domingo, 21 de abril de 2013

Baralho Doenças Humanas





PROJETO: BARALHO DOENÇAS HUMANAS
Desenvolvido pelos alunos do 3º Ano Noturno e Turma 30 do Curso Normal. Coordenado pela professora de Biologia e organizado em casa, como tema para culminância do conteúdo do Reino Monera, Reino Protista e Reino Fungi.
Organizado e desenvolvido por grupos de alunos conforme determinado em aula. Enviar pelo email da professora.
Após esta etapa, será estudada e escolhida a melhor informação para a produção do baralho.
1. Função pedagógica:
A partir da análise das doenças e seus transmissores, percebe-se uma enorme atenção no enfoque sobre dados dos sintomas, profilaxia, curiosidades e outras informações destas epidemias.
Assim, cabe ao educador uma reflexão sobre as principais doenças que são transmitidas. Levando-se em conta que os conceitos e os fenômenos relacionados a esse tema são fundamentais para o entendimento dos conceitos tão próximo de nós.
2. Objetivos do Jogo:
Que o aluno:
- conheça e reconheça elementos de Biologia Doenças Humana em um contexto de aprendizagem significativa.
- receba informações relacionadas à morfologia do transmissor, sintomas, curiosidade e suas respectivas prevenções para o organismo.
- relacione a descrição da doença com imagem microscópica dos transmissores
- desenvolva um pensamento estratégico de seleção de informações próprias de tipos de doenças, reunindo os dados relevantes e descartando aqueles não relacionados.
3. Justificativas:
Entre os temas apontados como os de menor compreensão por parte dos alunos de Ensino Médio, destacam-se as epidemiologias. Esse jogo foi proposto frente à necessidade de contribuir com uma aprendizagem significativa sobre as doenças.
O presente material instrucional pretende possibilitar, ao estudante, a reunião de diversas informações sobre as doenças. Outra característica valiosa desse jogo é a busca de analogias para caracterizar as doenças, num esforço para aproximar elementos da vida dos alunos às informações científicas.
4. Materiais:
Um baralho formado por 55 cartas, divididas em 11 conjuntos de cinco cartas: cada conjunto diz respeito a um tipo de doença.
Descrição dos conjuntos de cartas:
- Candida albicans (candidiase)
- German measles (rubéola)
- Tinea corporis (micose)
- Entamoeba histolytica (ameba)
- Neisseria meningitidis (meningite)
- Tripanosoma cruzi (doença de Chagas)
- Toxoplasma gondii (toxoplasmose)
- Influenza A (gripe A)
- vírus da hepatite C (hepatite C)
- Arbovirus(dengue)
- Leptospira (leptospirose)
- Em cada conjunto, há os seguintes tipos de cartas numeradas de 1 a 5:
1. classificação;
2. curiosidade;
3. sintoma;
4. prevenção;
5. informações.
5. Número de jogadores:
Mínimo de 5 e máximo de 11.
6. Modo de jogar:
1. Separar o número de conjuntos de cartas correspondente ao número de jogadores.
2. Embaralhar as cartas que serão utilizadas para o jogo.
3. Distribuir para cada jogador cinco cartas. Cada jogador deve manter as cartas na sua mão de forma a ocultá–las dos adversários.
4. Cada jogador opta por tentar reunir a doença de sua escolha.
5. Em cada rodada, cada jogador deverá passar uma de suas cartas para o jogador à sua esquerda. Todos os jogadores deverão passar suas cartas simultaneamente. Dessa forma, a carta recebida só pode ser passada adiante na rodada seguinte.
Quem ganha o jogo:
Ganha o jogo o jogador que conseguir reunir primeiro as cinco cartas referentes ao seu tipo de doença.
7. Desafio e Enigma do Jogo:
O desafio colocado ao jogador é o de conseguir reunir, antes dos demais jogadores, o conjunto de 5 cartas relacionadas a uma determinada doença de sua própria escolha.
O enigma está no fato dos jogadores não terem conhecimento da escolha do tipo da doença feita pelo adversário.
8. Sugestões para o trabalho do professor em sala de aula:
Embora o jogo permita que o aluno entre em contato com os diferentes tipos celulares, faz-se necessária uma abordagem temática prévia em sala de aula. Com a aplicação do jogo, o aluno pode reconhecer várias informações fornecidas anteriormente.
A partir do jogo novas questões poderão surgir propiciando, para o grupo, um ambiente favorável para discussão de outros assuntos pertinentes ao tema.










































23 comentários:

  1. Estamos reunidas nesta linda tarde de sol, eu Anrieli, Tamara, Veri, Cati e Luci.Estavamos conversando sobre o projeto realizado por nós alunos da Turma 30 e do noturno, o baralho das doenças humanas. Achamos um belo projeto, pois aprendemos brincando, e ainda nos nos vai ser útil para quando trabalharmos com nossos alunos, facilitando assim a aprendizagem para eles, assim como foi para nós. Projetos como esse deviriam ser utilizados por mais professores em diferetes áreas do conhecimento.Pois além de promover a aprendizagem trabalha a ludicidade do corpo discente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de poder participar da vida profissional de vocês de forma prazerosa e flexível. Vamos aos poucos, juntas; buscando diferentes maneiras de aprender. Bj grupo

      Excluir
  2. Além de ser um projeto diferenciado é totalmente atrativo, pois com o baralho aprendemos de uma forma lúdica.
    Os demais professores também deveriam seguir o exemplo e não só utilizarem brincadeiras e jogos no ensino fundamental, mas também no ensino médio, pois assim fica muito mais fácil e gostoso de aprender. Com o baralho das doenças conseguimos ter uma compreensão maior em relação as mesmas, além de deixar os conteúdos mais atrativos envolveu a todos os alunos, até mesmo a Profª Marga que nos ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do resultado da avaliação. Acredito que aos poucos vamos superando e tentando, mesmo que em uma única aula semanal; relacionar com a vida real. Vocês são guerreiras pois, o tempo é mínimo e já mostraram grandes resultados. Bj minha linda

      Excluir
  3. Foi uma excelente atividade diferente em nossas aulas todos nós aprendemos muito com esse trabalho, como por exemplo as diferenças de alguns sintomas , curiosidades e prevenções, foi uma ótima forma de exercitarmos nossos conhecimentos em biologia em sua aula agradecemos a você Professora Margaret pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço aos meus alunos. Vocês são batalhadores, esforçados e dedicados. Então, não têm como não entender. Abraço

      Excluir
  4. O projeto das cartas realizado pela turma 30 em conjunto com o noturno, nos proporcionou uma aprendizagem com uma compreensão completa e lúdica, podendo aprender em grupo debatendo nossas dúvidas. O projeto nos instigou à pesquisar sobre a doença definida por nós na qual tínhamos mais curiosidades, e nessa oportunidade em jogar em grupo descobrimos a prevenção, curiosidade, informação e os sintomas, abrangendo um conhecimento amplo, podendo passar para nossos futuros alunos uma dinâmica legal e atrativa de se compreender.
    Greici Taís Real Ulsenheimer. Turma 30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greici! Fico feliz que está entendendo o conteúdo. Já me esforçei muito para com você e vejo que a cada dia me surpreende mais. Parabéns e aproveite essa profe. Bj

      Excluir
  5. Este projeto das cartas, além de nos propor uma maior aprendizagem, e uma melhor vem para nos confirmar que também pode-se aprender brincando, e que através da brincadeira o aprendizado se torna mais prazeroso, e nos faz ter mais interesse por buscar mais conhecimento sobre as referentes doenças e estimula e muito o nosso pensamento lúdico de forma em que todos nós saiamos ganhando. Sem dúvida nenhuma essa atividade foi muito proveitosa, e nos auxiliará nas atividades com nossos futuros alunos.
    Catiane Tomm - Turma 30 Curso Normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catiane achei meio confusa sua escrita. Mas, fico feliz de poder de alguma forma contribuir no seu aprendizado. Bj

      Excluir
  6. O baralho de cartas com doenças sem dúvida foi muito interessante e proveitosa, saímos da rotina, nos divertimos, e não deixamos de aprender. Aprofundamos o nosso conhecimento sobre algumas doenças, bem como seus sintomas, prevenções, curiosidades e informações. Agradecemos a professora Margaret pelo trabalho. Magnos, Douglas, Marlon e Leonardo. Turma: 313

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço aos meus alunos; os quais me dão alegria de viver. Ser professora do noturno é uma experiência fantástica; estar ao lado de pessoas que trabalham o dia todo e complementam sua jornada à noite, com aquele sorriso e alegria de viver... Isso é muito bom... Abraço

      Excluir
  7. Nós que agradecemos professora, já com essa atividade muitos de nós já temos uma grande base de conhecimentos. Agora só esperamos pelo próximo baralho a ser trabalhado com vontade e dedicação!

