domingo, 9 de março de 2014

Nutrição

Alunos das turmas do 2º Ano Politécnico

Conforme discutido e trabalhado em aula a questão da nutrição " Cuidar dentro e fora do corpo" envio para vocês este endereço de vídeo para que venha a contribuir e ou acrescentar informações referente a este tema.Lembrando que quando falamos de nutrição precisamos necessariamente entrar em contato com um profissional da área.
Também para esclarecimento de algumas colocação do palestrante podem visitar este endereço < http://www.plantamed.com.br/DIV/Controle-do-pH-do-Corpo.htm>
 Solicito que assistam e escrevam suas ideias frente a estas informações.
Vídeo
Envelhecer sem ficar velho - Saúde Preventiva.

79 comentários:

  1. Ao meu ver, o vídeo sobre nutrição foi um aprendizado incrível, descobrir que o nosso sistema imunológico funciona sem ter que tomar remédios, apenas prevenindo doenças estando bem fisicamente e mentalmente, foi um grande passo para o estudo da nutrição. Fiquei impressionado, ao ouvir que um cientista fez tal experiência, que trocando o líquido em que estava imerso, o coração de uma galinha bateu por 25 anos! E que a base para a nossa saúde está no que colocamos na boca!
    A base para a vida estão nos minerais que o nosso corpo reconhece, tais como: Cálcio, potássio, sódio... Até nas gorduras, como Omega 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente dentre todos os artigos que tenho lido sobre nutrição, a maioria chama a nossa atenção dizendo de que somos responsáveis pelo que ingerimos e o meio ao qual estamos inseridos. Quantas coisas mais ainda iremos aprender sobre toda essa questão nutricional... Precisamos ficar atentos. Ab

      Excluir
  2. Concordo com o Rafael! O estudo sobre nutrição me fez ter outro olhar sobre a minha saúde. O nosso cérebro é incrível e podemos remodelá-lo, fazendo com que ele se adapte a uma nova alimentação; mais saudável. Claro que seria mais fácil se fossemos criados, desde que nascemos, com uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas, gorduras, proteínas, enfim, sem refrigerantes, salgadinhos e outros alimentos que atacam nossa saúde. É difícil começar agora a mudar nossos hábitos, contudo não é impossível!
    O vídeo passa mensagens que nos fazem pensar um pouco sobre nossa qualidade de vida, pensar no futuro, chegar à velhice dizendo que é saudável e que “Na vida não há prêmios, nem castigos. Somente consequências!” (Robert Green Indersoll), ou seja, acho que não queremos ser felizes agora comendo aquelas porcarias (que eu sei que são muito boas) e depois chegar nos 70 anos e passar os últimos dias de vida no leito de um hospital.
    Fiquei curiosa com a Idade Biológica e a Plasticidade Cerebral, então pesquisei nesses sites (quem quiser olhar): http://cerebro.weebly.com/plasticidade-cerebral.html , http://rspress.com.br/health4life/idade-cronologica-x-idade-biologica/ .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabo de ler seus artigos citados e os dois são muito complementares as nossas conversas “A plasticidade cerebral é a capacidade que o cérebro tem em se remodelar em função das experiências do sujeito, reformulando as suas conexões em função das necessidades e dos fatores do meio ambiente.” Outro comenta a questão das idades que conversamos em aula. “Ser idoso não significa estar doente, assim como ser jovem não é necessariamente sinônimo de saúde. A idade cronológica está relacionada simplesmente ao tempo de vida que uma pessoa possui. Já a biológica está relacionada ao envelhecimento das células que, por sua vez, está diretamente ligado aos hábitos e qualidade de vida”. Parabéns Ab.

      Excluir
  3. Envelhecer sem ficar velho. A ciência da saúde.
    Vídeo muito interessante, pois nos trás mais conhecimentos para melhorar e cuidar mais da nossa saúde.
    As pessoas estão vivendo mais, e a saúde das mesmas está cada vez mais ruim, pois elas não se interessem em melhorar a alimentação, podemos sobreviver sem tomar nenhum remédio, é só cuidar nossa alimentação do dia a dia.
    Gostei muito da frase que o palestrante Lair Ribeiro comentou: " Que sua comida seja seu remédio e seu remédio seja sua comida! "
    Devemos ser responsáveis pela nossa própria dieta, conhecendo os alimentos que nos fazem bem e outros que devem ser evitados, equilibrar a dieta em função das necessidades e preferências. Essas atitudes são impostantes no dia a dia das pessoas.
    Para termos a saúde mais saudável e prevenir as doenças, devemos cuidar mais a nossa alimentação, ingerindo somente alimentos saudáveis.
    Dalvana Neiwert.. 210

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde...
      Aristóteles
      A saúde interna é uma luta constante e exige um cuidado todo especial. Ab querida

      Excluir
  4. Lucas Gustavo Sommer e Luciano Canova
    T:210
    Depois de ver esse vídeo nós descobrimos que os órgãos mais influenciados pelos ácidos graxos Omega-3 são aqueles com atividade elétrica mais intensa como é o caso do cérebro coração e os olhos.Também entendemos que o terreno biológico é o ambiente que oferecemos dentro do nosso corpo.
    Frase:"Que sua comida seja seu remédio e que seu remédio seja sua comida."
    Hipócrates

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais difícil é conseguirmos prestar atenção e tentar mudar no nosso dia-a-dia, pois, a ação, o cuidado com nosso organismo é o resultado da saúde interna e sabemos que é difícil vencer as tentações... Mas podemos consumir sem abusar.

      Excluir
  5. Após assistir o vídeo vi que posso cuidar melhor de minha saúde, entendi que não adianta vivermos mais tempo mas passar a maior parte deste tempo doentes como ocorre hoje aonde 85% das verbas que são destinadas a saúde são gastas nos últimos dois anos de vida da população.
    Devemos não ser só bonitos por fora devemos cuidar de nossa saúde para sermos bonitos por dentro, o mesmo ocorre se cuidarmos do nosso cérebro “melhore seu cérebro, melhore sua vida".
    Fiquei fascinada quando o senhor Lair Ribeiro nos coloca que podemos ter 120 anos de vida saudável se cuidarmos de nossa saúde, se cuidamos do que comemos principalmente e a frase de Robert Green Indersoll cabe bem a isso " que sua comida seja seu remédio que seu remeio seja a sua comida".
    Andei vendo alguns outros vídeos desse Doutor fiquei fascinada com tamanha informação que ele nos transmite um me chamou atenção aonde fala sobre os piores alimentos que ingerimos : https://www.youtube.com/watch?v=R_gsrkwTrpg
    DAIANA STREIT 211

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente este nutrólogo têm boas referências para nossa busca em termos uma saúde interna melhor. Fico feliz em ver que buscou mais e isso fará de você um ser humano com melhor construção de pensamento na forma de ler o mundo quanto a nutrição. Ab querida

      Excluir
  6. Vanessa Gruber Correia
    T: 210
    Envelhecer sem ficar velho. A ciência da saúde
    Assim depois de termos visto o videio podemos entender mais sobre nutrição. Sabemos que nos dias de hoje as pessoas estão vivendo mas,só que estão cuidando menos da saúde, achando que ela só fica ruim como envelhecer, como Luis Ribeiro disse que devemos cuidar da nossa saúde, começamos pela comida ela e nosso remédio no alimentando de alimentos que nos fazem bem deixando de lado alimentos ruins os prejudicais a saúde.Também entendemos que o terreno biológico e o ambiente que oferecemos a nossa célula dentro de nosso corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ler que compreendeu muitas informações que o vídeo trouxe. Não podemos esquecer que o meio ao qual estamos também influi. Ab querida

      Excluir
  7. Vinícius Alan Müller
    T: 210
    "Preservar a saúde, para viver mais".
    Após assistir o vídeo compreendi melhor que nossa saúde depende do que comemos. Descobrir que o nosso sistema imunológico funciona sem ter que tomar remédios, apenas cuidando da saúde ficamos bem. Também entendemos que o terreno biológico é o ambiente que oferecemos dentro do nosso corpo. Gostei do vídeo porque o senhor Lair Ribeiro nos explicou que poderíamos viver 120 anos se cuidássemos da nossa saúde.
    Devemos ser responsáveis pelo que comemos, se comermos bem viveremos bem.
    Gostei da parte onde o Senhor Lair Ribeiro explica que quando a filosofia é optimizada, o corpo se cura naturalmente por si mesmo.
    Assim após o vídeo descobri que os órgãos mais influenciados pelos ácidos graxos Omega-3 são aqueles com atividade elétrica mais intensa como é o caso do cérebro coração e os olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante é o que faremos com todas essas informações. Se não mudarmos alguns comportamentos, continuaremos sem saúde interna. Ab

      Excluir
  8. Envelhecer sem ficar velho. A Ciência da Saúde.

