domingo, 15 de setembro de 2013

Experimento: Osmose



BIOLOGIA EM AÇÃO
Morfologia e fisiologia comparada de células
Experimento: Osmose
BIOLOGIA
Material:
2 copos de vidro transparente, identificados com os números 1 e 2
10 colheres (sopa) de açúcar
2 ovos, com casca, de tamanho semelhante e com mesma data de validade
1 copo de vinagre (250 ml)
1 copo de água fria (250 ml)
1 copo de água quente (250 ml)
Atenção!
Experimentos que envolvem o uso de fogo, vidro e objetos cortantes requerem cuidados especiais na manipulação e exigem a presença do(a) professor(a) ou de outro adulto.
Preparo da solução hipersaturada de açúcar:
Em uma panela, coloque o copo de água quente com as 10 colheres de açúcar e leve-a ao fogo, mexendo sempre até que o açúcar se dissolva por completo e a solução se torne amarelada e viscosa. Espere a panela esfriar e guarde a solução na geladeira até o 3º dia do experimento.
Procedimento do experimento:
1. Despeje o vinagre no copo nº 1 e a água fria no copo nº 2.
2. Lave os ovos somente com água. Em seguida, coloque um ovo no copo nº 1 (mergulhado em vinagre) e outro no copo nº 2 (mergulhado em água fria).
3. Observe o sistema por 5 a 10 minutos e faça anotações sobre o que acontece nos dois copos.
4. Deixe o sistema em repouso por dois dias.
5. Observe as alterações ocorridas nos copos 1 e 2 durante esse período e faça anotações sobre as etapas de transformação do experimento.
Interferindo no sistema:
6. No 3º dia, tomando cuidado para não romper a membrana do ovo que está no copo nº 1, retire-o do copo e jogue fora o vinagre.
7. Lave o ovo com cuidado, apenas com água, recoloque-o no mesmo copo (agora sem o vinagre) e adicione cerca de 250 ml da solução fria (não gelada) hipersaturada de açúcar.
8. Compare o ovo contido no copo nº 1 com o ovo do copo nº 2 e observe se há diferenças entre eles. Não se esqueça de fazer suas anotações.
Observações finais:
9. Deixe novamente o sistema em repouso por pelo menos mais um dia (o ovo que está no copo no 1 deverá ficar mergulhado na solução de açúcar).
10. Após esse período, retire cuidadosamente os ovos dos copos no 1 e no 2, lave-os e compare o tamanho, textura e cor. Finalmente, compare essa situação com a situação anterior (quando o ovo esteve mergulhado em vinagre) e anote suas observações.
Com base no experimento apresentado, responda às questões a seguir:
1. Você observou no item 2 do experimento que o ovo, inicialmente, ficou submerso na solução de vinagre.
Explique esse acontecimento.
2. Logo após o ovo ser colocado no vinagre (copo nº 1), aconteceu um fenômeno químico importante e fácil de ser observado. Explique esse acontecimento.
3. Ao se colocar o ovo no copo nº 2 também ocorreu algo visualmente semelhante, porém trata-se de um fenômeno físico. Você saberia comparar esses acontecimentos?
4. O ovo tirado do copo com vinagre apresenta características diferentes daquelas que foram observadas inicialmente. Explique esse acontecimento.
5. Do ponto de vista biológico, qual a finalidade de a casca do ovo ser permeável?
Contextualizando o conhecimento adquirido com este experimento, responda às seguintes questões:
6. Com relação ao aspecto físico, qual é a diferença existente entre um milho verde cozido em água com sal e outro milho verde cozido somente em água? Justifique sua resposta.
7. Como você pode usar o fenômeno da osmose na conservação de alimentos?
8. Você acha que é possível aos peixes de água doce sobreviver em água do mar e vice-versa? Justifique sua resposta.

OBS:. Os alunos tiveram 14 dias para realizar a atividade. 
           Depois fizeram relato da experiência.
        Em seguida escrever suas conclusões


Fotos cedidas pelo aluno Renan D. Turma 112, da atividade desenvolvida e acompanhada durante cada etapa do processo.






90 comentários:

  1. Biologia em ação
    Iniciei a experiência terça-feira dia 03/09 as 15:30 da tarde.
    Primeiro, fiz a mistura do açúcar com a água quente, até ficar uma substancia viscosa e coloquei na geladeira como mandava o procedimento. Depois despejei o vinagre no copo nº 1 e coloquei o ovo dentro, fiz o mesmo procedimento no copo nº 2, apenas troquei o vinagre pela água fria.
    Deixei os copos em repouso por dois dias, nesses dois dias observei e vi que o ovo do copo nº1 começou a criar bolhas, uma pequena quantidade de espuma e um líquido marrom por cima. O ovo do copo nº2 permaneceu do mesmo jeito sem nenhuma alteração.
    No terceiro dia o ovo do copo nº 1 estava com mais espuma do que nos dias anteriores, já o ovo do copo nº 2 ainda permanecia do mesmo jeito. Nesse mesmo dia retirei o ovo do copo nº1 joguei o vinagre fora e lavei o ovo com cuidado para não romper a membrana. Depois coloquei o ovo no copo (sem o vinagre) e adicionei a solução hipersaturada de açúcar e deixei novamente os copos em repouso por mais um dia.
    No quinto dia, com cuidado retirei os ovos dos copos nº1 e nº2, lavei e fiz a seguinte comparação:
    O ovo do copo nº 1 que ficou mergulhado na solução de vinagre e depois na solução de açúcar, perdeu a cor, ficou mole, com uma pele muito fina e diminuiu um pouco de tamanho. Quando o ovo estava apenas na solução de vinagre, criou bolhas, espuma e um líquido amarronzado por cima, já quando estava na solução hipersaturada de açúcar, ficou inchado e com a gema de dentro dura.
    O ovo do copo nº2 apenas criou uma gosma em volta e rachou um pouco.


    Com essa experiência, aprendendo de uma forma mais rápida e interessante podendo acompanhar por passo a passo, consegui entender mais sobre o processo da osmose, recebendo conhecimento sobre ela, aprendi também que a osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável e é um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.
    Turma: 11 curso normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osmose passagem do maior para o menor meio de concentração em solvente.
      Considerar sempre o meio hipertônico, isotônico ou hipotônico. Bj linda

      Excluir
  2. Biologia em ação : EXPERIMENTO OSMOSE:


    Iniciamos ,ás 10:25 da manhã de domingo dia 01 de setembro .

    O ovo nº 1 cria bolhas como um gás e vai subindo para cima do vidro, ele fica em movimento e parece estar maior que o ovo nº2

    O ovo nº2 boia em cerca de mais ou menos 1minuto mais afunda novamente , o movimento se repete por mais uma vez. A flutuação do ovo com casca, associada à formação de uma camada de bolhas na superfície. Ocorre que a densidade do conjunto ovo/camada de bolhas é menor que a densidade só do ovo

    COPO 1 :durante o 1º e 2º dia o ovo criou um tipo de “espuma” preta.
    No 3º dia tiremos do copo 1 e ele estava mole , perdendo a cor e perdendo sua casca , ou seja essas observações que vemos foram causada pelo ACIDO DO VINAGRE.

    COMPARAÇÃO : COPO 1 deste experimento a casca do ovo é corroída pela reação com o ácido, o ovo do copo 1 fica envolvido apenas por uma membrana . No caso o ovo fica inchado com água, em contato com a solução de açúcar.
    E o COPO 2 estava aparentemente normal e com apenas uma camada leve de aparentando uma "gosma" .


    Experimento feito pelas alunas da turma 11 CURSO NORMAL:
    Elizandra Paula Huwe e Pyetra Krauspenhar Heinle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderiam complementar escrevendo o que significava tudo o que vocês observaram na atividade relatada? O que eram aquelas bolhas, por quê?...
      Aguardo

      Excluir
    2. Bom com este experimento , nós como alunas aprendemos muito, pois aprendemos com mais facilidade do que é o processo da osmose , ou seja o processo de osmose está presente em muitos mecanismos de transporte celular, principalmente entre células vegetais e micro-organismos unicelulares. No caso dos vegetais ocorre o transporte de água do solo úmido (meio hipotônico) para o interior da raiz (meio hipertônico). No caso de micro-organismos unicelulares, geralmente com concentrações de solutos bem maiores que o meio externo (água doce), ocorre transporte contínuo de água para o seu interior; para não estourar, o micro-organismo precisa bombear para fora o excesso de água. O contrário ocorre em micro-organismos unicelulares de água salgada, havendo gasto de energia para repor a perda de água para o meio exterior mais concentrado, impedindo que o micro-organismo murche.(COMO VIMOS NA AULA ANTERIOR ) E COM MEU TRABALHO SOBRE COMO DEIXAR AS ROSAS DURAREM MAIS ...



      O que eram estas "bolhas " : é um gás carbônico , e por causa que casca do ovo é formada, em grande parte, de carbonato de cálcio. E quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico devido à seguinte reação:
      2H+(aq) + CaCO3(s) ® CO2(g) + H2O(l) + Ca+2(aq).
      e a densidade do conjunto ovo/camada de bolhas é menor que a densidade só do ovo. No caso do ovo sem casca imerso no vinagre, a água da solução (vinagre) entra no ovo porque a concentração de solutos dentro do ovo é maior do que no vinagre.

      Excluir
    3. Existiu a relação do conceito com a atividade exploratória. A partir deste relato percebo que conseguiram compreender a partir da prática o deslocamento do solvente e verificar as diferentes formas apresentadas no ovo. Ab.

      Excluir
  3. Integrantes: Caio Vieira, Gustavo Ceccato, Vinícius Immich
    Turma: 112
    Professora: Margarete Mocelini
    Objetivo: Visualizar oque acontece com a casca do ovo quando colocada em um copo de vinagre e o que acontece quando colocada num copo de água hipersaturada de açúcar.

    Materiais: 2 Copos de vidro transparente
    10 colheres de sopa de açúcar
    2 ovos, com casca de tamanho semelhante e com mesma data de validade
    1 copo de vinagre (250ml)
    1 copo de água fria (250ml)
    1 copo de água quente (250ml)
    1 panela
    Desenvolvimento:
    Antes de começarmos o experimento colocamos um copo de água quente dentro de uma panela e adicionamos 10 colheres de açúcar, levamos ao forno e mexemos até que o açúcar se dissolveu por completo e a solução ficou amarelada e viscosa. Colocamos a água hipersaturada de açúcar na geladeira e deixamos esfriar.
    1- Despejamos o vinagre no copo n° 1 e a água fria no copo n° 2.
    2- Lavamos os ovos com água. Em seguida, coloquemos um ovo no copo n° 1 (mergulhando no vinagre) e o outro no copo n° 2 (mergulhando na água fria).
    3- Observamos o sistema de 5 a 10 minutos e vimos que o ovo contido no copo n° 1 ficou com um monte de bolhas ao seu redor, poucas se desprenderam do ovo e logo após o ovo boiou. No copo n° 2 nada aconteceu.
    4- Deixamos o sistema em repouso por 2 dias.
    5- Observamos as alterações ocorridas nos copos durante esse período.
    6- No 3° dia tiramos o ovo do copo n°1 e jogamos o vinagre fora.
    7- Lavamos o ovo com cuidado, pois estava somente com uma membrana e sem casca. Colocamos ele de volta no copo n° 1 e adicionamos a mistura hipersaturada de açúcar.
    8- Comparamos os ovos contidos nos dois copos e fizemos anotações.
    9- Deixamos novamente o sistema em repouso por mais 2 dias.
    10- Após esse período, retiramos cuidadosamente os ovos dos copo, lavamos e comparamos o tamanho, textura e cor.

