quarta-feira, 22 de outubro de 2014

PROJETO SEMINÁRIO INTEGRADO REGIÃO NORDESTE

Após trabalho de Pesquisa da Região Nordeste Brasileira, os alunos da Turma 212 do Ensino Médio Politécnico realizaram a socialização dos trabalhos para os colegas da Turma 213.
Na sequência do trabalho a avaliação será considerada referente aos depoimentos postados frente aos conhecimentos adquiridos.

64 comentários:

  1. Após a finalização do trabalho, o nosso grupo pode concluir inúmeras informações sobre a flora nordestina, entre elas estão à importância de um bioma brasileiro e que produz não um, mas vários meios de vida entre a constante falta de água, um recurso necessário para a vida. A Caatinga foi castigada por anos de exploração, e ainda continua sendo pois nenhuma atitude política própria (somente leis e processos normais são tomados lá, nenhuma atenção especial é dada para ela se sustentar e reerguer-se) é tomada em relação a uma localidade a qual não há interesse em ajudar.

    As plantas da região são espécimes raros, tanto que várias estão em extinção, pois conseguem com tão pouco trazer muito aqueles que necessitam delas, ou mesmo aqueles que somente as roubaram do lugar de origem. Todas essas características são resultado das zonas climáticas, as quais determinam grandes influencias no cultivo e crescimento das plantas, o que pode se notar de diferença entre o sertão nordestino, com árvores com raízes longas e sem folhas até a zona da mata, que tem constates de chuva fazendo com que as folhas das árvores predominem e sejam necessárias.

    Por fim, o nordeste não é apenas um lugar comum, ele é um lugar especial, onde todo o dia milhares e milhares de pessoas planejam sua vida interagindo frente a frente com a natureza a fim de formar um bioma mais do que qualquer outro, um bioma pertencente ao Brasil, o qual deve ser cuidado e preservado a todo o sempre, como prova de superação e força daqueles que um dia cultivaram essas folhas.
    Trabalho sobre a Flora Nordestina realizada pelos alunos da turma 212, Danielli Foss Hoff, Felipe Maron da Silveira e Marília Egewarth dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante do trabalho de vocês até por que conheci bastante sobre a flora nordestina e sua importância no bioma brasileiro já que não possuía muito conhecimento sobre este tema,achei muito interessante conhecer um pouco das árvores e até mesmo ficar sabendo que elas estocam água durante a seca.

      Excluir
    2. Excelente trabalho! Além de ser de suma importância nos trouxe um conhecimento muito amplo. Algo curioso foi saber que as plantas se adaptaram ao clima seco, pois é um local de chuvas Sazonais ( épocas do ano ). E esse Bioma brasileiro devemos priorizar e manter protegido, pois de certa forma é "nosso."

      Excluir
    3. Gostei muito desse trabalho, eu não conhecia essas plantas e arvores magnificas que existem no nordeste, algumas com nomes diferentes que eu não havia conhecido, e também como se adapta ao ambiente em que vivem. Parabéns pelo trabalho apresentado, adorei.

      Excluir
    4. Fiquei encantada com todas as apresentações!
      Nesta em particular foi muito bem colocado a questão do comportamento das espécies para a sobrevivência neste local; inclusive utilizando de conceitos científicos precisos. Parabéns ao grupo

      Excluir
    5. Gostei muito deste trabalho, pois além da variedade de espécies da flora nordestina apresentadas, também merece a devida atenção quanto ao desmatamento que está sendo provocado nesta região.

      Excluir
  2. Gastronomia Nordestina
    Com o trabalho sobre a gastronomia nordestina, aprendemos sobre sua história, origem e influencias, seus principais pratos e temperos e os chefes de cozinha com maior destaque. Além de aprendermos com o nossos grupo aprendemos sobre o assunto dos demais colegas que também apresentaram seus trabalhos.
    A gastronomia nordestina foi fortemente influenciada pelo misto da cultura indígena, africana e portuguesa, no período colonial. Tendo a Bahia como único estado que só teve influência da culinária africana.
    Os pratos mais conhecidos é a tapioca, o cuscuz e o salmão grelhado, a maioria dos pratos tem um sabor apimentado. Na cozinha do litoral os pratos são feitos a partir do que mais se encontra por ali, que são peixes e frutos do mar, e o prato mais consumido no litoral é o salmão grelhado. No lado do sertão como faz falta a chuva e a temperatura é muito alta dificultando na agricultura e criação de animais, é o utilizado o que mais se encontra por ali, que é a carne de bode e a mandioca, e o prato mais consumido no sertão é buchada de bode.
    Um dos chefes com maior destaque é o Wanderson Medeiros que conquistou as cozinhas com seu carisma, excelência no trabalho e ousadia nas criações. Outro que também podemos destacar é o Timóteo Domingo que é um jovem talento na gastronomia nordestina, ele se especializou em transformar as plantas-símbolo da caatinga em comida.
    Diante do exposto, pode-se concluir que a gastronomia nordestina apresenta um cardápio amplo de opções, porém com muitas características comuns entre seus nove Estados.

