terça-feira, 9 de abril de 2013

Projeto: O Milagre da Vida



Projeto O Milagre da Vida
 Didática de Ciências
Turma 20 Curso Normal


O que será trabalhado?
- Identificação das semelhanças e das diferenças entre os seres vivos.
- Observação do ciclo de desenvolvimento do ser humano e de suas necessidades básicas.
- Conscientização do esquema corporal.
- Reconhecimento da importância das vacinas na prevenção de doenças.
- Conscientização da importância dos hábitos de higiene para a manutenção da saúde.
- Identificação das principais causas de acidentes e as formas de evitá-los.
Como?
- Incentivando a criança a observar seu próprio corpo e o corpo dos colegas para reconhecer suas semelhanças e diferenças.
- Pesquisando sua história.
- Cantando.
- Promovendo discussões em sala de aula.
- Realizando experiências.
- Construindo um boneco articulado.
- Fazendo descobertas através de pesquisas e observações e registrando as conclusões.
- Desenhando, recortando, colando e organizando murais.
Para quê?
-Valorizar mais a si mesmo e aos outros.
- Perceber as semelhanças e diferenças para saber valorizá-las.
- Preservar a saúde pessoal e coletiva, bem como a qualidade de vida.
Profissão Professor
Ao explorar semelhanças e diferenças, procurar levar as crianças a observarem outras figuras de vegetais e animais, discriminando as diversas semelhanças e diferenças; encaminhar através de discussões para proporcionar entrosamento do grupo, fazendo com que as crianças se conheçam melhor.
É importante que incentivem seus alunos a valorizarem as diferenças individuais, que podem ser de ordem sociocultural, de ritmo de aprendizagem, de idade, de gênero, físicas e religiosas.
Aproveite a oportunidade para discutir as ideias preconcebidas de gostos e comportamentos de meninos e meninas.
Todas as hipóteses levantadas pelos alunos devem ser levadas em consideração, colocando-se como a mediadora, sem impor seus próprios valores.
É importante abordar também as diferentes fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Poderão ser observadas as características mais marcantes de cada fase, como tipos de roupas usadas, gostos, objetos de uso, afazeres mais comuns etc.
Sabe-se que as crianças demonstram grande curiosidade sobre sua origem. A satisfação dessa curiosidade contribui para que o desejo de saber seja impulsionado ao longo da vida. Assim sendo, cabe à escola oferecer um espaço em que as crianças possam esclarecer suas dúvidas e formular novas perguntas.
Além das influências dos valores familiares, a formação das crianças depende também dos valores transmitidos pelos livros, pelos colegas, pela mídia etc. Todas essas questões são trazidas pelos alunos para dentro da escola. Cabe a ela desenvolver ação crítica, reflexiva e educativa. Nesse processo, a participação da família é essencial.
As crianças terão oportunidade de entrevistar os pais ou pessoas que tenham acompanhado o seu crescimento, para colher informações sobre o seu desenvolvimento e as habilidades adquiridas durante esse período. Há possibilidade, portanto, de se desenvolver a autoconsciência e autoestima da criança com relação ao seu corpo e à sexualidade.
Pesquisando sobre sua história, a criança terá oportunidade de discutir sobre algumas necessidades básicas e sobre a importância das vacinas na infância.
OBS: Apostila texto “Uma História Triste”.
Realize uma pesquisa, em sala de aula, para verificar quantas crianças possuem carteira de vacinação e quantas não possuem. Com isso, pode-se atingir também as famílias, conscientizando-as.
Partes do corpo
- Diante de um espelho, a criança poderá observar a sua imagem e cantar a música ( indicada na apostila) que fala sobre as partes do corpo.
- É importante que você considere as respostas das crianças como hipóteses e não como erros e acertos. A partir dessas hipóteses, deverão ser feitos questionamentos e observações para que possam ser confirmadas ou reelaboradas.
