quarta-feira, 5 de junho de 2013

Saúde é a Qualidade

Saúde é Qualidade de Vida e, portanto, encontra-se vinculada aos direitos humanos. A escola é um espaço onde se constituem os cidadãos desses direitos, por meio de práticas realizadas por sujeitos sociais críticos e criativos, capazes de construir conhecimentos, relações e ações que fortalecem a participação das pessoas na busca de vidas mais saudáveis.
Na relação entre saúde e escola, trabalhando a química da célula, surge a possibilidade de construirmos juntos uma oportunidade de debate para fortalecer os modos participativos, democráticos e públicos de pensar e fazer educação em saúde na escola, contribuindo assim no significado de saúde e qualidade de vida. Processo que ganha sentido no dia-a-dia de cada pessoa e nas experiências coletivas.
Para socializar este conteúdo(Química da Célula), alunos do 1º Ano Politécnico escolhem, a partir das revistas Vida e Saúde, Subtemas referente ao Tema: Saúde é a Qualidade. Após pesquisas e estudos, deverão apresentar os artigos escolhidos para os colegas e publicar a escrita.

125 comentários:

  1. Farinha de Trigo.
    Aluna: Bruna Luiza Reigert
    Turma: 111
    Autor: Jophe Santos Oliveira
    Título da Revista:
    Título do Artigo: Farinha de Trigo
    Cidade da Publicação: São Paulo
    Páginas: 39
    Volume: 12
    Mês/Ano: Janeiro 2013
    Há dois tipos de farinha no mercado: a farinha de trigo especial (refinada) e a integral. A primeira á obtida pelo refino continua, retendo praticamente apenas o amido integrante do grão de trigo, sendo da cor branca típica, a segunda, ou seja, a integral resulta da moagem do grão de trigo com peneiramento que mantém a sua homogeneidade, contendo todos os constituintes de grão. Sua cor é bege.
    O elevado teor de fibras alimentares e de mineral apresentado pela farinha de trigo integral resulta em massas densas e de menor expansão em produtos de panificação. Entretanto, em função de sua riqueza nutricional, se recomenda que seja incluída, ainda que parcialmente, na panificação, mesmo que a textura final do produto fique ligeiramente alterada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna!
      Depois desta leitura e informações que apresentou para nós (seus colegas e professora) qual seria sua posição no consumo deste produto? Você indicaria? Por quê?

      Excluir
    2. Consumiria e também indicaria, porque a farinha integral tem uma grande riqueza nutricional.

      Excluir
    3. Nutricional em minerais e fibras, fundamentais para saúde do intestino...

      Excluir
  2. Nome: Felipe Silveira
    Turma: 111
    10 sugestões que ajudam a prevenir o câncer
    Em tantos anos de doenças que já se tornaram epidemias, ou simplesmente varias pessoas já foram contaminadas com ela, nunca se viu tantos casos de câncer como hoje.
    Como todos os órgãos são formados por células, elas estão se multiplicando e tomando o lugar umas das outras, e o crescimento das células, quando se torna desordenado, origina tumores.
    Veja agora uma lista de 10 sugestões para você combater o câncer.
    1-Elimine a barriguinha excessiva
    Perder alguns quilinhos, além de ser “visualmente” bem, é mais importante para a saúde como aparenta ser. A gordura abdominal é um gatilho para doenças intestinais e câncer.
    Pesquisas afirmam que a cada 2.5 Cm de cintura aumenta em 3% a chance de câncer, por isso, a gordura do abdômen é uma das mais perigosas, pois envolve órgãos vitais.
    2-Corte a gordura do prato
    Hambúrguer, refrigerante, e muito açúcar, este é o cardápio de muitos adolescentes, além de não representar nada nutritivamente, pode acarretar em sérios problemas futuramente. O risco é maior para meninas, tornando mais fácil o câncer de mama.
    Some isso ao fato de que na puberdade o desenvolvimento e divisão celular estão a mil.
    3-Coma maça todo dia
    Um ditado americano diz o seguinte: “uma maça por dia mantem médicos longe”. Essa fala se refere a redução de 35% do risco de câncer intestinal, além de frear o desenvolvimento dos tumores já existentes.
    A parte da casca é 5X mais benéfica que a polpa. Não deixe de comer uma maça por dia, mas não exagere.
    4-Coma mais repolho e cenoura
    O repolho e todos os parentes de crucíferos podem diminuir o risco de câncer no pulmão em até 70% das pessoas. Repolho, Brócolis, e brotos de feijão são ricos em isotiocianatos, protetores naturais do câncer de pulmão.
    Mas não esqueça de outros vegetais como a cenoura, ela pode combater o câncer de pulmão com uma mordida por dia.
    5-Confie nos vegetais
    O câncer de mama é o terror para as mulheres, porém, vegetais como soja e brócolis ajudam muito a livrar desse problema, pois, ajudam na prevenção contra doenças como câncer e infarto.
    Na Ásia, mulheres que tomam três tigelas de Missoshiru (sopa a base de grãos de soja, algas e legumes com queijo de soja) por dia, tinham 40% menos chance de ter câncer de mama.
    6-Olhe-se no espelho
    Olhar no espelho, mais do que um autoconhecimento é um método preventivo para descobrir manchas que podem ser prejudiciais.
    Os tumores mais comuns de pele são aqueles que surgem em pintas e se espalham na chamada metástase, sendo que possuem uma chance alta de cura.
    7-Amamente seu filho
    Não é segredo que o aleitamento materno é um santo remédio para os bebês que ficam mais protegidos de doenças. Além disto, a mulher fica mais protegida do câncer no útero e ovário.
    Beba muita agua e alimentos saudáveis que são combustíveis para o bom leite.
    8-Caminhe
    Caminhar é bom para praticamente tudo, câncer não é exceção, ele pode prevenir 10 mil casos de câncer de cólon e mama por ano. Todos os exercícios físicos que aceleram os batimentos cardíacos ajudam também, nos níveis hormonais, além de diminuir o risco de câncer de mama e próstata.
    9-Atenção ao estômago
    Aquelas dores fracas ou fortes no estomago podem ser mais do que isso, e com uma pequena dor, pode levar em alguns anos a morte. Uma dieta balanceada com vegetais, frutas cítricas e alimentos ricos em fibra desde a infância é um antidoto para esse tipo de tumor.
    10-Cuide com o que você pensa
    Do que adianta seguir todas essas regras e ter um bom habito alimentar se sua mente não é equilibrada? Não há sistema de defesa que resista ao ódio e rancor, pois além de um gasto excessivo de energia, desorganiza os hormônios, fazendo com que o equilíbrio metabólico do corpo entre em colapso. Já que é um consenso de que a mente exerce mesmo uma forte influencia sobre o corpo, é bom praticar bons pensamentos e não guardar mágoas sobre ninguém, por que o ódio é um acido que corrói o próprio recipiente.
    BERTOTTI, Fabiana, 10 sugestões que ajudam a prevenir o câncer,Câncer, nº8, 13 de agosto de 2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como precisamos prestar atenção na nossa forma de consumo alimentar e cuidados com o corpo. Somos fortes e vulneráveis ao mesmo tempo... Acredito que Fabiana, neste artigo, tentou esclarecer sobre saúde preventiva precisamos tentar colocar em prática este cuidado alimentar e físico. Ab

      Excluir
  3. Nome: José Gabriel
    Turma: 111
    Coqueiro
    O coqueiro pertence a família das palmáceas e alcança até 20 metros de altura, e é muito resistente .
    O fruto do coqueiro é formado por uma casca dura e enrugada (exocarpo) que pode ser verde ou amarela, uma camada fibrosa (mesocarpo) que é um pouco parecida com a parte carnosa dos frutos comuns, e a parte central (endocarpo) que dentro dele está a semente, que é formada por uma polpa branca e é comestível.
    Em Sânscrito, antigo idioma da Índia, o coqueiro é chamado de Kalpa Vriksha, que significa árvore que da tudo o que é necessário para a vida. O coco proporciona alimento liquido e sólido, com a gordura se faz combustível e com a fibra se tecem cordas.
    Quando o coco está verde a polpa é meio gelatinosa contém muita água e tem poucos nutrientes. Quando ele está maduro a polpa fica mais consistente e com menos água e os nutrientes estão mais concentrados. O coco quando está maduro contém 6,23% de carboidratos, 3,33% de proteínas e sais minerais, entre quais se destaca magnésio, cálcio e fósforo.
    Uma porção de 100g de polpa crua de coco contém: 1,43g de gordura monoinsaturada, 0366g de gordura poli-insaturada e 29,7g de gordura saturada.
    O coco apresenta uma particularidade especial que o diferencia, sua molécula contém de seis a catorze átomos de carbono, ele também contribui para o bom estado dos ossos, das articulações, músculos e do aparelho locomotor. O consumo de coco é recomendado na época da dentição infantil para favorecer a boa formação do esmalte dentário.
    Um litro de água de coco contém cerca de 300mg de magnésio, que é a quantidade recomendada para um adulto.

    PAMPLONA, Jorge, Coqueiro, São Paulo, nº 19, pg 38-39, setembro de 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante esta sua colocação referente ao artigo de Jorge Pamplona. Em um único alimento buscamos vários tipos de nutrientes. O que devemos ficar atentos é pelo fato de conter colesterol LDL (gordura saturada) e sabemos que O LDL colesterol também chamado de "mau" colesterol, que promove o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. Quanto maior o LDL, maior o risco de problemas.. No mais ele é muito rico. Ficamos com água de côco.Ab

      Excluir
  4. Aluna: Marília Egewarth
    Turma: 111
    Revista: Vida e Saúde;
    Junho 2012
    nº6
    Páginas 14, 15, 16 e 17
    Hora de Dormir.
    O sono é vital e essencial para várias funções do nosso corpo. Nosso organismo é sincronizado com as 24 horas da Terra e fomos programados para algumas funções enquanto estamos acordados e outras enquanto dormimos. Um dos piores vilões do sono, é o ronco, que na maioria das vezes afeta com mais assiduidade os homens e pessoas com o pescoço curto e grosso.
    Na boa alimentação podem estar as chaves para um bom sono. Comidas pesadas, gordurosas e em grande quantidade antes de dormir são a causa das várias interrupções durante a noite e a dificuldade de pegar no sono. Chás como o verde e o branco junto com os refrigerantes, cafés e chocolates, são poderosos estimulantes, pois contém alta concentração de cafeína. Para garantir um bom sono, a última refeição deve ser leve e feita com pelo menos 2 horas antes de ir para a cama. Os exercícios físicos pela manhã, são grandes aliados do bom sono e garantem mais disposição durante o dia.
    A famosa “siesta” não deve passar de 30 minutos, tempo suficiente para o cérebro dar uma desligada e o corpo se restaurar. Pessoas que cultivam esse hábito se mostram mais dispostas e criativas.
    O melhor remédio para uma saúde perfeita e muita disposição, é dormir bem.
    BERTOTTI, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje falam nas pesquisas em até 45min as sestas.Segundo Geremias(2013) essa sensação quase mortal de sono acontece mais na hora do almoço porque nosso corpo já começa a se preparar para dormir. Dois fatores contribuem para isso: a homeostática, que é o desejo de dormir quando se tem sono acumulado; e o ritmo do nosso relógio biológico, que controla processos ligados à temperatura corporal, pressão arterial e, claro, ao sono.
      Outros fatores podem ter relação com a sensação de sonolência depois do almoço. Entre eles está a apneia obstrutiva e outros distúrbios de sono, além, é claro, de longos períodos sem dormir.Ab

      Excluir
  5. Nome:Bruno Schweigert
    Turma:111
    Revista:Vida e Saúde

    De Coração
    O coração das mulheres já não são os mesmos, as mulheres entraram para o grupo de riscos das doenças coronarianas, o numero de vitimasjá é quase igual a dos homens.
    As mulheres sempre foram mais sensíveis que o homem em tudo, hoje em dia com a mudança de rotina das mulheres na vida de trabalho, aumentou a chance de muitas doenças, não só cardiovasculares como outros, como por exemplo: pressão, colesterol diabete, depressão, fumo, tudo isso em função do estres, do dia a dia, e da alimentação mal controlada.
    Mais ainda tem muitas desvantagens para as mulheres porque precisam do anticoncional para o controle da gravidez e do hormônio na menopausa, mesmo assim muitas mulheres já sabem dos riscos que correm.
    Mesmo estando na lista negra as mulheres já estão se preocupando mais com a saúde, fazendo os exames de rotina comendo alimentos saúdaveis, parando de fumar e indo mais ao medico.
    Ficando de olho e se prevenindo a incidência das doenças cardiovasculares e de outras doenças, a tendencia é de diminuir bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo pesquisa recente do Hospital do Coração de São Paulo as doenças cardiovasculares estão aumentando entre as mulheres, principalmente decorrente dos males como estresse, tabagismo e dietas desequilibradas. De acordo com o estudo, o número de enfartes entre mulheres aumentou 3,8% de 2009 para 2010, enquanto entre os homens houve queda de 17%.
      A probabilidade de uma mulher morrer em consequência de um infarto é, em média, 50% maior do que a de alguém do sexo masculino. E a maior incidência de risco acontece com mulheres na menopausa.
      No Brasil, a previsão é que, em 20 anos, o número de mortes em decorrência de doenças cardíacas entre as mulheres deve ultrapassar o de homens. E o número de mulheres com grande risco cardíaco subiu de 10% para 30%, representando 21 milhões de brasileiras.
      A boa notícia é que muitos desses fatores de risco, como peso e pressão arterial, podem ser alterados.

      Excluir
  6. Nome: Indiamara Lourenço dos Santos
    Turma: 111
    Revista: Vida e Saúde

    O Fruto do Cajueiro
    Embora o caju seja popularmente conhecido como o fruto do cajueiro, tem sua classificação correta pseudofruto é chamado assim, pois é formado por duas partes distintas; ou seja, o fruto em si ( que é a castanha ou amêndoa).

