domingo, 28 de setembro de 2014

VIAGEM DE ESTUDOS DO CURSO NORMAL PARA A PUC E JARDIM BOTÂNICO POA


Esta viagem teve como finalidade a análise de dois ambientes que se dedicam em cumprir atividades de pesquisa, conservação e educação ambiental.
O Jardim Botânico, considerado um dos cinco maiores do Brasil, oferece um berçário ecológico de espécies vegetais nativas do Rio Grande do Sul, as quais são identificadas e catalogadas facilitando a compreensão de cada espécie no percorrer das trilhas. Considerando que muitas delas encontram-se ameaçadas de extinção, como por exemplo, a erva-mate (Ilex paraguariensis). No estado ocorrem nas Missões, Alto Uruguai, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio e Encosta Inferior do Nordeste. Considerada árvore símbolo do Rio Grande do Sul pela Lei nº 7.439, de 08 de dezembro de 1980; protegida em formação florestal pelo Código Florestal Estadual-Lei 9.519, 21 de janeiro de 1992. Também neste local está à disposição para visitas, o serpentário, com algumas espécies que se encontram a disposição para apreciação. Comporta atualmente, segundo o guia; 450 cobras de 13 espécies diferentes, onde 50% do veneno são usados em antídotos de Instituto do Rio de Janeiro.
Em seguida nos deslocamos ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, eleito o oitavo melhor museu do Brasil. O local permite interação e observação com mais de 700 experimentos que demonstram fenômenos químicos, matemáticos, físicos e biológicos. Dentre eles destacamos o giroscópio humano, que simula a ausência de gravidade; o Gerador de Van Graff, que, através de uma corrente eletrostática, deixa de cabelo em pé quem colocar a mão sobre uma cúpula; o planetário que proporciona a exploração do universo e também o desenvolvimento embrionário humano, com embriões e fetos, sem esquecer que toda a pesquisa escrita está à disposição, basta apertar um botão que aparece tudo na televisão ou microscópio.  























































133 comentários:

  1. Poder participar desta viagem foi um privilégio imenso, pois nos proporcionou muitas experiências novas, que nem pensávamos encontrar por lá. Primeiro o Jardim Botânico, um lugar lindo muito bem cuidado e com muitos encantos a sua volta, onde o que mais me impressionou foi a beleza do lugar, com animais lindos como os cisnes negros, as tartarugas, serpentes e até o esqueleto da girafa, fora todas as plantas, árvores e lagos que tinha lá. Conhecemos também o museu, com tantas coisas belas dentro, um apanhado riquíssimo da história. Depois visitamos a PUCRS, mais precisamente seu museu, onde não sabia para onde olhar primeiro, eram muitas coisas belas, pude participar do Planetário e do Gerador de Van Graff, duas experiências inesquecíveis para minha vida. Além de todas as outras experiências, jogos e tudo mais que lá estava exposto para todos verem. Acredito que esta viagem deve ser realizada todos os anos ou a cada dois anos, pois as experiências que tivemos a partir dessa viagem são únicas na vida de todos, recomendo a todos conhecerem esses lugares lindos, que estão aqui bem próximos de nós. Beijos Profe Marga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo o comentário da Débora depreendi que foi um privilégio enorme participar dessa viagem, primeiramente porque, bom, todos nós sabemos que a beleza vai de cada olhar, não é!? Pois é, mas a discordâncias, calma que eu vou explicar! Quando falamos em belezas estamos nos referindo a muitas coisas, ao menino bonito, a menina bonita, ao passarinho amarelo... São enes situações, mas neste caso estamos nos referindo diretamente a beleza dá nossa natureza, da nossa ciência e as coisas que as cercam. Mas de maneira nenhuma podemos esquecer dos animais, pois é eles que usufruem das belezas da natureza, pensam e reflitam: o que seria do nosso mundo sem os animais? Praticamente nada, é eles que dão vida, eles pensem e analisam cada passo do ser humano.Então isso tudo não é fantástico?
      Creio eu, que o museu é um lugar abundante de coisas antigas, fatos que já aconteceram, então penso eu que lá vocês adquiriram muitos acontecimentos que favoreceram para conhecer melhor a nossa história e o que já estava presente muito no nosso mundo , quem sem sombras de dúvidas devemos saber. Vendo a esse ângulo podemos concluir que o museu é um lugar onde você não só aprende na teoria, mas você consegue ver as coisas, e isso é importante, principalmente para uma criança, porque ela vai observar essa "coisa" de que você está falando , e é mostrando como é que eles ganham prazer em aprender.

      Excluir
    2. Que bom Debora, poder ler um comentário retratado a partir de uma experiência, no caso o seu, porque assim fico conhecendo muito mais do que não tive experiência. Parabéns!

      Excluir
    3. Verdade colega Tauana, é proporcionando o olhar e a prática à criança que ela compreende muito melhor. Concordo com vocês, o museu deve ser um lugar muito bonito e cheio de coisas abundantes para se ver.

      Excluir
  2. Na última sexta-feira (26/09) pude participar de uma viagem fantástica e deslumbrante, onde garanti muitos conhecimentos e pensamentos novos.
    Vamos começar pelo majestoso Jardim Botânico, onde plantas, árvores e animais vivem em constante harmonia com a natureza, onde serpentes e cobras são como “obras de arte”, mas com um significado totalmente diferente, ou seja, estão lá para mostrar que assim como nós, seres humanos, eles também querem viver. Também achei interessante os animais empalhados do pequeno museu, pois cada um de nós conheceu um pouco mais de sua respectiva história e porque alguns deles já estão extintos. Tudo isso que citei, faz parte da natureza e toda sua glória, mostrando assim como a mesma deve ser preservada, para que no futuro possamos ensinar nossas crianças à arte da biologia e da ciência.
    Em segundo plano fomos ao museu da PUCRS, outro lugar incrível, que além de possuir super experimentos, tivemos o privilégio de vivenciar como é a vida em outros planetas e de como as estrelas são estranhas e misteriosas, isto tudo através do planetário. Também assistimos uma aula de eletrostática, que foi muito importante para adquirir conhecimentos, sobre tudo que gira ao nosso redor.
    Enfim, este passeio foi muito prazeroso e interativo, e espero principalmente que isso sirva de lição para nosso futuro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi que o colega Tiago focalizou muito a natureza como augi dessa viagem. Concordo totalmente com ele, pois onde vamos sempre está a presença dela e também a presença dos animais.
      Eles foram também para o museu PUCRS, onde acredito eu que é um lugar muito dinâmico e que podemos interagir com experiências, e um local de muita cultura e para todas as idades, Olhando as fotos percebi que esse Museu é grande e bem diversificado, ótimo para levar crianças para conhecer coisas diferentes de maneiras diferentes.

      Excluir
    2. Muito bonito da sua parte Tiago mencionar que cobras são arte, e é verdade mesmo, mesmo que sejam perigosas, venenosas e muitas vezes nojentas, por causa da sua pele fria, e seu jeito de ser que nos remete medo, elas ainda assim exalam beleza de cores, texturas e formas em seus corpos, e querem apenas viver, como nós, seres humanos.
      Adorei a parte que você, Tiago, falou sobre como é a vida em outros planetas, e como são estranhas e misteriosas as estrelas, coisas que eu não sabia.

      Excluir
    3. Gostei do seu comentário Tauana, e concordo com você, pois acho que deve ser um lugar muito lindo, rico em conhecimento e experiências, e o melhor, como você mesma disse. é pra todas as idades, e isso prova que não há idade para aprender, pois estamos sempre aprendendo...

      Excluir
    4. Muito bom Tiago, foi realmente uma viagem incrível, dotada de muitos conhecimentos a cerca da natureza e seus habitantes, muito interessante o que você citou das cobras, pois se elas estão lá, elas são uma obra de arte, como você disse. Também gostei do planetário, foi uma experiência fantástica

      Excluir
  3. No dia 26 de setembro do ano de 2014 tive a grande oportunidade de realizar esta viagem de estudos à cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a qual foi extremamente cativante e interessante, despertando ainda mais minha curiosidade. Foi importante não apenas por ser minha primeira viajem a capital de nosso estado, mas também pelo grande valor de aprendizado que se teve ao visitar os museus e ter acesso a todas as informações que nos foram dispostas. A beleza encontrada na natureza viva do Jardim Botânico é simplesmente fantástica. Estando lá parecia que estávamos de fato em meio a natureza, apreciando as belas aves e tartarugas formosas nadando pelos lagos, não em um jardim montado em meio a um centro urbano. Outro ambiente interessante é o serpentário, o qual possui várias espécies de cobras e todas as suas informações, sendo possível visualizar e até fotografar, cada animal bem de perto. Partindo para o museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, o que se encontra é um incrível mundo digital e tecnológico. A característica principal é a maneira com a qual se pode interagir em todas as exposições, tornando nosso conhecimento ainda mais rico, afinal o que pode ser sentido e vivido, é memorizado mais facilmente. As experiências são fantásticas. Tudo muito colorido, bem iluminado, mantendo informações e descrições claras para fácil entendimento do público. Em suma, esta viagem foi enriquecedora. Com certeza se pode agregar muito conhecimento, despertando em cada aluno a vontade de querer voltar aos lugares visitados e viver tudo novamente, só para viver os bons momentos e aproveitar ainda mais as aprendizagens. A viagem foi ótima, muito interessante, muito divertida e com ótima companhia, pois quando estamos entre amigos, estamos bem. Adorei tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, achei muito importante o que você falou, sobre que vocês puderam tirar fotos do serpentário, isso é uma grande oportunidade de levarmos para casa um "pedaço" do que vivemos e vimos.

