sábado, 5 de outubro de 2013

Filme A Ilha (The Island)





Ficha Técnica

A Ilha
Título Original: The Island
País/Ano de produção: EUA, 2005
Duração/Gênero: 127 min., Ficção Científica
Direção de Michael Bay
Roteiro de Alex Kurtzman, Roberto Orci e Caspian Tredwell-Owen
Elenco: Ewan McGregor, Scarlett Johansson, Djimon Hounson, Sean Bean, Steve Buscemi, Michael Clarke Duncan, Ethan Phillips, Brian Stepanek, Siobhan Flynn.


O Filme a Ilha é uma ótima oportunidade de discutir sobre questões científicas, éticas, culturais e religiosas ligadas à clonagem humana já que o debate sobre a engenharia genética. O longa-metragem se passa em torno do personagem Lincoln que sonha em ser escolhido para ir para "A Ilha" – dita o único lugar descontaminado no planeta. Mas Lincoln logo descobre que tudo sobre sua existência é uma mentira. Ele e todos os outros habitantes do complexo são na verdade clones cujo único propósito é fornecer “partes sobressalentes” para seus humanos originais. Entendendo-se o conhecimento científico como uma das fontes e formas de interpretar a realidade, o filme propicia aos alunos um diálogo
entre diferentes formas de conhecimento, fazendo uma ponte entre ficção e realidade, fortalecendo a sala de aula como espaço de discussão e reflexão, entre elas:
Quais valores são possíveis de perceber nos clones? Que fatores éticos o filme aborda? Como me posiciono sobre o transplante de órgãos a partir de clones, como retrata o filme? Que conceitos genéticos e de biotecnologia posso abordar? Enfim, '' A Ilha'' é um excelente recurso didático onde podemos debater diversas questões não apenas biológicas, mas também éticas acerca de um assunto tão polêmico.
Tema de casa.
 Buscar informações sobre a atualidade desse assunto “Clonagem”. Como estão as pesquisas? E a legislação? Há debates mundiais sobre clonagem? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Depois desta pesquisa envolvendo estas informações extraídas de jornais, revistas, sites da Internet e livros fazer seu comentário e também trazer todas as informações para debater na aula. Abordaremos uma discussão sobre ciência e ética...
Alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio Politécnico.

28 comentários:

  1. Nomes: Rosane, Luana e Juliana.
    Turma: 110
    A ilha
    Conta a historia de clones que moram em um lugar paradisíaco em um subterrâneo artificial, pois acreditavam ser que eles eram sobreviventes de um ataque de vírus mortal.
    Eles acreditavam serem os únicos que sobraram na Terra, e toda vez que um clone era criado, os chefes daquela organização contavam que mais um ser humano sobreviveu ao ataque, e eles iriam ajuda-lo a se “recuperar” do ataque que devastou a Terra.
    No alojamento onde os clones ficam eles realizam atividades físicas, esportes, tem alimentação controlada por nutricionistas e atendimentos médicos individual para que a saúde deles fossem de qualidade altíssima pra quando o dono do clone precisasse de algum órgão ou algo parecido, os clones tivessem condições de doar...
    Os clones desenvolviam uma espécie de serviço no alojamento subterrâneo, mas oque eles não sabiam é que o trabalho realizado por eles era o que dava vida aos clones que ainda estavam em formação.
    Também ocorria o sorteio da loteria, onde o vencedor era levado para “A ILHA”, que segundo os líderes da organização era o melhor lugar do mundo, livre de qualquer perigo ao ser humano e um lugar paradisíaco, toda vez que era anunciado o sorteio da loteria os clones ficavam na expectativa de ganhar.
    Mal sabiam eles que só acontecia o sorteio quando o dono do clone estava precisando dos órgãos de seus clones.
    Porém Lincoln Six-Echo é o único que se questiona sobre tudo o que acontece naquele lugar, até que certo dia Lincoln descobre que existe vida fora do alojamento e ele decide investigar e descobre que não existe nenhuma ilha, e que as pessoas que são “sorteadas” são brutalmente assassinadas pelos médicos e te seus órgãos retirados.
    Lincoln que se apaixona por Jordan Two-Delta que havia sido sorteada na loteria e seria levada para “A ILHA” resolve ajuda-la e os dois fogem do alojamento. Uma perseguição emocionante e intensa começa para capturar os clones que fugiram.
    Depois de Lincoln conhecer seu dono, e percebe que o verdadeiro Lincoln armou para que ele fosse morto, porém o clone consegue ainda fazer com que o assassino mate o verdadeiro Lincoln e parte em uma luta contra a organização que o criou para salvar os demais clones.
    Jordan e Lincoln voltam para o alojamento onde depois de quase morrerem conseguem libertar os demais clones que ainda estavam presos naquele lugar.