    O valor nutricional do Caju
    A amêndoa do Caju possui uma gama muito importante em nutrientes essenciais, que se destacam em proteínas e lipídios. Os lipídios, o acido grasco oléico, conhecido como Omega 9 que é responsável pela manutenção dos níveis no sangue, se destacam também por estar em uma concentração mais elevada.
    Referencias: QUINTÃES,Késsia Diego,Castanha de Caju, São Paulo, numero 12, pag 44-45, dezembro, 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudo sugere que a ingestão diária de 67 gramas de castanhas e companhia, o que dá aproximadamente dois punhados, reduziria o LDL, o mau colesterol, em 7,4%. As concentrações de triglicerídeos chegaram a cair até 10%. "Isso é resultado da grande quantidade de gorduras monoinsaturadas que esses alimentos fornecem”. Informação interessante, mas acredito que é muita caloria para um único organismo no dia. Mas a informação é boa e verdadeira.
      Algumas unidades de nozes e castanhas à dieta são bastante recomendadas, pois costumam demorar mais para ser digeridas pelo organismo, portanto prolongam a sensação de saciedade também. Ab

      Excluir
  7. Eduarda Kohlrausch 111
    Revista: Vida e Saúde;
    Março de 2012
    Nº3
    Páginas 6, 7,8

    Grandes porções, grandes problemas.
    Hoje em dia se tornou mais fácil adquirir uma alimentação, pois com um pouco de dinheiro podemos comer mais que o planejado. Com isso o aumento de calorias acaba se tornando maior.
    Com uma produção enorme de alimentos e uma facilidade de se produzir comida barata que é rica em calorias e fraquíssima em nutrientes é as mais consumidas nos dias de hoje. Assim tornando-se muito grave a obesidade.
    Vale lembrar que não é só a quantidade do que se come que importa, mas também a qualidade do que se põe no prato, pois mais vale um prato de legumes do que um prato menor e cheio de gorduras saturadas. Embora que se fale tanto em nutrição ainda aparece dúvidas no que se deve comer e com o que se deve evitar.
    Relata uma doutora que quando compramos grandes porções e já estamos cheio os sentimentos de culpa de jogar fora aparece, pois sentimos pena do dinheiro, e pensamos nas pessoas que passam fome.
    E nunca podemos esquecer: Comer menos é viver mais!
    BERTOTTI Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso corpo necessita de bem menos comida do que temos o hábito de consumir. O excesso de alimentos é tão prejudicial quanto à falta deles, comer demais traz diversos problemas à saúde, como obesidade, colesterol alto, diabete, hipertensão, problemas digestivos e refluxo.
      Segundo informações, nosso corpo precisa de cinco porções de vegetais por dia, uma variação de frutas, legumes e verduras, mas o hábito de comer muito amido permanece.
      A quantidade exata de calorias que uma pessoa deve ingerir por dia, depende do estilo de vida de cada um. Os que praticam atividades físicas precisam comer mais do que os sedentários.
      Uma dica é parar de comer antes de ficar completamente sem fome, pois a saciedade só chega uns 30 minutos após a refeição. Bj linda

      Excluir
    2. Exato profe, devemos cuidar muito bem da nossa alimentação pra não termos problemas futuramente! Beijos lindona

      Excluir
  8. Nome:Vinícius Bender
    Turma: 111
    Revista: Vida e Saúde, edição de aniversario.
    Quintaes, Késia Diegos, Prato quente, São Paulo, nº1, pág 6 - 13, Janeiro de 2012.

    Alimentos Termogênicos

    São alimentos que aumentam a temperatura corporal, fazendo com que o corpo gaste mais energia, resultando assim na queima de calorias.

    Proteínas termogênicas, seus alimentos e contraindicações:

    Capsaicina = pimentas ardidas em geral
    Irrita as mucosas do estômago e do intestino, sendo contraindicada para quem tem problemas como gastrite, ulceras e hemorroidas.

    Gingerol =Gengibre
    Deve ser usado sempre com moderação por todas as pessoas e é contraindicado para quem tem cálculos biliares. Quem tem úlceras ou gastrite, e por gravidas também não devem ser usadas.

    Catequina = Chá Verde:
    Não há contra indicação

    Piperina = Pimenta-do-reino:
    Irrita a mucosa do estômago e pode causar gastrite.

    Cafeína = Café, guaraná, bebidas energéticas, refrigerantes a base de cola, chá-mate, chá-verde, chá-branco, chocolate:
    Altas doses podem causar perda óssea, taquicardia, insônia, úlceras, prisão de ventre, dor de cabeça, hipertensão, tonturas e tremores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes alimentos ajudam a queimar gordura, pois aumentam a temperatura do corpo, auxiliando, dessa forma, na produção de energias e na queima de gorduras.
      Segundo pesquisas o melhor horário para consumir os alimentos termogênicos é antes de fazer exercícios físicos. Mas é preciso ter muita cautela, principalmente, para quem tem hipertensão ou algum histórico cardíaco devido aceleração cardíaca. Ab

      Excluir
  9. O Equilíbrio Das Vitaminas.

    Aluno: Weslei Michel Lenhardt.
    Turma: 111

    Por que Suplementar?
    A suplementação é importante pela necessidade de se associar um micro elemento não calórico: Vitaminas ou Minerais a uma eventual escassez nutricional. Como no caso do escorbuto, que seria uma doença causada pela falta de vitaminas C, principalmente Câncer de Esôfago causado pela falta de Frutas e verduras.
    Perigos.
    O nosso corpo é feito de água, e nessa condição alguns elementos solúveis como vitaminas C e do complexo B são eliminadas facilmente, necessitando de reposição diária por meio da alimentação.
    O maior problema é com relação á gordura e as vitaminas solúveis nela. É o caso das Vitaminas K, E, D e A, além dos minerais. Esses elementos têm maior possibilidade de intoxicar o organismo, pois não podem ser facilmente eliminados, favorecendo assim seu acúmulo. Então deveríamos privilegiar as Frutas, Verduras, Legumes, Raízes e Grãos, ricos em todos os elementos necessários para sermos fortes, resistentes e saudáveis. Vitaminas Primárias como: Frutas, Verduras e Cereal Integrado só vão trazer benefícios para sua vida.
    Quando é Preciso Suplementar?
    A maioria dos suplementos vitamínicos funciona muito bem, mas o mais moderno é às vezes preciso uso regular. É preciso suplementar quando se tem deficiência em vitaminas D. No caso de quem tem deficiência em vitaminas B12, Ferro, Ácido Fólico e outras substâncias. O grande engano das pessoas é pensar que o suplemento é substituível dos alimentos ou que vai suprir todas as carências nutricionais como mostram as propagandas.
    Cuidados.
    Não podemos acreditar na mídia e nas propagandas massivas, sugerem que uma cápsula por dia é necessária para ter o rendimento esperado, já que a alimentação é supostamente deficiente. Esses anúncios atingem muitas pessoas que usam Cálcio extra, suplemento de Ômega 3 e admitem, que embora consumam boa dose de vegetais, abusa de doces e frituras. É clara a não necessidade de suplementos minerais e vitamínicos para pessoas normais, sem necessidades especiais. Nosso corpo necessita da combinação de alta densidade de Vitaminas e Minerais associados à baixa ingestão calórica, o que encontramos nos vegetais, sobre tudo crus.
    Em uma sociedade que consome muito Açúcar, Gordura e Álcool, vemos o inverso e gera- se um déficit nutricional que pode ser revertido com dieta adequada.

    Autor (a): Fabiana, Bertotti.
    Título da Revista: Vitaminas.
    Título do Artigo: O Equilíbrio das Vitaminas.
    Cidade da Publicação: São Paulo.
    Volume: 12.
    Páginas: 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18.
    N°: 28
    Mês/Ano: Janeiro 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas representam muito em relação ao tamanho, como falamos em aula. Pequenas no tamanho, mas gigantes no propósito de garantir o bom funcionamento do organismo, elas previnem males e podem garantir a longevidade. A falta de vitaminas causa estragos porque desequilibra a máquina humana. O corpo passa a sofrer com problemas que variam da falta de apetite à cegueira noturna, retardo no crescimento, infertilidade, anemia, alteração no sistema nervoso central, osteoporose e muitos outros segundo informação que pesquisamos para produzir o baralho das vitaminas. Ab

      Excluir
    2. Então devemos privilegiar as Verduras, Frutas, Legumes, Raízes e Grãos, ricos em todos os elementos necessários para sermos fortes, resistentes e saudáveis. Vitaminas primárias como: Frutas, Verduras e Cereais Integrado só vai trazer benefícios para sua vida.Ab

      Excluir
  10. Nome: Daniel Augusto Colombo
    Turma:111

    Eles estão maiores
    Nos dias atuais os indícios de obesidade, principalmente na America têm crescido assustadoramente, mas o que muitos não sabem é que tudo isso começa na infância, a famosa obesidade infantil.
    Como todo problema tem uma origem, a obesidade infantil não poderia ficar de fora, um dos principais fatores é que a criança pode estar sendo influenciados muito antes de nascer, vários estudos apresentam uma relação entre o peso da mãe durante a gestação e a chance de o filho ser suscetível a obesidade, por exemplo, durante a gravidez ocorrem alterações endócrinas que são transmitidas pela placenta, o bebê é “programado” geneticamente para engordar. Outro fator é a falta de leite materno durante os primeiros meses, uma pesquisa apontou que os jovens que se aumentaram de leite materno até os 6 meses hoje tem os menores indícios de IMC.
    Outro fator que ocasiona a obesidade infantil é a própria má alimentação durante a infância muitas vezes por responsabilidade dos pais, ou por alimentação exagerada e desequilíbrio nutricional. Outros fatores que devemos levar em conta são:
    -Pais que trabalham fora de casa forçam as crianças a comerem enlatados e congelados;
    -a reclusão em apartamentos fechados e pequenos diminui a possibilidade dos filhos fazerem atividade física;
    - alimentos industrializados coloridos chamam a atenção das crianças, porem tem muitas calorias e pouco valor nutricional.

    Referências:
    BERTOTTI, Fabiana. Vida e Saúde, São Paulo, nº10, 2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel!
      Você me fez viajar no passado quando minha mãe gostava muito de ver nós chegando a sua casa com as crianças gordinhas. Era a alegria da nona.
      Criança rechonchuda era sinônimo de criança saudável. De certa forma, havia lógica nesse conceito. Numa época em que não existiam antibióticos, crianças mais nutridas resistiam melhor aos processos infecciosos na infância.
      Hoje, a obesidade infantil transformou-se num problema sério de saúde, numa epidemia que se alastra e já atinge parte expressiva da população nessa faixa de idade. As causas são muitas, mas pesam os hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e guloseimas e as horas passadas em frente da televisão ou jogando videogame.
      A preocupação não é com a estética. Muitas crianças com excesso de peso apresentam alterações nos níveis de colesterol, são descriminadas pelos companheiros e alvo de brincadeiras de mau gosto.
      O controle da obesidade infantil começa em casa, com refeições balanceadas, estímulo à atividade física e mudança dos hábitos alimentares de toda a família. Ab

      Excluir
  11. Rafael Drey.
    Turma:111
    Mandioca ou mandioquinha
    A mandioca (Manihot esculenta) conhecida por aipim ou macaxera e a mandioquinha (arracacia xanthorrhiza) que é conhecida como batata-Baroa ou batata-cenoura têm várias semelhanças. Ambas são consideradas raízes com elevado conteúdo de amido, sendo assim alimentos energéticos, embora a mandioca apresente 56% a mais de calorias que a mandioquinha em função do maior teor de amido. Além de conter um tipo de amido de fácil digestão, o teor de fibras, potássio, zinco e niacina da mandioquinha, tornam esse alimento indicado não apenas para pessoas saudáveis, mas também nas citações de convalescença, em que o zinco tem papel importante no sistema imunológico e o potássio auxilia na diurese, contribuindo para normalização da pressão arterial. A niacina, por sua vez, desempenha um importante papel no metabolismo energético das células e reparação do DNA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mandioquinha apesar de não ser tão consumida quanto a sua prima mandioca, é um dos poucos alimentos, entre verduras e legumes, que contém a niacina - também conhecida como vitamina B3, vitamina PP ou ácido nicotínico, de acordo com a construção do baralho das vitaminas, que quando em falta no organismo, a niacina pode provocar lesões graves no aparelho digestório, ocasionando problemas no processo de digestão e absorção dos alimentos, podendo levar ao comprometimento do estado nutricional, e no sistema nervoso central - desde uma simples cefaleia até a demência. Na nossa região é difícil de encontrar, temos mais é a mandioca... Mas, agora já sabemos que mandioquinha é rica nutricionalmente em relação a mandioca. Ab

      Excluir
  12. Nutrição
    Para ter uma vida saudável temos que ter uma boa nutrição ao corpo e para isso precisamos ter controle sobre isso.
    Devemos ter horários fixos para se alimentar, devemos nos alimentar de cinco em cinco horas em refeições balanceadas, comer alimentos saudáveis e deixar um pouco as gorduras de lado.
    Não comer fora de hora que é o que mais prejudica a alimentação das pessoas que perdem o controle quando começam a comer fora de hora. Fazendo isso você pode ter uma alimentação saudável.
    Vinicius Habitzreiter
    Turma: 111
    Referências: revista Vida e Saúde, vol. 4 abril de 2011 Pág. 22. Nutrição
    Autora: Esther Huerta de Castro, nutricionista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana sua conclusão. Vejo que participou ativamente das discussões em aula. Parabéns

      Excluir
  13. Nome: Daniel Witt
    Turma: 111
    Titulo revista: Vida e Saúde
    Titulo do artigo: Cereal Versátil. Pg:47,48. Nº:6
    Autora: Keila Conrado

    Cereal Versátil.
    O centeio pode ser consumido de várias formas sem alterar seu valor dietético. O centeio pertence à família das gramíneas e é cultivado principalmente no centro e no norte da Europa, em regiões de clima frio ou seco.
    A introdução do centeio no Brasil ocorreu por imigrantes alemães e poloneses dois séculos atrás, e até hoje, o cultivo e feito em grande parte por seus descendentes.
    O centeio se destaca entre dos cereais pelo aspecto rústico e pelos efeitos alelopáticos, ou seja, pela capacidade de produzir substancias químicas que são liberadas no meio e que são adversas ao crescimento de outras plantas.
    A farinha de centeio é obtida com a moagem de grão beneficiado. É usada na fabricação de pães e biscoitos que, apesar de saborosos ficam escuros e pesados. Por isso costuma-se acrescentar trigo.
    COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DO CENTEIO:
    (quantidade por 100g):
    Energia 336 Kcal
    Proteínas 12,5 g
    Lipídios 1,8 g
    Carboidratos 73,3 g
    Fibras alimentar 15,5 g
    Colesterol ---------
    Cálcio 34 mg
    Fósforo 374 m
    Ferro 2,67mg

    ResponderExcluir
  14. Para os humanos, o centeio é indicado para diabéticos, hipertensos e atletas, desde que tolerantes à glúten, pois é rico em fibras e sais minerais e pobre em calorias. O que leva a entender que, se associado a uma dieta alimentar séria, pode auxiliar no combate à obesidade. Ab

