minha opinião, esta viajem valeu sim muito a pena, e foi de extrema importância. Não tem como esquecer uma viajem destas. Espero que venham muitas outras. Beijos!

1. Relatar o aprendizado das aulinhas recebidas... Bj lindona! Aguardando....

8. Dia 04 de julho de 2013 o curso normal do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo realizou uma viajem de estudo, a URI, Universidade de Frederico Westphalen, onde nos alunas (os) adquirimos um grade conhecimento nas áreas de Biologia e Química, tendo uma manha de quinta-feira muito proveitosa, criativa, tendo a oportunidade de conhecer algumas proposta que a universidade oferece para nos futuros acadêmicos.
    A viajem nos proporcionou ainda uma incrível aula de geografia, indo conhecer as encantáveis pedras de Ametista do Sul, tendo informações valiosas dez de quando ela se formaram, e como os garimpos eram reconhecido e do reconhecimento deles agora.
    A viajem foi muito proveitos, deixando um grande conhecimento na nossa memoria além de imagens maravilhosas.
    Aluna: Greici Tais

9. Essa viajem de estudos, com toda com certeza nos agregou muito mais conhecimento, podemos aprender nos divertindo e dando muitas risadas junto com a turma 30 e as atenciosas professoras que nos acompanharam. Apesar de no inicio da viagem eu não estar muito bem, pude ainda aprender sobre cada assunto abordado, como por exemplo, os animais peçonhentos e os venenosos. Um dos pontos visitados também foi o laboratório de química, onde podemos aprender de uma forma dinâmica, assim como o laboratório de anatomia, onde varias curiosidades e novidades nos foram apresentadas, o ginásio de esportes, a biblioteca, o salão de atos... Enfim, foi um lugar muito interessante e importante de se conhecer. Seguindo viagem para Ametista, um lugar de maravilhas e encantos, aproveitamos o passeio à mina e ao shopping das pedras, conheci pedras preciosas nunca vistas por mim antes, pedras essas de muito valor histórico e cultural. Posso dizer, que aqueles que não foram, perderam uma grande viagem, e se puderem ir algum dia, eu recomendo visitar esses dois lugares esplêndidos, e que se localizam tão pertinho de nós. Espero ansiosa pela próxima viagem de estudos.
    ALUNA: KARINA ANDRESSA CAVALHEIRO TURMA: 20
    PS. Precisei postar pelo blog.

1. Iniciou sobre o aprendizado adquirido e não concluiu todas as experiências vividas. Que tal escrever... Bj querida

10. Como já foi dito antes, estávamos todos ansiosos para realizar esta viajem de estudos e claramente ela superou as expectativas. Primeiramente a visita à URI, uma grande universidade disponibilizando seu espeço para sanarmos nossas dúvidas e ter maior conhecimento sobre seus cursos. Fomos muito bem recebidos, obtivemos grande conhecimento sob as áreas que nos foram apresentadas, através das "aulinhas" que tivemos. Seguindo para Ametista do Sul, tivemos também um bom local de aprendizagem. Apesar de particularmente já ter visitado as minas em outrora, fiquei admirada com a imensidão de informações que um lugar tão distante e ao mesmo tempo tão bonito tem para nos oferecer. As novidades são encantadoras e pudemos com certeza viajar momentaneamente na história daquele local.
    Ver lugares novos sempre é bom e nos traz muito conhecimento, mas quando isso acontece ao lado de pessoas divertidas e que nos fazem bem, torna tudo ainda melhor. Nosso próximo destino é os Sete Povos das Missões e já estamos muito ansiosos, pois esta será outra viajem que ficará guardada em nossa memória. Adorei muito a companhia. Beijos!

11. Gostei muito da viajem, pois ela nos proporcionou conhecimento e diversão.
    Na universidade da URI foi bastante interessante as aulas que nos apresentaram como a aula de biologia que o professor nos mostrou um poço sobre as cobras e a de química sobre algumas reações químicas como por exemplo na fabricação de fogos de artifícios, também achei muito legal a biblioteca, a sala de anatomia, e o espaço onde são praticas as aulas de educação física
    Já em Ametista que eu já havia visitado foi legal também, pois a cada vez que você vai lá novamente aprende coisas novas e vê coisas novas. Este lugar além de ser lindo ele fica bem perto um lugar bem harmonioso e bastante admirado por quem visita.
    Gostei bastante da nossa viajem a espero que aconteça mais delas.
    Abraços.

