sábado, 6 de abril de 2013

Projeto Lixo/Reciclagem




































Imagens da socialização do projeto Lixo da disciplina Didática de Ciências.
 Turmas 20 e 30 Curso Normal, 2012.


O QUE SERÁ TRABALHADO?
Identificação de materiais reaproveitáveis no lixo.
Reconhecimento da importância do reaproveitamento (reciclagem) de alguns recursos naturais.
Reconhecimento da responsabilidade de cada um na preservação do ambiente.
COMO?
Lendo e interpretando textos.
Cantando.
Pesquisando, trocando ideias e registrando conclusões.
Reciclando papéis e experimentando receitas culinária.
PARA QUÊ?
Conscientizar sobre o problema do lixo (coleta, destinação e reciclagem) sob uma visão ecológica e sanitária.
Preservar a saúde humana e a qualidade de vida.
Desenvolver a consciência ambiental.
AÇÃO PROFESSOR
O que quer dizer a palavra lixo?(alunos e dicionário)
Partindo do significado da palavra, poderá ser lançada a pergunta: será que tudo o que é jogado fora nunca mais poderá ter outra destinação e utilização? (incentivar os alunos a trocarem ideias e exporem suas opiniões sobre o assunto).
Todas as respostas devem ser levadas em consideração.
APÓS AS DISCUSSÕES
Jogar tanto lixo fora está degradando o ambiente e afetando a saúde? Como?
O que pode ser feito para resolver esses problemas? (registrar e discutir as sugestões)
ATIVIDADE GRUPAL
Pesquisa de campo sobre o lixo.
  A tarefa poderá ser iniciada com o lixo produzido em suas próprias casas e na escola. Procurando conversar com os garis que recolhem o lixo na rua onde moram, as crianças poderão conhecer um pouco mais a destinação do lixo que produzem.
APÓS A PESQUISA
Como é recolhido o lixo na sua casa? Papéis, vidros, latas, plásticos e restos de comida são separados ou não?
Quem recolhe o lixo na sua casa, no seu prédio, na sua rua? Para onde ele é levado? Ele é, em parte, reciclado?
 Dialogando, poderão chegar a uma conclusão a respeito das condições da coleta e destinação do lixo na cidade, dos hábitos domésticos relacionados com o lixo etc.
Estudar as condições das pessoas que sobrevivem do lixo, como catadores, garis e aparistas.
Solicitar aos grupos que pesquisem em jornais e revistas sobre os lixões que existem na cidade e cidades vizinhas.
Discutir sobre os riscos e problemas de saúde que essas pessoas poderão apresentar como consequência de trabalharem nesse ambiente.
Analisar aquilo que as pessoas jogam no lixo-o que, para alguns, é material dispensável, na verdade torna-se meio de sobrevivência para outros.
Pesquisar sobre catadores de latas, papelão, jornais, plásticos, vidros.
Fazer uma entrevista com essas pessoas. O que catam, como catam e qual o destino desse material são fatos a serem descobertos.
SUGESTÕES DE PERGUNTAS
Há quanto tempo realizam esse trabalho?
Quantas horas por dia são dedicadas à tarefa?
Existem riscos para a saúde nessa atividade? Apresentam doenças frequentemente?
Para onde é levado o material coletado? Quem os compra?
Quanto dinheiro se obtém com a venda desses materiais?
 Conversar sobre a reciclagem desse material. O que é reciclagem? Quanto tempo a natureza leva para decompor?
A contaminação do solo pode ocorrer pela ação do lixo comum, do lixo industrial e hospitalar, das fezes humanas do esgoto a céu aberto?
Pesquisar sobre o lixo reaproveitado. Dessa  maneira, muitos recursos naturais e energéticos seriam poupados.
(1 tonelada de papel = 17 árvores, e somente parte dela que se aproveita para fabricar a pasta de celulose)
O lixo atrai moscas, ratos e baratas. Animais portadores e transmissores de microorganismos causadores de doenças.
Pesquisar sobre os tipos patogênicos que propagam-se pelas fezes, urina e mordedura de ratos.(leptospirose; a pulga do rato=tifo)
