quarta-feira, 9 de abril de 2014

PROJETO: ALIMENTOS NOSSOS DE CADA DIA

A alimentação é uma das maiores preocupações de pais e responsáveis por crianças de todas as faixas etárias. Há uma grande procura por parte dessas pessoas por obter informações quanto à quantidade, qualidade, e há em contrapartida uma enorme exposição de informações por todos os tipos de mídia, veiculadas por anunciantes e fabricantes, nem sempre preocupados com a veracidade dessas informações. O objetivo deste  projeto é discutir, pesquisar, esclarecer e desmistificar algumas das dúvidas mais frequentes com relação à alimentação e nutrição, porém sem ter a pretensão de esgotar este assunto, que é muito amplo e complexo.
Um fato muito crítico é ter em mente que se desejamos ter saúde, devemos deixar o comodismo de lado e trabalhar diariamente na construção de hábitos saudáveis. É  nos conscientizarmos que um pacote de salgadinho e um refrigerante não substituem uma refeição, que quem pode orientar sobre o que é bom comer e o que não é, são os responsáveis pelas crianças e/ou nós mesmos como adultos.
Uma criança que desde a mais tenra idade tem uma alimentação saudável e bem balanceada, com todo a certeza, levará estes benefícios para o resto de sua vida.









A nutrição humana tem muitos componentes. Os macronutrientes são as proteínas, os carboidratos e as gorduras. Os micronutrientes são todos os demais componentes, inclusive vitaminas, eletrólitos e oligoelementos. Todos eles são vitais, sendo assim a ausência de qualquer um dos nutrientes será prejudicial e pode até mesmo causar grandes problemas.

100 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A professora Margaret salientou muito bem nos seus parágrafos escritos aqui no blog e nas suas aulas sobre os rótulos, os quais adquirimos muito conhecimento em relação aos rótulos, e não só a isso, nos proporcionou várias opiniões a respeito dos alimentos industrializados, das frutas, dos ingredientes que há em cada produto, que estão escondidos em minuciosas letras mas que tem grandes perigos que alastra a sociedade humana.
    Lanço a pergunta: É só olhando na frente do produto que está tudo angelical e seguindo as propagandas enganosas que teremos uma saúde preservada. Paléla! Afirmar isso é tapar os olhos da realidade, e é isso que a maioria das pessoas fazem, se levam por propagandas sem ter um pouco de vergonha em investigar se é verdadeiro ou falso, aí que entra o problema, se as pessoas fossem diferentes em determinadas questões a maioria das coisas não estaria acontecendo, não falo só deste caso, mas como também de muitos. E o nosso papel está aí, INVESTIGAR, INVESTIGAR, ISSO MESMO! REPITO MAIS UMA VEZ SE FOR NECESSÁRIO, somos seres da espécie tecnológica e é inegável dizer que você não usa esse meios como sua fonte, mas aí que entra você, e você pode estar se perguntando: entra eu? Isso, entra você na parte em que você deve averiguar essa informação, não pegar e passar adiante, e se essa informação está incorreta? como que fica? Como vamos ensinar uma criança que logo será adulta a simplesmente e docemente viver? Desse jeito acho meio impossível, o que ela irá aprender? Então deixo essa questão para você refletir.
    Bom, eu fiz o rótulo do da Bolacha Gergelim, no meu trabalho por escrito fiz tudo especificado, mas agora vou deixar um breve comentário sobre os seus benefícios para o organismo.
    O gergelim em si, umedece e lubrifica os intestinos em função da presença de ácido linhol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sanguínea na parede intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorroidas.
    Não para por aí não. A Bolacha de Gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras. É indicado no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue). Além disso, o gergelim apresenta grande quantidade de cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo. Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B.
    Outros benefícios: Fortalece os tendões e ossos; Tonifica o fígado e os rins; Tônico geral, principalmente após hemorragias; Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo; evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos; Melhora a elasticidade da pele e desenvolve forte poder antioxidante nas células.
    E qual o nosso papel?
    O LANCE É LER TUDINHO! E COMPARAR!
    AFINAL LER NUNCA É DEMAIS, OU ESTOU ERRADA??




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, gostaria de lhe dar os parabéns colega Tauana, pela sua maravilhosa e interessante escrita! E de imediato dizer que todas as escolhas dos rótulos para averiguação de nossos colegas foram bem escolhidos, e que o seu rótulo foi da mesma forma, pois achei muito interessantes suas colocações quanto aos benefícios do gergelim, que, por sinal, é um grão rico em muitas coisas, como você mesma constatou em seu relato. Como você mesma disse, o gergelim é uma fonte de proteínas, portanto ele é um dos substitutos da carne, mesmo que somente ele não substitua totalmente a necessidade de proteínas quanto a carne oferece, mas, para quem não come carne ou qualquer outra pessoa que come carne, o gergelim é muito bom.
      Lendo e interpretando seu relato, aprendi novas coisas impressionantes que eu não sabia, inclusive sobre o gergelim, portanto isto fez com que eu aprendesse novos conhecimentos. Belo relato, informações muito interessantes e que, com certeza, me ajudaram a crescer, e que ajudarão aos nossos colegas.

      Excluir
    2. Primeiramente quero parabenizar a turma 20, pois todos fizeram um ótimo trabalho. A pesquisa teve variedades em alimentos, mesmo repetindo o mesmo em alguns trabalhos não teve repetição pois um complementava o outro, assim havendo mais compreensão do mesmo. Adorei o trabalho, confesso que consumia alguns alimentos sem ter noção de seus componentes, agora com o conhecimento que adquiri em sala de aula, eu consigo prestar atenção no que estou consumindo, principalmente nos alimentos industrializados onde a substancias que podem fazer mal ao meu corpo se forem consumidas diariamente.

      Excluir
    3. Parabéns pelo seu comentário colega Tauana K. eu adoro a bolacha de gergelim, mas não tinha conhecimento sobre todos os benefícios que ela nos traz! E que bom saber que temos produtos industrializados que não são totalmente prejudiciais pois nos dias de hoje, com o pouco tempo que o homem possui, não paramos para cuidar da nossa alimentação e apelamos pelos alimentos prontos.

      Excluir
  3. A partir dos trabalhos com os rótulos, me dei conta que tudo o que comemos tem seu lado bom e ruim, devemos sempre analisar os rótulos dos alimentos, analisar o que eles farão dentro do nosso corpo e ver se aquilo que vamos ingerir vai nos trazer algum beneficio, nos dias de hoje devemos até analisar as frutas que comemos, pois até a terra de hoje, com todas as modificações produzidas pelos homens, não estão mais com a mesma “fertilidade e qualidade”.
    Olhando a nossa volta, podemos ver quanta obesidade infantil existe nos dias de hoje, mas porque será que isso esta acontecendo agora? Será que é por que a tecnologia dos dias de hoje esta avançada? Será que é por que a vida das crianças esta sendo movida por telefones celulares, tablets, vídeo- games, iphones, computadores, notbooks? Ou será que é por causa da tecnologia, que avançou de mais e começou a prejudicar a saúde do mundo, com alimentos industrializados, com milhares de propagandas chamativas, com grandes fabricas “mandando” o povo dar dinheiro apenas pelas suas marcas, como coca- cola,ou é descuido de cada um por causa da correria presente nos dias de hoje sem cuidar muito da alimentação tanto sua, quanto a dos filhos? Agora pare para analisar, gastamos tanto dinheiro com esses alimentos “de marca” por que não paramos para tomar alguma providência e cuidar da nossa saúde, pois até agora já percebi que os mais caros são os mais perigosos, mas voltando ao assunto da obesidade infantil, tente oferer a uma criança, uma maça e um Doritos, qual será que acriança comeria primeiro? O Doritos com certeza, mas o certo é você nem apresentar essas besteirinhas as crianças, use sua criatividade, usando frutas, conte histórias, faça com que as crianças imaginem- se em um mundo cheinho de alimentos saldáveis, invente musiquinhas, é bem simples mudar os hábitos alimentares de uma criança, basta você querer, pois comunicação é algo que nos dias de hoje não falta, e cérebro todos possuem para refletir sobre sua alimentação, agora só falta você tomar uma atitude não é? Pois pequenas atitudes, geram grandes conquistas, e alimentação saldável gera uma vida melhor e mais longa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com minha colega Mirella e Bruna Gonçalves, pois não há nada mais importante do que nos alimentarmos de forma correta, pois uma boa alimentação é a base para um corpo saudável e uma vida longa, claro que não é só isso, mas é o principio para vivermos mais e melhor. Devemos saber nos alimentar melhor, aliar o bem estar à saúde do nosso corpo, preparar o terreno biológico para então não ser preciso tomar esses ditos remédios, que mais mal nos fazem. Pois não adianta “cuidar do peixe se a água não for limpa” já dizia Lair Ribeiro, pois uma boa alimentação começa por cada um de nós, e sabemos que se não nos cuidarmos ninguém cuidará de nós. Porque de nada adianta vivermos anos, mas os quais 20 ou 30 % serão tentando combater doenças sendo que as mesmas só dizem respeito à má alimentação que temos. Então porque não nos cuidarmos e preservar nossa saúde e ser como as lâmpadas “iluminar até morrer”?!
      COMENTÁRIO ESCRITO PELA ALUNA AMANDA- turma 20

      Excluir
    2. Parabéns colega Bruna Gonçalves pela sua escrita, lendo seu relato, percebi que você nos mostrou o caminho para uma vida saudável, e novas maneiras de ensinar as crianças, como contar histórias, cantar musiquinhas... tudo isso para que os alunos aprendam a experimentar os alimentos para depois dizerem se gostaram ou não. Muito bom!