      Excluir
    2. E também ressalto: Que bom que teve a oportunidade de conhecer pela primeira vez a capital, pois assim se pode fazer um paralelo entre cidade pequena e cidade grande, analisando as diferenças de diversos aspectos.
      Concordo com você, o que é sentido e vivido é mais fácil de se memorizar, porque quem sente, com certeza não esquece, daí vem a importância dos sentimentos e emoções!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nós normalistas tivemos a imensa sorte de desfrutarmos deste agradável passeio, que nos encheu os olhos de belas paisagens e inúmeros conhecimentos, que foram muito bem aproveitados durante toda a viajem. Começamos com a ida ao jardim botânico, podendo desfrutar da natureza e seus bens todos conservados, árvores e plantas incríveis, tanto como também os animais que vivem ao seu meio em plena harmonia, achei lindos os cisnes negros, as tartarugas, peixes e aves que antes não tinha visto. Adorei o museu de ciências naturais, onde haviam animais empalhados e em sua estrutura óssea, muitas informações sobre eles como se fosse uma história, começando pelos animais já extintos e indo para os que encontramos nos dias de hoje, fazendo-nos entrar em um “universo” diferente do que estamos acostumados. Após se dirigimos até o museu da PUCRS onde hoje me privilegiei em entrar, uma era de tecnologias muito avançadas, onde a física tomava conta do ambiente e transformava tudo em eu “mundo de sensações”, onde a cada passo que dávamos nos deparávamos com diferentes experimentos, que me ajudou a compreender como muitas coisas acontecem. Inúmeros foram os conhecimentos que tivemos, amei a parte da astronomia, onde tinha os planetas do sistema solar em sua real organização, o planetário em que viajamos na imaginação como se estivéssemos viajando entre galáxias, como num sonho.
    Tenho a exata conclusão de que foi realmente tudo muito proveitoso, e com toda a certeza repetiria esta viajem, pois a todos momento estamos em sintonia com a aprendizagem e indo para Porto Alegre para visitarmos estes ambientes foi bastante proveitoso e fico feliz por poder ter ido neste passeio em busca de aprendizagens múltiplas, sem esquecer das várias ideias que tiramos para trabalhar em sala de aula com nossos alunos, muitos joguinhos e atividades diferenciadas para auxiliar no passar de conhecimentos!
    Muito bem Professora Marga... Todos saíram satisfeitos com seu trabalho e incentivou muitas de nós! Abraços! 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei que ressaltou um "mundo de sensações", os sonhos de viajar entre galáxias e conhecer o sistema solar em sua REAL organização, isso nos mostra que a viajem foi muito boa e prazerosa. O real é muito importante, pois nos aproxima cada vez mais do que é quase, mas não impossível.
      Que bom que conseguiram levar as experiências e ideias para dentro de sala de aula.

      Excluir
  6. Este passeio realizado no dia 26/09 foi muito produtivo pois aprendemos muito nos dois lugares que visitamos juntamente com a turma 20 do Curso Normal, no primeiro momento, na parte da manhã visitamos o Jardim botânico de Porto Alegre onde podemos ver muitas coisas interessantes como animais que não estão presentes em nosso cotidiano (cisne negro, tartarugas e serpentes) e também várias arvores incríveis que não conhecia. Outra parte muito interessante foi a vista ao Museu de Ciências Naturais aonde encontram-se muitas informações sobre os reinos animal e vegetal, como também animais empalhados que podem ser vistos e fotografados bem de perto.
    Outro momento muito interessante e enriquecedor foi a visita ao museu da PUCRS onde podemos interagir e muito com jogos, vídeos e experiências que acabaram ajudando a sanar muitas dúvidas, outra parte muito interessante foi o planetário que nos fez sentir como se estivéssemos no espaço.
    Com toda certeza essa viagem foi muito interessante e proveitosa, pois podemos conhecer além da nossa realizada e assim no futuro poder repassar essas experiências aos nossos futuros alunos. Não posso deixar de citar que foi muito bom estar perto de pessoas tão especiais como as colegas da turma 30, 20 e as incríveis professoras Fátima, Jura e em especial a profe Marga que organizou essa incrível viajem!
    Obrigado e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você ressaltou foi muito importante: ver animais e árvores que nunca tinha visto antes, isto mostra que o aprendizado e conhecimento se faz sempre!
      Que legal que conseguir sanar dúvidas no passeio, interessante!

      Excluir
  7. Uma viagem magnifica, onde tivemos 2 lugares como objetivos primeiro o Jardim Botânico, onde neste espaço haviam numerosas espécies e variedades de plantas, onde se encontravam estritamente identificadas e catalogadas, o que ajuda nós para uma melhor compreensão. Sem falar também do grande número de animais presentes lá, desde os pássaros até as cobras, onde ali sim os animais conseguem se desenvolver sem as “mãos do homem”, visitamos também o museu do jardim botânico, onde haviam animais empalhados entre outras coisas, o que chamava a atenção, porque pareciam reais, sem falar também de que lá havia a evolução dos animais e do homem. No Jardim Botânico foi um passeio prazeroso, por ser um lugar calmo e também onde tivemos contato com a natureza, um verdadeiro espaço de preservação da nossa biodiversidade. Um verdadeiro lugar para levar nossos futuros alunos para compreender uma melhor da natureza. Em seguida direcionamos ao museu da PUC, onde ficamos sem palavras, um verdadeiro museu da ciências e tecnologias, fico sem palavras ao falar sobre ele, não sabíamos aonde olhar primeiro, o que fazer primeiro, pois haviam 700 experimentos interativos, cobrindo as inúmeras áreas do conhecimento, foi uma verdadeira experiência de aprendizado, onde nós podíamos se envolver em experiências lúdicas e inusitadas, tornando nos mesmos protagonista de nosso próprio aprendizado. Essa viagem foi uma verdadeira viagem de estudos, onde adquirimos conhecimentos por todo o lado. Quero bis, adorei! Agradeço a viagem Professora Marga, uma verdadeira professora que ama sua profissão. Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei interessante que você citou a evolução dos animais e dos homens.
      Muito importante esse protagonismo que você disse, onde nós contruímos o nosso aprendizado. Parabéns!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. No dia 26 de setembro de 2014, realizou-se uma viagem de estudos para Porto Alegre com as turmas 20 e 30 do Curso Normal, da escola Érico Veríssimo. Visitou-se o Jardim Botânico e a PUCRS, desfrutando de um maravilhoso passeio entre a natureza do Jardim e as experiências e tecnologias da PUC.
    Inicialmente nos dirigimos até o Jardim Botânico, onde conhecemos uma infinidade de plantas, que em meio a lagos formavam-se incríveis paisagens, onde ainda puderam-se observar encantadores cisnes negros e adoráveis tartarugas. Em seguida conhecemos o serpentário, conhecendo variadas espécies de cobras. No Jardim, visitamos ainda o Museu de Ciências Naturais, onde viu-se algumas espécies de animais empalhados, podendo perceber suas características mais de perto, e ainda várias informações dos reinos vegetal e animal. Logo após, nos dirigimos a PUCRS, no Museu da Ciência e Tecnologia, um lugar sensacional. Ao entrarmos lá, ficamos fascinados com o modo de todas aquelas experiências contemplarem todas as áreas do conhecimento, de uma forma divertida, trazendo-nos significativos conhecimentos. O planetário foi uma experiência surpreendente, estar lá dentro era como se tudo fosse real, muito legal.
    A viagem que realizamos foi de grande importância, pois conhecemos lugares encantadores e fascinantes experiências que vão além das salas de aula, com variados acervos e exposições. Aprendemos de forma lúdica e que por meio das exposições nos levou a curiosidade de conhecer coisas novas. Obrigada as Professoras Fátima, Juraci e a Margaret por estes belos momentos vivenciados em Porto Alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que vocês puderam ver os cisnes negros, eu tinha achado que era somente o nome do lago!

      Excluir
  10. Na viagem de estudos, da qual tive o privilégio de participar, posso dizer com toda certeza que pude adquirir grandes conhecimentos. As atrações que nos encantaram eram simples porém maravilhosas, principalmente no que se refere a beleza da natureza, sua vasta fauna e flora, e suas encantadoras paisagens. Ao visitarmos o Jardim Botânico, um lugar rico pelas suas belezas, e paisagens insubstituíveis, podemos de uma forma direta ter contato com um mundo antes desconhecido, momentos inéditos da qual fizemos parte, por exemplo, conhecer os animais tão lindos e raros, como cisnes negro, e tartarugas, poder conhecer também uma vasta riqueza de plantas e flores, algumas pequenas, outras grandes, coloridas e bem variadas. Visitar o serpentário foi muito interessante, foi uma experiência inédita, já que nunca havia visitado um local assim, poder conhecer várias espécies de serpentes e cobras, que variavam entre peçonhentas e exóticas. O que mais satisfaz é saber que os toda essa imensa variedade de plantas e animais são bem preservados, e cuidado com todo carinho, buscando sempre a preservação, já que há um grande número dos mesmos, que estão em extinção. A visita ao pequeno Museu do Jardim, também proporcional aprendizado, já que pudemos conhecer outras espécies de animais, suas origens, sua distribuição geográfica, e claro, com o bom atendimento do local, qualquer dúvida nos era respondida pelos professores especialistas lá presentes.
    O segundo local que visitamos, foi a PUCRS, onde nos detemos principalmente ao Museu que lá se encontra, onde podemos interagir e aprender sobre Química, Física e Biologia. Não se tem palavras para descrever a sensação de como é bom e prazeroso poder estar em um lugar, onde através de experiências práticas e até mesmo brincadeiras, você consegue adquirir um aprendizado muito significativo. Claro que não pude conhecer todos os experimentos, já se são mais de 700, mas os que conheci e participei, foram todos inéditos e acrescentaram um maior conhecimento. Cada experimento tinha um assunto especifico, e sempre que houvesse dúvidas, podíamos satisfaze-las lendo as informações que encontrávamos em todos os experimentos, ou mesmo perguntávamos aos professores que lá estavam. Aprender de uma forma lúdica foi muito divertido, não só para nós, mas também para as crianças, já que lá havia uma área exclusiva para elas. Essa viagem foi inesquecível, e agradeço as professoras que nos acompanharam, professora Margarete, Fátima e Jura, pois sabemos que se esforçaram para fazer desta viagem um grande sucesso. Obrigada e Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que conheceste variadas coisas e que gostou. E concordo com você que é muito importante que estes animais sejam preservados, ainda mais que muitos estão em extinção!
      Como disse, de uma simples brincadeira, isso gera um vasto conhecimento.
      Nossa! 700! Quanta coisa, isso mostra que o Museu é um lugar majestoso.

      Excluir
  11. Aluna: Joice Morgenstern
    Turma: 20

    Comentário sobre a Viagem para Porto Alegre:

    No passeio de estudos à Porto Alegre no dia 26/09 não pude estar presente, mas observando as fotos e lendo os comentários é como se eu tivesse junto com todos meus colegas normalistas e as professoras.
    Conversando com meus amigos, pude me informar que foi uma viagem simplesmente maravilhosa, com muitos pensamentos novos, lugares lindos e um tanto de ideias novas.
    O jardim botânico é um ambiente natural preservado onde as pessoas tem um contato maior com a natureza. Podemos tirar muitas ideias de jogos para trabalhar com as crianças, por exemplo: podemos montar um jogo onde comentamos o nome popular de um animal ou de uma planta e em outra carta o nome científico.
    Também pude observar por fotos o esqueleto de uma girafa presente no Jardim botânico, que foi toda catálogada contando informações sobre o tempo de vida e a história dela. Várias plantas e tipos de sementes.
    Outro lugar visitado que foi muito produtivo para construção de conhecimento e novas ideias foi a PUCRS, que envolvia diferentes tipos de experiências envolvendo Física, Química e Biologia. Cada experiência era uma nova expectativa que meus colegas passavam, foi muito proveitosa e inédita essa viagem, lamento não conseguir participar dessa grande aula que foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, pois mesmo não tendo ido, conseguimos analisar diversas coisas da viajem, e é muito bom com a leitura dos comentários, porque assim conhecemos diferentes pontos de vista.

