sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Projeto Lixo

Reutilizar de maneira consciente!Alunas(o) do Curso Normal- Didática das Ciências desenvolveram atividades a partir de debates e conhecimento adquirido ao desenvolver o Projeto Lixo.













32 comentários:

  1. Durante as aulas de Didática das Ciências Naturais, confeccionamos diversos jogos e brinquedos com materiais recicláveis, pois a primeira meta de um professor ao entrar em uma sala de aula, é desenvolver nas crianças um pensamento ecológico, que ensine-as a reutilizar. Além disso, também tivemos que preparar um lanche nutritivo e saboroso com restos de alimentos, tendo em vista a redução do desperdício.
    Confeccionei um telefone sem fio e um bilboquê, mas depois que analisei os trabalhos de minha colegas notei profundamente que poderia melhorar, pois uma criança gosta de cor, de criatividade e isso era o que faltava. Fiz tudo novamente e hoje tenho materiais didáticos coloridos e criativos, onde não só posso mostrar aos meus futuros alunos a importância da reutilização, mas sim que a diversão pode estar até num simples pedaço de papelão.
    No quesito de lanche nutritivo e saboroso preparei “bolinho de arroz com espinafre”, e vejo que trabalhar o desperdício com as crianças é muito importante, pois assim as mesmas saberão que os alimentos são essências para nossa vida e que desperdiçar não é certo.
    E para finalizar, deixo uma frase muito interessante que todos deveriam refletir:

    AGUÇAR A CRIATIVIDADE E O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS É O PRINCIPAL OBJETIVO DE SER NORMALISTA, ISTO PORQUE, CADA DISCIPLINA, CADA DIDÁTICA, NOS ENSINA A PREPARAR DIVERSAS “RECEITAS”, PARA QUE DEPOIS SEJA POSSÍVEL RECHEAR O BOLO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tiago, realmente mostras que és dedicado e buscaste ir mais longe ainda, refazer o que estava errado para melhorar cada vez mais. Parabéns!
      Muito importante o que falaste, que a meta do professor é desenvolver na criança um pensamento ecológico, isso é de fundamental importância e é uma das atitudes que com certeza mudar o mundo.
      O colorido e a criatividade são mesmo elementos fundamentais e percebidos pelas crianças, por isso é verdade que não devemos buscar pelo preço, mas sim pelo útil e pelo que pode ser construído.
      Gostei muito da sua colocação de que em um simples pedaço de papelão se transforma a aprendizagem e a alegria do saber e do brincar.
      Algo relevante é ensinar ao alunos que comida é essencial e não deve ser posta fora, pois há muitas pessoas passando fome, que podem ser ajudadas desta forma.
      É de grande verdade a frase, pois estão nos sendo ensinadas no Curso Normal diversas receitas, o modo de preparo... mas é na prática que iremos rechear o bolo e dar o toque final: enfeitá-lo com a sabedoria!

      Excluir
    3. Muito bom sua postagem Tiago! Adorei suas colocações e com toda a certeza que a primeira meta de um professor ao entrar em uma sala de aula, é desenvolver nas crianças um pensamento ecológico! Meus Parabéns.

      Excluir
  2. Parabéns pelo pensamento e depoimento do seu olhar sobre sua ação! Percebe-se que compreendeu o recado. Atitude de respeito e consciência.

