terça-feira, 24 de setembro de 2013

O CURIOSO MUNDO ANIMAL



Trabalho que terá sequência no ano de 2014

Projeto
O CURIOSO MUNDO ANIMAL


O que será trabalhado?
- Observação das semelhanças e diferenças entre os animais.
- Reconhecimento da imensa diversidade dos seres vivos na natureza.
- Identificação de alguns critérios de classificação dos seres vivos.
-Noções sobre a reprodução animal e a metamorfose de alguns deles.
- Curiosidades de cada grupo (Invertebrados e vertebrados).
- Anatomia e fisiologia dos diferentes filos .
Como?
- Lendo e interpretando textos.
- Pesquisando na internet artigos relacionados ao tema.
- Observando e registrando as conclusões.
- Promovendo discussões em sala de aula.
- Usando o lúdico (jogos).
Para quê?
- Adquirir atitudes de respeito e compreensão para com os seres vivos e seus ambientes.
- Usar o intercâmbio de ideias como fonte de construção do conhecimento.
Avaliação
Distribuição de tarefas por grupo de cada filo animal, destacando anatomia, fisiologia e habitat.
Produzir jogos: animal/bioma; quebra-cabeças; dominó de diferentes formas; bingo dos animais; cartas com diferentes aprendizados ...















































19 comentários:

  1. A produção dos jogos foi muito satisfatória, já que se tem consciência da importância dessa enorme bagagem de conhecimento para uma criança, levando em conta que está é uma maneira diferenciada e divertida das crianças aprenderem e entenderem o universo que as cercam, compreendendo assim o habitat de cada animal, entendo o porque de não existir pinguins por exemplo em nossa cidade, além disso a criança ainda irá tomar conhecimento do que o pinguim ou qualquer outro animal se alimenta. Está proposta é muito interessante, já que pode-se ser trabalhada nas mais diversas séries e só saber direcionar a matéria de acordo com o objetivo do professor.

    ResponderExcluir
  2. Todos os jogos confeccionados foram de extrema importância, tanto para nós como alunos e também como futuros professores. Os jogos na vida das crianças são fundamentais pois faz com que elas aprendam de uma forma divertida e também para compreender o mundo em que elas vivem, a partir do estudo do habitat e nicho ecológico, e do bingo dos animais por exemplo, o conhecimento adquirido por elas será de tamanha importância. A proposta feita pela professora à nós, foi bem aproveitada, pois utilizaremos deste método, na aplicação aos nossos futuros alunos.

    ResponderExcluir
  3. Com esses jogos que foram produzidos na aula podemos aprender bastante sobre os animais e seus filos, e com esses jogos nossas praticas em sala de aula serão bem mais divertidas e os alunos com certeza vão aprender muito com os baralhos dos animais e também dos sistemas, o quebra-cabeça, o jogo da memória e o nicho ecológico.
    Foi muito bom confeccionar todos esses jogos durante o ano pois com eles aprendemos muitas formas de ensinar para os alunos.

    ResponderExcluir
  4. Com a produção dos jogos em sala de aula sobre os animais, pode-se ver a importância de trabalhar os animais em sala de aula com nossos futuros alunos pois o tema animais é uma opção rica e prazerosa, as crianças gostam de curiosidades sobre o mundo animal, até mesmo nós nos surpreendemos com alguns animais. Esses jogos que confeccionamos são fontes de prazer e divertimento para as crianças, podemos despertar na criança o respeito à natureza, mostrar as diferenças entre os animais e as características de cada um, valorizar hábitos de cuidados que devemos ter com os animais. As crianças não nascem com medo de animais, os pais que são cautelosos na hora de conversar sobre os animais consideram todos os animais perigosos. A partir do estudo do habitat e nicho ecológico, e do bingo dos animais, podemos ver que a criança aprendera bem mais, se interessar bem mais, e nós como futuras professoras, devemos mostrar aos nosso alunos a partir de jogos, fala, brincadeiras, a importância dos animais, pois cada um tem uma importância, fazer as crianças verdadeiramente se apaixonar pelo mundo animal !

