terça-feira, 19 de novembro de 2013

TEMAS RELACIONADOS A ECOLOGIA



Acompanhando o caminho da reforma educacional brasileira temos um documento de grande importância nos últimos tempos que são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Neles, um dos temas transversais refere-se ao Meio Ambiente. Há a ideia de que para cada ser vivo que habita o planeta existe um espaço ao seu redor com todos os elementos e seres vivos que com ele interagem, por meio de relações de troca de energia: esse conjunto de elementos, seres e relações constitui o seu meio ambiente.
Explicado dessa forma, pode parecer que, ao se tratar do meio ambiente, se está falando somente de aspectos biológicos e físicos. Ao contrário, o ser humano faz parte do meio ambiente e as relações que estão estabelecidas (sociais, econômicas e culturais) também fazem parte desse meio.

Como objetivos gerais, os PCNs oferecem as seguintes indicações:
1. Conhecer e compreender, de modo integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente.
2.Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.
3.Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
4.Perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa-efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio.
5.Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia a dia.
6.Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural.
7.Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.

Manzanal & Jiménez (1995), escrevem que para o ensino, o valor da ecologia se apoia na ideia de que essa ciência abarca elementos básicos para a compreensão das relações da espécie humana com seu entorno. Além disso, ensinar ecologia passa a ter um sentido mais amplo quando a humanidade compreende a sua relação com a biosfera e começa a questionar-se quanto ao seu papel na conservação e degradação do entorno.
 Estudar ecologia é um tema de grande importância. Os humanos têm poucos instrumentos que permitam exercer um verdadeiro controle no cuidado do ambiente. Se não conhecemos a profundidade das relações na natureza, se não compreendemos até que ponto os diversos fatores integram entre si, continuaremos responsáveis pelos diversos desastres ecológicos.
APÓS SORTEIO DOS TEMAS ESCOLHIDOS PARA PESQUISA, RELACIONADOS COM O MEIO AMBIENTE, CADA GRUPO IRÁ CONTRIBUIR ESCREVENDO SOBRE SUA PESQUISA A PARTIR DE SEU ESFORÇO REALIZADO.
BOM TRABALHO!

21 comentários:

  1. Usinas Nucleares / Brunna Freitas e Andressa Naher - Turma 211

    A energia elétrica pode ser gerada a partir de fontes renováveis e não renováveis. As fontes renováveis são a água, o sol, o vento, o mar e a madeira, utilizados para a geração de energia hidrelétrica, eólica, das marés e geotérmica. As não renováveis são o carvão mineral, o gás natural, os derivados de petróleo e o urânio, empregados na geração térmica de energia elétrica. http://www.eletronuclear.gov.br/Portals/0/RIMAdeAngra3/04_usinas.html
    Mas será que a Energia Nuclear é uma energia limpa mesmo ? Quais as consequências da radiação sobre o corpo humano? Pois responderemos com nossas pesquisas:
    As usinas nucleares são energias limpas em relação ao meio ambiente, pois não emitem gases do efeito estufa, a energia nuclear evita emissão de 2,5 bilhões de toneladas de CO2 por ano, porém quando acontece algum acidente e algo com o alojamento a coisa muda, podemos dizer que "o que se poupa em anos se apaga em instantes"
    Conforme a física a radiação de energia ocorre por meio de ondas. Determinados elementos entre as partículas, que liberam raios gama, capazes de penetrar na matéria.
    Com exposição á essa radiação o corpo humano sofre alterações até mesmo no DNA, as células que mais sofrem são as reprodutivas e a da medula, além de atingir o sangue e causar várias consequências gerais como a anemia.
    Em nossa apresentação usamos um vídeo que explica como as usinas nucleares funcionam : http://www.youtube.com/watch?v=65Nr8A_xt98
    Algumas curiosidades
    O lago russo, Karachay foi utilizado na década de 50 como um local de despejo de resíduos radioativos. Hoje é o local mais poluído do mundo, com radioatividade suficiente para matar uma pessoa em menos de uma hora. http://misteriosdomundo.com/belo-lago-russo-matar
    O lago russo emite radiação há mais de 60 anos, esse lago era um rio, o rio Techa, com o tempo teve que ser represado,por que o número de Röntgens ( quantidade necessária de radiação para liberação de íons) vinha aumentando. Uma curiosidade é que esse rio abastecia grande parte de uma aldeia mais próxima, depois da pesquisa, tiraram todos das redondezas.
    Houve uma seca em 1967 a água do rio evaporou, deixando os resíduos expostos e quando os ventos vieram, se englobaram 2,3 mil quilômetros quadrados e os casos de leucemia subiram 41% em apenas alguns anos.
    Atualmente esse lago emite 60 Röntgens por hora.