    ResponderExcluir
  3. A alguns meses atrás, a turma 20 do Curso Normal, produziu jogos e brinquedos a partir de materiais recicláveis, e após a socialização dos brinquedos e jogos pude perceber que a nossa turma foi bem criativa e a maioria dos alunos, tinha um determinado objetivo para suas produções. Mas além da produção de jogos e brinquedos, fizemos a produção de alimentos utilizando comidas que poderiam ser reaproveitadas, e nessa produção teve desde brigadeiro de mandioca, até bolinho de arroz.
    Cada um tinha um objetivo para a sua comida e o seu brinquedo ou jogo, pois afinal, os produzimos pensando em quando estaríamos na sala de aula atuando como professore profissionais.
    Eu produzi uma cobra com rolos de papel higiênico e com ela posso trabalhar os animais (anfíbios e répteis), posso abordar os habitats dos répteis e anfíbios, em artes posso trabalhar as cores, porque a cobra que produzi é colorida, em educação física posso aguçar a lateralidade e usar o lúdico fazendo com que as crianças imaginem que são cobrinhas.
    Mas eu também produzi um bilboquê com litro e jornal, e podemos brincar fazendo de conta que a bolinha é um animal e ira entrar na sua casinha (no seu habitat), e questionar as crianças, o que aconteceria se esse nosso animalzinho entrasse na casinha de outro animal? Basta criatividade que o bilboquê pode se tornar um excelente objeto para trabalhar ciências com os pequenos.
    Também produzi um avião com grampo de prender roupas, e com esse avião eu poderia falar do meio ambiente, como será que as arvores se sentem com a poluição do ar causada pelos meios de transporte? Existem transportes saudáveis para o nosso planeta? Quais? Quem é prejudicado pela poluição do ar? E assim fazer os pequenos pensar.
    E o meu ultimo brinquedo foi um vai- vem feito com litro, com esse vai- vem posso trabalhar a ação e ração, questioná- los: o que acontece quando algum corta uma arvore? O que acontece quando alguém mata um animalzinho da natureza? ...
    E de alimento eu produzi o bolinho de arroz, como todas, ou a maioria das pessoas tem o arroz nas refeições ao meio dia, facilitaria para fazer esse bolinho delicioso, porque pelo menos na minha casa é assim, sempre sobra um pouco de arroz, e para não haver desperdício é bom preparar o bolinho e no meu estagio pretendo preparar essa comida com os alunos porque é rápido, fácil e pratico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Bruna Lais e como você disse "BASTA TER CRIATIVIDADE " , e qualquer jogo pode ser realizado ...Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar! PARABÉNS PELO SEU COMENTÁRIO!

      Excluir
    2. Importante sua colocação Bruna, de que cada ação nossa tem um objetivo, e isso é muito importante! Adorei! Sua criatividade vai longe, de um jogo ou brinquedo que nos parece simples você nos deu uma variedade de práticas, ideias e opiniões sobre como utilizá-los a favor da construção do saber de nossos alunos. Com um material reciclado podemos trabalhar o egoísmo, o respeito e aprender qual é o nosso lugar, entre várias outras coisas que você mesma citou. Isso nos mostra que apenas devemos ter coragem, força de vontade, muita criatividade e imaginação e força na peruca, pois assim conseguimos transformar coisas simples em muito aprendizado e satisfação!
      Além de tudo, você citou que devemos instigar, questionar e pensar, pois só assim eles serão os protagonistas da construção de seu saber.
      No quesito comida, também não nos deixou faltar criatividade, praticidade, consciência, exemplo e facilidade!
      Parabéns, continue assim, suas ideias são incríveis, e é lindo a forma como você pensa nas ações, na prática, e nas crianças que futuramente ensinará, portanto mais uma vez parabéns!

      Excluir
    3. Bem lembrado que quando iremos explorar algum objeto ou jogos devemos sempre ter um objetivo, pois com ele saberemos o que realmente ira acrescentar na vida da criança, como também, não devemos realizar alguma coisa com o objetivo de apenas realizar, achando-a bonita! Bem colocado! Abraços.

      Excluir
  4. Comentário escrito pela aluna Mirella Schuch, da turma 20.

    Nós da turma 20, nas aulas de Didática das Ciências Naturais, tivemos o desafio de produzir jogos e brinquedos recicláveis, mas como também de, em grupos, escolher uma receita e preparar um lanche saudável que fossem utilizados ingredientes que não iriam fora, assim evitando o desperdício.
    Eu produzi:
    • Dois jogos da velha: um com papelão e rolinhos de papel higiênico e outro com bandeja de isopor com tampinhas de garrafa pet;
    • Jogo das argolas, com garrafas pet pequenas, argolas de jornal;
    • Jogo das Vogais, com cachopa de ovos, tampinhas de garrafa pet e E.V.A;
    • Caixa dos sentidos, com uma caixa pequena, retalhos de E.V.A, as partes da esponja (frente e verso), feijões...
    Em todos estes jogos e brinquedos, utilizei materiais que iriam ao lixo, portanto o lixo virou arte e aprendizado.
    Nas aulas vi o que meus colegas produziram, e cada um tinha uma ideia diferente, portanto tive muitas ideias para meu estágio. Aprendi acima de tudo que muitas vezes não precisamos gastar um monte de dinheiro, basta usar nossa criatividade, força de vontade e consciência. Falando em consciência, é necessário ensinar às novas gerações a reutilizar, reciclar e inovar, e construir neles um senso crítico e analítico perante o mundo que vivem. As crianças cada vez mais querem carrinhos que se locomovem e bonecas que falam, mas devem aprender desde cedo que quem tem que se locomover e falar são eles, ou seja, devemos abrir nossa mente, expor nossas ideias e fazer acontecer. E é bem difícil uma criança aceitar brinquedos, jogos e objetos que são reutilizados, ainda que alguns aceitem, porque eles não se contentam com isso, e logo querem brinquedos novos, que vem de fábrica, que são “duráveis”, portanto é necessário que se crie o gosto por eles mesmos construírem seus brinquedos.

    Profe Marga, o resto do meu comentário continua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirella seus comentários me deixam cada vez mais impressionada! PARABÉNS MI ... "A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais."
      Aristóteles

      Excluir
    2. Obrigada Elizandra, é muito bom ver que nossas ações geram frutos! Isso nos dá ânimo, vontade e prazer de cada vez mais melhorar e dar o nosso melhor, nos transformando em seres humanos também melhores!

      Excluir
    3. Mirella! Bela postagem, a cada dia lhe admiro mais pela sua dedicação!
      Como citou acima, que cada colega tinha ideia diferente ao confeccionar seus jogos, nos ajudou a compreender que nossas crianças não são iguais, cada um tem seu pensamento, podemos juntamente com o projeto lixo trabalhar isso, os diferentes tipos de pensamentos (não somos todos iguais). Beijos

      Excluir
    4. Obrigada Bruna Watthier! É uma ótima ideia mesmo abordar os diferentes tipos de pensamentos, pois como você citou, não somos iguais, portanto assim temos um amplo tema a ser abordado: respeitar as diversas opiniões, defender suas ideias, seus pensamentos...

      Excluir
    5. Adorei seus jogos Mirella, além de lindos são úteis e criativos, ajudam o meio ambiente além de promover um aprendizado a mais na criança sobre como reutilizar materiais para fazer coisas maravilhosas. Parabéns !

      Excluir
  5. Continuação do comentário de Mirella Schuch, turma 20:
    Meu grupo escolheu a receita do Bolo de maçã com canela, uma receita simples e que se utiliza não somente a maçã, mas a sua casca, e achas que não é bom? Não sabes o que estás perdendo...Queres experimentar? Então anota a receita aí:
    Receita do Bolo de casca de maçã com canela
    Porções: mais ou menos trinta pedaços pequenos.
    Ingredientes:
     4 ovos
     1 xícara de azeite
     2 xícaras de açúcar
     3 xícaras de farinha de trigo
     1 colher de chá de canela em pó
     1 colher de sopa de fermento em pó
     Cascas bem lavadas de 4 maças

    Modo de preparo:
    1. Quebre os ovos em uma bacia, junte o azeite, o açúcar e a canela; Bata;
    2. Descasque as maças e lave bem as cascas;
    3. Bata as cascas em um liquidificador, e se for necessário, misture um pouco de água;
    4. Misture as cascas trituradas, que agora virou uma pasta, juntamente com os outros ingredientes na bacia e bata novamente;
    5. Acrescente a farinha e bata até a massa ficar espessa;
    6. Por fim, acrescente o fermento, mas bata com uma colher sem utilizar a batedeira;

    Obs.: Unte a forma, pode ser quadrada ou redonda, com azeite ou margarina. Despeje a massa na forma e coloque no forno para assar em 200 graus. Deixe assar por 40 minutos, após deixe mais 5 minutos com o fogo alto ligado.