      Excluir
    2. Que bom que você, Joice, teve a oportunidade de ficar por dentro da nossa viagem por meio deste blog, pode ver as maravilhas vividas por nós conhecer um pouco do que vimos lá

      Excluir
  12. Agradeço pelo maravilhoso passeio que tivemos, um passeio que nos forneceu diversos conhecimentos novos. Iniciamos indo ao jardim botânico, um lugar muito lindo, mesmo já tendo ido algumas vezes para POA nunca tive a oportunidade em desfrutar desse maravilho espaço , que já ao iniciar o passeio me proporcionou uma imensa paz e tranquilidade, lá tivemos a chance de conhecer diversas espécies de plantas, não esquecendo de que também havia vários pássaros, entre outros animais lindos. O jardim Botânico pelo fato de abrigar uma coleção de plantas ordenada e devidamente classificada e registrada, nos oferece uma aula ao ar livre, ele é aberto ao publico, portanto, qualquer pessoa que esta disposta a fugir um pouco de sua rotina, pode visitar esse jardim encantador, pois ao mesmo tempo estará se divertindo, também estará adquirindo grandes conhecimentos sobre a natureza, conhecimentos que vamos perdendo ao passar dos anos, em razão de irmos perdendo o contado com a natureza, ao contrario de antigamente onde as pessoas possuíam um imenso conhecimento sobre as plantas pelo fato de terem um contato diariamente com elas. O segundo lugar que fomos foi ao museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, ao chegar não tinha noção de quanto conhecimento estava contido naquele prédio, são três andares carregados de exposições, que nos proporcionou um grande conhecimento, não sabia nem para onde olhar, ler, observar, tocar, caminhar e ouvir. Aproveitamos muitos esse mundo tecnológico e cientifico, tivemos a oportunidade de aprender muito, tanto conteúdos mais complexos quanto conteúdos básicos, porem nos conteúdos básicos tivemos a chance de aprimorar nossos conhecimentos obtidos no ensino fundamental, também ganhamos com eles algumas ideias que vamos aproveitar para utilizar futuramente como professoras. Sem duvida foi uma viajem incrível e valeu muito a pena, foram momentos incríveis graças aos responsáveis que organizaram e tornaram tudo inesquecível, agradeço em especial a professora Margarete Moceline. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Fugir um pouco da rotina para conhecer um lugar maravilhoso que nos transmite paz e tranquilidade! Gostei do paralelo que você mencionou sobre antigamente e agora referente ao conhecimento de plantas das pessoas.
      Legal que tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimentos do Ensino Fundamental!

      Excluir
  13. Jogo da memória/ dominó sobre as serpentes do estado do Rio Grande do Sul
    Link:
     https://www.facebook.com/download/512020725600252/jogosserpentes.docx

    Fonte:
     http://www.ufrgs.br/herpetologia/repteis.htm

    Jogo da memória/ dominó sobre as plantas, flores, árvores nativas do estado do Rio Grande do Sul
    Link:
     https://www.facebook.com/download/1532931483607876/jogosplantasarvores.docx

    Fonte:
     http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/index.php?pag=buscar_mini.php

    Bingo dos animais

    Materiais:
     26 cartelas, cada uma com 12 animais.
    Link:
     https://www.facebook.com/download/198675470314069/bingodosanimais.docx

    Destes 12 animais, cada um será dos seguintes filos e classes:
     Poríferos
     Cnidários
     Platelmintos
     Nematódeos
     Moluscos
     Anelídeos
     Artrópodes
     Equinodermos
     Peixes
     Anfíbios
     Répteis
     Aves
     Mamíferos

    Abaixo da imagem do animal deve constar o seguinte:
     Nome científico, em itálico ou sublinhado.
     Nome do filo ou classe ao qual determinado animal pertence.

    Slides contendo os 299 animais do bingo.
    Link:
     https://www.facebook.com/download/571526572883878/animaisparasorteio.pptx

    Números para o sorteio dos animais do bingo.
    Link:
     https://www.facebook.com/download/1394361740794581/numerosparasorteio.docx

    Como jogar:
     Distribuir as 26 cartelas do bingo dos animais entre os alunos;
     Sortear a centena, a dezena e a unidade para formar um número;
     Conforme o número formado anteriormente, verificar nos slides qual o animal sorteado;
     Ganha o jogo quem completar sua cartela do bingo dos animais por primeiro.

    ResponderExcluir
  14. Muito bem Jean! Você fez acontecer aprendizagem.
    O conhecimento só acontece na interação dos estudos. Ab

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente não pude estar presente à esse passeio, mas, como sempre citamos "A coisas que servem para nosso benefício" e esse blog é, com certeza, um benefício pra nossas vidas pois através dos comentários dos meus(minhas) queridos(as) colegas pude adquirir conhecimentos e através dessas imagens pude observar o quanto esse passeio foi maravilhoso! Há imagens que velem mais que mil palavras e pode ter certeza que estas são elas; poder observar o que vocês fizeram, o quanto vocês adoraram é magnífico ! Como cada um comentou o que mais lhe chamou a atenção, deixo aqui o meu parabéns! Parabéns aos alunos e professores pelo empenho e pelo esforço! E agradeço em especial a professora Margaret, por ter esse coração maravilhoso, sempre querendo fazer o melhor! Um grande abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente minha amiga Bruna, estas belas imagens nos trouxeram conhecimentos de longe. Que bom poder contar com estas tecnologias para adquirir os conhecimentos!

      Excluir
    2. A qualidade mais valiosa para o aprendizado é uma atitude positiva, APRENDENDO A OBSERVAR E A ESCUTAR, é isto ae!!! Parabéns pelo seu comentário minha amiga Bruna Watthier!

      Excluir
    3. Concordo Bruna, este blog nos beneficiou e serviu de muita aprendizagem, Não fizemos a viaje, mas navegamos pleo blog em busca de novos aprendizados!

      Excluir
    4. Bela frase e significativa reflexão colega Elizandra! Ouvindo os comentários, lendo e vendo fotos conseguimos ir além!

      Excluir
    5. Obrigada meninas! Vocês são muito especiais para mim!

      Excluir
    6. Belos comentários. Estamos transformando em puro conhecimento em algo que vamos utilizar. É isso aí!

      Excluir
  17. Essa viagem pra mim foi de grande aprendizado tanto no jardim botânico como no museu da puc, no jardim botânico pude entender um pouco mais a respeito do que foi trabalhado em sala de aula na prática e isso como aprendemos como futuras professoras deve haver, pois somente asiim o aluno assimila realmente o conteúdo e foi o que aconteceu, pois consegui entender algumas coisas que para mim não estava bem claro sobre as plantas e animais, a única coisa que lamentei foi que deveriamos ter ido para ficar dois dias lá para ter um dia só para visitar o museu, pois como é muito grande não é possivel visitar todas as experiencias que tem lá, nossa tanta coisa que eu não vi, mas creio que terei a oportunidade de visitar novamente, a viagem para mim foi muito boa, afinal ter um tempo para aprender na prática com os amigos não é sempre é possivel, pois com eles tudo se transforme em um aprendizado coletivo, que continue essas viagens pois proporcionam a todos os que participam aprendizagem de forma divertida. Muito 10! Bjos Profe Marga :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário, e interessante que você escreveu que o que você não tinha entendido sobre tal assunto, conseguiu tirar as dúvidas lá.

      Excluir
  18. Aluna: Anna Luyza Griebler Turma:20
    A partir desse ótimo e proveitoso passeio de estudos que realizamos, posso dizer que obtive vários conhecimentos que foram esclarecedores e um tanto curiosos para diversos assuntos que estão sendo alvo do nosso estudo que realizamos em aula. Pois quando chegamos no jardim botânico tivemos a oportunidade de conhecer diversos tipos de flores dos quais antes alguns não fazia ideia de que existiam, la também era um local onde haviam, muitos animais que não estamos acostumados a ver diariamente, mas eles assim como as plantas embelezavam aquele lugar e o tornavam tão especial e incrível, e uma espécie de animal que fomos olhar, foram as cobras, e ali obtivemos conhecimentos novos e aprofundamos as ideias que nós já possuíamos sobre esses animais, pois lá haviam cobras que não representavam tanto perigo até as que eram extremamente perigosas, e com uma descrição detalhada conseguimos analisar quais eram seus habitats, o comprimento atingido de cada uma, entre outros...
    Após sairmos do Jardim Botânico, fomos para a PUC, e quando chegamos lá, ficamos impressionados com o tamanho daquele lugar, mas nos direcionamos para o museu e ao entrarmos nele, ficamos deslumbrados com a quantidade e diversidade de coisas que existiam, pois aquele é o mundo da ciência e tecnologia totalmente avançadas, e tinha tanta coisa para olhar e aprimorar o conhecimento que não sabíamos nem por onde começar, pois tudo que estava lá apresentava grandes curiosidades para nós, e haviam jogos que nos proporcionaram um melhor entendimento sobre a exposição das experiências que estavam sendo apresentadas, com tanta tecnologia, tornou-se mais fácil a compreensão de coisas que fazem parte de nosso cotidiano, ou que já existiram a milhões de anos, como era o caso dos dinossauros, outra exposição interessante e importante foi de como ocorria o processo da vida humana mas haviam muito mais exposições realmente incríveis que tornaram esse passeio muito agradável e esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavra muito curiosa usada por você Anna: CURIOSIDADE, é o que nos leva onde queremos. Parabéns!

      Excluir
    2. Que bom que gostou de ir no passeio de estudos Anna! Pude perceber que obteve vários conhecimentos. Parabéns!