Baratas que alojam microorganismos que causam peste, da febre tifóide ou, pior ainda, do vírus da poliomielite, cólera, conjuntivite...
Mosquito transmite doenças como malária,dengue, febre amarela, e ainda alergias na pele.
A ameaça é maior a cada ano: o crescimento desordenado das cidades, aliados aos maus hábitos de higiene da população, está multiplicando os criadouros desses animais.
Por que o homem atual produz tanto lixo? Será que tudo que se joga no lixo é lixo de verdade?
REGISTRANDO
O que você e sua família costumam jogar no lixo?
Quais os materiais que geralmente são jogados no lixo e que poderiam ser reutilizados e/ou reciclados?
Reciclando-se o vidro, o plástico, o papel e os metais, que novos produtos podem ser obtidos? Faça uma lista e compartilhe com os colegas de sua pesquisa.
CAMPANHA SEPARANDO-PARTICIPANDO
Lançar a campanha na escola. Lembrar baterias de celulares não podem ser atiradas no lixo; os fabricantes e importadores são obrigados, por lei, a recolher as já utilizadas e dar a elas uma destinação adequada.
PESQUISANDO
Que doenças o homem pode adquirir a partir de animais que proliferam no lixo, como moscas, baratas e ratos, e que transmitem microorganismos causadores de doenças?
Quais algumas vantagens de se separar o lixo que não é lixo e reciclá-lo?
SUGESTÕES DE LEITURA
Vida de papel.
Autora: Rosana Skronski
Editora Arco-Íris
(As aventuras de um saquinho de pipocas, do momento em que é estourado até ser reciclado e transformado em caderno escolar.)
Coleção O luxo de lixo
Autora: Eunice Braido
Editora FTD.
Reciclagem em quadrinhos
Autor: José Peroba Filho
Editora Casa da Qualidade.
Lixo
Autor: Francisco L. Rodrigues e Vilma M. Cavenato
Editora Moderna
RECICLANDO PAPEL Que tal aprender a reciclar papel?(atividades práticas; receitas apostila)
Bom trabalho e belos cartões ou capa de caderno, ou...
REAPROVEITANDO
Vamos para a apostila e viajar nas receitas?
 Não jogue fora aproveita!
 Depois crie suas próprias receitas e vamos fazer a confraternização? Combinar
CANTANDO
A mãe de todos nós.
Sérgio Sá.
CD Super Feliz, Comep/ Paulinas
Letra na apostila
TERRA MÃE
BANDA SANANDA
 Filha querida do sol
Ventre de toda a raiz
Ser da terra na eterna procura do tal ser feliz 
Quero ouvir teu coração
Resgatar teus aromas, sabores
Da ganância que espalham desertos
Provoca vulcões, tempestades, tremores...
Terra mãe
Berço da criação
Onde queremos chegar sendo escravos da ambição 2x
Não temos outro planeta
pra chamar de nosso chão...
de nosso chão
Filha querida do sol
Ventre de toda a raiz
Ser da terra que não te respeita não sabe o que diz
Quero ouvir teu coração
Te tocar, acordar tuas cores
Quem me dera pra cada edifício plantar mil sementes de frutos e flores
Terra mãe,
Berço da criação
Onde queremos chegar sendo escravos da ambição 2x
Não temos outro planeta pra chamar de nosso chão
Terra da paz,
Terra da paz, chão
Terra da paixão (coro)
VOCÊ PODE AJUDAR?
Todos nós que vivemos neste planeta temos um papel a desempenhar para ajudar a natureza. Há uma porção de maneiras de colaborar. O que é que você, por exemplo, pode fazer?(Sugestões na apostila)
Leitura: A Doença da Terra Autora: Maria Aparecida Pinceratti  Editora Arco – Íris
(Um dia o sol acordou com as tossidelas da Terra, que reclamava das agressões contra a natureza. Qual remédio receitar? Para curar a doença da Terra, só um remédio funcionaria).
SAIBA MAIS
Acessando os sites abaixo, você aprende a criar brinquedos com materiais simples e sucata.
Confeccionar jogos didáticos a partir da pesquisa dos sites e revista do professor Sassá!!!!????...........
Combinar.
                                                                                                    Bom trabalho!