- Solicite aos alunos que apontem as partes do seu próprio corpo e do corpo dos colegas. Aproveite o momento para introduzir termos técnicos, tais como abdômen, tórax etc.
- Fixe, no chão, com fita adesiva, uma folha de papel do tamanho das crianças. Peça que um deles se deite sobre a folha e que um colega faça um contorno de seu corpo. Em seguida, ele próprio, ou os outros colegas, podem completar o desenho.
- Jogo do Macaco Simão: Macaco Simão mandou sentar, deitar, fechar os olhos, levantar os braços etc.
- Após a montagem do boneco articulado, chame a atenção das crianças para as articulações e os movimentos que permitem realizar, comparando com o seu próprio corpo.
- Ao falar sobre as formas de locomoção dos animais, procure estabelecer relações entre locomoção e adaptação ao ambiente. As crianças devem reconhecer que cada animal possui características próprias que lhes permitem sobreviver no seu habitat natural. Os alunos devem reconhecer a locomoção como uma característica que possibilita entrar em contato com diferentes ambientes.
É importante que as crianças percebam que alguns cuidados podem ajudar a manter a saúde.
Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças (Organização Mundial da Saúde). Apostila.
Alimentação saudável, vacinas, descanso, lazer e hábitos de higiene são alguns cuidados indispensáveis para uma vida saudável.
Procure conscientizar as crianças a respeito da limpeza e da organização do ambiente em que vivem como profilaxia para inúmeras doenças.
Promova discussões na sala de aula sobre a importância do lazer e do repouso para uma melhor qualidade de vida.
- Sugiro uma campanha de higiene na escola. Os alunos poderão colaborar confeccionando cartazes e panfletos para serem distribuídos na comunidade contribuindo para a manutenção do ambiente escolar.
Prevenir acidentes é um dever de todos!
- A introdução desse tema pode iniciar com a exploração das histórias e das experiências contadas pelas próprias crianças.
- Os acidentes podem ocorrer em nossas casas, na escola, na rua, no trabalho, em qualquer lugar. Muitos acidentes acontecem por falta de cuidado, distração ou por não se saber o perigo.
- Trabalhar alguns cuidados para evitar acidentes:
- não brincar com objetos pontiagudos;
- não tomar sol por muito tempo, preferindo o sol do início da manhã ou do final da tarde;
- não tocar em fios elétricos e nem mexer em tomadas;
- não brincar com álcool ou gasolina;
- não introduzir objetos estranhos nas orelhas, nariz ou na boca;
- não empinar pipas (papagaios ou pandorgas) perto de fios elétricos;
- não nadar em águas poluídas e/ou contaminadas;
- não se debruçar em janelas ou sacadas;
- tomar remédios apenas com orientação médica, evitando a automedicação;
- respeitar os sinais de trânsito e tomar cuidado ao atravessar as ruas;
- não correr com garrafas e copos na mão;
- não brincar perto do fogão quando ele tiver sendo usado;
- não brincar com fogos de artifícios.
Peça às crianças que observem os acidentes mais comuns ocorridos na escola e discutam as formas de evitá-los. Aproveite a oportunidade para lançar uma campanha de prevenção de acidentes na escola.
Sugestões de leituras
Menina bonita do laço de fita
Autora: Ana Maria Machado
Editora Ática
Ilustrações: Claudius
O coelhinho branco quer ter uma filha como aquela menina do laço de fita. Mas ele não sabe como a menina herdou aquela cor.
Papai o que é vacina?
Autor: Leonardo Mendes Cardoso
Editora do Brasil
Júnior é um menino curioso, questionador, que não perdias a oportunidade para saber tudo. Um dia, passeando com o pai, perguntou o que era vacina. O livro contém informações básicas sobre o princípio da imunização das principais doenças infantis.
Eu me alimento/Eu cresço/Eu respiro/Eu me mexo
Autores: Mandy Suhr e Mike Gordon
Editora Scipione