      Excluir
    3. concordo com minhas colegas, que souberam se expressar muito bem. Lendo esta frase podemos refletir,"Olhando a nossa volta, podemos ver quanta obesidade infantil existe nos dias de hoje, mas porque será que isso esta acontecendo agora?" , cabe ao professor orientar o aluno para uma vida mais saudável, e podemos em sala de aulas usar atividades criativas, como as que a colega Mirella citou acima ,de forma educativa, isso chamara atençao do aluno, e assim ele irá memorizar com mais facilidade o conhecimento que esta adquirindo.

      Excluir
    4. Sobre a frase "Olhando a nossa volta, podemos ver quanta obesidade infantil existe nos dias de hoje, mas por que será que isso está acontecendo agora?", concordo em partes com minha colega Luana, é papel do professor também orientar o aluno, trabalhar em sala de aula sobre este fato, abrir os olhos dos seus alunos para eles se conscientizarem sobre o que podem ou não comer, e a quantidade correta, mas não é somente papel dele, os pais tem uma grande importância nisso, pois do que adianta o professor trabalhar em sala de aula e depois do sinal o aluno voltar para casa e os pais não incentivarem-o a comer corretamente?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Comentário da aluna Mirella Schuch, Turma 20.
    Antes de tudo, pra “apressar” a conversa: a PRESSA! Essa a qual é a grande vilã da maioria de nós no momento das nossas refeições. Temos muitos compromissos, muitas tarefas, e então engolimos sem mastigar, às vezes, sem percebermos, e isso pode nos prejudicar. Mas prejudicar como? Ah! Se engolirmos muita quantidade de alimento em um curto espaço de tempo, isso pode dar congestão, ou seja, o nosso organismo “pesa” e cansa, e pode parar. Portanto, comer muito rápido NÃO FAZER BEM! Claro que muitas vezes a gente está ciente e consciente de que devemos comer devagar e mastigar os alimentos bem, mas, quase sempre, burlamos isto.
    É necessário também cuidarmos a quantidade de comida que ingerimos de uma vez só, em uma garfada, por exemplo.
    Curiosidade: Se nós comermos devagar e mastigarmos bem os alimentos, o nosso organismo não precisa fazer tanto esforço e digere os alimentos lentamente, por isso não sentiremos fome logo, e conseguiremos fazer exercícios necessários do cotidiano. Se comermos rápido até nossa barriga doer, podemos não conseguir lavar a louça em seguida, e teremos que esperar algum certo tempo.
    Pois bem, estamos tratando de NUTRIÇÃO, e vejamos bem: olhe a beleza desta simples, porém grandiosa palavra. NUTRIÇÃO é nutrir. Portanto, devemos nutrir nosso corpo, ao contrário de empanturrá-lo. E não é que temos um ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”. Pois bem, então lhes digo: “A ansiedade é inimiga da DIGESTÃO”!!! É que bichinha teimosa essa ansiedade, hein? É uma briga e tanto para enfrentá-la.
    Por trás da beleza da NUTRIÇÃO, há ainda o encantamento e o prazer da degustação. Para muitas pessoas, a 8ª maravilha do mundo é COMER, mas comer com a intenção de sentir o gosto do alimento, o prazer de degustar um chocolate ou até mesmo sentir o quentinho e aconchegante calorzinho do café. E mais do que isso, ter um tempo para fazer isto. Dar-se direito a comer lentamente e prazerosamente.
    De todos esses conhecimentos, há certa percepção contrariada pela pressa também: a leitura, interpretação, compreensão e conscientização dos rótulos, dos valores nutricionais, os quais são de extrema importância para nossa saúde.
    Para alguns, comer é “ENCHER O BUCHO”, para outros é “ENGOLIR”, e para tais outros é “SABOREAR”.
    A VIDA é muito simples a tal ponto da 8ª maravilha do mundo fazer com que a vida seja TUDO, seja o prazer individual de pensar um pouco em si, pois, como a profe Margaret mesmo diz, “NÓS SOMOS O QUE NÓS COMEMOS, O QUE NÓS COLOCAMOS PARA DENTRO DO NOSSO CORPO”, e é por isso que é tão importante ensinar nossos alunos não à comer como mecanismo das capacidades, mas a COMER como viver saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Colega Mirella sempre se expressando muito bem, parabéns! :D

      Excluir
    3. Parabéns colega Mirella Schuch , como não concordar a sua colocação é simplesmente oque acontece em todo nosso dia a dia ,querendo ou não o importante destacado em seu comentário é essencial para passar e orienta-lós há todos que de forma ou outra buscam ou necessitam de uma vida mais saudável !

      Excluir
  6. O produto pingo de oura não deve ser consumido diariamente, pois, em sua composição há muita gordura, sódio e conservantes. 100 g desse produto é possível encontra metade do sal que as pessoas precisam por dia.
    Ele aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui o bom (HDL), o que pode ocasionar várias doenças do tipo pressão alta, diabetes, prejudicar o crescimento na infância. Por isso devemos ingerir por ex. uma maça, ao Ives de salgadinhos, pois a maça é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B que é: Timina, Riboflavina e Niacina. Vitamina C, Ferro, Cálcio, Potássio, Fósforo, Sódio e Magnésio. Então se faz necessário ingerir a maça, pois a mesma possui uma fibra chamada, Pectina, que é solúvel e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e reduzir o colesterol.
    Então para podermos ingerir de vez em quando o irresistível “Pingo de Ouro”, precisamos consumir muitas frutas, verduras, legumes, feijão, carne, soja, leite, cereais e água, mas muita água.
    Como o “Pingo de Ouro” possui poucas fibras alimentares, devemos ingerir juntamente com a maça o maracujá, pois tem 10,4g de fibras, ou o Abacate com 6,7g de fibra e para repor as proteínas, também podemos ingerir o maracujá, que possui 2,2g de proteínas.
    COMENTÁRIO ESCRITO PELA ALUNA AMANDA- turma 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário Amanda, é isso mesmo, o salgadinho pingo de ouro possui muitos ingredientes que causam mal a nossa saúde se ingeridos diariamente e em grande quantidade, pois a grande ingestão deste tipo de alimento que é rico em gorduras ruins, aliada á falta de atividade física e excesso de peso eleva o risco de desenvolver doenças relacionadas ao coração. É importante ficarmos atentos a respeito de nossa alimentação, já que derrames e alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama, estão associados aos excessos dessas gorduras no sangue.
      Se quisermos ter uma vida saudável e sem problemas com o nosso corpo, devemos cuidar da nossa alimentação desde cedo, e não é ingerindo esses produtos como o salgadinho pingo de ouro que iremos conseguir ter essa vida saudável.
      Então, que tal no lugar deste vilão disfarçado, ingerirmos além da maça, uma fruta como a goiaba, que é considerada uma das mais completas e equilibradas frutas, no que diz respeito ao valor nutritivo. Entre os valores observados na análise nutricional, destacam-se os teores em proteínas, fibras, açúcares totais, cálcio, fósforo e potássio, além da vitaminas A e C. Os mais recentes estudos acrescentaram um elemento fundamental às propriedades nutricionais da goiaba vermelha: o licopeno, carotenoide que confere cor vermelha à polpa. Além disso, a goiaba apresenta diversos nutrientes interessantes em sua composição: fibras, minerais, vitamina D, vitaminas A, vitamina C, e apresenta teores satisfatórios de vitaminas do complexo B, especialmente a Tiamina (B1), Riboflavina (B2) e Niacina. Para os que se preocupam com a saúde e com as calorias, segue uma dica: para ingerir a mesma quantidade de vitamina C, pode-se consumir uma goiaba de 43 kcal (ou dois copos do suco), em vez de 4 laranjas (um copo de suco) que somam 184 kcal, ainda enriquecendo a alimentação com fibras e provitaminas que auxiliam na absorção das vitaminas C e B6, do cálcio e do licopeno e uma efetiva sensação de saciedade.
      Vamos mudar nossos hábitos, pensar em nosso futuro e em oque iremos enfrentar se continuarmos consumindo esses alimentos como o pingo de ouro.
      Nos dias de hoje, as pessoas estão vivendo mais e passando mais tempos doentes! – Lair Ribeiro.
      Vamos mudar nossos hábitos, pensar em nosso futuro e em oque iremos enfrentar se continuarmos consumindo alimentos que fazem mal para o nosso organismo.
      Viver de uma forma saudável é viver bem!


      Excluir
    2. Parabéns pela escrita Amanda, gostei da forma com que você além de dizer que não se deve ingerir salgadinhos, explicou-nos o porquê de não ingeri-lo e as consequências que ele pode nos trazer à nossa saúde. Também salientou muito bem que devemos ingerir frutas, e, novamente, nos descreveu os benefícios das frutas e o porquê ele faz bem à nossa saúde! Muito bom!