    Cobertura:
    Ingredientes:
     1 ½ xícaras de açúcar
     1 maçã sem casca picada em tirinhas
     1 xícara pequena de água

    Modo de preparo:
    1. Esquente o açúcar sem deixa-lo queimar;
    2. Acrescente a água e deixe ferver até virar uma calda grudenta;
    3. Junte as tiras de maçã e deixe virar uma mistura;
    4. Coloque a calda ainda quente sobre o bolo;

    Após deixe o bolo esfriar um pouco e se delicie com o bolo de cascas de maçã com canela, que é uma delícia! Vale a pena experimentar! Bom apetite!

    Além de utilizarmos a maça, que é uma fruta rica em vitaminas, usamos a casca, portanto ela não foi fora.

    Experimentei alguns lanches de meus colegas e gostei muito, mas o que me surpreendeu foi o brigadeiro de mandioca, onde por fora é de chocolate, mas por dentro é mandioca, que tem carboidratos presentes. O gosto deste para o tradicional não muda muito.
    Esta é uma receita ótima para as mamães fazerem para seus filhos, e até mesmo as professoras, pois assim os alunos estarão comendo uma guloseima saudável.
    E este será o nosso grande desafio quando professoras: oportunizar aos alunos lanches saudáveis e gostosos, incentivar a alimentação rica em frutas, verduras, legumes e vitaminas. E é explicando, conversando, oportunizando, contando histórias, por exemplo, que conseguimos fazer com que os alunos passem a comer mais coisas saudáveis e menos alimentos artificias, com corantes e que sempre são coloridos e nos chamam atenção, que são os que a maioria das crianças gosta de comer.
    Para finalizar meu comentário, deixo o que aprendi:
    Comer bem faz bem, reutilizar faz bem, inovar faz muito bem, e é criando que nós conseguimos mudar o mundo!

    ResponderExcluir
  6. Brinquedos recicláveis são possíveis ?Claro que sim , nos da turma 20 curso normal realizemos esta atividade desafiadora , orientada por nossa professora Margaret!
    Vocês ai ... que estão visitando o blog , já pensaram em fazer um brinquedo ou jogo reciclável? NÃO ? então agora é a sua vez ...
    Já imaginou guardar todos aqueles rolinhos de papel higiênico e fazer bonecos ou até mesmo porta lápis ou caneta ?Usar a caixinha de ovo , que muitas vezes vai fora em um brinquedo super divertido , como o caça palavra ou até mesmo um “quem chega primeiro” ou até mesmo reinventar coisas com nossos alunos como um binóculos talvez ? e com ele observar todos ou seres ao nosso redor. Isto é possível sim , basta você querer e tomar uma atitude e observar os jogos acima e pronto , faça você a vida ficar cada vez mais divertida e muito mais sustentável !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Elizandra, sua mensagem foi clara e sucinta, e nos incentiva a botar a mão na massa, além de nos oportunizar muitas ideias criativas que podem ser utilizadas em nosso estágio e em nossa vida!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, não sabia que o arroz é consumido por quase a metade da população mundial! Sobre o que você falou do desperdício, ficou meio confuso, mas consegui entender qual a mensagem de conscientização que quis nos passar.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Adorei poder participar do projeto lixo nas aulas de Didática! Assim como todos os grupos, tiveram ótimas opções em escolher suas receitas! Quero parabenizar à você minha colega Elizandra, que se responsabilizou por postar a receita! Gostaria ressaltar o que a professora citou, ao invés de fritar o bolinho de arroz podemos assar, é uma delícia também! Beijos

      Excluir
  8. Comentario escrito pela colega Amanda Vieira.
    Confeccionei alguns jogos com materiais reciclados que antes de ser orientada pela professora Margaret seriam materiais que iriam.para o lixo, mas que com muita criatividade se tornou brinquedos lindos que poderao ser utilizados em sala de aula e ate mesmo.confeccionado com os proprios alunos.
    Essa atividade nos fez pensar sempre duqs vezes antes de colocar os materiais foraa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela conscientização Amanda! E pensar que uma simples bandeja de isopor que iria fora pode se transformar em um jogo, brinquedo ou o que nós imaginarmos.