    Componentes : Pyetra Krauspenhar Heinle , Kelvin Eduardo Machado , Daniel Witt.
    turma : 212

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito sobre o trabalho das gastronomia, ele pega uma área que muitas pessoas adoram, particularmente eu adoro as comidas nordestinas, eu comi algumas vezes quando fui em Salvador e amei. Gostei muito desse grupo :D

      Excluir
    2. Bom eu gostei deste trabalho sobre a gastronomia nordestina, pois aprendi sobre sua história e influencia também conheci alguns pratos diferentes de nossa região por ser mais apimentados , apesar do meu pai ser nordestino alguns pratos ja havia provado, e tive um conhecimento maior sobre os principais chefes de cozinha da Região Nordeste.

      Excluir
    3. O trabalho de vocês foi bem legal, gostei bastante e conheci muitos pratos típicos da região nordeste que nem imaginava e também descobri como eles são criativos na hora de inovar nos ingredientes para suas receitas e como suas comidas são bastante apimentadas.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Trabalho bem apresentado, mostrando os diversos pratos tipicos da região, mostrando a diferença que há dos pratos tipicos do nordeste para os do Rio Grande do Sul.

      Excluir
    6. Ótimo trabalho, adorei conhecer esses pratos diferentes do Nordeste, e alguns chefes que fizeram sucesso com pratos mais apimentados, o trabalho foi bem apresentado.

      Excluir
    7. Muito interessante o trabalho sobre a gastronomia nordestina, porque não conhecia, mas com o projeto de vocês conseguir entender e conhecer assim a gastronomia desse estado e seus ingredientes, como os pratos bem apimentados, o bolo, creio que foi muito importante para nós conhecermos as culinárias do estado nordestino.

      Excluir
    8. Gostei de degustar o bolo de fubá. A prática deixou marcas... Parabéns

      Excluir
    9. Trabalho muito interessante, principalmente no que diz respeito a forma com que o grupo se dedicou na apresentação dos variados pratos típicos da cultura nordestina.

      Excluir
  3. Turma:212;
    Alunas: Gabriela Baptista, Maieli Heming e Stephany Souza.

    Pontos Turísticos do Nordeste Brasileiro

    O Nordeste brasileiro contém 9 estados que são referências em todo o Brasil. Ele possui belas praias, dunas, monumentos históricos e várias outras atrações que fazem do Nordeste um ótimo lugar para se visitar, como exemplo: O arquipélago Fernando de Noronha, que é um dos principais pontos turísticos mais visitados pelo mundo inteiro e é um dos melhores lugares para a prática de mergulho no mundo; Elevador Lacerda, ele é o primeiro elevador urbano e o mais alto do mundo, com 63 metros de altura, exercendo a função de transporte público entre a praça Cairo e a Praça Souza, sendo hoje um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade de Salvador; Pedra Furada, localizada no Parque Nacional Serra da Capivara, no munícipio de São Raimundo Nonato, em Piauí, sendo hoje um dos sítios arqueológicos mais importante do Brasil, como curiosidade descobrimos que o SBT repórter proporcionou uma descoberta de uma nova Pedra Furada, que levou a o Instituto Chico mendes a pensar em criar uma nova trilha para o novo monumento; Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é uma unidade de conservação brasileira localizada na região Nordeste do estado do Maranhão, é cercada de dunas e para conhece-la é preciso andar a pé entre as dunas com a ajuda de um guia por não possuir acesso a estradas. A melhor época para visitar o local é entre Maio e Setembro, pois nesse período há águas profundas para banho.
    Durante o desenvolvimento do trabalho fomos à empresa viagens e turismo YSYRY que é a representante da CVC, localizada em Três Passos. Tendo auxilio do guia turístico José, ele apresentou o pacote “Nordeste Espetacular” com 22 dias de viagem. Os pacotes podem ser fechados com 26, 30 ou 40 pessoas. Todas as viagens devem haver um guia credenciado pela Mtur, que está incluso no pacote. O Motorista é pago por quilometragem, que vária de (3,40 à 4,80 Km rodado). O Hotel onde as pessoas se hospedam é da escolha da empresa o mesmo libera apartamento para motoristas e guias, que não pagam hospedagem. Os hotéis são classificados como: Confortável, muito confortável, luxo e resort, os apartamentos são divididos para pessoas como: Casal e duplo.
    Concluímos que há variados tipos de rotas, algumas com maior tempo de duração, outras com menores tempos, existem as mais acessíveis e as menos acessíveis, dependendo da classe social da pessoa, e todas as viagens feitas pela pessoa ou por uma empresa, a mesma se adapta a escolha do cliente, vimos também que as pessoas conhecem alguns pontos turísticos, e que o mesmo não seriam apenas lugares bonitos, mas que há uma história por trás disso. Na apresentação nos dedicamos muito, demos o nosso melhor, tivemos um grande avanço e podemos dizer que este sim, foi um trabalho gratificante e de muita aprendizagem para nós e isso todo foi o resultado da conselheira professora Margaret Mocelini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei fazer este trabalho, além de ter sido um local de pouco conhecimento acho que por muitos, tivemos um grande aprendizado sobre os pontos turísticos da região Nordeste do Brasil, suas historias, curiosidades, monumentos históricos que não tínhamos noção que existia pois sabíamos apenas de alguns pontos turísticos mais conhecidos e vistos na TV mas não sabíamos a história por traz de todo ele, como foi que se tornou este ponto turístico e o por que de sua importância.

