domingo, 25 de agosto de 2013

Prudução de diferentes tipos de células

Trabalho prático envolvendo todos os alunos das turmas do 1º Ano Politécnico.

Confeccionar células utilizando massinha de modelar.

























82 comentários:


  1. Células Procariontes e Eucariontes
    A diferença entre seres procariontes para os eucariontes é que os procariontes não possuem a carioteca, onde esta tem função de proteger o material nuclear. Sendo assim, células Procariontes são mais simples que uma célula Eucarionte.
    Células Procariontes
    As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).
    A célula procarionte é constituída por:
    Membrana plasmática - película lipoproteica (lipídios e proteínas) que tem como função delimitar o conteúdo nuclear, selecionar o que sai e entra na célula, além de dar proteção;
    Núcleo - protege o material genético e também coordena a divisão;
    Citoplasma - líquido amorfo (não tem forma determinada) e viscoso (pegajoso), onde é realizada as funções vitais da célula;
    Mesossomo - invaginação da membrana plasmática e tem como função realizar a respiração celular de seres procariontes;
    Nucleóide - Tem como função o comando geral da célula;
    Parede celular - Tem como função a proteção para a célula, e é constituída por quitina;
    Células Eucariontes
    As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.
    É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes.
    Os seres eucariontes participam de 4 reinos (Fungi, Protista, Animália e Plantae), porém só vai nos importar os dois últimos.
    TURMA: 11 – PAULA CEZIMBRA – 1° ANO CURSO NORMAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim, vai nos importar os dois últimos.... Por quê? e os outros ao seu ver têm menos importância no mundo vivo?

      Excluir
  2. Célula Eucariótica e Procariótica
    As células eucarióticas, são aquelas que possuem um núcleo definido, através de uma membrana nuclear.
    Características principais:
    - Possuem organelas em seu interior com funções bem definidas;
    - Possuem núcleo individualizado (carioteca), envolvido por uma membrana nuclear;
    - Presença do material genético dentro do núcleo.
    Apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores do que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa. A riqueza em membranas das células eucariontes é a sua característica mais importante.
    Células procarioticas são células que apresentam membrana celular, citoplasma, e o material nuclear, denominado nucleoide, elas não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, cujo nome é carioteca, responsável por manter o material genético reservado.
    Quando a célula possui a carioteca, o núcleo, ou o material genético, fica espalhado no Citoplasma. Não há organelas delimitadas por membranas; as enzimas respiratórias estão associadas à própria membrana celular e o cromossomo é uma molécula única de DNA.
    Elas possuem também uma organela não membranosa chamada ribossomo, esse ribossomo tem a função de sintetizar fitas proteicas de RNA complementares já existentes a produzir enzimas.
    Célula Animal e Vegetal
    Célula animal é uma célula eucariótica ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana(carioteca), podem ser também unicelulares, como as amebas.
    Na célula animal não há celulose em suas paredes nem clorofila no seu interior, diferente da célula vegetal.
    A célula animal é formada por: Membrana celular, Citosol, Núcleo, Retículo endoplasmático, Complexo golgiense, Centríolos, Vesículas, Ribossomos ,Citoesqueleto, Mitocôndrias.
    A célula vegetal é semelhante a célula animal mas contém algumas organelas diferentes da célula animal, como a parede celular , vacúolos e os cloroplastos.
    É formada por: Conjunto de membrana celular e parede celular, Citosol, Vacúolo, Cloroplastos, Complexo golgiense, Mitocôndrias, Retículo endoplasmático, Núcleo celular.
    Turma:11 - Leticia Campos - 1º Ano Curso Normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez uma bela reflexão; analisou as diferenças e semelhanças das células eucarióticas e comparou com a procariótica.
      Poderias elencar as funções das organelas celulares? Bj querida

      Excluir
  3. Fazendo a célula procariótica e eucariótica aprendi coisas, nas quais, nunca tinha visto falar.
    A eucariótica possui o citoplasma repleto de canais sendo que a principal delas é o núcleo, já a procariótica é mais simples que as eucarióticas, isto quer dizer que, seu citoplasma não tem estruturas membranosas, e nem núcleo.
    Observei também que a célula eucariótica é muito mais complexa do que a procariótica, isto é, possui maior número de partes, por exemplo, ela possui mitocôndria, retículo endoplasmático, núcleo (DNA), lisossomos, ribossomos, paroxismos, glicocálix, centríolos, complexo de Golgi e membrana plasmática, ao contrario da procariótica que possui apenas membrana plasmática, parede celular, núcleo, ribossomo e citoplasma.
    Como falei no começo, este trabalho me ajudou muito, pois com ele consegui entender a diferença de células tanto animais como vegetais, também me ajudou a adquirir conhecimento parte fundamental da minha vida.

    TIAGO ROBERTO HERRMANN - TURMA 11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pra você! Participou da aula, se envolveu na pesquisa e no trabalho prático. Consegui juntamente com a análise da microscopia no início do ano letivo, contemplar e elencar diferenças e semelhanças. Ab

      Excluir
    2. Quais as três partes principais da célula

      Excluir
  4. Há dois tipos de células eucarióticas: animais e vegetais. Apesar de terem três partes bem diferenciadas e comuns a todas elas (a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo), apresentam diferenças: existem estruturas exclusivas das células animais e outras exclusivas da células vegetais.

    Célula Animal

    Seja qual for o tipo de ser vivo que apresenta células como a dos animais, essas células têm uma série de características que as distinguem das plantas. Por exemplo, são desprovidas de parede celular e de cloroplastos, mas apresentam centríolos, estruturas ausentes nas plantas mais complexas.

    Partes de uma célula animal:

    membrana celular ou plasmática, citoplasma, núcleo, Citosol, Retículo endoplasmático, Complexo golgiense, Centríolos, Vesículas, Ribossomos, e Mitocôndrias.

    Célula Vegetal

    Elas constituem o organismo das plantas. Células vegetais têm uma parede celular que recobre sua superfície, proporcionando proteção e resistência. No citoplasma, abrigam orgânulos exclusivos delas, os cloroplastos, responsáveis pela fotossíntese.

    Estruturas únicas das células vegetais:
    Parece celular: a parede das células vegetais é uma parte essencial delas, além de ser um elemento diferenciador em relação às células animais. Tem funções de proteção e sustentação. Embora seja formada por celulose, há casos em que se apresenta impregnada com uma substância mais rígida, a lignina. Isso ocorre em muitas células componentes da madeira do tronco das árvores. Em razão de sua presença na parede das células vegetais, a celulose é, sem dúvida, o polissacarídio mais abundante na Terra.

    Além da parede celular, as células vegetais caracterizam-se pela presença de orgânulos chamados plastos (ou plastídios) e pela existência de grandes vacúolos.

    Os plastos são característicos de células vegetais e das algas; podem ser de vários tipos e realizam muitas funções. Os amiloplastos, por exemplo, são importantes, pois armazenam amido como substância de reserva. Os plastos mais importantes, contudo, são os cloroplastos, os orgânulos que realizam fotossíntese. Têm um pigmento verde, a clorofila, substância-chave na captação de luz solar. A maioria das plantas é verde em razão da presença desse pigmento. As células vegetais também se distinguem das animais pela presença de estruturas com forma de bolsas, os vacúolos, que podem apresentar grande volume.

    Os vacúolos armazenam substâncias (água, moléculas orgânicas, substâncias residuais). A célula vegetal adulta tem a presença de um único vacúolo central e o núcleo deslocado para a periferia.

    As partes de uma célula vegetal:

    Conjunto de membrana celular e parede celular, Citosol, Vacúolo, Cloroplastos, Complexo golgiense, Mitocôndrias, Retículo endoplasmático, Núcleo celular.

    fazendo a atividade das células, aprendi coisas que vou levar para a vida toda, pois produzindo atividade praticas, sempre o aluno consegue maior compreensão do conteúdo. Também notei a maravilha que é o nosso corpo, a inteligencia de cada organela presente nessas células.

    Bruna Laís Gonçalves, Turma 10 1° ano Curso Normal..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve um momento que escreve "parece celular" você se refere a parede celular. Certo? ok
      Sua escrita deixou claro as diferenças e semelhanças entre os diferente tipos de células.Parabéns ab linda e continue estudando e buscando somente assim construiremos conhecimento.