Muitas outras atividades foram propostas, tais como:
- Criar uma forma de representar a letra da música De Umbigo a Umbiguinho (Toquinho);
- Produzir um boneco articulado a partir do canto cabeça, ombros, corpo, pernas e pés. Depois organizar o nome dos principais ossos do corpo e colar no colega;
- Trazer mãe grávida para conversar;
- Produzir livro do seu desenvolvimento envolvendo a família;
- Comparar os diversos tipos de desenvolvimento embrionário;
- Trabalhar com a carteira de vacinação;
- Trabalhar produzindo versos sobre hábitos de higiene;
- Trabalhar sobre prevenção de acidentes;
- Produzir uma boca e dentes com materiais de reciclagem (escovação).



















 





De Umbigo a Umbiguinho
Toquinho
Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe já pulsava sem querer
O meu pequenino coração,
Que é sempre o primeiro a ser formado
Nesta linda confusão.
Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe já comia pra viver
Xis salada, bala ou bacalhau.
Vinha tudo pronto e mastigado
No cordão umbilical.
Tanto carinho, quanta atenção.
Colo quentinho, ah! Que tempo bom!
De umbigo a umbiguinho um elo sem fim
Num cordãozinho da mamãe pra mim.
Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe começava a conviver
Com as mais estranhas sensações:
Vontade de comer de madrugada
Marmelada ou camarões.
Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe me virava pra escolher
A mais confortável posição.
São nove meses sem se fazer nada,
Entre água e escuridão.
Tanto carinho, quanta atenção.
Colo quentinho, ah! Que tempo bom!
De umbigo a umbiguinho um elo sem fim
Num cordãozinho da mamãe pra mim.

44 comentários:

  1. Bem com esse projeto que ainda está em andamento estamos aprendendo muito, eu particularmente gostei muito de fazer os dois trabalhos que já fizemos( mulher gravida e boneca articulada). Conversamos em aula e cantamos a musica de umbigo a umbiguinho que foi muito legal. Espero continuar aprender muito mais com esse projeto para depois poder aplicar no estagio e pra vida toda na carreira profissional e familiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem estou iniciando a escrita dele no blog. Mas, parabéns pra você que já está interiorizando , participando e imaginando práticas no estágio...bj

      Excluir
  2. Com esse trabalho podemos aprender muitas coisas que com certeza vamos usar para nossas vidas não somente de professora mas também de mãe. Aprendemos como ensinar o ‘’MILAGRE DA VIDA’’ durante a confecção de uma boneca articulada e um desenho com barriga transparente e bebe de massinha dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe receita de ser mãe, mas existem informações para ser melhor. Que bom que estão participando e entendendo de várias formas o trabalharem "EU". Quanto mais lermos e explorarmos os conteúdos mais preparadas estaremos para desempenhar a profissão professor a qual escolheram para atuar. Parabéns!

      Excluir
  3. Com esse Projeto, que ainda está sendo desenvolvido, já pude apender muito sobre o milagre da vida, esses trabalhos (mulher grávida e mulher articulada) me fizeram compreender como acontece o desenvolvimento de uma criança, e tudo isso de uma forma bem dinâmica, o que é muito bom, pois tenho certeza que as crianças assim como eu vão adorar confeccionar esses dois trabalhos, que também irão ajuda-las a entender melhor como acontece o nascimento, e faze-las conhecer seu próprio corpo. São ótimas ideias para serem aplicadas no nosso estagio, são trabalhos fáceis de serem entendidos por crianças, por exemplo, como acontece o desenvolvimento na barriga da mamãe e o crescimento fora dela, incluindo a aprendizagem dos principais ossos de nosso corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. karina o que vimos é somente uma forma de desenvolver um tema. Existem tantas outras maneiras que você vai acrescentando e desenvolvendo no passar dos dias. Pelo que percebi em seu escrito você já teve uma noção bem legal. Parabéns!

      Excluir
  4. Ultimamente está sendo muito agradável, prazeroso e magnifico estudar esse projeto, que por enquanto estamos só no começo. Esta sendo incrível explorar e aprender ao lado de uma profissional extremamente atenciosa e boa no que faz. Com este projeto estou tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais do corpo humano, podendo assim passar adiante o aprendizado que estou tendo para outro ser tão quão importante como nós. As atividades só me mostraram até agora como é maravilhoso estudar e poder passar esse ensinamento. Agradeço a nossa professora Margaret, que ao meu ponto de vista, está desempenhando esse projeto tão bem. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Bruna pela sua colocação; mas, isso tudo é porque vocês são ótimas meninas: esforçadas, dedicadas, atenciosas...
    Essa disciplina de Didática de Ciências que este grupo está começando a ler é muito bacana, este é só o início de muitos projetos até o final do curso e pode acreditar cada vez é melhor. Bj querida.

    ResponderExcluir
  6. No termino destes dois trabalhos (mulher gravida, boneca articulada), cheguei a conclusão de que foi uma aprendizagem para nós, na nossa vida social e profissional. E com isto, possuímos novas experiências para mais tarde utilizarmos no nosso trabalho, se caso seguirmos a profissão de professora. Se logo no começo deste projeto já aprendemos tanto com estes dois trabalhos, imagine no final. Estes dois trabalhos nos ajudaram desenvolver com nossos alunos o processo de aprendizagem do corpo humano, e ajudar nossos alunos a ter uma noção de como eles foram quando estavam na barriga de suas mães. Gostei muito de fazer estes dois trabalhos, espero que cada vez fique mais interessante. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Próxima aula discutiremos os hábitos de higiene... Iremos fazer brincadeiras bem interessantes que vem a contemplar ainda mais essa consciência do Eu. Bj lindda!

