quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O FANTÁSTICO MUNDO VERDE



Projeto
O FANTÁSTICO MUNDO VERDE!
O que será trabalhado?
- Identificação de algumas formas de reprodução dos vegetais.
- Identificação das partes da planta; tipos e funções.
- Identificação dos agentes polinizadores e sua importância na reprodução dos vegetais e no aumento da produção agrícola.
- Reconhecimento da hidroponia como avanço tecnológico, principalmente no cultivo de hortaliças.
-Importância da alimentação, bem como a atuação dos diferentes grupos de alimentos no organismo humano.
-A horta.
-Alimentos x arte.
Como?
- Lendo e interpretando textos.
- Observando, pesquisando e registrando conclusões.
- Realizando experiências e trocando ideias sobre os resultados obtidos.
- Organizando uma horta e observando o desenvolvimento das hortaliças.
Para quê?
- Conscientizar sobre a importância e manutenção dos agentes polinizadores.
- Reconhecer a importância do processo reprodutivo na perpetuação da vida vegetal.
- Preservar a saúde humana e a qualidade de vida.
- Analisar criticamente os tipos, a importância e a origem dos alimentos.
- Reconhecer a importância dos avanços tecnológicos na vida das pessoas (no caso a hidroponia).
Avaliação
Organização de pesquisa individual de temas diferenciados para possível apresentação e compartilhamento no grupo.
OBS.: Para produção de jogos visite:
 http://www.efeitoespecial.com.br/efeito-especial/quebra-cabeca.php

9 comentários:

  1. TIPOS DE FRUTOS
    Aluna(s): Isabel Diemer, Tamara Batista e Veridiane Kluge

    • O fruto é uma estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contêm sementes.
    • O fruto que vemos em alguns vegetais se origina do desenvolvimento do ovário da flor e é ele o principal responsável pelo sucesso de muitas plantas.
    • Um fruto é composto por duas partes principais: o pericarpo, que se divide em epicarpo, mesocarpo e endocarpo; e a semente, que se encontra no interior do fruto.
    • Epicarpo: é a parte mais externa do fruto e corresponde a casca.
    Mesocarpo: é a parte intermediária do fruto e corresponde à parte comestível.
    Endocarpo: é a parte mais interna do fruto e corresponde à parte que protege as sementes.
    • Os frutos podem ser classificados em frutos carnosos e frutos secos.
    - CARNOSOS: São aqueles que têm pericarpo suculento. Eles são classificados em baga ou drupa. Os frutos carnosos do tipo baga apresentam sementes livres, ou seja, elas ficam dispersas no mesocarpo, sendo facilmente separadas do fruto.
    - CARNOSOS TIPO DRUPA: Apresentam uma única semente no endocarpo e geralmente o endocarpo é duro e espesso.
    - SECOS: Apresentam seu pericarpo seco e alguns podem se abrir espontaneamente quando as sementes estão maduras.
    ATIVIDADES:
    - 1- Abrir um fruto em sala de aula para que os alunos possam ver no concreto o EPICARPO, MESOCARPO, ENDOCARPO e SEMENTE.
    - 2- Passear pelo pátio da escola para ver os diferentes tipos de frutos que há no espaço.
    - 3- Fotografar frutos carnosos e secos.

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    1. Legal sua colocação nas atividades.
      Poderá aproveitar a oportunidade e trabalhar a questão da alimentação saudável; fazer salada de frutas para integrar o grupo; trabalhar as cores, a estrutura, a textura, o ciclo reprodutivo... de cada fruto explorado. Fazer pesquisa sobre a planta que produziu este fruto, da região que produz, da forma de propagação, dos cuidados no plantio... Bj linda

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  2. TIPOS DE CAULES
    Ariane Vogt e Suelen Loeblein-Turma 30

    • Em sala de aula:
    Levar para as crianças os tipos de caules existentes:

    Caules aéreos
    Os caules aéreos são aqueles que crescem acima da superfície do solo. Os caules aéreos são classificados em eretos, rastejantes ou trepadores.
    Os caules eretos crescem na posição vertical em relação ao solo, e pode estar em forma de tronco, que é resistente e ramificado, ou em forma de estipe que não tem ramificações, em colmo onde é possível visualizar nós e entrenós, e também em forma de haste que é um caule bem delicado.
    Os caules rastejantes crescem na horizontal junto ao solo, por isso, é chamado de rastejante.
    Os caules trepadores desenvolvem-se se firmando em alguma base.

    Caules subterrâneos
    São os caules que crescem embaixo do solo. Eles podem ser classificados como rizomas, que se estendem horizontalmente pelo solo, ainda que produzam ramos aéreos, como Tubérculos que são caules pequenos, mais grossos, que têm uma abundancia em substâncias nutritivas, e também como bulbos, que em sua maioria são em formato de um disco.

    Caules aquáticos
    São os caules que se desenvolvem dentro da água.

    • Além de imagens, levar alguns caules, para que eles possam perceber a diferença no tamanho, textura.
    http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhcudgrv_M1J-LN36GUfhKcfXfuzuRZZg-nVQwkhO4ZmijlRGOJg

    • Com lupas e estiletes, cortas alguns caules de modo que as crianças possam identificar as diversas camadas.
    https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTUyXQfT62WfsaPnTqjcdO9ezLWFOst3pBYbUXRvQYOOxX-e7HJrA

    • É importante que a criança tenha claro que o caule faz parte da planta, e que ele não é apenas um tronco reto. Com atividades ela deverá identificar as partes das plantas:


    • Posteriormente levar a criança para um passeio no pátio e nos arredores da escola. Deverão identificar os tipos de caules que encontraram.