      Excluir
  9. Brigadeiro de mandioca é uma receita muito facil e saudavel e muito gostosa quase impe

    1 xicara e meia de mandioca
    2 colheres de margarina
    10 colher de acucar
    1 xicara de leite em po
    3 colheres de chocolate em po
    chocolate granulado.
    MODO DE PREPARO
    1. Cozinhar a mandioca ate desmanchar,.escorra e amasse.
    2. Em uma panela derreta a margarina, acrescente a mandioca e misture bem.
    3. Junte os demais ingredientes e cozinhe ate desprender do fundo da panela.
    4. Modele os docinhos e passe no chocolate granulado.

    Receita trazida por nos alunas da turma 20
    Amanda e Leticia. C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuitoo bom esse brigadeiro, nunca imaginei que daria para reutilizar a mandioca para fazer uma coisa tão deliciosa como o brigadeiro, e além do mais, o gosto é quase o mesmo, nem se nota que é feito de mandioca. Parabéns meninas, ótima escolha

      Excluir
  10. Durante as aulas de Didática das Ciências Humanas tivemos o privilégio de explorarmos o projeto lixo como também confeccionarmos jogos com materiais recicláveis. Ao meu trabalho, focalizei na organização da sala de aula, assim, enfeitando caixas e colocando números em sua lateral, pois de acordo com a escrita/números poderemos nos identificar! A primeira caixa que enfeitei coloquei o número 08, indicando que dentro dela irá conter 08 objetos...
    Enquanto trabalhávamos o projeto realizaremos a confraternização de comidas “recicladas”, ou seja, cada grupo teria o livre arbítrio para escolher a receita que iria trazer, o nosso grupo optou pelo bolinho de arroz (minha colega e companheira de grupo, Elizandra postou a receita)
    Gostaria de ressaltar que, ao invés de fritar o bolinho, podemos assá-lo, não deixa de ficar delicioso e as crianças vão realmente amar!
    Vou deixar aqui a receita (não realizada, mas como opção) do BOLINHO DE ARROZ ASSADO:
    Ingredientes:
    • 2 xícaras (chá) de arroz cozido
    • ½ xícara (chá) de leite
    • 2 ovos
    • 1 xícara (chá) de cheiro verde picado
    • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
    • Sal a gosto
    • Pimenta-do-reino a gosto
    • 1 gema para pincelar

    Modo de Preparo:
    Em uma tigela, misture o arroz, o leite, os ovos, o cheiro verde, a farinha de trigo, o sal e a pimenta-do-reino a gosto até que fique homogêneo.
    Se for necessário, acrescente mais farinha de trigo. Modele os bolinhos e coloque-os em uma assadeira untada.
    Leve para assar no forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que estejam dourados.

    Espero que tenham gostado! (Desafio os meus colegas a confeccionarem a receita e trazer para a próxima aula de Didática [só para descontrair, rs] )! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia a sua Bruna, de confeccionar caixas, porque além de ser reutilizável, desenvolve nos alunos um senso de autonomia, ajuda, colaboração, pois assim todo devem fazer a sua parte para que a sala fique organizada do que jeito que estava quando a aula começou, e é necessário ensinar isto desde cedo aos alunos, o quanto antes melhor, porque assim elas aprendem que se sujou, é necessário limpar, quebrou, é necessário arrumar... e assim por diante. Além da organização da sala de aula, estas caixas auxiliam no compreendimento e desenvolvimento do pensamento lógico matemático das crianças, pois assim eles refletem que tal número quer dizer tal coisa...
      Parabéns pelo seu comentário!

