segunda-feira, 8 de abril de 2013

Extração DNA morangos


Turma 210 Manhã






Turma 30 Curso Normal
Aula Introdução Genética
















E o trabalho continua com as Turmas 313 e 314 do noturno










Extração Caseira de DNA morangos











Aula prática extração de DNA morangos.
Inicialmente discutiu-se sobre a localização do DNA no núcleo, a composição da membrana plasmática (formadas por uma dupla camada lipídica).
O aluno precisa entender o procedimento e os acontecimentos do experimento, para que possa realmente fazer associação das etapas que irão ocorrer, tais como:
- O morango precisa ser macerado para que os produtos químicos utilizados para a extração cheguem mais facilmente em todas as suas células.
- Os detergentes são normalmente empregados para dissolver gorduras ou lipídios.
Como a membrana celular tem em sua composição química uma grande quantidade de lipídios, sob a ação do detergente, estes se tornam solúveis e são extraídos junto com as proteínas que também fazem parte das membranas.
- O sal de cozinha ou NaCl (cloreto de sódio) fornece íons que são necessários para a fase de precipitação do DNA (veja complementação na resposta seguinte).
- O DNA extraído das células do morango encontra-se na fase aquosa da mistura, ou seja, dissolvido na água. Na presença de álcool e de concentrações relativamente altas de Na+ (fornecidas pelo sal de cozinha) o DNA sai de solução, isto é, ele é precipitado. O precipitado aparece na superfície da solução, isto é, na interface entre a mistura aquosa e o etanol.
- A molécula de DNA pode ser extremamente longa, mas seu diâmetro é de apenas 2 nanômetros, visível apenas em microscopia eletrônica. Assim sendo, o que se vê após a precipitação é um emaranhado formado por milhares de moléculas de DNA.
- O DNA genômico é formado por moléculas muito longas (lembre-se que cada cromossomo é formado por uma única molécula de DNA). Por exemplo, o maior cromossomo humano possui 263 milhões de pares de bases. Assim sendo, é praticamente impossível extrair o DNA sem que inúmeras quebras mecânicas ocorram durante os procedimentos de extração.

78 comentários:

  1. Com a experiência consegui adquirir vários conhecimentos, um deles é que o DNA está presente nas células de todos os seres vivos, até mesmo em fungos e plantas. Já nas bactérias o DNA fica solto dentro das células e nos outros seres vivos ele fica dentro do núcleo.
    Por meio dos genes é que são determinadas as características passadas de geração em geração.
    EXEMPLO 1: a cor dos olhos (humanos)
    EXEMPLO 2: a textura das folhas (plantas)
    beijos *-*

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em saber que com este trabalho prático deu para você absorver informações que se fazem fundamentais quando falamos de DNA. Agora vamos aprofundar a formação de proteínas e genética. Continue atenta e estudiosa que entenderá muitas coisas super legais e fundamentais para o entendimento de outras...bj

    ResponderExcluir
  3. Com a experiência de extração caseira de DNA dos morangos, feita com a Profª Margaret, podemos entender um pouco mais sobre o DNA existente, vê-lo e questionar sobre alguns aspectos que temos dúvida. O que podemos obter de resultado final, foi uma espécie de algodão fibroso enrolado no palito de churrasco, ou seja, as moléculas de DNA, pois esse é muito extenso e seria impossível retira-lo sem nenhuma quebra. Vimos também que a biologia faz parte de nossas vidas, nos alimentos que ingerimos diariamente como por exemplo.

    Gabriel Chaves/ 312 (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei algodão fibroso...DNA envolto de proteínas. É isso aí, está começando a ler a mensagem da boa alimentação. Na verdade os alimentos proteicos nos oferecem os aminoácidos essenciais e o fígado se encarrega de fabricar os outros. Somos um conjunto de 20 fórmulas... Construção do organismo...Leitura genética.

      Excluir
  4. Bom eu aprendi muitas coisas com essa experiência, tinha algumas duvidas, mas tive a conclusão de tudo que eu precisava, como o DNA que não se quebra, e que ele esta presente em todos os seres vivos, incluindo nos fungos e bactérias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! DNA é universal. Faz parte de todos os seres vivos, é a partir dele que temos a expressão gênica... Construção de nossas proteínas. Fita dupla ligadas por pontes de hidrogênio, desoxirribose e ácido fosfórico formando uma hélice.