12. A viagem pra URI em Frederico e Ametista, foi muito boa, com essa viagem adquirimos grandes conhecimentos desde a URI até em Ametista, nunca tinha ido para lá, e essa viagem superou todas as minhas expectativas. Na URI uma visita muito proveitosa, lá tiramos nossas dúvidas e teve-se maior conhecimento sobre seus cursos, pois talvez seremos futuros acadêmicos da URI. Pode-se ter também um grande aprendizagem nas áreas de Biologia e Química, mas o que mais me chamou atenção foi laboratório de anatomia, achei muito legal. Em Ametista fiquei encantada, com a beleza da natureza, tivemos a oportunidade de conhecer as minas e o museu, viu-se pedras de muito valor histórico e cultura, pena que não dava pra tirar foto no museu rsrs’, aprendemos um pouco também da história da região de Ametista, então pode-se concluir com essa viagem que teve-se um enorme conhecimento e aprendizado. Podemos fazer outras viagens tá prof, eu amei muito essa viagem, me diverti muito! Beijos professora :*

1. Querida Kelly aguardo escrita sobre as experiências dos laboratórios. Bj amada

2. Bom, as experiências nos laboratórios, primeiramente visitamos os cursos de Ciências Biológicas onde aprendemos um pouco sobre animais peçonhentos e não peçonhentos, lá tivemos um grande conhecimento de que um animal peçonhento é um animal que possui a peçonha e tem controle sobre ela, ou seja, ele tem controle em relação a aplicação da peçonha na presa ou não, já um animal não peçonhento é aquele animal que possui a peçonha mas não possui o controle com relação a aplicação da sua peçonha na presa, ou seja, a partir do momento em que é efetuada a mordida, automaticamente a peçonha é liberada sem o controle do animal sobre ela, pois eles não possuem esse controle;
      Em seguida fomos a sala de anatomia, para mim, a melhor parte de todas, fiquei encantada, de como somos por dentro, primeiramente fomos visitar a sala onde ficam os bonecos, nele podíamos ver obviamente os órgãos do corpo humano, mas o mais legal de tudo é que nessa sala ainda poderíamos ver os cadáveres humanos, e também observar os fetos e embriões que estavam em frascos de vidro.
      Também tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre as aulas de química, que química é a ciência que estuda as transformações da matéria, o professor de química realizou um experimento para mostrar a reação de ionização de uma base. Nesta aula tivemos uma pequena explosão pois ele colocou pedrinhas de soda cáustica na água fazendo assim que houvesse uma pequena explosão, fazendo assim com que ele explicasse o porquê dos fogos de artifícios emitiram uma luz colorida quando são lançados.
      E para finalizarmos a grande viagem pela URI, fomos conhecer a às salas de Educação Física, que pretendo um dia estar lá. Beijos profe !

3. Com certeza se é seu desejo você irá conseguir alcançar. Bom seu relato. Parabéns bj linda

13. E como descrever dia 04 de Julho de 2013, nos faltam palavras, mas não foi simplesmente uma viagem, foi a viagem, a tão esperada pela Turma 30, uma viagem repleta de alegrias, aventuras e muito aprendizado.
    Fomos muito bem recepcionados tanto na URI como em Ametista. Na URI me encantei principalmente com a Biblioteca e com a sala do Anatômico.
    No Parque de Ametista também foi fascinante, realizamos um passeio pelo parque e conhecemos a Mina.
    E agora só nos restam as lembranças e as fotografias (hehehhe), dos nossos momentos de diversão e aprendizado, aprendizado este que nos acompanhará pelo resto de nossas vidas!!!
    Abraços e até a próxima! :D

1. Aguardando escrita das experiências dos laboratórios. Bj linda

14. URI/AMETISTA
    Uma viagem ,muito desejada e esperada por nós alunas da turma 30 e 20, a qual foi repleta de descobertas e de muita aprendizagem. Fomos todos muito bem recepcionadas e direcionadas em ambos os passeios ,tanto na URI quanto em Ametista. Uma viagem que veio para acrescentar conhecimentos e veio também em boa hora para nós alunas de 3° ANO, pois ampliaram nossos conhecimentos quanto a escolha do que vamos cursar e suas áreas, e ao ingresso há uma Universidade. Uma viajem maravilhosa e encantadora envolvendo diversas disciplinas e suas áreas de conhecimento , sem contar que muita diversão, e o mais importante de tudo muito conhecimento adquirido neste dia 04 de julho de 2013 .
    Beijos Isabel :*

1. Minha amada escreva sobre esse conhecimento adquirido. Aguardando....

15. Nessa viagem Uri e Ametista realizada no dia 04 de Julho de 2013 com o intuito de adquirir mais conhecimentos e conhecer o museu das pedras com certeza nos garantiu uma bagagem repleta conhecimentos adquiridos em ambos ambientes, na Uri conhecemos alguns dos laboratórios de diferentes áreas além da Biblioteca onde conhecemos seu funcionamento,e o Ginásio como também o Salão de Atos.
    Em Ametista conhecemos o museu e a mina em atividade onde eles estavam perfurando para chegar do outro lado da montanha.Foi uma viagem muito divertida com a companhia da turma 30.