    ResponderExcluir
  15. Aluna: Paula Thais de Andrades Cezimbra.
    Turma: 11.
    Revista: Vida e Saúde;
    Fevereiro 2012.
    Páginas: 40 e 41.
    Título do Artigo: Doçura Saudável.
    O açúcar refinado, conhecido como sacarose, é o grande vilão nas ocorrências de cáries e doença periodontal. Sua ausência, na dieta contribui significativamente para a redução desses problemas.
    A maioria dos adoçantes artificiais encontrados no mercado, como sacarina, ciclamato, aspartame, entre outros, não provoca cárie, porém não é recomendado o uso de nenhum deles em função de sua toxicidade para o sistema urinário, por outro lado, os adoçantes à base de estévia podem ser usados com maior segurança já que são extraídos das folhas doces da planta do mesmo nome. O ideal é utilizar aqueles que contêm apenas estévia, ela é uma substância anticariogênica, ou seja, ajuda na remineralização de lesões iniciais de cárie (manchas brancas).
    O mel excelente substituto para o açúcar, quando consumido em grande quantidade e com muita frequência, ele também se torna um agente produtor de cárie, mas com um processo mais lento em relação ao açúcar. As bactérias que vivem na boca têm mais trabalho para metabolizar o mel, isso também ocorre com a frutose, que é o açúcar natural das frutas.
    Além disso, o mel puro não processado nem pasteurizado é cicatrizante e ajuda na recuperação de qualquer tipo de ferimento do aparelho digestório (que começa na boca), melhorando desde úlceras no estômago até as úlceras das aftas da cavidade bucal.
    Já o melado e o açúcar mascavo têm a mesma origem do açúcar refinado e também provocam cárie. Mas a grande vantagem são os nutrientes da cana, principalmente o ferro e o cálcio, por isso, metabolização em nosso organismo não subtrai minerais de nossos ossos e dentes como acontece com o açúcar branco que possui nenhum nutriente.
    Nenhum destes produtos citados vai adoçar tanto quanto o açúcar, é necessário ir se habituando sem o açúcar e os outros tipos de doces.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste artigo podemos refletir quanto aos grupos de glicídios e você deixou bem claro a vantagem ou desvantagens no consumo deste nutriente. Busquei uma informação no seguinte endereço http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/12/923219/curiosidades-acucar-tras-dos-alimentos.html
      Para que você tenha uma ideia de quanto açúcar consome sem saber, confira a lista a seguir:
      500ml de Coca-cola: 10 cubos e meio de açúcar
      250ml de Energético: 5 cubos e meio de açúcar
      15ml de Ketchup: 1 cubo de açúcar
      1 milk-shake grande de morango: 16 cubos de açúcar
      200ml de suco de laranja processado: 3 cubos e meio de açúcar
      200ml de leite semi-desnatado: 2 cubos de açúcar
      1 maçã: 2 cubos e meio de açúcar
      1 banana: 4 cubos de açúcar
      Realmente o açucar é um vilão. Bj querida


      Excluir
  16. Aluna: Leticia Milene Oliveiran de Campos
    Titulo da Revista: Vida e Saúde
    Artigo:Tudo cru
    Pagina:7,8,9,10,11,12,13
    Setembro de 2011

    Entre os vegetarianos veganos, que se alimentam apenas com vegetais há um grupo chamado crudivoristas, pessoas que se alimentam unicamente com alimentos crus. Esse grupo não prepara o alimento além do que a natureza já se encarregou de fazer, sua dieta é baseada no consumo de frutas, nozes, castanhas, amêndoas, folhas, algas , grãos germinados e leguminosas hidratadas.
    Mas sabemos que alimentos crus podem transmitir doenças graves , outros podem ser perigosos pela sua própria composição química. É o caso da mandioca que possui cianeto que é eliminado sob temperatura de fervura, ela precisa ser cozida para ser consumida. Há ainda o caso das leguminosas que geralmente possuem compostos químicos tóxicos ou antinutricionais (filatos), ou cereais como o arroz e o trigo integrais. Geralmente esses alimentos se tornam mais digeríveis ao ser submetidos ao calor.
    Não há duvidas de que a alimentação viva, em seu estado mais natural possível, é melhor para nosso organismo.
    O crudivorismo, visto por muitos como linhagem radical do vegetarianismo, prega a teoria de que o corpo humano só esta adaptado a comer alimentos na forma em que a natureza os oferece, isto é , crus e sem adição de temperos e condimentos. O azeite extra virgem é o único produto não pronto que é aceito. O crudivorista entende que o cozimento dos alimentos provoca a manipulação negativa dos nutrientes, os quais serão mais bem absorvidos pela ingestão da comida crua, ou seja , comida viva, como argumentam, essa é a melhor maneira de se alimentar, além de ser a mais eficiente para evitar o envio de toxinas ao organismo, produzidas pela “morte” dos alimentos cozidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos refletir sobre uma dieta balançada, voltada para o bem estar interno do nosso organismo. Precisamos ficar atentos a tudo o que lemos e ouvimos e fazer da nossa alimentação a melhor possível. "Nutricionista nas nossas dúvidas". Bj linda

      Excluir
  17. Aluna : Pyetra Krauspenhar Heinle
    Turma : 11
    Revista: vida e saúde
    Janeiro 2013
    Paginas : 12 , 13
    Titulo do artigo : O equilíbrio das vitaminas

    “ Elas são essenciais ao funcionamento do organismo, mas em excesso podem intoxicar e causar doenças “ – Fabiana Bertotti

    Cláudio Martins se alimenta apenas com pao e queijo , diz ele “ Sinto ânsia de vomito e não consigo comer essas coisas , daí o medico receitou as vitaminas . Para mim é melhor , pois não sinto o gosto de salada” Desde criança Claudio não gostava de frutas nem papinhas de legumes então seus pais foram introduzindo para ele o pao e o queijo para não ficar sem comer nada , agora com 19 anos come somente açúcar , laticínios e pao, o medico “anuncio” a morte do garoto caso ele não começasse a ingerir vegetais. Para Claudio é uma tortura esse negocio de frutas e folhas .
    Pilula Magica : Muitos procuram a pílula magica , sem precisão da receita medica ficou muito mais fácil a sua compra , poucos sabem que estão sendo enganados pela “pílula magica” , pois é um grande risco a saúde, a começar pelos rins e fígado. Muitos sabem qual o caminho de um corpo mais saudável , magro e ágil , mas não estão dispostos a pagar o preço de uma transformação profunda e estão sempre em busca da pílula magica que de fatos não existe. Saem as fibras ficam as massas brancas , saem os vegetais crus e sobram os cozidos , quando ficam. Saem as frutas para entrar os doces cheios de açúcar e por ai vai... Tanto que a venda de suplementos alimentares cresceu 27% de 2010 para 2011 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive visitando alguns sites sobre esse tema e veja o que encontrei:
      Vitaminas só fazem bem à saúde
      MITO - Na dose certa, as vitaminas desempenham papéis essenciais na manutenção da saúde e em processos orgânicos. Porém, os exageros podem sobrecarregar certos órgãos e atrapalhar a absorção de outras substâncias.

      Mesmo com uma alimentação correta, em algum momento é preciso suplementos vitamínicos.
      VERDADE - Quem sofre de alguma carência nutricional ou faz dieta restritiva vai precisar das cápsulas eventualmente. Assim como as gestantes e lactantes, que precisam de maior aporte.
      http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/pilulas-de-vitaminas-mitos-e-verdades/1274
      Dê uma espiada e veja como isso poderá contribuir. Bj linda

      Excluir
  18. Aluna : Bárbara Dickel
    Turma : 11
    Revista: Vida e Saúde
    Março 2011
    Paginas : 24
    Titulo do artigo : Alimentos e o Cérebro.


    Já é fato comprovado que certos alimentos, ou as substâncias neuroquímicas naturais que encontramos neles, aumentam a capacidade mental ou mudam o comportamento alimentar. Os neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelas células nervosas, que contêm alguns nutrientes dos alimentos, chamados precursores, para aumentar os sinais dessas células.
    Uma substância fabricada pelas células nervosas do cérebro, que relaxa, melhora o humor, ameniza a dor e diminui o apetite é a serotonina, para produzi-la é necessário consumir triptofano, substância presente em alimentos protéicos, mas também relacionado à proporção de carboidratos.
    Consumir uma barra de chocolate rica em triptofano e em carboidratos para produzir serotonina pode não dar certo, é preciso moderação no consumo, caso contrário pode levar a obesidade.
    Os alimentos ricos em triptofano são:
    -Proteicos: peixes, leite e iogurte desnatado, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas.
    -Carboidratos: pães, cereais integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, frutas, legumes e chocolate amargo (com moderação).
    -Vitaminas: a vitamina B12 ajuda no transporte de ácido fólico.
    Juntas essas vitaminas ajudam na manutenção dos níveis de serotonina.Onde encontrá-las em alimentos: espinafre, verduras de folhas escuras, soja, laranja, melão e maçã.
    O selênio é um mineral que age como antioxidante e possui grande relação com o humor.
    Pessoas nas quais falta esse mineral costumam ser depressivas, irritadas e ansiosas. Onde achar esse mineral: em nozes, amêndoas, semente de girassol, peixes e trigo integral. Cada pessoa é única e tem sua personalidade e seu humor, mas uma alimentação saudável contribui para uma vida mais feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra vez nos faz refletir sobre o nosso comportamento alimentar. Este artigo reflete muito sobre a prevenção de doenças a partir de uma alimentação cuidadosa. Precisamos olhar para aquilo que elencamos ser um bom nutriente.
      Segundo (ELÓI, 2013)Como é evidente, existe uma forte interação entre o corpo e a mente. Assim sendo, cuidando do corpo, podemos estar a cuidar da mente.
      É inegável a interação e interdependência entre o corpo e a mente. Pensamentos, crenças, atitudes e comportamentos influenciam o corpo e a forma como nós o sentimos, da mesma forma como tratamos o corpo poderá refletir-se no cérebro.
      http://www.psicologiafree.com/curiosidades/6-alimentos-beneficos-para-o-cerebro/#
      Bj linda

      Excluir
  19. Aluno: Tiago Roberto Herrmann
    Turma: 11
    Revista: Vida e Saúde
    Paginas: 13,14 e 15
    Titulo do Artigo: É hora do Jantar

    O jantar é a ultima refeição do dia, e é considerado fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo,pois ele vem reabastecer o organismo com nutrientes, para que no dia seguinte estejamos cheios de energia.
    Também é importante saber os tipos de alimentos que vamos consumir no jantar, pois se consumirmos muita quantidade de lipídios pode prejudicar o sono. O tofu por exemplo é um alimento que possui várias fontes proteicas, e por isso é considerado recomendável.
    Estudos constataram que a obesidade acontece pela falta do café da manhã e pelo excesso de alimentos consumidos no jantar. Com isso observou-se que crianças com idade média de 11 anos consumiam alimentos preparados em casa e apresentavam perfil corporal negativamente associado à obesidade. Assim podemos concluir que o jantar é uma das refeições mais importantes do dia, pois é uma ótima fonte para obter vitaminas, minerais e proteínas, um exemplo são as refeições preparadas em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a nutricionista (Stella,2013) O jantar é a refeição que irá fechar a alimentação do dia com chave de ouro. Ele irá fornecer os nutrientes que faltam para que eles sejam fornecidos na quantidade adequada. Dessa maneira, como todas as refeições do dia, o jantar não deve ser omitido. Essa refeição irá preparar o corpo para o período de sono. Por isso, o jantar deve fornecer energia e um volume alimentar adequado, evitando sobrecarregar o organismo e permitindo um sono tranquilo.
      Ab.

      Excluir
  20. Aluna : Viviane Vargas Magni
    Turma : 11
    Revista : Vida e Saúde
    Julho 2012
    Páginas : 15, 16, 17 e 18
    Título do artigo : Exercício de Risco

    Nos últimos anos aconteceram muitas mortes no campo esportivo, da parte de atletas praticando esportes ou já em repouso. Esses acontecimentos chamam a atenção, pois todos que estão morrendo de doenças no coração são atletas. E os atletas não são considerados os de melhor saúde? Como isso pode acontecer?
    • Tabagismo = É considerado uma doença, pois vicia, causando alterações físicas e psicológicas. A nicotina aumenta a pressão arterial e os batimentos cardíacos, aumenta também o colesterol, pode causar asma, então a pessoa não consegue praticar exercícios com muita facilidade.
    • Hipertensão = A subida da pressão arterial para além do normal se chama hipertensão arterial podendo causar infarto, derrame, entre outras.
    • Colesterol = É uma gordura, então a gordura não se mistura no sangue. Existem 2 tipos de colesterol: LDL (mau colesterol) e HDL (bom colesterol). O mau colesterol ajuda a gordura a entrar nas células, formando um enorme acumulo sob elas. Já o bom colesterol retira o colesterol ruim das células eliminando pelo organismo, se o nível de bom colesterol estiver baixo aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
    • Diabete = Ocorre quando se encontra muita glicose no sangue. Existem 2 tipos de diabete: Tipo 1 (precisa de aplicação de insulina) e Tipo 2 (pode ser controlado a partir de dietas). A diabete pode causar infarto, acidentes cerebrais, perda de visão, entre outras. Fazer exercícios físicos é importante, mas com cuidado.
    • Sedentarismo = Pode aumentar o colesterol, a pressão, causar diabete, infarto, ent. Para evitar essas doenças é recomendado fazer atividades físicas.
    • Obesidade = É quando a pessoa consome mais alimento do que o considerado suficiente. Para avaliar essa situação é usado o IMC (Índice de Massa Corpórea) que se apresentarem índices acima de 40 é chamado de Obesidade Mórbida. Essas pessoas têm maiores chances de ter diabete, hipertensão, infarto, colesterol, trombose, entre outros.
    • Idade = O envelhecimento pode ser uma causa natural de doenças cardiovasculares associadas com errados hábitos de vida.
    • Histórico Familiar = Doenças cardiovasculares podem passar hereditariamente para as pessoas por meio de familiares próximos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Combater os principais fatores de risco e prevenir-se das doenças cardiovasculares é muito simples de entender. No entanto, na hora de colocar em prática, percebemos que existe uma grande diferença entre entender e fazer. Transformar os hábitos do cotidiano costuma ser um desafio que exige o nosso melhor. Por isso, durante este processo, é aconselhável um acompanhamento profissional multidisciplinar, que envolva, além do seu cardiologista, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.
      Vamos saber agora quais as principais medidas preventivas para minimizar o risco de doenças cardiovasculares?Fonte:www.seucoracao.com.br
      Bj linda

      Excluir
  21. Nome: Mylena Henn Batista
    Turma:11
    Revista: Vida e Saúde
    Artigo: Entre a ética e a saúde
    Páginas: 10-15
    Mês/Ano: Abril, 2011.