      Excluir
  19. Aluna: Andrieli Morgana Batista Turma:20
    Com essa viajem maravilhosa e repleta de conhecimentos, pude adquirir uma variedade de ensinamentos que levarei para a vida toda, o primeiro local que conhecemos foi o Jardim Botânico, e ao chegar la, pude observar várias plantas, animais e flores que realmente chamaram minha atenção pois haviam plantas e flores que eu não conhecia e outras que já havia visto, porém não sabia quais eram seus reais significados, e quanto aos animais, percebi que la eles poderiam ser livres e não correriam risco de extinção ou algo do tipo. Um lugar que chamou muito a minha atenção por ser um lugar lindo foi o lago onde haviam uma quantidade enorme de tartarugas, peixes e outros animais, outro local que me despertou algumas curiosidades foi o museu do jardim botânico, pois lá, haviam exposições de animais como os dinossauros até os animais que vemos algumas vezes, e também uma diversidade de algas encontradas no Rio Grande do Sul, pude observar também cobras que eram peçonhentas e não peçonhentas de diferentes tipos e tamanhos que antes não sabia a diferença entre elas, se continham ou não veneno, e observei que cada cobra possuí seu nome científico, e que elas moram em diferentes habitats e atingem tamanhos gigantescos com o passar do tempo.
    O próximo local que conhecemos foi a PUC, e ao chegarmos la, fiquei deslumbrada com o tamanho daquele lugar, e com todas as exposições que la haviam, pois logo na entrada, já haviam tantas coisas, que eu não sabia por onde começar pois estava diante de um museu cientifico e tecnológico avançado, e tudo que havia la, chamou minha atenção por serem coisas diferentes das quais estava acostumada a ver, tudo estava perfeitamente organizado e apresentava em seus trabalhos, química, física, biologia e matemática, e em cada exposição nossos conhecimentos eram aprimorados, pois aprendemos diferentes coisas, como o fato de existirem diferentes espécies de animais e suas evoluções até o processo de nosso nascimento, mostrando como o mesmo ocorre. La percebi que haviam jogos que podemos aplicar com as crianças para que elas compreendam melhor os diferentes tipos de animais. Com essa viagem aprendi coisas novas e com isso aprimorei meu conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Em todos os comentários escritos tem uma coisa muito curiosa que você percebe depois de lidos todos, a palavra CONHECIMENTO, se você parar para analisar, foi uma viajem de muito estudo lúdico, onde percebe-se que todos se interessaram, então podemos refletir a importância da ludicidade para o professor, deve sempre estar presente.
      Concordo com você Andrieli, são ensinamentos que vamos levar para a vida toda, todas essas imagens vistas vão ficar registradas nas nossas memórias.
      O lago sempre foi e sempre vai ser um lugar de calmaria, as tartarugas, os peixes usufruindo dessa tão magnífica água preservada, que nada mais e nada menos é o seu habitat.
      Foi uma viajem de leitura e visualização, que antes de mais nada é estímulo, é exemplo !

      Excluir
    3. Realmente precisamos ficar atentos com a produção e brincadeiras lúdicas. A criança adora brincar e brincadeiras criativas e envolventes que trabalham o conteúdo.... A criança constrói seu mundo brincando...

      Excluir
    4. Algo interessante que percebi ao ler seu comentário Andrieli foi que você mencionou as algas e os dinossauros e o processo de nascimento, gostei disso.

      Excluir
    5. Concordo com vocês, Tauana e profe Marga, o lúdico é uma forma muito interessante e importante para o aprendizado, claro que cada aluno aprende de forma diferente, mas acredito que ler e ver vale muito mais a pena do que apenas ler.
      Tauana, concordo com você, o que não deixou de aparecer em nenhum comentário, a não ser que nos passou despercebido, foi o CONHECIMENTO que os alunos destacaram em seus comentários terem construído. Mas ainda percebi também que todos, pleo que li, se sentiram prazerosos, felizes e maravilhados com o passeio, e isso nos mostra que lhes valeu muito a pena.

      Excluir
  20. No passeio de estudos no dia 26/09 em Porto Alegre, participei de uma viagem encantadora, onde adquiri muitos conhecimentos. Onde tivemos dois lugares como finalidade o jardim botânico aonde vi várias arvores que não conhecia, e até mesmo animas que não estão no nosso dia-a-dia como: os cisnes preto, cobras e tartarugas. Achei também muito interessante os animais que estão espalhados pelo museu, tenho certeza que cada um de nos aprendeu um pouco mais sobre a história de casa um dos animais. No Jardim Botânico foi um passeio agradável, por ser um lugar muito tranquilo e também onde tivemos contato com a natureza. E logo em seguida fomo até o museu da PUC, ao entrar lá, ficamos encantados com todas aquelas experiências, tivemos a oportunidade de ver como as estrelas são estranhas, isso através do planetário.
    Enfim essa viagem foi MARAVILHOSA, agradeço as incríveis professoras Fátima, Jura e em especial a profe Marga. Beijos!
    COMENTÁRIO ESCRITO PELA ALUNA LAIS FREITZEN TURMA 20

    ResponderExcluir
  21. COMENTÁRIO DA ALUNA: ANA PAULA SCHWÉRTNER TURMA: 20
    No dia 26 de Setembro foi realizada uma viagem maravilhosa para Porto Alegre, onde visitamos o Jardim Botânico e o museu da PUC, na qual pude participar, e obter muitos conhecimentos novos.
    Começando pelo Jardim Botânico, lugar tranquilo que nos transmite muita paz e tranquilidade, e onde há vários lugares deslumbrantes, plantas lindas, animais, árvores que eu não conhecia e que vivem naquele magnifico lugar. Lá os animais vivem livremente sem medo de serem extintos. E o que me chamou muita atenção foi os diversos tipos de cobras, uma mais interessante que a outra, porém no habitat em que estavam não representavam perigo, principalmente as perigosas. Também adorei aquele lago onde vivem as tartarugas, uma mais bela que a outra, os cisnes negros, etc.
    Bom, ao sairmos do Jardim fomos para o museu da PUC, outro lugar incrível e enorme, fiquei encantada ao visitarmos o museu da mesma, pois havia muitos experimentos com grandes conhecimentos envolvendo a física, química e a Biologia. E o Planetário então, onde podemos ver como as estrelas são misteriosas.
    Resumindo essa viagem foi maravilhosa e muito proveitosa para nós normalistas, pois adquirimos vários conhecimentos que levaremos conosco para toda vida. Beijos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei interessante que você mencionou que os animais vivem sem medo, e isso é incrível!

      Excluir
  22. Aos 26 do mês de setembro, ocorreu à visitação ao Jardim Botânico e ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, ambos situados na Capital, Porto Alegre. Em vista da diversidade de espécies, bem como, do ambiente do Parque, o Jardim Botânico encontra-se entre os cinco maiores do Brasil, proporcionando aos seus visitantes uma maior aproximação da fauna e flora nativas do Rio Grande do Sul. Retratando a importância do reconhecimento e conservação das belezas naturais, responsáveis pelo bem estar da população. Pudemos ainda aprimorar nosso conhecimento acerca da taxonomia e da diversidade das espécies arbóreas, possibilitando identificar se se encontram ameaçadas ou de fato em extinção. Já no Museu de Ciências Naturais contido dentro do Jardim Botânico, pudemos entrar em contato com pesquisas e exemplares de fósseis de animais que aqui habitaram, bem como, com vastas espécies de serpentes e informações a respeito de suas características, alimentação e hábitat. Parte do encanto do local ficou a cargo das tartarugas, aves e peixes que ao se aproximarem dos visitantes, possibilitavam o contato direto com os mesmos.
    Já no Museu da PUCRS tivemos a oportunidade de interagir com centenas de experimentos que permitiam a participação do público e englobavam as mais vastas disciplinas, como Física, Química, Matemática, Geografia, História, entre outras. De fato, o grande número de ambientes e informações possibilitaria dias de busca e pesquisa. Dentre as atrações mais aguardadas estavam o Show de Eletrostática e o Planetário, este possibilitando o conhecimento sobre constelações, planetas e significado dos signos, através da representação dos mesmos. Em suma, esta viagem nos proporcionou uma experiência única e uma vasta aprendizagem, através da interatividade e prática.
    Só tenho a agradecer por esta oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante que mencionaste o Show de Eletrostática e o significado dos signos.

      Excluir
  23. No dia 26 de setembro pude participar de uma rica viagem de estudos ao Jardim Botânico e ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Nesta, tive um amplo conhecimento podendo aproveitar bem de perto as vastas atrações que nos encantaram. Primeiramente fomos ao Jardim Botânico, de fato, este lugar é referência quando se diz belezas naturais, sua diversidade de fauna e flora, bem como suas estupendas paisagens nos encantam. Os animais presentes como cisne negro, tartarugas e pássaros são magníficos, estas que não e comum em nosso meio. Visitar o serpentário foi interessante, pois poder conhecer e ver diversas espécies de serpentes e cobras que variavam entre peçonhentas e exóticas, oportunizou um imenso conhecimento sobre o mesmo. Com os dados expostos pudemos confeccionar baralhos e jogos para nossos futuros alunos, assim oportunizando um maior conhecimento e acervo de atividades lúdicas para nosso futuro estágio e talvez profissão.
    O segundo local que visitamos foi o Museu da PUCRS onde através da prática lúdica pudemos interagir e aprender conteúdos de diversas matérias do currículo abordando turmas da educação infantil ate o ensino médio. Não pude conhecer todos os experimentos, pois havia muitos , mas os quais pude analisar e conhecer de perto foi de suma aprendizagem com o auxilio das informações expostas em todos os experimentos, ou mesmo perguntando aos professores que lá estavam presentes. No museu um dos experimentos mais esperados foi o Show de Eletrostática o qual foi muito divertido e prazeroso de ver. Outro momento muito esperado e marcante por nos foi o planetário o qual possibilitou um enorme conhecimento sobre constelações, planetas e significado dos signos. Essa viagem de fato nos proporcionou amplo conhecimento alem de divertimento, através das praticas, assim essa viagem se torna inesquecível para cada um de nos que pode participar.
    Assim o meu muito obrigado para os organizadores por me proporcionarem esta linda e incrível viagem. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que obteve grande conhecimento para a produção de jogos, isso é muito importante. Muito interessante a abordagem da Educação Infantil até o Ensino Médio, isso faz com que não se privilegie apenas uma fase, mas como um todo.