      Excluir
    2. Gostei muito desse trabalho, ele me encantou com lindas imagens das praias do nordeste, e também sempre quis viajar para conhecer lá e com esse conhecimento maior sobre os pontos turísticos nordestinos tive uma ideia de onde posso viajar e conhecer lá..
      Pyetra 212

      Excluir
    3. Para mim foi gratificante fazer esse trabalho, não tive nenhuma dificuldade para faze-lo, conhecer praias e suas histórias, curiosidades posso dizer que é maravilhoso, conhecer a empresa YSYRY viagens e turismo, foi muito bom, agradeço ao senhor José guia turista da empresa que nos recebeu muito bem e nos mostrou os pacotes de viagens.Tentamos mostrar ao máximo na apresentação como foi bom estudar esse tema e conhecer mais sobre pontos turísticos do Nordeste Brasileiro poucos explorados.

      Excluir
    4. Adorei o trabalho de vocês meninas, muito bem explicado e com ótimas informações dos principais pontos turísticos que são maravilhosos, sem duvida, todos nós agora podemos fazer uma viagem tranquila pelo nordeste, conhecer lindas praias, e tudo isso com os pacotes de viagens com seus guias turísticos, muito bom poder conhecer um pouco mais sobre essa região maravilhosa.

      Excluir
    5. Em toda a minha vida escolar ainda não havia presenciado tantas informações e imagens de lugares tão magníficos. Praias que nunca parei para apreciá-las e agora estive sentada avaliando e aprendendo junto com vocês. Foram muito precisas e cautelosas. Bjs

      Excluir
    6. Gostei muito do trabalho desse grupo. Foi muito bem apresentado e gostoso de ouvir falar. Dominaram muito bem o conteúdo e souberam explicar detalhadamente o trabalho. Mostraram lugares magníficos. Com esse trabalho me deu imã vontade enorme de conhecer os pontos turísticos do nordeste que pelo que vi jo trabalho são lindos.

      Excluir
    7. Muito bom o trabalho de vocês, adorei a apresentação pois foi muito bem explicado aonde se localizam os pontos turísticos e também sobre os pacotes de viagem muito bom mesmo, parabéns pela apresentação !

      Excluir
    8. Trabalho excelente! Gostei do trabalho, principalmente na forma simples e clara com que o grupo apresentou cada ponto turístico da Região Nordeste.




      Excluir
  4. A Fauna Nordestina
    Componentes: Danrlei Felipe Gonçalves Heineck
    José Gabriel Vendruscuolo Perlin
    Léo Michel Canova Carré
    O bioma caatinga possui a biota exclusivamente brasileira, o que significa que as características deste bioma não podem ser encontradas em nenhuma outra região do mundo; ao contrário de outros biomas brasileiros, como o cerrado e o pantanal. Segundo a literatura de (KIILL, Lúcia), a caatinga ocupa 11% do território nacional, ocupando aproximadamente, 800 000 km² do território nordestino.
    Com relação à fauna deste bioma, foram identificadas 17 espécies de anfíbios, 44 de répteis, 695 de aves e 120 espécimes de mamíferos, totalizando 876 espécies, sem contar com os invertebrados (KIILL, Lúcia). Destas espécies, há 57% de ictiofauna nativa pertencente ao Nordeste, 8% das espécies de mamíferos possuem endemismo e outros 7% das aves são nativas da caatinga (Segundo a literatura de (KIILL, Lúcia).
    Neste trabalho, catalogamos algumas dos espécimes de cada gênero. Dando um enfoque as espécies endêmicas desta região. Além disto, também se buscou enfatizar os animais desse bioma que estão sendo ameaçados de extinção. Como a tartaruga de couro, peixe boi marinho, Soldadinho do Araripe, o Periquito Cara Suja, além de várias espécies diferentes de arara que estão correndo risco de desaparecerem por conta de diversos fatores que contribuem para a perda do habitat do animal. E, consequentemente, a sua extinção. São alguns destes fatores: a caça aos animais, o tráfico da fauna silvestre, as queimadas que destroem o habitat dos mesmos e o desmatamento da flora da região, que é o lar de muitas espécies nativas e adaptadas àquela biota da
    Estudando esse assunto, compreendemos a importância de se preservar a biota da caatinga, visto que esta possui inúmeras espécies de animais que inclusive estão à beira da extinção. Isto se deve ao fato de não haverem leis e outras ações que protegem a fauna desta região. Enquanto que toda a atenção está voltada para a preservação da Amazônia e da mata atlântica, a caatinga sofre com o desmatamento que avança de forma desenfreada, do tráfico de animais silvestres que é impulsionado pela impunidade daqueles que capturam espécies exóticas para o seu próprio lucro. Muitos possuem a visão errada da região Nordeste ao não darem a devida atenção aos animais desta região, que está cada vez mais perdendo a riqueza de que tanto devíamos preservar e nos orgulhar .