    Conclusão: O ovo n° 1 que estava no vinagre ficou sem casca, com uma membrana mole e um branco transparente, após colocado na solução de açúcar e ovo ficou com uma membrana mais dura e transparente. O ovo que estava no copo n° 2 não sofreu mudanças exceto um fenômeno físico, onde as bolhas ficavam ao redor do ovo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conclusão muito restrita. Poderiam acrescentar mais informações? Quais foram os conhecimentos adquiridos a partir desta atividade? Aguardo resposta.

      Excluir
  4. Comentário da aluna Mirella Schuch da turma 10.
    Obedecendo aos itens a serem feitos, as anotações foram as seguintes:

    1º dia- 06/09(sexta-feira)

     No copo 1, com vinagre, olhando de lado do copo, parece que inchou o ovo, e também o ovo obteve uma camada de bolhas, sendo que aos poucos as bolhas iam subindo até a superfície da água(copo). O ovo do copo 1 flutuou na água no 1º dia do experimento.
     O ovo do copo 1 escureceu um pouco, e apenas uma pontinha do ovo ficou branco.
     No copo 2, o ovo permaneceu intacto e no mesmo lugar(no fundo do copo).

    2º dia- 07/09(sábado)

     No copo 1, ovo mudou-se de lado, ficando deitado na água, a crosta de bolhas continuou a existir no ovo, porém, sobre a água surgiu uma elevada espuma branca.
     No copo 2, o ovo permaneceu onde estava e surgiram certos “farelinhos” em volta do ovo.
     Surgiram insetos pretos que ficaram em volta do copo 1.
    3º dia-08/09(domingo)

     No copo 1, o ovo inchou mais ainda, ocupando toda a parte horizontal de onde ele estava. A espuma ocupou toda a boca do copo, porém sobrou uma pequena parte, onde um pouquinho do ovo apareceu, e, tocando levemente nele, deu para sentir que a camada de casca estava grudenta.
     A espuma do copo 1 criou tipo fungos, e o ovo parecia estar meio amarelo claro e bastante inchado.
     No copo 2, o ovo continuou como estava.
    INTERFERINDO NO SISTEMA

     Quando retirei o ovo do copo 1, percebi que ele não tinha mais casca, estava bem mais pesado, e havia obtido uma forma gelatinosa, na qual apareceu por dentro a gema inteira.
     Quando lavei o ovo do copo 1, esfregando de leve, a camada de espuma branca sobre o seu redor saiu com água.
     Adicionando a água hipersaturada de açúcar, com o ovo do copo 1 já limpo, observei o seguinte sobre os dois copos:
     Copo 1= O ovo inchou bastante, ou pelo menos pareceu inchar mais, ficou a maior parte mergulhado na solução aquosa com açúcar, com apenas a parte da gema ficando fora da solução. O ovo ocupou metade do líquido que havia no copo.
     Copo 2= Permaneceu igual.
     Copo 1 e 2= Os dois ovos ficaram na mesma posição.
    5º dia-10/09(terça-feira)

     O copo 1 ficou bem mais pesado que o 2.
     O ovo do copo 1 inchou mais.
     Na segunda-feira(09/09), o cheiro do copo1 era de açúcar, mas na terça-feira(10/09) parece que o vinagre saiu fora do ovo, e a água com açúcar entrou dentro do ovo, fazendo assim com que o cheiro do copo1 retornasse de vinagre.
     Criaram-se bichinhos dentro do copo 1.

    *****O resto do meu comentário postarei em outra resposta, pois não deu para colocar nesta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado. Parabéns cientista... Percebo que realmente se dedicou em seu experimento. Bj linda

      Excluir
  5. Perguntas sobre o experimento:
    1-Você observou no item 2 do experimento que o ovo, inicialmente, ficou submerso na solução com vinagre. Explique esse acontecimento.
    R: A densidade do ovo + a camada de bolhas é menor que a densidade só do ovo, fazendo com que houvesse o empuxo, em que o ovo flutuou por conta da formação de bolhas (câmara de ar).
    2-Logo após o ovo ser colocado no vinagre (copo nº 1), aconteceu um fenômeno químico importante e fácil de ser observado. Explique esse acontecimento.
    R: Houve a osmose. Aconteceu que a água da solução do vinagre entrou no ovo, porque a concentração de solutos dentro do ovo é maior que no vinagre.
    3-Ao se colocar o ovo no copo nº 2 também ocorreu algo visualmente semelhante, porém trata-se de um fenômeno físico. Você saberia comparar esse acontecimento?
    R: O ovo inchou porque a água que havia no vinagre entrou no ovo, pois o soluto que havia dentro do ovo era maior que o que havia no vinagre, portanto passou do meio hipotônico para o hipertônico.
    5-Do ponto de vista biológico, qual a finalidade de a casca do ovo ser permeável?
    R: Permitir a passagem de um solvente de uma solução mais diluída para uma mais concentrada.
    6-Com relação ao aspecto físico, qual a diferença existente entre um milho verde cozido em água com sal e outro milho verde cozido somente em água? Justifique sua resposta.
    R: O ovo cozido em água com sal irá ficar murcho, pois a concentração de sal é maior fora do milho, portanto o solvente água difunde-se para a parte externa do milho, fazendo assim com que o ovo se desidrate e murche.
    7-Como você poderia usar o fenômeno da osmose na conservação de alimentos?
    R: Na conserva de ovo cozido, beterraba, e cenoura, por exemplo, em que o vinagre é misturado com estes vegetais, e a água que contém no vinagre se difunda para dentro da membrana destes vegetais e os conserve, sem murchá-los.
    Outro exemplo é a adição de sal na carne, onde a carne se desidrata e impede o surgimento de micro-organismos como bactérias, fungos ou protozoários.
    8-Você acha que é possível aos peixes de água doce sobreviver em água do mar salgada e vice-versa: Justifique sua resposta.
    R: Há algumas espécies de peixes que se adaptam à outro meio. Mas a maioria deles não, por causa da osmose, porque se um peixe vive em água doce, a concentração de solvente será interna, mas se um peixe que vive em água salgada, a concentração de solvente será no meio externo.
    Este experimento foi gratificante de muitíssimo aprendizado. Gostei muito de fazê-lo, pois nos momentos da prática em que os copos precisavam ficar em repouso, sempre queria ir ver o que aconteceria com os ovos. Nunca tinha ouvido falar em osmose antes, e com as explicações da professora, a leitura no livro, a pesquisa na internet e a experiência, aprendi um novo conceito o qual posso associar em outras práticas também, não somente com o ovo.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me deixa a cada dia mais feliz. Como é bom ler escritas onde realmente sente-se que foi trabalhado pra valer. Continue que serás grandiosa. Bj linda

      Excluir
  6. Vinícius Alan Müller Turma: 110
    Morfologia e Fisiologia comparada de Células
    Experimento: Osmose
    Professora: Margaret Mocelini
    Primeiramente coloquei 250 Ml de água em uma panela e, em seguida 10 colheres de açúcar. Mexendo sem parar até que o açúcar se dissolveu ficando amarelado e viscoso.
    Em seguida numerei os copos números 1 e 2 então coloquei o vinagre e a água. Ocorreu no copo 1 que inicialmente o ovo ficou submerso pois, sua densidade era maior que a do vinagre, onde começa a sair bolhas pequenas mas em grande número formando uma reação química. Após cerca de 2 horas o ovo começa a subir chegando a ir de um lado para o outro e depois ele fica flutuando sem se mexer. Já no Copo número 2 com água o ovo fica submerso e também começa a sair bolhas pequenas, mas em menor número, sendo um fenômeno Físico.
    Após 2 dias o ovo número 1 com vinagre perde a casca e aumenta de tamanho. Já no ovo número 2 com água não acontece nada.
    Então tirei o vinagre do ovo número 1 e percebi que ele estava mais mole era então só a sua membrana. Limpei o copo e coloquei 250 ML da solução de açúcar no copo (Limpo), já com o ovo número 2 não aconteceu nada. Também coloquei a solução de açúcar no copo número 2.
    Após 2 dias e meio percebi então quando retirei o Ovo número 1 do copo que seu tamanho tinha diminuído. Já o ovo número 2 continua o mesmo.
    Resolvi então quebrar os dois ovos para ver como estavam por dentro. O ovo número 1 onde tinha o vinagre e após a solução de açúcar ficou com a gema um pouco sólida. Já o ovo número 2 onde tinha a água e após a solução de açúcar não havia acontecido nada.
    Este experimento foi gratificante de muitíssimo aprendizado. Gostei de realizar essa experiência, pois, além de ser divertido ver os processos dos ovos em vinagre e na solução de açúcar apreendi o que é a Osmose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relatou seu experimento.
      Poderia descrever o que compreendeu, ou; o ovo alterou de tamanho, por quê? Nos dois momentos em situações diferentes.
      Ab

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Aluna: Paula Thais de Andrades Cezimbra.
    Turma: 11
    Série: 1° ano – Curso Normal.
    Biologia em ação
    Experimento: Osmose
    Bom, iniciei este experimento no dia 04/09/2013 ás 18:20hs.
    1°dia- Neste primeiro dia fiz a solução hipersaturada de açúcar, deixei esfriar e depois coloquei na geladeira. (deixei esta solução em repouso por dois dias)
    Quando o ovo foi mergulhado no copo 1 (com vinagre), o ovo começou a ficar todo coberto por bolhas, como de estivesse fervendo.
    Quando o outro ovo foi mergulhado no copo 2 (com água fria), ele ficou normal.
    2° dia- O ovo do copo 1 sai totalmente uma pelezinha marrom que estava no ovo e observei que o ovo ficava flutuando.
    Já o ovo do copo 2 permanece do mesmo jeito, sem alterações.
    3° dia- Retirei o ovo do copo 1, lavei ele, ele ficou com uma pelezinha bem fininha e quando peguei ele na mão ele estava bem mole.
    Coloquei o ovo novamente no copo 1, mas ai com a solução hipersaturada de açúcar dentro dele.
    O copo 2 permaneceu do mesmo jeito.
    4° dia- O ovo do copo 1 permanece dentro do copo com a solução hipersaturada de açúcar, ele fica elevado, e ainda permanece mole, porém parecia ficar duro.
    O ovo do copo 2 permanece do mesmo jeito.
    5° dia- O ovo do copo 1 permanece do mesmo jeito que estava no dia anterior.
    E o ovo do copo 2 ainda permanece do jeito que estava.
    6° dia- O ovo do copo 1 permanece do mesmo jeito.
    E o ovo do copo 2 também permanece do mesmo jeito.
    7° dia- Retirei o ovo do copo 1 e do copo 2, lavei os dois e observei que:
    _ O ovo do copo 1, perdeu sua cor, ele ficou bem mole, sensível, porém a membrana estava dura.
    _ O ovo do copo 2, ficou normal, com a mesma cor, ficou duro, não pude ver como a membrana estava.
    OBS: Gostei muito de realizar esta experiência, pois era algo que eu ainda não tinha um conhecimento, e ali tive que me envolver todos os dias, observando, verificando as diferenças, as semelhanças, fazendo anotações e respondendo algumas questões. Enfim, foi um trabalho bem divertido, que no começo fiquei curiosa, porque eu queria saber o que iria acontecer , foi muito divertido, e com este experimento aprendi um pouco sobre a OSMOSE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é osmose?
      Poderia descrever envolvendo os dados de sua ação?
      Ab querida. Aguardo