    • Com folhas de oficio, colocar sobre o tronco e com um lápis pintar toda a folha.
    Fazer esse procedimento em diversos caules, assim as crianças perceberão a diferença principalmente na textura.

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    1. Muito bem querida!
      Também explorar com eles os tipos de caule comestível. http://flores.culturamix.com/informacoes/caules-comestiveis
      Fazer sopa de legumes, produzir uma horta na escola fazendo o plantio das sementes destas hortaliças; anotar o tempo de germinação e colheita. Fazer conservas e saladas para consumo do aluno na escola. Pesquisar sobre grandes artistas que pintam imagens de frutos e hortaliças. Criar versos e poesias sobre o trabalho desenvolvido relacionando com a agricultura sustentável... Usar e explorar a imaginação. Bj linda

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  3. INFLORESCÊNCIA
    O que é?
    É a parte da planta onde estão inseridas as flores. Existem vários tipos de inflorescência e essa variedade leva em consideração a maneira como as flores estão dispostas na planta. As inflorescências podem ainda ser classificadas como definidas ou indefinidas. No primeiro caso é possível notar uma flor terminal definida no eixo principal da inflorescência, porém no segundo caso isso não ocorre, sendo difícil dizer qual é o eixo principal.
    Tipos de inflorescência:
    Racemo: este tipo de inflorescência é indefinida, possui o pedicelo e uma raque simples.
    Espiga: este tipo de inflorescência é indefinida, e as flores estão arranjadas em uma raque simples.
    Panícula: este tipo de inflorescência é indefinida, sendo que as flores aparecem geralmente apenas nas ramificações e no topo da raque.
    Umbela: este tipo de inflorescência é indefinida, sendo que as flores estão arranjadas sob o mesmo ponto no topo da raque.
    Capítulo: este tipo de inflorescência é indefinida, e as flores estão dispostas ao redor de um receptáculo arredondado que é protegido por brácteas, em forma aproximada de um disco na espessura e no diâmetro. Bons exemplos são as margaridas e os girassóis.
    Escorpióide: este tipo de inflorescência é definida, e as flores estão ramificadas e dispostas apenas de um dos lados da raque.
    Cimeira Multípara: este tipo de inflorescência é definida, e as flores brotam sempre de gemas lateralizadas em volta do mesmo nó, inclinadas em relação à raque (o eixo principal).
    Cimeira Bípara: este tipo de inflorescência é definida, e suas flores estão opostas uma à outra, graças ao desenvolvimento de suas gemas laterais.
    Atividade Proposta:
    Com os alunos construir um jogo da memoria, onde colocaram imagens da flor antes de virar fruto e seu fruto correspondente.
    Exemplo: a flor do morango e sua flor.

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  4. Não compreendi a proposta da atividade. Poderiam refazer e enviar. Lembrando que também podemos dar um passeio no pátio da escola ou a campo e fotografar inflorescências na volta fazer a pesquisa sobre elas quanto ao nome, a espécie da planta que produz...

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  5. Nomes: Jessica Gomes e Jéssica Leticia Eckert
    Turma: 30 Curso Normal
    TIPOS DE RAÍZES
    As raízes variam de acordo com os tipos de plantas, elas podem ser divididas em:
     Raiz Axial ou Pivotante- Neste tipo de raiz percebe-se claramente uma única raiz principal.
     Raiz Fasciculada ou em Cabeleira: Neste tipo de raiz não se observa uma raiz principal, e sim várias ramificações.
     Raiz Respiratória: São encontradas nas vegetações existentes nos mangues, sendo raízes aéreas, apresentando lenticelas, que facilitam as trocas gasosas, também denominadas de pneumatóforos.
     Raiz Tuberosa: Estas raízes possuem a característica de armazenarem grande quantidade de alimento, os exemplos mais marcantes são a mandioca, cenoura, beterraba, dentre outras.
     Raízes Adventícias: São raízes que servem como um tipo de "escora" para a planta, pois partem da região aérea do caule e atingem o solo, aumentando desta forma a fixação da planta, um exemplo bastante representativo da presença desta espécie de raiz acontece no milho.
     Raiz Sugadora: Estas raízes são encontradas em plantas parasitas, pois penetram no caule de outros vegetais, deles retirando a seiva bruta ou elaborada. Como exemplo podem ser citados o cipó-chumbo, a erva-de-passarinho, dentro outros.
    ATIVIDADES
     Realizar um passeio na quadra da escola em busca de diferentes raízes:
     Observar os tamanhos
     Observar as formas
     Após o passeio realizar uma pesquisa para conhecer bem as diversas raízes, pois no passeio certamente não encontraremos todas elas.
    Após a pesquisa, escolher uma das raízes para confeccionar um quebra cabeça e um jogo da memória.

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  6. Muito legal a atividade proposta. Acrescento ainda em direcionar o trabalho e construir uma horta na escola com plantio de espécies que reservam nutrientes em suas raízes e posteriormente fabricar com os alunos um belo lanche; fabricando um pão de beterraba e aproveitando para estudar o fungo fermentador que faz o pão crescer. Questionar como este ser vivo está aí e como faz para permanecer vivo . Se aquecer a massa para assar ele continuará vivo? Também pode-se utilizar a cenoura ralada no sanduíche para deixar bem colorido e saudável, estudar os nutrientes deste alimentos... São inúmeras as atividades que dependerá de como cada mestre desejar direcionar. Ab e tudo de muito sucesso neste novo campo profissional.

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