    Vídeo que nos faz pensar muito, após assistir esse vídeo, pude ampliar o meu conhecimento sobre a alimentação e o nosso organismo. " de nada adianta viver por mais tempo, se a nossa saúde estiver precária", ou seja se quisermos viver bastante e com saúde, devemos cuidar de nossa alimentação, ao envés de tomarmos e comermos porcarias, devemos ingerir mais legumes e frutas, também aprendi que quando tomamos um copo de refrigerante, devemos tomar 32 ( se não me engano) copos de água para controlar o ph e diminuir o estrago em nosso organismo.além de cuidarmos da nossa aparência externa, também devemos cuidar da aparência interna, pois segundo o senhor Lair Ribeiro, Se nos cuidarmos com a nossa alimentação podemos viver até 120 anos!!!
    lembrando que cuidar de nossa alimentação não significa ficar sem comer gorduras, pois nosso corpo precisa delas para funcionar em perfeito estado.

    Luis Henrique Seghetto
    T. 211

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olhei mais alguns videos desse mesmo Dr. um deles que mais me chamou atenção foi esse ai https://www.youtube.com/watch?v=w4lPSv57tFY

      Excluir
    2. Precisamos prestar atenção nos grupos de alimentos: construtores, reguladores e energéticos. Nossas células precisam de matéria prima e nós somos responsáveis por isto. Ab querido

      Excluir
  9. Turma: 210

    No vídeo do palestrante Lair Ribeiro, sobre “Envelhecer sem ficar velho. A ciência da saúde” vimos que para melhorarmos de algumas enfermidades não é necessário tomar um medicamento, mas ingerir vitaminas e minerais corretos para não haver doença e o corpo conseguir se curar.
    Para termos uma vida saudável precisamos ter muitos nutrientes e nossos alimentos atualmente são cultivados em solos desgastados e desprovidos destes nutrientes, devido ao desgaste do solo, uso indiscriminado de agrotóxicos, queimadas...
    O nosso corpo precisa de Ômega-3 e é necessário repor esse ácido graxo em nosso organismo, pois ele que é responsável pelo funcionamento do cérebro, olhos e dos batimentos cardíacos.
    Essa ideia de que a nossa comida é o nosso remédio vem desde quando Pitágoras afirmou “Que sua comida seja seu remédio e seu remédio seja sua comida”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir de sua escrita quanto aos nutrientes do solo , dá-se para fazer análise e verificar o quanto deixamos desapercebido esta questão. Compramos sem saber da fonte; dos nutrientes e das moléculas de agrotóxicos presente. Mas o importante é discutirmos e ficarmos atentos. Ab querido

      Excluir
  10. Envelhecer sem ficar velho. A ciência da saúde.
    Após termos assistido o vídeo compreendemos e tivemos mais conhecimento sobre como melhorar e ter uma boa saúde. Como sabemos a maioria das doenças então contidas na velhice, mas você pode envelhecer saudável.
    Diversos fatores influenciam sua saúde, mas, muitas vezes, a boa ou má saúde depende de escolhas que fazemos. Adotar um estilo de vida saudável, isso você diminuirá as chances de morrer e podendo chegar à sua velhice com uma melhor qualidade de vida. O copo humano como qualquer outra máquina, vai-se tornando menos eficiente com o passar dos anos. Mas idade avançada não precisa ser sinônimo de problemas de saúde. Com a mudança de alguns hábitos alimentares, é possível compensar as mudanças que vão ocorrendo naturalmente com a idade, o que favorece a boa forma e a saúde.
    O que você come tem influência direta sobre sua saúde. Uma alimentação balanceada, com vitaminas, sais minerais e demais nutrientes, pode manter a boa saúde sem precisar tomar nenhum remédio, e que se todos ingerissem as quantidades recomendadas de nutrientes, a maioria das pessoas seria bem nutrida. Pois que nem no vídeo que o palestrante citou essa frase: “Que sua comida seja seu remédio e seu remédio seja sua comida”.
    Laura Klein
    T: 210

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o corpo humano também envelhece e precisamos ter presente a medicina preventiva para termos mais saúde interna e assim envelhecer com uma qualidade de vida mais saudável. Bj linda

      Excluir
  11. Aluna: Bruna Laís Gonçalves
    Turma: 20
    Envelhecer sem ficar velho.

    Sobre o documentário, achei muito interessante a parte em que ele nos mostra a importância de termos um sangue saldável, ingerindo líquidos saldáveis; como o PH do nosso sangue é mais ou menos 7,5, todos os líquidos que ingerimos devem possuir o PH entre 7 e 8 para que nosso corpo não necessite trabalhar tanto e para que o líquido que ingerimos não danifique nosso corpo, não que vá danificar totalmente, mas aos poucos o sangue vai se tornando acido, fazendo com que nossos órgão e corpo estejam mais propícios para o surgimento de um câncer.
    Gostei muito do vídeo, pois nessa nossa geração, são poucos os que se preocupam com saúde, e com o futuro (nosso envelhecimento).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sangue saudável, corpo saudável. Devemos prestar atenção na formação de toxinas internas pois, estas bombardeiam nosso DNA; assim sofre alterações. Precisamos prestar atenção nas ações as quais submetemos o nosso corpo. Sempre teremos respostas... Bj querida

      Excluir
  12. Aluna: Elizandra Paula Huwe
    Turma: 20
    Envelhecer sem ficar Velho.

    O documentário assistido na aula de Biologia no dia 12 de março de 2014 , me chamou muito atenção ao PH ,apesar te todos os outros assuntos abordados no documentário serem muito interessante.
    O PH ou seja o potencial de hidrogênio que temos ao nosso corpo é de 7,5 que consiste em ser o PH normal de uma pessoa. O PH que consiste em ser mais alto ou mais baixo de 7,5 que é o normal de uma pessoa, o corpo não vai aceitar algo que não seja o normal então logo ele vai trabalhar para que este mais alto ou mais baixo se transforme no PH adequado para uma pessoa que é 7,5. Muitos acham que não possuí nenhum efeito colateral , mais há um grande efeito sim a pessoa que ingere líquidos saldáveis envelhece sem ficar velho , porém a pessoa que se acostumou a ingerir líquidos com PH altos ou abaixo de 7,5 seus órgãos " CANSADOS" não vão ser mais os mesmos ou seja sua aparência vai envelhecer muito mais rápido que uma pessoa que se cuida e bebe líquidos saldáveis.Bom , oque me chamou atenção foi o PH apesar que ainda somos jovens, quanto mais novo se cuidar , envelhecera sem ficar velho e além disto de viver muito mais anos que uma pessoa que não se preocupa em ter uma vida mais saudável .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PH do sangue prevalece entre estas colocações acima citadas por você mas, cada parte do corpo possui um PH como já falamos na digestão. E medicina preventiva é assim... Cuidar para prevenir. Ab querida