      Excluir
  8. Leonardo Kohlrausch Vargas turma 110
    Experimento Osmose
    Comecei meu experimento no dia 10/09/2013 seguindo as orientações fiz meu experimento, que adquiri muito conhecimento novos e também aprendi coisas que eu nem imaginava que existia.
    Quando coloquei o ovo no n° 1 observei que ele ficou borbulhando e o ovo estava de pé e no n° 2 não acontece nada e o ovo estava deitado, depois de umas horas o n° ficou um poco mais redondo e inchado e no n°2 estava normal, no n°1 o ovo fica subindo e descendo e no n° 2 ele fica parado.
    No 3° dia no n°1 o ovo está sem a casca dura e fica mole e no n°2 está normal.
    No 4° dia observei que o ovo estava um pouco murcho e o açúcar estava concentrado na parte de baixo do copo e a água em cima e no n° 2 o ovo continua a mesma coisa, no n° 1 observei que a gema por dentro estava mais dura do que o normal.

    ResponderExcluir
  9. Integrantes: Jordan Michel e Lucas Rasche
    Turma: 110
    Professora: Margarete Mocelini

    Desenvolvimento:

    No 1° dia fizemos a solução hipersaturada de açúcar e logo após esfriar colocamos na geladeira e deixamos la por dois dias.
    Numeramos dois copos (1,2).
    Colocamos no copo 1° vinagre e logo em seguida colocamos o ovo dentro onde logo pode se observar uma camada de bolhas em redor dele.
    No copo 2° colocamos água e logo em seguida o ovo, ele simplesmente foi para o fundo e não se pode observar nada de mais.
    Deixamos o experimento em repouso por dois dias.
    Observamos todas alterações decorridas nesse período e fizemos as anotações necessárias.
    No dia seguinte retiramos os dois ovos com cuidado e lavamos, sempre mantendo cuidado porque o ovo com vinagre havia perdido a casa e estava apenas com sua membrana.
    Colocamos o ovo 1° na solução hipersaturada de açúcar e fizemos as anotações necessárias, comparando os dois ovos avaliando o tamanho, textura e cor.

    Chegamos a conclusão que o ovo que estava no vinagre aumentou de tamanho, perdeu sua casca e logo após ser posto na solução de açúcar reduziu seu tamanho e ficou com uma cor branca e membrana mais dura e transparente.
    O ovo que foi posto na água não sofreu alterações , exceto a formação de bolhas em redor da casca.

    Isso tudo ocorreu pelo processo de osmose que é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o solvente se desloca para qual concentração? Aguardo resposta. Ab

      Excluir
  10. Nomes: Ana Letícia e Joice Oliveira
    Turma:110
    Professora: Margaret Mocelini
    No primeiro dia fizemos a solução com água e açúcar, esperamos esfriar e colocamos na geladeira. Logo em seguida numeramos dois copos ( 1 e 2 ).
    Colocamos vinagre no copo n° 1 e água no n° 2 e um ovo em cada copo, esperamos alguns segundos e percebemos que no copo n° 1, então esperamos o tempo de reação do ovo , percebe-se que o ovo está borbulhando e gerando bolhas na superfície.
    No 2 dia do experimento começam a ocorrer algumas bolhas no copo n° 2, e a cada dia que passa o ovo do 1 copo aumenta de tamanho e a sua cor está mudando.
    No terceiro dia do experimento quando substituo o vinagre pela solução da água com o açúcar ( feita no 1 dia do experimento), percebo que não há nenhuma reação significante, apenas uma diminuição no tamanho do ovo.
    Tirando o ovo da água e do açúcar e comparado os dois, percebemos que o ovo que estava na água continua do mesmo jeito que estava quando coloquei ele no copo. O ovo que estava no açúcar diminui de tamanho razoavelmente mas com um tamanho anormal, o ovo está mole e quase estourando, sua cor está branca.
    Gostamos de realizar este experimento, pois estávamos curiosas em saber o que iria acontecer e também era algo que nós duas íamos nos envolver todos os dias. Esse procedimento é chamado de osmose e é um processo físico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderiam esclarecer melhor sobre o conhecimento adquirido a partir dessa atividade. Fizeram um bom relato da ação e a conclusão? Aguardo resposta minhas lindas.

      Excluir
  11. Nomes: Leonardo Damschi
    Turma:110
    Professora: Margaret Mocelini

    Experimento da osmose

    Comecei o meu experimento no dia 09/09/2013 às 16:30 da tarde e então fui fazendo a seguintes procedimentos, peguei dois copos transparentes, enumerei eles com “copo 1” e “copo 2”, em seguida coloquei vinagre no copo 1 e água no copo 2 e então fui percebendo as seguintes mudanças durante os dias do experimento.
    Copo 1: (mergulhado no vinagre): Ele afundou e começou a borbulhar e logo após alguns minutos ele subiu e continuava borbulhando.
    Copo 2: (mergulhado na água): Ele afundou, continuou imóvel e sem nenhuma reação.
    Logo após isso, fiz a solução hiperssaturada de açúcar e deixei ela na geladeira.

    1º dia:
    Copo 1: Aparece uma espuma branca com uma parte bem marrom (da cor do ovo). As bolhas diminuíram bem pouquinho.
    Copo 2: Ele continua imóvel e apareceram algumas bolhas na parede do copo.

    2º dia:
    Copo 1: A espuma diminuiu de tamanho e as bolhas em volta do ovo também diminuíram mais um pouquinho.Ele fica imóvel.
    Copo 2: Sem nenhuma reação.

    3º dia:
    Quando acordei retirei a solução hiperssaturada e deixei ela em temperatura ambiente.
    Copo 1: A espuma diminuiu bastante, o ovo afundou e as bolhas pararam. Tirei o ovo do copo, ele ficou mais escuro e a casca ficou bem mole.
    Copo 2: Sem reações.

    Diferenças percebidas: O do copo número 1 ficou mole, mais escuro e maior que antes. Quando o lavei ele ficou mais claro, pois parecia que a casca estava saindo. O do copo número 2 ficou normal.

    Copo 1: Neste mesmo dia coloquei ele na solução hiperssaturada de açúcar, o ovo flutuou com um pedaço fora da superfície.
    Copo 2: Ele ficou normal.

    4º dia:
    Copo 1: Não houve qualquer reação, mas ele afundou um pouco.
    Copo 2: Não aconteceu nada com o ovo.

    5º dia:
    Copo 1: Percebi que o ovo diminuiu um pouco e ficou imóvel.
    Copo 2: Ficou do mesmo jeito que no dia anterior.

    6º dia:
    Copo 1: Ele diminuiu mais um pouquinho e parecia que ele tinha virado de lado.
    Copo 2: Continuou sem reação.

    7º dia:
    Copo 1: Continuou igual o dia anterior. Então retirei-o da solução de açúcar e notei que ele ficou mais consistente que quando retirado do vinagre.
    Copo 2: Também retirei-o do copo e ele ficou do mesmo tamanho, textura e cor que antes.

    Diferenças percebidas: O ovo do copo número 1 ainda diminuindo de tamanho ficou um pouco maior que o do copo 2, ficou mais mole que o dois (só mais consistente que quando foi tirado do vinagre). Também percebi que se olhar o ovo número 1 através da luz ele fica meio transparente e a luz passa por ele um pouco. Já o do copo 2 não acontece isso, pois ele ainda contém a casca e o do copo 1 só tem a membrana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que li de sua explicação da ação esta muito legal. Poderia esclarecer a conclusão. Acredito que compreendeu o processo como? por quê?
      Aguardo

      Excluir
  12. Integrantes: Herton, Luis
    Turma: 112
    Professora: Margarete Mocelini

    Objetivo: Observar os fenômenos químicos e físicos que aconteciam com a casca do ovo durante uma semana, na qual colocamos um ovo em um copo com vinagre e outro em um copo com água, solução hipersaturada de açúcar.
    No decorrer da semana...
    1° Dia: observamos e anotamos todos os procedimentos necessários, no copo 1( ovo & vinagre), logo após colocarmos o ovo, espumou.
    No copo 2 (ovo & água), nada aconteceu.
    Após fazermos anotações durante 10 minutos, colocamos o experimento na geladeira, o qual permaneceu lá, durante 2 dias.
    Após os 2 dias na geladeira, observamos e fizemos mais algumas anotações. No copo 1 o ovo ficou com uma cor avermelhada, maior e com a sua casca solta, no copo 2 nada aconteceu.
    Após colocarmos a solução de açúcar no copo 1, notamos que, o ovo diminuiu de tamanho, ficou boiando, não afundou mais e soltou a sua casca.
    Enquanto isso, no copo 2 nada acontecia.
    Conclusão: observamos que o ovo que estava no vinagre espumou e desmanchou a casca ficando totalmente escuro com aparência cozida e com a membrana fina envolta, colocando a solução adoçada o ovo qual estava no vinagre ficou boiando e não afundou mais, enquanto o ovo do copo 2 (com água) permaneceu submerso, ou seja com ele não aconteceu nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBS :isto ocorreu pelo processo de osmose que é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável.

      Excluir
  13. Bruna Laís Gonçalves
    Turma 10 1° ano curso normal.