    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este trabalho me chamou muito atenção pelos animais em extinção e pelo o uso de porcentagem do mesmo, que ressalta o cuidado que devemos ter, a importância desses lindos animais no nosso mundo e toda informação que adorei saber. Aprendi muito com esse trabalho e adorei os lindos animais.

      Excluir
    2. Achei interessante esse trabalho pois tive um melhor conhecimento em aves que aqui no Sul não existem, conheci melhor a historia de alguma delas.
      Também fiquei sabendo sobre alguns animais em extinção e como muitos são vendidos contra lei. PYETRA 212

      Excluir
    3. Achei muito legal este trabalho por ter me chamado bastante atenção sobre a diversidade da Fauna Nordestina,as várias espécies de anfíbios, répteis, aves, mamíferos como são lindos esses animais e como devemos preservar a caatinga por até mesmo algumas espécies estarem em extinção.

      Excluir
    4. Fauna Nordestina foi um dos trabalhos apresentado que eu mais gostei, é um assunto que mexe com o coração de todos, mostrando a beleza que está escondido nas matas, grande parte de nós alunos que estavamos assistindo não sabia que exestia muito do animais mostrado, todos se encantaram, esse é um dos motivos do seminário integrado passar conhecimento para os demais e ajudar a ter um inicio de mudança em nosso país, o comunicado deixado por esse grupo é uma dos pontos mais importante cuidar do nosso ambiente não jogar lixo, fazer queimadas, derrubar àrvores destruindo a casa de muitos passaros. Trabalho muito bem apresentado pelo grupo parabéns

      Excluir
    5. A Fauna Nordestina nos trouxe conhecimentos muito importante sobre seus belos animais que estão entrando em extinção, devido ao desmatamento, queimadas e capturamento dos mesmo para obter lucros. A porcentagem de anfíbios, répteis, mamíferos, invertebrados e aves é muito grande, então é de extrema importância preservar este local. Sem falar nas espécies que já estão em extinção há muito tempo, devido aos mesmos problemas já citado.
      Foi um grupo que chamou muita atenção e nos fez refletir sobre esse assunto, pois em breve podemos não ter mais o privilégio de ter esse bioma em atividade.

      Excluir
    6. Adorei o trabalho de vocês,tive conhecimento de animais que eu nem sabia que existia, e como são belos, conhecendo um pouco sobre cada um deles e como deves preservar os locais onde vivem esses répteis, mamíferos e aves. Parabéns pela apresentação de vocês.

      Excluir
    7. Adorei o trabalho!
      Esse trabalho nos trouxe muito conhecimento e mudou a minha ideia e de muitos colegas sobre essa região, muitas pessoas acreditam que essa região não possui uma fauna tão diversificada inclusive eu acreditava nisso, mas após esse trabalho abri meus olhos e aprendi muito sobre os animais dessa região inclusive que devemos cuidar mais deles pois muitas especies estão em extinção! parabéns pela apresentação

      Excluir
    8. Gostei muito do trabalho de vocês, pois pude assim conhecer varias especies de animais, alguns dos animais apresentados já estão em extinção o que é uma pena, e serve para nós nos conscientizar de como eles são importantes e que devemos preserva-los. Ótima Apresentação

      Excluir
    9. Muito bacana quando explanaram toda a classificação de algumas espécies interagindo com a ação humana sobre esses animais e também o local que sofre agressões climáticas. Parabéns grupo

      Excluir
    10. Assim como a Flora, a Fauna da região nordeste é única, e mesmo assim não é difundida por todo o território brasileiro. Embora nosso país seja rico em cultura, fauna, flora, tradições, culinária e tantos outros, não há a propagação desse conteúdo aos outros estados, havendo uma certa independência em certo ponto nesse sentido. Porém a Fauna como um todo naquela região está ameaçada, ou seja, Mesmo antes de nós conhecermos já estava quase esgotada ou extinta por um todo. Somente de animais há quase mil espécimes, as quais devem ser estudadas pelo o que ainda são, e conservadas através, principalmente do reflorestamento e preservação dos biomas nordestinos

      Excluir
    11. Muito interessante o trabalho. Que diria que tinha tantos animais extintos nessa região. Mas o que me deixa alegre é a quantidade diferenciada de animais que vivem nesse abitat e como eles se adaptaram a esse lugar. O trabalho me fez terbum har diferente sobre os animais do nordeste.