    ResponderExcluir
  5. No decorrer da produção dos jogos nas aulas de Didática das Ciências e Biologia, tivemos uma aprendizagem muito abrangente sobre o conteúdo de animais, pois no andamento produzimos quebra-cabeça, tabelas , bingos, contendo a anatomia, fisiologia, habitat e nicho ecológico. A partir deste, pudemos observar semelhanças e diferenças, reconhecer a diversidade dos seres vivos, sua classificação, sua reprodução e demais curiosidades sobre este fantástico mundo que é dos Animais. Diante disso, como futuras professoras aprendemos á ensinar de forma diferenciada e prazerosa, onde poderemos usar deste assunto em diversos anos, pois é um conteúdo abrangente de forma que podemos cada ano aperfeiçoá-lo. Desta forma o conteúdo “Animais’’ deve ser ensinado para as crianças adquirirem o respeito e compreensão para os seres vivos e seus ambientes, também fazendo com que conheçam á abrangente diversidade das espécies uma mais interessante que a outra. Enfim, este trabalho que realizamos é de grande importância onde aprendemos que o lúdico promove o interesse e o ensino de forma mais divertida.

    ResponderExcluir
  6. Todos os jogos em que produzimos foram de extrema importância para nós, pois ao confeccionarmos este jogos conseguimos aprender diversas coisas importantes sobre os animais como: habitat, anatomia, fisiologia e nicho ecológico. Esses jogos fizeram com que as aulas de Didática das Ciências e Biologia se tornassem mais produtivas e divertidas facilitando assim nosso conhecimento, e assim podemos também utilizar esses jogos com nosso alunos de maneira muito produtiva.

    ResponderExcluir
  7. Os jogos que confeccionamos com o decorrer deste conteúdo foi de extrema importância, e uma forma de aprendemos e também a percebermos que um simples jogo pode fazer com uma criança sacie seu desejo por aprender algo diferente e de forma divertida, além disso as aulas que tivemos foram criativas, divertidas, e fazendo com que aprendermos de uma nova forma, e aprendemos uma forma de futuramente ensinar crianças com fome de aprender cada dia mais. Sendo assim nossas aulas foram otimas .

    ResponderExcluir
  8. Produzir estes jogos trouxeram a nós muito conhecimento. Estes jogos que parecem simples transmitem a nós e aos nossos futuros alunos - de uma forma divertida, criativa e inteligente - uma nova forma de ver e compreender o mundo em que estamos inseridos e também a realidade mais distante. Juntamente com minha colega Amanda, criei um quebra-cabeça da figura de um nematelminto. Nome estranho que com um pouco de estudo e contextualização torna-se acessível. O jogo que criamos mostra claramente as partes do corpo do animal, sendo que cada parte está devidamente titulada. Estudar sobre os nematelmintos foi um tanto curioso, por ser algo distante de nossa realidade particular, mas não social. Conseguimos obter o resultado que almejavamos. O quebra-cabeça ficou super legal e super facil de ser jogado e com certeza, é uma ótima fonte de informação e consequentemente conhecimento. As atividades de Didática da Ciência foram muito boas, exploraram e nos desafiaram a compreender o desconhecido. As aulas foram um show! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Produzir esses jogos nos levou a aprender mais e mais sobre esse tema, principalmente nós que um dia teremos que saber explicar para nossos alunos a respeito disso, aprender sobre Mamíferos foi divertido pois são animais que quase todo mundo já viu e por isso foi mais fácil mas também o conhecimento que adquirimos confeccionando o baralho e o quebra-cabeça nunca iremos esquecer, com esses jogos podemos perceber o quanto a educação que recebemos quando crianças era deficitária pois as professoras não utilizam esses meios como jogos para ensinar esse assunto e confessemos isso levava os alunos a esquecer o conteúdo, mas creio que nossos alunos e os alunos que tiverem acesso a esses jogos aprenderam com mais facilidade e será difícil esquecer.
    Foi muito bom aprender um pouco mais e as aulas foram ótimas...
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  10. Nome: Karina Andressa Cavalheiro
    Turma: 20
    A produção desses jogos nos agregou muito conhecimento, principalmente em relação aos animais, no meu caso os mamíferos, nos trazendo muitas informações, curiosidades que até então desconhecíamos. Aprender sobre essa classe de animais que está muito presente no nosso dia a dia e que nos rodeiam é importante para podermos repassar esse conhecimento aos nossos futuros alunos, podendo nos divertir e aprender ao mesmo tempo, através dos jogos confeccionados por nos mesmos. A ideia de nos próprios produzirmos os jogos, como por exemplo, o quebra-cabeça, memória e a tabela dos sistemas e reprodução, é bem mais produtivo, pois no momento que os fazemos já aprendemos, adquirindo muito mais conhecimento. E até que nos formarmos professores para aplicarmos esses jogos, podemos brincar com quaisquer criança, independente da idade, ou até mesmo nós jogarmos. As aulas foram divertidas e muito produtivas, com teorias e bastante práticas. BJOOS