    “Entenda os motivos que levam uma pessoa a dotar uma dieta vegetariana”-Késia Diego Quintaes



    O número de pessoas que se tornam vegetarianas só aumenta. Os principais motivos pela qual a população adere a este regime é pela ética, benefícios para o meio ambiente ou aos animais, e por razões de saúde. Os vegetarianos são divididos em dois grupos: vegetarianos éticos e vegetarianos saudáveis. Não se esquecendo de que no vegetarianismo existem varias dietas diversificadas nomeadas de modalidades.
    De qualquer forma pode se concluir que vegetarianos éticos e saudáveis , ambos diminuem o sofrimento dos animais e contribuem para o meio ambiente.
    Vegetarianos Éticos
    São contra a discriminação feita a certos seres vivos fundamentados apenas no fato de serem de outra espécie. Segundo eles quem come carne é culpado de especismo, algo como racismo praticado por humanos contra animais, dos quais o homem difere em grau, mas não em essência. Ponderam que todos os seres vivos sentem dor e que comer carne causaria uma dor desnecessária.
    Assim o vegetariano ético não se preocupa necessariamente com a própria saúde quando assume a posição de vegetariano , podendo inclusive fazer o consumo de alimentos e substâncias nem sempre consideradas saudáveis. O importante para eles é não fazer mal ao próximo e tratar a todos de uma forma igualitária. Eles apresentam ser Vegans ( restringem o consumo de comidas e produtos de derivação animal , evitam o couro, pele, produtos que tenham sido testados em animais e outros).
    Vegetarianos Saudáveis

    Estão preocupados com a própria saúde. Muitas vezes ele chega ao vegetarianismo, de qualquer modalidade, em função de algum problema de saúde buscando na alimentação amenizar seu problema ou mesmo a cura. É comum neste grupo os crudívoros e os ovolactovegetarianos.
    Os vegetarianos saudáveis usam como principal argumento pela sua restrição alimentar as pesquisas demonstrando as recompensas do vegetarianismo para a saúde. Mais do que uma mudança na alimentação é também uma mudança de vida , vegetarianos tendem a recusar bebidas alcoólicas, tabaco, café e outros. Adicionalmente ficam mais dispostos a exercícios, consomem mais água, luz solar em horários apropriados e a procura de certa quantidade de horas semanais para repouso mental e físico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vamos no aprofundar nestas informações encontraremos que são realmente vários os fatores que levam uma pessoa a seguir uma dieta vegetariana, mas os que mais se destacam são as razões éticas, razões da saúde e razões ambientais
      Grande parte das pessoas se torna vegetariana por considerar que os animais têm o mesmo direito à vida de que os seres humanos... Acredito que devemos seguir a nossa vontade do que desejamos sem prejudicar o organismo. Bj linda

      Excluir
  22. ALGUNS BENEFÍCIOS À SAÚDE DECORRENTES DA DIETA VEGETARIANA:
     Menor incidência de vários tipos de câncer.
     Menor taxa de problemas cardiovasculares.
     Menor incidência de hipertensão.
     Menor incidência de diabetes tipo 2.
     Menor taxa de obesidade.
     Menor incidência de doenças e problemas renais, incluindo o cálculo renal.
     Menor taxa de colelitíase(pedra na vesícula biliar).
     Menor incidência de doença diverticular.


    DIETAS VEGETARIANAS SEGUNDO O TIPO DE ALIMENTOS CONSUMIDOS:

    Tipo de Dietas Vegetarianas Alimentos Excluídos

    Semivegetariano Evita alguns, mas não todos os alimentos de origem animal (Ex: carne, frango, peixe, ovos e produtos lácteos). A maior parte destes evita a carne vermelha ou a consome em quantidade limitada e infrequente.

    Ovolactogevegariano: Inclui leite e derivados e também os ovos. Exclui todos os tipos de carne (vermelha, branca, pescados e afins).

    Lactovegetariano/Ovovegetariano: Ovovegetarianos incluem ovos mas evitam leite e derivados;
    Lactovegetarianos consomem leite e derivados, mas evitam ovos; ambos os grupos excluem a da dieta as carnes de qualquer origem e tipo.

    Vegan, Vegano ou Vegetariano Restrito: Evita qualquer alimento que tenha origem animal: leite e derivados, ovos, carnes de todos os tipos e origens, eventualmente até o mel de abelhas e alimentos com corantes de origem animal.

    Macrobiótico: Evita alimentos de origem animal e dá ênfase a alimentos não processados (naturais) e orgânicos.
    ALGUNS BENEFÍCIOS À SAÚDE DECORRENTES DA DIETA VEGETARIANA:
     Menor incidência de vários tipos de câncer.
     Menor taxa de problemas cardiovasculares.
     Menor incidência de hipertensão.
     Menor incidência de diabetes tipo 2.
     Menor taxa de obesidade.
     Menor incidência de doenças e problemas renais, incluindo o cálculo renal.
     Menor taxa de colelitíase(pedra na vesícula biliar).
     Menor incidência de doença diverticular.


    DIETAS VEGETARIANAS SEGUNDO O TIPO DE ALIMENTOS CONSUMIDOS:

    Tipo de Dietas Vegetarianas Alimentos Excluídos

    Semivegetariano Evita alguns, mas não todos os alimentos de origem animal (Ex: carne, frango, peixe, ovos e produtos lácteos). A maior parte destes evita a carne vermelha ou a consome em quantidade limitada e infrequente.

    Ovolactogevegariano: Inclui leite e derivados e também os ovos. Exclui todos os tipos de carne (vermelha, branca, pescados e afins).

    Lactovegetariano/Ovovegetariano: Ovovegetarianos incluem ovos mas evitam leite e derivados;
    Lactovegetarianos consomem leite e derivados, mas evitam ovos; ambos os grupos excluem a da dieta as carnes de qualquer origem e tipo.

    Vegan, Vegano ou Vegetariano Restrito: Evita qualquer alimento que tenha origem animal: leite e derivados, ovos, carnes de todos os tipos e origens, eventualmente até o mel de abelhas e alimentos com corantes de origem animal.

    Macrobiótico: Evita alimentos de origem animal e dá ênfase a alimentos não processados (naturais) e orgânicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como descrevi anteriormente pra você. Muitos são os fatores que levam uma pessoa a fazer esta escolha Bj

      Excluir
  23. Nomes: Rosane, Luana.
    Turma:110
    Segundo o artigo de Cesar Vasconcelo observamos que síndrome do pânico é uma doença geneticamente herdado de seus antepassados.É um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem ataques repetidos de medo intenso de que algo ruim aconteça de forma inesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo informações a síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem ataques repetidos de medo intenso de que algo ruim aconteça de forma inesperada. A causa ainda é desconhecida. A genética pode ser um fator determinante. Pesquisas indicam que, se um gêmeo idêntico tem síndrome do pânico, o outro gêmeo também desenvolverá o problema em 40% das vezes. No entanto, a síndrome do pânico pode ocorre sem que haja nenhum histórico familiar. Para complementar pesquisem outros endereços. Bj
      Sugestão: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-do-panico

      Excluir
  24. NOME:Jéssica Mann e Laura Klein
    TURMA:110
    AUTORA:Késia Diego Quintaes

    Com este trabalho podemos esclarecer que a elevada taxa de colesterol pode nos causar ataques cardíacos e outras doenças graves.
    LDL que significa proteínas de baixa densidade, e acredita-se que elas sejam as piores para os seres humanos, também chamado de mau colesterol.É encontrado em todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro, os nervos, os músculos, a pele, o fígado, os intestinos e o coração.
    HDL que significa proteínas de alta densidade, também conhecido como o bom colesterol.É chamado de bom colesterol pois, uma vez que o indivíduo possui níveis elevados deste tipo de colesterol, ele pode se tornar beneficio, reduzindo o risco de doenças do coração.
    GORDURAS RUINS
    SATURADA:carne, leite integral, queijo amarelo, pele de frango, manteiga,creme de leite...
    TRANS:biscoitos, sorvete,margarina.

    GORDURAS BOAS
    MONISATURADAS:abacate, azeite, azeitonas, oleaginosas(castanhas, nozes e amêndoas.)
    POLINSATURADA:peixe, frutos do mar, soja, linhaça

    Para termos um bom colesterol devemos adicionar muita verdura e frutas ao nosso cardápio pois são consideradas um dos melhores alimentos para diminuir os níveis de colesterol e são alimentos ricos em fibras.
    Também devemos aumentar a quantidade de gordura omega-3, comendo mais peixes, óleos de peixe e sementes.
    Se seguirmos estas dicas podemos combater o colesterol alto e diminuir riscos de doenças como ataques cardíacos e outras doenças graves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem escrito e colocado pela dupla. Trouxeram o conteúdo das aulas anteriores para o debate do artigo. Parabéns Bj queridas

      Excluir
  25. Nome: Ricardo Pietzarka
    Turma: 110
    Magnésio Mineral, O oitavo elemento em quantidade da crosta terrestre é essencial em mais de 300 reações enzimáticas de nosso corpo.
    No Organismo humano são encontrados em média 25 g de magnésio, localizado especialmente nos ossos (60%), e os outros 40% em tecidos e músculos, 99% do magnésio é encontrado dentro de nossas células e esse 1% que não é, está no sangue ou no liquido estra-celular.
    As Principais Funções do magnésio em nosso corpo é na formação de ossos e dentes e na manutenção deles também, ajuda na transmissão de impulsos nervosos e na produção de energia celular, além de participar de mais de 300 reações enzimaticas em nosso corpo, como eu já disse na introdução.
    A quantidade ideal de magnésio diaria em um adulto com 30 anos ou mais é umas 400mg.As Principais Fontes de magnésio são: Principalmente a Castanha do pará contendo 376 mg de magnésio em 100 gramas de castanha do pará, mas tembém pode ser encontrado em sementes em geral, Carnes e leite.
    Na falta de magnésio, que os sintomas são: formigamento, tremor, espasmos e nauseas e vômitos, temos riscos de adquirir uma doença chamada Tetania, que causa contrações muscúlares involuntares(Cãimbra muito forte).
    Revista Vida e Saúde
    Késia Diego Quintaes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua informação traz que o magnésio é um elemento de origem mineral que existe em boa quantidade nas sementes, nos frutos secos e nas leguminosas... Não podemos esquecer que quando apresentamos excesso de cálcio ou de fósforo no organismo danificamos e ou prejudicamos fortemente a absorção do magnésio, segundo nutricionistas. Ab querido

      Excluir
  26. Nome: Juliana Kern
    Turma: 110
    Dividindo as calorias - Calorias por refeição
    Observei neste artigo que as pessoas ainda se preocupam com as calorias que ingerem por dia, elas estabelecem as refeições diárias e estipulam o quanto devem comer por dia, mas quem tem doenças já sabe que não pode comer qualquer tipo de alimento.
    Não podemos ficar muito tempo sem comer, precisamos ter varias refeições ao dia. O café da manhã é muito importante pois é a primeira refeição após o jejum da parte da noite até a manhã.
    Em um dia mais ou menos podemos ingerir até 2000 Kcal. Tendo em vista que quem prática atividades físicas ou tem a vida muito agitada precisa ingerir mais pois gasta muita energia ao longo do dia.

    Revista vida e saúde.
    Março de 2011, Pág 33.
    Késsia Diego Quintaes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Comer várias vezes ao dia em pequenas quantidades e a dieta alimentar depende do que fazemos. Ab linda

      Excluir
  27. Aluno:Roberto Stein
    Turma : 110
    Revista: Vida e Saúde Artigo: Nutrição

    A quantidade de fibras recomendada para uma pessoa adulta é de 25 a 35 gramas.Esse volume equivale a uma fatia de pão integral,uma laranja,uma cenoura crua,uma banana,uma maça e duas porções de feijão e uma de arroz.Os elementos de algumas fibras são ligados quimicamente a minerais(Ferro,Zinco,Cálcio) e em seguida carregam esses nutrientes para fora do corpo.O mineral ferro é absorvido no começo do trato intestinal,e fibras insolúveis podem limitar sua absorvição ao acelerar a passagem dos alimentos .As fibras também carregam água para fora do corpo e provocam desidratação,causada pela falta de água no corpo.Assim a dieta exige 2 copos da água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto significa: ingestão de fibras/ingestão de água.
      Especialistas recomendam que as fibras sejam ingeridas na quantidade de 1g para cada 100 kcal da dieta, o que equivaleria a uma dieta de 2.000 kcal a quantidade de 20 gramas de fibras. Os alimentos mais ricos em fibras são as frutas, os grãos, o pão integral, os legumes e os vegetais, podendo ser encontradas, ainda que em pouca quantidade, nos outros tipos de alimentos. Vale lembrar que para as fibras cumprirem o seu papel no organismo, é necessária a ingestão de bastante líquido. Recomenda-se pelo menos dois litros de água diariamente (Almeida, 2013). http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/sem-categoria/fibras-e-muita-agua-a-dobradinha-ideal-para-seu-bem-estar
      Ab

      Excluir
  28. Nome:Lucas Gustavo Sommer
    Turma:110
    Segundo Esther Huerta de Castro com o artigo Fontes de vitamina K,concluí que a principal função da vitamina K é a coagulação sanguínea.As principais fontes de vitamina K são as hortaliças,gorduras e óleos vegetais.Os vegetais verde escuros contem maiores quantidades de filoquinonas e contribuem com 40% a 50% da ingestão total diária de vitamina K.Pessoas que utilizam drogas devem consumi-la com moderação.
    Revista Vida e Saúde.
    Esther Huerta de Castro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vitamina K é um grupo de vitaminas lipofílicas e hidrofóbicas, como já pesquisamos para fabricação do baralho. Foi descoberta no ano de 1929 por Henrik Dam em um estudo realizado com galinhas, observando-se hemorragias como sinal característico de uma dieta sem gorduras. No ano de 1935, foi relatado por este mesmo pesquisador que o sintoma era aliviado quando uma substância solúvel em gordura era ingerida, denominando-a de vitamina K ou vitamina da coagulação. Daí surge a história. Em sua colocação ficou claro de onde encontramos. Ab

      Excluir
  29. Aluna : Morgana Bonfanti
    Turma : 11
    Revista : Vida e Saúde
    Junho de 2011
    Páginas : 10,11,12,13,14,15,16,17
    Título do artigo : Alimente seu desempenho
    Alimente seu desempenho- com proteínas, carboidratos, gorduras vegetais, água pura e vitaminas na medida certa.
    Quando se quer ter a saúde em dia deve-se conciliar o exercício físico com uma boa alimentação para obter-se a longevidade. Na alimentação alguns elementos são muito importantes para ser possível realizarmos exercícios físicos sem problemas, são eles:
    Carboidratos:
    São compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Junto com as proteínas formam os principais constituintes dos organismos vivos. E são tão ligados ao exercício físico, pois são eles que dão a energia ao ser para ele desenvolver o mesmo.
    Proteínas:
    São compostos orgânicos formados por aminoácidos. São importantes para manter a estrutura dos seres vivos em completo funcionamento. São elas que formam a estrutura muscular e por isso são importantes para o exercício físico.
    Lipídios:
    São compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. No dia-a-dia são as gorduras que utilizamos nas refeições. Desta forma devem ser ingeridas em momento oportuno para não prejudicar o desempenho do esportista.
    Vitaminas e Minerais:
    Precisamos deles todos os dias, pois não os “guardamos” ocupamos sempre. Por isso precisamos deles para obter energia o bastante para assim podermos ser fisicamente saudáveis.
    Hidratação:

    A reposição de líquidos é muito importante para que enquanto praticarmos o exercício não termos desidratação que pode ser algo fatal. É importante ressaltar que as bebidas energéticas apenas auxiliam a esportistas que praticam mais de 90 minutos por dias. Por isso o líquido ainda mais indicado para a reposição é a água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora a família seja um importante determinante na formação dos hábitos alimentares não podemos deixar de mencionar que outros fatores, como a escola, a rede social, as condições socioeconômicas e culturais, são potencialmente modificáveis e influenciam no processo de construção dos hábitos alimentares das crianças e, consequentemente, dos indivíduos adultos. Portanto é muito importante que os pais, a escola desempenham juntos um papel no que diz respeito à compra, ao preparo dos alimentos, além do controle da qualidade dos alimentos ingeridos, já que as preferências alimentares das crianças são influenciadas pelas escolhas e pelos hábitos alimentares dos pais, e pelas informações dadas pela escola. Para isso, futura PROFESSORA, estamos debatendo e tentando contribuir com uma formação melhorada. Esperamos que quando estiver frente a seus alunos saiba auxilia-los contribuindo com esta qualidade de vida onde hoje é dada tão pouca importância pela maioria. Bj linda.

