quarta-feira, 24 de abril de 2013

História Real da Vida

FACEBOOK E EDUCAÇÃO: UM ESPAÇO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL BRASILEIRA

Luzineide Miranda Borges (UESC-Ba)1
Maria Alice Tavares (Faculdade João Calvino -Ba)2
Mateus Ferreira dos Santos 3




Através das ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela internet, as pessoas podem trocar informações, compartilhar experiências, colaborar com projetos, participar no aprendizado coletivo, fortalecer os laços entre seus membros e aumentar o poder de decisão do grupo (ROCHA,p.10,2005).
Segundo o aprendizado que obtive na aula do Professor Adão; estou fazendo uso e é extraordinário de bom. Os alunos estão mais participativos; acredito que essa conversa que temos fora da aula para com eles via Blogger e Facebook, tem contribuído para isso.
Quando estou em casa no meu aparelho abrindo e lendo as informações que eles depositam e eu reescrevo para auxiliar na reconstrução ou até mesmo para dizer: - Legal! Está bom seu texto ou/ que tal dar uma melhorada nesse parágrafo... Não é da mesma forma do que quando eu escrevia no papel e devolvia.
O Facebook aberto; os emails sendo acompanhados e devolvidos ao mesmo tempo em que estamos interagindo é bom demais.
A dificuldade que encontro e estou quase surtando é o tempo disponível; número de alunos por turma... Não estou dando conta; tenho 40 horas de sala de aula, turmas de 30 alunos ou mais... Imagina até interagir com todos; geralmente estou descansando 4 horas por noite e não estou conseguindo vencer; ainda temos os trabalhos da faculdade... Estou adorando tudo isso, mas não sei até quando meu organismo vai suportar e a minha família me entender, pois, também sou cobrada por tempo que não tenho mais para os meus. Ser professor e dar aulas de vida. Com tão pouco tempo esta muito difícil... Se tivéssemos horas pra tudo isso; sinto o quanto somos desvalorizados por tudo o que fazemos e a forma que o Sistema nos retribui.
Somos profissionais capacitados e batalhadores; precisamos fazer milagres para vencer todas as batalhas do dia a dia... As tecnologias não estão presentes tão lindamente da forma que se divulga, o tempo que temos de disponibilidade é insuficiente para tanto trabalho e tão pouca valorização profissional. Então como somos responsáveis pelo que assumimos fazer carregamos muito; e, isso está nos deixando doentes de várias formas inclusive e a mais importante que é o nosso emocional.
Eu pessoalmente me sinto impotente por toda a minha ação; acredito muitas vezes que nossa profissão para o Sistema é considerada um verme; pois chega o final do mês precisamos agradecer se não adoecemos, só temos retorno para sobreviver; por tudo o que fizemos e buscamos diariamente... Vou parar por aqui e quem sabe as lágrimas continuam sendo as minhas companheiras por tanto desprezo profissional. Isso é ser professor na Rede Pública... Quem sabe algum dia se encontrará pessoas que nos tratam com carinho e respeito, antes disso vou tentar manter minha família... E, conter minhas lágrimas e claro continuar fazendo e dando o melhor do meu profissional para esses alunos tão queridos, amados e respeitados por nós: “OS PROFESSORES”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário