terça-feira, 30 de abril de 2013

Histórias de Vida Projeto Erval Novo



PROJETO LAJEADO ERVAL NOVO
 
LAJEADO GARAIPO
Justifica-se pelo fato de sabermos que a Escola é um potencial meio para a formação de uma nova visão de mundo, pois é um local de interações e “é na interação que se constrói o conhecimento”.
A Educação Ambiental abrange o ser humano como um todo, ou melhor, compreende a natureza em sua complexidade de relações e inter-relações nas quais o homem é apenas um de seus integrantes, dessa forma, a educação desempenha um papel fundamental, pois é potencial formadora de opiniões, conceitos e modos de interpretar e agir no mundo.
Daí a importância de se fazer um levantamento do local de algumas nascentes deste lajeado, especificamente neste estudo, “nascentes do Lajeado Garaipo”, o qual desemboca no Lajeado Erval Novo, que abastece a comunidade Três-passense.
Esta prática salienta uma reflexão sobre o que esta atividade representa no contexto imediato e no futuro; atribuindo assim, maior responsabilidade, reflexão e sistematização ao trabalho desenvolvido.
OBJETIVOS
Buscar integração com representantes de entidades do município;
Fazer um levantamento de dados do local, quanto a geografia;
Visitar a sanga Raso e a sanga Vitalino, as quais desembocam no lajeado Garaipo;
Estudar alternativas de preservação destas áreas;
Fazer um levantamento quanto ao ecossistema local, vegetação e substrato;
Compreender a cadeia de relações e interdependências que se estabelecem entre as mais variadas formas de vida e os elementos indispensáveis do local;
Estudar as formas de se trabalhar a favor do agricultor para não favorecer o êxodo rural.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Encontros com representantes das entidades do município envolvidas na questão ambiental;
Visita aos locais de estudos para levantamento de dados sobre como desenvolver as atividades;
ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS
Com auxílio de representantes da área de ambientalismo do município, juntamente com os alunos e professora do Colégio Ipiranga, fazer o passeio de estudo nos locais;
Organizar relatórios referentes ao conhecimento adquirido, a partir da análise do local e envolver relações de conceitos (teoria/prática) desenvolvidos em sala de aula;
Organizar seminário de apresentação das atividades desenvolvidas;
Fazer plantio de árvores no pátio do ginásio de esporte da escola.
AVALIAÇÃO
Levar-se-á em consideração os itens destacados na avaliação escolar dos alunos, elaborados pelos professores e direção da Escola, considerando: VALORES, ATITUDES E CONHECIMENTO CONSTRUÍDO.
PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (slides)
   Por toda a parte apontam sintomas que sinalizam grandes devastações no planeta Terra e na humanidade.
O sintoma mais doloroso aparece sob o fenômeno do descuido, do descaso e do abandono, numa palavra, da falta de cuidado.
Há um descuido e um descaso pela vida inocente de crianças usadas como combustível na produção para o mercado mundial;
Há um descuido e um descaso pela dimensão espiritual do ser humano, pelo (espírito de gentileza) que cultiva a lógica do coração e do enternecimento por tudo o que existe e vive;
Há um descuido e um descaso pela coisa pública;

Há um descuido e um descaso na salvaguarda de nossa casa comum, o planeta Terra;
Há um abandono da reverência, indispensável para cuidar da vida e da sua fragilidade. A continuar esse processo, até meados do século XXI terão desaparecido, definitivamente, mais d Assim se supera o dado mais grave que se esconde por detrás da falta de cuidado:
A perda da conexão com o todo;
O vazio da consciência que não mais se percebe parte e parcela do universo; a metade das espécies animais e vegetais atualmente existentes.
Após séculos de cultura material, buscamos hoje uma espiritualidade simples e sólida, baseada na percepção do mistério do universo e do ser humano, na ética da responsabilidade, da solidariedade e da compaixão, fundada no cuidado, na competência, na honestidade...
As respostas vêm sendo formuladas concretamente pelo conjunto das pessoas que ensaiam práticas significativas em todos os lugares e em todas as situações do mundo atual.
Muitos são os sujeitos destas mudanças. Elas se orientam por um novo sentido de viver e de atuar. Elas emergem de um caminho coletivo que se faz caminhando.
TERRA
Somos a própria Terra que na sua evolução chegou ao estágio de sentimento, de compreensão, de vontade, de responsabilidade e de veneração.
           
SOMOS A TERRA NO SEU MOMENTO DE AUTO-REALIZAÇÃO E DE AUTOCONSCIÊNCIA.
Precisamos pensar e falar a partir do cuidado como é vivido e se estrutura em nós mesmos. Não temos cuidado. Somos cuidado.
A atitude de cuidado pode provocar preocupação, ocupação, inquietação e sentido de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.
Sem o cuidado, deixamos de ser humanos. Se não recebermos cuidado desde o nascimento até a morte, nós nos desestruturamos, definhamos, perdemos o sentido e morremos.
Se, ao largo da vida não fizermos com cuidado tudo o que empreendermos, acabaremos por prejudicando a nós mesmos e por destruir o que estiver a nossa volta.
Quando um acolhe o outro e assim se realiza a coexistência, surge o amor como fenômeno biológico.
O AMOR É O MAIS ALTO VALOR DA VIDA
O que é especialmente humano no amor não é o amor, mas o que fazemos no amor enquanto humanos...
Sem o cuidado essencial, o encaixe do amor não ocorre; não se conserva; não se expande nem permite a consorciação entre os seres.
O CUIDADO DEVE SER ENTENDIDO NA LINHA DA ESSÊNCIA HUMANA (o que é o ser humano?). O cuidado há de estar presente em tudo.
O CUIDADO é um modo de ser-no-mundo que funda as relações que se estabelecem com todas as coisas.
INTERAGIMOS COM A NATUREZA.
Na natureza se verificam dois tipos de acoplamentos:
 SOBREVIVÊNCIA; E, POR PRAZER, NO FLUIR DE SEU VIVER.

REFERÊNCIAS
Alberoni, F., Enamoramento e amor, Rocco,  Rio de Janeiro 1988.
Assmann, H., Reencantar a educação. Rumo à sociedade aprendente, Vozes, Petrópolis 1998.
Boff, L., Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra, vozes, Petrópolis 1999.
Boff, L., Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres, S. Paulo, Ática 1995.
Demo, P., Conhecimento moderno. Sobre ética e intervenção do conhecimento, Petrópolis, Vozes 1994.
Maturana, H. e Varela, Fr., A árvore da vida. A base biológica do entendimento humano, Campinas, Psy II,1995.   





























       

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