    OPINIÃO DO GRUPO: O filme apresenta uma tecnologia e ciência muito avançada, muito diferente do que temos nos dias atuais. O filme em si aborda um tema muito polêmico “Clonagem”, pois é um assunto que ainda divide muitas opiniões e ideias. No filme o tema é mostrado como algo ilegal que é realizado sem o conhecimento da sociedade. O debate do filme apresenta diferentes opiniões relacionadas ao assunto central abordado no filme, foi de grande aproveitamento para nosso conhecimento esse filme, pois podemos através dele tirar algumas dúvidas e refletir melhor sobre esse tema que é ilegal no mundo atual, mas que mesmo assim divide opiniões pelo mundo a fora, e dentro de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas tecnologias do filme estão sendo utilizadas hoje. E também não podemos esquecer que órgãos já estão sendo feito em laboratórios... Ele é muito intrigante; questionador... Bj lindas

      Excluir
  2. componentes: Leonardo Vargas, Vinicius Muller, Alan, Emanuel e Bruno
    turma 110 1°ano

    O filme traz os seguintes valores: Eles eram felizes, tinham sentimentos, eram curiosos e respeitavam as regras ditas, amor, justiça e afeto.
    O filme tem os seguintes fatores éticos:os médicos infligiam as leis e que eles criavam os clones sem o mundo saber e tratavam os clones como um produto de venda.
    Na opinião do grupo não concordamos com o que o filme relatou, desse tipo de transplante de órgãos.
    fizemos algumas anotações que nos chamou a atenção no filme:Homens e mulheres não podiam ficar muito próximos, ganhar na loteria significa ir para ilha , mas na verdade eles iriam para a morte e ser transplantado os seus órgãos, la não havia animais e nem insetos.
    Em alguns países mais desenvolvidos já foi feito coração em laboratório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intrigante e assustador eu diria se formos pensar que isso poderá vir a acontecer. Particularmente muitas coisas já existem se vamos refletir. Ab

      Excluir
  3. Nomes: Laura Klein e Jéssica Mann
    Turma: 110
    O filme “A Ilha” retrata muito bem a clonagem humana ela tem como objetivo apelar aos problemas éticos e morais que a clonagem nos leva a praticar.
    Num grande complexo com centenas de pessoas todas elas ansiosas para sair desse mesmo lugar e ir para uma ilha prometida que lhes trará “de novo”, a liberdade e a satisfação de viver com uma vida “supostamente” normal.
    O filme fala sobre Lincoln como um homem que, certo dia, acorda e se vê aprisionado a uma vida comandada por outros homens, no pressuposto de ser um dos poucos sobreviventes a um vírus que contaminou todo o planeta, exceto a ilha. Esta situação apresenta logo uma contradição aos costumes do homem. A liberdade e a autonomia não são possíveis às pessoas que vivem neste complexo, visto que, estão constantemente condicionadas na forma de vestir e calçar, no que devem comer e mesmo no que devem ou não sentir a nível emocional, psicológico e físico tudo isso por serem considerados objetos e não seres racionais.
    Jordan Two Delta, um dos clones do complexo, é sorteada com a viagem esperada por todos. Chegara a sua hora de partir para a ilha. Mas Lincoln, que amava Jordan, sabia que ela não iria para a ilha, mas que seria morta, como acontecera com outras pessoas antes dela. Numa tentativa de salvá-la, Lincoln e Jordan fogem do complexo. Depois da fuga são perseguidos numa tentativa de morte, mas Lincoln e Jordan são mais fortes do que as dezenas de polícias que os perseguem e resistem a todas as tentativas de detenção.
    Com o avanço da tecnologia e a ciência, o fato de criarem clones perfeitamente conscientes sendo já considerados seres vivos e matarem-nos para prologarem a vida dos seus criadores, demonstra a falta de ética por parte responsável e a sua sede de poder. A falta de respeito pela vida das pessoas que estavam nas instalações e sua falta de liberdade que nem sequer podem escolher a roupa que vestem. Todas as instalações são vigiadas por câmeras, e toda a sua vida é controlada, os dispositivos electrónicos passam a comandar a vida de todos estes clones indicando-lhes mesmo o modo como devem interagir uns com os outros. Neste complexo, todo o tipo de contato físico é proibido, pois os clones são cópias de pessoas “lá fora” não podendo interagir entre si. E tudo isto, porque fora deste complexo há alguém que investiu uns milhares para ter o seu eu “de reserva” para ocasiões em que seja necessário um fígado, um olho ou mesmo um coração novo, mesmo que para isso, seja necessário destruir a vida de uma pessoa, que não era um robô, mas sim um ser humano racional.
    NOSSA OPINIÃO: Este filme abrange o assunto da ética, o futuro é incerto, e as possibilidades são quase ilimitadas, mas como todas as grandes invenções que a humanidade presenteou, muitas têm o seu lado negativo. Nesse caso o filme também pode demonstrar o que pode acontecer usando a ética e a moral. Desde então que a humanidade sempre sonhou com uma vida mais longa e esse filme mostra que existe pessoas que fazem tudo pelo poder mesmo violando a ética. Mostra o lado negro do que podia ser a clonagem, e a violação das leis contra a clonagem tudo para atingir o poder. Nós gostamos muito do filme achamos muito bom repleto de ação e perseguições cheias de adrenalina e espetaculares efeitos visuais com muita ficção cientifica á mistura, pois foi muito interessante para nosso conhecimento e podemos refletir mais sobre o assunto clonagem que ainda divide muitas opiniões e ideias, pois foi de grande valia para nosso conhecimento. Que entre eles tinha muito amor, carinho solidariedade, respeito e mesmo eles sendo clones tinha sentimento. Na atualidade, a situação vista no filme não acontece e ainda está muito distante a possibilidade de a clonagem reprodutiva, produzindo um ser humano completo, ser realizável. Este mostra-nos um ponto drástico que poderemos vir a presenciar com a clonagem, pois o Homem faz qualquer coisa para sobreviver, nem que para isso seja necessário destruir outras vidas, para o seu bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este filme descreve um cenário futurista de ficção científica no qual seres humanos vivem suas vidas tranquilos numa ilha sem suspeitar que são clones criados com a única finalidade de serem meros "estepes" de órgãos para as pessoas das quais foram clonadas.