      Excluir
  5. Bom, esse trabalho que realizamos foi muito gratificante, pois além de ver coisas que não íamos ver sem fazer as células , entendemos sua diferença, e vimos que o nosso corpo é composto de célula, tanto animal, do qual apresenta células como a dos animais, e tanto célula vegetal, do qual constituem o organismo das plantas.
    Através dos desenhos e concerteza da belíssima explicação da professora concluí: CÉLULA PROCARIÓTICA( Bactérias cianofíceas-> Seres procariontes, Arquiobactéria-> Uni celulares. Monera. Mambrana plasmática(barreira que protege a célula do meio externo; controla a entrada e saída de substancias, Nucleóide(RNA),Parede celular(protege a membrana plasmática),Citoplasma, Robossomos( síntese de proteína)
    CÉLULA EUCARIÓTICA(seres eucariontes). Pode ser multicelular. Retículo endoplasmático liso(síntese de ácidos graxos, fosfolipídios esteróide), Lisossomos("lixo bom ", destroe tudo o que a célula não utiliza), Ribossomos(síntese de proteínas), Mitocôndria(respiração celular), Membrana plasmática(controla a entrada e saída), Complexo de golgi(armazenar e secretar as proteínas), Glicocálix, Citoplasma, Retículo endoplasmático rugoso(sintetizar proteínas), Núcleo(DNA_, Centríolos(cílios e flagelos, fuso acromático), Peroxissomo(oxidar ácidos graxos fosfolipídios, H2, O2, água oxigenada, que é uma substancia bem perigosa pode causar sérias lesões na pele.E são essas tmbm a diferença de uma outra.
    Eu tenho certeza que irei trabalhar assim com os meus alunos, pegar cada momento das aulas para depois eu por em prática, e dizer quando eu estava nesse caminho, foi um caminho maravilhoso, cheio de luz do qual eu aprendi tudo sobre meu corpo. Tenho o senso comum de argumentar: O que aconteceria se nosso corpo ficasse sem bactérias e células, nós somos um punhado de células. É um desafio pensar sobre todas as formas com as quais elas nos ajudam porque tende a ficar cada vez mais complexo.
    Porque elas são importantes? Elas reproduz dentro de si todas as funções dos seres vivos, digestão, produção de energia, reprodução, crescimento, morte, respiração.
    TUDO QUE DIZ RESPEITO A QUALQUER FORMA DE VIDA, PASSA PELO ENTENDIMENTO DA CÉLULA.
    E quando eu falo tudo, é tudo mesmo: Lembre-se que a célula é a unidade morfológica e fisiológica do ser vivo.
    Para voce ter uma idéia, a resposta para o por que das enfermidades, está dentro das células.
    Olhe-se em um espelho, o que você está vendo são cerca de 10 trilhões de células divididas em mais ou menos 200 tipos diferentes. Nossos músculos são compostos de células musculares, nosso fígado é feito de células específicas do fígado, e chegam a existir tipos específicos de células para os nossos dentes ou para o cristalino dos nossos olhos.
    O o qe é a célula dentro da estrutura celular ?Porque as reuniões de células são importante?Porque do nome de células?O qe elas fazem? como ? ... São perguntas que você deve se perguntar .
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/28169/a-invencao-do-microscopio-e-a-descoberta-da-celula?_kt=8494173369
      Um endereço para você buscar mais um pouco sobre o que acabo de ler.
      Somos um conjunto de células...
      Interessante sua colocação, já havia me colocado neste patamar de idéias e pensamento mas, nunca imaginei que alguém fosse realmente refletir com minhas palavras. Te amo bj linda

      Excluir
  6. No decorrer das aulas de biologia durante o mês de agosto, ponderamos e adquirimos um conhecimento das células procarióticas e eucarióticas, as quais são fundamentais a todos os seres vivos. De uma pequenina célula, extraímos um grande conhecimento. Abaixo esta um relatório, o qual diferencia essas células, a eucariótica da procariótica acompanhado por suas organelas e funções.
    Célula procariótica
    A célula procariótica é aquela que apresenta um núcleo desorganizado, ou seja, não apresenta o material genético delimitado. Não contém carioteca e organelas membranosas como bactérias e cianobactérias. É composta por:
    Membrana plasmática: contem a função de proteger as organelas celulares as quais são fundamentais para a vida das células, e reguladora do transporte de nutrientes.
    Parede celular: é uma estrutura que envolve a célula, a qual tem a função da proteção celular.
    Nucleóide: é a região da célula onde se encontra as informações genéticas de um ser vivo.
    Cromossomos: são os responsáveis por carregar toda a informação que as células necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reprodução.
    Célula eucariótica
    A célula eucariótica é composta por um núcleo organizado, isto é, com carioteca e sistema de membranas nas organelas, como cloroplasto, complexo de golgi, mitocôndria, ribossomos, entre outros. Vejam quais são e suas funções.
    Reticulo endoplasmático granuloso ou liso: retira o excesso de gordura, álcool e substancias orgânicas.
    Glicocális: açúcar protetor da membrana plasmática.
    Peroxissomos : sua função é oxidar ácidos graxos.
    Citoplasma: é o material situado dentro da membrana plasmática e fora do núcleo.
    Centríolo: sua função é fazer fuso acromático.
    Reticulo endoplasmático rugoso ou granuloso: sua função é a produção de algumas proteínas para transportar enzimas.
    Lisossomos: sua função é limpar as células das substancias orgânicas.
    Ribossomos: sua função é a síntese proteica, ou seja, leitura das proteínas.
    Nucleo: local onde se encontra o DNA.
    Complexo de golgi: sua função é armazenar e secretar substancias.
    Mitocôndria: é responsável pela respiração celular, o qual herdamos da mãe.
    Membrana plasmática: sua função é a proteção celular.
    Com toda a certeza, um trabalho cativante e de grande aproveitamento no sentido de aprendizagem, 1° porque são as principais constituintes do organismo, e 2° porque voltamos ao tempo trabalhando com massinha de modelar, o que facilitou a compreensão das células e suas organelas mais detalhadamente.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu relato!
      Conseguiu compreender e organizar sua análise frente ao conteúdo estudado. Continue sendo esse aluno leitor, dedicado, esforçado e com sede de saber. Ab

      Excluir
  7. Nome: Vinícius Alan Müller
    Turma: 110 do Ensino Politécnico
    Bom, esta experiência foi de grande importância em minha opinião, pois, com a ajuda dela consegui apreender como é uma célula eucariótica e uma célula procariótica, como funcionam, quais suas características principais dentre outros.
    Célula Eucariótica:
    As células eucarióticas são aquelas que possuem um núcleo definido, através de uma membrana nuclear.
    Características principais:
    - Possuem organelas em seu interior com funções bem definidas;
    - Possuem núcleo individualizado (carioteca), envolvido por uma membrana nuclear;
    - Presença do material genético dentro do núcleo.
    Apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores do que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa. A riqueza em membranas das células eucariontes é a sua característica mais importante.
    Célula Procariótica:
    Células procarióticas são células que apresentam membrana celular, citoplasma, e o material nuclear, denominado nucleóide, elas não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, cujo nome é carioteca, responsável por manter o material genético reservado.
    Quando a célula possui a carioteca, o núcleo, ou o material genético, fica espalhado no Citoplasma. Não há organelas delimitadas por membranas; as enzimas respiratórias estão associadas à própria membrana celular e o cromossomo é uma molécula única de DNA.
    Elas possuem também uma organela não membranosa chamada ribossomo, esse ribossomo tem a função de sintetizar fitas proteínas de RNA complementares já existentes a produzir enzimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado as diferenças entre as células. Continue esse aluno que busca e se esforça... Parabéns Ab

      Excluir
  8. Nas aulas de Biologia aprendemos várias coisas sobre a célula,como que ela funciona,como controla a entrada de substancias dentro dela e a função de cada parte da célula e a diferenças da célula animal e vegetal.