    Primeiro dia:
    O ovo que estava no vinagre forma bolhas de ar ao seu redor e o que esta na água permanece da mesma forma.
    Segundo dia:
    no ovo do vinagre surge uma espuma marrom e continua com as bolhas e no ovo da água nada ocorre
    terceiro dia:
    o ovo no vinagre parece maior e no da água nada ocorre
    quarto dia:
    o ovo do vinagre perdeu sua casca e ficou apenas com a membrana dentro do açúcar e o ovo com água não ocorre mudanças
    quinto dia:
    o ovo que estava no açúcar diminui e o da água continua o mesmo
    sexto dia:
    o ovo que estava no açucar parecia bem pequeno e com sua gema bem visível e o da água permaneceu normal até o fim

    com esse experimento compreendi o que osmose, é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável e é um processo físico-químico importante na sobrevivência das células, também percebi a importância do consumo do ovo, e os conteúdos da casca que protege o embrião antes do seu nascimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem. Compreendeu o trabalho realizado. O esforço é sempre de cada um. Ab

      Excluir
  14. observações que fiz

    1. O ovo afunda no vinagre;

    2. Há formação imediata de bolhas;

    3. Após alguns minutos o ovo flutua;

    4. Depois de alguns dias o ovo afunda;

    5. As bolhas desaparecem e resta uma fina película em volta da clara e da gema.

    A flutuação do ovo com casca é um fenômeno físico associado à formação de uma camada de bolhas na superfície. A densidade do conjunto ovo/camada de bolhas é menor que a densidade só do ovo, a esse fenômeno dá-se o nome de empuxo.Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico;

    A casca do ovo é composta de carbonato de cálcio (CaCO3), que reage em meio
    ácido (ácido acético CH3COOH), liberando gás carbônico (CO2), água (H2O) e acetato de
    cálcio ( Ca[CH3COO]2 ) que fica na superfície da membrana.

    Com a dissolução da casca, o ovo fica envolvido por uma membrana
    semipermeável que permite a passagem de água do meio menos concentrado
    (hipotônico) para o mais concentrado (hipertônico), fenômeno conhecido como osmose.

    No caso do ovo A, o interior do ovo possui maior concentração de solutos, (meio
    hipertônico) e por isso, a água difundiu para o seu interior. No ovo B, a solução saturada
    de açúcar (meio hipertônico) possui uma concentração maior que o interior do ovo (meio
    hipotônico), assim, este perde água para o meio, ficando murcho, o que resulta no
    aspecto flácido da membrana do ovo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou meio confuso o final de sua citação. Meio é onde está inserido...
      Mas entendi o que você quis explicar. Ab

      Excluir
  15. Alunas: Eduarda Habitzreiter, Jéssica, Luisa e Suélen
    Turma:112
    BIOLOGIA EM AÇÃO
    Experimento: Osmose
    Primeiro nós identificamos os copos, então fizemos a solução hiper saturada de açucare colocamos na geladeira.
    Peguemos o copo numero 1 e colocamos vinagre e no copo numero 2 água fria, lavamos os ovos e colocamos um ovo em cada copo, e passamos a observá-los.
    1ª Procedimento: O ovo no copo com vinagre ficava subindo e descendo e criou milhares de bolhas em roda da casca.
    Depois o ovo ficou sem a casca só com a membrana e também ficou mole e houve algumas alterações.
    No 3ª dia tiramos o ovo do copo com vinagre e o lavamos e colocamos na solução hiper saturada de açúcar.
    Antes quando o ovo estava mergulhado no vinagre o ovo não estava tão mole e nem estava transparente e a gema do ovo não estava dura e depois de mergulhado na solução de açúcar ele ficou bem mole e transparente com a gema dura.
    2ª Procedimento: O ovo no copo numero 2 só com água fria ficou normal no fundo do copo.
    Depois do terceiro dia o ovo estava intacto não houve mudanças em sua estrutura física.
    O ovo do copo numero 2 não teve alterações após o procedimento.
    Comparações dos procedimentos 1 e 2: Os ovos dos copos 1 e 2 estavam completamente diferentes porque no copo que tinha vinagre o ovo ficou sem a casaca só com a membrana e mole, depois na solução de açúcar ficou transparente e o ovo do que estava na água fria não aconteceu nada com sua estrutura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderiam explicar a relação do conteúdo da aula com este acontecimento?
      Aguardo respostas. Ab queridas

      Excluir
  16. Lucas Gustavo Sommer
    Turma: 110
    Experimento osmose
    No primeiro dia fiz a solução hipersaturada de açúcar. No segundo dia numerei os copos com 1 e 2 e em um coloquei o ovo com vinagre e no outro o ovo com água e fiz minhas anotações durante 10 minutos e vi que começou a se formar bolhas por cima do copo 1. No terceiro dia troquei o vinagre do copo 1 pela solução de açúcar e vi que o ovo estava apenas com a membrana e estava maior. No quarto dia não ocorreu nada que eu pudesse ver e assim ficou ate o ultimo dia do experimento, quando percebi que o ovo do copo 1 estava um pouco menor e com a membrana um pouco mais dura,o ovo estava transparente e pode se ver a gema com facilidade.
    Com esse experimento, pude me divertir e ao mesmo tempo aprender o significado da palavra osmose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia escrever então o que é osmose e qual é a relação que existe entre esse experimento e o conteúdo debatido em aula?

      Excluir
  17. Aluna- Tainara Mariana Mallmann
    Turma- 10
    Experimento Osmose, observações:
    Primeiros 10 minutos:
    • Quando larguei o ovo no copo número 1(com vinagre), o ovo desceu até o fundo do copo, e após um tempo encheu de bolhas de ar em roda do ovo (vindas da câmara de ar que há no ovo), e após isso o ovo subiu até a superfície do vinagre.
    • Já no copo número 2 (com água) o ovo também desceu, e permaneceu da mesma maneira como foi colocado.
    • Aos poucos as bolhas de ar no copo número 1 foram subindo de redor do ovo.
    No segundo dia:
    • O experimento, do copo número um (com vinagre) continuou largando as bolhas de ar que estavam ao redor do ovo, e essas bolhas de ar foram se ajustando á superfície do copo.
    • O ovo que estava no copo número 2 (com água) permaneceu normal, como havia sido colocado no dia anterior.
    No terceiro dia:
    • No copo número 1(com vinagre), criou um pozinho branco na pequena parte que permanecia fora do vinagre, e essa parte também ficou mais clara em relação à parte que estava mergulhada no vinagre.
    • O ovo do copo número 2 ficou totalmente normal.
    • Quando retirei o ovo do copo com vinagre, notei que ele estava transparente, e olhando, quando eu mexia o ovo dava para ver a gema dele se mexendo, e também dava a impressão do ovo ter crescido. Então o coloquei na solução fria hipersaturada de açúcar que eu havia preparado no primeiro dia do experimento.
    No quinto dia:
    • O ovo do copo número 2 dois ficou totalmente normal.
    • Já o ovo do copo número 2 (com vinagre), ainda deu a impressão de estar maior em tamanho. O ovo continuava transparente, somente com a película que envolve a parte interna do ovo. Em relação à casca do ovo, só sobrou a casca na parte do ovo que estava fora da solução hipersaturada , e do vinagre. No copo que estava à solução de água e açúcar¸ quando retirei o ovo, notei que quando mexi o copo com o líquido deu para perceber que o ovo tinha perdido um pouco de clara dentro da solução, e essa clara se separou da solução, ficando por cima da mesma.
    Diferenças:
    • O ovo do copo número dois (com água), permaneceu normal, com sua casca, mesmo tamanho, cor e textura.
    • Já o ovo do copo número um ( com vinagre), ficou sem a sua casca, deu a impressão de ter crescido em tamanho, e mudou a sua cor, ficando transparente, e sua textura por dentro era mol.
    As diferenças de quando o ovo do copo número 1 estava no vinagre para quando ele estava na solução hipersaturada de açúcar:
    • Quando o ovo estava no vinagre, ainda havia um pouco de casca, e havia criado um pozinho branco por cima do ovo, já quando o ovo foi colocado na solução, esse pozinho saiu e o ovo ficou ainda mais transparente.


    Esse experimento me esclareceu que osmose é a movimentação da água (solvente), entre diversos tipos de concentração de substâncias que podem ser dissolvidas. Quando a água se movimenta, tem o objetivo de ter a mesma concentração em todos os meios, através de uma pequena membrana com poros que permitem a passagem das moléculas de água, esse tipo de transporte é chamado de transporte ativo, isto é transporte com gasto de energia, já quando no transporte não tem gasto de energia é chamado de transporte passivo.
    Osmose é o movimento do solvente (água) de um meio hipotônico, ou seja, onde tem mais água para um meio onde tem menos água e mais soluto, hipertônico.
    O restante do comentário irei postar em outro comentário, pois não consegui postar tudo junto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixou claro o conceito de osmose. Parabéns querida! Com este relato compreendi que realmente fez o trabalho e as anotações. Ab linda

      Excluir
  18. Respostas as questões:
    1- Você observou no item 2 do experimento que o ovo, inicialmente, ficou submerso na solução de vinagre. Explique esse acontecimento.
    Resposta- Ocorreu no item dois do experimento, no início do mesmo, a flutuação do ovo com casca, por causa da formação de uma camada de bolhas na superfície. Ocorre por que a densidade do ovo é maior que a densidade do conjunto ovo e camada de bolhas, fenômeno chamado de empuxo. E no ovo há uma câmara de ar e dessa câmara, surgiram as bolhinhas de ar que fizeram o ovo flutuar.
    2-Logo após o ovo ser colocado no vinagre (copo número 1), aconteceu um fenômeno químico importante e fácil de ser observado. Explique esse acontecimento.
    Resposta- Como no vinagre havia mais concentração de solvente (água) e o solvente sempre vai de um lugar mais concentrado de solvente para um menos concentrado, e nesse local menos concentrado há mais soluto, a água do vinagre então entrou no ovo, pois no ovo havia menos água e mais soluto, com o objetivo de equilibrar os dois meios. A esse fenômeno dá-se o nome de osmose.
    3-Ao se colocar o ovo no copo número 2 também ocorreu algo visualmente semelhante, porém trata-se de um fenômeno físico. Você saberia comparar esses acontecimentos?
    Resposta- Entrou água dentro do ovo (osmose) por isso que o ovo inchou, e ao acontecer à passagem do solvente de um lugar mais concentrado para um lugar menos concentrado de solvente e mais concentrado de soluto, ocorreu à passagem de um meio hipotônico (solução que será menos concentrada em soluto que o meio), para um meio hipertônico (solução que será mais concentrada em soluto do que o seu meio).
    4- O ovo tirado do copo com vinagre apresenta características diferentes daquelas que foram observadas inicialmente. Explique esse acontecimento.
    Resposta- O ovo perdeu sua casca ficando somente a película que envolve o interior do ovo, aí o ovo ficou transparente. E apresenta características diferentes também porque ocorreu a osmose.
    5- Do ponto de vista biológico, qual a finalidade da casca do ovo ser permeável?
    Resposta- Para que o solvente (água) possa passar de um lugar pouco concentrado para um mais concentrado.
    6- Com relação ao aspecto físico, qual a diferença existente entre um milho verde cozido em água com sal e outro milho verde cozido somente em água? Justifique sua resposta.
    Resposta- A diferença é de que um milho cozido em água com sal irá desidratar, por causa da osmose irá perder água para a solução, então com isso irá murchar. A água irá para a parte externa ao milho, pois lá há mais sal do que no milho em si.
    7- Como você pode usar o fenômeno da osmose na conservação de alimentos?
    Resposta- Adicionando sal á um alimento, irá fazer com que o mesmo se desidrate (isto é, perca água), e com isso o alimento ficará impróprio para o desenvolvimento de microorganismos.
    8- Você acha que é possível aos peixes de água doce sobreviver em água do mar e vice-versa? Justifique sua resposta.
    Resposta- Não por causa do fenômeno osmose, mas também depende da espécie, há espécies que conseguem se adaptar.
    Esse experimento, foi muito legal de se fazer, despertou a curiosidade minha e de toda a minha família, pois envolveu todos lá em casa, e sempre nas horas de observação do ovo, todos iam lá em volta ver o que havia acontecido com o mesmo. Esse experimento me fez aprender sobre osmose de uma forma divertida, e também de uma forma perceptiva, curiosa, instigante, pois conforme ocorria as mudanças no ovo, despertava um pontinho de interrogação em minha mente, e a vontade de aprender, e saber o que aconteceu.Foi muito gratificante a realização de tal experimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!
      Não sobrou nada pra mim... disse tudo. Fico feliz em saber que tens uma família tão bacana que deu o apoio e a coragem para questionar aquilo que estava em conflito e juntos construíram o experimento. Bj de muita luz pra você e obrigada de eu ser sua professora.

      Excluir
  19. Alunas: Rosane e Luana
    Turma: 110
    Professora: Margaret Mocelini
    1° dia
    Fizemos a solução com água e açúcar, esperamos por alguns minutos até que esfriasse e colocamos na geladeira por dois dias.
    No copo 1 colocamos o vinagre e em seguida colocamos o ovo, pode perceber que em volta do ovo formou-se algumas bolhas devido a câmara de ar que há no ovo.
    No copo 2 colocamos a água e em seguida o ovo, o ovo afundou e ficou imóvel não teve nenhuma reação.
    2°dia
    O copo 1 com o vinagre ainda estava largando bolhas.
    O copo 2 com água estava normal como no primeiro dia.
    3° dia
    No copo 1 pode ver que tinha se formado um pó marrom por cima do copo.
    No copo 2 não aconteceu nada.
    Quando retiramos o ovo do copo 1 podemos perceber que o ovo tinha perdido sua cor reparamos também que o ovo tinha aumentado de tamanho. Em seguida colocamos o ovo na solução que havíamos feito no primeiro dia.
    4° dia
    No copo 1 não houve nenhuma reação porém afundou um pouco.
    No copo 2 ainda permanecia normal sem nenhuma mudança.
    5° dia
    No copo 1 percebemos que o ovo diminuiu um pouco de tamanho.
    No copo 2 normal como no dia anterior.
    6° dia
    O ovo do copo 1 permaneceu do mesmo jeito
    O ovo do copo 2 também permaneceu do mesmo jeito.
    7° dia
    No copo 1 foi retirado da solução e notamos que o ovo ficou mais consistente do que estava antes no vinagre percebemos também que a gema estava dura .
    No copo 2 quando retiramos notamos que o ovo permaneceu igual desde o primeiro dia do experimento.
    Esse experimento fez com que conseguíssemos entender sobre a osmose que é o movimento do solvente (agua) de um meio hipotônico, ou seja, onde tem mais água para o meio onde tem menos agua e mais soluto, hipertônico.
    Esta experiência foi muito divertida e nos trousse um vasto conhecimento sobre o assunto onde nós aprendemos de uma maneira mais divertida e prática. Bjoss.

    ResponderExcluir
  20. Essa dupla... Queridas parabéns pela escrita. Acredito que com esse trabalho melhorou o entendimento de osmose, pela escrita de vocês compreenderam o conteúdo. Bj

    ResponderExcluir
  21. Nome:Jéssica Mann e Laura Klein
    Turma:110

    Ao colocar o ovo no copo com vinagre observamos que começou de levantar bolhas ao redor do ovo, e no copo com água subiu um pouco de bolhas também. Após algum tempo no vinagre observamos que a casca do ovo sumiu devido estar na reação com o acido fazendo assim o ovo fica envolvido apenas por uma membrana. Depois da retirada do ovo do copo com vinagre ele fico muito mole pois estava apenas com a membrana, e depois de mais 2 dias no açúcar observamos que o ovo diminuiu e a gema havia ficado dura.
    Com esta atividade podemos nós diverti muito, adquirirmos maiores conhecimentos sobre o assunto"osmose".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi o processo feito que se percebe a osmose? Poderiam acrescentar a informação. Ab.

      Excluir
  22. Thias Lenz e Élen Von T: 112

    Osmose

    Antes de começarmos o experimento, fizemos o preparo da solução hipersaturada de açúcar como dizia na folha de instrução. Estando finalizada, iniciamos o procedimento do experimento da seguinte forma:
    Utilizamos dois copos. No copo número um despejamos vinagre e no copo número dois, água fria. Lavamos dois ovos somente com água e mergulhamos cada um em um copo. Observamos que no copo com vinagre o ovo afundou, formaram-se inúmeras bolhas ao seu redor, e depois o ovo flutuou. No copo com água, nada aconteceu. Deixamos os elementos em repouso por dois dias e notamos que mudanças ocorreram em um dos copos.
    No copo onde estava contido o vinagre, o ovo voltou a afundar, ficou sem casca e havia apenas a membrana envolvendo a clara e a gema. Já no copo onde continha água, nada aconteceu.
    No terceiro dia, o ovo do copo número um, foi retirado e jogado o vinagre do copo fora. O ovo foi lavado cuidadosamente e colocado na solução hipersaturada de açúcar. O sistema ficou em repouso por um dia e depois disso foram retirados os dois ovos, lavados e comparados.
    Depois de colocar o ovo numero um na solução de açúcar, vimos que ele aumentou de tamanho e ficou com a membrana mais rígida, já o ovo que estava na água, permaneceu sempre no mesmo estado.
    Com essa experiência, foi possível aprendermos de uma forma rápida e muito interessante. Acompanhamos de perto a osmose acontecendo podendo assim, compreender melhor seu significado que é a passagem do maior para o menor meio de concentração em solvente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lindas e esse processo só ocorre na diferença de concentrações de solutos. Bj queridas

      Excluir
  23. Nome:Roberto Stein
    Turma:110

    Nesse experimento foram pegos 2 ovos, e 1 foi colocado em um copo com vinagre e outro em um copo com água,enquanto isso a mistura hiper saturada de açúcar era feita e colocada na geladeira,logo depois bolhas começaram a sair do ovo que estava no vinagre, e o ovo começou a flutuar,enquanto o ovo que estava no copo de água não apresentava nenhuma mudança.
    No dia seguinte já era possível ver uma espuma em cima do ovo e que ele já estava perdendo sua casca.
    No terceiro dia o ovo só apresentava uma fina membrana e não havia mais nenhuma casca e estava muito maior do que no inicio do experimento,então o ovo foi lavado com cuidado e colocado na mistura hiper saturada de açúcar.
    No quarto dia o ovo já estava ficando menor e com sua membrana um pouco mais clara.
    No quinto dia o ovo já estava do mesmo tamanho que no inicio do experimento,enquanto o ovo que estava mergulhado em água não apresentava nenhuma diferença.
    No sexto dia o ovo que estava na água e o ovo que estava na solução de açúcar não apresentaram nenhuma mudança.
    No último dia do experimento o ovo que estava na mistura saturada de açúcar estava com a sua gema dura e com um tamanho bem menor de quando estava no copo com vinagre, e que o ovo que estava submerso em água não sofreu nenhuma mudança.
    Com esse experimento consegui entender bem melhor sobre a questão da Osmose explicada em sala de aula e como que ela funciona dentro de nosso corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que compreendeu esse processo de tamanha importância para sobrevivência das células. Ab

      Excluir
  24. Nome: Juliana Kern
    Turma: 110
    No primeiro dia de experimento os dois ovos foram para o fundo do copo, no copo 1 ao redor do ovo começou a criar um tipo de espuma. O ovo 2 ficou do mesmo jeito e o 1 começou a ''fermentar'' e sair a cor.
    No segundo dia a espuma diminuiu, a casca do ovo 1 estava quase toda derretida.
    No terceiro dia só havia membrana envolvendo o ovo 1, a casca tinha dissolvido, ele também aumentou de tamanho. O ovo 2 estava com a mesma cor e do mesmo tamanho.
    No quarto dia o ovo 2 estava do mesmo jeito, mas a água ficou mais branca. Já no ovo 1 a água com açúcar permaneceu do mesmo jeito, mas o ovo ficou menor.
    Constatei que neste experimento as ''bolhas'' que surgiram na água era uma reação química entre o acido do vinagre com o cálcio da casca do ovo. E que o ovo aumentou de volume devido a passagem do solvente presente no vinagre para dentro do ovo porque tinha menor concentração. Assim pude constatar melhor a Osmose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que escreve dos processos observados nas duas concentrações. Fez a atividade e suas anotações. Tenho certeza que jamais esquecerá deste processo. Parabéns querida. Ab

      Excluir
  25. Nome: Gabriel Nervis
    Turma: 112


    Depois de ter feito a solução hipersaturada de açúcar, fiz o devido preparo com os ovos (nº1 - vinagre / nº2 - água).
    Logo após, pude perceber que o ovo do recipiente com vinagre (nº1) afundou, em seguida, algumas bolhas começaram a surgir ao seu redor, assim, fazendo-o flutuar.
    Mais bolhas surgem ao redor do ovo com vinagre, uma espuma flutua ao redor dele.
    As bolhas começam a desaparecer, mas o ovo ainda flutua, é possível perceber uma mudança na sua casca, a coloração também muda.
    Após ter retirado o ovo do vinagre, é possível perceber que a casca desaparece, ficando assim, apenas uma fina membrana, ao tocar o ovo, dá-se a impressão que é um balão cheio d'água.
    Depois desse processo, coloquei o ovo nº1 na solução hipersaturada de açúcar. Pude notar que o ovo flutuou. Esperei mais algum tempo e constatei que o ovo diminuiu de tamanho.
    O ovo do recipiente nº2 (água), permaneceu igual.
    Com esse experimento, pude observar e entender oque é a osmose.
    - ''O que é a osmose? Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável. Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando os dois meios são iguais em solutos "isotônico" não existe deslocamento de solvente. Cuidado para não confundir solutos, solventes e deslocamento do solvente. Ab aluno querido e dedicado.