      Excluir
    3. Concordo com minhas colegas, os salgadinhos fazem muito mal à nossa saúde não consumidos da maneira correta. O Fandangos, por exemplo, contém um alto nível de sódio que seu excesso pode acarretar em pressão alta, doenças cardíacas, renais, acidente vascular ou insuficiência cardíaca, seu nível de ferro está em minoria, precisamos dele para fornecer energia para o corpo. Com certeza quando vamos comer salgadinhos, não se contentamos com um pouquinho, devoramos quase ou o pacote inteiro, enchendo-nos de gorduras ruins que só irão "sujar nosso aquário". Devemos consumir muitas fibras para manter um bom funcionamento intestinal e prevenir a prisão de ventre, neste tipo de salgadinho encontramos um nível de fibras extremamente mínimo. Ao invés de ingerir todas essas bobagens que nos fazem mal, por que não ingerimos uma fruta, como por exemplo, uma banana, ela contém 89Kcal, 22,84g de carboidratos, 2,6g de fribras, 0,33g apenas de gorduras e 1,09g de proteínas, ela faz super bem ao nosso corpo e contém vitamina C.
      Com esse trabalho de analisar rótulos, passei a tomar mais cuidado com a quantidade ingerida de cada guloseima, passei a moderar coisas que não me fazem bem

      Excluir
    4. Colega Amanda você fez uma ótima abordagem sobre o assunto referente aos salgadinhos! Parabéns! Consegui aprender muito com sua colocação!

      Excluir
    5. Parabéns colega Amanda Viera , Viviane Magni, Leticia Campos pela suas colocações...
      HUUUUM , o que falar de salgadinho ... "SIMPLESMENTE MARAVILHOSO " Mais será que é tão maravilhoso assim pra nossa vida ? Os trabalhos de vocês e de várias outras colegas, falar sobre o verdadeiro salgadinho , os temidos mal ao nossa vida ao ser ingerido , deve se alertado pois ultimamente as crianças adoram ter de merenda um DORITOS , CEBOLITOS , PINGO DE OURO , RUFFLES entre tantos outros ... Pois é de extrema importância a ser destacado e principalmente ser alertado!!!

      Excluir
  7. Aluna: Elizandra Paula Huwe .

    2º ano , CURSO NORMAL .

    CALDO DE GALINHA
    O uso decrescente dos temperos “ARTIFICIAS” na culinária, é um dos vários motivos para o aumento de doenças.
    Os chamados caldo de galinha ou de carne , são um grande perigo para a nossa saúde , pois seus principais ingredientes são de gordura hidrogenada , sódio e aromatizantes .Ao temperar sua refeição , caldo de sopa , ou qualquer outro caldo , ele serve para dar gosto e COR aos alimentos , porém ele pode acarretar muito para a nossa saúde , um bom exemplo doença que pode se causar é a Hipertensão que é causada pelo excesso de sódio ingerido ao longo da vid .
    Cada tablete tem o valor energético de 14 Kcal e sódio de 1038mg e para o ser normal a ser enjerido é de 5g por dia , ou seja 2400mg por dia.
    Por isto aprenda a utilizar temperos naturais evitando este “ veneno” industrial que iram fazer muito mal a nossa saúde , devido ao excesso de sódio , os temperos industriais não devem ser utilizado , o ideal é substitui-lo por temperos naturais como o alho e a cebola .
    E também pode ser substituído por varias frutas, que contenha vitamina, proteína, carboidratos ... Que o Caldo de Galinha não nos oferece .
    Fica a dica , o que acabei de aprender para você que ainda não sabe .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluna: Mylena Henn Batista
      Turma: 20
      Vim por meio deste comentário, parabenizar minha cara colega Elizandra pela sua ótima postura sobre a pesquisa de rótulos apresentada em sala de aula. Você fez um comentário mais concentrado e resumido, mas contendo o principal que muitas pessoas deixam de passar despercebido. Foi legal e inteligente de sua parte escolher o caldo de galinha para sua base para a pesquisa, confesso que possuo o mau hábito de utiliza-lo com frequência, nos almoços e jantas que preparo para os meus familiares. A comodidade e a praticidade que este tipo de produto oferece o torna um vilão perfeito. As mulheres de hoje em dia costumam ser muito atarefadas e ficam sem tempo para preparar sua comida optando pela facilidade de colocar o caldo de galinha para realçar o gosto que seria adquirido se colocasse temperos frescos, outro fato é que muita gente tem preguiça de picar e/ ou procurar no mercado os temperos bonitos e frescos, ou seja, nos dois casos a pessoa e sua família vão se entupir de sódio e corantes além dos aromatizantes e da gordura hidrogenada! E o excesso de sódio pode causar hipertensão e reter líquidos no corpo! Isso é muito ruim devemos deixar de ser sedentários e colocar a mão na consciência para vermos o que estamos causando a nós mesmos, podemos classificar essa ingestão de alimentos não planejada ou refletida como um reflexo voluntário de suicídio!
      Pense bem antes de comer você pode estar na mesma mesa que a morte!

      Excluir
    2. Como finalizaste sua escrita colega Elizandra, o que você acabou de aprender, eu também aprendi lendo seu relato, pois não sabia muitas das informações que você descreveu acima. Parabéns!

      Excluir
    3. Caldo de galinha, algo muito usado hoje em dia,nao é ?
      mas apos ler o que minha colega Elizandra postou, com certeza se eu tiver duas escolhas, como entre tempero industrializado X tempero natural , irei escolher o natural, que oferece mais nutrientes saudáveis para o meu corpo.

      Excluir
    4. Sempre devemos optar pelo natural

      Excluir
    5. Concordo plenamente com minhas colegas, pois o alimento natural e caseiro não possuem componentes químicos para conservá-los, e fala sério! Acompanhar o cozimento dos alimentos nos dá mais segurança, e até mais vontade de comer. Por isso, nunca resistimos ao cheirinho de arroz e feijão da nossa mãe ou avó. Mesmo que o prato seja básico, ainda sim ele é mais saudável.
      Comentário postado pela aluna Ana Paula- turma 20

      Excluir
  8. Aluna- Tainara Mariana Mallmann
    Turma 20

    NUTRIÇÃO:
    Antes de tudo gostaria de parabenizar as minhas colegas, que aqui postaram seu comentário. Fizeram ótimas colocações, que essas ao fazermos á leitura, vemos que esses produtos industrializados, só trazem malefícios á nossa saúde, cada um especificamente claro, mas todos nos prejudicam. Todos os comentários demonstraram de uma forma ou de outra, que quase todos os produtos industrializados contêm gorduras ruins, e se formos analisar mais á fundo, veremos que tudo o que consumirmos agora, irá refletir no futuro de nossa saúde, então NÃO ADIANTA, O JEITO É COMER COM CONSCIÊNCIA, ou seja, cuidar para que consigamos manter uma dieta balanceada e saudável, pois no futuro veremos que iremos viver muito mais, mas acima de tudo, iremos viver com saúde.
    Mas o que também podemos perceber, com todos os comentários registrados neste blog, que alguns raros produtos industrializados contêm algo de bom á nossa saúde, mas como eu disse SÃO RAROS, pois produtos industrializados são sinônimos de MÁ ALIMENTAÇÃO, então, em função disso, depois de consumirmos algum desses produtos, devemos comer algo de saudável, que vai reparar o mal que aquele produto industrializado causou em nosso organismo.
    Em frutas encontramos alguns nutrientes que o nosso corpo precisa, mas infelizmente hoje em dia estão sendo muito pouco consumidos pelos indivíduos, principalmente pelas crianças, que cultivam uma mentalidade de que PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS SÃO OS MELHORES, e quem não se enquadra á esse pensamento, muitas vezes é excluído do grupo. Mas o que podemos fazer para “os pequenos” perceberem que esses produtos só destroem á nossa saúde? Para perceberem que eles só nos fazem desenvolver problemas de saúde? Que aumentam nosso colesterol? Que produtos como refrigerantes só fazem-nos envelhecer? Como convencê-los de que em produtos como a fruta, encontramos nutrientes imprescindíveis á nossa saúde? E que sem esses nutrientes é impossível viver sem desenvolver sérias doenças? E por fim, como convencê-los de que não importa a ocasião, mas que frutas será sempre a melhor escolha? Afinal, está na hora de acabar com o pensamento preconceituoso de que produtos industrializados são os melhores. Mas como podemos incentivar as crianças á comerem frutas e não “porcarias” industrializadas? Calma, vou dar algumas dicas para que desde pequena a criança já aprenda a comer frutas e se encante pelas mesmas.
    Uma dica para isso é atingir o “ponto fraco” da criança, A IMAGINAÇÃO, ou seja, pode ser feito de várias formas, como montar bichos com as frutas, que os quais as crianças irão adorar e ao mesmo tempo achar engraçado.

    ResponderExcluir
  9. CONTINUAÇÃO... Aluna Tainara Mariana Mallmann
    Essa é uma dica, mas tem outros meios, como contar histórias onde frutas são as “heroínas”, pois hoje em dia está muito fadado em histórias infantis como a da BRANCA DE NEVE, que maças são envenenadas, eu por exemplo, quando pequena tinha medo de comer maças por causa disso, então está na hora, de mudarmos isso, e de apresentar a fruta como algo bom para os seres humanos.
    Mas mudando de assunto, queria agora, falar um pouco sobre a minha análise do rótulo. Escolhi fazer do chocolate branco, por que sempre gostei de comer, então fiquei curiosa para saber o que ele fazia em meu organismo, e sinceramente, me DESCEPCIONEI.
    Análise da porção de 25 g:
    A porção energética deste produto renderá ao nosso corpo, em torno de 138 kcal, o qual fará com que entorpeçamos nossas veias e artérias de gorduras ruins, que são LDL e VLDL. E então, depois de comermos porções do produto, precisamos consumir alimentos que limparão de nossas veias e artérias, toda essa gordura ruim que estava no chocolate; um exemplo de um produto que fornece a gordura boa é o azeite de oliva.
    Também encontramos nesse produto, uma quantia significativa de carboidratos, então isso significa, que depois de consumirmos o que o nosso corpo precisa de carboidratos, ele fará uma “reserva energética”, que vem com uma espécie de “bagagem”, O AÇÚCAR, então como podemos perceber, se consumirmos o produto em excesso, iremos “engordar”.
    Encontramos pequenas quantidades de proteínas, mas PEQUENAS QUANTIDADES...
    Também há as gorduras totais... Mas o que são as gorduras totais? É a soma de todos os tipos de gorduras, ou seja, as poliinsaturadas, monoinsaturadas, saturadas e trans. Enquanto 1 g de carboidratos tem 4 kcal, o mesmo valor de gordura terá 9 kcal.
    Infelizmente, nesse rótulo, é gordura que não acaba mais, digo isto por que também encontramos gorduras saturadas, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Também contém sódio, que consumido em excesso, causa-nos problemas como, o aumento da pressão arterial.
    Já em relação aos ingredientes, como o esperado depois da leitura do quadro nutricional, encontramos AÇÚCAR, derivados do leite (lactose), gorduras vegetais (não especificadas no rótulo), a qual aumenta os níveis de colesterol.
    Contém emulsificante lecitina de soja, o qual reduz a tensão superficial entre alguns ingredientes.
    Também encontramos aromatizantes e por fim glúten.
    Como podemos perceber, não há nenhum traço de coisas boas á nossa saúde, somente gorduras e mais gorduras, então é muito mais saudável comer uma fruta, ou se a pessoa gosta muito de outras coisas, a bolacha de gergelim é uma boa opção, como colocou a colega Tauana Thais em seu comentário. Enfim, deixo de conclusão final que: Para evitarmos doenças futuras, precisamos agora corrigir nossas atitudes alimentares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário colega Tainara, e fiquei impressionada pelo modo que você salientou os alimentos, mostrou-nos o que gosta muito de comer: o chocolate branco, e então interpretou o rótulo do mesmo, e na curiosidade de encontrar boas coisas, se decepcionou, e viu que, na verdade, é gordura e mais gordura. Este relato sobre sua decepção nos faz ver e enxergar que muitas vezes, o que a gente gosta, não é o melhor à nossa saúde!
      Relataste também que você tinha medo de comer maçãs, porque lhe contaram a história da branca de neve que comeu uma maçã envenenada. Eu aprendi muito com sua escrita, e me surpreende ao ver que na verdade, eu estava sendo cega ao achar que todas as histórias trazem grandes lições, mas que, branca de neve e os sete anões, contém em sua história, uma coisa que não ensina bem os "pequenos": a maçã é envenenada. Bom, mas quem sou eu para julgar os ou o escritor deste livro né, porque, aliás, se vermos com outros olhos, o escritor(s) deste livro pode querer nos relatar e nos chamar a atenção de que as frutas, que aprendemos sempre que são ótimas para a saúde, e isto é verdadeiramente verdade, muitas vezes, e principalmente atualmente, estão envenenada, mas tudo isso porquê? Porque há pessoas que querem fazer com que as frutas cresçam mais rapidamente , visando assim o lucro. E isso não é bom, pois é aí que vêm as doenças!
      O que é uma verdade; Ainda bem que existem histórias que nos trazem grandes lições de vida, e é com elas, que como você mesma descreveu em seu relato, que podemos cativar as crianças à verem e se conscientizarem de que os produtos industrializados não são os melhores, e que se quisermos viver muito, mas com muita saúde e vitalidade, devemos comer frutas e alimentos que nos fazem bem.
      Novamente, parabéns, muito bom!

      Excluir
    2. gostei muito como finalizou seu trabalho! :D

      Excluir
    3. Parabéns colega Tainara, você soube relatar perfeitamente o que aprendeu com sua pesquisa, e concordo plenamente, devemos procurar saber do que nos alimentamos, e muitas vezes é preciso aprender a gostar das coisas que fazem bem a sua saúde, todos temos medos e devemos vence-los, é errado deixar nossos temores tomarem conta da nossa vida e nos levar a situações criticas...

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Muito boa escrita Tainara, realmente quem não gosta de comer um chocolatinho? hummmmm... Nada mais de tão prazeroso e gostoso. Pois bem, no meio de tanta delicia e cor, sempre esconde coisas perigosas e prejudiciais a saúde, neste caso do chocolate, como você mesma salientou é gordura e mais gordura, portanto, o que acontece? Vai se transformar em pura gordura ruim, e então nos deparamos com a seguinte reflexão: Nossa! Quanta coisa ruim, e nós como dignos seres humanos achamos que tudo o que comemos é saudável, , ilusão e engano nosso, estamos aqui para verificar, então o que custa verificar, investigar o que você está comendo? Se não analisar é um perigo, se não cheirar bem é melhor investigar e quando faz as coisas por alguém que entende vimos logo a diferença. Então? Deixo pra vocês refletirem.

      Excluir
    6. Parabéns colega Tainara Mariana Mallmann , concordo mais uma vez , pois o que falar de um gostoso chocolate , vários mitos varias realidades que devem ser compartilhados por todos nós , mostrando o a real perigo que o chocolate nós proporciona !!

      Excluir
  10. CHOCOLATE Os chocolates consumidos em excesso podem causar problemas como obesidade, câncer, diabetes, enxaquecas e diarreia. Por outro lado, alguns especialistas apontam que se ingerido em pequenas quantidades pode fazer bem ao coração. Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde na ingestão do alimento. O cacau ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório. “O chocolate contém vários tipos de minerais, como o manganês, o potássio e o magnésio, além das vitaminas A, C e do complexo B”. O meio amargo é ainda mais benéfico, ele possui flavonoides, que reduzem o colesterol ruim (LDL), elevam o bom (HDL), são estimulantes cerebrais e têm efeito antioxidante sobre o sistema cardiovascular e circulatório, impedindo a deposição de gordura nas artérias. É indicado por nutricionistas e outros profissionais da saúde, porque é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite. Podemos sim consumir chocolate mais não em excesso 25 a 30 gramas é a quantidade recomendada para comer chocolate por dia.
    ESCRITO PELA ALUNA CLAUDETE DE LIMA. Turma 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da sua escrita colega Claudete, pois mostraste o lado bom e ruim do chocolate, ou seja, você não somente o defendeu, como foi contra em algumas questões. Também nos deu uma nova opção de consumo do chocolate: os que contém cacau e são meio amargo, nos fazem mais bem ainda. Relatou ainda, que devemos ingerir a quantidade correta, pois de exagerarmos na quantidade, iremos fazer mal à nos mesmos. Muito bom!

      Excluir
    2. chocolate algo tao bom de consumir kk nao é ? principalmente agora que passou a pascoa onde ganhamos muitos chocolates! É bom ler a postagem da colega Claudete e ter na consciência que quando consumido em exagero pode fazer mal ao nosso corpo, vamos comer nossos chocolates de uma forma saudável, não precisamos comer tudo de uma só vez, não é ?

      Excluir
    3. Muito bem Claudete!!! Chocolate é tão bom que consumimos sem saber qual o seu efeito dentro do nosso organismo, assim com vários alimentos... é tão bom ver alguém nos falando, relatando o porquê faz mal, e se tem alguma contribuição saudável para o nosso corpo; quando queremos comer algo, o desejo fala mais alto que nem vemos/analisamos aquelas pequenas letras no verso da embalagem, quão bom é ter aulas assim, produtivas, que nos satisfazem. Beijos

      Excluir
    4. Como diz a profe Margaret: "um quadradinho de chocolate por dia é o suficiente"

      Excluir
    5. Muito boa escrita Claudete, podemos reforçar que é importante observar que os teores de cada nutriente variam de acordo com a marca e o tipo de chocolate, porém pode-se deduzir, com base nas informações já constatadas, que o chocolate é pura gordura mas não se desespere. Você não precisa se proibir de comer chocolate. Se fizer isso, ficará com mais vontade ainda e uma hora vai jogar fora todo o seu esforço em manter o peso equilibrado e "cair de boca" nessa delícia de cacau. O melhor é dizer para si mesmo: "Eu posso, porém sem grandes exageros, ou seja, em pequenas quantidades". Assim, você vai comer sem culpa.

      Excluir
    6. Parabéns pela sua colocação Claudete de Lima , como já havia comentado na escrita da de minha colega Tainara , "concordo mais uma vez , pois o que falar de um gostoso chocolate "? hummmm , impecável , investível... Mais uma vez deve-se alertar a todos , como minha colega comentou : "um quadradinho de chocolate por dia é o suficiente"

      Excluir
  11. Aluna: Mylena Henn Batista
    Turma: 20
    Olá para você que está neste blog incrível lendo estes comentários muito bem elaborados pelas minhas maravilhosas colegas do Curso Normal, turma 20. Retratarei minha opinião geral do trabalho dos Rótulos e Frutas. Para inicio de conversa quero agradecer a minha professora de biologia, que é a criadora deste blog, Margaret Mocelini, por esta incrível proposta de trabalho que nos vai fazer pensar duas vezes antes de ingerir qualquer tipo de produto industrializado sem prévias avaliações sobre o mesmo.
    O trabalho em si foi no mínimo complicado pela quantidade de PORCARIAS que colocam nos produtos e guloseimas preferidas da população mundial, mas muito avassalador por demonstrar resultados alarmantes. Na maioria das embalagens de comida pode-se encontrar minúsculas letras , e elas que costumam ser o problema, pois revelam substancias essências para a fabricação do produto que quase sempre são prejudiciais a nossa saúde. Claro que eu seria hipócrita em afirmar que todos os produtos industrializados são de má índole, já que o rótulo que utilizei como base para minha pesquisa se trata de um salgadinho que pode ser consumido sem muitas preocupações, mas claro que sempre com moderação, mesmo com essa minha significativa confirmação sempre desconfie já que qualquer rótulo que observamos pode não conter informações reais, ou seja, ser adulterado.
    Já para não confundir você, caro leitor, continuo sustentando a tese de que se comer frutas é a melhor pedida para um lanche casual no seu cotidiano, frutas são sinônimo de minerais e vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do organismo , as mais importantes das fontes de fibras que temos em nossa alimentação, além disto hidratam o corpo e mantém seu corpo menos propenso a diversos tipos de doenças, vírus e bactérias, mantendo-nos saudáveis e cheios de energia para continuar com nossos afazeres diários.
    Bem, o trabalho em sala de aula foi de uma grande discussão e reflexão. Pelo que pude ler e constatar hoje a participação no debate em sala de aula já alcançou o nível mundial, todos podem ler o trabalho e discussão deste ensinamento e de tantos outros que foram realizados neste blog.
    Muito obrigado desde já caro leitor por sua paciência e interesse ao querer saber mais de uma coisa tão importante que é a nossa nutrição, sem mais delongas me despeço, e insisto para que continue acompanhando as postagens e comentários desta página na internet.
    Até mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com voces colegas, souberam se expressar muito bem! Parabéns! :D

      Excluir
  12. Parabéns colega Mylena, pela sua escrita e pela sua chamada de atenção para com as pessoas ao passo de querer que as pessoas compreendam que os rótulos, muitas vezes podem estar aliados à enganação e ilusão de conter informações verazes. Devemos estar cientes mesmo, de que os rótulos, podem nos informar mentiras sim.
    Gostei muito da sua preocupação e satisfação de querer chamar as pessoas à lerem os comentários de nossos colegas e da professora Margaret Mocelini, pois assim, com certeza, as pessoas que lerem os incríveis relatos que aqui estão e que aqui ainda estarão, irão aprender muitas, mas muitas coisas mesmo, e assim irão construir novos conhecimentos, e a bagagem dos leitores deste incrível blog com certeza não será a mesma, e sim uma grande implementação de conhecimentos e conflitos de consciência, como por exemplo? Quem sou eu? O que eu estou fazendo de errado perante a minha alimentação? O que estou fazendo de correto? O que devo mudar? Quais informações eu já sabia? Quais informações eu acabei de aprender? Qual a concepção de mundo que eu, ser humano, leitor, tenho de minha vida e da nutrição? ... Enfim, perguntas as quais servirão de grande auxílio e compreendimento para uma vida toda!
    Muito bom colega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Milena, bela escrita.
      Podemos reforçar, assim como você passou com suas palavras escritas que as frutas são alimentos essenciais para todos, possuem diversas vitaminas que devem ser ingeridas para o bom funcionamento do organismo, além de serem gostosas e ótimas para manter o corpo em forma.
      As frutas são muito consumidas por serem nutritivas facilmente digeridas e por conter bastante líquido suprindo as necessidades durante o período de calor. Portanto, tem coisa melhor que uma fruta fresquinha? Sem falar que é super saudável, assim como a colega Milena citou, devemos parar de comer "porcarias" e investir na alimentação rica em tudo.

      Excluir
    2. Parabéns Mylena , realmente estes rótulos bagunçam um pouco nossa cabeça mais o mais importante é que nós deixam totalmente radicalizadamente realizadas e informadas e garantindo o total conhecimento realizado nesse trabalho, pois o que já foi aprendido e adquirido , nunca mais sera esquecido!!!

      Excluir
  13. uau! Quando falamos em beleza, se referimos a qualquer coisa, claro que certamente tenha alguma coisa que nos cativou, não é!? Mas quando falo em beleza, me refiro a isso, isso? Isso mesmo! A essas belezas de comentários. Esses comentários escritos por cada um de vocês, mostrou o quanto vocês aprenderam e deduziram com esse conteúdo. Agradeço a nossa professora Margaret e dou os meus parabéns por ela nos ensinar coisas tão deslumbrantes e encantadoras mas principalmente os parabéns para vocês, que se dedicaram, porque não é qualquer um que se dedica, faz e refaz, de nada adianta a professora falar e falar se NÓS não se interessar. Por isso que estamos aqui honrando o nome do CURSO NORMAL.
    Enfim, os comentários estão muito bem colocados, ficou claríssimo o quanto a alimentação é importante, é o primeiro passo para uma saúde preservada, aliás o primeiro passo para uma vida bem mais leve!!!
    É impossível dizer que foi um trabalho fácil de produzir, porque não foi, eu particularmente tive muita dificuldade de fazer, se não me falhe a memória fiz três vezes, e o que eu achei que ficou mais articulado foi o de Gergelim. Então através de mim, eu sei o quanto meus colegas tiveram dificuldades pra fazer, claro! Tem pessoas que tem mais facilidade em tal coisa.
    Podemos concluir que: Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Talvez você já esteja cansado de ouvir a frase "você é o que você come", porém, não é mais do que a pura verdade. Até o estresse, a ansiedade e o humor se alteram de acordo com o que você ingere.
    Adquirir uma alimentação saudável requer quantidades certas, sem exageros e também sem exclusões, rotina de horários e alimentos que forneçam ao corpo: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio vitaminas e outros minerais. É importante verificar a qualidade dos alimentos para consumir produtos bons e que não façam mal à sua saúde.
    E agora? Agora você entra com o seu papel! Mas eu? Como? No seu papel de você ver se está agindo e passando informações corretas com relação a alimentação. VAMOS LÁ!!!!


    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Comentário da aluna: Anna Luyza Griebler Turma 20
    Primeiramente, desejo parabenizar o comentário de todas as minhas colégas, pois utilizaram argumentos convincentes, realmente ótimos, e informações necessárias para que melhor pudessemos compreender os danos que cada um desses alimentos apresentam, e que inumeras vezes, ao ingerirmos esses produtos não prestamos uma devida atenção sobre como esses alimentos podem ser prejudiciais a nossa saúde. Através destes comentários podemos compreender claramente que cada um destes produtos contém as ditas "gorduras ruins" como as gorduras saturadas que futuramente prejudicarão nossa saúde, pois estas são responsáveis por elevar o colesterol LDL, que podem nos levar á problemas cardíacos, obesidade, alto-colesterol entre outros.
    Devemos nos conscientizar, de que se quisermos ter uma vida plena e saudável, devemos ingerir somente alimentos saudáveis, dentre eles frutas e legumes, "hábitos saudáveis é igual vida saudável". Pais ou responsáveis tem o dever e a obrigação de incentivar seus filhos a terem uma alimentação saudável,e servirem como modelo para os mesmos, pois caso contrário, isso afetará futuramente a saúde das crianças.
    Para que possamos ter uma vida saudável, devemos priorizar nossas refeições, e para que isso seja possível devemos manter disciplina, força de vontade e limites. Você pode até dar umas "beliscadinhas" de vez em quando, desde que você mantenha o controle das qualidades. Tenha conciência e balanceie no dia seguinte, e para as crianças se for preciso, use a criatividade necessária, aprecie as refeições, convença-as que além de saborosas, a boa alimentação é fundamental. Crie situações que valorizem as refeições. Por exemplo: monte o prato em formato de desenhos...
    Para uma alimentação balançeada, algumas trocas são necessárias, como por exemplo: o refrigerante pelo iogurte, que seria uma boa opção, pois o iogurte, além de melhorar o funcionamento do intestino fortalece o sistema imunológico, previne dores e doenças em geral. Estas são algumas dicas para que tenhamos uma vida saudável e balanceada, sem os problemas que futuramente poderiam prejudicar nosso organismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da sua escrita colega Anna, e gostei também das dicas que destes para que possamos ter uma vida melhor. Achei maravilhosa a frase: "hábitos saudáveis é igual vida saudável". Muito bom!

      Excluir
    2. Parabéns pela sua escrita Anna , como foi falado em vários comentários sitados a cima, a vida saudável esta cada vez mais sendo mais procurada, porém muitos não se preocupam, o que é ... tendo uma alimentação fora dos hábitos saudáveis.. Por isto devemos sempre informar e buscar há ter uma vida mais saudável, cada dia mais garantindo o seu bem estar para a vida toda!!!

      Excluir
  16. Comentário da aluna: Anna Luyza Griebler Turma 20
    Após relatar sobre a importância de uma alimentação saudável, comentarei sobre o produto que escolhi: Refrigerante Fruki Guaraná. A partir da análise da porção de 200 ml (1 copo), o valor energético deste produto contém uma porção de 73 Kcal, esta bebida agrava quadros de gastrite, e aumenta os níveis de colesterol, é responsável também por uma maior incidência de cáries, além do que, beber refrigerantes com frequência só faz aumentar o consumo de calorias que não acrescentam nenhum nutriente que o organismo necessita, são as chamadas calorias vazias, pois, em média um litro de refrigerante tem cerca de 400 calorias, e na composição deste refrigerante podemos encontrar conservantes, acidulantes, antioxidantes, corantes, estabilizantes, umectantes, aromatizantes entre outras substancias não saudáveis se ingeridas em excesso.
    Ao fazer uma pesquisa mais detalhada, descobri que os conservantes são substancias que podem retardar o crescimento de microrganismos nos alimentos. Já os acidulantes são capazes de aumentar a acidez de um alimento ou conferir a ele sabor ácido, e elas também desempenham outras funções como regulador do PH.
    Os antioxidantes são as moléculas que inibem a oxidação de outras moléculas. Os corantes possuem uma finalidade capaz de modificar a cor de algum alimento, há também os estabilizantes que mantém a estrutura do produto e os umectantes que são os compostos capazes de absorver a umidade do ar, e os aromatizantes, por sua vez, tem a função de dar gosto e cheiro aos alimentos.
    Este refrigerante contém 18 g de carboidratos, que são a principal fonte de energia do nosso organismo, são também chamados de açucares como (sacarose, glicose, frutose...).
    A maioria dos carboidratos, após a digestão são transformados em glicose, que é o combustível das nossas células.
    Além dos carboidratos, esse produto contém 17 mg de sódio, que é um elemento de origem mineral, e se consumido em excesso acaba trazendo diversos danos á saúde como a retenção de líquidos, hipertensão e problemas renais.
    O refrigerante fruki é composto por: Água gaseificada, açúcar, extrato natural de guaraná, Acidulante, Ácido cítrico, conservante (benzoato de sódio) e corante de caramelo.
    Água gaseificada é o tipo de água que sofre um tratamento onde é adicionado dióxido de carbono, a água com gás pode provocar o aumento de peso. Porém, o que determina a verdadeira qualidade da água que bebemos não é o gás, mas o seu PH (potencial hidrogeniônico), e quanto mais acima de 7 for o PH da água, melhor, pois PHs abaixo de 7 indicam água ruim para a saúde (alta acidez, baixa alcalinidade). A água gaseificada causa o enfraquecimento dos ossos podendo levar a osteoporose.
    O extrato natural de Guaraná é obtido por um processo especial de secagem que mantém as substancias ativas integras e concentradas, de forma a diminuir a quantidade necessária para se obter os efeitos desejados.
    Os ácidos cítricos são uma espécie de ácido orgânico presente na maioria das frutas, sobretudo em cítricos como o limão e a laranja. O benzoato de sódio seria então, o sal de sódio do ácido benzoico e por fim o corante de caramelo que é uma complexa mistura de vários componentes obtida pelo aquecimento de carboidratos alimentícios.
    Considerando estas informações, fica claro e óbvio os maleficios que o refrigerante causa a nossa saúde, portanto devemos ingerir menos esta bebida e beber coisas saudáveis que nos proporcionam uma vida melhor, sem problemas que poderiam nos afetar não agora, mas talvéz, futuramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu comentário colega Anna, pelas informações e pela conclusão de sua escrita.
      Quero dizer que gosto muito de água gaseificada, mas me surpreendi em saber que ela causa o enfraquecimento dos osso e pode nos levar à ter uma osteoporose. Isso prova que muitas vezes gostamos de coisas e não sabemos o mal que elas nos fazem.
      Muito bom!

      Excluir
  17. Primeiramente queria parabenizar a todas as minhas colegas que aqui postaram seus comentários sobre os rótulos, percebi que todas conseguiram chegar á conclusão que se os seus alimentos de pesquisa prejudicam a saúde ou não; retomando, minha pesquisa/meu assunto se aglomera ao dos salgadinhos, no qual cheguei a conclusão que este alimento não é nada saudável ao nosso organismo, vejamos o porquê:
    Em suas composição há muita gordura, sódio (substância presente no sal de cozinha) e conservantes. Comê-los em excesso pode trazer riscos à saúde. Para termos uma ideia, em 100 gramas de alguns produtos é possível encontrar metade do sal que as pessoas podem ingerir em apenas um dia. Além disso, alguns tipos de salgadinhos contêm gorduras trans(tipo de gordura vegetal hidrogenada presente em alimentos industrializados). Pesquisas comprovam que aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuem os de colesterol bom (HDL). Com o tempo isso pode ocasionar doenças do coração, como infarto, e Acidente Vascular Cerebral (AVC), que pode levar á óbito.
    É importante lembrar que as guloseimas nunca substituem uma refeição, pois não fornecem a quantidade recomendada de vitaminas, minerais e proteínas para o desenvolvimento do organismo.
    Entretanto, para ser saudável é preciso manter a alimentação variada, sem esquecer de incluir frutas, verduras, legumes- que contêm vitaminas das quais o organismo necessita-, proteínas (presentes na carne, feijão e soja), cálcio (presente no leite e seus derivados) e fibras (encontrados nos vegetais e cereais).
    Bruna Gräbim Watthier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns colega Bruna W. pela sua escrita, gostei muito do modo como disse: "Cheguei a conclusão que este alimento não é nada saudável ao nosso organismo", pois deu sua opinião de que realmente isto não faz bem.
      Socializou muito bem os malefícios do salgadinho e os benefícios de outros alimentos que nos nutrem muito bem.

      Excluir
  18. Oi colegas, bom ! neste trabalhos sobre rótulos tive um conhecimento muito mais amplo, sobre aquilo que consumimos "quase" diariamente, o meu rótulo era sobre o salgadinho Doritos, esse é um salgadinho que não deve ser consumido diariamente,pois em sua composição há muita gordura,sódio e muitos conservantes. Ao invés de comermos salgadinhos,podemos comer por exemplo uma maçã que é rica em vitamina A, vitamina do complexo B. E também consumir uma pera que contém vitamina A ,vitamina C e sais minerais.
    COMENTÁRIO ALUNA JAQUELINE SENKER. Turma 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela escrita colega Jaqueline S., expôs sua opinião sobre que não faz bem comer Doritos, e ainda acrescentou sobre o que é bom comer.

      Excluir
  19. A Partir dos trabalhos com os rótulos me dei conta de que tudo o que comemos tem o seu lado ruim e bom, pois sempre devemos olhar os rótulos de cada alimento, devemos analisar cada alimento e ver o que ele causa em nosso corpo. Se você tomar um copo de refrigerante terá que tomar 32 copos de água para limpar as gorduras. Para termos um organismo em equilíbrio necessitamos do PH 7,0. Se for maior, o organismo envelhece rápido pelo fato de trabalhar mais para queimar essa sobra. E se for menos tem risco de ganhar câncer. Mas você já parou para pensar no que acontece com seu organismo depois que a Coca entra? O problema está no ácido fosfórico contido apenas em sua fórmula. Ao saborear uma Coca-Cola, você só não vomita graças ao ácido fosfórico presente na mesma, pois ele quebra o efeito do açúcar do refrigerante...
    COMENTÁRIO ESCRITO PELA ALUNA LAIS FREITZEN, turma 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns colega Lais pela sua escrita, em que citou importantes informações e a verdadeira verdade sobre a vilã Coca-cola!

      Excluir
    2. Muito bem colega Lais ! Você soube expor o que realmente é importante em relação ao refrigerante Coca-Cola! Com sua colocação garanto que muita gente vai pensar duas vezes antes de tomar algo tão prejudicial á saúde. :D

      Excluir
  20. Quero parabenizar a turma 20 pelos maravilhosos comentários e conclusões, com certeza cada informações exposta aqui ajudou a clarear a mente de cada um e tomar um postura diante esses alimentos, um ótimo aprendizado para a vida!

    ResponderExcluir
  21. ALUNA: Maiara Luisa
    turma: 20.
    Meu trabalho me chamou muito à atenção, fiz sobre o biscoito “Teens”, bastante consumido pelas pessoas. Ele traz coisas boas para nós, como proteínas, fibras, cálcio e vitaminas. É um biscoito melhor do que salgadinhos, claro, devemos manter cuidado, possui bastante gorduras, mas pelo lado positivo é um biscoito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela escrita colega Maiara, nos colocou o lado ruim, mas também o lado bom. Ainda bem que o Teens nos proporciona coisas boas, por que eu gosto deste biscoito.

      Excluir
  22. Comentário da aluna: Andrieli Morgana Batista turma 20
    Antes de tudo, gostaria de dar os parabéns para minhas colégas, pois a partir desses comentários pude compreender melhor o que estes produtos citados trazem de ruim para o nosso organismo, e como isso nos afetaria futuramente, e também foi de grande importância as dicas para ter uma alimentação balanceada, livre de problemas que poderiam ser grandes “vilões” com o passar do tempo.
    O produto que escolhi para minha pesquisa foi a Coca-Cola, e depois de concluir a pesquisa descobri e compreendi os malefícios que este produto apresenta, o valor energético deste produto é de 85 kcal, ou seja, a quantidade de energia que o nosso organismo receberá ao consumirmos.
    Este produto contém 21g de carboidratos, lembrando que o carboidrato seria a unica fonte de energia para o cérebro, porém os carboidratos são açucares e são formados por moléculas de carbôno. Contém 10mg de sódio, e o sódio unido com outro elemento forma-se o sal (cloreto de sódio).
    Em seus ingredientes, está a água gaseificada que é o tipo de água que sofre um tratamento e adicionamento de dióxido de carbôno (gás). Esse tipo de água se caracteriza por seu sabor amargo e por bolhas que surgem devido a presença de ácido carbônico. A água gaseificada causa o enfraquecimento ósseo, podendo levar a osteoporose (doença dos ossos).
    Tomar refrigerante pode dar dor de estômago, porém a água com gás não apresenta malefício algum. O câncer ocorre em um ambiente ácido, mas, não em ambientes alcalinos.
    Um copo grande de Coca-Cola equivale a 44 colheres de chá de açúcar, o refrigerante é prejudicial a saúde porquê contém muito açúcar, e o problema disso é que este tipo de substância faz com que o corpo entenda que está sendo nutrido, mas ele não está.
    Outro ingrediente é a noz de cola, este é um forte estimulante e antioxidante, que melhora a concentração, aumenta o poder de resistência e diminui o apetite, temos também a cafeína que é uma droga inofensiva, capaz de diminuir o sono e a fadiga e numa coca-cola de 350ml contém 30-35mg. Por fim temos o corante de caramelo IV, que é uma substância que da cor e sabor ao refrigerante, e se for ingerido em maiores quantidades é considerado potencialmente cancerígeno, estando relacionado ao câncer de pulmão, esôfago e sangue.
    Não faz bem a saúde, ingerir refrigerantes em excesso, pois a bebida não contém valor nutricional e esta repleta de cafeína, corantes e conservantes, além de altas taxas de açucar, os refrigerantes produzem uma revolução no organismo e em apenas uma hora é capaz de alterar a pressão.
    O PH do sangue é 7,35 - 7,45 e o refrigerante têm o PH de 2,5 e uma criança que toma um copo de refrigerante deve tomar 32 copos de água somente para anular o prejuizo do refrigerante, e também, a criança que ingere este refrigerante, possui menos quantidade de cálcio.
    Finalizo com uma dica de que seria ideal fazer uma troca na qual envolveria o refrigerante e o suco (por exemplo), pois o suco contém vitaminas e outros nutrientes que nosso corpo necessita e que evitam doenças de má nutrição, doenças estas que o refrigerante poderia causar ao nosso organismo, trazendo juntamente com ele as complicações futuras que só nos fazem mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooossa!!! "Um copo grande de Coca-Cola equivale a 44 colheres de chá de açúcar". Olha quanto açúcar!
      "Os refrigerantes produzem uma revolução no organismo e em apenas uma hora é capaz de alterar a pressão". Informação muito importante que eu não fazia ideia.
      Parabéns pela sua pesquisa e escrita, aprendi muito sobre a Coca-cola, você nos deixou claro que este refrigerante faz muito mal mesmo e nos deu informações valiosas.
      Muito bom!

      Excluir
    2. "O PH do sangue é 7,35 - 7,45 e o refrigerante têm o PH de 2,5 e uma criança que toma um copo de refrigerante deve tomar 32 copos de água somente para anular o prejuizo do refrigerante, e também, a criança que ingere este refrigerante, possui menos quantidade de cálcio."
      Quando relatei este fato aos meus familiares grande parte deles não acreditou por ser algo tão maléfico a saúde e por estar presente no nosso consumo deste refrigerante , que muitas vezes é diário. Quero destacar que gostei muito do seu comentário e aposto que muitas outras pessoa também, por ser objetivo, de linguagem simples e bem explicado.
      Parabéns colega Andrieli.

      Excluir
    3. Gostei muito de seu comentário colega Andrieli, quando você relatou: "a coca cola pode dar dor de estômago", lembrei, que isso ocorre seguidamente comigo, porquê, quando consumo em quantia excessiva a coca cola, meu estômago começa a doer, pensei que isso fosse normal, mas vejo que não é. Parabéns Andrieli, seu comentário esclareceu muito para mim sobre os principais malefícios da coca cola, vou tentar consumir menos do produto, pois nunca pensei que esse produto fosse TÃO prejudicial ao organismo.

      Excluir
    4. Gostei muito de todos os comentários referente a Coca-Cola, realmente abranjou tudo, mas podemos salientar que a Coca-Cola não é tão gostosa assim. Na verdade, ela contém algumas substâncias que causam dependência e que provocam uma sensação agradável de prazer e euforia. Trata-se de uma atitude desonesta e que visa somente o lucro, sem se preocupar com a saúde das pessoas. Infelizmente, assim é o mundo capitalista em que vivemos, onde a busca incessante por dinheiro é mais importante que o respeito pelos seres humanos.

      Excluir
    5. Parabéns Andrieli pela sua escrita.
      Quero acrescentar que o refrigerante (qualquer tipo) ao ser consumido com excesso fará muito mal ao organismo da pessoa,pois a bebida não contém nenhum valor nutricional e está repleta de cafeína, corantes e conservantes, além de altas taxas de açúcar. E As versões lights, apesar de estarem livres da substância, contém adoçantes artificiais, cujo consumo também não traz benefícios ao corpo. Os refrigerantes em apenas uma hora conseguem alterar a pressão, levar embora nutrientes essenciais para o organismo e ainda ajudam o corpo a acumular gordura. E uma pessoa ao consumir um copo de refrigerante, necessita de 32 copos de água limpa para anular o prejuízo que o refrigerante causou.
      Ana Paula- turma 20

      Excluir
  23. Aluna: Jaqueline Nino
    turma: 20

    Todos excelentes comentários, turma 20 esta de parabéns, todas estas informações deve ter servido de algo para o esclarecimento de dúvidas,assim como pra mim muitos alimentos comia sem medo achando com que não fariam nada de mal mas com estes trabalhos pude ver que pelo contrario podem ser bem ruins para a saúde e causar doenças perigosa,mas o bom de tudo isso é que temos e podemos que evitar estes tipos de alimento prejudicais a nossa saúde comendo de maneira mais moderada ,ou se possível ate cortar de nosso dia-dia.
    Tenho como exemplo o meu trabalho, pensar que o salgadinho de milho fandangos fosse assim algo prejudicial o que fosse de ate aumentar o nível de açúcar no sangue, acontecendo isso a pessoa que consume tenha uma elevada irritabilidade no seu dia, aumento de peso e ate a troca de humor. E apesar disso ele foge das normas da ANVISA que estabelece que no pacote deve ter no máximo 747 miligramas de sódio por 100 gramas do alimento, e este contem 779 miligramas de sódio em cada 100 gramas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Jaque N. pela sua escrita.
      O salgadinho de milho pode nos fazer mudar de humor? Simplesmente eu não sabia disso e acabei de aprender.
      Infelizmente,como você citou,este alimento possui mais sódio do que deveria ter, uma lástima!
      Muito bom!

      Excluir
    2. Aluna Ana Paula - Turma 20
      Muito boa sua escrita Jaqueline Nino.
      E juntamente com a nossa colega Mirella, eu não sabia que o salgadinho de milho pode nos fazer mudar de humor, acabei de aprender também.

      Excluir
  24. com está atividade de interpretação dos rótulos alimentares, constatei que antes de consumirmos qualquer alimento industrializado devemos olhar o rotulo e identificar os benefícios e os malefícios do alimento. Por tanto pude perceber que o alimento que peguei para a pesquisa que foi o salgadinho "DORITOS" é muito prejudicial a saúde, e não deve ser consumido diariamente, pois possui muitas gorduras, que podem causar vários tipos de doenças, ele aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL), o produto pode deixar o consumidor com pressão alta, diabetes, e se o consumidor for alguma criança pode até prejudicar seu crescimento. Assim percebo que este alimento é de auto risco a saúde, por isso quando consumido deve ser substituído por algum alimento que possui substâncias boas e benéficas para a saúde, por exemplo as frutas maça, banana, pera, que possuem vitaminas e outras substâncias saudáveis.
    COMENTÁRIO ESCRITO PELA ALUNA BRUNA FRANCIELI. Turma 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela escrita colega Bruna F. descreveu muito bem os malefícios do Doritos, e acabei de aprender que ele pode prejudicar o crescimento de uma criança.

      Excluir
  25. Alimento: Barra de chocolate Laka
    Alimento bom ou ruim?
    Para ver se qualquer alimento comprado é bom ou ruim devemos analisar o quadro nutricional, que é obrigatório ter na embalagem. E com o chocolate “Laka” não será diferente.
    Vamos primeiro analisar os carboidratos, que são bons para o organismo. Nesse quesito pela barra de chocolate não ter poucos, mas também não ter muitos carboidratos ela foi aprovada.
    Mas o segundo nutriente depende da quantidade que você vai consumir. Se você consumir um tablete o açúcar não vai lhe fazer mal, mas se você consumir uma barra inteira vai se sentir cansado, porque seu fígado vai ter que realizar um trabalho muito maior.
    As proteínas são recebidas de bom grado pelo nosso corpo. Mas a quantidade contida na barra de chocolate Laka é muito baixa.
    As gorduras totais não fazem um total mal a nós, já que nos dão a energia. Mas devemos lembrar-nos de não consumir mais do que gastamos! “Tudo que é demais é ruim”.
    As gorduras saturadas e as gorduras trans são por si só ruins, além de serem responsáveis pelo LDL, o colesterol ruim. E nessa barra de chocolate a uma quantidade muito grande de gordura saturada, pode-se dizer uma quantidade “banal” para o organismo.
    Já a fibra alimentar que é importante para limpar o organismo, inclusive de todas as coisas ruins que essa barra de chocolate nos dá, não há nada, absolutamente nada de fibras alimentares contidas na barra. E é por isso que demorará mais tempo a digestão da mesma.
    O sódio (que não há tanto na barra), que é o sal é muito ruim e se consumido muito pode até causar hiper tensão.
    Então vai da consciência de cada um se vai consumir ou não. Mas seria interessante comer em vez da barra uma fruta, como um abacate ou um maracujá, que por sua vez são ricos em fibras.
    Morgana Bonfanti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Se você consumir uma barra inteira vai se sentir cansado, porque seu fígado vai ter que realizar um trabalho muito maior". Não sabia disso, e já fiz a experiência de comer uma barra inteira em um pequeno espaço de tempo, mas não cuidei para ver se fiquei cansada, e é por isso que achei muito interessante essa frase colega.
      Parabéns colega Morgana pela sua escrita. Muito bom!

      Excluir
    2. Muito bom colega Morgana, aprendi muito com suas palavras. Com certeza a consciência fala muito e motivará a muitos a fazerem o que é certo. Parabéns!

      Excluir
    3. Obrigadas colegas!!! Me empenhei muito nesse trabalho!

      Excluir
  26. Turma 20! Belíssimos trabalhos apresentados aqui. Tenho certeza que todos estamos de parabéns!!! Pra mim grandes esclarecimentos foram feitos em relação a esses alimentos que tanto consumimos no nosso dia-a-dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade colega Morgana, todos nós estamos de Parabéns mesmo!

      Excluir
  27. parabéns turma 20! todos se dedicaram muito, com certeza todos aprenderam muito com esse trabalho,não somente sobre a importância de uma alimentação saudável, mas também aprendemos a auxiliar para que as nossas crianças de hoje não tenham um futuro prejudicado,mas sim um futuro saudável por ter bons hábitos alimentares desde pequenos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade colega Bruna G. "Auxiliar para que as nossas crianças de hoje não tenham um futuro prejudicado".

      Excluir
    2. Concordo Bruna Lais, a turma 20 está de parabéns! e nós como futuras professoras devemos ter o conhecimento da importância da alimentação saudável para que no futuro possamos aplicá-lo com nossos alunos.
      Ana Paula Schwértner

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Caros colegas e blogueiros,
    Nós da turma 20 do Curso Normal, estivemos estudando sobre os alimentos do nosso dia-a-dia; eu, particularmente, escolhi a bolacha recheada Mousse, toda feita de chocolate é uma delícia aos olhos e em sabor, mas deixa de ser tão deliciosa ao ser analisada em sua composição e em seus efeitos.
    Muitos pensam que é uma simples bolacha, mas não é tão simples assim. Só em analisar a sua tabela nutricional já encontramos diversos fatores que não são favoráveis a uma boa alimentação.
    Ao ser consumidos 3 biscoitos desta bolacha, colocamos em nosso corpo 146 kcal que é o equivalente a 7% do valor diário estimulado (2000 kcal) o que é muito para ser consumido de uma bolacha onde poderia ser priorizado o consumo de frutas, verduras ou até mesmo cereais na medida certa. Além de um auto valor energético, ela também contém um auto nível de sódio, o que prejudica o nosso organismo, pois mesmo sendo um produto com gosto adocicado, ele tem muito sódio em sua composição.
    É sempre bom lembrar que, nem tudo que brilha é ouro, ou seja, esta bolacha bonitinha na prateleira de seu mercado lhe agrada muito, porém se for analisado os seus ingredientes você ficará surpreso com tantos nomes estranhos e diferentes, que muitas vezes achamos inofensivos, mas que causam um mal danado.
    Dentre esses ingredientes irei destacar em minha pesquisa algo que me chamou muita atenção, que é a Gordura Vegetal Hidrogenada (GVH): é um aditivo alimentar, de intensa ação biológica, que, embora não esteja identificado de forma óbvia nos rótulos das embalagens, pode ter sua presença verificada ao se examinar os ingredientes desses produtos. A GVH não é um produto natural. A gordura hidrogenada é obtida através da hidrogenação industrial de óleos vegetais (que são líquidos à temperatura ambiente), formando uma gordura de consistência mais firme. Por suas características, ela melhora a palatabilidade e textura, e aumenta a vida de prateleira dos produtos, por isso é muito utilizada na indústria. A gordura hidrogenada também é usada por redes de fast-food e restaurantes para frituras.
    Produtos como margarinas, sorvetes cremosos, biscoitos, bolos, tortas, pães, salgadinhos, pipoca de micro-ondas, bombons, e tudo mais que contenha gordura hidrogenada, são fontes de gordura trans. Alguns produtos já foram reformulados a fim de eliminar essa gordura de sua composição. Apesar da resolução que obriga os fabricantes de alimentos industrializados a declarar a quantidade de gordura trans em seus produtos, as indústrias usam uma brecha técnica para continuar a vender produtos com gordura trans e ao mesmo tempo utilizar selos e "splashes" em suas embalagens declarando-os com "0% de gordura trans". É comum você ver estampada a alegação "Não contém...", "Livre de...", "Zero % de...", "Isento de..." ou similar. Isso porque se descobriu que a gordura trans é inimiga da boa saúde. Isso permite que o próprio fabricante arbitrariamente escolha qual o tamanho de 1 porção de seu produto para que a quantidade de gorduras trans por porção fique abaixo de 0,2g. Um fabricante de biscoitos, por exemplo, pode imprimir em sua tabela nutricional que os valores de 1 porção equivalem a 1/2 biscoito, e assim induzir o consumidor a acreditar que esse produto não contém nenhuma gordura trans.
    Uma maneira segura de comprovar a adição de gordura trans é a leitura da lista de ingredientes do alimento. Se contiver gordura vegetal hidrogenada, ou gordura vegetal, certamente contém gordura trans.
    Ou seja, os fabricantes tentam ENGANAR o consumidor, mas fique atento!
    Depois dessas superinformações espero que vocês analisem seus hábitos alimentares; não estou dizendo que devem deixar de comer algo, mas sim maneirar e procurar ingerir produtos naturais que tragam benefícios para a sua saúde e não malefícios.

    Obrigada pela atenção Jenaína Leonhardt

    ResponderExcluir
  30. Tenho acompanhado seus depoimentos. Parabéns! Provam de que o aprendizado acontece fora do espaço escolar através da tecnologia. Abraço

    ResponderExcluir
  31. Parabéns , colega Tauana K. , como muitas meninas da nossa idade AMAMOS BOLACHA DE GERGELIN , é foi essencial essa tua colocação neste trabalho , assim como eu e minhas outras colegas , tenho certeza que este foi mais um conhecimento adquirido por todos nós !

    ResponderExcluir
  32. Parabéns Bruna Gonçalves , pela sua colocação , concordo pois nos dias de hoje os produtos industrializados estão cada vez mais utilizados , Porém como futuras professoras devemos orienta-los, pois os produtos industrializados estão cada vez mais no mercado estes produtos que são de fácil alcance para as crianças, por isto devemos orienta-los agora no presente, pois a nossa saúde é bem precioso, e este bem devemos preservar ...

    ResponderExcluir
  33. Aluna Ana Paula - turma 20
    Primeiramente quero parabenizar todas as minhas colegas pelos seus ótimos comentários, adorei esse trabalho, pois agora possuo o conhecimento do que certos alimentos causam em nosso corpo, (pouco benefícios e muitos malefícios). Confesso que antes eu consumia muitos desses alimentos sem ter a noção do mal que muitas vezes eles nos fazem. Mas conforme o tempo vai passando, a nossa experiência nos ensina a fazer escolhas melhores, a nos preocupar menos com problemas pequenos e até ter uma alimentação saudável vão ganhando espaço na nossa agenda. E, depois de algum tempo, percebemos o quanto tudo isso faz diferença no nosso bem-estar, como por exemplo agora ao ler esses comentários, eu já possui a noção dos malefícios que eles nos trazem com o passar dos anos. Por isso que ao invés de comer um alimento citado pelas minhas colegas (que só lhes farão mal) recomendo a comer uma fruta como a maça, pois ela produz muita energia, diminui o colesterol, melhora o funcionamento pulmonar, mantém a pessoa magra, previne problemas respiratórios,e pode combater o câncer entre outros...

    ResponderExcluir
  34. ótimas colocações colega Tainara, realmente, antes de não conhecermos a complexidade de cada alimento, nós comíamos praticamente tudo( eu particularmente), depois de vários estudos, teorias e justificativas que realmente vemos o que estamos comendo e que fazem bem e como também que fazem mal para nosso organismo.
    Alimentação saudável é tudo uma forma de opção, se você opcionou se alimentar incorreto, você vai arcar com as consequências, como ao contrario terá uma vida cada vez mais leve!

    ResponderExcluir