    Veremos agora a diferença da célula procariótica e eucariótica

    A Célula procariótica tem estrutura muito simples, caracterizada pela ausência de um núcleo individualizado e com um número muito reduzido de organelos celulares. O material genético, geralmente uma molécula de ADN circular, encontra-se disperso no citoplasma, sem estar associado a proteínas, constituindo o nucleoide. As células procarióticas raramente possuem genes em mosaico.
    A divisão celular das células procarióticas é diferente da que ocorre nas células eucarióticas. Este é um processo muito mais simples. Ocorre imediatamente a seguir à replicação do ADN. Indivíduos procarióticos são unicelulares, sendo estes: as bactérias, cianofíceas, micoplasmas e clamídias.

    Já as células eucarióticas, possuem maior tamanho e complexidade, a começar pelo núcleo individualizado, envolvido pela carioteca. Seu citoplasma é interconectado por uma rede de tubos e canais membranosos e é onde, além de ribossomos, também são encontradas mitocôndrias, retículo endoplasmático granuloso e não granuloso, complexo golgiense, lisossomos, peroxissomos, centríolos, dentre outras organelas. Exemplos de indivíduos eucariotas: animais, vegetais, fungos e protozoários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria melhor se tivesse escrito com suas palavras e relatado na forma da construção de seu conhecimento adquirido. Se puderes escreva as funções das organelas celulares de foram simples e compreensiva. Ab

      Excluir
    2. Nas aulas de biologia aprendemos que chamamos de células procariotas as células que não possuem núcleo em seu interior.

      Nessas células nós encontramos:

      -Membrana plasmática ou membrana celular: membrana bem fina que envolve toda a célula.

      -Parede celular: camada que protege a célula.

      - Citoplasma: é uma substância gelatinosa onde ficam mergulhados pequenos órgãos que chamamos de organelas (que a célula usa para sua sobrevivência) e também o material genético da célula (que é o DNA).

      Também aprendemos sobre a célula procariótica que são células que compõem o corpo dos animais e das plantas e são caracterizadas por possuírem mais organelas que a célula eucariótica.

      Nessa célula encontramos:

      -Membrana plasmática ou membrana celular: membrana bem fina que envolve toda a célula.

      -Citoplasma: substância gelatinosa onde ficam mergulhadas várias organelas com funções específicas, responsáveis pelo metabolismo celular.

      -Núcleo: local onde fica armazenado o material genético.

      -Parede celular: camada que protege e impede que a célula estoure.

      -Vacúolo: a função do vacúolo é armazenar substâncias necessárias ao bom funcionamento da célula.

      Excluir
  9. Nome: Luis H Seghetto Turma: 112

    Esse trabalho foi muito interessante, pois nele aprendi muitas coisas que nem imaginava que existia, ou seja as células procariontes e eucariontes.

    Procariontes: são muito diferentes das eucariontes, sua principal característica é a ausência da carioteca individualizando o núcleo celular. Possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas, isto ocorre da mesma forma do DNA das células eucariontes.

    Eucariontes: são muito mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. Grande parte das plantas e dos animais a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.

    O que é célula procarionte ? são organismos unicelulares que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membranas, estando ausentes várias outras organelas, como as mitocôndrias , o Complexo de Golgi e o fuso mitótico.

    O que é célula eucarionte ? Uma célula eucariótica possuí verdadeiro núcleo, (núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear) que contém um ou mais nucléolos. É constituída por muitos organelos membranares, ao contrário das células procarióticas.

    Seres que apresentam célula eucarionte: são todos os seres, animais e humanos.
    Seres que apresentam célula procarionte: o exemplo mais conhecido de procariontes são as bactérias que são seres unicelulares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célula eucarionte seres animais e humanos... Somos animais racionais Luis. Esta célula está presente em fungos, protozoários, algas, plantas e animais.
      Deve enriquecer seu relato com as funções destas organelas celulares. Aguardo. Ab.

      Excluir
  10. Nome: Herton Deuner
    Turma:112

    Nesse trabalho eu aprendi umas coisas que eu não sabia sobre essas células, foi muito interessante.

    As células denominadas Procariontes ou Procariotas são diferentes das eucariontes pelas seguintes razões. Sua maior diferença é que as células procariontes não possuem a carioteca e o que é carioteca? A carioteca é uma membrana que faz a separação do material genético do citoplasma.

    As células eucariontes já possuem a carioteca, individualizando, separando o material nuclear ou genético da célula.

    Em ambas células existe o material genético, mas nas células procariontes este está “boiando” pelo citoplasma. E na célula eucarionte, o material genético está contido no núcleo, separado pela carioteca (como uma película) das outras partes da célula.
    As células procariontes não possuem determinadas organelas, como por exemplo: a mitocôndria, o complexo de Goldi e o retículo endoplasmático. As algas azuis e as bactérias possuem este tipo de célula. Já as plantas, os fungos e os animais de modo geral possuem células eucariontes.
    Ambas as células estão delimitadas por uma membrana finíssima, chamada membrana plasmática, que controla a entrada e saída de substâncias do interior para o exterior da célula e vice-versa. É, também, através da membrana que se estabelece as ligações com as células vizinhas.
    Segundo a pesquisa que existe, atualmente os seres procariontes são muito mais antigos que os seres eucariontes uma vez que os vestígios mais antigos conhecidos de seres eucariontes são de à 1500 milhões de anos enquanto que os vestígios de seres procariontes datam de à pelo menos 3800 milhões de anos, o que levou a alguns cientistas admitirem a hipótese dos eucariontes tivessem origem nos procariontes.
    As células eucarióticas têm vantagens sobre as células procarióticas sendo uma das principais o fato das primeiras permitem uma maior diversidade de seres devido aos fenomenos de mitose que ocorrem, o que não acontece nos seres procariontes, uma vez que nestes ocorre apenas bipartição. Os seres eucariontes são multicelulares ao contrário das procariontes que são unicelulares, mas estes podem formar colonias. A multicelularidade é caracterizada por uma associação de células em que existe interdependência ao nível das estruturas e funções entre as células associadas. Com o evoluir da multicelularidade foram surgindo os vários organelos o que permitiu os organismos realizarem atividades muito complexas que antigamente os seus ancestrais unicelulares não conseguiam realizar. Os seres multicelulares tem várias vantagens em relação aos seres unicelulares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a pesquisa que existe, atualmente os seres procariontes são muito mais antigos que os seres eucariontes uma vez que os vestígios mais antigos conhecidos de seres eucariontes são de à 1500 milhões de anos enquanto que os vestígios de seres procariontes datam de à pelo menos 3800 milhões de anos, o que levou a alguns cientistas admitirem a hipótese dos eucariontes tivessem origem nos procariontes.


      Esta sua colocação nos leva a compreender que a célula procarionte é a mais evoluída, pois, foi a primeira e até hoje existe.
      Quantos seres multicelulares foram extintos sem mesmo conhecermos...
      Registre também as funções das organelas celulares. Aguardo. Ab

      Excluir
  11. Comentário de Anna Luyza Griebler

    Esse trabalho foi muito interessante, pois com ele aprendemos as funções que cada célula apresenta, e também vimos as diferenças entre as duas percebemos que as células possuem diversos constituintes e que cada um tem sua devida função,para que ocorra o funcionamento da célula.
    A célula Eucariótica, por exemplo, possui núcleo protegendo o material genético, organelas, membrana celular, parede celular e um exemplo disso eram as algas e os animais. Ao analisar a célula eucariótica, podemos concluir que ocorre uma individualização do núcleo, onde a membrana nuclear delimita- se, reduzindo em seu interior o material cromossômico. Essas células possuem carioteca e seu sistema é organizado.
    A célula procariótica não possui núcleo, nem possui organelas, mas tem membrana e parede celular e um exemplo eram as bactérias e as cianos bactérias. Essa é uma célula primária, ela não possui carioteca ,ou seja, o DNA fica espalhado na célula, não possui sistema de endo membranas e seu sistema é bem simples. Esta célula inclui todos os organismos provenientes das bactérias . Elas não possuem a maior parte das organelas, a organização de suas membranas são controladas por fosfolipídios e não se juntam formando organismos pluricelulares, já que não tem a capacidade de formar tecidos, etc.
    Este trabalho nos esclareceu bem sobre todas as partes que constituem as duas células e foi através dele que observamos como é formada unidade estrutural e funcional que se apresenta em forma de células nos seres vivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal sua colocação mas, se puderes escreva sobre as funções das organelas celulares. Bj querida