4 comentários:

  1. Por meio deste projeto maravilhoso “Lixo /Reciclagem ”desenvolvido por nossa professora Margarete Mocelini ,pude ampliar conhecimentos e horizontes ,pois atualmente a educação ambiental nas escolas encontra-se ainda em um processo de desenvolvimento , percebe-se que à uma dificuldade em como estar trabalhando este tema através da interdisciplinaridade , que no qual exige total empenho por parte da escola e principalmente do professor. Consumimos um grande número de produtos que vem em embalagens descartáveis. Nós seres humanos passamos a viver na Era dos Descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora. Costumamos chamar de sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo. Na realidade sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem trabalhados em aula como nós alunas da turma 20 e 30 construímos no ano de 2012 a partir do projeto desenvolvidos conosco . Deve-se também fazer uma reflexão junto aos alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem seja significativa e para a adoção de práticas mais cidadãs em nossa sociedade .As ideias foram fantásticas e de grande importância , para desenvolvermos e aplicarmos em nossos mini estágios e estagio, com os pimpolhos (:
    Deixo aqui também como sugestão um blog com mais ideias maravilhosas espero que goste Profe Marga Um beijão e uma ótima semana (:
    http://baudatiasonia.blogspot.com.br/p/reciclagem.html
    Isabel Widtahuper /Aluna turma 30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu querida! Irei consultar este novo endereço.
      Obrigada!
      Conversaremos em aula; unindo os projetos lixo(2012) e, atual "jogos didáticos", construindo este ano a bolsa para guardar as cartas a partir das pet e zíper, conforme combinado.
      Esta era a idéia principal do projeto. Você realmente neste escrito provou o seu conhecimento construido a partir dos debates e das aulas. Não podemos esquecer que a "moda" deve ser sempre ECONOMIZAR, somente assim iremos contribuir para um planeta melhor.
      Continue essa garota esforçada e dedicada que tem se mostrado ser, com certeza terá muito sucesso na vida e profissional. Um grande abraço.

      Excluir
  2. Viver em mundo cercado de novas tecnologias não é uma tarefa nada fácil. Afinal são depositados em nós ideias e produtos a todo instante, nos resta então sabermos selecionar o que é ou não necessário para nossas vidas. Isso se torna ainda mais difícil quando falamos em ser professor, pois além de escolhermos para nós mesmos, temos de escolher para mais outras tantas cabecinhas que estão em nossas mãos. Graças que há professores que se preocupam com o futuro de nosso planeta, e de exemplo maior temos aqui a prof Marga.Em virtude de seus projetos construtores estão sendo formados no Curso Normal alunos que terão a plena consciência do quanto é importante a reciclagem, o reaproveitamento do que para muitos não passa de lixo. Aprendemos de que lixo há muito pouco, se houver dedicação e criatividade podemos transformar tantas sucatas em materiais maravilhosos, gastando tão pouco, e colaborando muito para um futuro melhor. Reciclar, reaproveitar e reutilizar se tornou ainda mais divertido, sem contar que trabalhar em escolas com esse tema pode ser um grande passo para adultos mais responsáveis e preocupados com a saúde de nosso planeta. Além de ser um tema necessário, e com certeza indispensável para mostrar aos alunos o que o fonte de vida, o que matéria prima, o que vivermos em lugar onde tudo esta disponível em nossas mãos, basta saber como e onde usar. Obrigada por esta aprendizagem Prof Marga! Beijos Beijos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma sociedade consciente e bem educada não gera lixo e sim materiais para reciclar. Selecionando o lixo, você vai ajudar a diminuir a poluição do ar, solo e água, bem como vai reduzir a necessidade de novas áreas para aterros sanitários. Tal atitude, também vai ajudar a diminuir a proliferação de insetos e roedores, responsáveis pela transmissão de várias doenças. Os recursos naturais vão ser poupados, pois o lixo separado vai ser reciclado e transformado pelas indústrias em matéria-prima novamente, baixando assim os custos do produto final por nós consumido.
      O lixo gerado por nós é apenas uma pequena parte da "montanha" gerada todos os dias, composta também por resíduos industriais, de construção civil, de mineração, de agricultura e outros. De todo lugar sai lixo. O que não podemos ignorar é que o lixo precisa ser devidamente separado e coletado, reaproveitado ou reciclado antes de ser descartado.

      Lixo é basicamente todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. No entanto, o conceito mais atual é o de que lixo é aquilo que ninguém quer ou que não tem valor comercial. Neste caso, pouca coisa jogada fora pode ser chamada de lixo.
      Fico feliz por poder ter ajudado. Bj linda!

      Excluir