      Excluir
  5. Nomes: Ana Klassen, Joice Oliveira e Mônica Neckel
    Turma: 212

    Literatura Nordestina.
    Dentre os movimentos e tendências que marcaram a Literatura brasileira o romance regionalista nordestino ocupa um lugar em destaque com sua narrativa coloquial e espontânea, logo conquistou os leitores e ainda revelou uma parte desconhecida do país. ‘’ O sertão nordestino e seus dramas’’.
    Os romanceiros de cordel são narradores da vida local com seus fatos políticos, sociais, econômicos e também históricos com seus versos característicos. Os folhetos eles são como verdadeiros blogs, que se dissolvem atrás de uma espécie de internet popular.
    No Brasil o cordel ficou conhecido como folheto e tornou-se popular como livreto que eram pendurados em cordões daí a origem de seu nome, porem no Brasil não fixou raízes.
    A literatura nordestina tem vários representantes não muito conhecidos, mas todos muito acentuados por sua escrita, cujo seus enredos são representados sobre o cotidiano nordestino. A literatura de cordel é ilustrada através da xilogravura (arte de gravura que utiliza a madeira como matriz, possibilitando a representação da imagem através do papel).
    No dia 07 de Setembro de 1998 foi fundada a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, provando que é um gênero sério e que merece o nosso respeito.
    A literatura de cordel costuma abordar diversos temas diferente, entre eles existem 5 que tem uma popularidade maior entre os cordelistas. São eles:
    Temas Educativos: Abordam assuntos de forma educativa, com o objetivo de gerar discussões desses temas em sala de aula. São temas que falam sobre a preservação do meio ambiente, prevenção de doenças e a seca.
    Bibliografias: São histórias que homenageiam grandes nomes da cultura e do folclore nordestino.
    Cangaço: Retrata o dia a dia do cangaço, contando histórias de seus principais protagonistas.
    Pelejas e Desafios: São histórias de bravura, onde guerreiro enfrentam criaturas, monstros ou outros personagens de grande fama.
    Romance: São os campeões em vendas, em seus enredo contem guerreiros, princesas e criaturas, onde os guerreiros sempre vencem seus inimigos por meio de astucia e esperteza.
    Enfim, a literatura de cordel além de entretenimento é informação é porta-voz do povo independente do poeta que retrate a realidade. É essencial que se tenha um grande conhecimento sobre a literatura de cordel para que se possa explorar suas peculiaridades.
    Resumindo, o cordel é como uma janela aberta, onde podemos investigar suas visões e suas versões diferentes das narrativas históricas.
    Queremos agradecer a Professora Orientadora Margaret Mocelini por ter nos apoiado e nos auxiliado até o fim desse projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho de vocês foi bom, até por que eu não sabia que o nordeste possuía uma grande literatura, livros famosos e vocês poderão trazer para a gente enriquecer nossos conhecimentos.

      Excluir
    2. Adorei fazer esse trabalho, pois não tinha conhecimento de como a literatura nordestina foi e é um meio de comunicação incrível, como o cordel que traz uma extensa literatura, vários autores nordestinos, seus gêneros literários como o romance, a forma de como essa literatura surgiu e é produzida no nordeste, creio que foi de grande proveito termos tido essa oportunidade de produzir um projeto tão maravilhoso, agradeço pela ajuda da professora e orientadora Margaret Mocellin e pelos nossos colegas.

      Excluir
    3. Obrigada pelo tema. Não fazia nem ideia sobre o cordel. Agora me apropriei dessa fala e aprendi com este grupo um pouco mais sobre autores, romances... Amei. Bj lindas!

      Excluir
    4. Amei fazer este trabalho, aprendi bastante sobre a literatura nordestina, alguns autores, e principalmente sobre o cordel que é uma tradição literária tipicamente nordestina, obrigada professora pela orientação e ajuda durante o trabalho.

      Excluir
    5. Adorei o trabalho! Gostei pelo fato de o grupo ter explorado realmente as formas literárias nordestinas, muitas das quais eu pouco conhecia.