      Excluir
  12. Aluna- Tainara Mariana Mallmann
    Turma-10
    Eu acredito que esse traballho foi muito interessante, pois quando construimos as coisas, aprendemos muito mais do que se fossemos só escrever, construindo com massinha de modelar as células procarióticas e eucarióticas, conseguimos perceber suas principais diferenças, já conseguimos tirar nossas próprias conclusões sobre o assunto, já olhamos e vemos o que uma tem que a outra não tem, mas também construindo o trabalho dessa forma a aula fica bem mais divertida, pois estamos interagindo com os colegas e com a professora.
    O que compreendi das células procarióticas:
    São bactérias, cianofíceas
    Arqueobactéria- seres procariontes- unicelulares
    São células desprotegidas da membrana celular, toda célula tem um núcleo, e na maioria das vezes, é protegido por uma membrana, mas nas células procarióticas é diferente, não existe essa membrana, deixando o núcleo da célula espalhado por todo o interior da célula procariótica.
    Além do núcleo, os procariontes também não possuem todas as organelas celulares, possuindo apenas os ribossomos.
    As células procarióticas possuem:
    O DNA, dos procariontes, geralmente é composto por um único cromossomo circular, se encontra localizado numa zona chamada nucleóide no citoplasma. Não constitui um verdadeiro núcleo.
    A membrana plasmática, é a barreira que protege a célula do meio externo, e controla a entrada e saída das substâncias.
    Citoplasma
    Ribossomos, que podem ser encontrados e espalhados no citoplasma, é uma síntese de proteínas.
    Parede celular(celulose), camada que protege a célula

    Esse tipo de célula é encontrada no reino monera, que engloba as bactérias e cianobactérias.

    Célula Eucariótica:
    Células eucarióticas, eucariontes, são mais complexas que as procarióticas, pois possuem membrana nuclear exclusiva e váreos tipos de organelas. Possui núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear, é constituidas por muitas organelas citoplasmáticas.
    Possuem carioteca e o seu sistema é organizado.
    São compostas de:
    Membrana plasmática, que controla a entrada e saída no corpo. É uma membrana bem fina, que envolve toda a célula.
    Citoplasma, é uma substância gelatinosa, e lá ficam mergulhadas váreas organelas.
    Núcleo, lá é que fica guardado o material genético.
    Retículo endoplasmático liso, são sínteses de ácidos graxos fosfolipídeos esteroides.
    Também são constituídos de: Retículo endoplasmático rugoso( sintetizar proteínas), centríolos(cílios e flagelos), peroxissomo(oxida ácidos graxos fosfolipídeos), lisossomos( é conhecido como o “lixo bom”, pois destrói o que as células não utilizam), ribossomos( que são fontes de proteínas), complexo de Golgi( armazenar e secretar as proteínas), mitocôndria( respiração das células),e glicocálice.
    Esse trabalho esclareceu sobre, do que as células eucarióticas e procarióticas são formadas, nos fez perceber as diferenças entre essas células e nos fez perceber também em que ser vivo cada uma é encontrada.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua escrita do relatório. Percebo que conseguiu construir conhecimento a partir das informações trabalhadas em aula. Bj linda

      Excluir
  13. Foi um trabalho muito interessante, a professora aplicou bem o conteúdo, e da maneira em que foi estudada aprendemos muito mais do que apenas escrevendo sobre elas, assim aprendemos a função de cada célula, essa aula foi de grande importância para nosso conhecimento.

    Nós chamamos de células procariotas as células que não possuem núcleo em seu interior.

    As células eucariotas são formadas por:
    Membrana plasmática ou membrana celular
    Citoplasma
    Núcleo
    Parede Celular
    Vacúolo

    Todos os seres vivos são formados por células, sejam eles micro-organismos ou animais bem grandes. Esses seres vivos podem ter uma célula apenas (unicelulares) ou várias células (pluricelulares). Alguns seres vivos são bem primitivos e possuem células procariotas, enquanto outros seres são mais evoluídos e complexos e possuem células eucariotas.

    - As células eucariontes são usualmente maiores e estruturalmente complexas. A presença ou ausência de determinadas organelas definirá se a célula é vegetal ou animal.
    -As células procariontes se caracterizam pela pobreza de membrana plasmática. Ao contrário dos eucariontes, não possuem uma membrana envolvendo os cromossomos, separando-os do citoplasma.

    COMENTÁRIO FEITO POR JORDAN MICHEL E BRUNA NEUMANN TURMA: 110

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderiam escrever pra mim sobre este último parágrafo. Quais seriam essas organelas? Elas possuem funções? Aguardo resposta. Ab Jordan e Bruna

      Excluir
    2. Desculpe, as organelas que fazem as principais funções, ela é tipo uma parte do citoplasma as principais organelas que vimos na aula são, Mitocôndrias, retículo endoplasmático rugoso, retículo endoplasmático liso, complexo de Golgi, ribossomos, lisossomos, centríolos e microfilamentos.
      Então a presença de certas organelas dessas professora, que nos dirá se é uma célula animal ou vegetal. Então dai a célula eucariótica tem Peroxissomo, Ribossomo, Lisossomo, Complexo de Golgiense e Centríolos, Retículo, Citoplasma, Mitocôndria, Membrana Plasmática, Núcleo, Retículo Endoplasmático Rugoso, enquanto a célula procariótica tem apenas Membrana Plasmática, Parede Celular e Flagelo, Ribossomos, Citoplasma e Nucleoide

      Excluir
    3. Melhorou mas, esqueceram de colocar as funções das organelas celulares.

      Excluir
  14. Leonardo Kohlrausch Vargas turma 110 16 de setembro de 2013.
    Aprendemos muito na forma em que a professora Margarete nos ensina, foi de grande importância este trabalho para sabermos mais sobre as células.
    A célula Eucariótica tem o citoplasma repleto de canais, bolsas e outras estruturas membranosas sendo uma delas o núcleo.
    A célula Procariótica são mais simples que a Eucariótica, seu citoplasma não tem estruturas membranosas nem núcleo mas tem o nucleoide.
    A célula Eucariótica tem:Núcleo, Retículo Endoplasmático Rugoso, Retículo, Citoplasma, Mitocôndria, Membrana Plasmática, Peroxissomo, Ribossomo, Lisossomo, Complexo de Golgiense e Centríolos.
    A célula Procariótica tem :Nucleoide, Ribossomos, Citoplasma, Membrana Plasmática, Parede Celular e Flagelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo! Faltaram as funções dessas organelas celulares. Se der acrescente. Ab

      Excluir
  15. Relato de Morgana Bonfanti- Turma 11

    Gostei muito do modo como foram trabalhadas as células procariótica e a eucariótica, pois aprendi coisas que nunca tinha ouvido falar.
    A eucariótica possui o citoplasma repleto de canais sendo que a principal delas é o núcleo, já a procariótica é mais simples , pois não contém citoplasma, ou se quer um núcleo.
    Observei também que a célula eucariótica é muito mais completa, isso é recheada de elementos, do que a procariótica,ou seja, possui maior número de partes, por exemplo, ela possui mitocôndria, retículo endoplasmático, núcleo (DNA), lisossomos, ribossomos, paroxismos, glicocálix, centríolos, complexo de Golgi e membrana plasmática, ao contrario da procariótica que possui apenas membrana plasmática, parede celular, núcleo, ribossomo e citoplasma.
    E completando o que disse no inicio, podemos através desse trabalho pratico identificar as diferenças entre as células eucarióticas e procarióticas, bem como, a célula vegetal da animal. Ajudou-me a compreender o que é realmente fundamental no meu corpo para que eu tenha vida. Resumindo adorei o trabalho pratico.