      Excluir
  13. No vídeo Lair Ribeiro fala sobre envelhecer sem ficar velho , e ele nos fala que devemos tomar cuidado no que nos ingerimos no nosso dia a dia , ele também fala que devemos ter cuidado com o PH da agua . . Muita vezes os médicos receitam vários remédios para seus pacientes mas não com o intuito da melhora deles e sim com e venda , pois no vídeo o palestrante afirma que muitas das vesses os remédios não ajudam a melhoram e sim até a piorar com a saúde de seus pacientes , ele até afirma que uma pessoa que estava mal com os remédios que estava tomando . Ele pergunta a essa pessoa se e do seu querer melhorar e ela fala que sim e ele vos fala pare de tomar esses remédios , e ele fala que a pessoa que parou de tomar esses remédios teve uma melhora direto .E ela vos fala o senhor faz milagre ,eu não eu só trato a doença do modo certo .Ele fala também das gorduras boas tipo de gordura boa e gordura ruim , a gordura boa e encontrada em peixes ,nozes, azeite de oliva ,semente de chia , espinafre , rúcula , e muitos outra já a gordura ruim , e encontrada em queijo , carne vermelha , leite , manteiga e margarina , gordura hidrogenada e banha e muitos outro . Não é e que não podemos se alimentar de carne vermelha sim podemos más em quantidades moderadas para o nosso corpo não em excesso porque em excesso podemos ter doenças de coração e varias outras , Ele também nos fala no mal que o refrigerante nos faz que devemos tomar 32 copos de água para cada um copo de refrigerante ingerido , esse foi meu ressumo .


    Nome :Lázaro rodrigues
    Turma :210

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lázaro Rodrigues! Precisa ficar mais atento na sua forma de escrever. Achei muito legal as colocações debatidas neste vídeo que você acaba de registrar. Quanto a colocação do excesso de medicamentos temos vários exemplos próximos de nós de que isso é real. Muitas vezes os Profissionais da Saúde ficam meio... e acabam receitando medicamentos sem nem se quer fazer exames no paciente. Mas o importante é sabermos fazer diariamente uma dieta nutricional que favoreça nossa forma de vida com qualidade.Ab querido

      Excluir
  14. Lamentável se nós insistirmos em algo que só nos traz riscos, doenças, e problemas...
    REFRIGERANTE, quem diria que esse vilão disfarçado nos faz tanto mal? E que seu Ph é tão baixo que mal consegue se igualar ao nosso. Devemos saber nos alimentar melhor, aliar o bem estar à saúde do nosso corpo, preparar o terreno biológico para então não ser preciso tomar esses ditos remédios, que mais mal nos fazem. Pois não adianta “cuidar do peixe se a água não for limpa”. Uma boa alimentação começa por cada um de nós, e sabemos que se não nos cuidarmos ninguém cuidará de nós. Porque de nada adianta vivermos anos, mas os quais 20 ou 30 % serão tentando combater doenças sendo que as mesmas só dizem respeito à má alimentação que temos. A alimentação que temos hoje é o que seremos no futuro. “não podemos mudar a idade cronológica, mas a biológica sim, então porque não nos cuidarmos e preservar nossa saúde e ser como as lâmpadas iluminar até morrer”?!
    COMENTÁRIO ESCRITO PELA ALUNA AMANDA VIEIRA - TURMA 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo artigo da Plantamed< http://www.plantamed.com.br/DIV/Controle-do-pH-do-Corpo.htm> O pH do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino (7,35 – 7,45). Abaixo ou acima dessa faixa significa sintomas e doenças. Um pH de 7,0 é neutro. Um pH abaixo de 7,0 é ácido. Um pH acima de 7,0 é alcalino.
      Um pH ácido pode ocorrer a partir de uma dieta com alimentos formadores de ácidos, estresse emocional, sobrecarga tóxica, e / ou reações imunológicas ou qualquer processo que priva as células de oxigênio e outros nutrientes.
      O organismo vai tentar compensar a pH ácido, usando minerais alcalinos. Se a dieta não contém sais minerais suficientes para compensar, uma acumulação de aminoácidos nas células irá ocorrer.
      Acidose, ou o excesso de acidez nos tecidos do corpo é uma das causas fundamentais das doenças, especialmente as doenças artríticas e reumáticas.
      Nos casos de diabetes, úlceras, hipertensão arterial, câncer, problemas cardíacos, há um desequilíbrio do pH no organismo tendendo para a acidez.
      Acidose destrói os ossos, pois o corpo tem que roubar alcalinizantes minerais a partir deles, para manter o pH do sangue. “Dra. Mary Ruth comenta:” Nós nos tornamos muito cheios de ácido e, como resultado, estamos experimentando uma grande variedade de doenças que florescem no meio ácido.
      “Dr. Yoshihide menciona que, “se este equilíbrio (ácido e alcalino) ficar desbalanceado, o metabolismo celular sofre, levando a vários tipos de doenças como a fadiga”.
      Leia o artigo que você terá uma boa compreensão quanto ao pH.
      Bj querida

      Excluir
  15. No dia 06/03/2014, alunos membros da turma 211 foram propostos a elaborar uma resenha, resumo ou dissertação, a respeito do tema “envelhecer sem ficar velho: A ciência da saúde”. Tivemos acesso a um dos vídeos de Lair Ribeiro, médico cujo neste vídeo, tinha como foco a “medicina preventiva”.
    A seguir você verá algumas frases expostas por Lair Ribeiro, as quais realmente são cativantes, despertaram interesse e de suma preponderância para o organismo humano.
    “Precisamos ficar bonitos por dentro”.
    “A doença não se infiltra e nem sequer permanece em um organismo saudável”.
    “Precisamos de ecologia corporal”.
    “Melhore seu cérebro, melhore sua vida”.
    “Quando as recordações estão mais forte que as expectativas, estamos próximos à morte, isto é, precisamos ser pessoas otimistas, porque a final, o organismo humano “trabalha” melhor quando somos seres felizes”.
    “Não há necessidade de envelhecermos e adoecermos”.
    “Quem determina o tempo que seu coração viverá, é você e sua forma de alimentação”.
    “Precisamos manter nosso PH (Potencial de Hidrogênio) sanguíneo alto, isto é, maior que 7. Portanto, nem pensar em ingerir refrigerante, que possui apenas 2,5”.
    “O câncer se desenvolve em lugares ácidos, e nunca em lugares alcalinos”.
    “Nosso organismo se baseia nos seguintes elementos: oxigênio, água, proteínas, carboidratos, vitaminas, gorduras, sais e minerais”.
    “Precisamos dos macros nutrientes em maior quantidade em nosso organismo, são eles: Magnésio, ômega 3, vitamina D, cálcio e iodo( ambos para prevenir deficiências)”.
    “A vida é baseada na alimentação, portanto, o ser humano morre devido à má alimentação, isto é, doenças”.
    “Quando ingerimos qualquer tipo de remédio, nosso organismo não sabe o como reagir perante a situação, consequentemente teremos o efeito colateral”.
    “Precisamos da medicina funcional, ou seja, preventiva”.
    “As defesas imunológicas provem do intestino”
    “Saúde é sinônimo de intestino saudável”
    “Existem doenças em função das toxinas”
    Frases com percentualidade e com números futuristas:
    “Nos próximos oito anos, o mundo terá o dobro de pessoas com mais de 40 anos”.
    “O coração de uma galinha pode bater por até 27 anos” (Reflita: e o nosso, porque não bate por aproximadamente 120 anos que é sua expectativa?..)
    “Nosso corpo possui e necessita de 30% de gordura, jamais vamos parar de ingerir gordura, pois com o tempo, desenvolveremos deficiências lipídicas”
    “As mulheres são mais frágeis no quesito força física, porém, possuem maior tendência de longevidade que os homens”.
    “85% das verbas destinadas à saúde são para a cura de doenças, e não para a prevenção como deveria”.
    “20% das mortes em 2020 serão devido à má alimentação”.
    80% da verba destinada para a saúde, é aplicada nos últimos dois anos de vida. Ai nos perguntamos, porque isso? Isso é consequência da falha do seu sistema imunológico, que falhou devido à saúde de seu intestino que já não estava muito boa, e que seu intestino falhou devido ao excesso de toxina, ou, chegamos ao ponto “X” da questão: você esta doente devido a sua MÁ ALIMENTAÇÃO!
    “Em nossa vida cotidiana, trabalhamos, trabalhamos e trabalhamos, deixando de lado nosso bem mais precioso, a vida”.
    E você, ama sua vida? Sim? Então inicie agora mesmo refletindo a seguinte frase: Que sua comida seja seu remédio, e que seu remédio seja sua comida. Isso significa que, uma alimentação balanceada acompanhada de atividades físicas, é sinônimo de longevidade.
    Nós quanto seres humanos e quanto seres racionais, rodeados de informações direcionadas a longevidade, precisamos agir e usufruir de todas essas informações , precisamos aprimorar nosso sistema imunológico a medida que vamos envelhecendo, pois isso é algo concreto e muito bem autentificado.
    Finalizando então, guardo uma frase muito cativante, de suma preponderância que talvez poderá alterar muitos pensamentos inadequados : Na vida, não há prêmios nem castigos, somente consequências. Portanto, usufrua de seu conhecimento e, morra jovem o mais tarde possível.
    Abraço!
    Renan, 211