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  2. Muito bacana a colocação que fizeram, trouxeram os sites os quais pesquisaram. Acredito que deveriam colocar conforme regras do Politécnico. Agora gostaria que contribuíssem com o conhecimento adquirido a partir dessas e outras informações. Bj lindas. Aguardo resposta.

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  3. Abelhas e Apicultura - Adriano Winck e Lucas Rhode - Turma 211
    ABELHAS -
    Abelhas (Apis Mellifera) são, da Ordem Hymenoptera. Existem aproximadamente vinte mil espécies de abelhas.
    Adulta, uma abelha tem aproximadamente 2 cm.
    As abelhas realizam um trabalho muito importante, a polinização das plantas, pois ao se alimentarem nas plantas carregam junto o pólen para outras plantas, assim ajudando na reprodução de tais.
    Dependendo de sua espécie, pode ter ferra ou não. As que possuem ferrão somente picam quando se sentem ameaçadas.
    Em uma colméia encontramos as abelhas:
    Abelha rainha – Apenas uma por colméia. Tem como única atribuição à reprodução. Copula com vários zangões e tem como tarefa a postura dos ovos, em média mais de mil ovos por dia. Ela é maior que as outras abelhas, e seu abdômen mais claro. Vive em média 5 anos
    Zangão – A única função dele é reproduzir, e logo após isso ele morre.
    Abelhas operárias - Protegem e limpam a colméia, constroem os favos, produzem a cera, cuidam das larvas, buscam e armazenam o alimento. Vivem no máximo 4 meses.
    As abelhas produzem a geléia real, a própolis e o mel, dentro da colméia, para servir como alimento. Cada abelha produz, em média, cinco gramas de mel por dia.
    O mel que elas produzem é ultilizada pelo homem, e a criação de abelhas se chama Apicultura.
    APICULTURA –
    A apicultura é uma atividade de “exploração” das abelhas para produção de mel, pólen, geléia real e própolis. Um dos principais produtos da nossa apicultura nacional é o mel.
    Os principais produtos da apicultura são:
    -Geléia Real: esse alimento é produzido dentro da colméia visando a alimentação dos embriões de abelha com até 3 dias de idade e para a alimentação de toda vida da abelha rainha . É um alimento altamente protéico.
    -Própolis: É uma substância pegajosa. Sua função natural é a higienização da colméia,mas muita usada para fabricação dos mais diversos medicamentos.
    -Mel: É uma substância muito energética, rico alimento consumido desde os tempos mais antigos. É rico em aminoácidos, a sua função na colméia é de alimentação das abelhas. A necessidade atual é fortalecer o mercado interno, pois o consumo per capita de mel dos brasileiros é muito baixo, comparado, por exemplo, com o dos argentinos.
    -Pólen: Serve de reserva de alimento para as abelhas. É um alimento rico em proteína, mas não tão comumente utilizado para alimentação humana, apesar de toda sua riqueza nutricional.
    Fontes de Pesquisa:
    http://www.infoescola.com/insetos/abelha/
    http://www.infoescola.com/zootecnia/apicultura/

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    1. Poderiam complementar escrevendo da questão da polinização. Aguardo. Ab

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  4. Tema: Recursos Naturais (Insumos que a natureza produz)
    Componentes: Natalia Mendonça e Vitória Satler
    Turma: 210

    Relatório de Apresentação:
    Determinado para dupla o tema “Recursos Naturais (Insumos que a natureza produz)” iniciou-se a produção do projeto para a apresentação em sala de aula, atendendo a demanda pedida nas aulas de Biologia, com a Profª e Orientadora, Margaret Mocelini. A trabalho trouxe novos conhecimentos, relacionados à ecologia já estudada, agregando ainda mais o saber ao grupo e à turma.