    ResponderExcluir
  16. Vinícius Bender
    Turma: 111

    Célula eucarionte
    Ela possui um verdadeiro núcleo que contém um ou mais nucléolos.É constituída por muitas organelas citoplasmáticas, ao contrário das procariontes.Elas surgiram a partir das células procariontes e podem ser vegetais ou animais.Estrutura da célula: A Membrana Plasmática envolve a célula e sua função é controlar entrada e saída de substancias.
    Glicocálix ele protege a membrana plasmática.
    O Citoplasma é uma gelatina incolor, ela mantém a forma da célula e também armazena substancias.
    Suas organelas são: Retículo endoplasmático liso ou agranular (síntese de ácidos graxos), Mitocondria (ela é herdada da mãe, sua função é a respiração celular aeróbia), Retículo endoplasmático rugoso ou granular (sintetizar de proteínas), Peroxissomo (oxidar substancias orgânicas, lixo toxico), Complexo de Golgi (armazenar e secretar proteínas), Ribossomo (leitura de proteínas), Lisossomo (digestão de substancias boas).

    Célula Procarionte
    Ela é em sua maioria unicelular. Ao contrario da eucarionte ela não possui o retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de golgi, mitocôndrias, plastos, lisossomos e vacúolos, que são organelas membranosas. Essa célula é considerada o primeiro organismo do mundo vivo.
    Sua estrutura: Parede celular (ela envolve a membrana plasmática e sua função é protege-la), Membrana Plasmática, Citoplasma, Ribossomo, Nucleóide (onde se encontra o material genético, DNA)

    Foi um trabalho bem interessante,pois usamos a massinha de modelar para formarmos as células e ao mesmo tempo entendemos quais são as partes das células e como elas funcionam, de um jeito simples, diferente e divertido.

    ResponderExcluir
  17. NOMES:Jéssica Mann e Laura Klein
    TURMA:110
    CÉLULA VEGETAL é semelhante a célula animal mas contém algumas organelas diferentes da célula animal, como a parede celular , vacúolos e os cloroplastos. Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.
    CÉLULA ANIMAL é uma célula eucariótica ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana(carioteca), podem ser também unicelulares, como as amebas. Há também, as pluricelulares, como plantas e animais. A célula animal (como toda a célula eucariótica) é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocôndria e núcleo.
    CÉLULA PROCARIONTE são células que apresentam membrana celular, citoplasma, e o material nuclear, denominado nucleoide elas não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, cujo nome é envoltório nuclear, ou envelope nuclear, responsável por manter o material genético reservado, um possível nome já em desuso, para esta estrutura é carioteca. Quando a célula não tem esse envoltório, o núcleo, ou o material genético, fica espalhado no Citoplasma. Não há um sistema de endomembranas, ou seja, não há organelas delimitadas por membranas; as enzimas respiratórias estão associadas à própria membrana celular e o cromossomo é uma molécula única de DNA. Elas possuem também uma organela não membranosa chamada ribossomo, esse ribossomo tem a função de sintetizar fitas proteicas de RNA complementares já existentes a produzir enzimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa duplinha... Muito legal. Relataram as principais diferenças entre as células... Ab lindas

      Excluir
  18. Aluna Viviane Magni Turma 11

    Com essa aula prática pude observar e entender melhor a célula procarionte e a célula eucarionte.
    A célula procariótica possui membrana plasmática, parede celular, ribossomo, citoplasma e DNA.
    Já a célula eucariótica tem mais riquezas de detalhes que a procariótica não tem, como por exemplo, lisossomo, ribossomo, complexo de golgi, mitocôndria, retículo endoplasmático (liso e rugoso) e é claro, o núcleo.
    Com essa atividade ficou mais claro para mim a importância que as células vegetais e animais tem, se uma não esta agindo corretamente, obviamente vou ter problemas. Gostei muito de trabalhar com isso.

    ResponderExcluir
  19. ALuna: Elizandra Paula Huwe , turma 11 CURSO NORMAL.


    Gostei muito desse experiência feita de modo diferente na sala de aula onde trabalhamos a Célula Procariótica e eucariótica , onde eu e meus colegas aprendemos coisas que nunca até mesmo tivéssemos ouvido comentar .
    A CÉLULA EUCARIÓTICA : possui o citoplasma repleto de vários canais onde o principal canal delas é o núcleo , já a PROCARIÓTICA é muito mais simples pois não possui citoplasma e nem núcleo .
    Observei , que a célula eucariótica é muito mais completa ou seja possui vários elementos do que a procariótica , isto é, possui maior número de partes, por exemplo, ela possui mitocôndria, retículo endoplasmático, núcleo (DNA), lisossomos, ribossomos, paroxismos, glicocálix, centríolos, complexo de Golgi e membrana plasmática, ao contrario da procariótica que possui apenas membrana plasmática, parede celular, núcleo, ribossomo e citoplasma.
    E para finalizar , como disse no início este trabalho nós ajudou muito a entender e principalmente diferenciar as células vegetais e animais .RESUMINDO : Aprendi muito com o trabalho em pratica .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cél. procariótica têm citoplasma sim, o que ela não possui é a carioteca envolvendo o DNA.
      Complemente sua escritas elencando as funções das organelas. Ab querida

      Excluir
    2. Obrigado prof ª Margaret pela correção do trabalho ...

      Excluir
    3. Para completar o trabalho feito ,
      Suas organelas são: Retículo endoplasmático liso ou agranular (síntese de ácidos graxos), Mitocondria (ela é herdada da mãe, sua função é a respiração celular aeróbia), Retículo endoplasmático rugoso ou granular (sintetizar de proteínas), Peroxissomo (oxidar substancias orgânicas, lixo toxico), Complexo de Golgi (armazenar e secretar proteínas), Ribossomo (leitura de proteínas), Lisossomo (digestão de substancias boas).

      Excluir
    4. Parabéns pela responsabilidade. Ab

      Excluir
  20. Comentário da aluna Mirella Schuch- turma 10

    No começo do estudo sobre células deste ano, eu tinha o conhecimento de que elas eram constituídas apenas por um núcleo, um citoplasma e uma membrana plasmática. Mas, ao fazermos a atividade com massinha de modelar, pude perceber e entender que não era bem assim como eu pensava, havia muito mais, uma complexidade diante disto.
    Aprendi que a célula procariótica (bactérias e arqueobactérias) faz parte dos seres procariontes e são unicelulares, que possuem:
    *Ribossomos;
    *Membrana Plasmática;
    *Parede Celular;
    *Nucleoide;
    *Citoplasma;
    Já a célula eucariótica (animal, vegetal, algas...) faz parte dos seres eucariontes e são pluricelulares, que possuem:
    *Ribossomos;
    *Retículo Endoplasmático Liso;
    *Núcleo;
    *Membrana Plasmática;
    *Carioteca;
    *Centríolos;
    *Citoplasma;
    *Glicocálix;
    *Complexo de Golgi;
    * Retículo Endoplasmático Granuloso;
    *Lisossomos;
    *Peroxissomos;
    Outro conhecimento que tive foi sobre o que as células vegetais tem que as animais não tem:
    Vegetais- Possuem além da membrana plasmática, uma parede celular, que lhe dá mais rigidez. Tem ainda o váculo maior para poder armazenar uma maior quantidade de água que necessita, e os cloroplastos (são verdes devido ao pigmento de clorofila) utilizados na fotossíntese.
    Com todos os conhecimentos que aprendi, posso dizer que as células da nossa raça humana, e seres vivos em geral, é uma pequeníssima parte de nosso corpo por serem de porte tão pequeno diante de um corpo todo que é extremamente complexo, porém, a complexidade de apenas uma célula faz mostrar que o ser humano é muito complexo.
    A atividade proposta foi muito interessante, e, principalmente interativa, pois foi uma junção de pensamentos no momento em que construíamos as células com massinha de modelar, e foi fazendo várias coisas ao mesmo tempo que aprendemos novos conhecimentos.
    Tenho satisfação em ter feito este trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As algas também podem ser multicelulares, outra ocasião iremos discutir sobre isto. Parabéns pela sua colocação e continue essa aluna esforçada, dedicada e atenta que tem se mostrado. Bj minha linda