      Ficção científica fantasiosa sobre um futuro distante? Muito longe disso, está muito mais próximo de se tornar realidade. Talvez minar a suspeita seja até esse o objetivo verdadeiro de filmes como esse, manter a aura de "ficção científica" sobre esse tipo de barbárie para que não esqueçamos que no mundo real há cientistas loucos e igualmente inescrupulosos. Poderia também de qualquer forma ser tomado como um "aviso", com a ressalva de que o perigo é imediato e não algo para um futuro distante. Muito em breve clones humanos poderão estar sendo criados apenas para que seus corpos sirvam para reposição e reparos diversos nos corpos das pessoas das quais foram clonadas. Pensamos nestas possibilidades! Ab queridas

      Excluir
  4. O filme ''A ilha'' fala principalmente sobre a clonagem em seres humanos e isso nos leva a pensar sobre como estão as pesquisas sobre essa questão nos dias de hoje.
    O processo da clonagem humana é ainda controvertido e considerado por muitos um procedimento sem ética e sem moralidade. Grande parte das religiões considera esta prática criminosa, pois só a Deus cabe a criação dos seres vivos. A clonagem tem sido mais discutida nos últimos tempos, em conseqüência dos debates que se desenvolveram em torno da legalização ou não das células-tronco.
    As células-tronco embrionárias são as únicas capazes de se especializar em todo tipo de células do corpo e de se multiplicar sem limite, tendo assim um enorme potencial terapêutico. Essas células são especialmente promissoras para o tratamento de doenças como o mal de Parkinson, a esclerose múltipla, doenças do coração e lesões na medula espinhal.
    De acordo com a lei, as instituições de pesquisa e serviços de saúde que realizam pesquisa ou terapia com células-tronco embrionárias humanas, devem submeter seus projetos à aprovação de comitês de ética em pesquisa e, também, os institutos devem obter a autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança.
    De forma geral, a clonagem é provavelmente mal vista pela maior parte das pessoas devido a uma falta de informações sobre o assunto, ou por obterem informações equivocadas sobre o mesmo.
    A maioria dos cientistas pensa na clonagem com finalidade terapêutica, que poderia ser a solução para diversos problemas médicos, como transplantes de órgãos e doenças congênitas, entre outros.
    A clonagem humana oferece benefícios e riscos que têm sido pesados e avaliados exaustivamente nos debates realizados pelas mais variadas esferas da sociedade e do conhecimento. Vários países, como Espanha, Grécia e Itália, proíbem qualquer pesquisa neste sentido, enquanto outros, como Portugal, nem mesmo concebem a ideia da realização de uma clonagem de embrião humano. Já nos EUA foram efetuadas experiências anteriores, com fins acadêmicos.
    OPINIÃO:Eu sou a favor da clonagem desde que ela seja para beneficiar a todos,pois no filme mostra que os clones só eram usados para transplante de órgãos ou para terem filhos para os verdadeiros casais que pagavam por aquilo e que depois que isso acontecia eles acabavam sendo mortos pois já não tinham utilidade para eles,então eu sou a favor da clonagem desde que não seja preciso tirar a vida de outra pessoa para salvar outra.