      Excluir
    2. Sim professora na minha missão de ensinar farei o possível para que meus futuros alunos cresçam saudáveis e sadios, e quando serem adultos lembrarem de como eu fui chata com eles antes de serem “grandes”, mas para o seu próprio bem!

      Excluir
    3. Não, definitivamente cuidar não é ser chata é ser cautelosa e competente. Ab

      Excluir
  30. aluno: Leonardo Kohlrausch Vargas
    turma.110
    revista: Vida e Saúde
    Julho de 2012
    ano 74 n°7
    título do artigo:Oliveira
    A oliveira da o seu fruto Oliva ou Azeitona da família das oleáceas. As verdes são colhidas no começo do outono e as pretas a partir de dezembro.
    A Azeitona é um fruto oleaginoso em gorduras, tem bastante teor de proteínas, que é superior a maior parte dos frutos, já que tem todos os aminoácidos essenciais.
    A casca da Azeitona tem pigmentos vegetais e substâncias voláteis. A polpa é rica em fibra vegetal e substâncias gordurosas (triglicerídeos). Esse legume tem provitamina A e vitamina B e E. Também contém potásio, ferro e fósforo.
    Como usar
    Deve-se fazer a conserva, botando-as em um frasco com molho em água e sal, tendo que trocar a água diariamente, depois de 15 dias estão prontas para uso.
    As Azeitonas aumentam o nosso apetite, servindo como um petisco que também facilita a digestão e aumenta produção de sucos gástricos.
    A Azeitona pode ser usada também para temperar hortaliça ou salada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o Dr. Pablo Pérez Martínez, “a principal propriedade do azeite de oliva é a sua riqueza de antioxidantes, o que o torna numa gordura única. Portanto, é necessário esclarecer qual é o valor acrescentado dos seus componentes, já que esta é a única forma de estabelecer uma alimentação saudável baseada no azeite de oliva como a sua principal matéria gorda.” Segundo o Dr. Pérez Martínez, o “azeite de oliva é um alimento fundamental na dieta mediterrânica, sendo a sua principal fonte de gordura e fornece uma elevada nutrição através dos seus micro componentes.” De acordo com este investigador, uma alimentação à base de azeite de oliva reduz o mau colesterol (LDL), reduz a pressão arterial , promove o controlo de diabetes e diminui o risco de trombose. Nos últimos anos, e graça às novas tecnologias, temos outros óleos adequados à nutrição humana com uma composição semelhante ao azeite de oliva, como os extraídos de frutos secos e sementes, o óleo de girassol, soja ou canola. No entanto, tais óleos apresentam uma diferença fundamental com o óleo extraído das azeitonas, já que “o azeite de oliva é um sumo natural, que contém centenas de micro componentes não gordos de interesse nutricional e biológico, como a vitamina E, carotenos, clorofila, e especialmente, compostos fenólicos.”
      Para enriquecer seu depoimento.http://www.alimentacaosaudavel.org/azeite-oliva-beneficios.html. Ab

      Excluir
  31. Nome: Vinícius Alan Müller
    Turma: 110
    Titulo revista: Vida e Saúde

    O Magnésio
    A importância do magnésio foi primeiramente verificada em roedores, em 1932 e, na seqüência em humanos. No organismo humano são encontrados em média 25 g de magnésio, localizados especialmente nos ossos (60% ) sendo restantes distribuídos nos músculos e tecidos não musculares, tais como pele e vísceras. Somente 1% do magnésio é encontrado fora das células, seja no sangue ou no líquido extracelular.
    No processo de filtragem do sangue, o rim retém 95% do magnésio. O magnésio é fundamental para uma ampla faixa de reações celulares.
    Ele tem um papel importante, sendo essencial para mais de 300 reações enzimáticas. Está envolvido no metabolismo de produção de energia, na formação e manutenção do tecido ósseo, atua na atividade da expressão dos genes, tem ainda um importante papel nos neurotransmissores e função imunológica do organismo, entre outra.
    O MAGNÉSIO É O 8º ELEMENTO EM QUANTIDADE NA CROSTA TERRESTRE, E É ESSENCIAL EM MAIS DE 300 REAÇÕES ENZIMÁTICAS EM NOSSO CORPO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “O magnésio é uma descoberta fulminante da década de 1980, pouco difundida. Não é remédio, mas sim alimento essencial para a vida, a ponto de animais novos, bem tratados, mas sem magnésio, morrerem todos em um mês. O magnésio controla 18 minerais e têm umas 300 funções.” ( Padre Beno José Schorr)
      Não precisamos mais discutir, precisamos prestar atenção no seu consumo. Ab

      Excluir
  32. Postagem do comentário aluna Amanda Vieira -Turma 10- via profe Marga.
    ARTIGO
    Posso dizer que aprendi com esse trabalho que o AIPO famoso salsão atua como purificador do sangue e redutor de colesterol, pois seus talos crocantes possuem um óleo essencial e é nele que encontramos sua propriedade saudável. O aipo também ajuda pessoas que possuem cálculos renais, pois ele aumenta o acido úrico e o artritismo e tudo isso graças ao notável efeito diurético do seu óleo essencial. Para acidez metabólica ele se comporta como um autentico alcalinizante capaz de neutralizar o excesso de ácidos no organismo. Ele também facilita a eliminação de urina. Para a hipertensão ele é benéfico, pois contem bastante sódio e devido a isso ele tem efeito hipotensor devido ao efeito vasodilatador de seu óleo essencial. Na diabetes ele ajuda, pois contem pequenas quantidades de glucoquina que diminui o nível de açúcar no sangue. E para a psoríase ele é benéfico, pois exerce um efeito protetor sobre a pele. Colesterol: foi realizado experiências em grupo. Um dos grupos foi alimentado com alimentos gordurosos e o outro grupo com alimentos gordurosos junto de com uma colher de aipo. No fim da experiência contataram que as pessoas que tomaram aipo possuíam níveis inferiores de colesterol em relação ao outro grupo.
    NOME: Amanda Vieira

    ResponderExcluir
  33. Caio Vieira e Vinicius Immich Turma: 112

    Suplementos vs. Anabolizantes
    Suplementos são, basicamente, substâncias que já existem naturalmente nos alimentos. Sua forma isolada e concentrada pode ser encontrada em gel, cápsula, pó, etc... São comprados com receituários médicos. Não promovem alterações de desempenho acima da capacidade individual. Podem ser recomendados a partir de uma carência nutricional. Na maioria das vezes é ingerido, erroneamente, por conta própria. Podem sobrecarregar alguns órgãos, como fígado e rins. Homens e mulheres podem engordar, quando é ingerido sem a realização da atividade física.
    Anabolizantes são substâncias hormonais produzidas pelo corpo. Seus derivados sintéticos, os fármacos, são encontrados sob forma de medicamentos. Promovem alterações de desempenho acima da capacidade normal, podendo ser identificados em exames antidopings. São, muitas vezes, recomendados em casos de reposição hormonal. Se ingeridos em longo prazo, e sem protetor hepático, sobrecarregam o organismo. Em homens, o uso em longo prazo, pode causar problemas de ereção. Em mulheres pode surgir barba, aumento do queixo e do clitóris.

    CABRAL, Silvio. Revista: Vida & Saúde, Suplementos X Anabolizantes, p. 8, Junho, 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente, vivemos um momento do culto exagerado ao corpo e à estética. Observa-se um aumento crescente dos frequentadores de academias de ginástica e nunca se venderam tantos cosméticos e produtos para emagrecer. É muito exigido da sociedade o ser bonito, musculoso, magro e saudável. Aliado a isso, um consumo exagerado de tudo: dinheiro, imagem, roupas, perfumes, adornos, grifes, amor, sexo, bens de consumo e substâncias lícitas e ilícitas agravando assim, o consumo exagerado de anabolizantes, sem prestar atenção nas consequências para o organismo. Gostei da apresentação Ab queridos

      Excluir
  34. Nome: Luisa Camilotti
    Turma: 112

    Segundo o artigo O rei da salada,escrito por Késia Diego Quintaes,diz que o tomate é originário dos Andes e da América Central,ele está entre as hortaliças de maior importância econômica. A maior produção ocorre nas regiões em que predomina o clima tropical de altitude ou subtropical,em ambiente com baixa umidade relativa. Os principais países produtores de tomate são os Estados Unidos,Itália,Turquia,Egito,Espanha,Portugal,Rússia e Brasil.
    Desde 1970 o tomate é cultivado em todo o território nacional e se tornou um dos alimentos mais frequentes nas mesas dos brasileiros. A maior produtividade ocorre entre os meses de Setembro e Abril.
    Em termos de composição nutricional,ácido ascórbico,potássio,zinco e pigmentos da classe dos carotenoides se sobressaem no tomate. O licopeno é o pigmento responsável pela cor vermelha.
    O licopeno tem diversas propriedades biológicas,alem de garantir a beleza do fruto,ele protege nossas células. Nos últimos anos,pesquisas tem comprovado que o consumo regular de licopeno está associado á redução de risco de doenças crônicas,como câncer e doenças cardiovasculares.
    O alto teor de nutrientes faz com que o tomate seja bastante susceptível ás pragas da lavoura. O cultivo o tomate requer a aplicação de grandes quantidades de agrotóxicos em curtos intervalos de tempo.
    Cabe enfatizar que a exposição do homem aos pesticidas ocorre de forma ocupacional,durante a aplicação do produto ou pelo consumo. Tanto o direcionamento do tipo de agrotóxico segundo o produto,como a técnica de aplicação e o tempo de resguardo entre uma e outra aplicação são indispensável para garantir a saúde do consumidor.
    Por outro lado,muitos produtores e consumidores cientes dos riscos á saúde humana tem procurado produzir e consumir o tomate orgânico. Esse cultivo é feito sem agrotóxicos,usando controle biológico para garantir a produtividade. Estimativas atuais indica que no Brasil há um crescimento no consumo de alimentos orgânicos na ordem de 50% ao ano.


    QUINTAES,Késia Diego.Revista: Vida & Saúde,O rei da salada,p.46-49.Abril,2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O licopeno é um carotenóide; como já discutimos em aula, que funciona como um potente antioxidante, isto é, atua na neutralização dos radicais livres, protegendo as células do envelhecimento precoce, além de estimular a atuação do sistema imunológico. o problema são as moléculas de agrotóxicos carregadas pelo alimento...http://veja.abril.com.br/blog/viver-bem/tag/licopeno/
      Parabéns pela colocação. Bj linda

      Excluir
  35. Nome: Gabriel Nervis
    Turma: 112

    Segundo a matéria ''Romã - Fica bem no jardim e na medicina popular'', escrito por F.J. Abreu Matos, doutor em farmacognosia, a romãzeira é um arbusto comum na região do Mediterrâneo. Tem folhas simples e flores isoladas, de coloração vermelha alaranjada e um cálice esverdeado e coráceo. Os frutos são grandes e contêm numerosas sementes envolvidas por um arilo róseo cheio de um líquido adocicado, ou seja, coberturas de algumas sementes. A frutificação dura de dois a três meses por ano. É cultivada em quase todo o mundo, seja como planta medicinal ou ornamental.
    A casca do fruto contêm taninos, alcaloides e uma substância antibiótica. As cascas do caule das raízes contêm peletierina, alcaloide tóxicos para platelmintos (vermes chatos) e de propriedade vermífuga, para a tênia (solitária).
    A casca do fruto tem atividade antisséptica, antiviral e adstringente. Emprega-se no tratamento de dores de garganta, rouquidão, inflamação da boca e herpes genital.
    -Nome científico: Punica Granutum L
    -Nome popular: Romã
    -Origem: Mediterrâneo
    -Partes usadas: Cascas do fruto, do caule e da raiz
    -Propriedades químicas: Taninos e alcaloides
    -Propriedades terapêuticas: Antivermífuga, antiviral e antisséptica



    MATOS, F.J. Abreu. Revista ''Vida&Saúde'', ''Romã - Fica bem no jardim e na medicina popular'', P.16. Julho de 2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja só tudo o que essa fruta oferece. Uma série de nutrientes como o cálcio, o ferro, o potássio, o magnésio, o sódio, o fósforo, a vitamina C e o ácido elágico. Seu maior e principal benefício, contudo, é ser uma poderosa arma antioxidante e neutralizar os radicais livres e tudo o que você descreveu acima.. E, praticamente não temos o hábito de agregar ela ao nosso consumo diário de frutas. Parabéns pelo seu depoimento Ab querido

      Excluir
  36. Nome: Elizandra Paula Huwe .
    Turma : 11.
    Revista: VIDA E SAÚDE .
    Março de 2012.
    P. 6 , 7 , 8.
    Grandes porções , grandes problemas.