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você resolveu escrever toda a palestra.
      Como sempre prestativo, estudioso e questionador! Acredito que não ficou quase nada para eu poder entrar em conflito. Tudo resolvido. Sugiro que você visite o endereço para ter uma leitura melhorada quanto ao pH.
      Ab querido e continue... E que cuidamos de nós mesmos, pois teremos que viver até o último instante como se fôssemos uma lâmpada segundo Lair Ribeiro.

      Excluir
  16. Vídeo "Envelhecer sem ficar velho"
    Muitas pessoas acreditam que ficar velho significa ficar doente, mas não, essas doenças não acontecem de um dia para outro, mas vem se acumulando de uma série de descuidados na alimentação de uma vida inteira.
    Podemos envelhecer com a maior saúde do mundo!
    Nos dias de hoje os seres humanos estão vivendo mais e também passando mais tempo doentes. Estudos comprovam que os planos de saúde são mais utilizados nos dois últimos anos de vida de uma pessoa.
    O nosso corpo tem duas idades, a cronológica e a biológica. A cronológica é os nossos anos de vida, já a biológica é a idade que o nosso corpo apresenta ter.
    Para que a nossa idade biológica seja igual ou menor que a nossa idade cronológica, precisamos ter cuidados com a nossa alimentação, assim cuidando da nossa saúde. Devemos colocar em nosso corpo somente aquilo que ele necessita; manter o nosso pH (Potencial de Hidrogênio) acima de 7 para que as nossas células trabalhem menos, assim não ficamos velhos antes da hora e para que as quais não cansem. Além disso o baixo nível do pH no sangue faz que ele fique ácido o que favorece o aparecimento e surgimento do câncer na pessoa. Um elemento que baixa o nosso nível de pH é o refrigerante que é um "veneno" ao nosso corpo. São cuidados assim que previnem o nosso corpo de ter doenças na velhice e que nos fazem viver melhor sendo como a lâmpada que até o último instante de vida ela ainda está iluminando como se fosse a primeira vez (Lair Ribeiro). Ser como uma lâmpada é uma dádiva de vida pois ter uma boa saúde nos dias de hoje é algo magnifico!
    "Quando a fisiologia é otimizada o corpo desencadeia um processo de autocura!" Frase de Lair Ribeiro.

    Alunas: BRUNA WATTHIER E JENAÍNA LEONHARDT
    Turma: 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem!
      Vejo que dominou as principais falas elencadas no vídeo. Devemos prestar atenção em nossa alimentação e no cuidado com o meio externo pois, "Ser como uma lâmpada é uma dádiva de vida pois ter uma boa saúde nos dias de hoje é algo magnifico!" Como você cita acima. Ab

      Excluir
  17. Video de Lair Ribeiro "envelhecer sem ficar velho".
    Dentre os importantes assuntos abordados no vídeo, vou falar sobre o refrigerante, que está sendo um assunto muito discutido.
    Praticamente todas as pessoas já sabem que não faz bem à saúde tomar refrigerantes em excesso. A bebida não contém nenhum valor nutricional e está repleta de cafeína, corantes e conservantes, além de altas taxas de açúcar. As versões light, apesar de estarem livres da substância, contêm adoçantes artificiais, cujo consumo também não traz benefícios ao corpo. Os refrigerantes produzem uma verdadeira revolução no organismo e, em apenas uma hora, conseguem alterar a pressão, levar embora nutrientes essenciais para o organismo e ainda ajudam o corpo a acumular gordura.
    O refrigerante que é mais consumido pelas pessoas é a Coca-Cola, a bebida está presente em mais de 200 países, chegando à lugares onde quase nenhuma marca esteve, é o maior comprador mundial de açúcar, controlando 25% do mercado global de refrigerantes, é também acusada de conter substâncias cancerígenas, devido a quantidade exagerada do corante caramelo IV, que dá cor e sabor ao refrigerante.
    Quando se toma uma lata de refrigerante (350 ml), cerca de 10 colheres de chá de açúcar chegam ao estômago, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente. As pessoas só não vomitam com o excesso de doce porque o ácido fosfórico inibe esta reação, iludindo seu organismo a achar que há menos quantidade de doce, o que te ajuda a mandar o refrigerante pra dentro.
    Após 20 minutos que a bebida foi ingerida, o nível de açúcar no sangue fica em excesso, forçando uma grande liberação de insulina pelo pâncreas, hormônio que facilita a entrada da energia em nossas células. Como há uma descarga grande de açúcar, ácido fosfórico e inúmeras toxinas, o fígado fica sobrecarregado, transformando o açúcar que recebe em gordura. Após 40 minutos a absorção da cafeína presente na bebida está completa, as pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar no sangue e os receptores de adenosina, que controlam a energia no organismo no cérebro são bloqueados para evitar tonturas. Depois de 45 minutos o corpo aumenta a produção do hormônio dopamina, que estimula o centro de prazer do cérebro, similar à reação da heroína no organismo. Após 50 minutos o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, acelerando o metabolismo, as altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.
    Após 60 minutos as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. A pessoa urina, e então começa a eliminar cálcio, magnésio e zinco, nutrientes essenciais para o funcionamento de vários órgãos, como coração, e ossos. Conforme vai reduzindo a satisfação proporcionada pelo açúcar e cafeína, inicia-se uma queda dos níveis de açúcar no sangue. A pessoa começa a ficar irritada ou sonolenta.
    Ao ingerir uma garrafa de refrigerante e desfrutar de seu inegável sabor, estamos conscientes do que realmente estamos colocando para dentro de nossos corpos? Depois de ler tudo isso, você realmente continuará ingerindo uma bebida que pode prejudicar a saúde dos seus rins, causar retenção hídrica, inchaço nos membros inferiores, comprometimento do trato gastrointestinal, enfraquecimento dos ossos, aumento da pressão arterial, obesidade e até mesmo diabetes?
    Mude seus hábitos, substitua o refrigerante por água e sucos naturais!
    “Melhore seu cérebro, melhore sua vida” Lair Ribeiro.
    Turma 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que postasse o endereço da sua colocação acima. Não devemos esquecer de colocar o nome dos responsáveis pela pesquisa como já conversamos em aula.
      Interessante a sua forma de escrever em relação ao tema. E, que sejamos nós a fazer a diferença... Ab querida

