terça-feira, 17 de junho de 2014

PASSEIO DE ESTUDOS URI 2014

Tornou-se um marco o passeio dos 2ºs Ano Politécnico aos laboratórios da URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões.
Depois do sucesso  e da carga de experimentos feitos, vamos escrever  um pouco desta maravilhosa aventura do conhecimento!










21 comentários:

  1. Nomes: Vanessa e Willian.
    Turma: 210
    Viagem
    No dia 17 de junho de 2014, fomos a um viagem para Frederico onde visitamos a URI a Universidade da cidade, onde tivemos varias palestra e uma que me chamou atenção foi a do Curso de Farmácia, é o sexto curso mais solicitado de vagas da região celeiro, depois do professor Eduardo ter-nos explicado quais as ares que o farmacêutico atua nos fez uma proposta da sabermos qual era nosso tipo sanguíneo, onde era dada uma picadinha no dedo, onde o sangue era colocado em uma lamina onde era colocados os soros Anti- A e Anti- B que são chamados de aglutinas, assim com o encontro do soro e o plasma do sangue era possível ver o tipo sanguíneo, e em outra lamina era colocado o soro Anti- Rh onde era mostrado se o sangue era positivo ou negativo. Dessa pesquisa notou- se que ouve mais tipo sanguíneo A e B positivo do que A e B negativo, mas teve também sangue O positivo e negativo.

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    1. Leonardo Kohlrausch Vargas
      Turma:210
      Esta experiência eu achava fácil vendo, mas lendo o texto da colega, percebi que existe um processo mais complicado, e que para realizar tal experiência é preciso ser uma pessoa capacitada, ou seja, ter passado por treinamentos no curso, provas, entre outras.
      Estas experiências foram realizadas por farmacêuticos em formação, e ainda acompanhado por um professor do curso de farmacêuticos.

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  2. Nomes: Jéssica Fernanda Santos Mann, laura Klein e Dalvana Neiwert
    Turma:210

    Neste passeio a URI-Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões conhecemos alguns laboratórios, o laboratório de anatomia fomos na sala onde foi explicado as partes do corpo humano como pulmão, coração e o cérebro, vimos também os ossos do nosso corpo. Depois fomos para onde os alunos fazem cortes dos órgãos, de início os alunos fazem cortes em órgãos de animais para depois poderem fazer em órgãos humanos. Ali na mesma sala os alunos fazem prova de Anatomia. Passamos para a sala onde conhecemos o cérebro de uma pessoa que estava preto e maior, devido ao produto usado, o formol. Na mesma sala podemos ver bebês que foram abortados com várias fases da vida, desde que era um embrião, conhecemos um bebê que foi abortado pela mãe e foi encontrado, mas é um bebê diferente dos outros e possui uma cor esverdeada devido não ter tido um aborto natural e sim forçado. Fomos para a sala ao lado onde vimos três cadáveres, uma mulher e dois homens que estavam com a cor preta devido ao produto. Os cadáveres são pessoas encontradas mortas em São Paulo e Rio de Janeiro, que são mandadas para a Universidade para ser feita pesquisas. Os cadáveres estão na Universidade a 3 anos, os corpos são mantidos em temperatura fria, vimos também um órgão de uma pessoa que estava em um congelador com formol. Este passeio foi um aprendizado para todos nós, pois nos trouxe vários conhecimentos.

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  3. Turma 210
    Nomes: Leonardo Vargas, Alan Gabriel e Jonatha de Jesus
    Nesse passeio de estudos fomos a URI, vimos os corpos em conservação no Formol. Com base nas explicações do professor concluímos que Formol é um gás produzido mundialmente em grande escala, a partir do metanol. O nível de Formol na atmosfera é geralmente abaixo de 0,001 mg/m³ em áreas rurais e em áreas urbanas é abaixo de 0,2/m³.
    Ele é utilizado em Resinas Sintéticas, Fenólicas e nas indústrias de madeiras. No passeio de estudos que fizemos, o formol é utilizado para conservar os corpos, ele deixa a pele escura, havia alguns corpos que estavam lá á 13 anos, o Formol tem um cheiro forte e também causa irritação aos olhos.