      Excluir
  24. Aluna: Maiara Luisa
    Turma: 20

    No dia 26/09 realizamos uma viagem de estudos para Porto Alegre, conhecemos dois lugares encantadores, primeiramente fomos ao Jardim Botânico, lá pude conhecer uma imensa variedade de plantas, me chamou muito à atenção a classificação das árvores, tive a oportunidade de conhecer um lago onde haviam cisnes negros, observar tartarugas, peixes, etc ... Me despertou muito à atenção também a exposição de um esqueleto de uma girava. Após observarmos animais e plantas direcionamo-nos ao museu do jardim botânico, onde havia uma quantidade enorme de animais, algas, dinossauros expostos ... Neste lugar o que mais gostei de conhecer foi o Serpentário, fiquei deslumbrada tento em vista tantos tipos de cobras, saber de que as mesmas se alimentam, o tamanho, as cores ... Foi maravilhoso! O Jardim Botânico é um lugar muito bonito, chama muito à atenção das pessoas, pois é um lugar onde há a preservação.
    O próximo local que conhecemos foi a PUC, um local sensacional onde haviam muitas exposições. Fiquei muito curiosa em conhecer tudo que havia lá, adorei conhecer um pouco mais sobre o corpo humano, foi de grande emoção poder ver bebezinhos tão de perto, as experiências abordando a física, animais ... Assistimos uma aula de eletrostática na qual foi muito interessante. O Planetário foi fantástico, compreendi muitas coisas que sempre eu queria entender.
    A tecnologia presente neste lugar é encantadora, a interação com todas as experiências nos agregou um conhecimento mais amplo, tudo era muito bem explicado, colorido e fácil de entender.
    Enfim, este passeio foi de grande aprendizado, conhecemos lugares lindos, simplesmente amei!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei que você mencionou as algas e os dinossauros...Realmente é muito emocionante ver os bebês!

      Excluir
  25. Na nossa viagem de estudos que conteceu dia 25, foi muito satisfatoria, pois alem de adiquirir varios conhecimentos, se divertimos também. Foi muito bom ter ido no jardim botânico pois pude conhecer coisas que não conhecia, flores, árvores que eu não sabia que existiam, e também pude ver de perto animais lindos como o cisne negro, foi muito gratificante pra mim conhecer esse lugar, pois é um lugar tão maravilhoso que agente fica fascinado de existir lugares tão belos como esse.
    Se eu achei o jardim botânico maravilhoso, imagina quando cheguei na PUC e me deparei com aquele imenso espaço cheio de novidades para aumentar ainda mais o nosso conhecimento, quando comecei de analisar e experimentar todas aquelas experiencias eu ficava cada vez mais interessada em saber como certos experimentos funcionavam, de tantas coisas que tinham para olhar, não tive a oportunidade de olhar tudo, pois era pouco tempo para tantas coisas. Desse passeio de estudos vou levar muitos aprendizados, recordações, conhecimentos novos e muito mais, em fim só tenho a dizer que aprendi muito
    COMENTÁRIO ESCRITO PELA ALUNA CLAUDETE . TURMA 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente conhecer tanta coisa deve ser fascinante. Parabéns!

      Excluir
  26. Primeiramente quero salientar que eu não tive a oportunidade de participar dessa viajem, que com certeza foram muitos aprendizados a favor para nós, afinal, aprender nunca é demais. Portanto, estou fazendo essa breve introdução pelo fato de eu não ter muitas coisas para serem colocados, porque dessa vez os meus olhos não estavam presentes observando as coisas, mas tem um porém, meus olhos não estavam lá, mas a minha disposição continuou comigo, realizei várias pesquisas em sites, procurei saber um pouco mais da PUC e do Jardim Botânico, além claro, das colocações, comentários feitos na sala de aula, a imagens mostradas pela profe Margaret.
    Pelas imagens vistas, é uma beleza única o museu da PUC, são tantas cores, tantas formas, tantas coisas que eu particularmente achava que era impossível recriar...
    Há várias exposições que prendem a atenção dos visitantes, entre elas posso destacar a exposição dos anfíbios, que busca estimular empatia do visitante com os anfíbios, evidenciando toda a beleza escondida nas formas, cores, cantos e curiosidades que cercam esses pequenos animais e informando sobre a importância da conservação dos mesmos. Está concentrado também a exposição do Espaço dos Mamíferos Aquáticos, que está à disposição um esqueleto completo de baleia-de-Bryde, a forma e tamanho dos ossos levam o visitante a imaginar o funcionamento do organismo e os hábitos desse grande cetáceo, além de fazer comparações com outros seres vivos, o que é essencial, pois é vendo como eles são realmente que podemos falar sobre eles.
    Podemos deduzir assim que conhecer Ciência nesse museu se transforma numa emocionante experiência de aprendizado.
    O Jardim Botânico, penso eu que é um lugar de especialização de pesquisas e conservação da flora. Mas não podemos falar de Jardim Botânico sem falar das flores. Reflitam: o que seria da natureza sem flores? Literalmente seria um mundo preto e branco, e é nesse local que a uma diversidade de plantas, algumas floridas, outras com folhagens de diversas texturas, formando arranjos muito interessantes e principalmente, o verde junto ao canto dos pássaros, nos dão uma sensação de paz. Todos os cantos em que entrarmos (imagino), nos fazem dar um suspiro de encantamento e um desligamento do mundo. Então a natureza não é exuberante? Podemos agradecer as nossas mãos que fazem tantos aprimoramentos acontecer.
    APRENDER REQUER CONHECER, ANALISAR...E ACIMA DE TUDO VONTADE, VONTADE DE IR E REALIZAR E POR EM PRÁTICA OS SEUS ATOS PENSADOS. COMPROVAR NA BASE DO REAL, POIS É ASSIM, OLHANDO O REAL QUE AS CRIANÇAS COMPROVAM SUAS HIPÓTESES!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto ai Tauana... Basta querer e ter vontade que o conhecimento certamente sera adquirido!!! Parabéns pelo seu belo comentário!
      Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
      Paulo Freire

      Excluir
    2. Parabéns pela atitude de ir em busca de sites e novas informações. É verdade que recriar é uma ARTE, e é recriando que novos horizontes se abrem! Importante sua colocação sobre os anfíbios. Você citou algo relevante: verde e pássaros: a combinação da paz! O que seria da natureza sem as cores? Seria um abismo, um pesadelo negro... gostei de sua citação.

      Excluir
    3. Isso mesmo Elizandra, concordo, e adorei esta frase!

      Excluir
    4. Parabéns Tauana! Não estava presente na viajem, mas através desse comentário pude perceber que aprendeu muito através das postagens! Admiro a curiosidade que tens! Beijos

      Excluir
    5. Um aprendendo com o outro, é isso ai !

      Excluir
  27. O dia que passamos em POA foi muito produtivo, vimos e observamos coisas fantásticas, a ida ao Jardim Botânico foi de extrema importância para nós alunos do magistério, um espaço natural, difícil de se ver nos dias de hoje, uma diversidade de plantas, árvores..., um lugar que nos passou tranquilidade, uma pureza, tirei de lá grande aprendizagem e também ótimas ideias para realização de jogos didáticos.
    Na PUC o aproveitamento foi ainda maior, é uma espécie de mundo de conhecimentos, experiências fantásticas, testamos a força da nossa mente, “viajamos” com o planetário... Foi uma experiência marcante pra mim, sai de lá com ideias para jogos fantásticos a serem aplicados com as crianças, bingo, jogos da memória, cartinhas de conhecimento, trilha...
    Conhecemos um mundo totalmente diferente que antes era desconhecido, fazendo com que tínhamos uma visão diferente sobre as coisas.
    COMENTÁRIO ESCRITO PELA AULA LETICIA CORREA. TURMA 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Leticia Correa! certamente esta viajem foi muito produtiva sim , tanto pra você tanto para nós que recebemos conhecimentos vindo de vocês queridos amigos e colegas ! O conhecimento é o que nos move !

      Excluir
    2. Testar a força de nossa mente??? Nunca tinha ouvido falar isto, porém adorei esta citação, pois realmente testar nossa força é buscar algo do fundo do coração, pois as atitudes tomadas com o coração são sempre bem-vindas! Ter uma visão diferente sobre o mundo foi a frase com que você fechou seu comentário, e achei muito interessante, pois um olhar é conhecimento, mas mais que um olhar é sabedoria!

      Excluir
    3. Elizandra, as frases que você está postando são frases, que muitas não conhecia, mas que com elas consegui ter uma maior reflexão sobre a vida e sobre o mundo. Realmente foi uma grande oportunidade perdida, mas outras virão... mas lendo os comentários de minhas colegas pude perceber que todas estão fascinadas com o que viram nesta viajem, e isto me fez ver que valeu muito a pena!

      Excluir
    4. É muito bom poder observar o aprendizado que obteve! É gratificante para nós, que, infelizmente não estávamos presente na viajem, mas que através desses comentários nos transmitiram vários conhecimentos!

      Excluir
  28. O dia de passeio foi de muito aprendizado, conhecemos muitas plantas, animais e lugares. No Jardim Botânico conhecemos plantas e árvores que antes nos era desconhecido, tivemos muitas ideias para a realização de jogos. Conhecemos uma espécie de paraíso, onde tem água deve existir deres vivos, plantas e árvores preservadas, onde tudo é limpo e bem cuidado, coisa que é raro de encontrar hoje em dia.
    Vimos muitos tipos de cobras, algumas peçonhentas e outras não- peçonhentas, enfim o Jardim Botânico pode ser explorado de várias formas, sem falar na calmaria e tranquilidade que ele passa, assim fazendo com que as pessoas consigam fazer um valente trabalho dentro.
    Na PUC conhecemos muitas experiências que antes também nos era desconhecido, tivemos a oportunidade de entrar no planetário, parecia que estávamos dentro do céu conhecendo plantas, tivemos a oportunidade de realizar e participar das experiências que quiséssemos...
    Observamos alguns painéis, mês a mês da gestação humana, muitas ideias para produzir jogos para aplicar com as crianças.
    E assim encerramos uma viajem de muito aprendizado e experiências tornando mais clara as coisas e ideias que tínhamos antes.
    COMENTÁRIO ESCRITO PELA ALUNA AMANDA VIERA. TURMA 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Amanda , Fazer esse tipo de dialogo através de comentários nos enche de conhecimento e sabedoria !

      Excluir
    2. Adorei sua colocação Amanda, no momento em que você escreveu que a natureza era uma espécie de paraíso, onde tudo era limpo e bem cuidado, e que isso nos é raro, isso nos mostra o quão importante é cultivarmos o que é belo e conservarmos, pois assim sempre teremos lugares não somente com beleza, mas como também com tranquilidade.