    Utilizando os slides como uma forma de apresentação, o grupo conduziu com desenvoltura seu tema, relatando sobre o que são os recursos naturais e quais as diferenças entre recursos naturais renováveis e não-renováveis.

    Recurso natural é então, qualquer insumo de que os organismos necessitam para desenvolvimento e sobrevivência da sociedade em geral. Contudo estes recursos são finitos e o ritmo de acelerado de utilização destes pode levar ao seu esgotamento.

    Divide-se em duas subcategorias:
    Recursos Naturais Renováveis - Detêm a capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem em suas atividades produtivas. Se houver uso ponderado, estes recursos não se esgotarão. Um exemplo desse recurso é a água e o solo.

    Recursos Naturais Não-Renováveis – São elementos usados nas atividades antrópicas. Com esse aspecto temos: o alumínio, o ferro e o petróleo, por exemplo. Deve-se poupar o consumo destes para o futuro, já que são finitos.

    Outro ponto que o grupo abordou foi o que são os Alimentos Orgânicos. Estes alimentos são naturais, “sem agrotóxicos “, além de ser livre de resíduos artificias. Na legislação brasileira tem como objetivo a auto sustentação, a redução da dependência de energias não renováveis na produção e a oferta de produtos saudáveis. A aplicação de minerais naturais e controle biológico de pragas são outros aspectos relacionados a essa prática. Por exemplo, ao invés de adubos comprados, utiliza-se húmus de minhoca e esterco.

    O assunto levantou grandes questões em sala de aula, afinal, o húmus de minhoca também pode trazer diversas bactérias aos alimentos e muitas pessoas comercializam os vegetais de sua horta como ‘alimento natural’, enquanto aplicam, mesmo que reduzidas, certas quantidades de agrotóxicos nestes.

    Ainda referente aos alimentos orgânicos, o grupo apresentou um vídeo do governo de Minas Gerais, que vem promovendo entre seus agricultores o cultivo dos alimentos orgânicos em estufas, longe dos agrotóxicos. Buscam então dessa forma produzirem alimentos mais saudáveis e equilibrar o uso do solo com o uso dos recursos.

    O vídeo apresentado: http://www.youtube.com/watch?v=PJMINrOtInM

    Com diversas questões debatidas em sala, o grupo acredita tem alcançado sua meta, construindo um conhecimento ainda maior sobre estes recursos que a natureza nos oferece, para nosso desenvolvimento e sobre o que é o alimento orgânico, algo que não nos parece mais familiar em uma economia que utiliza tantos agrotóxicos em seus alimentos.

    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Recurso_natural
    http://www.infoescola.com/ecologia/recursos-naturais/
    http://www.brasilescola.com/saude/alimentos-organicos.htm
    http://www.portalorganico.com.br/sub/21/o_que_e_alimento_organico

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    1. Muito bacana a colocação e concordo na citação acima quando colocam sobre a questão do alimento orgânico ele não está livre de vermes e microorganismo prejudiciais à saúde humana e tb a propaganda enganosa de certos plantadores que se apossam de certo tipo de substância e negam o consumo delas...
      Mas a vida é mesmo assim, que não sejamos nós apossados de propaganda enganosa. Devemos fazer nossa parte sempre com a maior consciência possível do bem para todos. Bj minhas amadas

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  5. Atividade Humana e Desequilíbrio na Biosfera
    Alunas: Isabela Michel e Tais Fernanda

    A atividade humana no meio ambiente provoca vários casos de desequilíbrio como a poluição por detritos orgânicos e inorgânicos, que provocam mudanças (químicas, físicas e biológicas) no ambiente. O desequilíbrio acontece pela alteração na quantidade desses elementos na natureza. As principais forma de poluição do meio ambiente (ar, solo e atmosfera) são devido a: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), eutrofização, pesticidas, metais pesados, petróleo, detergentes e queimadas.
    - Monóxido de Carbono: principal poluente nos grandes centros urbanos, ocorre normalmente pela queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), afetando a atividade respiratória dos humanos; Dióxido de Carbono: contribui para o efeito estufa e seu aumento na atmosfera também está ligado a queima de combustíveis fósseis;
    - Pesticidas/metais pesados: esses compostos ajudam a diversas explorações do homem (agricultura e extração de minerais) e seu principal problema reside no abuso/mau uso desses compostos, o que acaba poluindo o meio ambiente, sempre que possível devemos substituir o uso desses compostos;
    - Petróleo: A exploração de petróleo geralmente ocorre em plataformas em meio ao mar, vários casos de derramamento de petróleo durante seu transporte têm sido relatados, esses casos afetam toda a comunidade biológica das áreas atingidas;
    - Queimadas: Este último item talvez seja um dos mais sérios a ser discutido. Quando surgiu a ideia dos créditos de carbono, o Brasil considerava-se um dos grandes países que seria beneficiado, porém isto não ocorreu, devido as grandes queimadas em nossas matas e cerrados (destroem as boas características do solo, afeta a respiração humana, provoca imigração de toda a fauna...). Este é um dos principais desequilíbrios ambientais do país e com afinco deve ser combatido.
    As atividades humanas contribuem para as alterações dos requisitos de qualidade da biosfera. As indústrias e o uso de veículos movidos a gasolina e óleo, resíduos lançados pelos esgotos em rios, disposição inadequada dos lixos, uso de inseticidas alteram a composição da biosfera. Algumas atividades humanas podem ser benéficas para a biosfera, melhorando as condições de vida ou de desenvolvimento. Por exemplo: a adubação e irrigação do solo aumentando nele a quantidade de elementos nutritivos e água necessária ao crescimento das plantas.
    A expectativa do mercado mundial é de que a venda de créditos (asset) gere US$ 170 milhões este ano, sem a entrada do governo norte-americano na conta. Ano passado, o mundo negociou US$ 125 milhões em CO2 equivalente. Em 2020, a previsão é de movimentar US$ 3 trilhão no mundo e US$ 6 bilhões no Brasil.
    Para o banco, o Brasil será beneficiado como vendedor de créditos de carbono e também como alvo de investimentos em projetos engajados com a redução da emissão de gases poluentes, como é o caso, por exemplo, do biodiesel. Pela projeção da instituição, o País poderá ter uma participação de 10% no mercado de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), equivalente a US$ 1,3 bilhão em 2007.
    Fonte: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2010/03/credito-de-carbono.html

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    1. Bacana essa ideia de créditos de carbono. Um grande incentivo para pessoas que querem cuidar do planeta. Já que estamos inseridos num ambiente movido pela ganância e poder, onde exploram descaradamente os ambientes naturais, transformando-os completamente.
      Parabéns pela apresentação e discussão gerada no grupo. Bj lindas

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  6. Tema; Agricultura Sustentável
    Turma; 210
    Componentes; Suéli e Tandara
    Como fora determinado em sala de aula, a nossa dupla ficou com o tema Agricultura Sustentável. Depois de feita a pesquisa compreendemos que ela é muito importante e que é definida como uma agricultura ecologicamente equilibrada, economicamente viável, socialmente justa, humana e adaptativa.
    Mas ainda podemos incluir mais alguns, tais como: a segurança alimentar, produtividade e qualidade de vida, uma produção agrícola que não comprometa nossa capacidade futura de praticar agricultura com sucesso, mantendo a qualidade do Meio Ambiente.
    A sustentabilidade da agricultura está fortemente ligada com a manutenção de um sistema político-social que pode perpetuar situações de distribuição e utilização de recursos profundamente desiguais, pois se não tivermos uma distribuição igualitária; de terra, bens e saúde entre as pessoas, ou seja, uma redução significativa na pobreza, não poderá ser atingida a sustentabilidade na agricultura. Mas não deixando de lado que os problemas ambientais estão ligados a estes fatores também.
    No entanto, a busca por uma agricultura sustentável implica na construção de um novo modelo de produção que não se assente na uniformidade cultural e biológica, baseando-se na preservação de variedades tradicionais das plantas cultiváveis, ou seja, a sustentabilidade dos recursos naturais e das culturas tradicionais devem estar intimamente ligadas.
    E também é improvável que a agricultura ecológica ou agricultura alternativa seja a única resposta possível no que se refere à sustentabilidade. Muitas tecnologias de baixo custo e baixo uso de insumos são promissoras e provavelmente vão ser importantes no processo de desenvolvimento da agricultura sustentável.
    Alguns tipos de agricultura que poderiam ser mais exercidos;
    Estável - Que reduza os níveis de risco na produção;
    Viável - Que seja economicamente viável;
    Igualitária - Que assegure igual acesso ao solo, água, outros recursos, e produtos para todos os grupos sociais;
    Autônoma - Que garanta a subsistência e autonomia de todos os grupos sociais envolvidos na produção;
    Produtiva - Que mantenha e melhore os níveis de produção;
    Ambientalmente sadia - Que proteja e recupere os recursos naturais; atue no sentido de prevenir a degradação dos solos, preserve a biodiversidade e mantenha a qualidade da água e do ar.
    Também compreendemos que a diversidade cultural e biológica é a base da sustentabilidade, pois a biosfera depende da vida das plantas, animais e micro-organismos. E que a espécie humana depende desta produção estável de alimentos, fibras e outros produtos derivados das formas de vida domesticadas ou selvagens.

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    1. Belas palavras na defesa da ideia sustentabilidade! Somente com consciência ecológica é que iremos nos manter vivos como espécie humana.
      O tema que vocês defenderam foi polêmico e lucrativo eu diria pois, quando casamos o cuidado com a biodiversidade estamos salvos. Bj lindas

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  7. Agricultura Sustentável

    Aluno: Rafael Henrik Preuss
    Turma: 211

    Agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente. Tambem pode ser considerada sustentável aquela que pode garantir às gerações futuras a capacidade de supria as necessidades de produção e qualidade de vida.
    As suas principais características é a diminuição de produtos químicos, uso de adubo químico, sistemas de irrigação com agua da chuva, aquela que não faz desmatamento, uso da agroenergia que são fontes de energia geradas no campo, Sistemas de plantio direto, respeito a leis trabalhista quanto aos funcionários, o não uso de mão-de-obra infantil, valorização da agricultura familiar, que tenha cuidado com o lixo.

    A parte do consumidor:
    O consumidor de produtos agrícolas tem uma grande importância e responsabilidade, pois pode estimular cada vez mais o desenvolvimento sustentável na agricultura. É importante que os consumidores saibam a origem dos produtos agrícolas que consomem. Assim, podem dar preferência para os produtos de empresas agrícolas que estão no caminho da sustentabilidade ambiental e social. O consumo de produtos orgânicos também é uma boa medida para ajudar neste sentido.

    Referencias:
    O que é agricultura sustentável (coleção Primeiros Passos)
    Autor: Ehlers, Eduardo
    Editora: Brasiliense
    Temas: Desenvolvimento Sustentável, Agricultura, Sustentabilidade

    Video EMBRAPA "Agropecuária Sustentável":
    http://www.youtube.com/watch?v=TrPkNZ5x54w

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    1. Agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente. Também pode ser considerada sustentável aquela que pode garantir às gerações futuras a capacidade de supria as necessidades de produção e qualidade de vida.
      Lindo esse comentário mas, será que conseguiremos fazê-la permanecer se teremos futuramente 9 bi de habitantes? Como suprir a necessidade alimentar se hoje já morrem milhões por falta de alimento? Transgênicos em ação. Acredito que pelo menos alimentos duradouros e com qualidade nutricional para suprir a fome

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  8. APROVEITAMENTO DE ENERGIAS
    O nosso grupo apresentou o trabalho sobre aproveitamento de energias, dentre elas, a solar, luminosa (fotossíntese), química (respiração) e a degradada (irradia calor)
    Energia solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou energia térmica. Assim como a eólica e a do mar, a energia solar se caracteriza como inesgotável - e é considerada uma alternativa energética muito promissora para enfrentar os desafios da expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental.
    Durante nosso trabalho, decidimos dar um destaque especial às vantagens e desvantagens desse tipo de energia. Dentre as vantagens podemos citar que - A energia solar não polui durante sua produção. • As centrais necessitam de manutenção mínima.
    - Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo.
    - A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
    - Tem uma elevada aceitação pública por não ser um produto sintético;
    - A radiação solar, produto da energia solar, é gratuita e abundante;
    Já entre as desvantagens estão os seguintes fatores:
    - Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado
    - Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
    - Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma.
    - Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
    - As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás).
    - Requer um sistema de armazenamento eficiente ou e sistemas de segurança de modo que tenha um fornecimento constante
    Outro tipo de energia que abordamos é a luminosa, conhecida como fotossíntese, que é um processo físico-químico, a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias), que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primários.
    Já a energia química, que envolve nossa respiração celular, que é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídios. Nesse processo, verifica-se a oxidação de compostos orgânicos de alto teor energético, produzindo gás carbônico e água, além da liberação de energia.
    Na respiração, grande parte da energia química liberada durante oxidação do material orgânico se transforma em calor. Essa produção de calor contribui para a manutenção de uma temperatura corpórea em níveis compatíveis com a vida.
    E por último, talvez a menos conhecida, foi a energia degradada. Nas transformações de energia, existe sempre uma parcela, que se transforma em calor, que não pode ser recuperada. Essa parcela é a ENERGIA DEGRADADA. Então, energia degradada, seria aquela parcela da energia, que se transforma em calor e não pode ser recuperada, em um sistema.
    Componentes: Kássia Lutz, Letícia da Silva & Natane Simon.
    Turma: 210

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  9. Muito bem ressaltada a questão no aproveitamento das diferentes formas de energia e de seus pontos desfavoráveis. Percebe-se que muitas vezes não temos esclarecimento de forma coerente aquilo que pensamos fazer. Quando vocês apresentaram o trabalho, o qual suscitou a discussão das perdas, ficou compreendido que devemos levar em conta um ambiente cheio de oscilações e isto muitas vezes desencadeia várias inconveniências que até então não se questionava... Parabéns pela apresentação. Bj queridas

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  10. RECUPERAÇÃO DAS NASCENTES- Isadora Hoelscher e Nataly Zimmermann
    Nascente é um ponto de onde a água jorra através da superfície do solo. A água da chuva se infiltra no solo e abastece o lençol freático que se acumula em função de estar sobre uma camada impermeável, assim formando uma nascente. Em virtude de seu valor inestimável dentro de uma propriedade agrícola ela deve ser tratada com um imenso cuidado.
    Algumas nascentes desaparecem aos poucos, e não é apenas pela falta de chuva, mas também pelo desmatamento das encostas e matas ciliares e pelo uso inadequado do solo no interior dos municípios.
    Para recuperar uma nascente devem ser feitas três principais coisas:
    1- Fazer o plantio em contorno ou em nível. Pois assim é diminuída a força da enxurrada.
    2- Evitar queimadas.
    3- Construir terraços.
    É possível evitar a contaminação da água das nascentes com práticas simples, como, não construir currais perto das nascentes, não desmatar o contorno das mesmas e não jogar lixo nos redores.

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  11. Atividade humana e desequilíbrio na biosfera - Jonathan, Renan - Turma 210

    A atividade humana no meio ambiente provoca vários casos de desequilíbrio como a poluição por detritos orgânicos e inorgânicos, que provocam mudanças (químicas, físicas e biológicas) no ambiente. O desequilíbrio acontece pela alteração na quantidade desses elementos na natureza. As principais forma de poluição do meio ambiente (ar, solo e atmosfera) são devido a: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), eutrofização, pesticidas, metais pesados, petróleo, detergentes e queimadas.

    - Monóxido de Carbono: principal poluente nos grandes centros urbanos, ocorre normalmente pela queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), afetando a atividade respiratória dos humanos;

    - Dióxido de Carbono: contribui para o efeito estufa e seu aumento na atmosfera também está ligado a queima de combustíveis fósseis;

    - Eutrofização: ocorre quando o ambiente aquático é enriquecido com itens de origem orgânica (compostos nitrogenados e fosforados), assim esses nutrientes favorecem a rápida disseminação de microorganismos decompositores que diminuem o teor de O2 é bastante reduzido (afetando principalmente os peixes);

    - Pesticidas/metais pesados: esses compostos ajudam a diversas explorações do homem (agricultura e extração de minerais) e seu principal problema reside no abuso/mau uso desses compostos, o que acaba poluindo o meio ambiente, sempre que possível devemos substituir o uso desses compostos;

    - Petróleo: A exploração de petróleo geralmente ocorre em plataformas em meio ao mar, vários casos de derramamento de petróleo durante seu transporte têm sido relatados, esses casos afetam toda a comunidade biológica das áreas atingidas;

    - Detergentes: os detergentes jogados indistintivamentes nas águas causam uma redução da penetração de luz, o que afeta os organismos aquáticos (principalmente as algas e conseqüentemente os peixes que se alimentam delas);

    - Queimadas: Este último item talvez seja um dos mais sérios a ser discutido. Quando surgiu a idéia dos créditos de carbono, o Brasil considerava-se um dos grandes países que seria beneficiado, porém isto não ocorreu, devido as grandes queimadas em nossas matas e cerrados (destroem as boas características do solo, afeta a respiração humana, provoca imigração de toda a fauna…). Este é um dos principais desequilíbrios ambientais do país e com afinco deve ser combatido.

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  12. eu é o diemison fizemos o trabalho sobre recursos renováveis e não renovavel, eu ache bem legal o assunto, pois varias coisas que usamos no nosso dia a dia não podem ser reutilizado como : gás natural, carvão mineral, madeiras e o mais usado de todos o Petróleo, ele em media é mais de 80 milhões de litros de Petróleo diariamente, é o consumo em alguns anos vai subir para 100 milhões de litros,
    aprendemos tambem os recursos renovaveis que são :Energia Hidráulica, Biomassa Energia Solar, Energia Eólica, Energia Geotérmica e Energia maremotriz, mas por mais que sejam boas, ele sempre tem algum defeito, mais para o muno ficar sustentável, a humanidade teria que diminuir mas de 80 porcento o consumo de energia, ate em 2050, mas o problema é que o consumo só aumenta.
    eu gostei do meu trabalho é dos outros, foi muito informativo.

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  13. Encanamento água para a população

    O tema proposto para a dupla, encanamento e água para população, refere-se ao modo de tratamento da água, a distribuição para cada casa, como ocorre até chegar a nossa casa, os processos que a água passa e a estrutura dos canos.
    Nossa apresentação foi curta, utilizamos slides, para melhor entendimento, e uma animação, mostrando o processo que a água faz do rio para as redes de tratamento para os canos e nossa casa.
    Os processos que a água passa até chegar em nossa casa limpinha:
    - Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
    - Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
    - Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo dos tanques, separando-se da água.
    - Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.
    - Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microrganismos causadores de doenças.
    - Fluore tação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
    - Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.
    Com este trabalho foi possível desenvolver ainda mais o conhecimento que tínhamos, sobre o tratamento de água feito por Flávio Henrique Cruz, Elias Kerkhof.
    Aqui um desenho animado de como ocorre o tratamento da água, siga os balãozinho.
    http://site.sabesp.com.br/uploads/file/flash/tratamento_agua.swf

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    1. Biomas Brasileiros

      O bioma pode ser definido como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação ou seja, num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação. Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza existentes.
      Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais, a biodiversidade. O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial, apresenta um complexo mostruário das principais paisagens e ecologias do planeta.
      Não só os biomas brasileiros mas todos os existentes tem uma mera importância para a nossa vida e saúde, é nesses biomas que está o próprio homem interagindo com a natureza, colhendo dela seu sustento.

      Alguns Biomas são:


      - Caatinga – presente na região do sertão nordestino, seu clima é semi-árido, caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.

      - Pampas – presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.

      - Cerrado – este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.

      - Floresta Amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte. É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.

      - Mata dos Pinhais – também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifolia neste bioma. Presente no sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.

      - Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.

      - Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.

      - Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.