      Excluir
  21. Comentário da Ana Paula Schwértner, turma 10

    Ao fazermos essa atividade das células procarióticas e eucarióticas, construindo com massinha modelar, pude perceber suas diferenças e suas funções, sem falar que a aula fica mais divertida quando nós mesmos construímos cada célula.
    Célula Procariótica:
    São bactérias cianofíceas
    Arqueobactéria- Seres procariontes e unicelulares.
    São células desprotegidas, pois não possui núcleo, sendo assim o núcleo fica espalhado por todo interior da célula procariótica.
    Além do núcleo, essa célula também não possui todas as organelas celulares, possuindo apenas os ribossomos.
    É composta por:
    Membrana plasmática: protetora da célula do meio externo, e controladora da entrada e da saída das substâncias.
    Nucleóide(DNA): não constitui um verdadeiro núcleo.
    Citoplasma
    Parede celular: camada que protege a célula.
    Ribossomos: é uma síntese de proteínas.
    Célula Eucariótica:
    São seres eucariontes, onde são mais complexas que os seres procariontes, pois possuem membrana nuclear exclusiva e vários tipos de organelas. Possuindo carioteca, seu sistema é organizado.
    É composta de:
    Membrana plasmática: sendo controladora da entrada e saída de substâncias no corpo, ela é uma membrana bem fina, que envolve toda a célula.
    Citoplasma: onde ficam mergulhadas várias organelas, pois é uma substância gelatinosa.
    Núcleo: onde é guardado todo material genético.
    Retículo endoplasmático liso: são sínteses de ácidos graxos fosfolipídeos esteroides.
    Centríolos(cílios e flagelos), peroxissomo, lisossomos(conhecido como “lixo bom”, pois destrói o que as células não utilizam), ribossomos, complexo de Golgi, e glicocálice.
    Gostei muito de construir esse trabalho, pois além de ser importantíssimo, a gente vai construindo e se divertindo ao mesmo tempo, interagindo mais com os colegas e professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destrói as próprias organelas que perdem a ação... Bom saber que esta aula fez com que você fizesse interação com outros professores. Continue... Ab

      Excluir
  22. Alunas: Rosane e Luana
    Turma: 110

    Células Procarióticas: São diferentes das eucarióticas, pois sua principal característica é a ausência da carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de algumas organelas, possuem DNA. Seu citoplasma não tem estruturas membranosas nem núcleo este tipo de célula esta presente em bactérias.

    Células Eucarióticas: São mais complexas que os procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas é dotada desse tipo de células.

    Célula vegetal: É semelhante à célula animal, mas contém algumas organelas diferentes da célula animal, como a parede celular, vacúolos e os cloroplastos. É formada por: conjunto de membrana celular e parede celular, citosol, vacúolo, cloroplastos, complexo golgiense, mitocôndrias, retículo endoplasmático núcleo celular.

    Célula animal: É uma célula eucariótica, ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana (carioteca) pode ser também unicelular, como as amebas.
    Na célula animal não há celulose em suas paredes nem clorofila no seu interior, diferente da célula vegetal.
    A célula animal é formada por: Membrana celular, Citosol, Núcleo, Retículo endoplasmático, Complexo golgiense, Centríolos, Vesículas, Ribossomos Citoesqueleto, Mitocôndrias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem meninas. Se puderem escrevam sobre as funções dessas organelas. Bj lindas

      Excluir
    2. Organelas da Célula Vegetal e suas funções
      A célula vegetal é possui em seu interior várias organelas. Cada uma destas organelas pode executar uma ou mais funções, sendo todas elas de fundamental importância para o funcionamento celular.
      - Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso - ampliar a superfície interna da célula; favorecer a troca de substâncias entre a parte interna e externa da célula; favorecer a circulação dentro da célula; armazenar substâncias retiradas do hialoplasma e síntese de lipídios.
      - Núcleo celular - controlar e regular as reações químicas que ocorrem no interior da célula; guardar as informações genéticas da célula.
      - Complexo de Golgi - participar do processo de secreção celular.
      - Ribossomos - atuam na formação das cadeias proteicas.
      - Plastos - acumular substâncias usadas na nutrição dos vegetais (leucoplastos); realizar a fotossíntese (cloroplastos).
      - Mitocôndrias - fornecer energia para o metabolismo celular.
      - Vacúolos - atuam na regulação osmótica e armazenamento de diversas substâncias.
      - Peroxissomos - atuam no metabolismo dos lipídios e no processo de fotorrespiração.

      Organelas Celulares e suas funções
      - Nucléolo: produção dos componentes ribossômicos
      - Núcleo: conservar e transmitir à informação genética na reprodução das células e regular as funções celulares.
      - Ribossomos: produção de proteínas
      - Vesículas: transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula.
      - Retículo endoplasmático rugoso: participa da síntese e transporte de proteínas.
      - Complexo de Golgi: faz a secreção celular.
      - Citoesqueleto: participam do transporte de substâncias e dão forma a célula.
      - Retículo endoplasmático Liso: participa do processo de transporte celular, além de participar da síntese de lipídios.
      - Mitocôndrias: são responsáveis pela respiração das células.
      - Vacúolo: atuam no processo de digestão intracelular.
      - Citoplasma: nele está um fluído chamado citosol, O citoplasma tem a função de albergar as organelas e favorecer seus movimentos.
      - Lisossomos: participam da digestão de substâncias orgânicas.
      - Centríolos: estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cílios.

      Excluir
    3. Seu relato foi bem explicado e preciso. Continue buscando como aluna dedicada que verás que tudo cada vez fica melhor. Ab

      Excluir
  23. Nome : Pyetra K. Heinle
    turma 11 curso normal.
    Com o trabalho pratico com massinhas de modela pude compreender que todos os seres vivos são formados por células podendo estas ser procarióticas ou eucarióticas. As células procariótica e muito mais simples pois possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas e encontra-se apenas nas bactérias.
    A maioria dos organismos é constituída de células eucarióticas, de maior complexidade.A célula eucariótica possui maior número de partes, por exemplo, ela possui mitocôndria, retículo endoplasmático, núcleo (DNA), lisossomos, ribossomos, paroxismos, glicocálix, centríolos, complexo de Golgi e membrana plasmática, ao contrario da procariótica que possui apenas membrana plasmática, parede celular, núcleo, ribossomo e citoplasma.

    A experiencia com as massinhas de modelar foi uma forma simples e mais fácil de entender como funciona as células, diferenciar a eucariótica da procariótica e identificar suas partes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementar sobre funções das organelas. Por exemplo os peroxissomos são responsáveis em destruir as moléculas tóxicas que se formam dentro da célula.

      Excluir
  24. Nome= Mylena Henn Batista
    Turma=11
    Curso Normal
    Nas aulas de biologia produzimos a célula Procariótica e Eucariótica com massa de modelar, e discutimos suas funções, diferenças, semelhanças, organelas. Com essas aulas conclui que:
    Célula Procariótica = bactérias, arqueobactérias (seres procariontes). São unicelulares. Pertencem ao reino Monera. Possui = Nucleóide – DNA. Ribossomos- leitura de proteínas. Citosol (citoplasma)- constituído por água, proteínas, glicídios, lipídios, aminoácidos, bases nitrogenadas, vitaminas, íons, etc. Membrana plasmática- regula a passagem de substâncias, parede celular- protege de agressões externas, estabiliza a forma característica da célula. As células procarióticas possuem uma grande variedade de formas e dimensões. Algumas células procarióticas possuem flagelos para sua locomoção.
    Célula Eucariótica = (seres eucariontes) são maiores que as células procarióticas, e possuem uma organização muito complexa. Possuem = Núcleo- DNA. Carioteca- membrana que envolve o DNA. Citoplasma (citosol)- constituído por água, proteínas, glicídios, lipídios, aminoácidos, bases nitrogenadas, vitaminas, íons, etc. Ribossomo- leitura de proteínas. Peroxissomo- oxida ácidos graxos. Lissosomos- digestão de substâncias orgânicas. Complexo de golgi- armazenar e secretar substâncias. Retículo endoplasmático rugoso ou granulado- sintetiza proteínas. Centríolos- produz cílios e flagelos. Retículo endoplasmático liso- síntese de ácidos graxos, hormônios, fosfolipídios. Mitocôndria- respiração celular. Membrana plasmática- regula a passagem de substâncias. Glicocálix- o reconhecimento celular e proteção.
    As células devem ser estudadas e compreendidas para o entendimento do nosso corpo, o que acontece nele, e como interferir beneficamente para uma boa saúde considerando os fatores ao qual o corpo será exposto e sobre os quais sofrerá reações, que com o estudo deste conteúdo com certeza vai lhe trazer uma boa qualidade de vida, isso é de grande importância para nós normalistas. Obrigado por oportunizar este trabalho maravilhoso, que traz um tema de extrema importância para nossa aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela aluna que és e de oportunizar para que eu possa ser sua professora menina danada de estudiosa e atenta a tudo. Parabéns por relacionar o estudo das células com o tema anterior discutido em aula "alimentação" saudável. Bj linda e continue...