      Excluir
  5. Dia 8 de Abril, fomos ao laboratório fazer uma experiência de extração de DNA dos morangos, e aposto que ninguém sabia que conseguimos fazer a extração do DNA com Água, Detergente, Sal, Álcool e Palito de Churrasquinho.
    Conseguimos também tirar nossas duvidas em relação ao estudo de DNA.
    E agradeço a professora Margaret por ter nos proporcionado essa experiencia tão simples mas ao mesmo tempo cheia de conhecimento que presenciamos na escola Érico Veríssimo.
    By: Bruno Severnini // 312

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danado você!
      Simples e cheia de significados... hahaha. Adorei!
      É isso aí; tivemos uma noção do material genético que se encontra praticamente dentro do núcleo das células; dependendo da espécie se encontra livre no citoplasma.

      Excluir
  6. No experimento,extraiu-se o DNA do morango através de um método simples,com algumas etapas,no qual tiramos duvidas e tivemos respostas sobre o conteúdo estudado,observamos e compreendemos que o DNA esta presente em todos os seres vivos.
    Itamar Rodrigo /312

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o início das próximas atividades. Agora vamos entender como ele se expressa.

      Excluir
  7. No experimento realizado pela turma, juntamente com a professora Margaret Mocelini, extraímos DNA de um morango. Primeiramente, descobrimos que o DNA está presente em todos os seres vivos, incluindo bactérias e fungos. Também, fiquei sabendo que o DNA é universal, o que nos torna diferentes uns dos outros são os genes, que são passados de pais para filhos e explicam nossa semelhança com os mesmos. O DNA não pode ser extraído sem quebras, no nosso caso a quebra que ocorreu foi química, pois utilizamos produtos químicos.


    Ana Paula Kamphorst, turma 312

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E estes genes formam os cromossomos. Nossa espécie tem um conjunto de 23 pares e, cada espécie têm seu conjunto gênico. Nos tornamos diferentes em termos de número cromossômico porque o DNA é universal.bj

      Excluir
  8. Com esta incrível prática de extração de DNA caseiro, com morangos, surpreendi-me ao ver os filamentos protéicos. Jamais achei que fosse possível vê-los a olho nu [mesmo que separadamente não podemos vê-los ainda]. Os filamentos de DNA foram extraídos a base de quebras químicas produzidas pelo rompimento da membrana que envolve a célula. Como a membrana da célula é formada basicamente por gorduras, o detergente fez com que estas gorduras fossem rompidas, liberando assim os filamentos. Concluindo que o DNA é universal, em todos os tipos de seres.
    Daiane Weiss, 312

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo linda... Fico feliz em saber que contribuí de alguma forma para entender melhor esse material que tanto conversamos e não tem como vê-lo. com essa atividade (DNA e proteínas) conseguimos imaginar melhor para socializar.Bj bela

      Excluir
  9. Com a prática caseira de extração do DNA, com morangos, foi possível perceber que o DNA fica localizado no núcleo da célula. Que o que se vê após a precipitação é um emaranhado formado por milhares de moléculas de DNA. E, finalmente, foi possível aprender mais sobre a estrutura do DNA. O DNA constitui a formação dos nossos genes, estruturas estas que representam nossas informações genéticas, aquilo que determina como seremos.

    - Bruna Raquel Dickel, 312.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal!
      Agora vamos conversar sobre cromossomos e genes.
      Bj linda

      Excluir
  10. Com a prática de extração do DNA do morango,entendi melhor o que acontece dentro de nós e de todos os seres vivos, pois o DNA é universal. O DNA é o responsável pela transmissão hereditária de cada ser vivo (50% pai e 50% mãe).
    A molécula do DNA é composta por uma fita dupla formada por adenina, guanina, citosina e timina.
    Adriana Taís Schlemer....312

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socializou o experimento com a aula e a formação de proteínas. Parabéns.
      Bj querida

      Excluir
  11. Experiência de extração caseira de DNA dos morangos -
    É dentro da molécula de DNA que estão contidas todas as informações genéticas das quais o indivíduo necessita para ser formado, ele traz estruturas que representam nossas informações. E no morango não é diferente, ao fim da experiencia é possível ver o fio de DNA do morango com proteínas, conclui-se então que o DNA se faz presente em tudo na nossa vida, seres vivos, fungos, plantas, bactérias..