    20 de outubro de 2013 10:29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua opinião é muito bacana. Concordo com aquilo que colocastes, mas; nesta ficção científica fantasiosa sobre um futuro distante? Muito longe disso, está muito mais próximo de se tornar realidade. Talvez minar a suspeita seja até esse o objetivo verdadeiro de filmes como esse. Poderia também de qualquer forma ser tomado como um "aviso", com a ressalva de que o perigo é imediato e não algo para um futuro distante. Ab

      Excluir
  5. Tema a ser debatido: Clonagem humana
    Componentes da organização do artigo de opinião: Renan Dillenburg, Luis H Seghetto, Herton Deuner.
    Turma: 112
    Todos tem em consciência que existem transplantes legais, e que existem seres humanos que dependem desses atos, mas nenhum ser humano tem o direito de perder sua vida para originar ou dar continuidade na vida de outro por meio da clonagem.
    Atualmente, a opinião que os cientistas criaram em relação a isso, é que a clonagem tem como objetivo a utilidade das descobertas para aperfeiçoar a raça humana e melhorar a qualidade de vida no planeta. Embora eu não concordamos com isso, pois o aperfeiçoamento já foi criado a séculos, esse aperfeiçoamento somos nós seres humanos.
    Cientistas ainda argumentam que a utilidade da clonagem humana seria para produzir órgãos para transplantes.
    Nós quanto grupo e quanto cidadãos, discordamos totalmente disso, pois em nossa opinião e na opinião da maioria da sociedade, a clonagem é um fato ilegal que infelizmente está ainda por atingir sua grande influência nas próximas décadas, embora já existem casos. O que realmente é considerável realizar, é quando a pessoa decide doar seus órgão no momento em que entrar em óbito, o que realmente é algo muito distante da clonagem.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente este filme aborda um assunto da atualidade, a clonagem de seres humanos. Então podemos nos perguntar:
      Até onde é possível ir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir sua sobrevivência? Um clone possui uma alma? Seria ético criar uma vida instantânea para salvar uma outra? Não podemos nos perder de valorizar o sentimento humano. Se eu pudesse deixar algum legado deixaria o de valorizar o sentimento humano e o respeito de tudo o que é indispensável "O pão, o trabalho e a ação". Ab

      Excluir
  6. O filme retrata, no ano 2019 um grande complexo muito regrado nos Estados Unidos. Todos os seus moradores vivem lá na desculpa dos administradores de serem os únicos que sobreviveram a um ataque de um vírus mortal que atacou toda a Terra. O único lugar no planeta onde esse vírus não chega é um lugar paradisíaco chamado de A Ilha, e as vezes um morador ganha a "loteria" e vai para esse local como prêmio. É quando o ingênuo Lincoln Six-Echo (Ewan McGregor), após se despedir de um amigo que foi mandado para a ilha, segue um estranho espécime (uma borboleta) e descobre a parte secreta do complexo. Lá ele vê uma cena chocante: os médicos do complexo matam o seu amigo tirando partes do seu corpo.
    Quando Jordan Two-Delta (Scarlett Johansson), por quem é apaixonado, ganha a loteria, ele faz uma corrida contra o tempo para salvá-la. Após levá-la dos tiranos médicos, ele encontra novamente a borboleta e consegue se ver fora do complexo. Aos poucos, com a ajuda de uns e outros, descobre que os moradores do complexo são, na verdade, clones idênticos a pessoas no mundo lá fora. Pessoas que podem pagar para ter um corpo reserva se precisarem de uma parte dele. E a tal ilha não existe, era uma desculpa para serem levados pelos médicos e serem mortos quando o seu eu verdadeiro requisitasse.
    Então Lincoln Six-Echo e Jordan Two-Delta saem pelo mundo desconhecido e ao contrário do que eles pensavam, habitado. Jordan então descobre que fora mandada para a ilha por causa de uma doença contraída por sua eu verdadeira, uma famosa atriz de cinema; e Lincoln descobre seu eu verdadeiro, um projetista famoso, rico e fútil, que sofre de cirrose hepática. Aí começa sua jornada para salvar os clones desta enrascada idealizada e administrada principalmente pelo inescrupuloso Dr. Merrick (Sean Bean).