    ResponderExcluir
  8. A partir destes projetos (mulher grávida e boneca articulada), sem duvidas foi um grande aprendizado para toda a turma, todos se dedicaram bastante e tivemos um aprendizado significativo. Eu gostei muito de fazer estes projetos, assim aprendendo mais sobre o corpo humano, e ainda futuramente aplicar nossos conhecimentos em nossos alunos. Espero fazer mais trabalho tão legais quanto estes. Adorei. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos começando a disciplina de Didática de Ciências. Sinto muito pelo tempo disponível, pois só temos uma aula semanal para tanta informação. Vamos tentar trabalhar de maneira que produzimos e trocamos informações. bj querida

      Excluir
  9. Nesses dois trabalhos que foram elaborados até agora, a mulher grávida e a boneca articulada, já obtivemos um grande aprendizado, a turma toda se empenhou para fazermos um bom trabalho, e principalmente para podermos compreender agora na sala de aula, e principalmente depois para podermos aplicar com os nossos alunos( para quem seguir a profissão) que querem entender sobre como tudo começou, e o que faz parte do nosso corpo, então é assim que a Did. de Ciência nos faz entender isso. E ainda mais por termos uma grande profissional nos ajudando em tudo que temos dúvidas. Estou muito curiosa para os próximos trabalhos desse projeto pois esta me incentivando muito, ou melhor cada dia mais... Beijos. Estou adorando.

    ResponderExcluir
  10. Você é uma aluna querida e dedicada. Já encontrou sentido na sua ação profissional e está se esforçando para fazer o seu melhor. Continue que com certeza terá grandes oportunidades é só aproveitar e juntas iremos conquistar muiitooo . bjbjbjbbj

    ResponderExcluir
  11. Os dois projetos da mamãe gravida e da boneca articula como tema o Milagre da Vida foram muito bons, pois nos fez ver um pouco mais sobre como nascemos e como eramos quando estavamos na barriga de nossas mães e a importância do nosso corpo como os principais ossos do nosso esqueleto humano o que particularmente eu só conhecia os mais populares.
    Com isso ira nos proporcionar uma ajuda no nosso estagio e uma forma de trabalho com os alunos, para assim desenvolver um trabalho divertido transmitido para eles o nos mesmo aprendemos de uma forma bem legal. Adorei esse trabalho e espero que os outro sejam assim ou ate melhores. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado dessas atividades. Precisamos aprender brincando de forma agradável e prazerosa. bj

      Excluir
  12. Parabéns pelos trabalhos criativos e interessantes que motivam o conhecimento. Espero que todos os envolvidos tenham feito deste momento mágico o alicerce do SABER e do ENSINAR. Tive oportunidade de ver cada trabalho ao vivo e realmente ficaram magnificos. Pude ver o envolvimento de cada um. Aproveitem os ensinamentos desta professora maravilhosa e guerreira que vocês tem. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera eu poder ter tido as aulas de Artes conduzidas por você. Obrigada querida! Bj

      Excluir
  13. Estou encantada com o projeto o milagre da vida, pois este nos oferece dicas, atividades práticas, músicas e muita diversão, para ensinarmos num futuro nem tão distante, nossas crianças, aquelas que estão cheias de dúvidas e nada melhor para tira-las, do que bonecas que serão utilizadas para a compreensão das partes do corpo, desenho da mãe grávida que elas mesmas poderão fazer e assim perceber como e porque acontece o crescimento do feto e da barriga da mãe, sendo que estes trabalhos elas mesmo poderão pegar, mexer, colorir, o que acaba se tornando muito mais atrativo para estes seres que nada mais querem do que aprender muito. O mais legal de tudo isso é que não iremos só utilizar a ciência nesse projeto, mas também a educação física, fazendo com que as crianças se mexam e elas mesmas percebam em si próprias suas partes do corpo, entre claro as outras matérias que também poderão ser exploradas em um conjunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma integração de conteúdos... Esse é o primeiro passo para entender que somos um conjunto de informações e não devemos trabalhar de forma isolada. Bj linda