1. Escrever sobre essa bagagem de conhecimentos que adquiriu na URI. Bj querida. Aguardando...

16. Nesta viagem já citada várias vezes, fomos primeiro à URI, onde visitamos e entendemos o funcionamento da enorme Biblioteca Central, tivemos ainda uma aula com um professor de Biologia, acredito eu, este que nos explicou um pouco sobre as cobras, estas que são o motivo de pânico para muitas pessoas, agora uma informação que me chamou muito a atenção é que se nós seres humanos encostarmos em uma cobra a sujaremos, já que em nossas mãos contra-se um alto número de bactérias. Visitamos também o laboratório de química, onde entendemos com o auxilio de uma experiencia que as cores de um foguete, por exemplo, depende da substância química presente neste foguete, vimos também a reação química presente no ato de fazermos sabão.
    Também fomos a sala de anatomia, acredito que esta foi a parte mais aguardada por todos, primeiro visitamos a sala onde ficam os bonecos, nestes podemos ver claramente os órgãos do corpo humano, o mais legal destes bonecos é que podemos desmontar e montar novamente, o que facilita a compreensão até mesmos do sistemas, este que é o conteúdo que acabamos de estudar, bom, vimos ainda os corpos que são utilizados nas aulas de Medicina e outras profissões, este que não achei tão chocante quanto os bebezinho que lá estavam, tão pequenininhos, deu pena.
    Na URI visitamos ainda o Ginásio de Esportes, as salas de Ed. Física e o Salão de Atos, estes foram momentos de maior descontração.
    Após tudo isso, partimos para Ametista, começamos visitando uma mina que está como se houvesse exploração por lá, neste passeio compreendemos a vida sofrida dos garimpeiros que improvisavam casinhas ali mesmo, para facilitar a ida e a volta do trabalho, entendemos ainda que quanto maior a cor, quanto mais roxa a pedra for maior será o seu valor. Podemos ver ainda um homem trabalhando em outra mina, este que estava sem equipamento algum de segurança, quando questionado quanto o barulho, nos falou que estão acostumados pois trabalham ali há anos, e que os equipamentos de segurança acabam os atrapalhando.
    Bom, foi uma viagem com certeza inesquecível, tanto pelo enorme conhecimento adquirido, como também pela companhia. Adorei tudo!

Bruna Luiza Griebler,
    Turma 20.

1. Agradecemos a ciência que oportuniza estudos para cada vez mais auxiliar o ser humano. Os corpos são doações para cada vez mais, avançar no conhecimento, sobre o corpo humano. Bj querida

17. De fato, esta viagem foi de grande valia sob diversos aspectos, tanto pela companhia e diversão quanto pelo aprendizado adquirido por todos. Inicialmente, ao visitar a URI/FW tivemos a oportunidade de conhecer suas instalações e o que a mesma oferece à seus alunos. Primeiramente, sua grandiosa biblioteca, onde pudemos observar seu grande arsenal de livros e entender como se procura determinada obra por meio do computador e o cuidado existente, para com espaços de estudos a seus alunos. Visitamos os cursos de Ciências Biológicas onde presenciamos uma aula sobre animais peçonhentos e não peçonhentos, inicialmente aprendendo a distingui-los, conhecemos também um pouco sobre os motivos de ataque das cobras, o que fazer quando isto ocorre, sua forma de nutrição e digestão. Já no laboratório de Química presenciamos inicialmente cuidados necessários ao trabalhar com materiais químicos, tóxicos e corrosivos, presenciamos também duas experiências e suas respectivas fórmulas (como se obtém diferentes cores em fogos de artifício, bem como a química na produção do sabão. Ao conhecermos o prédio do curso de Anatomia tivemos acesso à fetos de bebes em diferentes fases de desenvolvimento, órgãos do corpo humano, bem como o pulmão de um fumante e não fumante, podendo compará-los, observamos três corpos cada qual em determinado estado, devido aos estudos praticados com os mesmos. Visitamos os locais onde se sucedem as práticas de Educação Física. Para finalizar, visitamos o Salão de Atos, onde acontecem cerimônias, formaturas, seminários, etc, sem dúvida um belo espaço e com muitas histórias, Lembrando que fomos todos muito bem recepcionados e nossas dúvidas foram tiradas. À visita a esta universidade, certamente clareou nossas futuras escolhas de cursos.
    Já em Ametista, tivemos o privilégio de conhecer este belo lugar, repleto de belezas naturais e história. Visitando seu museu, minas e assim, conhecendo um pouco do trabalho de seus garimpeiros. Pudemos presenciar como ocorre a retirada de pedras preciosas e como ocorre a avaliação do preço das mesmas. De fato, a grandiosidade e beleza de suas pedras encantam, bem como, a história desta cidade. Por fim, visitamos o shopping das pedras, onde tivemos uma ideia da grandiosidade de seus trabalhos artísticos. Foi uma viagem muito proveitosa e divertida.