    OPINIÃO: é um filme muito avançado na minha opinião pois há uma tecnologia muito grande não muito distante dos tempos de hoje pois estamos vivendo em um mundo tecnológico onde pessoas estão sendo trocadas por robôs esse filme é escolhido muito na matéria de filosofia pois se envolve muito na área política, religiosa, e outros... onde também a uma era de cientistas muito experientes redescobrindo um novo sentido para a criação dos clones, que é uma prática ilegal e uma ameaça para os seres reais viventes da terra, mias há pessoas que encomendam para acaso acontecer de eles tiverem algum problema esses possam substituir e ganhar uma nova vida, o filme deve ser bastante discutido pois esta avançado e cada um tem sua opinião da lógica disto estar numa outra era que se há de viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme bastante futurista, na minha opinião futurista demais, uma vez que mostram uma sociedade muito avançada para surgir já daqui a 7 ou 14 anos considerando o ano do lançamento.A genética avançada desafia tanto a própria ciência quanto o governo e sobretudo a religião,pois se trata de uma atividade ilegal com desrespeito do direito à vida.

      Em 2019,o avanço tecnológico mostrado no filme é muito moderno e não tão distante.O complexo foi montado com uma estrutura toda informatizada; muitas câmeras,sensores,hologramas para camuflagem de segurança e um constante monitoramento através de uma interface inteligente de banco de dados em relação ao clones; o que vestem, o que fazem, o que pensam, é determinado pela Direção deste abrigo, que também os impede de se relacionarem a um nível mais intimo, havendo a divisão de sexos lá dentro.

      Os clones, basicamente são produtos comprados por milionários doentes que precisam de transplantes para sobreviver, eles seriam uma apólice de seguro.

      Estes levados a pensar que são sobreviventes, e que todos aqueles que vão entrando naquele abrigo diariamente, são também sobreviventes da contaminação do mundo exterior; Isso se deve a memória implantada.


      Profe aqui ta o resto

      Excluir
    2. Aluno: Marco Wietheiper ,Gustavo ceccato,Vinicius carvalho
      Turma:112
      Tema : Clonagem Humana
      A clonagem é a imitação perfeita de um mecanismo de reprodução assexuada, ato multiplicador realizado por organismos unicelulares. Este método reprodutor gera seres geneticamente idênticos à matriz utilizada.
      O processo de clonagem humana é ainda amplamente controvertido e considerado por muitos um procedimento despojado de ética e de moralidade. Grande parte das religiões considera esta prática criminosa, pois só a Deus cabe a criação dos seres vivos. A clonagem tem sido discutida com mais ardor nos últimos tempos, em conseqüência dos debates que se desenvolveram em torno da legalização ou não das células-tronco. Estas surgem logo depois da fecundação, quando o resultado da união do óvulo e dos espermatozóides se reproduz.
      Uma idéia muito comum que as pessoas possuem sobre a clonagem é que a mesma seria utilizada de forma reprodutiva, ou seja, produzir novos indivíduos que fariam parte da sociedade como qualquer outro,mas não é esse o foco principal das pesquisas sobre clonagem.
      Grande parte do cientistas pensam na clonagem com finalidades terapêuticas,que poderiam ser soluções para diversos problemas médicos como transplante de órgãos e doenças congênitas entre outros .
      Nos como grupo vemos isso como oportunidade para uma vida mais longa e tranquila e quando se fala em saúde humana devemos fazer o possível para que temos bons recurso para essa espécia.

      http://www.rc.unesp.br/biosferas/0011.php
      http://www.infoescola.com/genetica/clonagem-humana/

      Excluir
    3. Precisamos refletir sobre a forma com que esses clones foram feitos... A ganância no poder de criar do cientista que este filme retrata é impressionante.
      Devemos fazer tudo para termos uma vida melhor em termos de saúde e qualidade. As novas tecnologias têm nos oferecido grandes mudanças... Essa questão do poder do pensamento e ação do filme é que surpreende. Ab

