domingo, 21 de abril de 2013

Histórias de Vida Projeto Arborização Teofânia



Este trabalho foi desenvolvido no ano de 2007, ele chegou para acrescentar um pouco da minha alegria em administrar um pedaço de chão. Foi um trabalho voluntário. Convidamos um grupo de alunos que gostariam de contribuir para embelezar o pátio da escola já que a Secretaria de Educação não dispunha de horas para isso. Também contei com o apoio de meus colegas professores e Direção. Qual não foi nossa surpresa, de repente tínhamos um grupo de seguidores voluntários e foi um sucesso. A Professora Taciana Catani minha parceira inseparável de todas as horas; Maria Luiza Cecconi com o Alceu que conseguiram para nós o grupo de teatro de Caxias... As bolsas confeccionadas... 
Muitas lembranças que ainda iremos comemorar. 
Foram muitas atividades para que esse trabalho se realizasse. Encontrávamos todas as tardes, nas segundas-feiras para desempenhar este trabalho que perdurou por dois anos. Tive o apoio de toda a Entidade Escolar e de muitos empresas e entidades ligadas a melhorar este ambiente. Meu Diretor e colegas que tanto auxiliaram...
Nossa que bela lembrança.
Para quem quiser acompanhar...



Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia
Garibaldi R/S
PROJETO ARBORIZAÇÃO TEOFÂNIA

OBJETIVO GERAL
 Valorizar as áreas existentes na escola para que haja conservação e preservação do ambiente, tendo em vista o papel vital que a ação humana tem sobre o meio e que este tem na busca de uma melhor qualidade de vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Sensibilizar para a preservação ambiental, resgatando valores, modificando hábitos e atitudes, pela e para a escola x sociedade;
 -Resgatar o significado do papel da escola na vida do aluno, para que este se sinta integrado e responsável pelo espaço em que interage;
- Recuperar áreas degradadas no ambiente escolar, empreendendo ações de transformação e construindo relações de cooperação no grupo;
-Compreender a cadeia de relações e interdependências que se estabelecem entre as mais variadas formas de vida e os elementos indispensáveis a sua existência;
-Buscar integração com entidades públicas, privadas, não governamental e civil, para possível ajuda quanto à organização e recursos financeiros.

JUSTIFICATIVA
Justifica-se pelo fato de sabermos que a Escola é um potencial meio para a formação de uma nova visão de mundo, pois é um local de interações e “é na interação que se constrói o conhecimento”.
A Educação Ambiental abrange o ser humano como um todo, ou melhor, compreende a natureza em sua complexidade de relações e inter-relações nas quais o homem é apenas um de seus integrantes, dessa forma, a educação desempenha um papel fundamental, pois é potencial formadora de opiniões, conceitos e modos de interpretar e agir no mundo.
Esta prática salienta uma reflexão sobre o que esta atividade representa no contexto imediato e no futuro; atribuindo assim, maior responsabilidade, reflexão e sistematização ao trabalho desenvolvido.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Fazer um levantamento do ecossistema local, da vegetação e do substrato.
Estudos dos locais do Pátio da escola e entender dos possíveis plantios;
Pesquisas sobre: nome popular, nome científico, porte, adubação, iluminação, covas, frutificação, pragas, doenças, regas, quantidade de frutos, época de frutificação, floração e forma de cultivo das espécies;
Fazer levantamento do número e do custo individual para aquisição de mudas;
Buscar informações quanto às árvores nativas do Rio Grande do Sul, que se encontra em extinção;
Entender do porque de se introduzir frutíferas nativas e árvores ornamentais exóticas;
Analisar a importância ecológica de cada espécie;
Palestras instrucionais sobre as técnicas de plantio de mudas e manejo da área em reflorestar;
Far-se-ão as covas dentro dos dados buscados e, providenciar-se-á a adubação e o plantio, juntamente em parceria com  alunos voluntários das primeiras etapas do turno da manhã e voluntários da comunidade escolar.
Organizar seminário para apresentação desta atividade integrada dos alunos da primeira etapa;
Verificar resultados e analisar reformas para dar sequencia ao trabalho de embelezamento ornamental da escola (jardinagem, canteiro de chás, trilhas com bancos).
RECURSOS UTILIZADOS
Recursos humanos: alunos, professores e comunidade escolar;
Adubo orgânico e terra de boa qualidade para preparo das covas;
Maquinário da municipalidade;
Mudas de plantas frutíferas, ornamentais, exóticas e nativas;
Ferramentas para covas e medidas para distribuição do espaço;
AVALIAÇÃO
Será constante.
 Levar-se-á em consideração mudança comportamental do aluno em relação a atitudes frente a tarefas desenvolvidas e postura perante os colegas e o ambiente escolar.

 Grupo de alunos que auxiliaram no desenvolvimento do Projeto Arborização Teofânia.

Planejamento do grupo
PORTÃO DE ENTRADA
Conservar as árvores existentes e colocar  ao lado da secretaria um grupo de três árvores de mesma espécie, que contenha flores  e ramos frondosos, para destacar melhor a beleza na floração.

 BOSQUE DAS FRUTÍFERAS NATIVAS
Construir-se-á, como um local de estudo, com árvores de espécies nativas de uso múltiplo que produzam flores e frutas, assim possibilitando a atração de insetos variados ou mesmo pássaros e morcegos que se identificam com determinada espécie arbórea.
AO REDOR DA QUADRA DE ESPORTE
Árvores perenifólia, ereta e ramificada e árvores caducifólias para manter o contraste dos ramos secos do inverno com as folhas verdes douradas permanentes.


AO REDOR DO PÁTIO
Para embelezamento da cerca utilizar espécie de planta que produza flores permanentes de diversas cores e apresentam pequeno porte.


VISÃO DA PAZ
   Distribuir diversas espécies de árvores  exóticas e nativas, em locais estudados, que produzam flores em diferentes épocas do ano, para uma visão de paz e harmonia ao chegar no recinto escolar

ESPÉCIES ALEATÓRIAS
Analisando o pátio escolar verificou-se a grandeza de disponibilidade de  espaço para reflorestamento.
Far-se-ão plantio de algumas espécies estudadas nestes determinados locais.
ESTACIONAMENTO
Considerando que neste local deve haver sombreamento e ornamentação, buscou-se uma árvore com crescimento rápido, de copa densa, verde-escura em que se sobressaem suas flores de cor amarela e marrom.

ENTRE OS PRÉDIOS
Para embelezamento deste local, formaremos aléias do arbusto  “espirradeira”, por apresentar uma bela exuberância de sua floração que quando deixada crescer livremente atinge porte arbóreo.  Quando podada forma densa touceira.

PARQUINHO
Sabendo da importância do brincar com prazer; buscamos o plantio de árvores para sombra, frondosas e muito ornamentais com crescimento rápido.

PASSEIO
Para organização e embelezamento do passeio, que leva até o portão de entrada próximo do estacionamento, no pátio da escola, pensou-se em uma árvore de ornamentação com flores e de pequeno porte para que as raízes não venham a alterar o calçamento da rua.

PESQUISA PARA ESCOLHER QUAIS ESPÉCIES COLOCAR EM CADA LUGAR ESTUDADO.









































REGISTROS DE ALGUNS MOMENTOS DO TRABALHO























MUITO TEMPO DEPOIS...













CONFRATERNIZAÇÃO...














PASSEI EM JANEIRO DE 2013 E ENCONTREI UM LINDO GINÁSIO ONDE ANTES TINHA O LIXÃO. CONSTRUÍDO PELA COMUNIDADE E PREFEITURA. TAMBEM ESPIEI AS ÁRVORES E ACHEI ELAS BEM GRANDINHAS...

A ESCOLA ESTAVA FECHADA ERA DOMINGOOOOO.... QUE PENA MAS ....







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