      Imagem que retrata a área dos biomas:

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  14. Biomas e as queimadas

    São aproximadamente 20 mil km² de vegetação nativa desmatada por ano em consequência de derrubadas e incêndios no Brasil. Esse processo acarreta vários fatores negativos ao meio ambiente, entre eles se destacam: perda da biodiversidade, empobrecimento do solo, emissão de gás carbônico na atmosfera, alterações climáticas, erosões, entre outros.
    Para prática da atividade agropecuária, ocorrem frequentemente as queimadas, pois esse é um ato que gera poucos custos para o preparo inicial do solo. Outra forma de queimadas nesse bioma são os tocos de cigarros jogados na mata – temperaturas elevadas, o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar contribuem para a propagação do fogo.
    Por exemplo, o fogo no cerrado pode iniciar-se por fatores naturais, isso ocorre através do acúmulo de biomassa seca, de palha, baixa umidade e alta temperatura, que acabam criando condições favoráveis para tal. Descargas elétricas, combustão espontânea e, até mesmo, o atrito entre rochas e o atrito do pelo de alguns animais com a mata seca podem acabar desencadeando a queimada.
    O fogo originado por fatores naturais pode ser benéfico para o bioma, pois contribui para a germinação de sementes, que necessitam de um choque térmico para que seja efetuada a quebra de sua dormência vegetativa, principalmente as que são impermeáveis. A rápida elevação da temperatura causa fissuras na semente, favorecendo a penetração de água e iniciando o processo de germinação. As queimadas contribuem também para a ciclagem de nutrientes do solo.


    Esse trabalho mostrou as diferentes especies existentes entre fauna e flora que habitam cada bioma e seu desenvolvimento com o tempo, cada um com seus benefícios para a vida humana.

    Alguns videos associados ao Bioma e também as queimadas do mesmo :



    Componente: Maria Eduarda
    Número: 19

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  15. Os esgotos podem ser transportados por tubulações diretamente aos rios, lagos, lagunas, mares ou levado às estações de tratamento, e depois de tratado, devolvido aos cursos da água.
    O esgoto pode ser drenado em um sistema próprio de coleta separado ou misturar-se ao sistema de esgotos sanitários.
    A maior parte de esgoto em Três Passos são fossas sépticas, onde há maior concentração de rede de esgoto é no bairro Centro, onde se encontra a maior parte comercial e de prédios da cidade.
    Ultimamente Três Passos teve alguns problemas devido ao planejamento de fossas sépticas em prédios.
    Ao decorrer do tempo nossa cidade vem se adequando e resolvendo cada vez mais este problema.
    O custo de um obre que faria com que a cidade inteira tivesse uma rede de esgoto é muito alto por isso inviável, além de ter de abrir boa parte das ruas recém asfaltadas e “reformadas”.
    Obs:*As fossas sépticas são unidades de tratamento de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição dos esgotos indicada, sobretudo, para a zona rural ou residências isoladas. Por tanto, o tratamento não é completo como numa estação de tratamento de esgotos.
    NOTICIAS: A Administração de Três Passos, através da Secretaria Municipal de Obras e Viação tem focado sua atenção nas obras de infraestrutura urbana. Entre vários projetos em andamento está a canalização da rua Costa Real no distrito de Padre Gonzáles.
    Sendo esta uma antiga reivindicação dos moradores daquela rua, e compreendendo ser uma solução definitiva para o problema de escoamento das águas em períodos de chuvas, os tubos e materiais para tal empreendimento já foram depositados no local e a obra deve ser iniciada na primeira semana de dezembro.
    Outras obras que devem ser contempladas com canalização:  travessia da Avenida Perimetral, no Bairro Santa Inês próximo ao mercado Santa Inês; Rua Luiz Vieira Xavier em Padre Gonzáles; Avenida Perimetral no Loteamento Hekler no Bairro Santa Inês; canalização da quadra número 405 no loteamento Simsem no Bairro Ildo Meneghetti; Rua Vendelino Schneider, loteamento Kich no Bairro Ildo Meneghetti, totalizando 571 metros de canalização nesta etapa.
    Bruno Eduardo e Matheus Horbe ;D

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