    Segundo o artigo grandes porções , grandes problemas .O alimento que geralmente costumamos ver como : hambúrguer , refrigerante entre outros, está cada vez mais nos dando mais acesso para consumo , custando um valor mais acessivo pra o bolso do consumidor .
    Esta alimentação que alguns escolhem fazer, é rica em gorduras e açucares, assim podendo prejudicar sua saúde e podendo-o levar a ter uma OBESIDADE ,além disto o nosso corpo necessitar de bem menos comida do que temos o hábito de consumir .
    O importante é destacar que uma alimentação adequada contendo verduras vale mais que qualquer outra alimentação que contenha gorduras saturáveis , embora algumas pessoas escolhe a alimentação prejudicial para sua saúde , relata uma doutora que quando compramos algo que seja em GRANDES PORÇÕES , temos culpa de o joga-lo fora, pois sentimos pena do dinheiro que gastamos para compra-los , e ainda mais nas pessoas que passam por momentos de dificuldade .
    O ideal é saber o que esta colocando em sua boca ,evitando excesso de gorduras saturáveis e sim comendo só o que necessário para nosso organismo , assim levando uma vida mais longa e saudável .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos ter controle na qualidade e quantidade de alimentos consumidos... Bj linda

      Excluir
  37. NOME: Daniel Kaisekamp, Vinicius S. de Carvalho
    Turma: 112
    Envelhecer Pode ser bom
    “Segundo Nivalda Maria Lavechia Nogueira, sua alimentação até os 61 anos foi saudável e equilibrada, pois conseguiu cegar na terceira idade com disposição e elegância”.
    O envelhecimento e uma processo natural do organismo, sendo irreversível. Como por exemplo o aumento da massa gorda, e diminuição da massa muscular.
    Por isso os alimentos devem ser adaptados aos padrões desta idade. Como alimentos fáceis de serem mastigados, de serem engolidos e ainda sim mantendo o equilíbrio na oferta dos nutrientes.
    Lipídios: Possuem um papel importante já que auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis.
    Carboidratos: São as fontes de energia, que devem compor alimentos integrais pra ajudar no bom funcionamento intestinal.
    Proteínas: Tem um papel estrutural, pois nesse período ocorre perda de massa magra e por isso uma alimentação que atenda essa necessidade é sempre boa. Método bom para aproveitar as proteínas e optar por carnes assadas ou cozidas além de serem mais saudáveis é mais fáceis de mastigar.
    Por isso sempre e bom um acompanhamento nutricional, pois se tiver algo de irregular na alimentação ou alguma deficiência alimentar, isso poderá ser corrigido sem causar danos a saúde, ocasionando também na melhora de vida do idoso.

    ResponderExcluir
  38. Devemos ter cuidado em todas as fases da vida, praticamente desde que nascemos, é na alimentação e nas práticas de exercícios. Uma dieta alimentar regrada sem excessos contribui largamente para a redução dos problemas de saúde futuros. Envelhecer é um processo constante e devemos ficar atentos todos os dias. Valeu pelo depoimento. Ab

    ResponderExcluir
  39. NOME: Luis H Seghetto
    Turma: 112
    Título: Os Benefícios da Cenoura

    Os benefícios da cenoura promovem a manutenção da saúde e da qualidade de vida. A cenoura pode ser consumida cozida, embora a melhor maneira seja crua principalmente para o fortalecimento dos dentes das crianças. Entre eles, podemos citar:

    * FONTE DE CÁLCIO, MAGNÉSIO E FERRO
    * HIDRATAÇÃO DA PELE E CABELOS
    * PREVENÇÃO DE ÚLCERAS
    * PREVENÇÃO DE REUMATISMOS
    * FONTE DE VITAMINA A, B & C
    * ESTIMULAÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
    * AUXÍLIO NOS PROCESSOS DE CRESCIMENTO
    * EQUILÍBRIO FUNCIONAL DAS GLÂNDULAS
    * FORTALECIMENTO DOS DENTES E OSSOS
    * REGULAÇÃO DO EQUILÍBRIO ÁCIDO DO ORGANISMO
    * MELHORA A VISÃO NOTURNA
    * COMBATE GASES
    * PROTEÇÃO CONTRA O ENVELHECIMENTO
    * PREVENÇÃO DE INFECÇÕES URINÁRIAS

    O consumo regular das cenouras, em forma de suco, purê ou saladas é benefício , porém é preciso ter cuidado com a manipulação do alimento, para que não sejam perdidos os seus nutrientes, é aconselhável guardá-la em ambiente refrigerado, para evitar a proliferação de bactérias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tendo em vista seu posicionamento, sem duvidas concordo com seus argumentos, pois colocando nossa saúde de frente a isso, é beneficiada de diversas formas, como já citado no artigo. Do mesmo modo, discutindo o ultimo paragrafo de seu artigo, esses cuidados não devem ser tomados apenas se tratando de cenouras, mas sim de modo geral dos alimentos, como frutas, verduras e legumes, ou seja, alimentos refrigerados conservam seus nutrientes, já muitos na temperatura ambiente, com o passar do tempo seus nutrientes tornam-se inúteis.

      Excluir
    2. Muito bem colocado pelo colega Renan para Luis. Concordo de todas as maneiras... Aquilo que sempre conversamos... Devemos ponderar em tudo e ter cuidado com o que estamos ingerindo e em que quantidade. Valeu Ab

      Excluir
  40. Aluna: Fabiana dos Santos
    Turma: 111
    Revista: vida e saúde
    Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o consumo máximo de oleaginosas por dia não deve passar de 15g(aproximadamente uma colher de sobremesa), devido ao alto valor energético. Os valores nutricionais abaixo se refere a 100g(aproximadamente uma xicara)de produto cru, pronto para o consumo :
    Amêndoa:
    Energia: 615 kcal
    Proteínas: 22g
    Lipídios: 57g
    Carboidratos: 14g
    Minerais : 2,5g
    Fibras: 10
    Entre seus minerais se destacam o fósforo e o cálcio.
    Castanha-do-pará:
    Energia: 684 kcal
    Proteínas: 14g
    Lipídios: 64g
    Carboidratos: 13g
    Minerais: 4,5g
    Fibras: 34g
    Entre seus minerais destacam o ferro, o fósforo, o cálcio e o magnésio.
    Amendoim:
    Energia: 600 kcal
    Proteínas: 23g
    Lipídios: 49g
    Carboidratos: 21g
    Minerais: 10,5
    Fibras: 4,4g
    Entre seus minerais merece destaque o elevado teor de fósforo.

    Castanha de caju:
    Energia: 546 kcal
    Proteínas: 30g
    Lipídios: 64g
    Carboidratos: 19g
    Minerais: 2,4g
    Fibras: 8g
    Entre seus principais minerais se destacam o cálcio e o fósforo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analisando esses dados, quais seriam as recomendações que você iria considerar na questão alimentar?

      Excluir
    2. Estes frutos trazem uma longa lista de benefícios a nossa saúde.O nome “oleaginosas” vem do alto teor de óleo que contém. Porém, são a fonte mais expressiva de gorduras boas na nossa alimentação.Além disso, são também ricas em proteínas, fibras, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E,ácido fólico.
      Se por um lado são altamente calóricas(por isso deve se consumir em pequenas quantias), por outro lado, funcionam como moderadoras de apetite, além de auxiliar na perda de peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras.

      Excluir
    3. Precisamos estar cientes de bom e mau colesterol e as calorias. Exatamente como você colocou. Ab linda

      Excluir
  41. Aluno: Renan Dillenburg
    Turma: 112
    MANFRIM.C.L. Doçura saudável, vida e saúde, Tatu - SP, 2° Ed, p.40 e 41, fevereiro 2012.
    Doçura saudável (Preserve os dentes)
    O açúcar refinado, conhecido como sacarose, é o grande vilão nas ocorrências de caries e doenças periodontal.
    Sua ausência na alimentação diária, contribui muito na prevenção dessas doenças, então, a recomendação da medicina e da odontologia, é a substituição do açúcar refinado por adoçantes.
    É fácil? Não, todos sabem disso, até porque esse açúcar faz parte do nosso dia-a-dia, da nossa cultura, mas independente dos motivos, devemos no mínimo diminuir a quantidade ingerida.
    Mas cuidado na hora da compra, pois existem tipos de adoçantes contribuintes para a redução de caries, mas prejudica gravemente o organismo, pois são tóxicos onde afetam o sistema urinário provocando câncer e diarreia. Sacarina, ciclamato de aspartame são exemplos de adoçantes tóxicos ( não recomendadas), encontrado com facilidade nos supermercados.
    Os adoçantes recomendados são aqueles que são extraídos das folhas das plantas doces, chamados de “adoçantes a base de estérvia”, mas mesmo assim, os devidos cuidados devem ser tomados, pois há marcas que efetuam a mistura de adoçantes artificiais em sua formula, para reduzir o gosto amargo do produto. A estérvia encontra-se em pó e em liquido, mas ambas podem ser utilizadas em culinárias caseiras.
    Um açúcar ótimo e saudável é o mel, mas também é um açúcar que não pode ser ingerido com muita frequência ou excessivamente, pois acabará provocando caries como o açúcar refinado. O mel puro além de ser saudável, é cicatrizante, auxilia na recuperação de feridas no aparelho digestório, então ai um aviso e uma recomendação para as crianças, substituir o chiclete por um pedaço de favo de mel.
    Assim como o mel, o melado também é um ótimo açúcar, pois contem em sua formula nutrientes essenciais para nosso organismo, como o ferro e o cálcio que são extraídos da cana de açúcar.
    OBS: Deixando bem claro que nenhum dos açucarem citados a cima, adoça (sabor) como o açúcar refinado, no entanto, devemos habituar nosso organismo e paladar com a baixa, ou a não ingestão de qualquer tipo de açúcar, devido as consequências insatisfatórias ao organismo humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante substituir chiclete por favo de mel...A sua observação foi ótima. Parabéns pela colocação e relato. Ab

      Excluir
  42. Artigo aluna Mirella Schuch- Turma 10
    Autor: Daniel Oliveira
    Título: Carboidratos
    Revista: Vida e Saúde
    Editora: São Paulo
    Mês: Ano73
    Nº da Revista: nº 6
    Página; 16
    Ano: Junho de 2011

    Carboidratos
    O objetivo de ter saúde e longevidade é a incorporação de exercícios físicos diários, mas o cuidado com a alimentação é fundamental pra que não haja cansaço e exaustão.
    Os carboidratos são macronutrientes e compostos orgânicos que são abundantemente encontrados nos alimentos de origem vegetal. Eles são classificados em glicêmicos e não glicêmicos, em que os glicêmicos podem se transformar em glicose, já o outro não.
    A glicose, em nosso organismo, é liberada pela digestão dos carboidratos glicêmicos contidos na alimentação e é armazenada no fígado e nos músculos com a ajuda da insulina, que é produzida no pâncreas. Lá, ela se deposita na forma de glicogênio (reserva energética dos animais).
    Durante o período das refeições, com a ajuda do glucagon produzido também no pâncreas, o glicogênio armazenado é convertido em moléculas de glicose para o suprimento da energia necessária ao funcionamento do cérebro.

    Obs.: o glicogênio muscular somente liberará moléculas de glicose para ser utilizada pela célula onde estiver armazenado. Já o glicogênio hepático (fígado) abastecerá o cérebro e demais órgão, inclusive os músculos.
    Os carboidratos glicêmicos apresentam distintas taxas de digestão conforme o alimento que está sendo digerido.
    Ex.: Qual alimento se digere primeiro: o arroz branco ou o arroz integral?
    Muitas vezes pensamos deste jeito: como o arroz integral ajuda a regular nosso intestino, ele deve se digerir mais rápido que o branco.
    Ma na verdade é ao contrário: quem se difere primeiro é o arroz branco, pois ele é menor que o integral. O arroz integral, na sua colheita, se conserva as cascas, justamente por que ela tem as fibras necessárias para o nosso organismo, portanto a velocidade de digestão de suas moléculas é mais lenta.
    Comentário: Com esta pesquisa, aprendi que o consumo dos carboidratos é vital para a nossa existência, e que se consumidos adequadamente, tornam-se nossos aliados, fazendo com que nos dê energia para podermos fazer nossas simples atividades diárias: correr, andar e trabalhar. E, que se não quisermos nos cuidar e não ingerirmos a quantidade correta de nutrientes, poderemos ter sérios problemas no futuro.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante as observações que relata acima e muito bacana a conclusão que chegastes ao ler seu artigo e fazer as análises para o grupo. Parabéns linda

      Excluir
  43. Autor:Castro de Huerta, Esther
    Aipo:Como acontece a digestão de gorduras?
    Revista:Vida e Saúde
    Edição:São Paulo
    Ano:73, número 12
    Página:24
    Dezembro de 2011

    NOTÍCIA DE BIOLOGIA .
    Como acontece a digestão das gorduras?
    Depois de um bocado de alimento mastigado e digerido, ele migra para o estômago . Ali é homogeneizado com as substância digestivas, formando uma massa chamado quimo, onde a gordura é separada. A medida que o quimo chega ao intestino delgado, hormônios sinalizam a vesícula para que ela se contraia e lance os sais biliares que farão a emulsificação dos glóbulos de gorduras, desintegrando-os em partículas chamadas micelas.
    Em seguida, as enzimas pancreáticas, por meio de reações químicas que utilizam a água, quebram uma micela em duas outras para que seja possível atravessar da mucosa intestinal para a corrente sanguínea, onde uma recombinação desses componentes formará gorduras neutras. Essas serão levadas ao fígado para produzir substancias específicas, ou armazena-las sob tecido adiposo.
    Sem esses mecanismos, a gordura flutuaria em forma de glóbulos, perturbando as funções normais do sangue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez uma verdadeira aula de sistema digestor em sua apresentação. Parabéns pelo estudo e participação de sua matéria de pesquisa. Continue essa garota tão esforçada e dedicada. Bj linda.

      Excluir
  44. Alunos:Bruno E Arthur
    Revista: "Vida e Saúde"
    Turma:110
    Segundo o artigo da revista "Vida e Saúde" "Manias de Suplementos" Várias pessoas são obcecadas por suplementos alimentares pois trabalhão muito e tem pouca energia para a pratica esportiva, por isso estimulantes e energéticos são justificativa de muita gente.
    A acessibilidade a esses produtos seja em farmácias ou academia causam a impressão que esses produtos não fazem mal nenhum, a indicação de amigos e de professores de academia parece ser suficiente para substituir a orientação de um profissional.Apesar de uma receita caseira pode trazer um efeito grava causando vários prejuízos a saúde .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais prejuízos? Como? Acredito que essa dupla poderá esclarecer melhor sobre esse assunto tão polêmico. Aguardo complementação... Ab e bom trabalho

      Excluir
  45. ALUNA- Tainara Mariana Mallmann
    HIPÓLITO, Elaine.Diet, light ou zero?. Vida e Saúde.Ano 73, número 11. Página.14-15, novembro 2011.

    Diet, light ou zero?
    Essa é uma pergunta que todo consumidor se faz, ao pedir, como por exemplo, um refrigerante a um garçom. Mas a maioria das pessoas não sabe a diferença entre um e outro.
    O que cada um significa:
    Diet- São alimentos desenvolvidos para pessoas que tem alguma necessidade fisiológica específica. Como por exemplo os diabéticos necessitam da isenção de açucar refinado, os hipertensos da redução ou isenção de sódio no alimento, e pessoas com doença celíaca, que não podem ingerir glúten.Mas alguamas pessoas se enganam ao pensar que ingerindo esses produtos estarão perdendo peso, pois o importante é destacar que os produtos diet são sinônimos de remédio, que são para somente o uso de pessoas com doenças diagnosticadas. Muitas vezes a palavra diet dá a impressão as pessoas que esses produtos são pouco calóricos, mas o que pouca gente sabe é que na troca de açucar por adoçantes no momento da fabricação modifica em grande parte a textura do alimento. E para eles conseguirem a textura normal, como por exemplo do chocolate eles acabam adicionando mais lipídeos, o que faz com que a porcentagem de gordura de um produto diet seja maior do que a encontrada em um produto em sua versão normal.