    ResponderExcluir
  8. Um projeto maravilhoso e bem diversificado ,e muito atrativo a nós alunos e bem lúdico também para trabalharmos com nossos futuros aluno .
    Penso que se todos os professores realizassem projetos com o seus Prof.ª Marga, as aula renderiam bem mais assim como as suas aulas rendem e aprenderíamos muito mais em diversas disciplinas .Pois aprendi muito de uma forma bem clara ,lúdica e bem gostosa. Conseguindo assim ter com compreensão bem mais ampla das doenças ,sendo de forma bem atrativa a nos alunos .Agradeço Profe por ter proporcionado a toda nossa turma uma aprendizagem tão grande. Beijos boa semana ! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel!
      Você têm mostrado grandes resultados. Esta sempre tentando entender cada vez mais... Que bom poder participar de sua vida e poder viver esta etapa tão linda de crescimento pessoal e profissional; pois,quem busca com afinco e determinação com certeza terá grandes resultados. Bj princesa

      Excluir
  9. O Projeto de Cartas, teve como objetivo estudar e se especificar nas doenças causadas por bactérias, fungos e tudo mais, más a forma com que a professora Margaret trabalhou conosco é que nos gratificou e fez com que aprendêssemos muito. Este projeto envolveu muita criatividade e até brincadeira, contudo não deixamos de aprender, as aulas renderam muito e mesmo brincando pudemos aprender e aprofundar nossos conhecimentos nas doenças, algumas até já conhecidas más que nos ajudou a desenvolve-las melhor. Ficamos gratas e felizes por você adotar uma forma divertida de fazer com que estudamos, se cada professor oferecesse projetos diferentes como este por exemplo, o estudo se tornaria mais vantajoso e não se tornaria cansativo.No fim, brincamos, se divertimos e mesmo assim aprendemos muito. Danieli, Luana, Maria e Evelize.

    ResponderExcluir
  10. O trabalho só foi envolvente e construtivo porque vocês permitiram fazer esta integração. Participaram; pesquisaram; produziram... se envolveram. Obrigada por permitir palavras tão significativas nesta atividade que não sabíamos como iria acabar. Uma ideia que todos apoiaram e juntos alcançamos grandes resultados. Bj Lindas

    ResponderExcluir
  11. Com a elaboração do trabalho tivemos um ótimo resultado.
    Toda turma pode colaborar, interagir e também aprofundar os conhecimentos de uma forma divertida. E a professora como sempre, trazendo a todos nós novidades e atividades dinâmicas, fazendo com que nossa atenção voltasse para tal trabalho.
    Dessa maneira, conseguimos ter um entendimento melhor sobre doenças bacterianas, virais, protozoárias e também dos fungos, algumas já conhecidas e outras que foram novidade para nós. Tendo assim, conhecimento dos sintomas, da transmissão, das curiosidades e também a prevenção.
    Componentes: Diane, Djone e Greicia
    Turma: 314

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse grupo é danado de bom! Vocês são uma turma maravilhosa. Chegaram este ano no grupo e só contribuíram com pontos positivos; tanto que deram uma volta muito produtiva na turma toda que hoje se envolve, trabalha e busca interagir de forma saudável e prazerosa. Continuem que com certeza a vida agradece. Bj minhas lindas

      Excluir
  12. Adorei realizar o trabalho, aprendemos de uma forma divertida! Uma ideia para as diferentes disciplinas para atrair o interesse dos alunos. Conhecemos e aprendemos a identificar os sintomas e as prevenções de variadas doenças, tais como a dengue, doença de chagas, meningite, micoses, e muitas outras. Obrigada a Professora Margaret Mocelini pela oportunidade, achei realmente a aula muito mais produtiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem aceitou o desafio e envolveu-se com a pesquisa e a produção, com certeza teve bons resultados.Você sempre buscando com alegria e afinco as atividades propostas. Parabéns! Ab minha linda

      Excluir
  13. tem como enviar esse jogo pro meu email achei muito interessante antoniaama937@gmail.com

    ResponderExcluir