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  4. Nome: Rafael Volino e Gabriel Prates.
    Turma: 211
    Aos 17 dias do mês de Junho de 2014, os alunos do ensino médio do I.E.E. Érico Veríssimo de Três Passos/RS, viajaram com destino a Frederico Westphalen, onde se localiza o campus da URI (Universidade Regional Integrada).
    Os alunos foram calorosamente recebidos, por uma equipe muito carismática do campus da URI. Após a chegada, os alunos foram conduzidos até o auditório do campus, o mesmo tem capacidade para 850 pessoas sentadas.
    Em seguida, foram conduzidos até a Biblioteca do campus, onde ficaram impressionados com a grande quantidade de livros e informações lá armazenados.
    Após a visita à Biblioteca, foram conduzidos até o Laboratório de Química Industrial, um dos mais de 80 laboratórios que permanecem em funcionamento no campus.
    No Laboratório de Química, abordaram vários assuntos sobre "Reações Químicas". Fizeram experiências como o "Teste da Chama", do qual explica o a "Teoria do salto quântico".
    Tal teoria, explica que quando excitados, os elétrons de um átomo saltam de uma camada interna até uma camada mais externa, e quando retornam, liberam energia em forma de luz ou calor.
    Foram produzidos também teste de solubilidade, nível de PH e combustão.
    Após todos os experimentos realizados no Laboratório de Química Industrial, os alunos foram conduzidos ao Laboratório de Anatomia, onde conheceram órgãos sintéticos feitos para estudo, abordaram assuntos de saúde, e viram cadáveres que são utilizados para estudo, que são guardados em Formol.
    A última visita foi a um dos laboratórios de farmácia, onde puderam conhecer as várias áreas em que a Farmácia se encaixa, puderam também conhecer o processo para verificar o tipo sanguíneo e o Fator de RH.

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  5. OBS: Esqueci do Luis Seguetto, que é do nosso grupo.
    Rafael Volino.

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  6. Nomes: Vinícius Müller e Thalis Alex.
    Turma:210
    Ametista- A Cidade das Pedras
    No dia 17 de junho de 2014, fomos para um passeio de estudos e passamos por Frederico onde conhecemos a URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões). Em seguida fomos para Ametista, a cidade das pedras, onde visitamos o museu.
    Foi onde uma moça nos explicou que a Pedra custava em Média de 4 à 20 Dólares o Quilo, onde a pedra mais escura custava mais do que a pedra mais clara, e, quando a pedra mais clara exposta ao calor ficava mais escura.
    Então, entramos em um túnel onde, vimos várias pedras, todas em tamanhos e formatos diferentes. Para nós elas podem não ter grande significado ou importância, más para eles que talvez ficam dias, meses ou até anos escavando elas tem grande importância.
    Portanto, acredito que nosso passeio de estudos, foi importante em nossa aprendizagem por termos descoberto novas experiências, tanto na URI, quanto em Ametista.

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    1. Lucas Gustavo Sommer.
      Turma:210
      Além disso ,tivemos a possibilidade de ver a maior pedra já encontrada,mas é uma pena que não podia tirar fotos para recordação.

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  7. Nomes: Marcos Prediger, Geovane Hionton, Fernando Habitzreiter, Daniel Binsfeld
    turma: 210

    Na Terça-Feira dia 17 de junho de 2014, nos fomos visitar a universidade da URI, em seguida a cientista do laboratório de química mostrou para nos como deixar o fogo com cores diferentes, o primeiro procedimento da cientista foi colocar sal de cozinha com álcool em u frasco, e espirou aquele liquido em uma chama ja acesa que o fogo se tornou amarelo. Na sua segunda experiencia a moça colocou sulfato de cobre com álcool, e saiu um fogo verde . Em seguida a cientista fez cloreto de estrôncio com álcool, e novamente espirou o liquido no fogo, a chama saiu com a tonalidade vermelha. Nos gostamos muito das experiencias feitas no laboratório e fora do laboratório, uma grande aprendizagem.

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  8. NOMES: Daiana Streit, Bruna Lang, Delis Andrade
    T-211
    Em viagem de estudos realizada no dia 17 de junho de 2014, com os alunos do segundo ano do ensino médio politécnico, do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, para a URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), tivemos a oportunidade de conhecer parte de sua estrutura e de seu funcionamento que disponibiliza 6 campus, 51 cursos de graduação, 250 projetos de pesquisa e 75 grupos de pesquisa.
    Inicialmente conhecemos o auditório que é a porta de entrada e saída dos acadêmicos, logo após seguimos até a biblioteca que apresenta um acervo composto por livros, CD-ROM, monografias, teses e dissertações. Seguimos então para o laboratório de Química, lá a professora Paula demostrou experiências realizadas no curso de Química Industrial da Universidade.
    Após fomos conhecer o laboratório de Anatomia que é utilizado pelos acadêmicos dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Educação Física. Lá verificamos fetos que estão em exposição em vidros com componentes que os conservam, informações constam que apenas um dos fetos foi morto por aborto provocado que foi encontrado dentro do vaso sanitário de um ônibus, ele possui uma cor azulada recorrente dos produtos de limpeza utilizados para a higiene de banheiros, diferente dos outros que foram abortos espontâneos em diversas fases e tempos da gestação que possuem uma coloração natural de um bebê.
    Podemos visualizar um cérebro humano que está com sua coloração e formata alterados decorrentes do contato com os produtos como o formol utilizados para conserva-lo. Na sala ao lada estavam armazenados os 4 corpos humanos, estão guardados em um tipo de tanque aonde ficam submersos por formol e outros componentes que os conservam, um sistema hidráulico retira-os de dentro do tanque para podermos vê-los.
    O primeiro corpo era de uma mulher que está sendo retirada toda sua pele para ficar a mostra somente a parte muscular, o segundo é um homem que está sem nenhuma alteração no corpo, e o terceiro que também e um homem está aberto na região do abdômen ficando os órgãos a mostra. E o quarto e último corto também masculino está picado é geralmente usado em provas de Anatomia.
    Ao terminar a visita no laboratório de Anatomia nos dirigimos até uma sala aonde recebemos informações sobre o curso de Farmácia com o coordenador do mesmo Carlos Eduardo, tomamos conhecimento do campo de atuação de um Acadêmico da Farmácia e em seguida fizemos com os alunos do curso testes sanguíneos.
    Sendo assim queremos agradecer primeiramente a direção da Universidade, aos professores e funcionários que nos auxiliaram nesse passeio pelo Campus. E agradecemos principalmente a nossa professora Margarete que organizou e nos acompanhou nesse passeio de estudos que nos proporcionou maior conhecimento.

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  9. Nome: Mateus Bueno;
    Turma: 211.
    Aos 17 dias do mês de Junho de 2014, os alunos do ensino médio do I.E.E. Érico Veríssimo de Três Passos/RS, viajaram com destino a Frederico Westphalen, onde se localiza o campus da URI (Universidade Regional Integrada).
    Eu não participei desta viagem, mas nos comentários dos colegas percebe-se que a viagem foi de um vasto conhecimento, e mesmo não tendo ido deu para perceber que valeu a pena cada minuto! E pelas imagens fica ainda melhor.

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  10. Nomes: Lucas Rasche e Emanuel Radisck.
    Turma:210.

    Laboratório de Anatomia.

    Este passeio de estudos nos oportunizou de visitar quase todos os laboratórios da universidade da URI.
    Mas o que mais nos chamou atenção foi o laboratório de Anatomia na qual eu e meu colega gostamos muita da profissão. Com base nas explicações do professor concluímos que Formol é um gás produzido mundialmente em grande escala, a partir do metanol que ajuda para a conservação dos corpos.
    O professor falou tudo sobre Anatomia ensinando que é o ramo da Biologia que estuda a estrutura e a organização dos seres tanto externo quanto interna.Também mostrou para os alunos os corpos dentro de uma especie de refrigerador que fica 24 horas dentro do formol.
    Portanto, acreditamos que nosso passeio de estudos, foi importante em nossa aprendizagem por termos descoberto novas experiências, e a explicação para as nossas duvidas.

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  11. Nome: Ana Luiza Dalferth, Anderson Juliano e Eduarda Nessler
    Turma: 211

    No dia 17 de Junho, fomos até a URI(Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), tivemos a oportunidade de conhecer parte de sua estrutura e de seu funcionamento que disponibiliza 6 campus, 51 cursos de graduação, 250 projetos de pesquisa e 75 grupos de pesquisa. Onde visitamos primeiramente o auditório que é a porta de entrada e saída dos acadêmicos, em seguida fomos até a biblioteca, em seguida fomos ao laboratório de Química Industrial onde a professora Paula fez 4 experimentos e um deles nos chamou a atenção que é o de deixar o fogo com cores diferentes, o primeiro procedimento foi colocar sal de cozinha com álcool em um frasco, e espirar aquele liquido em uma chama já acesa que o fogo se tornou amarelo. Na sua segunda experiencia ela colocou sulfato de cobre com álcool, e saiu um fogo verde . Em seguida fez cloreto de estrôncio com álcool, e novamente espirou o liquido no fogo, a chama saiu com a tonalidade vermelha. Depois é claro fomos até o Laboratório de anatomia onde vimos os cadáveres também verificamos fetos que estão em exposição em vidros com componentes que os conservam. Mais tarde fomos a uma sala onde foi feito uma palestra com o coordenador Carlos Eduardo e testes para ver o tipo sanguíneo. Queremos Agradecer a Universidade que abriu as portas para nós obter um conhecimento mais aprofundado, e agradecer principalmente professora Margarete que organizou e nos acompanhou nesse passeio de estudos que nos proporcionou mais conhecimento.

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  12. Componentes: Felipe Schirmann e Renan Dillenburg.
    Turma: 211
    No dia 17 de junho, componentes das turmas 210 e 211, do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo se deslocaram até a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, em Frederico Westphalen.
    Lá tivemos a oportunidade de conhecer parte de sua estrutura e de seu funcionamento que disponibiliza 6 campus, 51 cursos de graduação, 250 projetos de pesquisa e 75 grupos de pesquisa.
    Inicialmente conhecemos o salão de atos, logo após seguimos até a biblioteca, depois para o laboratório de Química, lá a professora Paula demostrou experiências realizadas no curso de Química Industrial da Universidade. Após fomos conhecer o laboratório de Anatomia que é utilizado pelos acadêmicos dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Educação Física.
    Nos dirigimos até uma sala aonde recebemos informações sobre o curso de Farmácia com o coordenador do mesmo Carlos Eduardo, e em seguida fizemos com os alunos do curso testes sanguíneos, onde o objetivo era descobrir ou confirmar o teste sanguíneo.
    Temos só a agradecer a URI e a nossa professora Margarete que nos proporcionaram um amplo conhecimento.

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  13. Componentes: Herton Deuner e Jardel Henrique
    Turma: 211
    Viagem de estudos.

    No dia 17 de junho de 2014, os alunos do instituto estadual de educação Érico veríssimo turmas 210 e 211, foram para Frederico Westphalen para fazer uma viagem de estudos na URI (UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSOES) onde o professor Fabio nos recebeu e foi nos mostrar o auditório da URI, ali ele nos falou sobre os cursos e falou um pouco de como seria nosso passeio de estudos, ao longo da manhã passamos pela biblioteca, laboratório de química industrial, laboratório de anatomia, onde vimos cadáveres, logo após isso feito passamos para o laboratório de farmácia, ali foi feito primeiramente uma pequena explicação sobre as áreas que a indústria farmacêutica abrange, depois disso o reitor do curso de farmácia pediu para nos se alguém de nós queria saber seu tipo de sangue, como um exame rápido feito por seus alunos, por vez ia lá, um homem furava o dedo do aluno e colocava o sangue numa lamina de microscópio e passava um liquido que reagia coagulando o sangue e assim eles conseguiam identificar nosso tipo sanguíneo.
    Cerca de 20 alunos participaram do experimento os tipos mais comuns eram A+ (Ar+) e O+ (ORh+) e ouve um caso de um aluno que teve que repetir para ter certeza, pois seu sangue era AB+ (ABRh+).
    Depois disso se dirigiram até a cidade de Ametista do Sul, de certa forma a viagem foi boa e com muitos conhecimentos novos adquiridos e agradecemos a URI e a nossa professora pelo passeio que foi feito no dia.

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  14. Nomes: Pierre Becker e Rafaela Faccin
    Turma: 211
    No dia 17 de junho de 2014, nos da turma 211 fomos fazer um passeio na URI (UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSOES) em Frederico Westphalen, lá fomos bem recebidos pelos funcionários que trabalham lá.
    A universidade dispõe de 26 laboratórios totalmente equipados para aulas praticas, e mais de 250 convênios com farmácias, drogarias e indústrias de medicamentos. A universidade contem 23 professores, onde 42% são mestres e 16% especialistas na área.
    Além disso, a URI abrange um universo de mais de 100 municípios do Rio Grande do Sul eo oeste de Santa Catarina. A URI é uma universidade completa que forma grandes profissionais qualificados.
    Foram visitados dois laboratórios um de química e o outro de anatomia, também visitamos a biblioteca. Ainda os alunos presentes que não sabiam seu tipo sanguíneo tiveram a oportunidade de fazer o teste para saber seu tipo sanguíneo a Rafaela que fez o teste apontou AB positivo. Para quem queria fazer o teste tinha que primeiro passar um algodão com álcool na ponta do dedo e após deram uma picadinha para sair uma gotinha de sangue, o sangue um aluno na área de farmácia o pegou para fazer o teste. O tipo que mais saiu foi o AO positivo.


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  15. Nomes: Leonardo Damschi e Luciano Canova
    Turma: 210

    Na viagem para Frederico Westphalen no dia 17 de junho, com as turmas 210 e 211 para a URI, realizamos 4 atividades de química e vamos relatar a decantação da gasolina.
    Na experiência foi utilizado 1 funil de decantação, 50 ml de gasolina e 50 ml de água que foram medidos precisamente em um tubo de ensaio.
    Para realizar a experiência foi colocada a gasolina no funil e depois a água. A extremidade superior do funil foi tampado para não haver perigo de ter pressão e acontecer um acidente.
    Foi esperado 1 minuto para o efeito acontecer completamente e no fim deste tempo vimos que a água ficou embaixo e a gasolina em cima. O funil foi aberto e cuidadosamente os dois líquidos separados. Então foi medida a quantidade de gasolina e só havia 40 ml e a água se misturou com o álcool contido na gasolina, resultando em 60 ml.

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  16. Nomes: Suélen e Jessica
    Turma: 211
    Passeio a Ametista
    No dia 17 de junho de 2014 os alunos da turma 211 junto com a 210, pela parte da manhã as 6:30 horas saímos de Três Passos a uma viajem de estudos para Frederico W. na Universidade Campos URI.
    Passamos a manhã toda observando tudo na URI, depois almoçamos no Bundinha's Bar e pela parte da tarde pelas 13:30 horas fomos a um passeio ate Ametista, ao chegarmos la fomos até o museu onde tivemos explicações sobre as rochas.
    Logo em seguida fomos a para a mina de pedras onde pudemos observar varias pedras preciosas e brilhantes, ao sairmos da mina entramos na lojas shopping das pedras onde tivemos informações sobre o valor de algumas pedras e o valor que cada brilhante possui.
    Depois presenciamos um ambiente (mirante) que dava para contextualizar o relevo e a estrutura ao redor.
    Observamos tudo, e adiante fomos até a cidade de Ametista para ver os outros shopping mais em função da copa do mundo, onde no dia a seleção brasileira jogou as lojas estavam todas fechadas e em seguida fomos a ruma a Três Passos.
    O passeio foi bom, construtivo e realmente uma viajem de estudos, podemos observar, aprender coisas novas de Ametista quanto da URI, espero a próxima viajem.

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  17. Nome: Lucas Gustavo Sommer
    Turma: 210
    Na viagem feita para FW foi feita uma experiência com a gasolina para medir a quantidade de álcool. Materiais utilizados: Funil de decantação, tubo de ensaio, gasolina, e água. Primeiro foi colocado 50 ML de gasolina no funil de decantação. Após isso foi adicionado 50 ML de água e como o álcool se mistura mais facilmente com a água, ele se separou da gasolina, depois foi colocado o tubo de ensaio embaixo do funil e ele foi aberto. Após toda a água com álcool sair do funil de decantação, foi medido e verificou-se que havia 10 ml de álcool em 50 ml de gasolina.

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  18. Nomes : Karin eTiele 211
    Laboratório de anatomia :
    No dia 17 de junho as turmas 211 ,212 e 213 visitaram o campus da URI em Frederico Wesphalen , onde abriram as portas para nossa viagem de estudo.
    Em que fomos muito bem recebidos visitando vários laboratórios ,biblioteca ,salao de atos.
    No laboratório de anatomia fomos bem recebidos em senhor chamado Flavio que nos guoi e apresentou o laboratório e deu todas as explicações e também esclareceu duvidas .
    Onde quando entramos nos apresentou a sala onde são então realizadas as aulas teóricas e ao lado outra sala onde são realizadas aulas praticas .Depois fomos a uma sala onde ele mostrou peças de órgãos semelhantes do nosso próprio corpo , como o ex o celebro , o coração com ponta de safena e inchado .Os esqueletos mostrando ossos e músculos do ser humado .
    E também em uma prateleira fetos desde uma semana entre outos , que estavam dentro de um vidro conservados com formou.
    Um feto se destacou entre todos porem apresentou uma cor azulada o guia então nos declarou que aquele feto teria sido encontrado dentro de um banheiro de um ônibus após a limpeza do mesmo tinha então ainda com o cordão enrolado no pescoço . Resultado de um aborto mal feio.
    Depois emcamilnhados ate uma sala onde havia três corpos dois homens e uma mulher que então seriviam para estudo eram indigentes , enviados ate la então foram passados pelo procedimento com formol e outros produtos . ao lado havia partes de corpos também separados e também conservados que tinham mal cheiro.
    Gostamos muito de conhecer , a ainda de trazer conhecimento , fomos muito bem recebidos acredito que nossa viagem de estudo foi muito importante para nosso aprendizado

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