      Excluir
  25. Nomes: Ana Letícia e Joice Oliveira
    Turma: 110
    Professora: Margaret Mocelini
    CELULAS PROCARIÓTICAS: As células procariontes são assim designadas em razão da carência de membrana nuclear. Ao contrário das eucarióticas, as procarióticas não possuem organelas membranosas (retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de golgi, mitocôndrias, plastos, lisossomos e vacúolos) e muito menos um núcleo delimitado pela cariomembrana (carioteca) envolvendo os cromossomos. Acredita-se que essas células, com estrutura e funcionamento bem simplificado, tenham sido os primeiros organismos do mundo vivo, chamadas de protobactérias ou protocélulas. Essas células apresentam uma parede esquelética (parede celular) externamente à membrana plasmática, com função de proteção e controle das trocas de substâncias com o meio ambiente. Dispersos no citoplasma ficam os ribossomos, auxiliando a síntese proteica, através da decodificação do comando enviado pelo material genético.
    CELULAS EUCARIÓTICAS: As células eucariontes, também denominadas células eucarióticas, são consideradas células verdadeiras, mais complexas em relação às procarióticas por possuírem um desenvolvido sistema de membranas. Esse tipo celular, típico da constituição estrutural dos fungos, protozoários, animais e plantas, apresenta interior celular bem compartimentado, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... centríolos... Muito bem queridas. Se complementassem com as funções das organelas seria interessante. Aguardo. Bj lindas

      Excluir
  26. Nome: Bruno Schweigert
    Turma;111
    Professora: Margaret Mocelini

    Células Procariontes
    As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação.

    Células Eucariontes
    As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células. É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes.

    Diferente das células eucariontes, os procariontes não possuem um citoesqueleto. A forma simples das células procariontes, que em geral é esférica ou em bastonete , é mantida pela parede extracelular, sintetizada no citoplasma e agregada à superfície externa da membrana celular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria como complementar escrevendo sua ação e conhecimento adquirido frente as organelas destas células. Aguardo Ab

      Excluir
  27. Daniel Augusto Colombo, 111

    Célula Eucariótica e Procariótica

    Durante as aulas de biologia foram realizados duas atividades práticas, as construções das células eucarióticas e procarióticas utilizando massinha de modelar, a produção desses dois modelos celulares ajudou na compreensão do funcionamento da estrutura, bem como suas partes e importâncias em nosso organismo.
    Quanto à célula eucariótica (animal), a qual constituí nossos tecidos entendemos que todas as suas partes são de extrema importância, a mitocôndria responsável pela respiração aeróbica,o complexo de golgi que é uma secretora de proteínas ribossomais, os lisossomos que digerem substâncias orgânicas, a membrana plasmática que regula a passagem de substâncias, além do retículo plasmático rugoso que faz o transporte de proteínas e o não rugoso por sua vez faz a desintoxicação do organismo além de produzir alguns lipídios, ainda temos a carioteca, uma estrutura constituída por membranas lipoproteicas responsável por separar o conteúdo do núcleo celular do citosol, os centríolos que são importantes na divisão celular e por fim o núcleo que possuí o gene.
    Já na célula procariótica, que foi confeccionada da mesma maneira, compreendemos a parede celular que por sua vez oferece proteção a célula devido a sua rigidez, seguido da membrana plasmática, que apesar de ser mais flácida oferece proteção, além de regular a passagem de substâncias, o citoplasma que é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e os ribossomos, o nucleoide que contém o material genético e o flagelo que tem como o objetivo criar o movimento da célula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confuso o último parágrafo. Poderia reler o que escrevestes e analisar as colocações discutidas em aula com sua escrita? Ab. Aguardo

      Excluir
  28. Procarióticas: são células desprovidas de membrana celular. Ou seja, toda célula tem um núcleo, e na grande maioria das espécies esse núcleo é protegido por uma membrana, e no caso das células procarióticas não existe essa membrana deixando então o núcleo da célula espalhado por todo seu interior. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular

    Eucarióticas: são células, contrárias as procarióticas, ou seja, as eucarióticas possuem essa membrana de proteção do núcleo mantendo-o protegido. São mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas

    Características:

    Procariota:
    - Não tem carioteca;
    -Não tem organelas;
    -Tem membrana e parede celular;
    Ex: Bactérias, cianobactérias etc.
    Eucariota:
    -Tem núcleo;
    - Tem organelas;
    - Tem membrana celular;
    - Tem parece celular;
    Ex: Algas, animais, protozoários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem minha querida. Percebo que compreendeu as diferenças entre as células. Ab

      Excluir
  29. Nome: Juliana Kern
    Turma: 110
    Neste trabalho em sala de aula consegui constatar mais sobre as células e sobre o que elas são constituídas, como funcionam e um pouco do que fazem no nosso organismo.
    Celular Procarióticas: As células procariontes, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pelo tamanho. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas Células Eucariontes
    As Células Eucariontes: são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.
    Organelas Celulares: Organelas são estruturas presentes nas células, comuns a muitos tipos delas. Essas organelas desenvolvem funções distintas, que no total produzem as características de vida associada com a célula. Na célula animal eucariótica existem três componentes básicos: membrana, citoplasma e núcleo.
    Em praticamente todas as células podemos distinguir três partes: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. A membrana celular ou plasmática é uma estrutura que delimita a célula e a separa do meio onde se encontra, mas não isola completamente a célula, pois permite o intercâmbio de substâncias do interior ao exterior e vice-versa.
    Célula Vegetal: Elas constituem o organismo das plantas. Células vegetais têm uma parede celular que recobre sua superfície, proporcionando proteção e resistência. No citoplasma, abrigam orgânulos exclusivos delas, os cloroplastos, responsáveis pela fotossíntese. Estruturas únicas das células vegetais são: Parece celular, plastos, vacúolos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito belo seu relato. Completo e verdadeiro. Percebo que fez complementos e organizou sua escrita. Parabéns linda Bj

      Excluir
  30. Nome: Bárbara Dickel
    Turma: 11
    Profe do céu, tinha esquecido de fazer esse comentário, espero que não seja tarde demais.

    Nas aulas de Bio produzimos as células Eucarióticas e Procarióticas com massinha de modelar, também falamos sobre cada parte, sua função, sobre as diferenças e semelhanças entre essas células,compreendi que:

    Célula Procariótica: não possuem organelas membranosas :retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de golgi, mitocôndrias, plastos, lisossomos e vacúolos e também não possuem um núcleo delimitado pela carioteca envolvendo os cromossomos.Essa célula é mais simples que a Eucariótica, e possui (peguei da colega Mylena pois consegui compreender bem) : Nucleóide – DNA. Ribossomos- leitura de proteínas. Citosol (citoplasma)- constituído por água, proteínas, glicídios, lipídios, aminoácidos, bases nitrogenadas, vitaminas, íons, etc. Membrana plasmática- regula a passagem de substâncias, parede celular- protege de agressões externas, estabiliza a forma característica da célula. As células procarióticas possuem uma grande variedade de formas e dimensões. Algumas células procarióticas possuem flagelos para sua locomoção.
    Célula Eucariótica: são mais complexas do que as procarióticas, pois possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas: ribossomos, lisossomos, complexo de golgi, retículos endoplasmáticos, mitocôndrias, peroxissomos, membrana plasmática, núcleo delimitado pela carioteca, centríolo, citoesqueleto e algumas: cloroplastos, vacuolos e parede celular (células vegetais) e glicocalix (células animais). Profe gostei do resumo da colega Mylena: Núcleo- DNA. Carioteca- membrana que envolve o DNA. Citoplasma (citosol)- constituído por água, proteínas, glicídios, lipídios, aminoácidos, bases nitrogenadas, vitaminas, íons, etc. Ribossomo- leitura de proteínas. Peroxissomo- oxida ácidos graxos. Lissosomos- digestão de substâncias orgânicas. Complexo de golgi- armazenar e secretar substâncias. Retículo endoplasmático rugoso ou granulado- sintetiza proteínas. Centríolos- produz cílios e flagelos. Retículo endoplasmático liso- síntese de ácidos graxos, hormônios, fosfolipídios. Mitocôndria- respiração celular. Membrana plasmática- regula a passagem de substâncias. Glicocálix- o reconhecimento celular e proteção.
    Ex: célula animal e vegetal.
    As duas células apresentam ribossomos, membrana plasmática, e parede celular .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o comentário da Mylena ficou bom e o seu acaba de ser também muito bom. Linda! Fez uma bela colocação, mais uma vez se prova de que tudo da certo quando nos envolvemos naquilo que fizemos. Bj