    Camila Gonzatto - 312

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Para ser um ser vivo deve ter uma célula e esta é composta de DNA; e até mesmo os vírus que não são considerado seres vivos pois não conseguem se reproduzir sem parasitar uma célula que possa oferecer a eles a energia química necessária "parasitas intracelulares obrigatórios"; são composto de algum tipo de material genético(DNA ou RNA; ou até mesmo portam os dois).
      Bj linda.

      Excluir
  12. Experiência de extração caseira de DNA dos morangos:
    Com uma simples experiência tivemos a oportunidade de ver os filamentos do DNA do morango, entender e compreender mais sobre o assunto, descobri que seres vivos, bactérias, fungos, todos tem DNA, que o DNA é universal. Obrigada professora Margaret por ter feito essa experiência com nós, pois é uma experiência simples, porém conseguimos entender muito bem esse conteúdo.
    Taís Tainara Kurtz - 312

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz se consegui contribuir de forma prazerosa com você. Bj querida

    ResponderExcluir
  14. A realização da experiência sobre extração do DNA dos morangos, fez com que eu entendesse um pouco mais do conteúdo estudado, pois eu tinha muitas dúvidas que agora foram esclarecidas. Nunca imaginei que pudéssemos extrair DNA de uma maneira tão fácil e divertida. Fiquei muito surpresa com os resultados e aprendi muita coisa. Uma delas, foi que no início da experiência não dei muita importância na parte de macerar os morangos, pois se isso não fosse feito, o produto não chegaria a todas a células com as mesmas condições. Também não dei muita importância para os produtos usados, como o detergente, sal e etanol. Agora sim posso dizer que entendi uma boa parte deste conteúdo. Gostaria que mais experiências assim fossem feitas, pois é uma maneira de chamar a minha atenção. Obrigado por tudo. Beijão.

    - Natali Reigert, 312.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi que você está desenvolvendo gradualmente seu processo de aprendizagem de interpretação das atividades. Isso é muito bom. Continue... bj

      Excluir
  15. Com a realização da experiência sobre a extração do DNA dos morangos, compreendi melhor o assunto e de uma maneira divertida. O DNA está presente em todos os seres vivos,incluindo fungos, bactérias e plantas. Nas bactérias, ele fica solto dentro da célula, e nos outros seres vivos ele fica no núcleo. O DNA forma os genes, que vão formas os cromossomos. O DNA vai determinar as características que vão ser passadas dos pais para os filhos, através dos genes, como por exemplo, no ser humano a cor dos olhos, e nas plantas, a textura de uma folha. O DNA não pode ser extraído sem quebras. Também gostaria que mais experiências assim fossem feitas, pois é uma maneira de entender melhor o conteúdo. Beijão profe!

    Luiza Krein- 312

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito raro ser extraído sem quebras devido ele ter um diâmetro de dois nanômetros. Mas não podemos esquecer que esta extração caseira o DNA está em volto de proteínas.
      Você têm apresentado boa participação nas atividades realizadas em sala. ab

      Excluir
  16. Pra mim a melhor parte foi aprender tanto através de uma experiência tão interessante tão fácil de se fazer e de uma forma tão divertida. Consegui, como todos, aprimorar meus conhecimentos em relação ao assunto estudado e espero que possamos fazer isso mais vezes, porque realmente ajuda no aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho percebido que você participa esporadicamente em pequenos grupos ou duplas, preferindo, no entanto realizar suas tarefas individualmente.Fico feliz em ler esta escrita sua. Parabéns. Ab

      Excluir
  17. Com a experiência da extração do DNA dos morangos, aprendi varias coisas, e uma delas foi que o DNA está presente em todos os seres vivos, e também que o DNA só pode ser extraído se houver quebra. Experiências facilitam a aprendizagem, espero que agente faça mais vezes este ano. Beijos

    Jordana Züge- 312

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir das atividades apresentadas, você demonstrou relacionar-se espontaneamente, procurando interagir, participando e emitindo opiniões. Continue. Ab. querida.