      Excluir
  29. No dia 26 de setembro de 2014 o curso normal juntamente com três professoras (Fatima Bavareso, Juraci Mantay e Margaret Mocelini) realizamos uma viajem para a nossa belíssima capital com o objetivo de conhecer o jardim botânico e a PUCRS.
    Foi uma viajem excelente e de muito aprendizado. No jardim botânico foi maravilhoso, era uma sensação de bem- estar enquanto andávamos em meio daquele ambiente, as tartarugas, os cisnes pretos, as saracuras e os cascudos que vi me deixaram maravilhada pois eu nunca havia visto algo assim.
    Aprendi muito no jardim botânico, que as plantas vão além de serem belezas naturais, pois elas também garantem a vida de outros seres vivos, que a nossa natureza é muito diversificada, animais e plantas cada um com as suas funções e importância.
    Já na PUCRS me senti como uma criança dos anos iniciais que vê sua professora falando que iriamos jogar durante toda a aula, mas porque será pensei isso? Pois tudo na PUCRS é pratica, experimentos maravilhosos de física, biologia, e química, é como um parque de diversões que nos traz conhecimentos e que não nos traz vontade de sair e lá, só uma coisa eu não gostei enquanto estávamos na PUCRS, foi o relógio, ele andou rápido de mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais" Por isto meus parabéns pelo comentário cara amiga e colega Bruna Lais!

      Excluir
    2. O bem-estar que você citou Bruna, é muito importante, pois é muito bom estar em lugares que nos fazem bem e nos passam uma paz interna. Achei interessante que você citou as saracuras e os peixes cascudos.
      Foi muito importante que você mencionou que as plantas não apenas belezas naturais, mas como também garantem a vida de outros seres vivos, o que é muito interessante e que também cada planta tem sua especificidade e função.
      Voltar à infância, que você disse, é uma sensação muito prazerosa de lembrar de momentos inesquecíveis que vivemos quando éramos pequenos.
      Muito legal que você relacionou a PUC com um parque de diversões, isso mostra que conhecimento, pesquisa e sabedoria também nos trazem alegria e diversão.
      E é claro que sempre quando estamos vivendo momentos bons, o relógio parece saltitar muito mais rápido do que deveria, e isso não é bom, pois os momentos bons é que deveriam passar devagar para que possamos aproveitar cada segundo de alegria e depois ficarmos com a nostalgia.

      Excluir
    3. Realmente pensar e aprender são coisas que nos geram alegria e vontade de cada vez mais ultrapassar os obstáculos em busca de nossos sonhos, Elizandra.

      Excluir
    4. Isto aí! Bela aprendizagem, é satisfatório ver que você gostou da viajem! Abraços.

      Excluir
  30. No dia 26 de Setembro de 2014, pude ter o privilégio de poder participar de uma viagem incrível, e que certamente veio a agregar muitos conhecimentos a todos nós, alunos do Curso Normal. Primeiramente conhecemos o Jardim Botânico, um lugar incrível repleto de belezas naturais e animais, o que mais me encantou lá foi as tartarugas do lago, pois nunca havia visto uma antes e fiquei simplesmente encantada por ter tido o prazer de conhecer uma. E também o outro lugar que adorei conhecer foi o serpentário, de poder ver de pertinho e conhecer um pouquinho mais sobre cada cobra. Além de tudo isso, ainda desfrutamos de um lindo lugar, repleto de diversas folhagens, árvores, animais, etc.
    Depois do Jardim Botânico, fomos conhecer a PUC e seu excelente ambiente repleto de conhecimento, onde através de diversos experimentos podemos aprender um pouco mais sobre determinado assunto, disciplinas que muitas vezes eram de difícil compreensão a nós se tornaram mais compreensíveis e animadoras.
    A PUC então, assim como o Jardim Botânico nos proporcionaram diversas curiosidades e compreensões sobre coisas que eram vistas como inquestionáveis a nós. Abraços prof Margaret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei interessante que conhecer uma tartaruga foi um grande prazer, isso nos demonstra que são das coisas pequenas que vêm a felicidade!
      Muito bom saber que disciplinas que não eram bem compreendidas, então se transformaram em entendimento e alegria!

      Excluir
  31. Nesta viagem realizada na PUC e no jardim botânico , infelizmente eu Elizandra Huwe , não pude realizar esta linda viajem que certamente foi realizada com muito amor e empenho pelas professoras e por todo curso normal ...
    E que mesmo não tendo o prazer de realizar esta viajem juntamente com os nossos colegas e amigos , meu conhecimento foi sim transmitido e adquirido pelo blog,através de comentários.
    Quero agradecer a todos , principalmente a nossa querida professora Margaret , por disponibilizar este blog , pois foi através de vocês que pude adquirir um novo conhecimento para a minha vida , e sei que certamente que os visitará terá o mesmo conhecimento que eu , assim como outras pessoas adquiri !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Elizandra, este blog nos ajudou a ver as maravilhas que há nestes lugares!

      Excluir
    2. Realmente Jenaína , estamos em um constante aprendizado ! tudo que é passado e falado certamente por nós sera tudo bem aproveitado, pois o nosso conhecimento é a unica coisa que ninguém nós pode roubar !

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Jena e Eli, também pude desfrutar do compartilhamento de aprendizados dos colegas, e através disto, realmente é a pura verdade o que falaste Elizandra, pois podem nos roubar tudo, mas tudo mesmo, menos o nosso conhecimento!

      Excluir
    5. Realmente Elizandra, através desse blog adquirimos vários conhecimentos!Infelizmente não estava presente, mas pude ver seu esforço em poder ir na viajem! E sei que aprendeu muito através dos comentários, pois és uma aluna esforçada! Beijos, te admiro muito!

      Excluir
  32. Aluna: Kátia Antunes
    Turma: 20

    No dia 26 de setembro de 2014 realizamos uma viagem para Porto Alegre, onde visitamos o encantador Jardim Botânico com várias espécies de plantas e animais e que com certeza a natureza vive em constante harmonia considerando um lugar preservado.
    Também visitamos a PUCRS onde há muita tecnologia, e foi lá que me inspirei, pois tirei muitas ideias de jogos educativos e didáticos. Adorei o planetário, aprender sobre as estrelas, signos e planetas é simplesmente fascinante. Outra "aventura" da viagem foi o divertido show de eletrostática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu comentário Katia , apesar de ser pequeno nos pode transmitir um excelente conhecimento !

      Excluir
    2. É fascinante ver que um museu proporcionou inspiração para novas aprendizagens. Que legal poder perceber que além de uma viagem, a aprendizagem se transformou em aventura.

      Excluir
  33. ALUNA:JOICE NOS ...TURMA:313

    Infelizmente não pude estar presente à esse passeio, mas assisti as apresentações que foram muito boas, todas com muitos argumentos e explicações .
    Me encantei com o projeto das aves , onde citaram o modo de vida das aves , a alimentação e os cuidados que se deve ter com ela .
    Também relataram como surgiu a ''garganta do diabo '' e seus mitos criados sobre ela.
    Tendo em vista os aspectos observados , posse dizer que o grupo apresentou super bem , teve uma boa argumentação e mostraram que valeu apena esse passeio pois obtiveram muito mais conhecimento nesse assunto.

    ResponderExcluir
  34. Comentário escrito pela aluna Mirella Schuch- Turma 20.

    Primeiramente, gostaria de salientar que não estive presente no passeio a Porto Alegre, mas que com as explicações da professora Marga e com as fotos visualizadas que foram tiradas no passeio, pude ter noção do que se trata, então posso deixar aqui meu comentário sobre o mesmo.
    Pela manhã, os alunos e professores visitaram o Jardim Botânico, um lugar de natureza exuberante preservado. Como foi dito, lá matar uma pessoa é menos do que matar um bicho, porque eles são totalmente protegidos por lei. E é muito bom que se tenha lugares que preservam os animais, que os protejam, pois os animais são muito importantes para o mundo.
    A profe Marga nos contou na aula que visitaram o Lago do Cisne Negro, no Jardim, e que as tartarugas não apareceram. Ela disse que isso aconteceu porque estava muito sereno ainda. Ou seja, com isso podemos concluir que cada animal tem suas características e seu modo de viver, por isso cada um vive em um habitat diferente.
    Pelas fotos, pude perceber que havia trilhas, árvores, lagos, plantas e animais de várias espécies.
    Também foi visitado o Museu da PUC, referência em POA, mas como também no Brasil. Lá há a oportunidade de se conhecer um pouco mais da Física, da Biologia, da Matemática... Enfim, conhecer um pouco de tudo, ou melhor dizendo...muito de tudo.
    Como foi dito pela profe Marga, com apenas um clique no botão, você pode navegar nos computadores, visualizar fotos, ler textos e curiosidades sobre muitas coisas. O que me chamou a atenção foi um jogo (acho que é um jogo) em que você clica no rosto do cientista e aparece a história dele, os seus legados, os seus inventos. Tudo o que há de escrito é científico, pois é um local de estudo, portanto podemos ter confiança em fazer uma ótima e segura pesquisa lá.
    O livro dos chás, os biomas, os animais (o esqueleto da girafa), as plantas, sementes... Coisas que pude visualizar através das fotos.
    O Serpentário foi algo que também me chamou atenção, pois pude ver as cores fortes das cobras, as espécies e o habitat delas. O interessante é que em cada setor, em cada foto que você vê lá há o nome popular, o nome científico, a classe, família, ordem, habitat, hábitos alimentares, as curiosidades, e o mais importante: se este animal, planta ou tal espécie está em extinção ou não, o que nos faz perceber as ações do ser humano perante o mundo. Então é tanta, mas tanta informação, tanto conhecimento, é uma riqueza de beleza, de aprendizado, de vida.
    Se eu que não fui à viagem conheci novas coisas, aprendi tanto, penso que essa viajem foi muito importante e extraordinária para quem esteve presente, uma oportunidade majestosa.
    Como estamos estudando e trabalhando em cima do projeto “O lugar de cada um” em Didática das Ciências Naturais, aproveitamos para construir jogos referentes ao passeio, que serviu de prática do aprendizado que tivemos. Construí um dominó sobre Animal X Habitat, com imagens, portanto os alunos terão que associar o lugar que cada animal habita. Fiz o dominó com imagens porque pretendo fazer meu estágio no Maternal, portanto acho importante a imagem para visualização deles, mas pode ser muito mais aproveitado o jogo, colocando-se o nome popular e científico dos animais, algumas curiosidades, os hábitos alimentares. e várias outras informações importantes destes bichos.
    Nas aulas houve o entrelaço da viajem com a construção em sala de aula, o que foi muito importante. Através destas oportunidades, posso afirmar que somos dignos de experiências, de muitos conhecimentos e muito aprendizado. O mundo está cheio de novas coisas para se conhecer e aprender, mas mesmo que apenas buscamos conhecer um pouco, podemos alegar que conhecemos muito, porque o saber é infinito, ninguém sabe tudo e todos viemos ao mundo para aprender, e é através desta reciprocidade e troca de experiências que vamos longe e conseguimos o que almejamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Mirella, realmente esta viagem foi muito preciosa, pois como normalistas nos auxiliará muitíssimo!