      Excluir
  31. comentario da Andrieli Morgana Batista Turma: 10
    Células Procariontes e Eucariontes
    Esse trabalho foi muito interessante com ele aprendemos as função de cada célula, a partir desse trabalho pude perceber o que uma célula tem e o que a outra não tem.
    Células Procariontes:
    A célula procariótica não possuem organelas membranosas. As células apresentam uma parede celular externamente a membrana plasmática, ela tem a função de proteção e controle das trocas de substâncias. A célula procariótica o seu citoplasma não tem estrutura membranosa, e nem núcleo, é uma célula primaria, ela não possui carioteca o DNA fica espalhado na célula.
    Na célula procarionte encontramos:
    Membrana plasmática: Uma membrana fina que envolve a célula.
    Parede celular: O que protege a célula.
    Citoplasma: É a área interna da célula que contém uma solução gelatinosa em que ficam as organelas.
    Células eucariontes:
    As células eucariontes possuem maior tamanho e complexidade, começando pelo núcleo individualizado, envolvido pela carioteca. Possui núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear, e é constituído por várias organelas.
    É composta de:
    Membrana plasmática: Sendo controlada a entrada e saída de substâncias no corpo, ela é uma membrana fina que envolve toda a célula.
    Citoplasma: Onde ficam mergulhados várias organelas.
    Núcleo: Onde é guardado todo material genético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas colocações foram boas; citou as organelas e funções. Percebo que compreendeu a relação entre os tipos de células. Ab

      Excluir
  32. comentario da Lais Samara Freitzen Turma: 10
    Células Eucarióticas X Célula procariótica Através dos estudos em sala de aula podemos perceber a diferença entre a célula eucariótica e a célula procariótica. As células eucariontes são células ricas em organelas, com núcleo definido e carioteca. O material genético fica dentro do núcleo. As células procariontes caracterizam-se pela pobreza de membranas, célula primitiva, sem núcleo; o material genético fica espalhado, solto, pobre em organelas e consequentemente, em funções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria colocar as funções das organelas celulares. Se der complemente. Ab aguardo

      Excluir
  33. Nome: Gabriel Santos
    Turma: 112

    Bom, esta experiência foi de grande importância em minha opinião, pois, com a ajuda dela consegui apreender como é uma célula eucariótica e uma célula procariótica, como funcionam, quais suas características principais dentre outros.
    Célula Eucariótica:
    As células eucarióticas são aquelas que possuem um núcleo definido, através de uma membrana nuclear.
    Características principais:
    - Possuem organelas em seu interior com funções bem definidas;
    - Possuem núcleo individualizado (carioteca), envolvido por uma membrana nuclear;
    - Presença do material genético dentro do núcleo.
    Apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores do que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa. A riqueza em membranas das células eucariontes é a sua característica mais importante.
    Célula Procariótica:
    Células procarióticas são células que apresentam membrana celular, citoplasma, e o material nuclear, denominado nucleóide, elas não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, cujo nome é carioteca, responsável por manter o material genético reservado.
    Quando a célula possui a carioteca, o núcleo, ou o material genético, fica espalhado no Citoplasma. Não há organelas delimitadas por membranas; as enzimas respiratórias estão associadas à própria membrana celular e o cromossomo é uma molécula única de DNA.
    Elas possuem também uma organela não membranosa chamada ribossomo, esse ribossomo tem a função de sintetizar fitas proteínas de RNA complementares já existentes a produzir enzimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebo que compreendeu as principais diferenças entre as células. Citou também as organelas e funções. Ab.

      Excluir
  34. Leonardo Marques Vieira

    111


    Essa experiencia na minha opinião foi de grande ajuda pois Descobri a diferença entre a célula eucariótica e procariótica.

    CÉLULA EUCARIÓTICA

    É bem mais complexa do que a procariótica. Possue:
    - lisossomo [digestão, responsáveis pela destruição das partes velhas e gastas das células.]
    - Membrana plasmatica [controla oque entra e oque sai]
    -Retículo Endoplasmático liso e rugoso
    -Citoplasma [gelatina incolor, desempenha um papel estrutural]
    -glicolálix [protege a membrana]
    -Complexo de golgi [Responsável pelo "empacotamento" de proteínas que serão lançadas para fora da célula.]
    -Centríolos [cílios, flagelos e fuso acromático, ajudam os movimentos dos cromossomos na divisão das células.]
    -Núcleo [DNA]
    - Ribossomo [Responsável pela fabricação de proteínas.]
    -Peroxissomo [Oxida substancias orgânicas] EX: Aguá oxigenada

    Essa célula é bem mais ampla e possue mais "componentes".

    CÉLULA PROCARIÓTICA:

    É menos ampla, possue menos componentes:

    -parede celular
    -nucleoide
    -membrana plasmática [Uma pequena película que envolve a célula e controla todas as substâncias que saem e entram.]
    -Ribossomo [Síntese de Proteína]

    Não possuem organelas membranosas :retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de golgi, mitocôndrias, plastos, lisossomos e vacúolos e também não possuem um núcleo delimitado pela carioteca envolvendo os cromossomos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário da aluna Jaqueline Senker, turma 10, via Mirella Schuch.
      Células eucarionte e procarionte:
      Aluna: Jaqueline Senker turma: 10
      *Eucarionte: são todos os seres vivos com células eucarióticas, ou seja, com um núcleo celular rodeado por uma membrana chamada carioteca e com várias
      estruturas especializadas. Possuem DNA associado a proteínas.
      Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.
      *procarionte: Os procariontes são organismos unicelulares, ou seja, de uma única célula e não tem a membrana que envolve o núcleo.
      Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídios, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cario membrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
      profe: Margaret Mocelini

      Excluir
    2. Jaqueline escrita atrasada heim querida! Mas valeu a escrita. Ab

      Excluir
  35. Nome: Ricardo Pietzarka Neto
    Turma: 110
    Bem, esta experiência foi de grande importância em minha opinião, pois, com a ajuda dela consegui apreender como é uma célula eucariótica e uma célula procariótica, como funcionam, quais suas características principais dentre outros.
    Célula Eucariótica:
    As células eucarióticas são aquelas que possuem um núcleo definido, através de uma membrana nuclear.
    Características principais:
    - Possuem organelas em seu interior com funções bem definidas;
    - Possuem núcleo individualizado (carioteca), envolvido por uma membrana nuclear;
    - Presença do material genético dentro do núcleo.
    Apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores do que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa. A riqueza em membranas das células eucariontes é a sua característica mais importante.
    Célula Procariótica:
    Células procarióticas são células que apresentam membrana celular, citoplasma, e o material nuclear, denominado nucleóide, elas não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, cujo nome é carioteca, responsável por manter o material genético reservado.
    Quando a célula possui a carioteca, o núcleo, ou o material genético, fica espalhado no Citoplasma. Não há organelas delimitadas por membranas; as enzimas respiratórias estão associadas à própria membrana celular e o cromossomo é uma molécula única de DNA.
    Elas possuem também uma organela não membranosa chamada ribossomo, esse ribossomo tem a função de sintetizar fitas proteínas de RNA complementares já existentes a produzir enzimas.
    Desculpe o atraso do comentário, mas é que eu tive problemas com meu computador.

    ResponderExcluir