      Excluir
  6. Grupo-8
    Componentes: Fatima C. Strauss, Idinara Fidêncio e Leonardo Vieira.
    Turma:212


    Músicas Nordestinas

    Com o trabalho científico realizado conseguimos concluir e entender um pouco mais sobre as música e cantores nordestinos. Os nossos objetivos ao decorrer do projeto foram sendo realizados e conseguimos tirar um bom proveito disso, mesmo sendo um trabalho que não é comentado no dia-a-dia foi um projeto muito interessante.
    Nos esforçamos ao máximo para que os alunos e as demais avaliadoras conseguissem entender o que nós estávamos apresentando, destacando que o nordeste é uma região completa em relação a música, existindo vários cantores de estilos variados que fizeram ou fazem sucesso até hoje, interagimos com o público para que não ficasse um trabalho monótono, eles também cantaram as músicas que tínhamos como exemplo, interagiram conosco.
    Na apresentação destacamos alguns ritmos e estilos que fazem parte do nordeste que para nossa região é desconhecida pelo fato de não serem divulgados, por exemplo: Xaxado que é uma dança cangaceira que era feita após as vitorias do cangaço. Coco que significa cabeça que é de onde surgem as letras das músicas, é uma dança representada em fileiras de dois ou em círculos, esse ritmo é dançado em festa populares do litoral nordestino. Forro é um gênero musical que engloba vários outros ritmos como o xaxado, baião e o xote, esse ritmo é um festa popular brasileira de origem nordestina, o forró era conhecido como arrasta pé ou bate chinela. Samba de Roda surgiu de um ritmo africano chamado semba, o samba de roda é praticado principalmente na região do recôncavo baiano e esse ritmo acabou se espalhando por várias partes do pais sobretudo Pernambuco e Rio de Janeiro. Frevo é uma dança acrobática e acelerada que se caracteriza pela suas roupagens coloridas e sombrinha usada para equilíbrio.
    Também selecionamos alguns cantores da região do Nordeste que fizeram história na música brasileira tais como: Raul Santos Seixas conhecido como Raul seixas e maluco beleza foi o pai do rock no Brasil e nasceu dia 28 de julho de 1945 em Salvador –BH, em 26 anos de carreira Raul lançou 17 discos. Luiz Gonzaga conhecido como o rei do baião foi um grande compositor e cantor popular brasileiro, nasceu em 13 de dezembro de 1912 em Exu-PE e destacou-se pela criação de suas melodias e harmonias e se caracteriza de suas músicas abordando a vida no sertão. Ivete Maria Dias de Sangalo Cady –conhecida como Ivete Sangalo nasceu em 27 de maio de 1982 em Juazeiro-BH, é cantora, compositora, instrumentista, empresária e alcançou o sucesso ainda quando era vocalista da banda Eva, é reconhecida pela sua poderosa voz. Reginaldo Rodrigues dos Santos –Reginaldo Rossi nasceu em Recife em 14 de fevereiro de 1944 e é conhecido como o rei do brega, começou sua carreira artística em 1964 cantando rock e integrando-se a jovem guarda.
    Também fizemos análises de algumas letras que retrata a simplicidade do povo nordestino o qual demostra ser muito guerreiro e apesar de todas as dificuldades não desistem da luta a primeira música foi a Asa Branca que é uma música que descreve o cenário realista do povo nordestino e dá uma total visão sobre a seca do sertão e mostra que que o povo nordestino e as aves tem que migrar por causa da seca. A volta da Asa branca fala que a Asa Branca sendo uma ave que anuncia a seca e ela tem que migrar, mas quando ela volta anuncia a chuva. Valente do Nordeste é uma música que além de mencionar a respeito da seca, também se refere sobre as belezas existentes e da garra do povo nordestino sobre as dificuldades decorrentes da seca.
    Concluímos então esse trabalho com muita dedicação, esforço e interação do grupo e auxilio da professora orientadora Margaret Mocellini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho de vocês foi muito interessante, não só eu mas acho que todos conseguiram compreender a grande variedade de músicas e danças que o Nordeste Brasileiro possuem, e como ela influenciou em muitas coisas, alguns cantores que fizeram sucesso tanto no Nordeste mas no mundo inteiro e acima de tudo a forma que vocês interagiram com o público e conseguiram fazer um trabalho divertido e de boa compreensão entre todos que assistiram.

      Excluir
    2. O trabalho desse grupo foi muito interessante conseguimos entender sobre as músicas da região Nordeste e seus principais cantores e também a história que tem por trás de cada letra de suas músicas, sem falar na interação do grupo com o público fazendo com que o trabalho seja muito proveitoso por todos.

      Excluir
    3. O trabalho de vocês foi extrovertido e muito enriquecido de informações, todos sabemos que o nordeste é famoso pelas sua músicas e danças tipicas, gostei muito de conhecer um pouco sobre cada dança cada música, e vários artistas que fizeram história no nordeste. Parabéns pela apresentação e a interação do grupo com todos nós.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este trabalho ficou muito bom, eu gostei muito pois apresenta um pouco da história musical nordestina que aliás é muito bela, há uma grande variedade de danças que representa a história do nordeste por exemplo o cangaço. Alguns nordestinos sofrem um certo tipo de preconceito ao migrar por causa de suas culturas ou seu gênero musical. Fico muito grato ao grupo pela aprendizagem que eu estou levando para casa.