      Excluir
  18. Comentário da aluna Mirella Schuch, Turma 20, sobre Nutrição Preventiva, relacionada ao vídeo assistido em aula.
    Profe Marga, antes de tudo, quero ressaltar uma frase que foi falada no vídeo: ”Viver faz mal à saúde”. Esta afirmação nos faz entrar em discussão e espanto, o que é bom. Mas, afinal, então devemos morrer para termos saúde? O que entendi foi que:
    *Os alimentos atualmente estão praticamente todos envenenados, mas não somente envenenados por certos agricultores, mas também por toxinas, as quais as fábricas adicionam. Se comemos somente alimentos que nos fazem bem, e que são essenciais para nossa vida, ainda estamos sendo enganados... Por quê? Por que está muito difícil comer algo que não tem adulteração.
    *De outro modo, compreendi que, ao passar dos anos, vamos adquirindo ou tendo doenças. E o que me surpreendeu no vídeo, foi que Lair Ribeiro disse que “não vale a pena viver se somos cegos, mudos, surdos, ou se temos problemas graves. Na minha opinião, isto que ele falou me desagradou, e tenho a concepção que desanima as pessoas que sofrem por estas questões. Agora se eu ficar cega, a vida não vale mais a pena? Mas e as outras coisas, que são importantes pra mim, não servem de nada? Devo morrer no primeiro obstáculo de minha vida? Não!!! Eu não concordo com isto, e penso que a vida é muito pequena e magnífica para, no primeiro problema de nossas vidas, a gente desistir. Devemos dar valor às pequenas coisas, sentir a brisa do ar, ouvir o som dos pássaros e lutar pelos nossos ideais. Não desaminar, e seguir em frente!
    Retomando ao vídeo, aprendi diversas coisas:
    O mundos, as pessoas, precisam envelhecer sem ficar velho, ou seja, podemos perceber isso nos seres humanos: ter 50 anos (a idade cronológica) e ter aparência de 70 anos (idade biológica) é envelhecer ficando velho. Nós podemos mudar isto, segundo Lair Ribeiro, e desta vez, concordo com o que ele afirma. Como?
     Cuidando da sua autoestima, melhorando seu cérebro, você melhora sua vida.
     Largando os remédios, e utilizando um novo remédio: A NUTRIÇÃO, pois se nos alimentarmos bem, o nosso corpo agradece e nos gratifica com uma pele bonita, um corpo saudável e uma saúde forte.
     Não relembrar o passado, as recordações, e sim viver o presente, e planejar o seu futuro.
    No vídeo há a seguinte alerta: “As pessoas estão vivendo mais, e passando mais tempo doentes”, ou seja, temos uma longevidade com problemas, e muitas vezes temos que focar na solução deles, deixando de aproveitar a vida.
    Também que “a velhice é a única doença, e todas as outras estão contidas nela”, pois é quando ficamos mais velhos, que tendemos a ficar doentes.
    PH DA COCA-COLA: muito abaixo de 7 (neutro) e é ácido, fazendo provocar doenças e câncer em nosso organismo.
    Conclusão: tudo o que ingerimos, ou seja, colocamos em nossa boca, mastigamos e engolimos, tem um destino, e este destino nos leva à outro destino: pode ser bom ou ruim. Somos responsáveis pelo que comemos, mas também temos que te consciência de que tudo tem uma consequência. Comer faz bem, basta escolher os alimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto aos questionamentos do vídeo que cita acima são muito importantes. Como está fazendo uso de uma fala com medicina preventiva ele exagerou um pouco nas palavras justamente para chamar atenção de seu público ouvinte. Ele coloca a verdade e essa muitas vezes nós não gostamos de ouvir, chama a atenção para não ficarmos fazendo ou alimentando nosso corpo com atitudes que irão prejudicá-lo. Quando coloca a questão do corpo prejudicado com o tempo, quer dizer que não é legal viver desta forma e que se apresentamos algum problema então vem o remédio e o cuidado. Precisamos ser independentes "e este é o maior segredo". Ter saúde até o último instante de vida para isto o cuidado deve estar presente em tudo.
      Ele não agride quem apresenta problemas ele fala para prevenir cuidando dos hábitos alimentares e assim ter longevidade. Quando o problema existe devemos tratar com medicamentos para suprir e conviver de forma passiva mas, devemos cuidar para que ele não venha a ser adquirido por falta de cuidado. As doenças existem e o tratamento delas também. Somos seres receptível a muitas enfermidades mas com o cuidado vamos viver mais e com saúde. Acredito que você faz a sua parte brilhantemente e por isso já deve sentir-se bem. E como você cita acima devemos enfrentar tudo o que vem seja qual for o resultado; mesmo enfrentando os intemperes da vida. Bj amada

      Excluir
    2. É verdade profe Margaret Mocelini o que você acabou de falar, que é um choque com palavras para que as pessoas se cuidem, ou seja, primeiro cuidar, para não precisar remediar. Realmente não tinha pensado nesta hipótese, ou seja, nesse outro sentido que as falas do Doutor querem nos instigar. Concordo com você porque, eu também acho que deve-se mesmo chamar a atenção do público, apenas fiquei meio chocada com tal palavras. Bjs profe.

      Excluir
  19. O vídeo sobre nutrição me faz pensar diferente sobre nossa alimentação, como diz a frase, "que sua comida seja seu remédio, que seu remédio seja sua comida", com esta frase da pra se notar que tudo esta ligado a que nos tomamos e comemos, justamente por isto devemos cuidar melhor de nossa alimentação para "morrer jovem, o mais tarde possível"
    Pierre A. Becker
    Turma: 211

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para alcançarmos bons resultados em relação à saúde precisamos ficar atentos a tudo aquilo que fizemos; desde a alimentação até ao meio o qual estamos inseridos.
      Poderia descrever um pouco sobre a questão dos rótulos dos alimentos. Ab aguardo

      Excluir
  20. Componentes: Andrieli Batista e Tainara Mariana Mallmann Turma: 20
    Na quarta-feira, dia 12 de março, assistimos um vídeo do palestrante Lair Ribeiro. De uma forma geral, o tema abordado foi: Envelhecer sem ficar velho.
    O corpo humano pode viver cerca de 120 anos sem doenças; mas infelizmente hoje em dia isso ocorre raramente, as pessoas estão vivendo mais, mas também ficando mais doentes, principalmente quando se alcança a velhice. O ser humano está envelhecendo cada vez mais rápido, há pessoas com trinta anos e que aparentam ter quarenta, assim como tem gente que parece ter menos idade do que tem propriamente, isso se deve á idade biológica e á cronológica.
    A idade cronológica, é a idade que a pessoa propriamente possui, já a biológica,está relacionada com o envelhecimento das células, e com a qualidade de vida que a pessoa leva.
    Com esse vídeo aprendemos também, que tudo o que tomamos, tem PH, e que precisamos saber olhar qual é o PH daquele produto que iremos ingerir, pois o nosso corpo precisa de alimentos que tenham o PH em torno de 7,5, para manter o equilíbrio, mas se ingerirmos alimentos no qual tenha o PH menor ou maior do que o nosso corpo exige, o corpo irá trabalhar muito para igualar o PH em 7,5, fazendo o nosso corpo envelhecer mais rápido, ou causando sérias doenças.
    Podemos usar o exemplo do refrigerante,que é um produto muito prejudicial á nossa saúde, pois tem seu PH na maioria das vezes muito menor do que 7,5, e para igualar á esse número precisamos tomar trinta e dois copos de água com um ótimo PH, por cada um copo de refrigerante que ingerimos.
    Se nos desafiarmos á fazermos uma experiência, colocando um gole de refrigerante dentro de um copo com água que tenha um ótimo PH, você perceberá que vai diminuir e muito o ótimo PH da água depois de derramarmos o gole de refrigerante, isso porque o PH do refrigerante é tão baixo que até um gole do mesmo é prejudicial á nossa saúde.
    Com isso concluímos que, precisamos ficar alertas para não consumirmos água que tiver o PH menor ou maior do que é próprio para o nosso corpo (7,5), para então podermos viver saudáveis, e cultivando uma boa idade biológica. Precisamos evitar também os refrigerantes, e quando tomarmos um copo da bebida, logo após devemos ingerir 32 copos de água, o que ajudará a regular o PH do nosso corpo, poupando o mesmo de trabalhar tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei meio confuso alguns parágrafos. Conversamos em aula. Bj