      Excluir
  11. Comentário da aluna: Anna Luyza Griebler Turma:20

    Orientados pela professora Margaret Mocelini, na disciplina de Didática das ciências Naturais, nós alunos da turma 20, ocupamos diversos materiais recicláveis, com a proposta de reaproveitar os mesmos, transformando-os em algo que poderia ser de grande utilidade para o processo de ensino e de aprendizagem das crianças, a professora nos passou a missão de construir joguinhos com os materiais recicláveis e quando os mesmos estavam prontos, me surpreendi ao ver e perceber a quantidade e variedade tanto de jogos, como dos materiais que foram utilizados, e que com um pouco de criatividade que cada um teve, os jogos ficaram maravilhosos e com certeza despertariam o interesse por parte das crianças, e elas iriam perceber que com aqueles materiais que muitas vezes são jogados diretamente no lixo, podemos criar muitas coisas legais e úteis. Pois é brincando que os pequenos aprendem as grandes lições que levam para a vida inteira.
    Escolhi confeccionar o jogo da velha, pois analisando, percebi que este pode ser confeccionado com uma infinidade de materiais recicláveis, porém eu optei pelos seguintes materiais: bandeja de isopor, madeira e E.V.A de diferentes cores.
    Na medida em que estávamos produzindo os jogos, nós troucemos para a escola, um prato de doce ou salgado que era saudável e natural, e cada grupo trouce uma receita, porém nenhuma receita era igual a outra, e todas tinham modos de preparo diferenciados das demais existentes, um do outro, e então percebemos que existem sim, receitas saudáveis, deliciosas e surpreendentes ao mesmo tempo, porém não estamos habituados a consumir as mesmas, nosso grupo optou por duas receitas nutritivas e deliciosas, uma era o bolo de laranja e a outra era o bolo salgado.
    BOLO DE LARANJA
    Ingredientes:
    • 4 ovos
    • 2 xícaras de açúcar
    • 1 xícara de óleo
    • Suco de 2 laranjas
    • Casca de 1 laranja
    • 2 xícaras de farinha de trigo
    • 1 colher sopa de fermento

    MODO DE PREPARO:

    Bater no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo o suco e a casca da laranja
    Passar para uma tigela e acrescentar a farinha de trigo, e o fermento
    Levar para assar em forma com furo central untada e enfarinhada por 30 minutos mais ou menos
    Desenforme e molhe com suco de laranja.

    ResponderExcluir
  12. Comentario da colega Leticia Correa .

    Eu e minha colega Amanda Viera , fizemos o Brigadeiro de mandioca é uma receita muito fácil e saudável e também muito gostosa e extremamente impecável, o legal dessas várias receitas feitas por nós do curso normal e que podemos reutilizar, tanto no brigadeiro( que é a mandioca) , assim como no bolinho de arroz ou até mesmo no bolo de laranja , como foi sitado acima cabe ressaltar que todas as receitas foram impecáveis e muito saborosa!
    Um dia e tanto para nós normalistas é extremamente importante pois aprendemos a reutilizar , e assim como nós aprendemos , nosso alunos também iram aprender a ter uma vida e mundo mais sustentável e saudável !

    ResponderExcluir
  13. Componente: Andrieli Morgana Turma:20

    Na disciplina de Didática das Ciências Naturais, fomos desafiados pela professora Margarete a construir jogos com materiais recicláveis, com o objetivo de mostrar para as crianças que com materiais que seus pais ou responsáveis jogam na lata de lixo, podem ser reutilizados e com uma decoração e criatividade podem virar algo divertido e interessante, como no nosso projeto, que no caso construímos jogos, pois através de materiais recicláveis podemos criar uma infinidade de coisas que serão úteis para os pequenos, pois através de brincadeiras e jogos, eles aprendem diversas coisas que são importantes no processo de aprendizagem dos mesmos.
    Optei por fazer o jogo da velha e também o da memória pois percebi que eles podem ser reutilizados com muitos materiais, e dentre eles, escolhi métodos pra a confecção dos jogos utilizando os seguintes materiais: madeira, E.V.A, papelão e tampinha de garrafa.
    A professora pediu para que fizéssemos uma receita saudável, então fizemos um lanche coletivo em sala de aula, e cada um trouxe uma receita conforme o que a professora pediu, e então eu percebi que existem receitas muito boas que são preparadas com ingredientes saudáveis e no final dão um excelente resultado, nosso grupo trouce duas receitas, sendo a primeira, um bolo salgado e a outra um bolo de laranja.
    BOLO SALGADO:
    Ingredientes:
    3 ovos
    1 copo de leite
    150 g de queijo
    Meio copo de azeite
    1 colher de Royal
    Meia colher de tempero verde
    Farinha até o ponto (massa mole)

    RECHEIO
    2 cenoura pequena (picada)
    Brócolis (picado)
    Ervilha
    Milho verde

    ResponderExcluir