      Excluir
    6. Ameeeiiiiiiiiiii!
      Agora vou aprender a dançar o ritmo samba de roda, forró... Vocês foram cautelosos nas escolhas dos ritmos e canções. Souberam expressar lindamente o valor da letra da música nordestina. Parabéns!

      Excluir
    7. Este trabalho apresentou diversos ritmos nordestinos, muitos dos quais eu não conhecia. Além disto, também adorei a apresentação pela maneira prática com que o grupo apresentou os ritmos nordestinos.

      Excluir
  7. Limites e História da Região Nordeste.
    Componentes: Indiamara Lourenço, João Weiss e Weslei Lenhardt.
    Turma: 212
    Grupo- 1
    Desde que recebemos este tema “Região Nordeste”, decidimos aprofundar nossos conhecimentos na história/geografia do mesmo. Diante disso começamos a realizar pesquisas e leituras para produzirmos conhecimento.
    Após pesquisas cientificas realizada, percebemos que a Região Nordeste está dividida em dois períodos, pré cabralina e pós cabralina.
    Pré-Cabralina
    Antes da chegada de Pedro Alvares Cabral ao Brasil, a região Nordeste era habitada por indígenas de varias tribos e com diferentes costumes, muitos deles violentos e praticantes do canibalismo.
    Pós-Cabralina
    O primeiro contato do índio com o homem branco foi amistoso, os índios realizavam a troca do pau Brasil por materiais e utensílios desconhecidos. Esse contato levou a extinção do puro índio, também foram apresentados vários acontecimentos históricos e a evolução da região.
    Na parte geográfica foram apresentados vários mapas com as divisões socioeconômicas, níveis territoriais e econômicos, apresentando também características físicas e climáticas de toda a região. Por causas de suas características físicas a região foi subdivida pelo IBGE em quatro sub-regioes, sendo elas:
    Zona da Mata: também conhecida como Litoral Continental, essa sub-região compreende uma faixa litorânea de até 200km de largura que se estende do Rio Grande do Norte ao Sul da Bahia. Apresenta maior concentração populacional do Nordeste e é a sub-região mais urbanizada, seu clima é tropical úmido e o solo é fértil em razão da regularidade de chuvas. Sua vegetação natural é a mata Atlântica e sua principal atividade econômica é a cana de açúcar.
    Meio Norte- é uma faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e o oeste do Piauí, sua vegetação natural é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, é uma região pouco desenvolvida e na mesma prevalece o extrativismo vegetal, agricultura tradicional e a pecuária extensiva.
    Sertão- é uma extensa área de clima semiárido, conhecido como “Polígono das Secas,” essa sub-região Nordestina possui menor índice demográfico da região. Os índices de pluviosidade são baixos e irregulares, com ocorrência periódica de secas, sua vegetação típica é a caatinga e a principal atividade econômica é a pecuária extensiva.
    Agreste- é uma sub-região composta pelos estados do Rio Grande do Norte, Parnaíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Sua atividade econômica nos trechos mais secos é a pecuária extensiva e nos trechos mais úmidos a pecuária de subsistência e a pecuária leiteira. Outro elemento em destaque são as festas que atraem multidões, como por exemplo, as festa Juninas.
    Esperamos que este trabalho motive diversas pessoas a produzir trabalhos aprofundando tudo que foi citado em nosso artigo científico. Concluímos com sucesso este trabalho principalmente pelo auxilio de nossa Orientadora Margaret Mocelini. Queremos agradece-la pelo tempo dedicado a nós e o excelente trabalho que fizeste conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PYETRA , 212 :
      Eu gostei desse trabalho pois aprendi sobre a historia da região nordestina, sobre a historia Pos e Pré Cabralina. Também aprendi sobre suas subdivisões.

      Excluir
    2. O trabalho de vocês foi muito bom por que começou falando de toda a historia que possui por traz do Nordeste, como tudo começou e também por que consegui aprender mais sobre a historia do nordeste Pós e Pré Cabralina e também suas subdivisões.

      Excluir
    3. Esse trabalho inicialmente foi complicado, pois é um conteúdo muito amplo que tivemos que se dedicar para passar o maior e melhor conteúdo pesquisado cientificamente para todos que nos assistiam, juntamente com meus colegas Indiamara Lourenço e João Weiss saímos satisfeitos, pois acreditamos que cada um e cada uma que nos assistiu e realmente prestou atenção, após finalizarmos adquiriram conhecimentos Históricos e Geográficos muito amplo sobre a Região Nordeste.! Agradeço mais uma vez nossa Orientadora Margaret Mocelini pelos auxílios e os saneamentos de dúvidas que realizaste com nosso grupo. A conclusão já realizamos em grupo e está postado pela colega Indiamara!