      Excluir
  21. A ciência em si, trata todos os questionamentos humanos, tantos físicos, internos e mentais.
    Em meio de todos os conhecimentos da ciência, o que mais nos instigou foi o PH.
    O PH por sua vez indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. Aproveitando o mesmo contexto, lançamos a pergunta: será que o câncer vai se desenvolver em um organismo alcalino ou em um organismo ácido? Depois de ler e reler, interpretar, chegamos à conclusão que ele não vai se desenvolver em um organismo alcalino e sim em um organismo ácido, porque? Porque o índice de acidez do sangue é muito alto e a acidez do sangue se eleva quando nos alimentamos de coisas energéticas, ricas em açúcar, gordura, glutem, e aí que entra a importância de se alimentarmos corretamente. Refrigerante? Nem pensar! Só para ter uma noção, o refrigerante tem o pH de 2,5, então parem e refletem, o pH de 0 a 7 é que contém soluções ácidas, o pH 7 é que contém soluções neutras e o pH acima de 7 contém soluções básicas ou alcalinas, ou seja o refrigerante é uma solução ácida que pode provocar câncer, e a cada copo de refrigerante tomado, equivale a 32 copos de água. Então devemos tomar bastante água, que é com a água que envelhecemos sem ficar velhos e devemos ingerir líquidos e alimentos que contém soluções neutras (pH 7).
    O mundo está envelhecendo, e qual a nossa parte? VIVER O AGORA!!!
    ESCRITO POR: KAUANA LAÍS KLUGE, LAIS FREITZEN E TAUANA THAÍS KLUGE - TURMA 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas colocações não ficaram claras. Vamos discutir novamente. Não podemos justificar o câncer como doença que só provém de alimentos. estamos em um meio que também pode alterar o DNA de nossas células e alterar mutações. Bj lindas

      Excluir
  22. No meu ponto de vista o vídeo fala das possibilidades de acrescentar ainda mais vida aos nossos dias . Um dos grandes segredos disso é a boa alimentação . Algo que parece simples , mas envolve uma serie de fatores entre eles conhecer bem o funcionamento do seu próprio organismo . O Doutor Lair Ribeiro explicou muito bem quais as atitudes que devemos ter para “ Envelhecer sem ficar velho ‘’ . Algo muito interessante que observei foi que é a insulina que vai determinar o quanto que você irá envelhecer , e por isso temos que aumentar a sensibilidade dos tecidos à insulina . Lair Ribeiro frisou bastante a abolição do consumo de refrigerantes em nossas vidas pois ele afeta de varias formas o nosso organismo . Podemos envelhecer bem , cuidando da nossa alimentação , praticando atividades físicas ou simplesmente nos movimentando constantemente durante o dia . Envelhecer com saúde com certeza deveria ser o objetivo de todos nós , e para isso devemos seguir as dicas do doutor Lair , e aplica-las em nossas vidas todos os dias .

    Aluno : Thalis Alex Gaspareto Strauss
    Turma : 210

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não somente as dicas do vídeo mas, como todas as informações que vamos construindo a partir das leituras e pesquisas científicas as quais nos fornecem relatos sobre esse cuidado e, o mais importante é agir. ab

      Excluir
  23. Componentes: Anna Luyza Griebler e Ana Paula S. Turma 20
    Através do vídeo sobre nutrição do palestrante Lair Ribeiro, conseguimos compreender que uma doença não consegue permanecer em um corpo ecologicamente equilibrado, (ECOLOGIA CORPORAL). Pois nos dias de hoje, as pessoas estão vivendo mais, porém passam a maior parte do tempo doentes, compreendemos também que a partir do momento em que você perde os sentidos, a vida perde a graça,o mundo está envelhecendo, ou melhor, as pessoas estão envelhecendo, as mulheres vivem mais que os homens, e dentro de alguns anos, o mundo terá mais idosos do que crianças. Mas se você possui um cérebro sadio, você tem uma vida sadia, a maioria das doenças nós encontramos na velhice,quanto mais velhos, menos água no corpo iremos ter, porém, temos a escolha de envelhecermos saudáveis ou não.
    Com este vídeo, aprendemos que quem determina a idade celular é o meio ambiente em que ela se encontra, e através de um exemplo que diz: "se a minha célula está numa água suja, devemos retirar essa água suja e limpá-la." Assim é com o nosso sangue, devemos limpá-lo para termos uma célula saudável.
    Lair Ribeiro também mencionou sobre o mal de bebidas como o refrigerante, que é considerado prejudicial a nossa saúde, pois ele prejudica, de muitas formas o nosso organismo. Quando uma criança por exemplo, ingere um copo de refrigerante, seria ideal e necessário que ela tomasse 32 copos de água para que o refrigerante não afetasse seu organismo futuramente.
    Nosso corpo precisa de 30% de gordura "boa", pois assim como existem gorduras que matam, existem gorduras que curam, e a partir do momento em que uma pessoa não ingere mais essa gordura, ela desenvolve uma deficiência lipídica, por isso devemos fazer uma suplementação dos alimentos, devemos preservar a nossa saúde e devemos ter uma alimentação balanceada, por que assim viveremos por muito mais tempo, sem as doenças da velhice, por que como afirma o palestrante Lair R. "A velhice parece ser a única doença, todas as outras estão contidas nelas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante quando falamos de gordura. Não devemos esquecer que necessitamos dela e devemos buscar nos alimentos que fornecem o HDL.São responsáveis pelas membranas da células, hormônios sexuais...
      Este debate fez com que ficássemos um pouco mais envolvidos no dia a dia da alimentação. Bj queridas

      Excluir
  24. Durante uma das aulas de Biologia a Profª Margaret Mocelini, passou para a turma um vídeo com uma palestra sobre “Envelhecer Sem Ficar Velho” dirigido por Lair Ribeiro. De todos os subitens abordados um deles pelo qual mais me chamou a atenção foram os benefícios do chá verde.
    Segundo Lair Ribeiro e minha compreensão.Os chás verdes são uma das bebidas mais consumida pelos seres humanos no mundo todo.
    Ele contem uma substancias chamada epigalatiatecino galati que estimula a Genisteína o gênio da longevidade fazendo a pessoa viver mais, também tem o poder de ser anti - câncer, e assim mesmo quem tiver câncer é bom tomar em meio ao tratamento.
    O chá verde também é rico em magnésio.
    Melhorando também o sistema imunológico é anti – oxidante.
    Então por que não, invés de tomar um refrigerante que contem PH elevado e que traz acides, oque o câncer procura no organismo das pessoas tomamos um chá verde.pois um corpo sem acides não contem câncer .
    Aluna: Jaqueline Nino
    Turma: 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acidez!
      Palavra que precisamos prestar atenção. Mas, nem todos os alimentos ácidos provocam acidez. Visite o endereço que postei na escrita da Mirella.Vai ajudar. Bj querida.

      Excluir
  25. Assim que assistimos ao vídeo conseguimos entender mais sobre nutrição. O doutor Lair Ribeiro fala que devemos tomar muito cuidado com os alimentos que estamos ingerindo até mesmo em uma de suas frases diz ‘’precisamos ficar bonitos por dentro’’ e concordamos com esse pensamento pois devemos nos preocupar com nosso bem estar .Esse vídeo fez com que pensássemos melhor em relação a nossa saúde e o que estamos ingerindo .
    Idinara Souza e Ohana Konzen Turma :210

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem fez a escrita? O Lazaro ou vocês postaram pelo endereço dele. Poderiam ter socializado com o conteúdo trabalhado em aula. Conversaremos em aula. Ab

      Excluir
  26. Alunas: Rosane Chechi, Lara Zimpel, Luana Mendes Correa.
    Turma: 210