      Excluir
  14. A realização do projeto "O Milagre da Vida" tem sido de grande aprendizagem. Proporcionando-nos material e métodos criativos para trabalhar as partes e funções do corpo humano, bem como, a origem dos bebês, observando o desenvolvimento do feto e a importância do cordão umbilical. Levando em consideração que as crianças iniciam a formação de sua identidade, percebendo-se como constituintes do meio e que vivem, ainda não tem compreensão das partes do corpo e para que as mesmas servem, é nesse período que inicia-se a fase do porque, da curiosidade e dúvidas. Buscam saber também de onde surgem os bebês, deste modo, a confecção da mãe grávida, será de grande utilidade para explicar-lhes de onde surgiram e como se desenvolveram, sendo que este trabalho representa um bebê ainda em desenvolvimento na barriga da mãe, ligado ao cordão umbilical. Já a boneca articulada pode ser usada, para com que as crianças conheçam as partes de seu corpo, compreendam seu desenvolvimento, adquiram maior autonomia, e percepção de si. A diferença deste projeto é a mobilidade, as crianças poderão aprender além da observação, pegando, brincando, mexendo. As experiências adquiridas neste projeto poderão ser utilizadas tanto durante nosso curso, com os alunos, quanto no cotidiano com as crianças em geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é observadora, dedicada e muito especial. Já percebeu tudo ... Estamos só começando! Continue qua com certeza terá grandes aprendizados para explorar. Bj

      Excluir
  15. Estes dois trabalhos realizados no projeto "O Milagre da Vida",é de grande importância para nossa vida, principalmente como profissional na educação: Sabemos que as crianças em determinadas fases da vida nos fazem muitas perguntas do "eu". De onde eu nasci? Como eu nasci?. Também ajuda a entender a diversidade, a qual está sendo ainda muito discutida e estudada em nossa sociedade-a inclusão das crianças com necessidades especiais.Estes trabalhos nos deram subsídios para que possamos desenvolver futuramente com nossos alunos.

    ResponderExcluir
  16. Precisamos entender algumas coisas para explorar outras. O objetivo era considerar todas as formas de vida com suas dificuldades e dar atenção ao todo cada um com sua maneira de ser; aceitar o diferente. Como explorar com as crianças? Bj querida

    ResponderExcluir
  17. Com o projeto “O milagre da vida” foi realizado os trabalhos (mulher grávida e boneca articulada). Vejo quanto é importante trabalhar isso com as crianças em sala de aula, começando pela mulher grávida, que foi um trabalho maravilhoso de ser feito, que é de suma importância para as crianças saberem de onde vieram, com tudo começou, e com ele acaba revelando muitas duvidas que nossas pequenas crianças tem sobre esse assunto. A boneca articulada também sendo um material ótimo para se trabalhar com crianças, ajuda ela a compreender melhor as partes de seu corpo como: braço, perna, cabeça... E também a saberem quais são os ossos principais dos seres humanos, assim lhes mostrando que com a ajuda dessas partes que formam o corpo e dos ossos que são indispensáveis, os seres humanos conseguem fazer muitas coisas importantes, como: correr, pegar, pensar... E também as músicas, e atividades que são muito importantes na hora de ensinar. E por tudo isso agradeço a maravilhosa professora Margarete, que nos oportunizou de fazer esses trabalhos que são de grande ajuda para nosso estágio. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço as minhas maravilhosas alunas da Turma 20 que contribuem em todas as aulas pela busca da aprendizagem do conteúdo. Quando juntas temos um objetivo e lutamos por ele; tudo se torna sucesso. Bj linda

      Excluir
  18. Bom, achei este projeto de extrema importância para o entendimento de nossos futuros alunos. Com a "mulher grávida" podemos ensinar às crianças todo o funcionamento dentro da placenta e como o bebê se forma na barriga de sua mãe. Através de uma atividade simples e divertida podemos transmitir muito conhecimento ao aluno.
    A boneca articulada também é super prática. Além de envolver a criança conseguimos passar a ela o conhecimento necessário, ensinar as partes do corpo e o nome dos principais ossos do corpo humano. Com certeza será muito útil para quem se tornar professor.
    Particularmente, adorei produzir esses trabalhos, muito simples e gostosos de fazer. Como já citei antes, é muito importante para nós e para nossos futuros alunos.
    (Por Alessandra Carré)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra!
      Devo concordar com suas colocações e contribuições que tem demonstrado em aula. Com certeza se continuarem com essa energia serão excelentes profissionais. Bj querida