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Nome: Laura Kolling
    Turma: 20
    Creio que este trabalho nos levou a grande aprendizagem, nos deu liberdade em um assunto que pouco conhecemos mais de perto, que é a nossa fauna, e sem querer a nossa flora também. Estes jogos educativos foram de suma importância para que nosso conhecimento não ficasse somente em teorias e conceitos, mas também em práticas que foram divertidas, criativas e muito produtivas. Assim pretendo passar para meus alunos tudo que aprendi sobre este assunto. Os jogos conseguiram tirar todas nossas duvidas e curiosidades que tínhamos sobre os nossos animais, enfim, conhecemos melhor o lugar onde vivemos e onde vivem nossos animais, e de que forma vivem. É um trabalho que levamos para a vida inteira. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Durante este trimestre produzimos muitos joguinhos sobre “O mundo animal”, o que nos levou a entender melhor esse assunto bem como reconhecer a importância de cada um para a natureza. Todo este trabalho nos acrescentou muito conhecimento, que poderemos repassar e transmitir aos nossos futuros alunos, tudo de uma forma muito divertida e descontraída. Junto da minha colega Natiele produzimos jogos sobre os artrópodes, assunto que no começo foi complicado, mas que com o tempo se tornou um assunto de melhor entendimento falar sobre artrópodes. Conseguimos alcançar os nossos objetivos.
    Os quebra-cabeça e as cartinhas ficaram muito legais e fáceis de jogar, tudo de fácil compreensão, tudo muito colorido, o que chama muita atenção da criança.
    As aulas de Didática das Ciências foram muito produtivas, nos desafiamos bastante e progredimos muito...... foram aulas maravilhosas... bjos

    ResponderExcluir

  14. Os jogos que foram confeccionados com o projeto “O curioso mundo animal” foram muito importantes e agregaram um grande conhecimento, apesar de parecerem simples são ótimos para entendermos melhor este ambiente ao qual estamos inseridos e principalmente para no futuro ensinarmos nossos alunos de uma forma mais divertida e interessante. Juntamente com minha colega Alessandra estudamos mais a fundo o curioso mundo dos Nematelmintos, assim produzimos um quebra-cabeça que mostra toda a anatomia do animal, com as partes de seu corpo todas nomeadas corretamente. Foi muito interessante estudar este filo pois não esta muito inserido em nossa dia-a-dia, então tivemos que buscar bastante informação que foi assimilada durante a realização de todo o projeto. Também produzi um jogo com os animais e seus ecossistemas, somente com imagens pra ser trabalhado com crianças menores. Gostei muito das aulas de Did. Da Ciência, foram bem dinâmicas e práticas, nos desafiaram e instigaram à busca do conhecimento e a entender o desconhecido. Beijos !!!