      Excluir
  7. Bom prof, ai esta o local da afirmação de que cientistas descobriram uma proteína capaz de combater o HIV.
    É algo realmente interessante, pois até ontem eu tinha o conhecimento de que HIV era incurável.
    Agora, se é verdade é outra coisa!
    Abraço!
    http://www.megacurioso.com.br/corpo-humano/39715-cientistas-descobrem-proteina-no-leite-materno-capaz-de-combater-o-hiv.htm?utm_source=artigo_bottom_megacurioso&utm_medium=tecmundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo BORGES, 2013 um grupo de cientistas e médicos da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, descobriu que o leite materno contém naturalmente uma proteína chamada Tenascina C, que neutraliza o HIV e, na maioria dos casos, impede que ele seja transmitido de mãe para filho. A proteína poderia ser uma valiosa ferramenta de combate ao HIV, tanto para crianças e adultos que são ou HIV-positivos ou aqueles que têm risco alto de contrair a doença.
      Estes estudos estão sendo testados mas nada ainda lançado no mercado.
      Existem vários trabalhos de pesquisa referente a este tema, mas pelo que tenho acompanhado somente pesquisas.
      Visite estes sites também que irá contribuir. Um abraço e boas pesquisas.
      http://agencia.fapesp.br/17655
      http://brasil.melhores.com.br/2009/03/curadaaids.html
      http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/04/estudos-mostram-que-cura-da-aids-pode-estar-proxima.html

      Excluir
  8. A clonagem evoluiu muito nos últimos anos, tempos atras clonagem era assunto de filmes de ficção cientifica e hoje se tornou uma realidade. Hoje conseguimos clonar animais e até células-tronco de clone humano.
    Umas das ultimas noticias sobre clonagem é o primeiro clone brasileiro de uma vaca holandesa.

    http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/09/apresentado-em-mg-primeiro-clone-brasileiro-de-uma-vaca-holandesa.html
    OUTROS:
    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cientistas-obtem-pela-primera-vez-celulas-tronco-de-clone-humano,1032148,0.htm

    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,japoneses-criam-figado-com-celulas-tronco,1050086,0.htm

    Na minha opinião clonagem é um avanço muito importante, assim podemos salvar muitas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Integrantes: Vinicius Immich, Caio Vieira, Gabriel Santos

      Excluir
    2. Estive visitando estes sites que vocês apontaram e outros. Percebo que as coisas andam mais aceleradas do que imaginamos... Mamíferos clonados com sucesso... Seres humanos mamíferos será que já não temos alguém por aí?????
      Abraço meninos e parabéns pelas pesquisas.

      Excluir
  9. Bom, na nossa opinião o filme fala sobre uma ficção cientifica fantasiosa que pode estar presente em um futuro próximo ,Poderia também de qualquer forma ser tomado como um "aviso", com a ressalva de que o perigo é imediato e não algo para um futuro distante. Muito em breve clones humanos poderão estar sendo criados apenas para que seus corpos sirvam para reposição e reparos diversos nos corpos das pessoas das quais foram clonadas.
    Por outro lado,a clonagem seria uma forma de conservar a vida de muitas pessoas.
    Na nossa geração a ética e a realidade ainda questionam muito essa ideia tão futurista.Ainda acho que um dia haverá outro método de conservação da raça humana.


    http://biologiaanimada.blogspot.com.br/2010/06/ilha-filme.html
    http://realidade.org/forum/index.php?topic=752.0

    Integrantes: Fabricio e Daniel Turma 112

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estive analisando esta colocação do site pesquisado. Achei um pouco estranho esta forma de se manifestar mas, cada um com aquilo que pertence...
      Me pergunto: Futurista como se já temos muitos mamíferos clonados; não devemos esquecer que também somos mamíferos e o que deve existir por aí?????????
      Ab meninos e vamos pesquisando e discutindo estes fatos modernos; nem tão modernos assim.

      Excluir
  10. O filme “A Ilha” retrata muito bem a clonagem, principalmente sobre a clonagem em seres humanos e isso nos levar e pensar em como o mundo já desenvolveu, a maioria dos cientistas pensa na clonagem com finalidade terapêutica, que poderia ser a solução para diversos problemas médicos, como transplantes de órgãos e doenças congênitas, entre outros.
    As células-tronco embrionárias são as únicas capazes de se especializar em todo tipo de células do corpo e de se multiplicar sem limite, tendo assim um enorme potencial terapêutico.
    Opinião: Eu acredito que isso revolucionaria e provavelmente ainda ira revolucionar o mundo desde que seja para beneficiar a todos, o filme aborda um assunto da nossa atualidade, e será que seria ético e leal acabar com uma vida para salvar outra? E se já tem mamíferos clonados com sucesso por que nós seres humanos mamíferos também não podemos ser? Até onde você iria para garantir uma qualidade de vida melhor para sua existência? O filme aborda tudo isso, mas ele relata a história de milionários criando clones como se fosse uma apólice de seguro pra quando eles ficassem doentes e precisassem de algum órgão para repor, seria justo isso?