Carla de Castro
    Turma 20

18. Relatório da viagem de estudos
    No dia 04 de julho de 2013, as turmas 20 e 30 realizaram uma viagem de estudos à URI (Universidade Regional Integrada) e à Ametista do Sul. Fomos acompanhados pela professora Margaret Mocelini e pela coordenadora do Curso Normal Fátima Bavaresco. Durante a viagem de ônibus observei diversas paisagens maravilhosas e cidades, que não conhecia.
    Fomos primeiramente à URI, que se localiza em Frederico Westphalen. Lá conhecemos a Biblioteca Central. Seu acervo literário é composto por livros, periódicos, teses e monografias. No segundo piso da biblioteca há o Centro de Documentação e Pesquisas Históricas do Alto Uruguai, no qual visualizamos fotos sobre a história da colonização de nossa região.
    Após a visita à Biblioteca Central fomos conhecer o laboratório de Biologia, onde o professor do Curso de Ciências Biológicas falou sobre serpentes, a diferença entre animais peçonhentos e venenosos. Aprendi que animais peçonhentos são aqueles que têm peçonha, como o escorpião. Descobri que as serpentes são mais limpas que as mãos dos seres humanos. O professor também falou sobre como as cobras se camuflam na mata ou floresta. Aprendi que as cobras que cor verde ou marrom conseguem se camuflar na mata por ter a mesma cor de árvores e folhas. Naquele laboratório, além dos microscópios, havia uma jiboia que estava dentro de uma caixa de vidro.
    Após conhecer o laboratório de Biologia fomos às salas de Anatomia. Primeiramente fomos à sala onde ficam os bonecos sobre as partes do corpo humano. Então podemos observar os órgãos e sistemas corporais. Os bonecos e as partes do corpo eram desmontáveis, o que facilitava a compreensão. Após fomos à sala onde estavam os cadáveres humanos. Depois observamos os fetos e embriões que estavam em frascos de vidro.
    Após a visita às salas de Anatomia fomos ao laboratório de Química. Primeiramente o professor perguntou o que era Química, mas ninguém soube responder. Aprendi que Química é a ciência que estuda as transformações da matéria. O professor explicou sobre as normas do laboratório de Química, como a obrigatoriedade do uso do jaleco, dos óculos e de luvas ao realizar experimentos químicos. O professor, com auxílio do Kleber, nos mostrou como usar o chuveirão, no caso de uma substância química entrar em contato com os olhos ou pele durante a realização de um experimento. Após o professor realizou um experimento para mostrar a reação de ionização de uma base. Eu demonstrei no quadro a reação de ionização da soda cáustica (Na OH). Após a assistente do professor colocou pedrinhas de soda cáustica na água até que houvesse uma pequena explosão. Depois o professor explicou o porquê dos fogos de artifícios emitiram uma luz colorida quando são lançados. Aprendi que a cor que cada fogo de artifício emite ao ser lançado depende do elemento químico metálico que ele contem. Por exemplo: o cloreto de sódio (Na Cl) quando em contato com o fogo emite uma luz amarela. Depois o professor demonstrou no quadro a reação química da produção do sabão. Aprendi o seguinte: sabão= óleo + soda cáustica.
    Após conhecer o laboratório de Química fomos às salas de Educação Física, como o tatame. Lá observamos o equipamento de Box e de pilates. Após fomos ao Ginásio de Esportes, onde havia o equipamento de Ginástica Olímpica. Depois fomos ao campo do União Frederiquense. Após fomos conhecer o Salão de Atos, onde ocorreu o encerramento da visita à URI.
    Após fomos almoçar. Em seguida fomos à Ametista do Sul visitar o Parque das Pedras. Lá visitei o museu das pedras, um garimpo desativado, o deposito da Vinícola Cave de Cristal que ficava no garimpo desativado e lojas. Aprendi que quanto mais escura a cor da ametista for, maior será o seu valor.
    Foi uma viagem inesquecível!
    Nome: Jean Machado Drexler
    Número: 17
    Turma: 20

1. Muito fez lembrar da participação sua e do Kleber nos experimentos. Parabéns pelo seu relato. Você fez uma escrita ótima. Agradeço de ser sua professora, pois a realização é quando temos alunos tão especiais, educados, esforçados e corajosos(auxiliou o professor de forma tão brilhante que não teve como alguém do grupo não comentar...). Continue esse menino tão verdadeiro e pesquisador. Um grande abraço de quem é muito feliz por ter você como educando.

19. As viagens de estudos feitas por nós alunam do Curso Normal, turma 20 e 30 para Frederico Westphalen e Ametista do Sul foram muito interessantes, pois aprendemos varias coisas que não sabíamos, principalmente na URI, onde fomos muito bem recebidas, lá conhecemos a universidade em geral, e isso nos ajuda e muito pois conhecendo a universidade saberemos se é lá ou que queremos estudar, cursar uma faculdade, e também saberemos como funciona a rotina de uma universidade. Na URI tivemos algumas palestras, que foram de suma importância, pois ajudaram nós a entendermos um pouco mais da tão complicada química e biologia.