      Excluir
  19. Com este projeto de mamãe gravida e da boneca articulada como tema o Milagre da Vida aprendemos muito desde como nascemos, como ficamos na barriga das nossas mães, tudo isso me encantou, pois me dediquei muito ao fazer. Aprendemos também como aplicar isso aos nossos futuros alunos, como nascemos e como ficamos dentro da barriga da mamãe, essa atividade se iremos passar aos nossos futuros alunos eles irão se encantar, pois até nós mesmos se em catamos com o milagre da vida. Tudo é tão magnifico, surpreendentemente a nossa vida. Com o projeto da boneca articulada aprendemos a importância do nosso corpo como os principais ossos do nosso esqueleto humano. Essa atividade é muito legal para ensinar as crianças, pois elas adoram descobrir coisas novas, ainda mais quando se trata de seu corpo. Com estes dois projetos aprendemos muito, e com esse conhecimento adquirido iremos passar aos nossos futuros alunos, pois além de ser uma coisa de real importância, podemos fazer algo bem divertido com as crianças. AAAADOREI TUDO ISSSO ! beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly!
      Você tem me surpreendido a cada dia. Se lembro do ano anterior e deste... já deu para perceber o seu crescimento e esforço para construir o conhecimento e contribuir com grupo. Parabéns e quero vê-la cada dia melhor ... Continue que terá grandes resultados pois, nosso esforço é a nossa recompensa. Bj bela.

      Excluir
  20. Com o término desses dois trabalhos pude adquirir um conhecimento enorme e de uma maneira simples e divertida, são atividades fáceis de serem realizadas em sala de aula que poderá nos ajudar muito no nosso miniestádio e, no próprio estágio mais adiante nos nossos estudos, a mamãe gravida nos ajuda a compreender como é o desenvolvimento do bebê desde as primeiras semanas de vida, até o dia do nascimento, podendo assim trabalhar a formação do bebê e seu desenvolvimento, já a boneca articulada, nos ajuda a aprender as partes do nosso corpo e o nome dos nossos ossos de uma maneira envolvente pra criança, oque a incentiva a querer brincar com a boneca e ao mesmo tempo em que ela brinca ela aprende, estes trabalhos foram de grande importância, pois me ajudou em muito porque ele trabalha assuntos importantes de uma maneira diferente e divertida, espero fazer novos trabalhos tão legais quanto esses...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos resgatar atividades que levam o aluno a pensar. Se nos comprometermos em fazer isso com nossas crianças teremos formado então seres pensantes e não meros transmissores de conhecimento. Bj

      Excluir
  21. Em minha opinião foi muito interessante e estimulante à realização desse projeto, porque a partir dele, podemos ter mais ideias para uma aula mais animada e divertida, também podendo utilizar esses projetos na sala de aula durante nossos estágios. Os alunos (crianças) iram gostar muito de conhecer um poupo mais sobre: os movimentos e articulações do corpo do ser humano e também de conhecerem um tanto mais a respeito das fases de gestação das mulheres. Sendo uma forma criativa e inovadora das crianças brincarem ao mesmo tempo estarem adquirindo outros novos conhecimentos! Com outras palavras, esse projeto contemplou-nos de maneira muito significativa e benéfica, para nossos miniestágios ficarem mais aprofundados e inspiradores, sendo mais fácil introduzir esses assuntos com as crianças! Eu pessoalmente espero que tenham mais trabalhos assim, estaremos esperando e prontas para novos desafios! Mil beijos da sua aluna Camila de Oliveira Machado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "As crianças são, no mundo, como um descobridor, um náufrago que precisa conhecer seu mundo para permaencer vivo e da melhor forma possível".
      J.J. Rousseau
      Reconhecer a necessidade de adotar uma nova posição diante da relação entre a ciência e as crianças, acreditando na competência que as mesmas apresentam para elaborar hipóteses explicativas a respeito do mundo em que vivem... É aquilo que debatemos na aula.... bj linda