    JORDAN MICHEL
    TURMA:110

    ResponderExcluir
  11. O filme retrata atitude inescrupulosa de pessoas envolvidas na trama. Acredito isto nunca ocorrer com seres humanos...
    Quando falamos em células tronco, devemos considerar que estas células podem ser obtidas de diversas formas, uma delas é em fertilização in' vitro. Primeiras células as quais ainda não entraram em processos de diferenciação celular. A medicina em benefício aos humanos. Ab

    ResponderExcluir
  12. Nome: Vanessa
    Turma: 110
    O filme a ilha nos traz a tecnologia e a ciências juntas, no filme percebemos o valor do ser humano, traz muitas atitudes de escrúpulos com os clones sabendo que também a vida neles,e também as novas tecnologias que podarem salvar a vida de muitas pessoas no futuro.

    ResponderExcluir
  13. Ricardo Pietzarka Neto, 110.
    O que pode se perceber no filme é que a tecnologia está muito avançada e que isso tudo pode estar em um futuro não tão distante.
    Milhares de clones de humanos são prisioneiros em uma prisão subterrânea e tinham a informação de que o mundo “lá fora” estava contaminado e que não poderiam sair de lá, somente se fossem sorteados a ir para a suposta ilha, que era o paraíso para eles, mas, no entanto, quando as pessoas eram sorteadas a ir para essa ilha elas acabavam sendo mortas, para dar seus órgãos aos seus “donos” que pagavam para isso, mas esses “donos” não sabiam que os clones tinham sentimentos e tudo mais, eles achavam que os clones estavam somente vegetando para o dia em que fossem necessários. Então o filme levanta essa questão ética, que nos leva a debater sobre várias coisas.
    Opinião: Eu acho que se no futuro isso acontecer de seres humanos serem clonados, que seja de maneira diferente que o filme retrata, pois no filme, os clones estavam vivendo como seres humanos normais, mas com privilégios muito inferior, como por exemplo a liberdade, acho que se isso acontecesse os clones deveriam ser sedados e estar a vida toda vegetando, até o dia q fossem ser “usados”.
    Desculpe o atraso no comentário, mas é que tive problemas com meu computador.

    ResponderExcluir
  14. Nome: Leonardo Damschi
    Turma: 110

    O filme “A ilha” é retratado no ano de 2019, em um complexo nos Estados Unidos. As pessoas que estavam lá acreditavam que elas eram as únicas que sobreviveram a um vírus mortal que atacou o planeta inteiro. O único lugar que o vírus não chegava era nessa ilha, onde era um lugar paradisíaco e os moradores acreditavam estar vivendo uma vida “normal”.
    Naquele complexo a liberdade e a autonomia não eram possíveis, como estão sempre condicionadas na forma de vestir, nas refeições o que devem ou não comer e até mesmo nas emoções.
    Jordan Two Delta que é um dos clones é sorteada com a viagem esperada por todos, mas Lincoln, que amava Jordan, sabia que ela seria morta, como muitos outros que ele sabia terem morrido lá. Para salvá-la Lincoln e Jordan fogem do complexo e depois da fuga deles, os dois são perseguidos por dezenas de policiais que tentam matá-los.
    Com o avanço da tecnologia e da ciência, os clones já sendo considerados seres vivos e matarem-nos para prolongar a vida de seus criadores e de milionários que pagavam pelos clones demonstra uma falta de ética nas pessoas. A vida dos moradores do complexo são controladas e elas não tem o direito de escolher suas vestes e os gostos culinários. E fora desse complexo existiam as pessoas que investiam milhares para prolongar suas vidas, mas para isso eles tinham que matar pessoas que não eram robôs, mas sim seres racionais.
    OPINIÃO: Em minha opinião, no futuro a tecnologia e a ciência vão clonar pessoas para curar certas doenças de compatibilidade, como a leucemia e fazer o transplante de órgãos. Mas na forma em que o filme retrata de os clones viverem uma vida “normal” para depois serem “utilizados” não é uma boa forma, para isso poder ser aceito, os clones deveriam estar “congelados” (porque a tecnologia já estaria bem avançada) até sua “utilização”.