      Excluir
  18. Quando fizemos a experiencia da extração do DNA do morango aprendi varias coisas assim como que os morangos precisam sem amassados para que os produtos químicos chegam em todas as células do morango, que quando colocamos o detergente a membrana é rompída e isso facilita a chegada ao DNA, que o sal de cozinha libera íons que vai entra em contato com o DNA, que o etanol faz com que enchergamos os filamentos, e que não tem como extrair o DNA sem quebrar. Gostei muito da experiencia e fiquei muito satisfeita pelo conhecimento que adquiri e espero que vamos fazer mais dessas atividades. Beijos
    Jéssica Schirmann 312 :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica!
      Tenho percebido que você interage com os colegas nas situações cotidianas, sendo capaz de ação critica e cooperativa para construção interativa do conhecimento.
      Se expressa de forma clara e precisa, através do relato de experiências. Continue Ab linda

      Excluir
  19. Com a experiência da extração de DNA de morangos, consegui compreender que ao ser adicionado sal e detergente podemos ver o rompimento da membrana das células do morango, que o sal libera íons para entrar em contato com o DNA, e o etanol faz com que possamos ver os filamentos . Nesta experiência , descobri que o DNA é universal e este não se quebra, e também que contém todas as informações genéticas para a formação de um indivíduo. O DNA não está só nos seres humanos, mas como também em fungos, bactérias e plantas.

    Jenifer Lamb - 312

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jenifer!
      Você está agindo de forma mais independente, executando ações solicitadas em aula e requisitando ajuda quando necessário, como por exemplo, para publicar suas ideias. Parabéns linda

      Excluir
  20. No dia em que meus colegas realizaram a experiência da extração caseira de DNA dos morangos não estive presente na aula, mas com leitura e comentários da professora em sala de aula consegui aprimorar um pouco mais meus conhecimentos sobre o DNA, sendo eles que o DNA está presente em todos os seres vivos, incluindo, fungos, plantas e bactérias, que o DNA é universal, que fica localizado no núcleo da célula, e que o DNA não pode ser extraído sem quebras, e também que é o DNA que vai determinar as características que vão ser passadas dos pais para os filhos.
    Lindianara Schneider - 312

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi que você têm mostrado interesse na realização das atividades e é muito solicita. Se expressa de forma clara e argumentada, interagindo com o grupo e com a professora.Parabéns continue...

      Excluir
  21. A atividade prática seguida de uma atividade lúdica, desde que seja aplicada com dedicação e recebida com interação é FANTÁSTICA! É isso que viemos fazendo em nossas aulas de biologia e didática da ciência. Estudos comprovam que há aprendizagem se da mais facilmente e rapidamente quando usamos mais de um sentindo na hora de assimilar e acomodar informações; por exemplo : visualizando a extração do DNA de morangos, que no momento estavam envoltos de proteína, o que o torna visível a olho nu,logo com anotações e questões desenvolvidas sobre o assunto incluindo falas da professora conseguimos gravar mais rapidamente o conteúdo. Venho aprendendo e me envolvendo nas atividades práticas, sinto-me feliz em estar conseguindo aprender, e ainda saber qual a melhor forma de aplicar esses e demais conteúdos com meus futuros alunos. Beijão prof Marga !

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Você Andrieli Battú está sendo uma aluna muito estudiosa e pesquisadora. Estou orgulhosa de você minha linda. Continue essa encantada aluna do Curso Normal que sabe fazer seu trabalho com clareza e determinação e, ainda mais, tem certeza do que fala pois o conhecimento está na sua vida do dia a dia. Onde for que estiver sempre deverá carregar consigo esse brilho e energia, carisma e honestidade... Bj Bj Bj

      Excluir
  22. Extração de DNA caseiro (Morango)
    Na quarta-feira, dia 29 de maio realizamos a seguinte tarefa com o auxilio da professora, a qual era extrair o DNA de morangos de forma caseira. Para isso tivemos que revisar alguns conteúdos anteriores como a célula, sua estrutura e o DNA.
    Para esta experiência usamos três morangos, o maceramos em uma sacola plástica e em seguida o transferimos para um béquer. Em outro béquer colocamos 150 mL de água. Neste acrescentamos uma colher de chá contendo sal de cozinha (cloreto de sódio). Acrescentamos também uma colher de sopa de detergente incolor. Em seguida transferimos 50 mL da mistura para o béquer com o morango e, depois disso, encubamos por 30 minutos.
    No procedimento 2 filtramos o morango e o colocamos em um tubo de ensaio. Reconhecendo a medida da mistura do morango foi posta essa mesma em álcool. Quando giramos a pipeta podemos observar que pequenos filamentos de proteínas se formaram. Com isso o objetivo foi alcançado.
    Com isso podemos chegar á conclusão que esta aula foi muito produtiva e divertida, pois podemos aprender de uma forma diferente e rápida o que parecia ser tão complicado. A extração do DNA do morango também foi muito legal de se fazer, pois é algo novo e que nos deixa curioso para sabermos o resultado final.
    Com esta aula podemos dar uma revisada em algumas coisas relacionadas ao DNA, já que nosso próximo conteúdo será genética.
    Foi muito fantástico termos conseguido extrair o DNA do morango, já que os filamentos de proteínas tem um nanômetro de diâmetro, e sabendo que nesse, varias estruturas estão formadas. Mesmo que seja impossível ver a olho nu, ainda é um trabalho muito legal de se fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma forma de imaginar uma medida de 2nm.... hahaha. Impossível poder ver a olho nu, mas com as proteínas envolto dá para imaginar e assim começar um estudo neste código genético.Ab