    ResponderExcluir
  15. O projeto “O curioso Mundo animal" nos proporcionou muitos conhecimentos, pois cada dupla confeccionou seus joguinhos de acordo com cada filo. Eu e a minha colega Camila C. produzimos os joguinhos de quebra-cabeça sobre a anatomia dos Artrópodes e cartinhas sobre o habitat e o nicho ecológico de cada animal do filo Artrópode o qual no inicio eram de difícil compreensão, mas depois com o tempo entendemos muito bem e alcançamos os objetivos. Foi um trabalho bastante divertido e assim poderemos usa os materiais confeccionados por nós mesmos para ensinar aos nossos alunos, e eles usufruírem deste material para jogar e adquirir novos conhecimentos. As Aulas de Didática da Ciência foram muito gratificantes, divertidas e dinâmicas aprendemos varias coisas que nos incentivavam a descobrir o que não sabíamos, gostamos muito. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Sobre o projeto “O curioso mundo animal” confeccionei os seguintes jogos:

     Bingo dos animais sobre os animais de diferentes filos e classes;
     Quebra-cabeça sobre a anatomia de um sapo;
     Jogos da memória sobre o nicho ecológico e o habitat de determinados animais;
     Tabela dos sistemas corporais dos anfíbios.

    A produção destes jogos nos agregou muito conhecimento, principalmente sobre os anfíbios, no meu caso. Aprofundar nossos conhecimentos sobre os animais que nos rodeiam é de extrema importância para podermos repassar esses conhecimentos para nossos futuros alunos.

    Usando o lúdico (jogos) podemos trabalhar:

     Anatomia e fisiologia dos animais de diferentes filos e classes.
     Observação das semelhanças e diferenças entre os animais.
     Nicho ecológico e habitat de diferentes animais.

    ResponderExcluir
  17. A confecção destes jogos nas disciplinas de Didática das Ciências e Biologia nos proporcionaram um vasto conhecimento no estudo dos animais, suas classes, filos, fisiologia, habitat, características, entre outros. Visando que realizamos pesquisas pela busca de informações dos mesmos, concretizando assim, a aprendizagem. O desenvolvimento de jogos, como quebra-cabeças, jogo da memória, bingo, cartas, etc, nos proporcionou uma relação entre teoria e prática, bem como, levando em consideração a profissão professor o desenvolver de diferentes e criativas metodologias, a forma de inserir tais conteúdos às crianças e também a forma de realização destas atividades e jogos.
    Eu e minha colega Aline Kautzmann, produzimos os seguintes jogos:
    - Quebra cabeças (anatomia e fisiologia dos anelídeos);
    - Cartas (nome científico, filo, características, imagem);
    - Tabelas (anatomia e fisiologia);
    - Bingo dos Animais (imagem, nome científico e filo das diferentes classes de animais);
    - Nicho Ecológico (jogo da memória das diferentes classes de animais).
    A partir de tais jogos, pudemos observar as características das diferentes classes de animais, sua classificação, reprodução, sistema excretor, digestório, habitat, diferenças e semelhanças entre filos e classes.

    ResponderExcluir
  18. Com a confecção destes jogos podemos aprender de uma forma muito satisfatória, e será uma forma das crianças aprendem brincando, podendo compreender o mundo que as rodeia, aprendendo o habitat e o nicho ecológico de vários animais, podendo intender o porquê cada animal vive numa área e porque não na outra, e também compreender de que cada animal se alimenta. Com esses jogos as crianças terão mais vontade de descobrirem o mundo e assim adquirem mais conhecimentos. Tudo isso será de estrema importância para nosso estágio, pois tornará nossas aulas mais divertidas e prazerosas tornando elas mais produtivas.

    ResponderExcluir
  19. A confecção dos jogos nos possibilitou maior conhecimento sobre o assunto que cada dupla recebeu para pesquisar, através dos jogos poderemos de uma maneira diferente e atrativa ensinar as crianças incentivando o conhecimento de cada uma delas porém de uma forma que os envolva e os incentive ao descobrimento de novos tipos de seres vivos, diferentes nichos ecológicos, habitats, enfim a produção dos diferentes tipos de jogos tornará a aula mais divertida e descontraída, diferente, porém sem fugir do objetivo principal que é transmitir aos nossos alunos conhecimento sobre cada tipo de filo...

    ResponderExcluir