    ResponderExcluir
  15. Nome:Lucas Gustavo Sommer
    Turma:110
    O filme A Ilha traz muito a questão da tecnologia,mostra o valor do ser humano e eu compreendi que a clonagem pode,daqui a alguns anos,salvar a vida de muitas pessoas,o que está muito perto de acontecer.

    ResponderExcluir
  16. Nomes: Pablo Santana
    Turma: 110
    O filme “A Ilha” retrata muito bem a clonagem humana ela tem como objetivo apelar aos problemas éticos e morais que a clonagem nos leva a praticar.
    Num grande complexo com centenas de pessoas todas elas ansiosas para sair desse mesmo lugar e ir para uma ilha prometida que lhes trará “de novo”, a liberdade e a satisfação de viver com uma vida “supostamente” normal.
    O filme fala sobre Lincoln como um homem que, certo dia, acorda e se vê aprisionado a uma vida comandada por outros homens, no pressuposto de ser um dos poucos sobreviventes a um vírus que contaminou todo o planeta, exceto a ilha. Esta situação apresenta logo uma contradição aos costumes do homem. A liberdade e a autonomia não são possíveis às pessoas que vivem neste complexo, visto que, estão constantemente condicionadas na forma de vestir e calçar, no que devem comer e mesmo no que devem ou não sentir a nível emocional, psicológico e físico tudo isso por serem considerados objetos e não seres racionais.
    Jordan Two Delta, um dos clones do complexo, é sorteada com a viagem esperada por todos. Chegara a sua hora de partir para a ilha. Mas Lincoln, que amava Jordan, sabia que ela não iria para a ilha, mas que seria morta, como acontecera com outras pessoas antes dela. Numa tentativa de salvá-la, Lincoln e Jordan fogem do complexo. Depois da fuga são perseguidos numa tentativa de morte, mas Lincoln e Jordan são mais fortes do que as dezenas de polícias que os perseguem e resistem a todas as tentativas de detenção.
    Com o avanço da tecnologia e a ciência, o fato de criarem clones perfeitamente conscientes sendo já considerados seres vivos e matarem-nos para prologarem a vida dos seus criadores, demonstra a falta de ética por parte responsável e a sua sede de poder. A falta de respeito pela vida das pessoas que estavam nas instalações e sua falta de liberdade que nem sequer podem escolher a roupa que vestem. Todas as instalações são vigiadas por câmeras, e toda a sua vida é controlada, os dispositivos electrónicos passam a comandar a vida de todos estes clones indicando-lhes mesmo o modo como devem interagir uns com os outros. Neste complexo, todo o tipo de contato físico é proibido, pois os clones são cópias de pessoas “lá fora” não podendo interagir entre si. E tudo isto, porque fora deste complexo há alguém que investiu uns milhares para ter o seu eu “de reserva” para ocasiões em que seja necessário um fígado, um olho ou mesmo um coração novo, mesmo que para isso, seja necessário destruir a vida de uma pessoa, que não era um robô, mas sim um ser humano racional.
    NOSSA OPINIÃO: Este filme abrange o assunto da ética, o futuro é incerto, e as possibilidades são quase ilimitadas, mas como todas as grandes invenções que a humanidade presenteou, muitas têm o seu lado negativo. Nesse caso o filme também pode demonstrar o que pode acontecer usando a ética e a moral. Desde então que a humanidade sempre sonhou com uma vida mais longa e esse filme mostra que existe pessoas que fazem tudo pelo poder mesmo violando a ética. Mostra o lado negro do que podia ser a clonagem, e a violação das leis contra a clonagem tudo para atingir o poder. Nós gostamos muito do filme achamos muito bom repleto de ação e perseguições cheias de adrenalina e espetaculares efeitos visuais com muita ficção cientifica á mistura, pois foi muito interessante para nosso conhecimento e podemos refletir mais sobre o assunto clonagem que ainda divide muitas opiniões e ideias, pois foi de grande valia para nosso conhecimento. Que entre eles tinha muito amor, carinho solidariedade, respeito e mesmo eles sendo clones tinha sentimento. Na atualidade, a situação vista no filme não acontece e ainda está muito distante a possibilidade de a clonagem reprodutiva, produzindo um ser humano completo, ser realizável. Este mostra-nos um ponto drástico que poderemos vir a presenciar com a clonagem, pois o Homem faz qualquer coisa para sobreviver, nem que para isso seja necessário destruir outras vidas, para o seu bem.



    18/07/2017 18:46

    ResponderExcluir