    Após assistirmos o vídeo “Envelhecer sem ficar velho” do palestrante Lair Ribeiro, compreendemos que o corpo requer uma série de cuidados que devem ser tomados desde a nossa adolescência, muitos acreditam que por ser jovem não sofrerá por hábitos alimentares que não beneficiam e fortalecem o corpo, por isso comem todos os tipos de “porcarias”, tais como fast food, hambúrgues, batatas fritas, refrigerantes, etc coisas que causam dados difíceis de serem reparados no nosso corpo.
    Concluímos também que para “limpar” nosso organismo de um copo de refrigerante seria necessário ingerir 32 copos de água, é interessante também darmos destaque ao alto índice de consumo mundial do chá verde, que contém substancias chamada epigalatiatecino galati que estimula a Genisteína que faz com que a pessoa viva mais e melhor, com mais saúde, pois também é rico em magnésio que é indispensável para o equilíbrio saudável do nossa corpo.
    Pessoas que vivem diariamente estressadas e não realizam atividades físicas envelhecem mais cedo.
    Como o próprio doutor relata nenhuma doença se instala em um corpo saudável, bem cuidado. Um corpo bem cuidado é sinônimo de saúde, muitas doenças são evitadas através de uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e proteínas.
    “Que sua comida seja seu remédio e seu remédio seja sua comida”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante o último parágrafo de sua escrita. Acredito dizer aquilo que discutimos em aula e fizemos a socialização dos termos e discutimos os ingredientes dos rótulos. Este ´o caminho. Ab querida

      Excluir
  27. Depois de ter olhado o vídeo “Envelhecer sem ficar velho” com o palestrante Lair Ribeiro um dos temas que ele tratou e que me chamou muito interessante no vídeo e que não sabia era que o chá verde previne o câncer.
    Ele contem uma substancias chamada epigalatiatecino Galati que estimula a Genisteína o gênio da longevidade fazendo que as pessoas vivam mais, além de ser rico em magnésio, como achei muito interessante pesquisei mais sobre o assunto achei em uma pesquisa que os cientistas fizeram com pacientes com câncer 58,8% dos pacientes que tomaram a dose mais elevada do chá verde apresentaram respostas clínicas ao tratamento, com isso podemos concluir que o chá verde ajuda sim na prevenção do câncer, embora ainda aja cientistas pesquisando para ter certeza.
    Então é muito mais saudável tomarmos uma xícara de chá verde ou um copo de refrigerante que tem seu PH elevado e que provoca muita acidez que é o que o câncer procura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESCRITO PELA ALUNA CLAUDETE DE LIMA. TURMA 20

      Excluir
    2. Poderia postar no facebook da turma o link desta sua pesquisa para que pudéssemos visitar. Bj querida

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. O que nos chamou mais atenção no vídeo "Envelhecer sem ficar velho" de Lair Ribeiro foi que o corpo humano é como um aquário, se a água do mesmo for bem tratada e colocada aonde necessário os peixes que estão dentro viverão muito mais, e assim acontece com a pessoa se nós usarmos essa água de maneira correta, nosso corpo dificilmente captará alguma doença. Assim sendo, o nosso copo é constituído por 85% de água , e sem isso os peixes, isto é, nossas células não irá ingerir nutrientes necessários e irão morrer.
    Mas não basta ingerir água sem sabermos se ela é boa ou não, por exemplo se ingerirmos água com PH entre 7 e 8, estamos no caminho certo, já quando ingerimos a substância que possui o PH abaixo de 7, como a coca-cola estamos nos prejudicando, pois a coca possui PH ácido e o sangue PH neutro.
    Também temos que analisar que hoje as pessoas estão envelhecendo mais rápido. isto é porque elas não se preocupam com o que elas poem na boca, e por isso só comem coisas que fazem mal a saúde.
    Outro problema que a sociedade possui é que quando a pessoa fica doente ela só pensa em tomar remédios e mais remédios, mas isso está errado, pois se essa pessoa não sabe que tipo de remédio ela está ingerindo seu corpo não fará nada e isso pode ser maléfico. Um exemplo é quando a mulher faz dieta ela precisa de várias substancias para conseguir emagrecer, mas se ela tomar remédios não recomendados pelo médico, o mesmo vai inibir a entrada das substâncias essenciais para a dieta e ela além de não conseguir obter sucesso vai ficar doente mais rápida.
    O mundo está um "caos" ninguém cuida de sua vida, só pensa em comer coisa errada, mas na hora que fica doente ai pensa: Porque eu não me cuidei antes?

    ESCRITO POR: Kátia Antunes, Mylena Batista e Tiago Roberto Herrmann.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta referência que o autor faz com água e aquário, simboliza nosso sangue com os nutrientes e nosso corpo. Muito bacana!
      Acredito que despertou em nós uma bela reflexão sobre nutrição. Que possamos aplicar em nossas vidas. bj

      Excluir
  31. Melhore seu cérebro, melhore sua vida!
    Essa frase me chamou a atenção porque devemos nos conscientizar dos alimentos que ingerimos, que devemos nos alimentar de frutas,saladas,feijão, arroz,sucos naturais entre outros. O palestrante fala que devemos comer 7 tipos de frutas por dia, mas na verdade nós comemos 3 ou 4 frutas por dia.
    Gostei muito de saber que n precisamos nos recuperar de uma doença com remédios, porque os remédios são produtos tóxicos que podem fazer mal para o nosso corpo. Precisamos nos prevenir contra as doenças e n quando ela ja esta está e nós nos entupir de remédios, para se prevenir contra as doenças pode-se tomar vitaminas, ter uma alimentação saudável, não tomar refrigerantes e sim tomar sucos naturais.
    Nosso corpo precisa de vitaminas e minerais para poder sobreviver saudável, se formos comer só "porcarias" como salgadinhos, refrigerantes e esses alimentos teremos um corpo doente, a dieta por exemplo deve ser feita por uma nutricionista por que o que meu corpo precisa é diferente do que outra pessoa precisa.
    Leonardo Kohlrausch Vargas e Lucas Rasche Turma 210

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devemos esquecer que algumas pessoas nunca consomem frutas e verduras. Então provocam internamente uma carência de minerais e vitaminas e já conversamos sobre o resultado... Fico feliz que já demos início nesta reflexão.

      Excluir
  32. Depois de ter olhado o vídeo “Envelhecer sem ficar velho” com o palestrante Lair Ribeiro, um dos temas que ele tratou chamou-nos a atenção: ele comparou o corpo humano com um aquário, de inicio não entendemos muito bem, mas depois ele explicou que se o aquário estiver limpo os peixes duram muito mais e se o nosso corpo estiver limpo de “porcarias” evitamos doenças vamos atingir uma longevidade maior, entendemos perfeitamente o que ele quis dizer. Então devemos cuidar do nosso corpo, da nossa alimentação, deixar o sangue limpo para ter uma vida mais saudável livre de doenças. Outro fato que percebemos na palestra foi que ele tratava da medicina preventiva, mas ele palestrava para idosos! O que quer dizer, não adianta tratar desse tema depois de que 7o% da nossa vida já está concluída, quem deveria se conscientizar dessa medicina é os jovens, mas eles estão ocupados demais tomando Coca-cola ( o que faz muito mal para o sangue, seu ph é bastante ácido ), comendo Ruffles ( que possui muito mais sódio do que realmente precisamos ), ou seja, ingerindo coisas que vão “sujar o seu aquário”. A percepção atual que temos é que “a velhice é a única doença, todas as outras estão contidas nela.” Agora se as pessoas se conscientizassem e realmente levassem o que aprendem em teoria para a vida isso seria totalmente diferente. Concluímos com: “Melhore seu cérebro, melhore sua vida.” Você tem a informação? Amplie-a e use-a a seu favor!