      Excluir
  23. Extração do DNA de morangos:

    Com essa experiência pude relembrar coisas sobre a célula, um exemplo é que ela tem sua membrana composta de fosfolipídios ,que vem do colesterol bom, hdl.
    A quebra das membranas ocorreu ao colocarmos o detergente o que ocorreu no quarto passo de nossa experiência. Logo após colocamos álcool que separou a formação do precipitado no meio aquoso que havíamos formado com o sal. Os filamentos do DNA são impossíveis de ver a olho nu. O que vimos foi a proteína que aderiu aos filamentos de DNA. Essa prática foi muito produtiva pois pude aprender muito e relembrar como já disse coisas que tinha esquecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que ao retomar a célula vocês se deram conta de coisas simples que ficaram no "baú"... Agora vamos retomar e dar continuidade a muitos conceitos que ficarão mais esclarecedores. Bj linda

      Excluir
  24. Extração do DNA de morangos:
    Com a aula pratica tivemos a oportunidade de extrair o DNA do morango, ultrapassando cada barreira existente para isso. Para que isso acontecesse foi utilizados algumas substâncias químicas, como sal (cloreto de sódio)que reage com as proteínas das células, detergente que rompe as membranas das células do morango que são constituídas de gordura (fosfolipídios)e álcool que fornece a possível visão da separação do precipitado formado pelo sal. Entre outras coisas que foi feito em aula, aprendi bastante sobre o assunto, mesmo tendo algumas duvidas esclarecidas ainda em aula com a professora, um exemplo do que aprendi foi que não é possível ver a dupla hélice do DNA pois seu diâmetro é de apenas 2 nanômetros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de ler Matheus sua escrita. Muito bem... Parabéns. Esse é o caminho, quanto mais nos envolvemos mais vamos entendendo das coisas e a vida fica cada vez melhor. Um abraço pra vc

      Excluir
  25. Com a extração do DNA de morangos, consegui rever conteúdos do 1º ano que não tinha aprendido muito bem, a explicação enquanto a professora fazia passo a passo a experiência ajudou muito nós a entender, as questões após a explicação também colaborou para o nosso entendimento, ver os filamentos de DNA se formando foi muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cada ano entendemos melhor as coisas por que anteriormente, já auxiliou para o agora. Antes era o início da construção e o hoje fica melhor de entender pois carregamos uma bagagem de informações que devemos transformar em conhecimento adquirido. Você conseguiu. Parabéns pelo esforço e dedicação. bj

      Excluir
  26. Na aula do dia 22/05, através da experiencia feita com o morango, aprendi uma maneira de ver os fios de DNA. Entendi que para chegarmos ao núcleo da célula, onde se encontra o DNA, precisamos quebrar as paredes. Na experiencia usamos detergente, ocorrendo o mesmo processo de quando tiramos a gordura de uma panela, ao lavar a louça. Relembrei algumas informações que já havia ouvido em anos anteriores, como que todas as células do nosso corpo tem 46 cromossomos, exceto nos gametas (óvulos e espermatozoides, e que a Síndrome de Down é quando não ocorre a separação do cromossomo 21. Cada cromossomo que não se separa é uma síndrome diferente. A aula foi realmente incrível, pois nos adicionou uma quantidade enorme de conhecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei "quebrar as paredes". Isso tudo que escreve, da forma que colocou as palavras eu imaginei muitas páginas ... Parabéns querido! Continue esse menino estudioso dedicado esforçado.... Ab