      Excluir
    4. Presenciei uma aula de Geografia e História muito bem elaboradas. Parabéns apresentaram lindamente. Acredito que aprendemos com vcs nesta manhã.
      Adorei a interação com as imagens e os limites...Ab

      Excluir
    5. Trabalho muito interessante quanto a importância que este o possui. Apesar do conteúdo ser muito extenso, o grupo conseguiu abordar com clareza os principais temas pertencentes ao sub tema a ser estudado.

      Excluir
  8. Problemas Sociais
    A partir do nosso trabalho de pesquisa relacionado aos problemas sociais da região nordeste, concluímos que essa região ainda mantém problemas sociais históricos, principalmente relacionados a seca, mas a principal causa dos problemas é a baixa escolaridade da população e decorrente disso os seus indicadores socioeconômicos são os mais baixos do país.
    A seca além de ser um problema climático traz dificuldades sociais como a miséria e a fome, pois a falta de água atrasa o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais, que seria a principal renda do povo que vive nessa região (sertão).
    Decorrente desse fenômeno das secas há uma grande migração nordestina para as áreas urbanas, e por terem baixa escolaridade ocorre o crescimento das periferias e também o aumento da criminalidade e alguns país obrigam os filhos a irem trabalhar ou se prostituir acarretando graves problemas sociais.
    Com a ajuda do governo em programas de assistência social como o programa de transferência de renda bolsa família a qualidade de vida do nordeste vem melhorando ao longo do tempo, a outros tipos de ajuda do governo como a transposição do rio São Francisco, que visa a construção de dois canais totalizando 700 quilômetros de extensão que serva para levar água do rio a regiões semiáridas do nordeste. Desta forma, diminuindo o impacto das secas, e possibilitando a agricultura adaptada com sistema de irrigação.

    Componentes: Gabriel Rodrigo Morgenstern, Rafael Drey, Vinícius Gabriel Bender.
    Turma: 212.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho de vocês foi bem importante por que retratou todos os trabalhos juntos e deu uma incrementada final, mostrou que o Nordeste pode até ser um lugar bonito e de muitas belezas mas que também possui muitos problemas como qualquer outro estado e como é importante saber para ter a consciência também.

      Excluir
    2. Uma das coisas que eu fiquei indignada foi o fato que a região do nordeste era "excluida" não se inportavam muito com ela pelo fato da estiagem que há lá, mas ainda bem que se deram conta da bestera que estavam fazendo e o governo Dilma mudou a política de apoio à construção de cisternas que vinha sendo tocada pela ASA através do projeto “Um Milhão de Cisternas para o Semiárido” assim terminando com a migração. Para nós que estavamos fazendo trabalho a sobre músicas da região foi muito dificil achar uma música interessante sobre a região nordestina para fazer analize da letra, pois grande maioria das músicas resaltavam a força e a garra do povo nordestino em permanecer no lugar mesmo no periodo da estiagem.
      O trabalho de vocêis foi muito bem apresentado parabéns!

      Excluir
    3. Sabemos que o Nordeste enfrenta muitos problemas sociais, como principais a seca e a baixa escolaridade, com este trabalho eu vi que eles realmente enfrenta esses problemas sociais e que as vezes são totalmente ignorados, gostei muito da apresentação de vocês, parabéns.

      Excluir
    4. Abraçaram a causa social e colocaram, socializaram com as pesquisas dos colegas. Refletir sobre tudo isso que apresentaram nos levou a perceber que existem conceitos que devem ser considerados devido muitos fatores como vcs mesmos comprovaram. Ab

      Excluir
  9. Migração nordestina
    Conseguimos aprender com este trabalho bastante sobre a migração e suas causas, a migração foi uma forma de muitos nordestinos se manter economicamente e sustentar suas famílias.
    O nordeste brasileiro se localiza na região mais seca do Brasil, com a seca os agricultores e pecuários tem uma certa dificuldade de se manter economicamente, e essas condições climáticas levaram a população local a procurar oportunidades de emprego em outras regiões.
    Já no final do século XIX, a indústria automobilística estava em plena expansão, com o alto índice de produção e lucros milionários buscou-se na floresta amazônica uma das principais matérias primas. A comercialização do látex extraído da seringueira foi o impulso para um período de quase 20 anos de exploração, o que foi chamado de “Ciclo da Borracha”. Os principais migrantes foram os moradores do sertão, principalmente do estado do Ceará.
    O preconceito de cunho social e racial sempre acompanharam a migração nordestina, Em virtude de suas condições econômicas restou aos migrantes nordestinos a abitarem as regiões pobres e de periferia dos centros urbanos.
    Muitos nordestinos sofrem preconceito até mesmo por eles gostarem de um gênero musical não muito conhecido no Brasil. O nordeste abriga a maior quantidade de pessoas negras em uma região.

    Nome: Bruno Schweigert, Daniel Colombo, Cleiton Streit Turma: 212

    ResponderExcluir