Depois de termos conhecido a imensa URI (Universidade Regional Integrada) fomos para Ametista do Sul, conhecer as famosas pedras preciosas, passeamos pelas minas, aprendemos como são feitas as escavações (procura das pedras), e com isso vimos que este é um trabalho muito perigoso e que exige muita paciência, fomos também as compras é claro, onde vimos vários produtos confeccionados com as pedras, muito lindos, e por essa inesquecível viagem agradeço a Coordenadora Pedagógica do Curso Normal Fátima Bavaresco e a professora Margaret Moceline. Obrigada.

1. Alunas do Curso Normal... Micheli deveria ter relatado o seu conhecimento adquirido neste passeio de estudos. Não sei ao certo o que você conseguiu entender de todas as experiências vividas. Bj querida

20. No dia 04 de julho de 2013, as turmas 20 e 30,realizaram uma viajem de estudos,com a presença das professoras Margaret Moceline e Fátima Bavaresco. Primeiramente pela parte da manhã fomos conhecer a Universidade URI, localizada em Frederico Westphalen onde fomos recebidos por "tio" Fabio, que fez a parte de guia pela universidade.
    No primeiro momento conhecemos a Biblioteca Central, onde podíamos presenciar a forma de organização digital, que serve para melhor localização de um livro, pois eles tem uma vasta diversificada para os cursos profissionalizantes oferecidos pela universidade. Além de ter um acervo de documentos e máquinas antigas.
    Logo após a visita á Biblioteca Central, fomos direcionados para o laboratório de Biologia, onde obtivemos um grande conhecimento sobre os animas venenosos e os peçonhentos, o professor do curso, nos comunicou a diferença sobre os dois casos. Venenosos são aqueles que não possui prezas para introjetar o veneno em seu inimigo, eles usam uma outra técnica para se defender do inimigo, já os animais peçonhentos são aqueles que tem a estrutura de introjetar o veneno, podendo levar a presa a morte. Descobrimos também que a cobra não é o animal que mais mata seres humanos mas sim o cachorro, onde dizemos que é o melhor amigo do homem.
    Em seguida todos fomos para as salas da Anatomia do Corpo Humano, estávamos muito ansiosos e nervosos na questão dos cadáveres. Para nos encorajar olhamos primeiro o material didático do corpo humano, que o aluno que está estudando pode escolher se quer trabalhar com esse material ou com o corpo biológico, após esse momento chegou a hora tão esperada, os cadáveres que estavam dentro de um tanque grande com formol para a conservação do corpo tendo no total três corpos inteiros e um esquartejado e ainda os bebês dentro de vidros, aonde nos chamou a atenção um daqueles bebês, a bolsa não havia sido rompida.
    Depois da grande vivência na sala da Anatomia do Corpo Humano, tivemos a oportunidade de conhecer o laboratório de Química, aonde descobrimos a importância de um químico, onde nunca pode se trabalhar sozinho no laboratório e seus materiais de apoio, houve o aprendizado de uma situação que ocorre no nosso dia a dia e que nem percebemos que é uma reação química, que é quando deixamos cair o sal no fogo, deixando assim a chama vermelha, além desta vivenciamos com outros tipos de substâncias a reação da chama com outras cores.
    Por curiosidade de várias alunas e alunos Fabio levou-nos ao ginásio de esportes onde ocorrem as práticas do curso de Educação Física e para encerramento conhecemos o auditório de cerimônia de formatura, onde acontece também outros eventos.
    Ao turno da tarde, fomos para Ametista, onde podemos presenciar o museu de pedras, além de ter pedras da região possui também diferentes pedras de outros países. Continuando o passeio, conhecemos uma mina desativada, onde tempo muito atrás havia a extração de pedras, quanto mais a ametista for escura mais ela valerá, caso contrário vale pouco, concluindo o passeio da mina, passamos pela Dega de Vinhos, sua refrigeração é natural, com o término do passeio podemos visitar as lojas com artigos de pedras preciosas.
    Adoramos muito este passeio, pois além de nos divertirmos muito, e passar um tempo maior com nossos amigos e queridas professoras, conseguimos ter um aprendizado de forma diferenciada e marcante.