      Excluir
  26. Nome: Bárbara Dickel
    Turma: 11

    - Primeiro fiz a solução hipersaturada de açúcar e a reservei em um pote de vidro, depois mergulhei o ovo no copo número 1, com vinagre e ele ficou submerso com algumas bolhas ( evolução de gás carbônico) ao seu redor, e também mergulhei o outro ovo no copo 2 com água, ele ficou submerso e algumas bolhas surgiram.
    - Observei por algum tempo e conforme as bolhas do copo com vinagre ( nº1) foram aumentando o ovo flutuou, mas o ovo do copo com água continuou do mesmo jeito.
    - No 2º dia era possível ver uma espuma branca ao redor do ovo no copo com vinagre e ao decorrer dos dias a espuma aumentou e apareceu também uma "sujeira" na espuma, junto com o que parecia ser sal. O ovo no copo com água permaneceu do mesmo jeito
    - Ao retirar o ovo do vinagre percebi que houve o consumo de sua casca na reação com o vinagre e ele ficou apenas com uma membrana semipermeável, e também percebi que o ovo estava maior, devido a água ( vinagre) da solução ter entrado pois a concentração dentro do ovo é maior do que fora.
    - Botei o ovo na solução hipersaturada de açúcar e ele flutuou, ao retirá-lo percebi que ele tinha voltado para o seu tamanho normal. E ao retirar o ovo da água percebi que ele estava gosmento e a água parecia engordurada.
    -Lavei bem os ovos, e o ovo que estava no vinagre e açúcar parecia uma bola de borracha, dava até para brincar, pois era bem resistente, e também podia-se observar sua gema.
    - deixei os ovos fora dos líquidos por mais dois dias e o ovo nº1 ficou bem mole, e sua gema bem dura, não aconteceu nada mais com o ovo que estava na água.

    Gostei muito desta experiência pois me fez entender melhor o que é osmose e como ela acontece, e como o Gabriel e outros alunos citaram ''O que é a osmose? Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável. Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -Lavei bem os ovos, e o ovo que estava no vinagre e açúcar parecia uma bola de borracha, dava até para brincar, pois era bem resistente, e também podia-se observar sua gema. Adorei
      OBS Em isotonia a célula trabalha muito bem. Não confundir hiper, hipo com isotônico. Célula e meio inserido... Bj linda. Também gostei do relato do Gabriel.

      Excluir
  27. Professora Margaret eu e a Kauana fizemos juntas a experiência como você pediu , então elaboramos esse depoimento com as nossas conclusões a respeito da mesma.
    - 1° dia: Primeiramente enumeramos os copos, colocamos vinagre no copo 1 e água do copo 2,após disso colocamos 1 ovo em cada copo delicadamente. Observações: Quando colocamos o ovo no copo número 1(vinagre) e então o mesmo obteve uma camada de bolhas, sendo que passando minutos iam subindo até a superfície, e no copo 2 aconteceu um rápido deslocamento físico, as bolhas quando jogado o ovo no copo vieram a tona, mas logo desapareceram.
    - No copo 1 o ovo flutuou ;
    - No copo 2 o ovo afundou.
    E então, vamos achar uma resposta para esse surgimento de bolhas, e sabe como? Elas surgem da câmera de ar que é um reservatório de oxigênio, e se nós pegar qualquer ovo todos tem.

    - 2° dia: No copo número 1, continuou ainda uma grande concentração de milhares do bolhas, e também surgiu uma espuma branca sobre a água. E no copo número 2 continuou intacto.
    - 3° dia: No copo número 1, apareceu uma mancha marrom que estava no meio da espuma que estava concentrada em cima do ovo, e assim tocamos levemente o ovo, e sentimos que sua casca estava bem mole e também estava pegajosa. No copo número 2, ele continuou como estava.
    Interferindo
    - Quando s tiramos o ovo do copo número 1 ele já não tinha mais casca, e também estava pesando mais do que o normal.
    - Quando lavamos o ovo, tiramos toda aquela camada branca que estava ao seu redor, e assim conseguimos ver a gema de dentro do ovo.
    Ao prepararmos a solução hipersaturada, observamos que ela ficou viscosa e amarelada. Então adicionamos a solução de açúcar com o ovo que tínhamos acabado de levar, então observamos:
    • Copo 1 -> ovo inchou, e se não inchou então pareceu inchar. O ovo ocupou a metade do líquido que havia existente no copo.
    • Copo 2 -> permaneceu intacto.


    Profe o restante vou por em outro depoimento porque não coube tudo nesse.

    ResponderExcluir
  28. 4° dia: o Copo número 1 ficou bem mais pesado comparando com o copo número 2. O cheiro do copo número 1 era de açúcar, mas no últimos dia a Kauana cheirou e me disse que havia um cheiro de vinagre, e então ficamos curiosas porque nós lavamos bem o ovo, e como poderia ter o cheiro de vinagre? Então nós achamos que pode ter sido que o vinagre saiu de dentro do ovo, porque afinal ele ficou mergulhado 2 dias no vinagre e fazendo assim a sucção do mesmo para dentro do ovo e assim exalou novamente o cheiro do vinagre.

    - 5° e último dia: Então chegamos ao fim da nossa incrível experiência, observando as conclusões finais:
    Após a lavagem dos dois ovos(copo 1 e 2), vimos que o copo número 1, que estava primeiramente mergulhado no vinagre e após na solução de açúcar ficou escuro e perdeu sua casca, e o ovo número 2 permaneceu intacto.

    ALGUMAS OBSERVAÇÕES:
    - O vinagre é um ácido e fez uma reação química que reagiu com o cálcio da casca, fazendo assim com que perdesse a casa.
    - O ovo tem pigmento(melanina da casca do ovo).
    - Tinha mais solvente fora do ovo, estava numa solução hipotônica, o solvente vai em meio de menos concentração do solvente, e por isso que incho(aprendi profe agora, no caso Tauana, kkk).
    - Quando jogamos o ovo no açúcar ele murcha porque à mais solvente dentro.
    Uma coisa não citada acima, que a gema fico dura, porque foi desidratada.
    - O ovo com a água não aconteceu nada, porque tinha cálcio e ele não deixa passar.



    Na primeira parte desse experimento, após o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana. Essa membrana é semipermeável, pois permite a passagem da água de uma solução mais diluída(meio hipotônico) para uma mais concentrada(hipertônico): esse processo de transferência da água através da membrana semipermeável á conhecido como OSMOSE. No caso do ovo se casca imerso no vinagre a água da solução(vinagre) entra no ovo porque a concentração de solutos dentro do ovo é maior do que no vinagre. No caso do ovo inchado com água, em contado com a solução de açúcar, a água sai do interior do ovo porque a concentração de solutos no ovo agora é menor do que a solução.
    Bom, nós queríamos agradecer por você ter dado essa experiência para nós fazer, porque assim saímos da rotina de apenas ler, porque só lendo não íamos ver como aconteceria, assim vimos e foi uma experiência muito boa.
    Nós vamos levar todas essas experiências para toda a nossa vida como a Tauana sempre expõe nos depoimentos. A cada aula que você dá é mais uma alegria é mais um conhecimento. Temos muito gosto de chegar sempre a nossa quinta feira, porque ?Porque temos aula de Biologia, aula da qual não só aprendemos tudo, mas se divertimos com você profe.
    VOCÊ PASSA PRA NÓS A SEGUINTE MENSAGEM ENSINANDO: NÃO DEVEMOS SER IGUAL AOS MÁGICOS, PORQUE OS MÁGICOS MENTEM PARA NÓS, NOS ILUDAM. E SIM SER IGUAL A UM MAGO,COMO QUEM ACREDITA E FAZ CRER, QUE DEVE FAZER ACONTECER .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devolvo para vocês Tauana e Kauana! A cada dia que passa mais me surpreendo e acredito no amor, na vontade de vencer, na busca e no fazer acontecer. As aulas são interessantes quando o aluno participa e se envolve, quando o aprender se torna sabor e saber. Obrigada de serem minhas alunas queridas; dedicadas; estudiosas; participativas. Minha vida é feliz por que olho e me vejo em pessoas como vocês. Bjinhos minhas amadas e continuem que com certeza a vida irá brilhar muito para cada uma. Com o mesmo amor Bj

      Excluir
    2. nós que agradecemos profe. Pois é você, assim como os outros professores, que dão a luz de nossos caminhos, dos desafio que temos e iremos enfrentar para sermos iguais a vocês, GRANDES PROFESSORES !

      Excluir
  29. Nome: Bruna Grëbim Watthier
    Turma: 10
    Dei inicio a experiência dia 12/09
    - Primeiramente fiz a solução hipersaturada de açúcar e a reservei, depois peguei dois frascos de vidro e enumerei (Frasco 1= Vinagre; Frasco 2= Água) e coloquei delicadamente os dois ovos em seus devidos frascos.
    - Na 1° Observação pude constatar que no frasco 1, ele ficou submerso, gerou algumas bolhas, semelhante a gás, e conforme estas foram aumentando, o ovo flutuou, enquanto no frasco com água (2) continuava do mesmo jeito;
    - Duas horas depois, deu para ver claramente que no frasco num. 1 havia uma espuma branca ao derredor do ovo, contendo assim uma “sujeira” marrom, o ovo no copo 2 permaneceu do mesmo jeito;
    - Na 2° visualização, os ovos continuaram submersos, o ovo que estava no vinagre permanece com a espuma branca e com a “sujeira” marrom;
    - No terceiro dia, no frasco num. 01 só havia uma membrana a sua volta e no frasco num. 02 a água evaporou, de modo que deixei o frasco sem tampa, a água está pela metade.
    - Ao retirar o ovo que estava no vinagre (01) percebi que houve o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo ficou envolvido apenas por uma membrana semipermeável, pois permite a passagem da água de uma solução mais diluída (meio hipotônico) para uma mais concentrada (meio hipertônico), e o ovo que estava no frasco com água, permaneceu igual. Comparando os dois, o ovo que estava na solução com vinagre estava maior que o ovo que estava no frasco com água.
    - Botei o ovo na solução hipersaturada de açúcar e flutuou, quando retirei pude perceber que ele voltou ao seu tamanho normal, retirando ele, a solução aparentava estar engordurada e o ovo bem gosmento.
    Gostei muito dessa experiência, além de ser divertido cuidar, ficar observando, me ensinou muito, me fez entender melhor o que é osmose e como ela acontece. “Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).”
    O processo de osmose está presente em muitos mecanismos de transporte celular, principalmente entre células vegetais e micro-organismo unicelulares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo querida!
      Na verdade a osmose é muito mais presente do que imaginamos.
      Adorei sua colocação e vejo que se envolveu na atividade. Bj linda

      Excluir
  30. NOME: Tiago Roberto Herrmann TURMA: 11

    Foram 5 dias jogados no lixo? Gastei 2 ovos, vinagre e açúcar por nada? Não aprendi absolutamente nada com este experimento?
    Não! Com este experimento aprendi muitas coisas, a primeira delas consegui observar o fenômeno da osmose, processo do movimento da água entre meios com concentração diferentes de solutas separados por uma membrana semipermeável.
    1° dia: Enumerei os dois copos, e após coloquei vinagre no copo 1 e água do copo 2, e em seguida coloquei os ovos em cada copo. Observei então que no copo com vinagre bolhas se formaram ao redor do ovo e rapidamente começaram a submergir. Já no copo 2 uma quantidade menor de bolhas apareceu e depois de alguns instantes desapareceram. Mais uma diferença foi que o ovo que estava no vinagre flutuou e o que estava na água afundou.
    2º dia: No copo 1 a concentração de bolhas ainda estava presente, porém uma pequena camada de espuma começou a surgir. E o copo 2 não teve mudanças.
    3º dia: A aparição de uma mancha marrom em meio a espuma do ovo no copo número 1, já o ovo do copo número 2 continuava ali do mesmo jeito.
    4º dia: No copo 1 nenhuma reação foi notada, porém afundou. No copo 2 o ovo ainda permanecia normal.

    5° dia: Retirei o ovo da solução do copo 1 e notei que o ovo ficou mais consistente, percebi também que a gema estava dura. No copo 2 quando retirei o ovo notei que o mesmo permaneceu igual desde o primeiro dia do experimento, a única diferença foi que ele inflou.
    Com a conclusão deste experimento, compreendi ainda mais sobre o processo de osmose. Também obtive muito conhecimento, aprendendo sobre os meios hipertônicos (solução em que a concentração de soluto é maior que a concentração de outra solução, separada da solução por uma membrana semipermeável.), e hipotônicos (solução que apresenta menor concentração de solutos do que outra solução que se encontra separada da primeira por uma membrana semipermeável.)
    Foi uma prática muito divertida a realização deste experimento, pois adquiri muito conhecimento e poderei realizar este trabalho com as crianças também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inicialmente pensei: Esse menino não leu direito ou não fez... hahaha depois compreendi. Parabéns pelo seu depoimento até pensei que teria que discutir tudo outra vez... Ab querido aluno e continue que serás um excelente professor.

      Excluir
  31. Integrantes: Daniel K., Vinicius C., Marco W. e Fabrício K.
    Turma: 112
    Professora: Margarete Mocelini

    Objetivo: Observar os fenômenos químicos e físicos que aconteciam com a casca do ovo durante uma semana, na qual colocamos um ovo em um copo com vinagre e outro em um copo com água, solução hipersaturada de açúcar.
    Com o passar do tempo...
    1° Dia: observamos e anotamos todos os procedimentos necessários, no copo 1(ovo & vinagre), logo após colocarmos o ovo, encheu de bolhas ao seu redor, além dele ficar boiando na água.
    No copo 2 (ovo & água), ele só afundou e saiu algumas bolhas de si.
    Após fazermos anotações durante 10 minutos, colocamos o experimento na geladeira, o qual permaneceu lá, durante 2 dias.
    Após os 2 dias na geladeira, observamos e fizemos mais algumas anotações. No copo 1 o ovo ficou com uma cor avermelhada, maior e com a sua casca solta, no copo 2 nada aconteceu.
    Após colocarmos a solução de açúcar no copo 1, notamos que, o ovo diminuiu de tamanho, ficou boiando, não afundou mais e soltou a sua casca.
    Enquanto isso, no copo 2 não ocorreu nada.
    Conclusão: observamos que o ovo que estava no vinagre espumou e desmanchou a casca ficando totalmente escuro com aparência cozida e com a membrana fina envolta, colocando a solução hipersaturada o ovo em qual estava no vinagre ficou boiando e não afundou mais, enquanto o ovo do copo 2 (com água) permaneceu submerso, ou seja, não aconteceu nada com ele.
    Essa reação no copo de número 1 ocorreu pelo processo de osmose, que é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável.
    Prática simples, mas que deu para compreender muita coisa sobre a osmose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta aparência cozida foi devido a desidratação sofrida. Muito bem colocado e realmente quem fez compreendeu muitas coisas..... Ab grupo

      Excluir
  32. Comentario da Andrieli Morgana Batista Turma:10

    Primeiro dia:
    Quando eu coloquei o ovo no copo com vinagre, o ovo desceu até o fundo do copo e depois ele ficou rodeado de bolhas, após um tempo o ovo subiu para a borda do copo. Já o ovo que estava no copo com água permaneceu da mesma forma.
    Segundo dia:
    O ovo que estava no vinagre continuava soltando bolhas, e criou uma espuma branca na borda do copo. Já o ovo que estava no copo com água não ouve mudança.
    Terceiro dia:
    O ovo que estava no vinagre parece que ficou maior, e começou de perder a casca. No ovo que estava na água nada ocorre.
    Quarto dia:
    Quando retirei o ovo do copo com vinagre notei que ele estava transparente e que dava para enxergar a gema, então coloquei o ovo na solução fria hipersaturada de açúcar. Já o ovo do copo dois não ouve nenhuma mudança.
    Quinto dia:
    O ovo do copo 1 diminuiu, perdeu a casca e ficou com uma pele muito fina. Já o ovo que estava no copo 2 não ouve nenhuma mudança.
    Com esse experimento pude entender melhor sobre o que é Osmose que é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos. Esse experimento foi muito legal de se fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebo que compreenderam a relação do experimento com o conceito da osmose pois, fizeram a relação. Valeu. Ab.

      Excluir
  33. comentario da Lais Samara Freitzen Turma:10

    No primeiro dia do experimento os dois ovos foram para o fundo do copo, mas no copo 1 ao redor do ovo começou a criar um tipo de espuma. O ovo 2 ficou do mesmo jeito.No segundo dia a espuma diminuiu, a casca do ovo 1 já tinha quase saído tudo. No terceiro dia só havia membrana envolvendo o ovo 1, a casca já tinha dissolvido. E o ovo 2 continuou do mesmo jeito. No quarto dia o ovo 2 estava do mesmo jeito, mas a água ficou mais branca. Já no ovo 1 a água com açúcar permaneceu do mesmo jeito. pude perceber que neste experimento as ''bolhas'' que surgiram na água era uma reação química entre o acido do vinagre com o cálcio da casca do ovo. Assim pude entender melhor a Osmose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que momento do experimento você compreendeu a osmose como faz a citação acima? Relacionar a atividade com o ocorrido. Aguardo resposta. Ab

      Excluir
  34. Nome: Gabriel Santos
    Turma: 112

    Nesse experimento foram pegos 2 ovos, e 1 foi colocado em um copo com vinagre e outro em um copo com água,enquanto isso a mistura hiper saturada de açúcar era feita e colocada na geladeira,logo depois bolhas começaram a sair do ovo que estava no vinagre, e o ovo começou a flutuar,enquanto o ovo que estava no copo de água não apresentava nenhuma mudança.
    No dia seguinte já era possível ver uma espuma em cima do ovo e que ele já estava perdendo sua casca.
    No terceiro dia o ovo só apresentava uma fina membrana e não havia mais nenhuma casca e estava muito maior do que no inicio do experimento,então o ovo foi lavado com cuidado e colocado na mistura hiper saturada de açúcar.
    No quarto dia o ovo já estava ficando menor e com sua membrana um pouco mais clara.
    No quinto dia o ovo já estava do mesmo tamanho que no inicio do experimento,enquanto o ovo que estava mergulhado em água não apresentava nenhuma diferença.
    No sexto dia o ovo que estava na água e o ovo que estava na solução de açúcar não apresentaram nenhuma mudança.
    No último dia do experimento o ovo que estava na mistura saturada de açúcar estava com a sua gema dura e com um tamanho bem menor de quando estava no copo com vinagre, e que o ovo que estava submerso em água não sofreu nenhuma mudança.
    Com esse experimento consegui entender bem melhor sobre a questão da Osmose explicada em sala de aula e como que ela funciona dentro de nosso corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela colocação. Percebo que fizeste a relação do experimento com o conceito Osmose e socializou com clareza. Ab.

      Excluir
  35. Experiência
    Primeiro dia: ao colocar o ovo no copo 1 que havia vinagre, o ovo ficou rodeado de bolhas que foram subindo até a superfície, o ovo do copo 2 que havia água ficou normal.
    Segundo dia: o copo 1 (vinagre) estava com uma espuma meio escura flutuando sobre o vinagre e as bolinhas permaneciam ao redor, o ovo do copo 2 continuava normal, não alterou em nada.
    Terceiro dia: o ovo do copo 1 parece está perdendo a casca, ela estava mole e pegajosa, ao lavar o ovo saiu toda casquinha/camada branca que estava ao redor,e também parecia estar bem mais pesado, quando coloquei a solução de açúcar com o ovo do copo 1 ele inchou. Ao misturar a solução de açúcar com o copo 2 permaneceu intacto, não mudou nada.
    Quarto dia: está como no dia anterior, apenas notei que o ovo do copo 1 havia afundado, mas o copo 2 permaneceu normal.
    Quinto dia: ao retirar o ovo do copo 1 ele estava completamente mole e transparente, havia saído completamente a casca do ovo, dava pra ver a gema, mas meu espanto durou pouco pois logo que peguei ele estourou e parecia estar cheio de água dentro. Já o copo 2 não aconteceu nada, mesmo com a solução de açúcar e de água, ele permaneceu completamente como era quando saiu da galinha.
    Observações: nesse procedimento podemos perceber exatamente como acontece à osmose, pois acompanhamos o processo do ovo que estava no copo 1 (que havia vinagre e depois a solução de açúcar). Nesse processo o ovo fica envolvido apenas por uma membrana. Essa membrana é semipermeável, por que permite a passagem da água de uma solução mais diluída o meio hipotônico para uma mais concentrada que é o meio hipertônico. No ovo sem casca que estava no vinagre, o vinagre entra no ovo porque a quantidade de solutos dentro do ovo é maior do que no vinagre. E no ovo inchado que ficou em contato com a solução de açúcar, a água sai do interior do ovo porque a quantidade de solutos no ovo era menor do que na solução.
    Essse depoimento foi escrito pela aluna Bruna Franciele da turma 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna Franciele!
      Percebi pela sua escrita que compreendeste muito bem o conceito de osmose. Fico feliz em participar com atividades que levam a um entendimento prático e simples. Bj querida.

      Excluir
  36. Aluna: Ana Paula Schwértner - Turma:10
    Osmose
    Primeiro dia:
    Logo após que coloquei o ovo no copo 1 com vinagre, o ovo ficou rodeado de bolhas que foram subindo até a superfície. Já o ovo do copo 2 que eu havia colocado com água, ficou normal.
    Segundo dia:
    O ovo que estava no vinagre continuou com as bolhas as seu redor, mas foi criando uma espuma meio escura na borda do copo. E o ovo que estava na água permaneceu da mesma forma, sem mudança alguma.
    Terceiro dia:
    O ovo do copo 1 começou a perder a casca, ficando mais mole e pegajosa e aparentando ser maior, e no copo 2 nada mudou.
    Quarto dia:
    Ao retirar o ovo do copo que estava com vinagre, percebi que o ovo estava transparente que até dava para ver a gema, então o coloquei na solução de açúcar, enquanto isso o ovo que estava na água, não obteve mudança.
    Quinto dia:
    O ovo do copo com vinagre diminuiu, perdeu a casca, ficando com uma pele muita fina. Já no ovo com água não aconteceu nada, permaneceu do mesmo jeito.
    Com esse experimento pude compreender melhor o que é osmose, que é a passagem de solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia. E gostei muito de fazer esse trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que desenvolveu o experimento e compreendeu; alcançou a proposta dessa atividade prática. Continue curiosa e prestativa ... Ab.

      Excluir
  37. Aluna: Anna Luyza Griebler- Turma 10
    Comentário da Osmose
    1° Dia:
    Quando coloquei os ovos no copo 1 (com vinagre), o ovo ficou no fundo do copo, e no copo 2 (com água) aconteceu o mesmo.
    Minutos depois, no copo que estava com vinagre, encheu de bolhas ao redor do ovo, e depois de algum tempo o ovo começou a subir, até ficar uma pequena borda do ovo em cima do vinagre e aos poucos as bolinhas de ar foram subindo ao redor do ovo.
    No copo 2, não houve mudanças com o ovo.
    2° Dia:
    O experimento, com o copo 1, começou a largar aos poucos as bolhas de ar que estavam ao redor do ovo, e algumas ficaram no topo do copo com vinagre.
    Enquanto o copo 2 (com água) continuou normal sem alterações.
    3° Dia:
    No copo 1, criou um pozinho branco na parte do ovo que estava fora do vinagre, e então esta pequena parte ficou mais clara.
    O copo 2 continuou normal.
    Ao retirar o ovo do copo com vinagre, percebi que ele estava mol, e olhando fixamente dava para enchergar o ovo nitidamente.
    Aparentemente,percebi que o ovo inchou, e passava a impressão de que havia um núcleo em seu interior.
    Retirei o ovo do copo 1 e coloquei na solução.
    No 5° dia, houve alterações, e quando analisei os 2 ovos, o ovo que estava no copo 2 continuou em seu estado normal como colocado anteriormente.
    Já o ovo que estava no copo 1, cresceu, e ficou transparente, pois dava para ver dentro do ovo, a gema balançando dentro do ovo quando peguei ele.
    Em relação a casca, sobrou somente uma pequena parte dela (a parte que estava fora do vinagre e da solução). No copo que estava a solução de água e açucar com o ovo, no momento em que retirei o ovo e acrescentei o líquido no copo, notei que o ovo havia perdido um pouco de clara dentro da solução, e essa clara ficou por cima dela, porém as duas se separaram.
    DIFERENÇAS: O ovo do copo 2, permanecia normal, com casca, mesmo tamanho, mesma cor e textura. Porém o ovo do copo 1, ficou sem a casca, seu tamanho aumentou, mudou a cor, ficou transparente, e em relação a textura, ficou bem mol.
    OBS: Quando o ovo estava no vinagre, ainda havia um pouco de casca, formou-se umpozinho branco por cima do ovo, no momemnto em que o ovo foi colocado na solução, esse pozinho saiu e o ovo ficou ainda mais transparente.
    Com o experimento da osmose, compreendi o que é a mesma e como esse processo ocorre, pois há varias alterações quando comparamos o experimento com água e com vinagre, e a osmose é um processo físico e ao mesmo tempo químico muito importante para que as células sobrevivam, e ela é um tipo de difusão em seres vivos.
    Compreendi também que a osmose é movimento da água entre meios com diferentes solutos que são separados por uma membrana semipermeável.
    Gostei de realizar esse trabalho pois observando como esse processo ocorre entendi o conceito de osmose e pude perceber que há grandes diferenças de uma experiencia para a outra quando comparadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os resultados se fazem diferentes até porque cada integrante fez uso de forma diferente o procedimento; alguns ferveram a água e ela acabou evaporando, outros deixaram somente aquecer e ficou menos consistente ... Por isso o relato é muito importante para cada um socializar e escrever de sua maneira o acontecido.
      Observo que compreendeste a atividade e assimilou de forma prazerosa o experimento. Ab querida

      Excluir
  38. Comentário da aluna Jaqueline Senker, turma10-via Mirella Schuch
    OSMOSE : é a passagem de solvente de um meio de maior concentração para o meio menos concentrado.
    A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico -químico importante na sobrevivência das células.
    A osmose pode ser vista como um tipo especial de difusão em seres vivos.
    *************************experiência************************** *1° dia= coloquei um ovo em um copo com vinagre,e outro ovo em um copo com água. Até então estava tudo normal,ai se passaram algumas horas e algumas bolhas surgiram ao redor do ovo que estava no vinagre e o mesmo que também estava na água. *2° dia= logo de manhã fui ver os ovos que estavam nos copos,e no copo em que tinha o vinagre o ovo estava todo estourado ,e no copo que estava com água estava normal. NÃO TIVE MUITO SUCESSO NA MINHA EXPERIÊNCIA. Profe: Margaret Mocelini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline!
      Deveria ter repetido a sua prática. Pena que não persistiu na atividade. Se puderes faça novamente para poder perceber os acontecimentos e tente interpretá-los. Ab Valeu.

      Excluir
  39. Experiência:
    No primeiro dia o ovo que estava no copo número 1 que tinha vinagre,teve borbulhas e o ovo que estava no copo número 2 que tinha água não mudou nada.
    Segundo dia:o ovo que estava no copo número 1(vinagre)ficou com uma camada preta por cima que parecia uma espuma,e o ovo que estava no copo número dois(água),não mudou nada.
    Terceiro dia:O ovo que estava no copo 1(vinagre) já estava ficando mais mole e com uma cor mais escura ao lavar ele parece que ele já tinha perdido toda a casca,e quando foi colocado açúcar no ovo número 1 ela pareceu ter aumentado de tamanho.E o ovo do copo número 2 permanecia intacto.
    Quarto dia:Percebi que o ovo tinha afundado porque ele é mais denso.
    Quinto dia:Ao retirar o ovo do copo número 1 pude perceber que o ovo ficou bem transparente e dava ate para ver a gema dele dentro,e o copo número 2 não alterou nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perdão profe, esqueci de dizer que esse depoimento é da aluna Claudete- turma 10

      Excluir
    2. Claudete!
      Você não chegou a perceber os diferentes tamanhos e texturas? Talvez na próxima prática você faça anotações mais precisas e cuidadosas. Percebo que não coloca o relato do conceito osmose. Isso ficou claro pra você? Bj minha querida

      Excluir
  40. Integrantes: Bruna Luiza Reigert, Gabriela Baptista e Maieli Heming
    Turma: 111
    O que aconteceu nos dias em que os ovos fizeram parte desta experiência:
    No primeiro dia os dois ovos imergiram para o fundo do copo, no copo 1 um o seu ovo teve ao redor uma “espuma”, já o ovo 2 permaneceu do mesmo jeito e o um teve mais um efeito, começando a levedar e perder a sua cor.
    No segundo dia a espuma já sumida fez com que a casca do ovo um já não existisse mais. No seu terceiro dia havia apenas a sua membrana o envolvendo, dissolvendo a sua casca e aumentando o seu tamanho. O ovo 2 permanecia da mesma maneira.
    No quarto dia desta experiência o ovo 2 permanecia da mesma maneira, porém a sua água obteve uma coloração mais branca e o ovo 1 o efeito foi contraditório, pois a água permaneceu da mesma maneira, porém o ovo obteve um tamanho menor.
    A experiência foi de um grande aprendizado à todos, mesmo com a demora pra interagir aqui neste blog com nossos colegas, tivemos a oportunidade de saber o que é a osmose na prática, vendo o que causa. Então concluímos que:
    No primeiro dia em que o ovo posto em um recipiente com 250ml de vinagre acontece então o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana. Essa membrana é semipermeável, pois permite a passagem da água de uma solução mais diluída (meio hipotônico) para uma mais concentrada (meio hipertônico): esse processo de transferência da água através da membrana semipermeável é conhecido como osmose. Já no caso do ovo sem casca imerso no vinagre, a água da solução (vinagre) entra no ovo porque a concentração de solutos dentro do ovo é maior do que no vinagre. No caso do ovo inchado com água, em contato com a solução de açúcar, a água sai do interior do ovo porque a concentração de solutos no ovo agora é menor do que na solução.
    O processo de osmose está presente em muitos mecanismos de transporte celular, principalmente entre células vegetais e microorganismos unicelulares. No caso dos vegetais ocorre o transporte de água do solo úmido (meio hipotônico) para o interior da raiz (meio hipertônico).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceram do tema...
      Minhas danadinhas mas mesmo tarde percebo que compreenderam o experimento e fizeram acontecer. Da próxima vamos ficar mais atentas e responsáveis pelas atividades de integração. Ab

      Excluir
  41. Nome: Ricardo Pietzarka Neto, turma: 110
    Primeiramente coloquei 250 Ml de água em uma panela e, em seguida 10 colheres de açúcar. Mexendo sem parar até que o açúcar se dissolveu ficando amarelado e viscoso.
    Em seguida numerei os copos números 1 e 2 então coloquei o vinagre e a água. Ocorreu no copo 1 que inicialmente o ovo ficou submerso pois, sua densidade era maior que a do vinagre, onde começa a sair bolhas pequenas mas em grande número formando uma reação química. Após cerca de 2 horas o ovo começa a subir chegando a ir de um lado para o outro e depois ele fica flutuando sem se mexer. Já no Copo número 2 com água o ovo fica submerso e também começa a sair bolhas pequenas, mas em menor número, sendo um fenômeno Físico.
    Após 2 dias o ovo número 1 com vinagre perde a casca e aumenta de tamanho. Já no ovo número 2 com água não acontece nada.
    Então tirei o vinagre do ovo número 1 e percebi que ele estava mais mole era então só a sua membrana. Limpei o copo e coloquei 250 ML da solução de açúcar no copo (Limpo), já com o ovo número 2 não aconteceu nada. Também coloquei a solução de açúcar no copo número 2.
    Após 2 dias e meio percebi então quando retirei o Ovo número 1 do copo que seu tamanho tinha diminuído. Já o ovo número 2 continua o mesmo.
    Resolvi então quebrar os dois ovos para ver como estavam por dentro. O ovo número 1 onde tinha o vinagre e após a solução de açúcar ficou com a gema um pouco sólida. Já o ovo número 2 onde tinha a água e após a solução de açúcar não havia acontecido nada.
    Este experimento foi gratificante de muitíssimo aprendizado. Gostei de realizar essa experiência, pois, além de ser divertido ver os processos dos ovos em vinagre e na solução de açúcar apreendi o que é a Osmose.
    O que eu pude entender sobre osmose é que ela nada mais é q o movimento de solvente(água) de um lugar que tem bastante(hipotônico), para um lugar que tenha menos água e mais soluto(hipertônico). E mesmo sendo considerado um processo "simples" é de extrema importância para a nossa vida.
    Desculpe o atraso no comentário, mas é que tive problemas com meu computador. :)

    ResponderExcluir