      Excluir
  27. fizemos uma experiência de extração de DNA dos morangos,não sabia que poderia se feito a extração do DNA com apenas Água,Sal,Álcool,Detergente e Palito.
    com isso podemos ver como é feita a extração do DNA com todos os passos e tirarmos todas as duvidas que surgiram.Sabendo que o DNA está em todos os seres vivos,ficando localizado no núcleo da célula,e o DNA que ira determinar as características dos seres vivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também temos o DNA da mitocôndria. Não podemos esquecer dele e que herdamos da mãe.Que bom ler sua escrita e ver de sua participação e envolvimento para tirar as dúvidas. Continue Ab

      Excluir
  28. Fui uma experiência extraordinária esta incrível prática de extração de DNA caseiro, feita com morangos. Com a experiência foi possível ver os filamentos protéicos. Os filamentos de DNA foram extraídos a base de quebras químicas que foram produzidas quando a membrana que envolve a célula é rompida. Sabendo que a membrana da célula é formada por gorduras, o detergente agiu fazendo com que as gorduras fossem rompidas, liberando assim os filamentos. Depois dessa magnífica experiência foi possível concluir que o DNA é universal .

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pela sua participação. Fico feliz em ler seu depoimento e ver o quanto foi significativo na construção do conhecimento. Ab

    ResponderExcluir
  30. Essa experiência da extração de DNA caseiro, que foi feita com morangos foi incrível. Através da experiência pude realmente concluir que o DNA é universal e que ao usarmos o detergente que rompeu a gordura da membrana da célula pode-se ver nitidamente e com muita emoção os filamentos de DNA. Foi uma atividade muito interessante que nos ajudou a ter uma aprendizagem mais completa em relação ao DNA e que sem dúvida ficará gravada em nossa mente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de poder ter contribuído de alguma forma para um melhor aprendizado sobre esse tema. Bj querida

      Excluir
  31. Após a realização desta maravilhosa e incrível atividade que foi a extração do DNA do morango, pude ter uma compreensão maior sobre DNA ,que o mesmo é universal , nos proporcionou também há visualização dos filamentos protostélico após passar por determinado processos químicos .
    A cada aula venho aprendendo cada vez mais são aulas que nos proporciona gosto pelo aprender ,pois são atividades simples e lúdicas que nos proporciona aprendizagens inigualáveis e inesquecíveis . Sendo atividades como esta que podem ser aplicados com nossas futuras crianças. Beijos Isabel - TURMA 30 (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos fazer mais ... Pena que temos tão pouco tempo. Mas, vamos tentando. Bj minha queridona

      Excluir
  32. Olá profe, estamos aqui por meio desta para comentarmos em grupo.

    Podemos ver nesta incrível experiência, que o resultado por meio dos ingredientes é que quando o álcool é derramado ele começa a formar as finas camada de DNA, e por que utilizamos estas ingredientes? Achei interessante pelo fato de serem coisas que utilizamos no nosso dia a dia, como o detergente que atua dissolvendo a camada que forma a membrana. O sal que faz com que a densidade se altere, impedindo que as proteínas sejas dissolvidas. O DNA não é solúvel as álcool e por isto as moléculas de DNA, se agrupam e assim, tornam-se visíveis para nós. E esta atividade pode nos mostrar a importância da química e da biologia como uma forma de pensar e falar sobre o mundo.
    - Maria Eduarda, Natalia Mendonça, Tandara da Rosa, Sueli Hölscher & Vitória Satler ~ Turma 210;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas queridas...Encontrei alguns erros na escrita; vamos prestar mais atenção. Bj lindas

      Excluir
  33. Professora Margaret Moceline, a forma com que você está trabalhando conosco é que está nos gratificando e fazendo com que nós aprendêssemos muito nos últimos dias, você está fazendo o que muitos professores deveriam fazer, realmente aulas práticas fazem com que o aluno aprenda muito mais, elas rendem bastante, e se tornam muito mais divertidas e interessantes e não é por isso que deixamos de aprender.
    O projeto de extração do DNA do morango serviu para nos ajudar a entender mais sobre o DNA, por exemplo, que ele é universal, o que muda é apenas o número de cromossomos e o quão importante que é o DNA pois é ele quem determina as características que vão passar dos pais para os filhos.
    Nós não imaginávamos que poderíamos olhar a olho nu, por mais que não fossem realmente a dupla hélice do DNA (que contêm apenas um diâmetro de 2 nonômetros) mais sim a precipitação de um emaranhado formado por milhares de moléculas envoltas de proteínas, isso nos ajudou muito e nos proporcionou um baita pulo de conhecimento.
    - Danieli, Cristian, Julio, Diane e Luana. Turma:314