      Excluir
    2. Parabéns pelo seu comentário Mirella ! pois são através desses comentários que nós seres humanos se tornamos cada vez mais sábios!! O Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.
      Albert Schweitzer

      Excluir
    3. Obrigada Jenaína e Elizandra. Linda frase Elizandra, realmente não haverá arrependimento poque uma mente se abriu, apenas quando uma mente se fecha, aí sim se poderá ter arrependimentos!

      Excluir
  35. A viagem de estudos realizada dia 26 de setembro de 2014 com destino a Porto Alegre RS, iniciamos as vistas ao Jardim Botânico e após Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. No primeiro momento a visita no Jardim Botânico um lugar esplendido, onde vimos tartarugas, cisnes negro, serpentes, enumeras variedades de plantas, pássaros e peixes. Lá tivemos contato com um museu onde existem animais empalhados, algumas plantas marinhas, aves, animais e plantas em geral. Observamos um esqueleto de uma girafa que estava em exposição.
    Na PUCRS visitamos o Museu de Ciência e Tecnologia lá observamos e experimentamos inúmeros projetos sobre física, biologia, química, alguns jogos enfim uma variedade de projetos expostos para o publico experimentar. Ainda no Museu visitamos o Planetário onde observamos as estrelas, planetas e símbolos do zodíaco. Foi uma viajem muito boa prazerosa que se aprendeu inúmeras coisas e podemos experimentar também, que bom que tivemos esta oportunidade. Abraços Prof: Marga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mencionaste as plantas marinhas, acho que é o primeiro comentário que percebi esta colocação.

      Excluir
    2. Isso mesmo Mirella, percebe- se que prestou atenção em cada detalhe, o que é importante, porque apenas um detalhe muda totalmente o contexto.
      São oportunidades que devemos agradecer, pois sabemos que é para favorecer nosso cognição.

      Excluir
  36. Comentário : Mylena Henn Batista
    Turma: 20
    A viagem de estudos realizada no dia 26 de setembro de 2014 para a cidade de Porto Alegre, foi muito proveitosa no âmbito de conhecimento e na realização de novas amizades entre as turmas 20 e 30, além de ser uma das minhas primeiras viagens fora da região celeiro feita com a escola. Viajamos com os ônibus do santuário, e nos divertimos muito, ao amanhecer paramos para comer e continuamos na estrada, passamos na frente de um dos melhores estádios A Arena do Grêmio , e depois de alguns minutos chegamos no Jardim Botânico, um lugar com natureza esplendorosa e exuberante, onde encontramos diversas espécies de plantas e animais desconhecidas e algumas conhecidas que tinham seus nomes científicos e populares expostos no jardim, acabei me perdendo no meio a tantas belezas naturais, após fomos ao museu de história natural e aprendemos sobre dinossauros, antigas esponjas, animais, tudo voltado para a região sul do Brasil, também visitamos o serpentário e aprendemos sobre diversas cobras , e para a felicidade de todos conseguimos observar as cascavéis, somente com o passeio realizado no jardim poderia ser feito diversos jogos abordando todos animais e plantas, criando quebra-cabeças, jogos de baralho e memória com a explicação de cada animal e planta, resumindo foi incrível. Pela parte da tarde exploramos a PUCRS, onde interagimos com experimentos científicos incríveis que englobavam todas as áreas de conhecimento, foi no mínimo esplendido aprender sobre tantas coisas brincando, neste lugar tivemos outras milhares de ideias referentes a jogos e planos de aula, só pelo que eu observei daria pra trabalhar fauna, flora, corpo, leis físicas, minerais, números, artes, história, geografia, exercícios, sociedade, motricidade, dentre outros . No final do passeio nos divertimos comprando e comendo no Shopping Praia de Belas, após retornamos a Três Passos com uma alma animada e satisfeita. Agradeço aos professores que organizaram esta viagem, aprendi muito com ela, além de juntar as turmas tivemos oportunidade de conhecer um lugar novo e legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mylena , parabéns pelo seu comentário !
      Você como muitos aqui nos relataram e compartilharam o conhecimento que foi obtido por vocês através de nosso próprio dialogo realizado por nossa turma!

      Excluir
    2. Legal sua colocação sobre que a viagem foi muito proveitosa, e que oportunizou novas amizades, isso é muito bom. Citaste as antigas esponjas, e isso ainda não tinha lido. E voltar para o Sul do Brasil demonstra um maior conhecimento sobre nós mesmos, sobre o que está perto de nós, e isso demonstra que mesmo o que está próximo à nós, muitas vezes nos é desconhecido.
      Aprender brincando: importantíssimo! Nossa, realmente é muita coisa que se pode ensinar sobre o que viram na viagem.
      Seu comentário demonstra também que uma viagem é muito importante, ao modo que conhecer é um fato real, e os lugares a serem visitados não foram apenas dois, mas sim vários, como você mesmo citou Mylena, pois é com uma riqueza de locais, momentos e experiências que nos tornamos seres dignos de muito conhecimento, sabedoria e aprendizado!!!

      Excluir
  37. No dia 26-09-2014, colegas da turma 20 e 30 tiveram o privilégio de conhecer as belezas naturais e exóticas no Jardim Botânico da cidade de Porto Alegre.
    Mesmo não estando presente, através de boas atitudes que algumas colegas tiveram de buscar informações mesmo não estando também presentes, pelo bom exemplo de alguma maneira me motivaram, e fiz o mesmo, através de boas leituras que foram feitas dos comentários postados, estava presente a riqueza de informações, imagens registradas por fotos, e pesquisas sobre o parque, não poderia também deixar de comentar a minha posição diante da diversidade de assuntos que pude usufruir relativo ao Jardim Botânico.
    Através de leituras aprofundadas, imagens, vídeos pude concluir e armazenar informações amplas sobre o jardim botânico.
    Além de ser um lugar visitado por muitos turistas, de mais ou menos 60 mil pessoas por ano, cheio de ar puro e com áreas delimitadas de diversos ecossistemas regionais e uma delas presente é de Savana que é uma relíquia rara no Brasil, vocês sabiam que o jardim Botânico possui aproximadamente uma área de 35 hectares e por este grande espaço é considerado um dos cinco maiores jardins Botânicos do Brasil? Além disso, possui uma variedade de espécies de plantas, troncos, animais, pássaros diversos e exposições de fosseis de animais históricos, além da riqueza de espécies, tem espaço cientifico refletida através das tecnologias de grande avanço , onde com apenas um toque surgia uma riqueza de informações sobre cientistas ,um lugar onde se aprende brincando certamente diversas nomes de cientistas que são importantes para ciências e outras áreas.
    Sem rastro de dúvida esta viajem beneficiou todos nós, mesmo não presente no espaço natural pude adquirir muitas informações, e ideias através das leituras e pesquisas realizadas.
    Aluna: Amabile Menezes
    Turma: 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns aluna Amabile pelo belo comentário, percebi que aprendeu muito com a viagem!

      Excluir
    2. Parabéns ! Pelo aprendizado e pelo seu comentário e por nos compartilhar as suas ideias e informações por você através dos nossos queridos colegas e amigos!

      Excluir
    3. Amabile, legal da sua parte registrar aqui que sua atitude foi tomada a partir de outras ações, a de nossos colegas, assim nos mostra que se posicionou perante novas aprendizagens e informações, como você mesma disse.
      60000 mil pessoas por ano é um dado muito relevante, que nos mostra o quão importante é este local, assim como também sendo o quinto maior jardim, isso pe muito interessante. O ecossistema também foi muito bem citado.

      Excluir
    4. Parabéns Amabile, bela iniciativa, é assim que chegamos a um lugar, pois o mercado de trabalho necessita de iniciativas, assim como tudo necessita.
      Por ser um lugar de grande diversidade, com certeza há muitas pessoas querem conhecer tal lugar instigante.
      Você citou algo muito belo: Se aprende brincando. Realmente, onde a ludicidade a aprendizagem , porém sempre deve haver o momento de seriedade.

      Excluir
  38. No dia 26 de setembro de 2014 o Curso Normal do I. E. E. Érico Veríssimo realizou uma viajem de estudos para conhecer e aprofundar nossos conhecimentos no Jardim Botânico e a PUC RS.
    Nesta viajem que foi muito maravilhosa, nos proporcionou um imenso conhecimento. No Jardim Botânico um lugar belíssimo um ar mais que puro com muitas flores, árvores, lagos, um ambiente muito tranquilo, não é só um espaço de lazer mas também de pesquisas. Os caminhos onde cruzamos são deslumbrantes que nem da para pensar em ficar cansado. Vimos as cobras no serpentário uma mais linda que a outra e mais perigosas também.
    Depois de termos conhecido o Jardim Botânico fomos para a PUC, outro lugar incrível onde fiquei impressionada com tantas coisas que tinha lá, uma tecnologia de extremo avanço, me chamou muito a atenção pela quantidade de exposições e melhor ainda por nós mesmos podermos aproveitar fazendo as atividades lá expostas. Teve trabalhos que me orientou muito em nosso seminário que era o Pré-natal, onde mostrou gestos reais, passo a passo do desenvolvimento mês a mês da gravidez. Isso me ajudou muito com novas informações, e dando muitas ideais para fazer atividades lúdicas com as crianças. Adorei a viajem.
    COMENTÁRIO ESCRITO PELA ALUNA JAQUELINE SENKER. TURMA 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pois é dialogando e compartilhando que transformamos um pequeno comentário em um grande aprendizado!

      Excluir
    2. Gostei da sua colocação Jaqueline, não é só um local de lazer, mas sim de pesquisas, ou seja, a natureza nos proporciona muito aprendizado, basta explorá-la, no bom sentido.
      Você escreveu algo relevante: uma tecnologia avançada, isso nos remete à ótima e positiva utilização das tecnologias: para o bem e para o aprender.
      Interessante que a viagem lhe ajudou muito no Seminário, isso demonstra que a aprendizagem está em todo lugar, e que sempre está conectada à outras aprendizagens.

      Excluir
    3. Realmente, colocações de grande importâncias. A natureza além de ser um local de grande lazer, é um lugar de grande pesquisas, basta explora-la de formas diferentes.
      As cobras são belíssimas, porém perigosas. Podemos explorar seu habitat, cores, tamanhos, formas, quais são mais venenosas, fazer comparações, trabalhar cuidados.
      Enfim, enes situações, mas se realizam apenas com dedicação e esforço.