NOME: JÉSSICA ECKERT E KLÉBER AUGUSTO DA SILVEIRA
    TURMA: 30

1. Parabéns para o Kléber e a Jéssica!
      Muito bacana o relato de vocês, contemplou todas as atividades vivenciadas no dia. Abraçãoaaoo meus queridos

21. Primeiramente direi que foi uma viagem muito legal, adquiri vários e ótimos conhecimentos que vão ser difíceis de esquecer. Nos alunos da turma 30 estamos mais do que realizados a viagem que tanto aguardávamos se realizou, e assim não tenho duvida que tanto eu tanto os meus colegas estamos mas do que satisfeitos. Fomos muito bem recebidos nos locais de visita tanto na URI(Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões), fomos acompanhados pelo Professor Fabio,onde adquirimos um conhecimento enorme, primeiramente visitamos a biblioteca da entidade que em seu primeiro piso possui um acervo literário que é composto por livros, periódicos, teses e monografias. No segundo piso da biblioteca há o Centro de Documentação e Pesquisas Históricas do Alto Uruguai, no qual visualizamos fotos sobre a história da colonização de nossa região, um pequeno museu como disse o professor. No segundo momento de nossa viagem visitamos o laboratório de biologia e ciências onde o professor do Curso falou sobre serpentes, a diferença entre animais peçonhentos e venenosos. Aprendi que animais peçonhentos são aqueles que têm peçonha, como o escorpião. Descobri que as serpentes são mais limpas que as nossas próprias mãos. O professor falou sobre como as cobras se camuflam e que as cobras que tem cor verde ou marrom conseguem se camuflar na mata por ter a mesma cor de árvores e folhas. Naquele laboratório, além dos microscópios, havia uma jiboia que estava dentro de uma caixa de vidro. Além de varias outras espécies de amimais que estavam eu um armário. Após fomos ao laboratório de anatomia onde fiquei muito impressionada no que vi, mas tive com certeza conhecimento muito grande. Em seguida visitamos o laboratório de química onde o professor do curso vês experiência, mas, antes de tudo ele explicou as normas do laboratório, como a obrigatoriedade do uso do jaleco, dos óculos e de luvas ao realizar experimentos químicos é muito importante. O professor, com auxílio do Kleber, nos mostrou como usar o chuveirão, no caso de uma substância química entrar em contato com os olhos ou pele durante a realização de um experimento e fez uma pergunta que era tão fácil, mas que mínguém quis responder: “O que era Química? E assim relembrei e aprendi que “Química é a ciência que estuda as transformações da matéria.” Em seguida vês um experimento que nos mostrou uma reação de ionização de uma base. O Jean aluno da turma 20 foi o assistente e demonstrou no quadro a reação de ionização da soda cáustica (Na OH). Após a assistente do professor colocou pedrinhas de soda cáustica em uma substancia, até que houvesse uma pequena explosão. Levamos um pequeno susto. Depois o professor explicou o porquê dos fogos de artifícios emitiram uma luz colorida quando são lançados e fez experimentos com substancia que podemos ver as cores. Assim em seguida por curiosidade de todos fomos visitar as salas de Educação Física onde conhecemos a sala de tatame, o ginásio de esportes, os equipamentos de ginástica olímpica e o campo da União Frederiquence. E por ultimo visitamos o salão de atos onde só entrando e sentando lá dentro já foi muito emocionante. Assim acabando nosso passeio na URI. Tudo isso com a ajuda e paciência do Professor Fabio , que nos levou a todos esses lugares. Agradeço muito pela oportunidade da entidade por abrirem as portas para podermos realizar essa vista. Após fomos almoçar e em seguida seguimos para a Ametista Do Sul, onde visitamos o Parque de pedras onde entramos na mima e onde aprendi que quando mais for a cor da pedra mais ela tem valor, visitamos também o museu e uma loja. Tudo muito bonito e impressionante.
    Beijos :) Lu !!!!!

1. Amada Lu! Em seu relato percebi que esqueceu do laboratório de anatomia. Mas foi bem legal. Percebi que você fez vários apontamentos. Bj linda

22. No dia 4 de junho de 2013 foi realizada uma viagem de estudos com destino à URI de Frederico Westphalen e em seguida Ametista do Sul, juntamente com as professoras Margaret Mocelini e Fátima Bavaresco.
    Chegando a Frederico Westphalen nos dirigimos a Uri, aonde inicialmente fomos recepcionados por professores que foram muito simpáticos com todos nós. Em seguida conhecemos o funcionamento da Biblioteca Central, aonde lá vimos vários livros e relatórios que hoje servem de pesquisa para vários estudantes. Tivemos uma aula com um professor de Ciências Biológicas, aonde ele nos explicou tudo sobre as cobras, quais eram peçonhentas e as que não eram, os perigos que elas trazem e como evita-las. Conhecemos o laboratório de química aonde foram realizadas duas experiências: a primeira experiência foi para vermos as cores de um foguete, aonde a cor depende da substância química contida no foguete. A segunda experiência foi da reação química que aparece quando fazemos o sabão, por exemplo. Em seguida nos dirigimos para a sala de anatomia, lá vimos os bonecos que podem ser montados e desmontados para melhor visualização de cada órgão. Vimos também os bebezinhos que em alguns casos foram abortados e estavam em vidros, foi muito triste vê-los lá. Vimos ainda os corpos que estavam mergulhados em tanques de formol que servem para estudos de medicina e outros, um momento que todos estavam bem curiosos para ver. Visitamos também o ginásio de esportes e as salas de educação física. E por fim visitamos o Salão de Atos, aonde são realizadas palestras e as formaturas.
    Na parte da tarde seguimos em direção à Ametista do Sul, onde visitamos o museu, lá existem milhares de pedras, de todos os tipos, tamanhos e cores. Depois disso nos dirigimos juntamente com a Professora Margaret até a mina, lá ficamos sabendo tudo sobre a história da mineração, como eles fazem as perfurações e as escavações e também sobre os valores das pedras aonde quanto mais roxa for a pedra ametista mais valor ela terá.
    Sem dúvida uma viagem que nunca vamos esquecer, tanto nos conhecimentos adquiridos quanto na companhia de nossos colegas!
    Um beijo Camila Herrmann!

23. Está viajem de fato, nos proporcionou além de diversão, grande aprendizado.
    Inicialmente, ao chegar á URI/FW tivemos a oportunidade de conhecer suas instalações. Primeiramente, sua biblioteca onde pudemos observar sua grande valia de livros e como os alunos fazem para achar dentre tantos grandiosos livros a obra determinada por meio de um sistema computador. Visitamos os cursos de Ciências Biológicas onde nos deram uma grandiosa aula sobre animais peçonhentos e não peçonhentos. Aprendendo como os distingui-los , sobre ataques de cobras, como nos prevenir e sua forma de nutrição e digestão. Já no laboratório de Química presenciamos os cuidados necessários ao trabalhar com materiais químicos, também, presenciamos duas experiências e suas respectivas formulas.Ao continuar a visita, fomos até o curso de Anatomia onde tivemos acesso á fetos em diferentes fases de desenvolvimento, órgãos do corpo humano, onde vimos o pulmão de um fumante e outro não fumante, podendo fazer a comparação. Também, observamos outros três corpos em diferentes estados, assim, o homem nos explicou como esses corpos foram parar lá e o que os estudantes fazem com eles para adquirir grande aprendizagem.
    Seguindo as visitas, fomos até o local da área de Educação física, onde pudemos conhecer o ginásio, áreas de atividades físicas e o grande arsenal de materiais. Visitamos também o salão de atos, onde acontecem todas as formaturas, seminários . Onde ficamos sem palavras para descrever a beleza e história do local. Assim a visita esta grande universidade fez com que ajudasse com futuras escolhas. Certamente, fomos muito bem recepcionados e atendidos.
    Próxima parada foi em Ametista do Sul, um lugar lindo, onde está repleto de belezas naturais. Visitamos o museu e suas minas, onde pudemos presenciar como ocorre a retirada das pedras preciosas e sua avaliação do preço das mesmas. Por fim visitamos o shopping das pedras, onde conseguimos ver os grandes trabalhos artísticos de seu local. Assim tendo só de agradecer aos professores e aos colegas por esta grande viajem, pois foi muito proveitosa para nossos estudos e acima de tudo divertida.

1. Foi realmente muito prazeroso e simpático este estudo. Percebo que relatou os experimentos, as paradas, as conversas... Bj linda

24. A viajem que foi realizada para a URI de Frederico Westphalen e Ametista do Sul foi muito legal. Foi muito bom ver as várias inalações da universidade, cada sala que visitávamos trazia um novo aprendizado e várias informações importantes.
    Dentre as salas que visitamos algumas me chamaram mais atenção do que outras, porém todas aulas que tivemos foram muito importantes, no prédio de anatomia achei muito legal ver os cadáveres, os ossos do corpo humano e o boneco que continha os órgãos e partes do corpo, que podiam ser removidas para melhor serem observadas, este boneco foi uma ótima ferramenta para entender a teoria na aula de biologia no conteúdo dos sistemas do corpo humano. A aula que tivemos de química foi muito interessante, é incrível como as reações químicas podem provocar situações inesperadas e até explosões. Outra aula que tivemos foi sobre as várias serpentes que existem, sendo algumas peçonhentas e outras não, é muito importante estudar e aprender sobre estes animais tão diferente, que por muitas vezes por medo acabamos matando, sem dar-lhes a menor chance de defesa, com esta aula pude aprender como isso é errado e que devemos procurar sempre preservar e não matar seja qual animal for.
    Tivemos também a oportunidade de conhecer, algumas salas onde são aplicadas as aulas práticas de Educação Física, dentre elas um tatame onde são realizadas aulas de luta, um campo de futebol que se localiza muito próximo da universidade e por fim, nos dirigimos ao Salão de Atos da URI, onde são realizadas palestras, formaturas, reuniões, dentre outras atividades extra curriculares da universidade.
    Com relação a Ametista do Sul, eu já conhecia, mas a cada nova visita podemos aprender coisas novas, sobre as tão famosas pedras ametistas, além de outras que também são extraídas na região, como por exemplo as pedras Ágatas. É sempre bom poder visitar lugares tão maravilhosos como este e poder observar como a natureza é naturalmente maravilhosa.
    Para mim que visitei a URI pela primeira vez, foi uma experiência muito gratificante, onde aprendi muitas coisas novas, é uma universidade muito bem estruturada, que nos faz ampliar nossos horizontes e ver novos caminhos que podem ser seguidos, onde talvez um dia eu posso voltar como aluna, quem sabe.
    Amanda Lange
    T:20