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos(as) ! Fico feliz em contribuir, mas nem sempre isso é possível. As experiências são válidas. Parabéns pela escrita Bj

      Excluir
  34. O experimento realizado no dia 22/05/13 nos proporcionou um conhecimento enorme, algo tão simples e com apenas a utilização de alguns materiais como o morango, água, detergente, sal e álcool.
    Apenas fazendo a utilização, a mistura e a medida exata dos materiais, e com cuidado, delicadeza e paciência conseguimos extrair os filamentos de DNAs envoltos de proteínas do morango.
    O procedimento foi o seguinte:
    - 1º maceramos 3 morangos;
    - 2º fizemos uma solução misturando 150 ml de água, 1 colher de detergente e 1 colherinha de sal;
    - 3º misturar os morangos com 50 ml da solução;
    - 4º deixar a mistura descansar por 30 minutos;
    - 5º filtrar a mistura;
    - 6º em um tubo de ensaio colocar parte da mistura (solução) e acrescentar o álcool e mexer aos poucos.
    Os materiais vão agir da seguinte maneira:
    * É preciso macerar o morango para que o líquido chegue mais facilmente em todas as células do morango;
    * O sal libera íons precipitando as moléculas do DNA;
    * O detergente entra em contato com as membranas feitas de lipídeos rompendo as moléculas;
    * O álcool separa o precipitado do morango.

    Foi realmente um trabalho ótimo, o qual adoramos fazer, pois com isso, podemos interagir e observar de perto e de maneira real as transformações que ocorreram no procedimento.

    Diane e Greicia. Tuma: 314- NOTURNO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom minhas lindas. Sempre que participamos e nos envolvemos fica interessante e isso nunca foi problema par vcs... Bj

      Excluir
  35. Este experimento foi incrível, pois através da pratica pudemos compreender melhor ainda que todos os organismos vivos armazenam as suas informações genéticas codificadas no DNA, aonde estão contidas todas as informações genéticas e este é formado por duas cadeias as quais são a desoxirribose (açúcar),fosfato e uma base nitrogenada (T timina, A adenina, C citosina ou G guanina. Pudemos ver os filamentos do DNA do morango, tudo a olho nu. Fazer experiencias, ainda mais quando usamos materias presentes no nosso dia a dia deixam a biologia muito mais atrativa e fácil de ser compreendida, além de ser um ótimo exemplo para nós, futuras professoras trabalharmos com os nossos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que tudo aquilo que nos envolvemos e fizemos de boa vontade dá certo. Bj minha linda

      Excluir
  36. Através de uma atividade lúdica e pratica aprendemos algo que já ouvimos falar muitas vezes que vimos imagens e tentamos imaginar como poderia ser vendo com os nossos próprios olhos, então esta atividade seguida de uma experiência nos proporcionou muita curiosidade, e esclarecendo muitas de nossas duvidas tornando esse conteúdo mais fácil e atraente.
    Essa foi uma pratica podemos mostrar para nosso alunos da educação infantil pra instigar a curiosidade, e ir quebrando o gelo que se tem no ensino médio com biologia. Essa aula foi Fantástica.
    Greici Taís Real Ulsenheimer.

    ResponderExcluir
  37. esse tema nos divertiu muito pois a gente aprendeu a extrair o dna dos morangos,isso esclareceu nossas duvidas e nos ajudou a ter mais conhecimento todos os colegas colaboraram e nós enxergando o dna do morango.
    NOME:Renan Jahn TURMA:210

    ResponderExcluir
  38. Com esta incrível prática de extração de DNA caseiro, com morangos, surpreendi-me ao ver os filamentos proteicos. . Os filamentos de DNA foram extraídos a base de quebras químicas produzidas pelo rompimento da membrana que envolve a célula. Como a membrana da célula é formada basicamente por gorduras, o detergente fez com que estas gorduras fossem rompidas, liberando assim os filamentos. Concluindo que o DNA é universal, em todos os tipos de seres.
    Sandro L. 211

    ResponderExcluir
  39. Com essa experiência podemos ver a função do sal, que é formar o precipitado, do detergente que é romper as membranas e o álcool que separa o precipitado da solução aquosa. o DNA é de um diâmetro impossível de ver a olho nu e nem com microscópios convencionais, mas nós conseguimos enxergar pois o DNA estava misturado com proteínas aderidas. Achei muito importante essa experiência pois de uma forma simples podemos aprender facilmente como é a estrutura do DNA. Isadora - turma 210

