domingo, 15 de setembro de 2013

Passeio de Estudos PUC e JARDIM BOTÂNICO



Viagem de Estudos no Museu da PUC e JARDIM BOTÂNICO
Acompanharam as turmas as Professoras Simone Regina Renz; Micheli Dal Magro; Dilse Neckel e Margaret Mocelini.
Turmas 210, 211, 312, 311, 310, 314 2013/09.
No Ensino da Biologia, muitas vezes predomina uma visão transmissiva dos conhecimentos. Nessa visão transmissiva, a biologia produz saberes; esses saberes chegam “prontos” para o aluno, por meio dos textos didáticos. Assim, para refletir, sobre vários conceitos da Biologia mostram-se desenhos e fotografias que ilustram os acontecimentos e as origens de diversos termos científicos. Ou seja, o conhecimento científico já aparece pronto e acabado para o aluno. Muitas vezes, só depois que ele “aprendeu” nesses textos didáticos é que ele é convidado a olhar, observar à sua volta, investigar o que está acontecendo. O nível de interação dos alunos com a ideia da investigação científica, colocando-o como protagonista, como investigador, nem sempre é garantida nessa abordagem e, portanto, ele pode não conseguir compreender a natureza da investigação científica, e se distancia do modo de as ciências produzirem saberes. Assim, uma boa maneira de se ensinar biologia é tentar, na sala de aula, criar condições para que esse movimento investigativo do cientista aconteça. As atividades deste passeio procuram aproximar-se o máximo possível dessa forma de estudar.
O aluno foi colocado como investigador; convidado a falar sobre o que sabe, a construir suas hipóteses, verificá-las e buscar novos conhecimentos partindo de seus próprios conhecimentos. Nesse movimento investigativo; o qual o passeio oportunizou (PUC, Planetário, Jardim Botânico e Acampamento Farroupilha), fez com que o aluno interagisse a construísse conhecimentos.
































8 comentários:

  1. Professoras, só tenho a agradecer pelo passeio em POA, foi muito bom, aprendi tantas coisas, que com certeza vou levar pro resto da vida, e que eu nem imaginava como fosse. Acho que todos nós podemos dizer que tivemos um dia inteiro de aprendizagem e de diversão também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que fizeram bom uso do dia e que foi proveitoso. Realmente foi muito bom, todos participaram e se envolveram. Bj linda

      Excluir
  2. Bingo dos animais

    Materiais:

     26 cartelas, cada uma com 12 animais.

    Link:

    https://www.facebook.com/groups/186308721506394/337151439755454/

     Destes 12 animais, cada um será dos seguintes filos e classes:

    • Poríferos
    • Cnidários
    • Platelmintos
    • Nematódeos
    • Moluscos
    • Anelídeos
    • Artrópodes
    • Equinodermos
    • Peixes
    • Anfíbios
    • Répteis
    • Aves
    • Mamíferos

     Abaixo da imagem do animal deve constar o seguinte:

    • Nome científico, em itálico ou sublinhado.

    • Nome do filo ou classe ao qual determinado animal pertence.

     Slides contendo os 299 animais do bingo.

    Link:

    https://www.facebook.com/groups/186308721506394/337893069681291/

     Números para o sorteio dos animais do bingo.

    Link:

    https://www.facebook.com/groups/186308721506394/337887339681864/

    Como jogar:

     Distribuir as 26 cartelas do bingo entre os alunos.

     Sortear a centena, a dezena e a unidade para formar um número.

     Conforme o número formado anteriormente, verificar nos slides qual o animal sorteado.

     Ganha o jogo quem completar sua cartela do bingo por primeiro.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua produção!
    O passeio já valeu só em analisar seu empenho na produção do jogo. Fez junção da PUC com o Jardim Botânico.
    As meninas agora irão, a partir da sua ideia, produzir o material individualmente. É claro que não precisa ser com todos estes animais; mas pelo menos um de cada Filo. Ab e Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Isabela Michel
    Turma: 211
    Desde o começo da viagem estava super animada a respeito. E ao começarmos nossa “expedição” fiquei deslumbrada com a quantidade de informação dentro de um salão, no caso da PUC.
    Quando os deslocamos para o Jardim Botânico foi choque, me deparei com uma sala cheia de cobras! Ficar tão perto de animais tão hostis...
    Após as cobras fomos a um lago cheio de tartarugas. Porém, nesse meio tempo a profe Mocelini propôs diversas corridas que se juntaram ao calor intenso da tarde e foi uma loucura a procura de água.
    À noite quando não estava mais tão quente fomos ao Acampamento Farroupilha, o que foi demais!!
    Foi incrível poder participar de uma experiência maravilhosa como essa! Obrigada profe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amada Isabela!
      Como pode se relacionar com as serpentes dessa forma. Lembra que elas não são agressivas; não podemos dizer que são animais hostis, devemos acrescentar a elas o antônimo dessa sua colocação aí falamos uma linguagem merecida a esta população visitada (afável, gentil...).
      Agressivas somente quando agredidas; defesa...
      Adorei contar com você na viagem de estudos; fico feliz em saber que valeu a pena. Bj linda

      Excluir
  5. Aluna: Tais Fernanda, 211
    A viagem para Porto Alegre na PUC foi um dia de muito aprendizado para todos, cada um levou um pouco do museu consigo, acredito que esse aprendizado será levado para a vida toda. Quando fomos para o Jardim Botânico, me encantei com tudo o que vi, desde as cobras até as tartarugas. Foi um dia muito divertido e diferente e ainda mais quando fomos para o Acampamento Farroupilha que foi muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que de alguma forma participei deste aprendizado. Foi uma viagem cheia de surpresas e emoções para todos. Bj querida

      Excluir