1. Novos caminhos... Realmente oportunizou uma reflexão muito grande em cada um de nós. Bj linda

25. RELATÓRIO DA VIAGEM À URI DE FREDERICO WESTPHALEN E A CIDADE DE AMETISTA DO SUL
    No dia 04 de Julho de 2013, nós alunas (os) da turma 20 e 30 realizamos uma viagem de estudos até a URI de Frederico Westphalen e após fomos a cidade de Ametista do Sul.
    Ao chegarmos à URI fomos recepcionadas no Salão de Atos, onde o professor Fábio nos passou algumas informações sobre o Campus e recebemos as boas vindas. Fomos até a Biblioteca conhecer as suas dependências e como é seu funcionamento. Logo após fomos a sala de aula onde acontece o curso de Ciências Biológicas onde aprendemos a diferença entre animais venenosos e peçonhentos, que foi muito interessante, pois cessamos todas as nossas dúvidas sobre esse assunto.
    Depois nos dirigimos até a sala do curso de Química onde o professor nos mostrou o funcionamento laboratório e como devemos nos vestir e usar os materiais disponíveis, foi realizada uma reação química de como se formam as cores dos fogos de artifício e uma reação de cálcio com sódio metálico que resultou de em uma pequena explosão.
    Mais tarde fomos ate o prédio de Anatomia onde conhecemos o processo de como os corpos chegam até a faculdade e como são conservados, também vimos os corpos dentro do tanque onde ficam mergulhados no formol, foi uma experiência bem diferente, mas muito incrível. Visitamos também o campo de futebol e o lugar onde é feito o curso de Educação Física.
    Ao meio dia almoçamos e a tarde viajamos rumo à Ametista do Sul. A chegarmos em Ametista fomos visitar as minas e as suas atrações, como o passeio de jipe dentro da mina, o museu de pedras, e uma visita na mina que ainda está ativa. Depois da visitação fomos ao shopping das pedras que fica no centro de Ametista, fizemos visitação para ver as belas peças de artesanato, foram compradas algumas coisas e depois fomos viajem de volta para Três Passos.

1. Viagem prazerosa essa. Até direito a dar volta de jipe em uma mina..... Mas as experiências de química, física e biologia nos laboratórios serão inesquecíveis ...Bj linda

26. Nesta viajem todos tiveram a experiencia de saber como é bom estudar e buscar novos conhecimentos. Na URI visitamos os laboratórios e a biblioteca central aonde ficamos todos fascinados, e pudemos ter a experiencia de lidar com coisas novas, interessantes e atrativas e o melhor ainda é saber que tudo está ao nosso alcance, basta querermos e lutar para isso!
    A bagagem de conhecimentos que adquirimos em um dia foi grandiosa, no laboratório de anatomia, pudemos conhecer como é um corpo, as partes dele, como eles chegam até o laboratório e os passos para que ficam sempre conservados para que os alunos possam estudar neles e como fazem para estudá-lo.
    No laboratório de ciências biológicas aprendemos sobre o que é um animal peçonhento e o venenoso.Os animais peçonhentos, além de serem venenosos, possuem um mecanismo que permite injetar seu veneno no organismo de outro animal. Neste laboratório aprendemos coisas importantíssimas para nós futuras professoras trabalharmos com os nossos alunos. Também visitamos o laboratório de química, e descobrimos a importância da segurança dentro dos laboratórios, a qual devemos sempre ter presente com os nossos alunos, além disso fizemos algumas experiencias fantásticas e simples, aprendemos as fórmulas e experiencias relacionadas com a ionização de base, fizemos varias cores, como acontece nos fogos de artificio e o nosso representando foi o Jean aluno da turma 20.
    A biblioteca central é esplendorosa, pois o conhecimento está lá, o ambiente é agradável e a quantidade de livros é enorme. Tivemos a oportunidade de conhecer o prédio da Ed. Física e tudo que eles disponibilizam para o curso.
    Mas o conhecimento não parou por ai, em Ametista nas grutas conhecemos mais sobre como é o trabalho dos garimpeiros e até mesmo como ocorreu a formação da camada de ametista que nada mais é que uma bolha de ar.
    Conhecimentos foi o que não faltou nesta viajem, quero agradecer a Profª Marga por nos propiciar estes lindos momentos.

27. Nesta viagem todos tiveram realmente a experiência de como é bacana poder contextualizar conteúdos debatidos em aula.Os momentos foram lindos por que cada um sabia o que iria fazer. Bj querida