    ResponderExcluir
  40. Através de uma atividade desafiadora,lúdica e ao mesmo tempo envolvendo coisas simples de nosso cotidiano, podemos ver a extração do DNA. Aonde ocorreu a quebra da célula e aparição dos filamentos proteicos, produzidas pelo rompimento da membrana que envolve a célula, isso ocorre por causa do detergente que faz o rompimento das células de gordura, já que ela é formada basicamente por isso. Não podemos nos esquecer que nosso experimento fizemos um tempo reduzido e por consequência, não deu para ver um número grande de filamentos. Em pensar que nós também possuímos DNA, e que ele é universal o que muda é o gene.
    ALUNOS: JÉSSICA ECKERT E KLÉBER AUGUSTO DA SILVEIRA
    TURMA: 30 - CURSO NORMAL

    ResponderExcluir
  41. Com essa experiência ficou muito mais fácil a visualização da extração do DNA, na quebra da células, no sal formando o precipitado, detergente rompendo as membranas, álcool separando o precipitado da solução aquosa... enfim, algo simples para uma algo tão complexo como o DNA, com uma explicação simples e uma prática muito legal de se fazer.

    Jonathan-Turma 210

    ResponderExcluir
  42. A extração caseira de DNA morango, é uma experiência simples que pode ser feita em casa, mas é extremamente importante para a aprendizagem sobre o DNA.
    Com ela aprendemos que com os morangos macerados o líquido chega mais facilmente a todas as células, aprendemos que a membrana da célula é feita de lipídeos(gordura)é por isso que quando o detergente entra em contato rompe as moléculas.
    Aprendemos que o DNA é uma molécula que só pode ser vista ao microscópio eletrônico pois seu diâmetro é de 2 nanômetros, muito frágil e impossível de ver a olho nu.
    Profe, experiências como esta da extração caseira de DNA morango, tornam a aula mais interessante e melhor de compreender o conteúdo.

    ALUNOS: Ana Paula Antunes e Djone Müller
    TURMA: 314(NOTURNO)

    ResponderExcluir
  43. Bom do trabalho sobre que eu apresentei sobre mal formação congenicas, eu aprendi que são aquelas adquiridas antes do nascimento. Toda anomalia funcional ou estrutural do desenvolvimento do feto devida a fatores originados antes do nascimento, e que o defeito seja aparente antes do recém-nascido. E eu compreendi bem o assunto so trabalho. Renan turma 312

    ResponderExcluir
  44. Relatório.
    Planta elodeia
    Objetivo: Visualizar células vegetal e animal, e elencar as diferenças entre as células. Mostrar a célula na TV para nos compararmos a célula. Imagem > foi aumentada em 250 vezes, e só vem porque tem milhares de cloroplastos e dentro dele tem clorofila, centenas e milhares de clorofilas. Aglomerados, pressão interna faz com que as bolsas de cloroplastos fiquem próximas as paredes celulares. Procedimento 2: Célula animal, esfragosso no palaco da boca, botou na lamina e foi colocado corante, a formula da célula animal é desfigurada. Renan Pozzatto, turma 312

    ResponderExcluir
  45. salientei que os transgênicos são organismos geneticamente modificados, mediante a técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos.A manipulação genética combina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza.os transgênicos estão presentes na agricultura,alimentos,plantas animais entre outros.

    Itamar Rodrigo De Moura Soares.

    ResponderExcluir
  46. Com essa aula particularmente aprendi a que as células são formadas por uma gordura chamada fosfolipídios, que células haplóides estão presentes nos gametas apenas. Foi super divertido, principalmente por ser algo diferente. Isabela Michel, turma 211

    ResponderExcluir
  47. No laboratório, fizemos uma experiência que foi a extração de DNA do morango, nem imaginava que só precisavamos de água, sal, álcool, palito e detergente.
    Essa experiência foi muito legal, porque quando colocamos o álcool começou a se formar fitas finas de DNA. Foi divertido e também algo diferente para nós.
    Turma 211

    ResponderExcluir
  48. Ao fazer essa experiência, é possível enxergar os cromossomos individualmente?

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  49. Ao fazer essa experiência, é possível enxergar os cromossomos individualmente?

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir