quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Núcleo da Célula

Aula prática extração do DNA morangos para contextualizar núcleo da célula.




24 comentários:

  1. Núcleo da Célula
    Tendo em vista tudo o que já estudamos sobre as células e todos os conhecimentos que adquirimos, nesta aula prática fizemos uma experiencia com o objetivo de visualizamos o DNA do núcleo da célula.
    Essa experiência constituiu na extração caseira do DNA do morango e ocorreu em seis etapas.
    Inicialmente selecionamos três morangos e retiramos seus cabinhos e folhas. Colocamos os morangos em um saco plástico e os esmagamos com os dedos. Após isso, transferimos o conteúdo macerado para um becker. Em seguida, em outro recipiente, colocamos 150 mL de água e adicionamos uma colher (sopa) de detergente e uma pitada de sal. Depois de misturar levemente, adicionamos 50 mL dessa mistura ao macerado de morango.
    Logo, deixamos o conteúdo em repouso por 30 minutos para depois continuar o experimento.
    Estando finalizados os 30 minutos,filtramos e adicionamos parte do filtrado (líquido) em um tubo de ensaio e colocamos álcool na mistura.
    A partir dessa experiência conseguimos ver os filamentos de DNA. Porém, isso só foi possível com a ajuda do álcool e porque o DNA estava envolvido por proteínas e gorduras.
    Nesse procedimento foi necessário macerar o morango para facilitar a chegada dos produtos químicos em todas as células.
    O rompimento das membranas das células do morango ocorreu quando foi adicionado detergente e sal à mistura, pois, o detergente tem a função de romper as moléculas de fosfolipídeos da membrana plasmática.

    Thais Lenz, Eduarda H. Luísa Camilotti, Jéssica e Suèlen. Turma 112.

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    1. Muito bem meninas!
      A escrita da atividade nos levou a compreender melhor o ocorrido em cada etapa e vocês descreveram os acontecimentos. Bj queridas

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  2. Núcleo da Célula

    Durante as aulas de biologia foi estudada a estrutura celular, tanto a eucariótica como a procariótica, entre esses itens podemos destacar o DNA, pelo qual observamos na experiência didática da aula assistida dia 04/09.
    Para melhor compreendermos a estrutura o DNA, executamos com o auxilio da professora executamos os seguintes passos:
    a)Com 3 morangos em mãos, retiramos as talinhas e as folhas;
    b)Colocamos os morangos em um saco plástico e os maceramos;
    c)Adicionamos 150 ml de água;
    d)Em um copo separado adicionamos uma colher de detergente e uma colher de sobremesa de sal na mistura e mexemos junto ao macerado;
    e)Deixamos em repouso por 30 min;
    F)Peneiramos a mistura e separamos a mistura aquosa da sólida, adicionamos a parte filtrada em um tubo de ensaio e observamos.
    Com a prática iniciada e encerrada constatamos alguns pontos sobre o experimento. Maceramos o morango para ter um melhor acesso ao núcleo da célula (apesar de ser frágil), também compreendemos que foi necessária a adição de detergente para desestruturar a membrana plasmática, que é por sua vez constituída por lipídios, além de compreendermos que o álcool facilita a precipitação do DNA.
    Por fim essa experiência foi útil, pois facilitou a nossa compreensão sobre a estrutura celular e suas partes, bem como também sua composição química.

    Daniel Colombo, Felipe da Silveira, Bruno Schweigert. Turma 111.

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    1. Percebo que escreveram as etapas principais da atividade e conseguiram dar conta do resultado das interações. Parabéns

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  3. Núcleo da célula

    No dia 04 de setembro finalizamos nossa conteúdo sobre células que já havíamos iniciados algumas aulas anteriores.Após finalizarmos os estudos sobre a estrutura celular, tivemos uma aula prática onde extraímos o DNA do morango.
    Inicialmente selecionamos 3 morangos ,tiramos seus cabinhos verdes.
    Embrulhamos em um saco plástico e os maceramos com os dedos até obter uma pasta quase homogênea.Transferimos para o Becker adicionamos 150 ml de água e adicionamos uma colher de sopa com detergente e uma pitada de sal.Misturamos levemente e acrescentamos 50 ml desta mistura ao macerado de morango. Encubamos em temperatura ambiente por 30 minutos, agitamos durante o tempo proposto.
    Após 30 minutos , peneiramos o macerado e colocamos o líquido filtrado em um tudo de ensaio , adicionamos o álcool.
    Com a prática finalizada, observamos que macerando os morangos o acesso ao núcleo da célula foi mais fácil e rápido.E que foi possível observar os filamentos do DNA com o auxilio do álcool. Também tivemos a utilização do detergente que teve a função de desestruturar a membrana plasmática que é constituída por lipídeos (predomina nos fosfolipídeos).
    Esta aula pratica,além de aprofundar o conteúdo da estrutura celular,teve uma melhor compreensão sobre o mesmo.


    Fabrício K , Vinicius Carvalho , Marco W., Daniel K. Turma:112

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    1. Lembrando que quebramos um béquer. Acidentes ocorrem no laboratório.
      Isso que relataram foi de importância para cada um que realmente participou da aula. Como é legal quando conseguimos focar e participar das atividades para podermos opinar. Parabéns meninos. Ab

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  4. O conteúdo nas aulas de Biologia é Estrutura Celular para o bom andamento a professora reuniu as turmas 111 e 112 e fez uma aula pratica o objetivo era visualizarmos o núcleo da célula; então seguimos as seguintes orientações que ela nos passou. Utilizamos três morango e retiramos os talos e folhas, adicionamos os mesmos em um saco plástico e maceramos, transferimos o conteúdo macerado para um Becker, adicionamos 150ml de água em um outro recipiente e colocamos uma colher (sopa) de detergente incolor e uma colher (sopa) de sal, misturamos levemente e acrescentamos 50ml, da mistura com os morangos macerado, tivemos que aguardar 30 minuto para continuar o procedimento. Em seguida filtramos e separamos a mistura aquosa da sólida, adicionamos a parte filtrada em um tubo de ensaio e observamos.
    Com isso levamos a intender que quando maceramos o morango e o uso dos produtos químicos facilitou achegada deles nas células, para conseguir ver os DNA tivemos que utilizar o álcool, pois estava envolvido nas gorduras e proteínas, para o melhor rompimento das membranas utilizamos os produtos químicos e o sal pois o detergente tem a função de romper as moléculas.
    Fatima Strauss, Gabriela Baptista, Daniel Witt, Stáphany Pereira. Turma: 111

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    1. Um pouco confuso o final. Não consegui compreender o que realmente escreveram... levamos a entender... Como assim: para conseguir ver o... Esclarecer. Aguardo resposta grupo. Ab

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  5. Nesta aula com a junção das duas turmas, 111 e 112, ocorreu uma aula prática no Laboratório, onde a professora Margaret Mocelini, juntamente com os alunos fez uma experiência, em que primeiramente selecionamos três morangos, nestes foi tirado seus talos, colocamos estes num saco plástico onde os esmagamos, logo após isso,os colocamos em tubo de vidro chamado de becker, apos ter feito isso os colacamos em um outro recipiente, onde colocamos água e adicionamos uma colher (sopa) de detergente e um pouco de sal, depois de misturar,colocamos 50 ml desta mistura aos morangos esmagados. Após isto, deixamos o conteúdo parado por cerca trinta minutos para após continuar o experimento. Terminado o tempo, filtramos e colocamos parte do contúdo filtrado em outro tubo de ensaio e colocamos álcool nesta mistura, com esta experiencia foi possível perceber minúsculos fiozinhos de DNA.
    Com esta aula foi possível compreender melhor os conteúdos das aulas anteriores.
    Anderson Juliano, Kelvin Eduardo, Victor Hugo-112 e Vinicius Habitzreiter-111

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    1. Meninos!
      contúdo filtrado(como assim?) Descrever parte da atividade. Vamos acrescentar mais informações que discutimos no momento da atividade. Ab aguardo resposta

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  6. NOMES:HERTON DEUNER E LUIS SEGHETTO
    TURMA:112
    No dia 04 de setembro as salas 111 e 112 se reuniram no laboratório para fazer a pratica de extração de DNA de morangos:
    1
    Retire as folhas e os cabos de 3 morangos e coloque os morangos dentro de um saco plástico. Feche o saco e os amasse bem.
    2
    Adicione uma colher de chá de detergente, uma pitada de sal e um pouco de água aos morangos amassados no saco. Amasse mais e misture tudo muito bem.
    3
    Passe a mistura pelo coador com filtro para dentro de um copo transparente.
    4
    Adicione álcool ao suco de morango que se encontra agora dentro do copo. Coloque mais ou menos o dobro de álcool em relação à mistura de morango.
    5
    Mexa a solução e aguarde um pouco mais ou menos 30 minutos, depois peneiramos o macerado e colocamos o líquido filtrado em um tudo de ensaio , já adicionamos o álcool e agora observemos.
    A partir desse experimento foi possível extrair o DNA do morango porque através de um método simples, várias etapas acabaram com a extração dessa molécula. Na primeira etapa, foi possível ver a destruição da parede celulósica que envolve a célula vegetal. Já na segunda, o detergente foi responsável pelo rompimento da membrana citoplasmática e a liberação do DNA no suco, O sal contribui com íons positivos e negativos. Assim, com a adição do álcool, foi possível separar essa molécula do resto do suco. Com esse experimento, provamos a existência do DNA através dos resultados obtidos. Por que usamos esses materiais?
    O DETERGENTE atua dissolvendo a bicamada fosfolipídica que forma a membrana plasmática e a membrana nuclear.
    O SAL altera a densidade, impedindo que as proteínas dissolvidas no líquido precipitem com o DNA.
    O DNA não é solúvel em ÁLCOOL e, portanto, as moléculas de DNA se agrupam tornando-se visíveis.

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    1. Lembrando que os filamentos observados é uma precipitação de proteínas e moléculas que ficaram envolto do DNA; este é impossível de ver a olho nu devido ter uma medida de 2nm. Ab

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  7. Na quarta feira 04/09, alunos da turma 112 se deslocaram até o laboratório, visando estudar o núcleo da célula. Foi uma aula prática baseada em uma experiência com morangos.
    Procedimento da experiência
    Inicialmente, selecionamos três morangos com os cabinhos retirados, colocamos em uma sacolinha plástica, maceramos para que as substâncias químicas pudessem chegar em todas as células, e logo em seguida transferimos para um béquer ( frasco com medidas).
    Logos após, adicionamos 150 ml de água em um copo, uma colher de detergente e uma pitadinha de NaCl. Misturamos levemente acrescentando 50 ml da mistura ao copo com morango. Em seguida, deixamos em repouso por aproximadamente 30 minutos.
    Logo após esse período, peneiramos a mistura para separar a parte homogênea da solvente. Adicionamos parte do filtrado em um tubo de ensaio e acrescentamos álcool, o qual possibilitou a visualização do DNA, que é composto por 20 aminoácidos.
    Para que pudéssemos obter o DNA genômico, precisamos fazer a quebra de mecânicas e químicas através de substâncias químicas, as quais fundamentaram a experiência.
    A experiência foi cativante, onde conseguimos visualizar os filamentos do DNA celular, porque afinal, experiências facilitam a aprendizagem e predem a atenção do estudante.
    Abraço!
    Renan D. Turma: 112

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    1. Lembrando que os filamentos observados é uma precipitação de proteínas e moléculas que ficaram envolto do DNA; este é impossível de ver a olho nu devido ter uma medida de 2nm. Ab

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  8. Grupo: Caio Vieira, Gustavo Ceccato e Vinicius Immich Turma:112
    Nas aulas de Biologia foi desenvolvida uma prática, a qual consistia em extrair o DNA do núcleo das células do morango, a prática se deu nas seguintes etapas:
    Núcleo da célula
    Aula prática: extração caseira de DNA de morangos.
    Prática:
     Selecionar 3 morangos, tirar as folhas;
     Embrulhar num saco plástico;
     Macerá-los;
     Transferir para um becker;
     Adicionar 150 mL de água em outro copo e adicionar 1 colher de sopa de detergente incolor e uma colher de chá de sal;
     Misturar levemente e acrescentar 50 mL ao macerado de morango com um bastão;
     Encubar em temperatura ambiente durante 30 minutos;
     Peneirar
     Adicionar parte do filtrado ao um tubo de ensaio e adicionar álcool.

    Questões:
    1. Por que é necessário macerar o morango?
    Para poder chegar ao núcleo de todas as células com mais facilidade.

    2. Em que etapa do procedimento ocorre o rompimento das membranas das células do morango? Explique.
    Na 4ª etapa, ao adicionar a mistura de detergente e sal. O detergente tem a função de romper as membranas de gordura.

    3. Qual a função do sal de cozinha?
    Fornecer íons para essa mistura.

    4. Qual o papel do álcool?
    O álcool forma um precipitado para podermos ver melhor a fita de DNA. Separa o DNA da forma aquosa.

    5. Por que você não pode ver a dupla hélice do DNA extraído?
    Porque é muito pequeno, tem uma medida de 2 nm e só pode ser visto através de microscopia eletrônica.

    6. Considerando os procedimentos de extração do DNA, você espera obtê-lo sem quebras mecânicas ou químicas?
    Não, pois seria impossível sem quebras.

    Com esse trabalho foi possível adquirir mais conhecimento sobre as células, e principalmente sobre o DNA.

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    1. Que tal esse grupo sentar e fazer uma escrita do conhecimento adquirido desta aula escrita diretamente do caderno para o computador. Aguardo. Ab

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  9. Rafael Drey e Vinicius Bender. turma:111

    Nesta aula fizemos um procedimento para separar o DNA das células de um morango.
    Primeiramente pegamos três morangos, tiramos seus cabinhos e folhas, os colocamos em um saco plástico e os maceramos(amaçar os morangos). Depois colocamos num béquer, em seguida adicionamos 150 ML de água, em outro copo adicionamos uma colher de sopa de detergente incolor e uma pitada de sal. Misturamos levemente e acrescentamos 50 ML desta mistura ao macerado. Após trinta minutos peneiramos o macerado, separando os morangos da forma aquosa, depois colocamos a parte filtrada(aquosa) em um tubo de ensaio e adicionamos álcool, o álcool forma um precipitado separando o DNA da forma aquosa, assim é possível observar os fios de DNA na solução.
    O DNA não é visível a olho nu, pois equivale a dois nanômetros, só foi possível observa-lo pois a proteína e a gordura se aderiram ao filamento.
    Não é possível extrair o DNA genômetro sem quebras, pois um par de cromossomos tem 263 milhões de bases nitrogenadas e nós temos 23 cromossomos.

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  10. Leonardo Marques Vieira
    111

    Inicialmente selecionamos 3 morangos, retiramos os cabinhos e as suas folhinhas, colocamos os morangos num saco plastico e após maceramos os morangos com nossos dedos, ao terminar esse procedimento transferimos os morangos macerados para um Béquer.
    Em outro copo adicionamos 150 ml de água, uma colher de sopa de detergente incolor e uma colher de sobremesa de sal e misturamos, após misturar acrescentamos 50 ml dessa mistura no macerado de morango.
    Esperamos 30 minutos, peneiramos a mistura e separamos a parte macerada da parte aquosa, após a separação, adicionamos parte do filtrado em um tubo de ensaio e adicionamos a mistura.

    O rompimento das membranas das células do morango ocorreu quando foi adicionado detergente e sal à mistura, pois, o detergente tem a função de romper as moléculas de fosfolipídeos da membrana plasmática.

    -A função do sal de cozinha é fornecer íons
    -O álcool tem a função de formar do DNA
    -A dupla elice do DNA não pode ser vista pois tem uma medida de aproximadamente 2 manômetros.

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  11. Alunos: Carolina, João, Marília e Weslei
    Turma: 111

    Na aula do dia 4/9, tivemos uma aula prática no laboratório para fazer a extração caseira de DNA do morango.
    Inicialmente, pegamos os morangos e retiramos os cabinhos e as folhas, e colocamos eles em um saco plástico para serem macerados. Após os morangos já estarem amassados, transferimos para o béquer de laboratório e adicionamos 150 ml de água em outro copo, uma colher de sopa de detergente incolor e uma pitada de sal, misturamos levemente e acrescentamos 50 ml desta mistura ao macerado. Após 30 minutos, essa mistura foi peneirada para separar a polpa do morango e a mistura.
    E por fim, a mistura que resta é transferida para um tubo de ensaio onde é adicionado álcool, afim de poderem ser observados os filamentos de DNA.

    A conclusão que tivemos dessa experiência foi que o DNA não pode ser visto a olho nu, pois tem sua medida equivalente a 2 nm, e a observação só foi possível através da aderência da proteína e da gordura nos filamentos.

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    1. Espero que realmente tenham compreendido um pouco mais sobre DNA; tão discutido e avaliado de forma aprofundada, depois disso vamos partir para uma genética com mais segurança e entendimento desses tais filamentos. Ab

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  12. No dia 4/9 tivemos uma aula no laboratório da escola, fizemos a extração do DNA do morango, com esse experiencia aprendi mais sobre o DNA, vendo seus filamentos, observando o modo que a experiencia foi feita, e aprendi que existem 23 grupos bem diversos. Para esta experiencia usamos 150 ml de água, uma colher (sopa) de detergente e um pouco de sal, foi tudo misturado e adicionado 50 ml do morango macerado, apos meia hora peneiramos e separamos a mistura e adicionamos álcool, e deu para ver os filamentos.

    José Gabriel - 111

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  13. Havia esquecido de comentar José Gabriel?
    Vou considerar pois valerá para o trimestre. Espero mais responsabilidade na próxima tarefa. Fico feliz em ver que depois de tanto tempo descreve passos interessantes inclusive que temos 23 pares de cromossomos que formam os filamentos de DNA e estes são responsáveis pelas características que herdamos mais o meio externo atuando sobre...Ab

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