    Escrito por: Morgana Bonfanti e Viviane Magni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não têm muito o que acrescentar. Pela escrita já ficou claro que vocês compreenderam o conteúdo e socializaram com o dia a dia na alimentação. Bj queridas

      Excluir
  33. Como envelhecer saudável?
    Bom! São coisas muito simples , basta você querer, se adaptar a uma rotina bem diferente.
    Coisas fáceis, mas que ninguém tira tempo para isso. Por exemplo: não dormir tão tarde, dormir 8 horas por dia, praticar esportes, comer verduras e frutas diariamente,tomar muita água e sucos naturais, não ingerir bebidas alcoólicas diariamente, não fumar ou usar qualquer outro tipo de droga.
    Pessoas que querem ter uma vida saudável,podem, independente da idade, pois para ter atitudes não tem idade, aprenda a expressar seus sentimentos, saiba dizer não, saiba dizer sim. Faça acompanhamentos médios para verificar sua saúde.
    Se possível pratique esportes, mas tenha cuidado dobrado com acidentes, domiciliares na rua, ou até mesmo no trânsito.
    VIVA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESCRITO PELA ALUNA JAQUELINE SENKER. TURMA 20

      Excluir
    2. Sua última colocação é interessante mas, para este momento discutimos a questão alimentar. Devemos ter cuidado em tudo! Bj querida

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. O video “Envelhecer sem ficar velho” foi muito bom para abrirmos mais o horizonte da nossa alimentaçao,para nos aprendermos mais sobre nosso organismo como tudo funciona.
    O que mais me chamou a atençao no video foi a quantidade de agua que temos que tomar apos tomarmos um copo de refri devido ao seu ph tambem me chamou a atençao uma frase dita pelo palestrante Lair Ribeiro "que sua comida seja seu remédio, que seu remédio seja sua comida" essa frase ja diz tudo devemos nos alimentar bem para ter uma vida saudavel e longinqua e nao adianta nada começarmos a nos cuidar muito tarde porque de nada adianta ter uma alimentaçao saudavel depois de nos tornarmos mais velhos isso deve vim de infancia.
    Peço desculpas pela falta de acentuaçao no texto pois meu teclado esta com problemas.
    Guilherme felipe da Silva Balem TURMA 211

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito ser a sua escrita suficiente para provocar mudanças nos hábitos alimentares. Faça uso. Ab

      Excluir
  36. Gabriel Prates
    Turma 211

    No vídeo "Envelhecer sem ficar velho". O médico Cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro, nos mostra que é possível envelhecer sem sentir os sinais da idade. Mas como? Tendo como base uma alimentação saudável, só consumindo os nutrientes que o corpo precisa, "Quem determina a idade celular é o meio-ambiente onde ela se encontra." Com isso ele diz que se você cuidar do seu corpo, da sua alimentação, você vai poder viver por mais tempo e com mais saúde. Ele diz também que a maioria das doenças estão na velhice, mas podem ser combatidas com uma correta ingestão de nutrientes. Ele também alertou para os riscos dos produtos industrializados, que possuem complementos artificiais que prejudicam nossa saúde, como é o caso do refrigerante. Ele diz que para cada copo de refrigerante que você toma, você deve ingerir 32 copos de água só para anular o prejuízo.
    O cuidado com a saúde tem que começar cedo. Pois é mais fácil prevenir do que remediar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você já se manifestou em aula, "Já faço isso em minha casa". Fico feliz quando ouço essas colocações, pessoas que desenvolvem hábitos alimentares saudáveis. parabéns Ab

      Excluir
  37. No dia 06 de março de 2014 na aula se biologia, a professora Margaret passou um vídeo sobre a nutrição com o doutor e nutrólogo Lair Ribeiro explicando algumas coisas que se deve fazer e observar para viver uma vida longa e com saúde. Algumas explicações dele:
    As doenças não ficam num corpo ecologicamente saudável, tendo um corpo saudável e forte as doenças vão embora
    Hoje em dia as pessoas estão vivendo mais, mas também vivendo mais tempo doentes melhore seu cérebro, pois sua vida será melhor, pois o cérebro comando todos os movimentos do corpo
    Uma das coisas que me chamou bastante atenção foi de ele falar que se deve pensar sempre pra frente, nunca para o passado, pois as recordações estão mais pertos do que as expectativas por isso que muitos morrem pois a vida pra eles termino
    O mundo está ficando mais velho, mas também feminino, pois a mulher vive geralmente 8 anos mais do que o homem, como ele falou no vídeo, por que existe excursão de viúvas e não de viúvos, pois viúvos não tem, pois o homem bebe, fuma, não faz exames entre outras coisas então acaba morrendo mais cedo
    Nos próximos 8 anos, teremos muito mais pessoas com mais de 40 anos, entre 2015 e 2020 o mundo terá mais idosos de 65 anos do que crianças, então o mundo está ficando cada vez mais velho, cerca de 85% da verba pra a saúde nos últimos 2 anos do cidadão, pois não há prevenção
    Nós podemos ficar velho sem ficar doente
    Somos um aquário ambulante, pois nosso corpo é em média 70% agua, nós devemos ter cuidado com o ph do corpo, pois uma criança tem o ph alcalino e o idoso vai para o ph ácido, enquanto nós vamos envelhecendo, O nosso corpo vai acidificando, o câncer ocorre em ambiente ácido, um grande vilão do ph no corpo são os refrigerantes, pois o seu ph é muito baixo(muito ácido) então quando uma criança toma um copo de refrigerante, ela terá que tomas 32 copos de agua pra neutralizar o prejuízo que o refrigerante provocou
    Nosso corpo precisa de ômega 3, um componente muito importante para nós humanos, O cérebro, o coração e os olhos utilizam bastante pois tem maior atividade elétrica, como tem gorduras boas e as ruins, mas nosso corpo precisa sempre de gordura
    Como ele também diz que as vitaminas e minerais nas frutas vem diminuindo, pois se produz muito numa terra muitas vezes, então acaba os minerais para as plantas. Durante os próximos anos nós teremos que tomar suplementos, pois as frutas não dão mais conta
    As principais deficiências do corpão são de cálcio, vitamina D, ômega 3, magnésio e o iodo.
    O chá verde tem propriedades anticancerígenas, é uma bebida muito usada no mundo
    75% das mortes em 2020 serão causadas por comida, pois está tudo contaminada por agrotóxicos e outras substancias
    Ele também diz que se nós ficarmos doentes, e tivermos que tomar antinflamatorio, iremos destruir grande parte da flore de bactérias boas do nosso corpo
    Que sua comida seja seu remédio, e que seu remédio seja sua comida. Isso significa que, uma boa vida cuidada, com alimentação saudável, atividades físicas, sem álcool e fumo você vai ficar muito velho, vai viver muito, pois um alimento que você compra no mercado pode curar uma doença que os remédios talvez não curariam.
    Na vida, não há prêmios nem castigos, somente consequências. Portanto, desfrute de seu conhecimento e, morra jovem o mais tarde possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela escrita!
      Realmente se envolveu com a pesquisa e demonstrou interesse frente a este conteúdo. Ab

      Excluir
  38. Mateus Bueno
    Turma 211

    O video “Envelhecer sem ficar velho”, do palestrante Lair Ribeiro, nos mostra que não precissamos de remédios para termos uma boa saúde, mas sim de uma alimentação saudável e balanceada.
    Mas para termos uma alimentação saudável precisamos ingerir nutrientes, proteinas e além disso manter uma atividade física regularmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ter socializado um pouco esses temas debatidos. Mas sua frase é significativa. Acredito que compreendeu e tomará atitudes frente a sua alimentação.

      Excluir
  39. De acordo com Lair Ribeiro “nos dias de hoje as pessoas estão vivendo mais e também passando mais tempo doentes”. Em minha opinião ele está correto, pois a alimentação que nós seres humanos estamos tento contém muitos produtos prejudiciais a saúde, assim passamos a maior parte de nossa vida doente por não possuirmos uma alimentação adequada. Até a água que tomamos pode ser prejudicial à saúde, pois como o PH do sangue é de 7.5, temos que tomar água com o PH maior ou nessa faixa, pois se o PH da água for menor que o PH do sangue o corpo vai trabalhar mais e assim envelhecendo mais cedo. Mas também não são todas as gorduras prejudicais, o nosso corpo precisa de gordura, mas a gordura boa como a do Ômega 3, se não possuirmos essa gordura desenvolvemos deficiência lipídica, assim causando varias doenças.
    ESCRITO PELA ALUNA BRUNA FRANCIELE. TURMA 20

    ResponderExcluir
  40. Bruna! Acredito este vídeo ter refletido sobre nossos hábitos alimentares e nos trazido boas colocações. Estas capazes de trazer mudanças. Ab

    ResponderExcluir