    Light- Esses são alimentos desenvolvidos para pessoas que visam ter qualidade de vida e manutenção da saúde. Esses produtos não tem necessáriamente o objetivo da perda de peso. Não é por que são light que promovem a redução de peso. Esse produto deverá ter pelo menos 25% menos de certo ingrediente do que a receita original. Pode ser por exemplo, 25% ou mais na redução de calorias, 25% ou mais na redução de lactose, 25% ou mais na redução de sódio, e assim por diante. Nesses produtos, oferecem redução de 25% de açucares e/ou gorduras, e isso resulta em produtos de baixa caloria.

    Zero- Esses alimentos é para quem busca a isenção de certos alimentos, em relação a receita original. Mas nesses produtos, para substituir as características do açucar, a indústria utiliza a gordura, e isso resulta em produtos mais calóricos do que o normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como precisamos estar atentos as informações e usá-las a nosso favor. Veja se ao consumirmos um produto light, não observamos a quantidade de ingestão então a diferença só ficará no alto custo de adquirir o produto...Parabéns na sua apresentação. Comparou lindamente os três conceitos. Bj linda

      Excluir
  46. Turma: 11
    Revista: vida e saúde
    MEMORIA POTENTE
    Sua utilidade não é apenas para que alguém consiga se lembrar o nome do nome de alguém ou telefone de um conhecido, a memória tem a que ver também com as sensações, as emoções e experiências da vida que produz em nós determinado estado de animo.Sem a memória não seriamos capazes de aprender, pois para termos acesso a qualquer área da aprendizagem precisamos relembrar as ocorrências anteriores. Não poderíamos falar, caminhar, mastigar, ler, escrever e muito mais. Existem pessoas que tem uma memória muito boa uma memória excepcional e outras parecem possuir uma memória fraca, entretanto todos podem usar os princípios mnemotécnicas, indicados para nos fazer lembrar melhor:
    Uso e repetição. Os conteúdos de memória, que são usados com regularidade, nunca são esquecidos. A repetição, por sua vez, é um bom método para guardar conteúdos na memória por longo tempo. Associação verbal. Quando tiver que aprender palavras novas, faça associação delas com palavras conhecidas. Ao desejar relembrar o nome Celeste, por exemplo, você pode pensar em uma pessoa com o nome Celeste, que é sua conhecida e colocar as duas Celeste juntas na sua imaginação. Imagens. A eficiência dos métodos imaginários ultrapassa a de qualquer outro, esse método faz com que as coisas sejam retidas por longo tempo. Dica: Se você precisa comprar cebola, ovos, tomate e uma lata de leite condensado: crie uma imagem visual combinando-os de forma estranha, faça com que a cebola se desenvolva e se encha de ramas para que delas cresçam tomates e ovos, tudo coberto de leite condensando e fique imaginando essa imagem que parece um “monstro” por um bom tempo , quando ir comprar se lembrará pois é difícil esquecer combinação como essa. Ação. O movimento físico, acompanhado de conteúdos, favorece a retenção pela memória. A poesia e a musica estão nessa categoria e são apoio de grande utilidade na memorização.
    Emoção. O material assimilado em situações sob forte emoção é gravado de forma permanente. Quanto mais intensa for a emoção, mais durável será a recordação.
    MEMORIA NOS ESTUDOS
    Organize adequadamente o material. A armazenagem na memória segue uma ordem e uma lógica. Observe as condições ambientais. Não se pode estudar em um local demasiadamente frio ou quente. Estude com boa iluminação e horário em que não esteja cansado demais. Divida o tempo do estudo. Com algumas exceções, é mais eficaz estudar em períodos curtos, porém eles devem ser mais freqüentes para que seja estudado tudo de uma só vez. Personalize a informação. Os conteúdos de qualquer matéria poderão ter sentido pessoal, independente dos dados apresentados pelo professor ou livro de texto. Se a matéria é geometria, aplique esse princípios as medidas de sua casa ou ao modelo de seu moveis. Essas conexões fortaleceram os conteúdos em sua mente para o restante de sua vida. Exercite a memória. Existem atividades extracurriculares do programa escolar que podem ser útil como exercício geral para reforçar a memória: jogos, palavras cruzadas, sopa de letras, etc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu artigo trata de um tema polêmico " A Memória". Colocou muito bem algumas atitudes que devemos ter para prevenir e/ou lembrar posteriormente. Parabéns pela sua colocação no grupo e estudo. Bj linda

      Excluir
  47. O ÁLCOOL NA MEMÓRIA: O álcool produz amnésia que afeta a lembrança de momentos vivenciados recentemente. Como resultado poucas coisas que acontecem com as pessoas embriagadas não são registradas , razão pela qual no dia seguinte sente um vazio no pensamento ao respeito que fez, falo,viu, ouviu e sentiu, é como se nada tivesse acontecido.

    ResponderExcluir
  48. Esse consumo deve ser moderado para o bem de todos... Prevenção de muitos sonhos conforme alguém participou em uma colocação da Letícia na turma 11 "essa coisa que mata muito hoje..." Veja estamos envolvidos não somente em questão de prejudicar internamente, mas também externamente pelo fato do trânsito... Bj querida

    ResponderExcluir
  49. Profe irei postar o resumo do Crhistian Hennicka pois ele não está conseguindo postar.
    Ai está:
    Manter uma alimentação balanceada é indispensável para qualquer pessoa, e as frutas são um dos alimentos que não podem faltar no cardápio de quem busca levar uma vida mais saudável. Ricas em vitaminas, sais minerais e frutose, elas são essenciais para o bom funcionamento do organismo e podem até contribuir para a prevenção de doenças mais graves, como o câncer.

    “As frutas são consideradas alimentos reguladores, que controlam as funções do organismo, mantendo a pele saudável. Elas também participam, na formação dos tecidos”, explica a nutricionista Tarcila Beatriz Ferraz de Campos, que alerta sobre os problemas causados pela baixa ingestão de frutas. “A ausência deste tipo de alimento pode provocar alterações do funcionamento intestinal, falta de memória, sangramento das gengivas, perda de apetite, irritabilidade, enfraquecimento das unhas e cabelos”.
    Vitaminas
    “Algumas vitaminas possuem função antioxidante, prevenindo o nosso organismo do envelhecimento precoce e das doenças crônico-degenerativas, como câncer. A vitamina A participa do ciclo visual e manutenção da pele e das mucosas. A vitamina C é um poderoso antioxidante, ajuda na absorção do ferro, prevenindo anemias, e aumenta a resistência contra infecções”
    A coloração das frutas pode ser um bom indicador quanto suas vitaminas. As de pigmentos amarelo-alaranjado, como a manga, são ricos em vitaminas A. Já as cítricas, como limão, laranja e acerola, são fontes da vitamina C.
    Fruta na quantidade correta
    A quantidade diária recomendada de frutas que devem ser ingeridas pode variar de pessoa para pessoa. “Crianças podem ingerir cerca de três porções por dia. Um adolescente ativo ou uma gestante até quatro porções. Um adulto magro entre duas e quatro porções, dependendo de sua atividade física. E um obeso poderá ter seu limite fixado a duas ou três frutas por dia”.
    E não se engane, comer frutas exageradamente pode causar problemas de saúde, como explica Tatiana. “As frutas também podem causar danos à saúde. Esses alimentos contêm carboidratos e açúcares, que podem levar ao aumento de peso.
    Os benefícios de cada fruta:
    Abacate - Energético e calórico, ideal para quem quer aumentar
    a disposição física e mental, mas não tem problemas
    de excesso de peso

    Abacaxi - Repõe os minerais perdidos no suor e é ótima fonte
    de vitamina C. Ajuda a aumentar a imunidade e a
    hidratar o corpo

    Ameixa - É uma das melhores frutas para estimular o intestino.
    Também melhora o aspecto dos cabelos e da pele,
    garantindo a saúde dos olhos

    Banana - Indicada para quem tem desgaste físico ou problemas
    musculares, porque ajuda a evitar cãibras. Proporciona
    disposição e saciedade

    Laranja - Concentrado de vitamina C previne gripes e resfriados
    promovendo a eliminação de toxinas

    Limão - Digestivo, refrescante, bactericida e fonte de antioxidantes,
    que ajudam a prevenir o envelhecimento

    Maçã - Regula o intestino e fortalece cabelos e unhas

    Melancia - É diurética, auxiliando a eliminar as toxinas do corpo.
    Estimula o apetite
    Melão - Serve como digestivo e energético
    Morango - Repõe os minerais perdidos no suor. Contém vitamina C
    e analgésicos naturais, reforçando o sistema imunológico
    Pêssego - Especialmente indicado para gestantes e pessoas que têm
    enjôos com freqüência. Fonte de antioxidantes
    Uva - Estimula a circulação e acelera o metabolismo,
    facilitando o emagrecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até no consumo das frutas precisamos ficar atentos quando queremos fazer uma dieta para eliminar gorduras. Ab Crhistian Hennicka

      Excluir
  50. Stephany da silva de Souza
    Turma 11.
    pág. 10, 11, 12, 13

    Gorduras boas e ruins
    Normalmente a alimentação vegetariana tem menor teor de gordura saturada, porque esse tipo de gordura é encontrado predominantemente em alimentos de origem animal.
    Comparada à carne de derivados animais como ovo, leite e manteiga é menos nociva a saúde em função da quantidade e tipo de gordura saturada (com teores reduzidos) e contém ácidos graxos com menor comprimento de cadeia, os quais são metabolizados de forma distinta.

    O eleico
    É um ácido graxo monoinsaturado, é encontrado também em abundancia no abacate e no azeite. Esse ácido graxo atua elevando os níveis do colesterol bom(HDL) e reduzindo os níveis do colesterol ruim (LDL)
    Os ácidos graxos transformados no processo de hidrogenação da gordura vegetal, agem no organismo humano de forma similar a gordura saturada de cadeia longa, reduzindo os níveis de bom colesterol (HLD) e elevando consideravelmente o teor de colesterol total e (LDL). Essa gordura pode ser de origem vegetal.

    Fibras e mais fibras
    As fibras alimentares, encontradas naturalmente em alimentos de origem vegetal, também são envolvidas na regulação dos níveis circulantes de colesterol. Tanto as fibras solúveis como as insolúveis dos alimentos vegetais, por mecanismos distintos favorecem níveis normais e saudáveis de colesterol.
    É importante destacar as fibras do tipo solúveis por serem passiveis de fermentação no intestino humano resultam em produção de ácidos graxos de cadeia curta os quais são absorvidos.
    Os cereais integrais rico em fibras e as oleaginosas (nozes) são fatores protetores contra doenças isquêmica cardíaca e o infarto do miocárdio.

    Dicas para ter níveis saudáveis de colesterol
    • Pratique exercícios aeróbico regularmente (30 minutos)
    • Evite comer alimentos com gordura hidrogenada
    • Prefira sempre alimentos integrais
    • Coma pelo menos cinco porções de frutas e verduras por dia
    • Prefira alimentos ricos em fibras tipo soja, aveia, trigo, cenoura, trigo integral...

    obs:(fiz um favor de posta pelo meu blog, pois a stephany ainda nao tem! ok bjos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela parceria. Este artigo trás mais uma vez uma reflexão no consumo das gorduras. Precisamos ficar atentos e fazer uso do bom colesterol. Ab querida

      Excluir
  51. Turma: 10
    Nome: Bruna Laís Gonçalves
    Artigo: Metabolismo.

    O fenômeno metabólico
    Para produzir a energia que o mantêm vivo, o corpo queima calorias nas 24 horas do dia. Faz isso, transformando nutrientes em elementos complexos, e substancias complexas em um elemento simples.
    O que é metabolismo?
    São reações químicas envolvidas no armazenamento e na utilização da energia necessária à sobrevivência do organismo. Essa energia resulta da quebra de moléculas obtidas no meio ambiente, através da ingestão de elementos nutritivos, ou nutrientes contidos nos alimentos. Ela é mensurada em unidades calóricas, ou simplesmente calorias.
    Como numa escada, a energia em nosso corpo hora sobe para ser armazenada ou desce para ser utilizada. Portanto classificamos as reações metabólicas de acordo com o movimento de calorias em nosso organismo
    Denominadas anabólicas as reações envolvidas no armazenamento de calorias realizado pelo corpo. Por outro lado as reações metabólicas envolvidas na utilização de energia armazenada são denominadas catabólicas.
    Metabolismo é a química que administra a falta, e a abundância da energia no organismo.
    Via metabólica: as reações químicas no organismo envolvem uma serie de fatores. As diversas reações químicas envolvidas no metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, e no transporte de suas calorias se alinham em complexas etapas sequenciais que, como degraus em uma escada, formam o que chamamos de via metabólica.
    No palco das reações metabólicas, os astros famosos são os três elementos calóricos (gorduras, proteínas e carboidratos). No entanto, sem a participação dos micronutrientes, a realização do espetáculo fica comprometida em cada uma de suas etapas. Vitaminas e sais minerais são cofatores essenciais nas reações metabólicas. A ausência da devida concentração de alguns desses elementos, seja ele uma vitamina, sal mineral ou outro micronutriente, prejudica seriamente o andamento das sequências metabólicas e a execução adequada de nossas funções orgânicas.
    Por esse motivo, nosso metabolismo e a qualidade de vida se encontram intimamente associados a uma relação equilibrada entre a utilização e o fornecimento não só de calorias, mas também de micronutrientes. E não se pode esquecer que, com relação a qualidade de alimentação o organismo é superexigente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Metabolismo é uma característica de seres vivos e, os nutrientes aos quais fizemos ingestão estão seriamente relacionados. Bj querida

      Excluir
  52. As Aberrações Cromossômicas

    As Aberrações cromossômicas são alterações estruturais (perda de pedaços ou inversões) ou alterações numéricas (falta ou excesso) de cromossomos nas células.

    As Aberrações cromossômicas numéricas incluem os casos em que há aumento ou diminuição do número do cariótipo normal da espécie humana, enquanto as aberrações cromossômicas estruturais incluem os casos em que um ou mais cromossomos apresentam alterações de sua estrutura.

    Sendo as numéricas classificadas em dois grandes grupos:

    Euploidias: São alterações que se referem ao conteúdo genômico total do indivíduo, ou seja, todos os seus cromossomos são duplicados (Diploidia – condição normal) ou todos são triplicados (triploidia) e assim por diante.
    Aneuploidias: Há um aumento ou diminuição de um ou mais pares de cromossomos, mas não de todos, como por exemplo:
    - Trissomia (três cromossomos homólogos, sendo o normal apenas dois);
    - Monossomia (apenas um cromossomo não acompanhado de seu homólogo).

    Já as alterações estruturais ocorrem por:

    Deleção – resultando em desequilíbrio cromossômico por perda de segmentos (genes), normalmente em razão da quebra de algum filamento do DNA ou por crosing-over desigual em homólogos desalinhados.
    Inversão - é a ocorrência de duas quebras em um cromossomo unifilamentoso durante a interfase, e eventual inclusão em posição invertida no fragmento restante do cromossomo.
    Translocação – quando dois cromossomos sofrem quebras e o seguimento de cada um é transferido (soldado) para a estrutura do outro cromossomo.

    Ana L. Bruna F. Sandro S. Thais D. 211

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta escrita deve ser publicada em outro local. Fizeram confusão.Ab

      Excluir
  53. Comentário Jaqueline Senker- Turma 10- via Mirella Schuch
    Colesterol.
    REVISTA: vida e saúde
    EDITORIAL: Agatha Lemos
    EDITOR: Francisco Lemos.
    COLESTEROL...
    O colesterol é uma substância de gorduras encontradas em todas as células do nosso corpo.
    O colesterol elevado com incidência de doenças coronárias. as doenças coronárias, por sua vez constituem a primeira causa de morte em homens e mulheres nos Estados Unidos.quanto a isso a presença de carnes na dieta é um fator que aumenta o risco de infarto do miocárdio.
    Para reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares estabelecem recomendações de exercícios físicos e de uma boa alimentação.
    Para adultos sadis, as recomendações incluem no minimo 30 minutos de exercícios por dia.
    A gordura saturada merece destaque, tendo em vista que é encontrada especialmente na carne. Pesquisas mostram que os indivíduos vegetarianos apresentam taxas de colesterol notadamente inferior a dos onívoros( pessoas que comem de tudo), também os vegetarianos apresentam menor incidência e mortes por doenças do coração.
    Existem três tipos de colesterol VLDL, LDL e HDL.
    VLDL: Transporta triglicerídeo e um pouco de colesterol. EX: bacon
    LDL: Transporta colesterol e um pouco de triglicérides do sangue para os tecidos.
    HDL: É uma transportadora diferente, ele faz o caminho inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fígado que vai excreta-lo nos intestinos. EX:amendoim,azeite de oliva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela parceria e auxílio. Este artigo trata mais uma vez do nosso vilão colesterol. Precisamos ficar atentos no consumo de alimentos devido a fatores acima citados. Parabéns pela colocação. Ab linda

      Excluir
  54. Aluna: Anna Luyza G.
    De Quantos nutrientes nosso corpo necessita diariamente.
    AUTORA: CASTRO Huérta Esther.
    Ano: 74 numero 4
    MÊS: Abril de 2012
    EDITORA: São Paulo
    Observando sobre o que nosso corpo necessita diariamente, entendi que são 6 os nutrientes que precisamos para mantermos o físico em boas condições de saúde, são eles: Carboidratos, Gorduras, Proteínas, Água, Vitaminas e Sais Minerais, tendo, cada um deles sua função em nosso organismo.
    Os carboídratos tem a função de que nossas células obtenham energia para realizar suas funções metabólicas.
    As gorduras possuem a maior forma de armazenamento de energia em nosso organismo, ja a água é indispensável, pois nosso corpo é composto por cerca de 65% deste líquido, e devemos ingerir cerca de 2 litros de água em temperatura normal diariamente.
    As vitaminas e os sais minerais não fornecem energia, porém são essenciais, numa pequena quantidade para regular os processos metabólicos.
    As proteínas contribuem para a formação e o crescimento dos musculos, órgãos, peles e ossos, mas também fornecem energia.
    Estes nutrientes são indispensáveis, pois a ausência deles, nos afetaria sériamente de uma vida saudável e equilibrada, e cada um deles, cada qual com sua função diferenteem nosso organismo nos impediria levar uma vida saudável e equilibrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitaminas e minerais seriam a "farmácia"; glicídios e lipídios energéticos proteínas construtores. Boa sua colocação. Ab

      Excluir
  55. Aluna: Ana Paula S.
    Bertotti, Fabiana. 10 Prevenções Contra o Câncer. Vida e Saúde. São Paulo. Página 07 á 13. Agosto 2011.
    10 Prevenções Contra o Câncer.
    Existe muito casos de câncer hoje em dia, e para combatê-los precisamos diminuir a gordura do prato, pois hambúrguer, batata frita e muito chocolate não são saudáveis, e quem os consomem são principalmente os jovens.
    Ao consumir muitas gorduras pode ser desregulada a puberdade do organismo e poderá comprometer a saúde anos depois.
    O câncer de mama é o mais comum entra as mulheres, porém uma alimentação cheia de vegetais, como o brócolis e o soja ajuda, e muito a espantar o problema.
    Já a maça ajuda a prevenir e a combater qualquer tipo de câncer, pois ela possui compostos fenólicos, um grupo de antioxidantes em abundância da fruta, são eles que neutralizam os radicais livres, raiz do problema.
    o repolho e a cenoura nos ajudam a prevenir o câncer no pulmão, pois são ricos em isoticianatos, protetores naturais contra esse tipo de câncer.
    E reparar em você mesmo(a) na frente do espelho, é mais que um exercício de autoconhecimento, é um método preventivo para descobrir logo manchas que podem ser bem prejudiciais. pois se expondo muito ao sol, pode causar câncer de pele.
    É importante perder uns quilinhos na barriga também, pois a gordura abdominal é um gatilho para diversas doenças, incluindo o aumento da incidência de câncer no intestino.
    Também devemos cuidar muito com o que pensamos, pois não há sistema que resista por exemplo ao ódio e o rancor.
    Concluindo, se queremos evitar tudo isso, e mantermos nosso corpo em forma devemos sempre adotar a caminhada, frequentar uma academia e cuidar muito na alimentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos ficar atentos com nosso dia a dia pois nossas atitudes mais o meio que estamos inseridos interferem em nossas células. Bj linda

      Excluir
  56. ALUNA : Letícia Renz
    turma:11
    REVISTA : vida e saúde

    DENTES NO LUGAR
    dente torto ou mal posicionado é difícil de ser mantido limpo, por isso pode ser perdido precocemente, devido á deterioração á doença periodontal. Além disso, causa estresse adicional aos músculos da mastigação, proporcionando dores de cabeça, síndrome de ATM (articulação temporo-mandibular), dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Sem contar que os dentes mal posicionados prejudicam a aparência.
    Isso pode deixar de ser uma problema, dando á especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares e mandibulares posicionados de forma inadequada.Isso deixara a boca mais sadia, aparência mais agradavel e faz com que os dentes durem a vida toda.

    ResponderExcluir
  57. Dente torto ou...
    Percebe-se neste artigo que cárie dentária é uma doença grave, pois, uma vez dente corroído pelo ácido das bactéria, não tem mais recuperação...
    Que bom que vivemos na melhor época da vida, podemos prevenir e cuidar. Bj linda

    ResponderExcluir
  58. Thais Lenz
    Turma 112

    Repolho e Couve.
    Originado na Europa, o repolho é um aglomerado de folhas e a maioria das couves são repolhos. Esses elementos possuem diversas propriedades medicinais. Eles contém substâncias capazes de impedir a formação de tumores malignos e, inclusive, deter seu crescimento. Além disso tem virtudes dietoterapêuticas.
    As gorduras das couves são proporcionalmente escassas e tem grande importância preventiva e curativa. Nelas se encontram substâncias sulfuradas que são responsáveis pela maior parte de suas ceções medicinais.
    As couves e repolhos são ricas em proteína A e vitamina C, B, E e K. Também possuem muito potássio, porém muito pobres em sódio, o que as faz muito apreciadas em caso de hipertensão ou de retenção de líquidos. Além disso contém muito cálcio, fósforo, ferro e magnésio.
    Suas demais propriedades terapêuticas são: laxante, antibiótica, reguladora do trânsito intestinal, cicatrizante de úlcera e anticancerígena.

    PALMPLONA Jorge, Rpepolho e Couves. Vida e saúde. Tatuí, SP, 12. 35-36, dezembro 2011.

    ResponderExcluir
  59. Profe vou postar pra Dani pois ela não estava conseguindo postar.

    Aluna: Danielle Amorim
    Turma: 11
    Revista: Vida e Saúde
    Maio 2012
    Paginas: 6,7 e 8

    Colesterol

    As elevadas taxas de colesterol da população causa alerta, com a incidência de doenças coronarianas. A presença de carne na dieta é um fator que aumenta o risco de infarto do miocárdio.
    Para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, a Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Medicina Esportiva estabelecem e relação ao exercício e alimentação, com objetivo de modificar, o perfil lipídico do sangue. Inclui no mínimo 30 minutos de exercícios de moderada intensidade e redução no consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, ácidos graxos trans e colesterol.
    Pesquisas também mostram que indivíduos vegetarianos apresentam taxas de colesterol inferiores a dos ovínos, apresentam menor incidência e morte por doenças isquêmicas do coração.
    Um estudo brasileiro, publicado em 2007, indicou que 93% dos vegetarianos apresentavam baixa probabilidade para o desenvolvimento de doença arterial coronariana no período de 10 anos, em quanto 63% dos ovínos apresentavam a mesma probabilidade. Também destacou que 0% dos vegetarianos apresentava alto risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, em quanto 10% dos ovínos estavam na categoria de alto risco.
    Sendo assim indica que a dieta vegetariana pode promover níveis saudáveis de colesterol, contribuindo para saúde global e cardiovascular.

    Como as placas de gordura (ateromas se formam)

    Para circular no sangue e se depositar nos tecidos as gorduras precisam ser transportadas. Os "veículos" que fazem isso são conhecidos como agregados moneculares e os mais conhecidos são as lipoproteínas HDL e LDL.

    Macrófagos
    São células de defesa. Ao perceber a presença do colesterol ruim os macrófogos oxidam o LDL, contribuindo para a formação da placas de gorduras.
    HDL : circula no centro do fluxo sanguíneo (colesterol bom).
    LDL : circula próximo às paredes dos vasos, colidindo e aderindo às paredes (colesterol ruim).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão interessante é esse tal de colesterol. Moléculas calóricas indispensáveis HDL e cuidados com LDL. Seu artigo foi muito bem colocado, a discussão foi interessante. Ab linda

      Excluir
  60. Nome: Talia dos Reis Schmitz
    Turma:11
    Revista: Vida e saúde
    Comer pescados é saudável e saboroso
    O consumo regular de pescados está associado a diversos benefícios a nossa saúde. A presença de nutrientes como vitaminas, sais minerais, proteínas e ácidos graxos essências, como ômega 3 faz com que estes pescados sejam recomendados para auxiliar na prevenção de várias doenças como Hipertensão arterial, Aterosclerose, problemas cardíacos e mal de Alzheimer, além de colaborar para melhor desempenho infantil e gestacional.
    Segundo especialistas, o teor de gordura nos peixes é baixo (muitos oferecem 20% ou menos de calorias em forma de gordura), fazendo deles uma ótima opção de proteína e favorecendo o emagrecimento, além de prevenir doenças.
    De acordo com o ministério da pesca o aquicultura, diversos tipos de pescados são conhecidos por serem fontes de lipídeos do tipo ômega 3 que é encontrado principalmente nas espécies de águas fria como Salmão, Sardinha, Cavala, Arenque e Atum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos esse hábito de consumo. Rio Grande do Sul é carne vermelha rica em gorduras ruins... Precisamos despertar para um consumo saudável. Bj querida

      Excluir
  61. Aluna: Katia Antunes
    Turma: 11
    Revista: Vida e Saúde
    Páginas: 7,8,9 e 10

    ALIMENTANDO O BOM HUMOR
    Os efeitos dos alimentos no humor são resultados de interações entre aspectos farmacológicos , nutricionais e sensoriais , o que pode explicar por que a resposta individual aos alimentos e substancias como o álcool e cafeina variam de pessoa para pessoa .Alguns indivíduos , por exemplo , são sensíveis ao álcool e evidenciam nada mais do que uma deterioração no humor em consequência do consumo .Efeitos similares são encontrados também para a cafeína e uma variedade de outros compostos.
    È evidente que as preferências individuais para os alimentos diferem .Enquanto alguns procuram o chocolate para melhorar o humor , outros preferem doces ou alimentos gelados .A também experiência precedente de melhoria no humor depois do consumo do chocolate pode conduzir á ingestão adicional do produto quando , por exemplo, o individuo estiver deprimido .
    EFEITOS COMPLEXOS
    desde a antiguidade , o consumo de alimentos e bebidas é associado com o humor das pessoas , afetando desde o aumento na felicidade , contentamento , relaxamento , estado de alerta e alegria , amenizando a depressão e ansiedade , e resultando em sentimentos de culpa e falha .Nos últimos anos, essa influência dos alimentos no humor foi reconhecida pala ciência .
    COMO O CÉREBRO RESPONDE AOS ESTÍMULOS DA ALIMENTAÇÃO
    Neurotransmissores "parecidos" com o ópio e seus derivados parecem ter um papel importante no apetite e nas preferências alimentares, produzindo endorfinas , enquanto o alimento é ingerido , e realçando o prazer de comer. Esses neurotransmissores são produzidos em resposta á ingestão de doces ou de outros alimentos palatáveis e são capazes de estimular a produção imediata de beta - endorfinas pelo hipotálamo , produzindo efeito analgésico.Isso pode explicar o fato d de crianças imediatamente reduzirem o choro o e os gritos , durante um processo doloroso em hospitais, ao receberem alimentos açucarados de endorfinas.

    ResponderExcluir
  62. Tudo o que ingerimos produz um resultado. Muitas vezes não nos damos conta e nos intoxicamos pela forma alimentar. Precisamos ficar atentos a tudo aquilo que fizemos... Bj linda

    ResponderExcluir
  63. Nutrição
    Para ter uma vida saudável temos que ter uma boa nutrição ao corpo e para isso precisamos ter controle sobre isso.
    Devemos ter horários fixos para se alimentar, devemos nos alimentar de cinco em cinco horas em refeições balanceadas, comer alimentos saudáveis e deixar um pouco as gorduras de lado.
    Não comer fora de hora que é o que mais prejudica a alimentação das pessoas que perdem o controle quando começam a comer fora de hora. Fazendo isso você pode ter uma alimentação saudável.

    No caso prof, eu fiz sobre outro porque a que eu tinha feito na aula eu não tenho bem certo as referências da revista nem do autor. espero que compreenda :D

    Gabriel Santos
    Turma: 110
    Referências: revista Vida e Saúde, vol. 4 abril de 2011 Pág. 22. Nutrição
    Autora: Esther Huerta de Castro, nutricionista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que realmente vale é termos acompanhamento de nutricionistas para podermos cuidar da nossa dieta com cautela.Encontramos vários artigos de revistas, internet... Mas precisamos ver se realmente aquilo que lemos é real. Ab Gabriel

      Excluir