      Excluir
  22. Projeto O Milagre da Vida: projeto muito interessante pois trabalha o início da vida, mostrando para as crianças no nosso miniestágio daonde tudo começou, e até nesse ano nas aplicações práticas em grupos sobre expressão corporal ja pudemos ussar as nossas bonequinhas articuladas mostrando e pedindo para as crianças as suas partes do corpo, desenhando-os no chão e pedindo para que completassem o desenho com o que estava faltando em seu corpo. Então esse projeto foi muito importante, e ja está nos ajudando com as crianças. Um assunto bem fácil de ser trabalhado em sala de aula, e bem fácil de explicar para as crianças em nossas práticas futuramente. Muito bem aproveitado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecimento é o resultado da ação que se passa entre o sujeito e o objeto segundo Vygotsky. Então, com essas atividades conseguimos fazer esta relação. Ocorreu aprendizagem e que bom que já esta fazendo uso em suas práticas. Bj linda

      Excluir
  23. (produzido por: Amanda Lange)
    Os trabalhos realizados com o projeto O Milagre da Vida, foram de grande importância para mim, gostei muito de realizá-los. Tanto o da boneca articulada, que será muito útil com as crianças para poder ensina-las as partes do corpo e o nome dos ossos, quanto o da mulher gravida, que juntamente com a música de Umbigo a Umbiguinho foi ótima para aprendermos a trabalhar a questão do nascimento e formação do bebe no útero materno, pois em sala de aula podem surgir perguntas por parte dos alunos e cabe a nós futuros professores saber responde-lase explica-las de forma adequada a idade da criança. Abraço

    ResponderExcluir
  24. Amanda! Não podemos esquecer a questão da sexualidade nisso tudo... Precisamos debater mais sobre esta questão... Bj linda

    ResponderExcluir
  25. Com o Projeto “O milagre da vida” aprendemos como trabalhar vários temas com as crianças, como: hábitos de higiene, através de versos; prevenção de acidentes, através da exploração das histórias e das experiências de acidentes contadas pelas crianças; as partes do corpo, articulações e movimentos que permitem realizar, nome dos ossos do corpo humano, com a boneca articulada e o Jogo do Macaco Simão; escovação dos dentes, através de uma boca e dentes feitos com materiais de reciclagem; a sexualidade, onde tudo começou, através da música “De Umbigo a Umbiguinho” de Toquinho e a mulher grávida.
    Como podemos utilizar as bonecas articuladas?
    Mostrando e pedindo para as crianças identificar as partes do corpo, desenhando as crianças no chão ou papel pardo e pedindo para que completem o desenho com o que estava faltando no corpo. Com a boneca articulada também podemos trabalhar cantos, como: cabeça, ombro, joelho e pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean você conseguiu construir saberes sobre esse tema . Recebi seu mapa conceitual e vi que você realmente elencou muitos conceitos fundamentais para desenvolver esse projeto. Parabéns Ab

      Excluir
  26. Este projeto é muito importante e lindo também por que com ele podemos trabalhar muitos temas como:onde foi que tudo começou, daonde que viemos, as partes do corpo e os cuidados que devemos ter com eles. A construçao das bonecas que fizemos durante o projeto foi de extrema importância, porque com a confecçao que fizemos de uma boneca conseguimos identificar as partes do corpo de uma pessoa e com a outra boneca que era a da mulher grávida podemos mostrar aos nossos aluninhos como que é uma mamãe gravida, podemos utilizar as duas bonecas na sala de aula mais tarde para fazer com que as crianças aprendam de uma forma mais divertida os conteúdos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos também não esquecer de colocar o nome dos ossos e brincar de grudar no corpo do colega... Muito bom. Este é o início de muitas outras informações, mas o que realmente vai valer é de como iremos fazer uso quando estivermos frente aos nossos alunos. Bj linda

      Excluir
  27. ( produzido por: Camila da Silveira)
    Com esse projeto ”Milagre da vida” e os trabalhos já desenvolvidos (mulher grávida, boneca articulada) pude perceber a importância de desenvolver na criança a capacidade de identificar as partes do corpo humano e suas principais funções...Bem como acontece o desenvolvimento de uma criança e a importância dos cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Tudo isso de uma forma bem dinâmica e descontraída, o que torna as aulas muito mais agradáveis.
    As aulas de Didática das Ciências têm sido muito agradáveis, pois graças a nossa querida professora Margaret e a nossa dedicação é claro, temos aprendido muito no decorrer desse ano e espero que continue assim e que muitos projetos venham por aí... Bjs

    ResponderExcluir
  28. Camila!
    Gostei muito da sua citação quando escreve da dedicação do grupo. Também vejo vocês mais amadurecidas, estudiosas e dedicadas. Continue... Temos muito o que debater e construir juntas. Bj linda

    ResponderExcluir