      Excluir
  39. No dia 26/09/2014 o Curso Normal do I. E. E Érico Veríssimo fez uma viajem até Porto Alegre para visitar o Jardim Botânico e a PUC.
    Infelizmente não pude comparecer, porém ouvi muitos relatos e vi muitas fotos do dia e achei muito interessante e importante, pois na maioria das vezes não temos noção de como são criadas certas coisas e lá com certeza foi desenvolvido um trabalho ótimo com muitas explicações, entretenimento, conhecimento e valores.
    Pelo que pude analisar nas fotos, percebi que a viajem foi muito proveitosa. E para nós que estamos no Curso Normal foi passado muitas ideias de jogos e brincadeiras que podemos fazer e confeccionar.
    COMENTÁRIO ESCRITO PELA ALUNA KETLYN SILVA. TURMA 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que nós move é a busca do saber , o saber cada vez mais um novo conhecimento para a nossa vida inteira ! Parabéns , não importa se você não compareceu a esta viajem o que importa mesmo é nós obter conhecimento , e é isto que estamos fazendo através de dialogo , relatos e comentários!

      Excluir
    2. Realmente além de tudo o que foi citado, algo muito importante são os valores, que você mesma citou Ketlyn, e foi proveitoso o entrelaço da viagem com a nova construção de saberes, jogos, brincadeiras e práticas que nos auxiliarão futuramente.

      Excluir
    3. Gostei do seu comentário Elizandra.
      Viajar é navegar na salada do conhecimento!

      Excluir
    4. Isso mesmo, tudo pode ser aproveitado. Como nós que estamos na carreira de Professora temos o destaque de brincadeiras e jogos que são importantíssimos.
      Para cada situação vivenciada, cabe o destaque das atitudes, dos valores usados e passados adiantes. Sempre, em tudo que fizermos, além de todo o conhecimento, temos que destacar em grande privilégio o caráter, que antes de mais nada, é essencial!!

      Excluir
  40. Gostaria de parabenizar a professora Margaret Mocelini, por ter programado e organizado esta viagem de estudos, eu não pude estar presente, mas ouvindo meus colegas contarem e socializarem os conhecimentos adquiridos neste dia, consegui aprender varias coisas e também compreender muitas coisas na área da biologia. Sabemos que o aluno precisa, muitas vezes de algo prático para aprender melhor, e esta viagem proporcionou exatamente isso, inúmeras curiosidades e diferentes experiências que com certeza, ficaram para sempre nas memórias de cada aluno.
    Aluna: Jenaina
    Turma: 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário Jenaína!
      Eu também não estive presente a esta viajem , mais certamente tiremos um grande aproveito. Pois quem foi a esta viajem pode nos passar um rico conhecimento através da socialização!

      "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
      Cora Coralina

      Excluir
    2. Verdade Jenaína, o proveito foi muito grande, pois é escutando, vendo, avaliando, analisando, criando e construindo que conseguimos o que queremos. A prática é sim um grande aliado ao entendimento dos alunos, dependo da forma como cada um entende as coisas.

      Excluir
    3. Verdade Elizandra, a socialização é uma importante forma de aprendizado, pois é compartilhando o saber que ele, o SABER, se TRANSFORMA!
      Cora Coralina nos passa uma lição de vida através desta frase, pois sabemos algo, é compartilhando que outros também poderão saber, e não é só o ouvinte que aprende, mas como nós mesmos, interlocutores, também aprendemos o que ensinamos, aí está a prova de que tudo é aprendizado, tudo é sabedoria!

      Excluir
    4. Sei que aprendeu muito Jenaína, pois és uma aluna esforçada e dedicada! Beijos, lhe admiro muito!

      Excluir
    5. Lindas socializações. Através dos questionários compartilhamos o saber, e como a Mirella destacou, ele transforma, e também ele enriquece, amadurece!
      Com certeza, a prática deve estar presente, pois ela instiga o aluno a querer aprender algo novo, de forma diferente, e que ele se realizam!
      Cora Carolina, escreveu uma frase de grande relevância e que é muito famosa pela moral que ela transmite, por exemplo: o que eu sei talvez outra pessoa não sabe, então eu estou sendo feliz no momento em que estou transferindo o meu conhecimento para aquele pessoa que não sabia sobre o mesmo. Então aqui está a disposição, a prova que tudo é possível, basta socializar!

      Excluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Danielle Amorim
    Turma: 20
    A viagem de estudos que foi realizada no dia 26 de setembro de 2014 para Porto Alegre, foi muito proveitosa em conhecimento, além de ser uma das primeiras viagens feita com a escola. Aproveitamos muito fomos no Jardim Botânico, um lugar com natureza esplendorosa e exuberante, onde encontramos diversas espécies de plantas e animais desconhecidas e algumas conhecidas que tinham seus nomes científicos e populares expostos no jardim em seguida fomos ao museu de história natural e aprendemos sobre dinossauros, antigas esponjas, animais, tudo voltado para a região sul do Brasil, também visitamos o serpentário e aprendemos sobre diversas cobras , com esse passeio no jardim poderia ser feito diversos jogos abordando todos animais e plantas. Adquirimos muito conhecimento ali. Na parte da tarde exploramos a PUCRS, onde interagimos com experimentos científicos incríveis que englobavam todas as áreas de conhecimento, tivemos o privilégio de vivenciar como é a vida em outros planetas e de como as estrelas são, isso tudo através do planetário.
    Enfim aprendemos muito, adquirimos grandes conhecimento, e conhecimento que serão levados para nosso futuro esse passeio foi muito bom e agradeço a Prof. Margarete que organizou todo esse passeio Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Danielle.
      O aprendizado, o saber, o conhecer, o explorar, imaginar, sentir, emocionar, cativar, questionar, pesquisar, buscar, comunicar, socializar, interligar, aprimorar, vivenciar, experimentar, gostar, amar, adorar e privilegiar foram formas de transformar os seres humanos a refletirem mais sobre a vida através de oportunidades!

      Excluir
    2. Parabéns meninas, lindos comentários, lindos pensamentos, lindas contextualizações, lindas reflexões e lindas aprendizagens.
      É isso mesmo, o aprender se forma através de oportunidades, mas de nada adianta você deixar essas oportunidades fechadas em uma caixinha. Devemos como seres humanos, seres de tentar, fazer dessa oportunidades acontecer.
      As oportunidades vêm apenas dos estudos, portanto assim como essa viajem devemos aproveitar cada momento na escola para transformar em conhecimento e com certeza em alegria!

      Excluir
  43. Aluna: Jaqueline Nino
    Turma:20

    Nossa viagem de estudos realizou – se no dia 26 de setembro de 2014 para Porto Alegre sendo ela muito proveitosa e importante pra expandirmos nossos conhecimentos ela foi. Iniciamos nossa viagem com um passeio pelo jardim botânico, lugar de muita grandeza em matéria de natureza vastas plantas, e animais simplesmente deslumbrante diante a tantas belezas nosso grupo se distancio dos demais, depois de termos conhecidos todas as áreas do jardim apreciarmos as plantas animais partirmos para a PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), lugar de grande espaço de estudos experiências sensacionais as quais ficaram guardadas, muitas só olhando ficava sem explicação para o que era e o como acontecia, mas lendo e interpretando se entendia perfeitamente ficando boquiaberto como algo tão obvio poderia ser tão complexo ao mesmo tempo, ficamos tempo na PURS mas ainda não foi possível para deslumbrar tudo com grande atenção. Foi uma experiência ótima levarei assim como os outros colegas, um grande aprendizado, foi muito prazeroso, divertido e pediremos bis para viagens como essa, obrigada as professoras mas em enfoque a prof.ª Marga por organizado esse ótimo passeio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natureza é verde, é tudo que o nosso mundo precisa, e nela está os nossos admiradados animais que ocupam esse espaço tão lindo, que é a natureza.
      Estar na natureza é querer esquecer da brutalidade que o mundo é, é simplesmente se desligar dele, e querer se sentir livre sem nenhum pressentimento de perseguição. Então, será que é pedir demais pra cuidar desse meio?

      Excluir
  44. Na viajem que foi realizada no dia 26 de Setembro de 2014 pelo curso normal a Porto Alegre no Jardim Botânico e na PUCRS, não pude participar por motivos familiares. Portanto com a socialização dos colegas que participaram dessa esplendida viajem e com as colocações feitas pela professora em sala de aula, percebi o imenso conhecimento que os lugares visitados proporcionam.
    Primeiramente os estudantes visitaram o Jardim Botânico, um ponto turístico maravilhoso da nossa capital, onde temos a sensação de liberdade com aquele ar puro ao nosso redor, vastas especies de plantas, flores, o lago dos cisnes negros e o das tartarugas, porém não conseguiram enxergar as tartarugas por ser de manhã, e o serpentário onde havia várias espécies de cobras. É um espaço da pouca natureza preservada que ainda existe. Após o Jardim Botânico os alunos visitaram a Universidade da PUC, onde a tecnologia extremamente avançada impressiona, a auto proporção de conhecimento, um lugar onde a aprendizagem enriquece cada vez mais, experimentos, projetos de aula que podemos trabalhar como educadores podemos encontrar lá. Enfim está viajem foi maravilhosa, foi lamentável que não pude comparecer, porém a socialização de meus colegas me proporcionaram um enorme aprendizado.
    COMENTÁRIO ESCRITO PELA ALUNA BRUNA FRANCIELI . TURMA 20

    ResponderExcluir
  45. Meus parabéns colega por procurar buscar saber mais sobre o assunto não presenteado. Realmente, quem quer aprender tenta buscar outros meios ao seu favor, para assim, olhar com outros olhos as coisas existente nesse tão grandioso mundo.
    Com certeza foi um lugar de imenso conhecimento, afinal, nossos olhos proporcionaram o olhar diante tantas coisas, e, nada mais fantástico que o olhos sobre as fantásticas coisas da ciência, pois a ciência explica tudo!!

    ResponderExcluir
  46. Como descrever em linhas, em palavras, tantos aprendizados, tantas emoções, tantas experiências vividas em pouco mais de 24 horas, essa viagem foi simplesmente fascinante tanto pelas pessoas incríveis que fizeram parte, ou momentos de descontração, quanto os momentos que necessitaram de seriedade e dedicação. Logo pela manhã visitamos o jardim botânico, local que deveria ser seguido como exemplo de preservação de belezas naturais, neste visitamos ainda o Museu onde poderia-se passar horas e horas e ainda não teríamos explorado o local por completo. Ainda pela manhã nos dirigimos ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, onde me surpreendi muito pelo gigantesco local e pelas gigantescas oportunidades de aprendizagens, onde passaríamos não só horas, mas dias para conhecer o local por completo. Simplificando foi uma viagem incrível, sou muito grata a mais essa oportunidade oferecida pelas professoras do Curso Normal, e a cada pessoa que participou desta que será uma lembrança nunca esquecida.

    ResponderExcluir